ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00134</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Encha nosso Saco</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Mônyky Kélly da Silva Barcelos (Universidade Federal de Goiás); Letícia Segurado Côrtes (Universidade Federal de Goiás); João Pedro Teixeira Moraes (Universidade Federal de Goiás); Estevão Pimenta Barreto Xavier dos Santos (Universidade Federal de Goiás); Matheus Fonseca Bolentine (Universidade Federal de Goiás); Yasmim Martins de Andrade Lobo (Universidade Federal de Goiás); Wadna da Silva Coelho (Universidade Federal de Goiás)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha publicitária, Campanha natalina, Encha Nosso Saco, Projeto Social, Solidariedade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho tem o objetivo de apresentar a campanha publicitária desenvolvida para o projeto social "Encha Nosso Saco", criado pela agência Pagú Propaganda, atualmente realizado em parceria com a Inspe Pesquisa e Jogo da Velha Estratégia Digital, em que esta iniciativa promove a arrecadação de doações destinadas a instituições carentes entregues no período natalino. A campanha teve como objetivo principal o aumento da visibilidade desse projeto e a adesão de novos colaboradores, para que mais pessoas fossem beneficiadas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha "Encha Nosso Saco" foi desenvolvida para a disciplina de Introdução à Publicidade e Propaganda, ofertada no 1° semestre de 2016 na Universidade Federal de Goiás, Câmpus Samambaia, proposta pela professora Letícia Segurado Côrtes. Aquela foi pensada buscando atender as necessidades e problemas do nosso cliente, Pagú Propaganda, em conjunto com Inspe Pesquisa e Jogo da Velha Estratégia Digital. A Pagú Propaganda está entre as principais agências de Goiás, atendendo empresas de diversas áreas do mercado goiano. Ela desenvolve, há mais de oito anos, o projeto social Encha Nosso Saco, mesmo nome que intitula nossa campanha, destinado a ajudar instituições carentes com materiais que são arrecadados para serem entregues durante o período natalino. Essa ação já conta com a parceria dos clientes e fornecedores da agência que colaboram para que haja as doações, sendo a Pagú a intermediadora responsável para que as instituições participantes as recebam, e o resultado seja alcançado, ou seja, proporcionar momentos de fraternidade durante essa época do ano, na qual a solidariedade é tão incentivada. E este é justamente o ponto que foi abordado ao decorrer da campanha: a disseminação da solidariedade e a sua capacidade de transformar a vida de outras pessoas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha teve diversos objetivos, nos quais se destacaram: minimizar o déficit de voluntários para manter funcionando o projeto "Encha Nosso Saco", despertando o engajamento dos próprios funcionários da agência que foi se perdendo com o passar das edições, de forma a conseguir atender as instituições nos prazos estipulados; e ressaltar o oitavo aniversário do projeto. Além do engajamento da equipe interna, o briefing pedia o surgimento de novas parcerias com a comunidade universitária e a população em geral, as quais poderiam realizar as doações em pontos de coletas pré-estabelecidos. O planejamento buscou também resolver os problemas com prazos, para que todas as doações pudessem realmente chegar ao seu destino, além da maneira de que o transporte fosse feito de forma segura e adequada. Também buscamos meios de arquivar e divulgar o passo a passo do projeto, por meio de fotografias, vídeos e depoimentos, desde a coleta e preparação, até a entrega das doações, para que esses arquivos pudessem ser armazenados para as futuras edições e também como forma de prestar contas com os mantenedores dessa ação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A oportunidade da experiência de produção da campanha surgiu como forma de avaliação da disciplina de Introdução a Publicidade e Propaganda, através da professora, que enxergou a oportunidade de conciliar as teorias que aprendemos em um primeiro contato, com a possibilidade do exercício das mesmas por meio da execução de uma campanha, na qual o anunciante fosse real, assim trazendo maior responsabilidade pelas atividades e maior proximidade a realidade do dia a dia publicitário. A proposta de âmbito social que a empresa trazia consigo ao longo dos anos, que desconhecíamos até então, chamou a atenção dos integrantes do grupo, uma vez que parte dos mesmos são atuantes em projetos sociais. Assim, já foi percebida uma afinidade entre as ideias, entendendo a oportunidade, não só como um trabalho avaliativo, mas sim como uma experiência no mercado e com uma proposta assistencial muito boa, assimilando que não era algo isolado na faculdade. Assim, após muitas tentativas de conceito, de referências e de formas, montamos um conceito que soava adequado, trabalhando os principais pontos abordados no Briefing, evidenciando as principais informações, a serem percebidas em cada um dos públicos que deveriam recebê-las. Assim, foi criada a abordagem atual da campanha, na qual a forma predominante é o sugestionamento de adequação à proposta solidária.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha começou a ser desenvolvida com o Briefing, onde o cliente nos passou as informações sobre o projeto, os problemas que o mesmo estava enfrentando e os pedidos de reformulações de determinados pontos. O grupo utilizou a técnica do brainstorming&#8203; para definir a parte criativa da campanha e de sua distribuição na mídia. Houve várias discussões e reuniões para a produção do planejamento, uma das partes mais importantes da campanha, onde construímos todo o cronograma da mesma, contando com prazos para pré-divulgação, distribuição dos sacos de tecido para os pontos de coleta, logística da entrega das doações etc. Após a definição do conceito da campanha e dos tipos de peças a serem desenvolvidas, demos início a execução da parte criativa. No re-design do logotipo do projeto, levamos em consideração a mudança do logotipo da própria agência, que já havia sido alterado há alguns anos. Utilizamos o Illustrator para o re-design deste logo, e para a produção de alguns vetores que utilizamos nas peças, elas foram montadas e finalizadas com o programa Photoshop, com exceção do cartaz com o QR Code, desenvolvido no programa CorelDRAW (um dos teasers da campanha). A produção do videotape (VT) foi pensada com a interação dos próprios funcionários da agência, utilizando dois ângulos de filmagem em uma mesma tela, em que um dos ângulos estaria em modelo de selfie e faria link com o Snapchat da empresa, um dos pedidos do cliente foi o aumento do uso dessa rede social pela agência. Elaboramos o roteiro do VT, gravamos as cenas na própria faculdade, o áudio foi gravado por um locutor conhecido de um dos alunos e finalizamos a edição com o programa Vegas Pro.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O conceito da campanha foi: "Quando cultivamos uma semente ela se transforma em uma linda planta, as nossas boas ações também devem ser semeadas e cuidadas. Comece a semear enchendo nosso saco.", com o slogan: "Semeie boas ações enchendo nosso saco." Nós dividimos a campanha em três etapas. A primeira, Pré-Divulgação, com o objetivo de atingir primeiro os funcionários da empresa (apesar de serem funcionários eles não tinham a obrigatoriedade de participar do projeto). Nessa etapa utilizamos uma sequência de três wallpapers, todos relacionados entre si em uma ideia de continuidade para serem usados no computadores dos colaboradores da agência. Apresentariam objetos como um vaso de planta e uma frase, na qual essa planta iria "crescendo" e as frases se complementando para que formassem a ideia principal da campanha. A segunda, Divulgação Externa, seria utilizada nas redes sociais, (Facebook, Snapchat, Instagram), nos vídeos (como o VT produzido a fim de informar, no qual informava como fazer parte e o que a campanha trabalhava), postagens com artes também explicativas, em mídia impressa, com os cartazes contendo um QR code, seriam todas geradas de forma que instigassem o público, para promover o envolvimento com as demais informações, e um hotsite para tornar a campanha bem uníssona. Nessa segunda etapa, ainda seriam distribuídos os sacos de tecido resistente e com a marca da campanha nas empresas e instituições que já participaram do projeto em edições anteriores e seria aberto o cadastramento para novas instituições e pessoas para participarem, e também a divulgação dos pontos de coleta. A última etapa consistiu no recolhimento dos sacos, triagem de doações e entrega; o planejamento e a elaboração de um calendário com os prazos e cronogramas, com a proposta na divulgação da entrega e sua disseminação através das redes sociais (o que não foi feito em anos anteriores), e também no desenvolvimento de um brinde como entrega posterior para agradecer e continuar incentivando a participação das empresas e das instituições que se envolveram com o projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A criação dessa campanha foi feita por vários grupos como forma de avaliação na disciplina, os quais na data determinada, deveriam fazer a apresentação daquilo que foi criado aos representantes da agência, inferidos de realizar a avaliação da melhor campanha. Nossa campanha foi escolhida como a melhor, tendo como principal ponto de destaque o seu planejamento, que foi acompanhado do plano de ação e criação se destacou entre os demais, e isso só foi possível ao embasamento teórico prévio de autores como Sant'Anna (2009), desde o conceito de marketing pela American Marketing Association, o qual permite a compreensão do que uma proposta deveria apresentar. Perez e Barbosa (2008) promoveram o acesso a um repertório pertinente, para parâmetros e referências, dando uma noção maior das abordagens que podem ser feitas em diferentes casos e situações relacionadas ao planejamento da campanha publicitária. Houve também grande influência na nossa percepção e identificação, tanto das funções que um publicitário desempenha e o que realmente precisa ser feito para que uma campanha seja desenvolvida "do zero" até vir a se tornar uma boa campanha, quanto da necessidade e importância do trabalho em equipe para o alinhamento do trabalho em prol de um conceito único e como este influencia o desenvolvimento do trabalho final, mostrando-nos, mesmo que de forma simbólica (não houve a aplicabilidade prática), o funcionamento de uma agência e dos mais diversos trabalhos dando-nos uma percepção do nosso futuro trabalho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SANT ANNA A.; ROCHA I. Jr.; GARCIA L. F. D. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 8ª Edição ed. São Paulo: CENGAGE Learning, 2009. <br><br>PEREZ C.; BARBOSA I. S. (orgs.). Hiperpublicidade: fundamentos e interfaces. Vol.1. São Paulo: Cengage Learning, 2007.<br><br>PEREZ C.; BARBOSA I. S. (orgs.). Hiperpublicidade: atividades e tendências. Vol.2. São Paulo: Cengage Learning, 2008. <br><br> </td></tr></table></body></html>