INSCRIÇÃO: 00143
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT13
 
TÍTULO: Ciberativismo e Centro Histórico de Cuiabá: o Centro para o centro
 
AUTORES: Heloisa de Lima Gomes (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO); Leonardo Rodrigues Corrêa (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO); Fernanda Safira Soares Campos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO); Pedro Pinto de Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)
 
PALAVRAS-CHAVE: Centro Histórico de Cuiabá, ciberativismo, eleições municipais, ,
 
RESUMO
Este trabalho busca apresentar as interpelações, bem como os desdobramento dessas, do grupo ciberativista "Movimento Cuyabania" no que tange o Centro Histórico de Cuiabá como pauta das eleições municipais de Cuiabá/MT em 2016. A partir da constatação de que a área central da cidade, considerada patrimônio artístico e cultural, encontra-se em estado de abandono e suas condições são pouco debatidas no cenário político, buscou-se interpelar diversos agentes a fim de tornar o Centro Histórico pauta da eleição mencionada. Para tanto, foram utilizadas as noções de paradigma relacional, de Vera França, e o conceito operador de Acontecimento de Louis Quéré.
 
INTRODUÇÃO
Com o processo eleitoral municipal de 2016 tomando forma, discentes de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), formaram grupos durante a disciplina de Teoria da Comunicação II, disciplina do segundo semestre de Comunicação Social, por tanto, sem diferenciação entre as habilitações Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Radialismo, para levantar questões importantes em relação à cidade de Cuiabá. Deste modo, buscou-se inserir pautas relevantes no debate eleitoral. A pauta escolhida pelo grupo deste trabalho foi a atual situação do Centro Histórico da capital mato-grossense.਀䘀漀爀洀漀甀ⴀ猀攀 攀渀琀漀Ⰰ 甀洀 最爀甀瀀漀 挀椀戀攀爀愀琀椀瘀椀猀琀愀 焀甀攀 椀渀琀椀琀甀氀漀甀ⴀ猀攀 ᰀ䴠漀瘀椀洀攀渀琀漀 䌀甀礀愀戀愀渀椀愀ᴀ†渀漀 焀甀愀氀 猀攀 漀爀椀最椀渀漀甀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 渀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 昀漀洀攀渀琀愀爀 漀 搀攀戀愀琀攀 搀愀 瀀愀甀琀愀 攀 椀渀琀攀爀瀀攀氀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 搀漀椀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀⸀  No primeiro, buscou-se criticar a imagem do Centro Histórico, desqualificando sua importância para a sociedade e chamando os internautas para o debate da pauta. Já no segundo momento, em que se apresentou o real objetivo da página, ao destacar a importância cultural, social e arquitetônica do Centro, a interpelação tornou-se mais amena e receptiva, sem com isso perder seu caráter ativista. O grupo interpelou, também, possíveis candidatos aos cargos de vereador e prefeito, partidos políticos, órgãos públicos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e privados como a Câmara de Dirigentes e Lojistas de Cuiabá (CDL). ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 攀 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 搀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䌀甀礀愀戀愀渀椀愀 攀 猀甀愀 昀愀渀瀀愀最攀Ⰰ 昀漀椀 漀 搀攀 愀挀椀漀渀愀爀 愀最攀渀琀攀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀琀攀猀 瘀漀氀琀愀猀猀攀洀 猀甀愀猀 愀琀攀渀攀猀 瀀愀爀愀 漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 䌀甀椀愀戀Ⰰ 攀 焀甀攀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀猀琀愀 爀攀最椀漀 攀 猀甀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 猀甀爀最椀猀猀攀洀 挀漀洀漀 瀀愀甀琀愀 搀愀猀 攀氀攀椀攀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ Para alcançar o objetivo geral, elencou-se objetivos específicos como interpelar a população através de críticas ao Centro Histórico para despertar o debate sobre a importância desta região para a Cidade e para a identidade do cuiabano. Nesse sentido, a intenção era averiguar o quanto o tema é relevante para o cidadão e o porquê dele ocupar um espaço marginal nas discussões pré-eleitorais. Buscou-se também interpelar órgãos públicos e privados com a intenção de analisar e compartilhar com os internautas os posicionamentos desses órgãos e a relação que estes possuem com a referida área. Além disso, o grupo também interpelou figuras políticas com o objetivo de analisar e compartilhar com os internautas seus posicionamentos.
 
JUSTIFICATIVA
Ao escolher como tema de ciberativismo o Centro Histórico da cidade de Cuiabá, cujos desdobramentos serão explicados posteriormente, buscou-se entender o porquê desse patrimônio, apesar de ser parte construtiva da cultura e da sociedade cuiabana, estar deteriorado e utilizado quase que exclusivamente para o comércio, ademais, esquecido pelo poder público. A pretensão do grupo foi de entender os panoramas dos políticos regionais e também compreender a visão que os moradores da cidade entendiam por esse espaço que conta a história do povo e da cidade. ਀䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 瀀攀爀漀搀漀 瀀爀ⴀ攀氀攀椀琀漀爀愀氀 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀漀椀猀  漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 洀漀猀琀爀愀洀 猀甀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 攀 猀甀愀 瘀椀猀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀 愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䔀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀椀渀搀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀爀攀洀 攀氀攀椀攀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 攀洀 挀攀爀琀愀 洀攀搀椀搀愀 瀀攀爀洀椀琀攀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀 攀猀昀攀爀愀 瀀切戀氀椀挀愀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀漀 氀椀洀椀琀攀 搀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 攀 搀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 渀漀琀漀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 䌀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 渀漀 攀爀愀 瀀愀甀琀愀 搀漀猀 搀攀戀愀琀攀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 猀甀琀椀氀洀攀渀琀攀 漀 搀攀猀椀渀琀攀爀攀猀猀攀 最漀瘀攀爀渀愀洀攀渀琀愀氀 瀀攀氀漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 瀀攀氀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 瀀攀氀愀 洀攀洀爀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 洀漀琀椀瘀漀甀 漀 最爀甀瀀漀 愀 昀漀爀愀爀 攀 氀攀洀戀爀愀爀 漀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 琀愀洀戀洀  搀攀 猀甀愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 焀甀攀 渀漀 瀀漀搀攀 攀猀琀愀爀  洀愀爀最攀洀 搀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 攀 搀攀瘀攀爀攀猀 搀漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀⸀ Outro ponto de destaque, é que no Centro que encontra-se toda a história da cidade, onde o comércio, a cultura e a sociedade cuiabana se formaram, tornando assim a cidade o que ela é, em constante transformação, sem por isso perder sua identidade e a identidade do seu povo. ਀䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀洀瀀攀挀椀氀栀漀猀Ⰰ 愀 洀攀洀爀椀愀 愀椀渀搀愀 攀猀琀 爀攀猀椀猀琀椀渀搀漀 搀甀爀愀洀攀渀琀攀 愀漀 琀攀洀瀀漀 攀 愀漀 搀攀猀挀愀猀漀 搀漀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 琀攀爀 甀洀 瀀氀愀渀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀 爀攀最椀漀⸀ 唀洀 琀愀渀琀漀 挀漀渀琀爀愀搀椀琀爀椀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀猀猀攀 攀猀瀀愀漀 愀戀爀攀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 琀愀渀琀漀 攀挀漀渀洀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 琀甀爀椀猀洀漀 攀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 爀攀最椀漀渀愀氀 焀甀愀渀琀漀 瀀攀氀愀 漀挀甀瀀愀漀 搀攀 爀最漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 愀爀琀椀猀琀愀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 昀漀洀攀渀琀愀爀 愀 洀攀猀洀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀氀椀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀漀渀琀漀猀 琀甀爀猀琀椀挀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 洀甀猀攀甀猀Ⰰ 挀愀猀愀爀攀猀Ⰰ 瀀爀愀愀猀 攀 洀漀渀甀洀攀渀琀漀猀 愀爀琀猀琀椀挀漀猀⸀ 䄀漀 猀攀 搀攀椀砀愀爀 搀攀 氀愀搀漀 攀猀猀攀猀 昀愀琀漀爀攀猀Ⰰ 氀攀瘀愀ⴀ渀漀猀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 栀 甀洀愀 搀攀猀瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 渀漀 猀 搀漀 攀猀瀀愀漀 挀漀洀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 搀漀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 挀漀渀琀愀 攀 渀漀猀 爀攀洀攀琀攀⸀ Além da questão de abandono em relação às construções centenárias da área, é possível observar o descaso do poder público em relação a infraestrutura do Centro devido a falta de iluminação, problemas quanto a mobilidade em consequência a falta de planejamento no entorno do Centro, bem como a violência. ਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀愀洀戀洀 戀甀猀挀漀甀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 挀甀椀愀戀愀渀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 椀渀琀攀爀瀀攀氀愀攀猀 焀甀攀 漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀  搀攀 琀漀搀漀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀愀 洀攀洀爀椀愀Ⰰ 瀀漀猀琀漀 焀甀攀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 猀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 䌀甀椀愀戀 攀 搀攀 猀攀甀 瀀漀瘀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 爀攀猀瀀攀椀琀愀搀漀 攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀搀漀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀 愀 挀椀搀愀搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀攀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀攀氀愀 瘀椀瘀攀洀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 漀甀 焀甀攀 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀 愀 瀀攀爀琀攀渀挀攀洀⸀  Diante desse quadro, percebeu-se a necessidade de, por meio da interpelação, acionar os mais diversos agentes comunicativos que pudessem contribuir para que o Centro Histórico de Cuiabá se tornasse pauta das eleições municipais de 2016.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䌀甀礀愀戀愀渀椀愀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 挀椀戀攀爀愀琀椀瘀椀猀洀漀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 昀漀洀攀渀琀愀爀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 漀 搀攀戀愀琀攀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 䌀甀椀愀戀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 椀渀挀氀甀椀爀 琀愀氀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 琀愀渀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 攀猀焀甀攀挀椀搀愀Ⰰ 渀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 攀氀攀椀琀漀爀愀椀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 伀 最爀甀瀀漀 瀀爀漀瀀猀 洀漀猀琀爀愀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 昀愀渀瀀愀最攀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 焀甀攀 漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 䌀甀椀愀戀 猀攀洀瀀爀攀 攀猀琀攀瘀攀  洀愀爀最攀洀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 瀀爀ⴀ攀氀攀椀琀漀爀愀椀猀Ⰰ 渀甀洀 挀氀愀爀漀 猀椀渀愀氀 搀漀 瀀漀甀挀漀 瘀愀氀漀爀 搀愀搀漀  椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 挀愀爀爀攀最愀Ⰰ 攀砀瀀氀愀渀愀渀搀漀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 攀猀琀愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 爀攀瀀攀渀猀愀搀愀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀猀搀攀 猀攀洀瀀爀攀 昀攀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ Durante a construção da página ciberativista houve certa interdisciplinaridade, unindo assim identidade visual e estudos básicos de tendências para redes sociais, pertencentes à Publicidade e Propaganda e na construção de textos, redação jornalística e até mesmo a busca por uma pauta, cunhou-se no Jornalismo.਀䤀猀琀漀 瀀漀猀琀漀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 愀昀椀爀洀愀爀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 甀琀椀氀椀稀漀甀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 挀椀戀攀爀愀琀椀瘀椀猀洀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀渀琀攀渀搀椀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 挀甀渀栀漀 瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 漀甀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀猀愀 搀攀戀愀琀攀爀 攀 愀氀挀愀渀愀爀 愀瀀漀椀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 瀀愀爀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 挀愀甀猀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䄀氀最甀渀猀 琀攀爀椀挀漀猀 樀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀爀愀洀 漀 琀攀爀洀漀㨀 嬀⸀⸀⸀崀䔀渀琀攀渀搀攀관ⴀ猀攀 瀀漀爀 挀椀戀攀爀愀琀椀瘀椀猀洀漀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀 瀀漀爀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 瀀漀氀椀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 洀漀琀椀瘀愀搀漀猀 ⠀嘀䔀䜀䠀⸀ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㄀ 愀瀀甀搀 伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀ ㄀  ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀㐀⤀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀氀挀愀渀愀爀 猀甀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 洀攀琀愀猀 漀甀 氀甀琀愀爀 挀漀渀琀爀愀 椀渀樀甀猀琀椀愀猀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀洀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 爀攀搀攀 ⠀䜀唀刀䄀䬀Ⰰ 䰀伀䜀䤀䔀Ⰰ ㈀  ㌀☀⌀㠀㤀㐀㬀 䴀䌀䌀䄀唀䜀䠀䔀夀Ⰰ 䄀夀䔀刀匀Ⰰ ㈀  ㌀⤀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 琀漀搀愀 愀 愀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 瀀爀漀最爀攀搀椀甀ⴀ猀攀 渀漀 洀攀椀漀 瘀椀爀琀甀愀氀⸀ Partindo do pressuposto de que as eleições são um Acontecimento, entende-se que os Acontecimentos são coisas concretas e reais, antes de serem colocadas no discurso, e que vão para além da lógica de uma construção restrita ao processo de midiatização. Dessa forma, buscou-se uma ruptura, tornando um Acontecimento o ativismo do Centro Histórico, bem como a própria problemática do Centro na rede social. Como nos explica Louis Quéré ao afirmar que o Acontecimento é algo que vem de fora, que instaura uma descontinuidade na experiência dos sujeitos. “É tudo aquilo que provocaria uma ruptura na rotina das coisas” (QUÉRÉ. Louis, 2003, p. 37). O grupo pretendeu então, trazer à tona o Acontecimento “eleições” fora do seu período instaurado, fomentando uma discussão entre a população votante e não votante para essa questão pouco discutida. Dessa forma, houve uma quebra no Acontecimento eleições, bem como no Acontecimento Centro Histórico. ਀䄀漀 昀漀洀攀渀琀愀爀 攀猀猀攀 搀攀戀愀琀攀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 猀攀 瀀爀漀瀀猀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 漀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 挀漀洀漀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀渀砀攀爀最愀瘀愀 琀愀氀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 搀椀稀椀愀洀 爀攀猀瀀攀椀琀漀  昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀  瀀爀攀猀攀爀瘀愀搀漀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 攀  昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 漀 洀攀猀洀漀 攀爀愀 漀挀甀瀀愀搀漀Ⰰ 漀甀 渀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 吀愀洀戀洀 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀 漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 攀猀瀀攀爀愀瘀愀洀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 攀 猀攀 樀 愀最椀愀洀 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀 瀀愀爀愀 漀挀甀瀀愀爀 愀 爀攀昀攀爀椀搀愀 爀攀愀Ⰰ 猀攀樀愀 挀漀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀爀搀攀洀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀猀愀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀猀Ⰰ 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 漀甀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 漀 挀攀爀渀攀 搀攀猀琀愀 戀甀猀挀愀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 琀琀甀氀漀 搀攀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀氀最漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 琀愀渀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 渀漀  琀椀搀漀 挀漀洀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 漀甀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 渀漀 猀攀爀瘀攀  瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 瀀漀爀 渀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 戀猀椀挀愀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 攀 瘀椀瘀渀挀椀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 切渀椀挀愀 攀砀挀攀漀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 渀愀 爀攀最椀漀 琀攀爀洀椀渀愀猀猀攀洀 愀瀀猀 漀 栀漀爀爀椀漀 攀洀 焀甀攀 漀 挀漀洀爀挀椀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀⸀ 匀攀渀搀漀 攀猀猀攀 栀漀爀爀椀漀 渀漀 焀甀愀氀 漀 䌀攀渀琀爀漀 洀漀爀爀攀Ⰰ 猀 ㄀㠀 栀漀爀愀猀Ⰰ 栀漀爀爀椀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 渀漀 挀攀爀渀攀 搀攀 漀渀搀攀 愀 挀椀搀愀搀攀 渀愀猀挀攀⸀ 䄀氀最漀 愀瀀愀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 挀漀渀琀爀愀搀椀琀爀椀漀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 爀攀愀昀椀爀洀愀 攀 椀氀甀猀琀爀愀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀 焀甀攀 漀 䌀攀渀琀爀漀  甀洀 氀甀最愀爀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀 瀀爀攀琀攀爀椀搀漀⸀  Assim, definiu-se duas estratégias comunicativas, para poder interpelar o público cuiabano, causando interesse e fomentar discussões sobre o assunto. Para tanto, no primeiro momento em que o ativismo se voltou para chamar a atenção dos internautas, utilizou-se da ironia que segundo o filósofo e poeta alemão Rainer Maria Rilke (1995, p. 30) “Nos momentos criativos, procure fazer uso dela como de mais um meio para abarcar a vida. Usada com pureza, ela também é pura, e não é preciso envergonhar-se dela.”.਀一漀 猀攀最甀渀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀漀 愀琀椀瘀椀猀洀漀Ⰰ 漀猀 瀀漀猀琀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 搀愀 愀琀甀愀氀 挀漀渀搀椀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 䌀甀椀愀戀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 瀀愀甀琀愀 搀攀昀攀渀搀椀搀愀 瀀攀氀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䌀甀礀愀戀愀渀椀愀 攀 瀀攀搀椀渀搀漀 猀甀最攀猀琀攀猀 愀漀猀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀⸀ 䔀洀 焀甀攀 甀猀漀甀ⴀ猀攀 搀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀ⴀ猀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 猀甀愀猀 戀攀氀攀稀愀猀 攀 洀愀稀攀氀愀猀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀  琀漀渀愀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ Usou-se fotografias do Centro, contou-se o porquê do nome de certas ruas e também mostrou-se problemas encontrados, como fiação exposta, lixo jogado em lugares indevidos, falta de iluminação e a própria preservação dos casarões e prédios históricos que ali pode-se encontrar.਀吀甀搀漀 椀猀猀漀 猀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀愀氀攀渀搀漀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀漀 琀攀爀椀挀愀 愀 渀漀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀氀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀愀猀 猀漀 愀氀琀攀爀愀搀愀猀 渀愀 攀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀愀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 椀渀琀攀爀氀漀挀甀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 甀洀 搀椀猀挀甀爀猀漀 挀漀洀 昀漀爀琀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀搀愀搀攀 猀椀洀戀氀椀挀愀⸀  Os produtos midiáticos tanto refletem quanto orientam uma dada realidade. As práticas comunicativas são constituidoras da vida social e, ao mesmo tempo, constituídas por ela – o que altera completamente (mas também dificulta) a forma de abordá-­las. (FRANÇA e GUIMARÃES, 2005, p. 1).਀  Entendendo a comunicação a partir do eixo teórico relacional, percebemos que essa não se restringe a uma simples transmissão de mensagens. Os sujeitos envolvidos nesse processo de troca e ação compartilhada alteram o processo comunicativo quando um interpela o outro, diferente da ideia de emissor e receptor que possui natureza unidirecional e não há compartilhamento de experiências. O que com as mídias sociais, como o Facebook, permite estreitar as relações e as experiências como o público visto como internauta, por garantir determinada participação no conteúdo criado para a rede.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Desde o início do processo, o grupo preocupou-se com questões como identidade visual e informatividade, no intuito de que a interpelação de fato ocorresse e as pessoas se sentissem afetadas pela pauta proposta.਀一漀 焀甀攀 琀愀渀最攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 昀愀渀瀀愀最攀Ⰰ 愀 氀漀最漀 瀀攀渀猀愀搀愀 戀甀猀挀漀甀 爀攀洀攀琀攀爀 愀漀猀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀 爀瀀椀搀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀攀 焀甀攀 猀攀 昀愀氀愀瘀愀 搀攀 䌀甀椀愀戀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 愀 愀爀琀攀 攀爀愀 甀洀愀 搀愀猀 琀漀爀爀攀猀 搀愀 䈀愀猀氀椀挀愀 䈀漀洀 䨀攀猀甀猀 漀甀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 䤀最爀攀樀愀 䴀愀琀爀椀稀⸀ 䔀洀 愀洀戀愀猀 愀猀 琀漀爀爀攀猀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 栀 焀甀愀琀爀漀 爀攀氀最椀漀猀 焀甀攀 洀愀爀挀愀洀Ⰰ 攀 洀甀椀琀漀 戀攀洀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 琀攀洀瀀漀⸀ 䘀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 氀椀最愀漀 挀漀洀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 琀攀洀瀀漀 瀀愀猀猀愀Ⰰ 洀愀猀 愀 洀攀洀爀椀愀 爀攀猀椀猀琀攀 愀漀 洀攀猀洀漀⸀ 䔀猀琀攀 昀漀椀 漀 挀漀渀攀 焀甀攀 猀攀 戀甀猀挀漀甀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀ⴀ猀攀 渀愀 爀攀最椀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 渀愀 昀爀攀渀琀椀挀愀 爀漀琀椀渀愀 搀愀 瘀椀搀愀 甀爀戀愀渀愀 瀀愀猀猀愀 猀 瘀攀稀攀猀 搀攀猀愀瀀攀爀挀攀戀椀搀漀⸀ No primeiro momento, intitulado pelo grupo como “Dark Side”, utilizou-se uma abordagem que vai na contramão da ideia do projeto, valendo-se de linguagem e elementos visuais com forte teor de ironia. Utilizou-se de postagens com cores fortes, que remetem-se ao fogo e destruição do Centro Histórico, além de hashtags como #VendeCentro, #CentroHistoricoPraQuê?, #XôRestoVelho e até mesmo aplicando outra conotação ao termo tombamento com a hashtag #TombaMesmo. Nesta fase, a própria logo sofreu adaptações. A torre da Basílica Bom Jesus agora aparecia sobre um fundo totalmente preto, na tentativa de referenciar algo negativo, com pouca ou nenhuma relevância.਀伀 洀漀洀攀渀琀漀 ᰀ䐠愀爀欀 匀椀搀攀ᴀ†搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 洀愀爀挀愀搀漀 瀀攀氀漀 栀甀洀漀爀 攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 愀漀 洀甀渀搀漀 瀀漀瀀 攀 愀 瀀爀漀搀甀攀猀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀猀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 瘀愀氀攀甀ⴀ猀攀 搀漀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀 䜀䤀䘀匀Ⰰ 焀甀攀  甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀 洀甀椀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 愀渀椀洀愀攀猀 挀甀爀琀愀猀⸀ Em uma das postagens de maior alcance, o grupo referenciou o clipe da cantora estadunidense Miley Cyrus, “Wrecking Ball”, no qual a cantora surge em cima de uma bola de demolição, destruindo o que parece ser uma edificação antiga. Desse modo, o grupo assemelhou tal construção antiga do clipe com as históricas construções da região central de Cuiabá, sugerindo que tal qual no clipe, as edificações históricas também deveriam ser destruídas. A descrição da postagem contava com os seguintes dizeres: “Até a Miley Cyrus apoia o movimento #xôrestovelho”.਀伀甀琀爀漀 䜀䤀䘀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 琀爀愀琀漀甀 搀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 甀洀 搀漀猀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 爀攀挀攀戀椀搀漀猀 渀愀 瀀最椀渀愀⸀ 䄀氀最甀渀猀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀 椀渀搀愀最愀瘀愀洀ⴀ猀攀 焀甀愀渀琀漀 猀 爀攀愀椀猀 椀渀琀攀渀攀猀 搀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䌀甀礀愀戀愀渀椀愀 攀 焀甀攀爀椀愀洀 猀愀戀攀爀 猀攀 漀猀 瀀漀猀琀猀 焀甀攀 搀攀渀攀最爀椀愀洀 愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 攀爀愀洀 椀爀漀渀椀愀猀 漀甀 猀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀瘀愀洀 愀 爀攀愀氀 瀀漀猀椀漀 搀漀猀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀爀攀猀⸀ 伀 䜀䤀䘀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 甀琀椀氀椀稀漀甀 挀攀渀愀猀 搀漀 昀椀氀洀攀 ᰀ吠漀瀀 䜀甀渀 ⴀ 䄀猀攀猀 䤀渀搀漀洀瘀攀椀猀ᴀⰠ 攀猀琀爀攀氀愀搀漀 瀀攀氀漀 愀琀漀爀 攀猀琀愀搀甀渀椀搀攀渀猀攀 吀漀洀 䌀爀甀椀猀攀⸀ 伀 䜀䤀䘀 猀椀洀甀氀愀瘀愀 甀洀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 䴀愀瘀攀爀椀挀欀 ⠀吀漀洀 䌀爀甀椀猀攀⤀ 攀 䌀栀愀爀氀椀攀 ⠀䬀攀氀氀礀 䴀挀䜀椀氀氀椀猀⤀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 䌀栀愀爀氀椀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀瘀愀 猀攀 漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀爀攀琀攀渀搀椀愀 洀攀猀洀漀 搀攀爀爀甀戀愀爀 漀猀 挀愀猀愀爀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀⸀ 䌀漀洀漀 爀攀猀瀀漀猀琀愀Ⰰ 漀甀瘀攀 搀攀 䴀愀瘀攀爀椀挀欀 愀 椀爀渀椀挀愀 瀀爀漀瀀漀猀椀漀㨀 ᰀ䈠漀洀⸀⸀ 攀 猀攀 昀漀爀㼀 䄀氀最甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀㼀ᴀ⸠ Ainda no momento “Dark Side”, como sempre valendo-se de ironia e do humor, o Movimento Cuyabania chegou a elencar motivos para que o Centro Histórico deixasse de existir. Desse modo, em uma outra postagem, a página publicou: “Três bons motivos para abrir mão do centro histórico: 1. As pessoas não se importam muito com prédios, objetos ou outras coisas que já passaram do tempo para serem utilizadas. Com a venda dos prédios do Centro pode-se construir edifícios novos e modernos para embelezar Cuiabá; 2. Vendendo os casarões para a iniciativa privada pode-se criar novos espaços para eventos e até mesmo para atividades comerciais, gerando emprego e renda; 3. A venda em grande volume desses imóveis pode abrir caminho para um projeto inovador de revitalização total desta parte tão esquecida e despercebida da cidade, proporcionando valorização da região”. É importante ressaltar, que em postagens como essa, o grupo também fez uso das hashtags e de emoticons, forma de comunicação paralinguística popular na internet.਀一漀 猀攀最甀渀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀漀 愀琀椀瘀椀猀洀漀Ⰰ 挀栀愀洀愀搀漀 搀攀 ᰀ嘠攀爀猀漀 䄀洀漀爀稀椀渀栀漀ᴀⰠ 漀猀 瀀漀猀琀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 搀愀 愀琀甀愀氀 挀漀渀搀椀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 䌀甀椀愀戀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀 瘀攀爀搀椀挀愀 瀀愀甀琀愀 搀攀昀攀渀搀椀搀愀 瀀攀氀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 瀀攀搀椀渀搀漀 猀甀最攀猀琀攀猀 愀漀猀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀⸀ 䄀 栀愀猀栀琀愀最 ⌀儀甀攀爀漀䌀攀渀琀爀漀䠀椀猀琀漀爀椀挀漀一愀䔀氀攀椀愀漀㈀ ㄀㘀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 挀栀愀洀愀爀 漀猀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀 愀 搀椀猀挀甀琀椀爀攀洀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 焀甀攀戀爀愀渀搀漀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 搀漀 䄀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 攀氀攀椀漀⸀ A saber, para que houvesse a passagem do primeiro momento para o segundo momento da estratégia traçada, fez-se um post de esclarecimento aos internautas, no qual o grupo agradeceu todas as interações e convidou os cidadãos a continuarem o debate acerca do tema tantas vezes esquecido, mas que é de grande relevância para a sociedade cuiabana. Desse modo, o grupo pôde esclarecer o quanto considera o Centro Histórico parte essencial para a cultura e identidade da cidade e o quanto deseja que a área possa ser recuperada e ocupada por todos.਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀Ⰰ 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 瀀最椀渀愀 瀀愀猀猀愀 瀀攀氀愀 猀攀最甀渀搀愀 愀搀愀瀀琀愀漀⸀ 䄀猀 挀漀爀攀猀 焀甀攀渀琀攀猀 攀 攀猀挀甀爀愀猀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 ᰀ䐠愀爀欀 匀椀搀攀ᴀ†搀漀 氀甀最愀爀 愀 琀漀渀猀 洀愀椀猀 愀洀攀渀漀猀 攀 挀漀渀瘀椀搀愀琀椀瘀漀猀⸀ 䄀 氀漀最漀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 琀攀洀 猀攀甀 漀 戀愀挀欀最爀漀甀渀搀 渀攀最爀漀 猀甀戀猀琀椀琀甀搀漀 瀀攀氀愀 挀漀爀 戀爀愀渀挀愀 攀 愀 琀漀爀爀攀 搀愀 䈀愀猀氀椀挀愀 䈀漀洀 䨀攀猀甀猀 瀀愀猀猀愀 愀 猀攀爀 愀稀甀氀⸀ 䄀 椀洀愀最攀洀 搀愀 挀愀瀀愀 搀愀 瀀最椀渀愀 瀀愀猀猀愀 愀 挀愀爀爀攀最愀爀 愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 倀愀氀挀椀漀 搀愀 䤀渀猀琀爀甀漀Ⰰ 挀漀洀 琀漀搀愀 猀甀愀 戀攀氀攀稀愀 愀挀攀渀琀甀愀搀愀 攀洀 甀洀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 渀琀椀搀愀 攀 挀氀愀爀愀⸀ Nesse momento, a intenção de informatividade prevalece e novas hashtags surgem, tal qual a #VocêSabia, que trazia curiosidades sobre a cidade Cuiabá. Em um dos posts, o grupo levou aos internautas explicações sobre os nomes das ruas mais conhecidas do Centro Histórico: “Sabe o Dom Aquino? Já ouviu falar no Barão de Melgaço? E no Marechal Rondon? Hoje eles dão nome a bairro, cidade e até aeroporto. Todos esses homens sonhadores e de luta já caminharam pelas ruas do Centro Histórico de Cuiabá e é por essas e outras que esse lugar guarda tanta memória brasileira”.
 
CONSIDERAÇÕES
Através dessas duas estratégias comunicativas distintas, o grupo Movimento Cuyabania buscou principalmente entender o valor que o Centro Histórico de Cuiabá tem junto a população da cidade. Tendo como mote inicial a reverberação da ideia de destruição do Centro Histórico de Cuiabá, visou-­se incomodar e indagar a população cuiabana quanto a forma como o referido local é ocupado e como aquela deseja que este seja ocupado. Já nesse primeiro momento em que foi feito uso de linguagem apelativa que diminui a importância do Centro, encontrou-­se achados que dão conta de que os cidadãos cuiabanos gostariam de ocupar de maneira mais efetiva, mas são impedidos diante da falta de projetos, infraestrutura e até mesmo segurança. ਀伀 挀椀戀攀爀愀琀椀瘀椀猀洀漀 昀漀椀 愀挀椀漀渀愀搀漀 瘀愀氀攀渀搀漀ⴀ관猀攀 搀攀 瘀爀椀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀甀猀攀爀愀洀 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀Ⰰ 焀甀愀椀猀 猀攀樀愀洀㨀 椀爀漀渀椀愀Ⰰ 瀀爀漀瘀漀挀愀漀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 攀 栀漀洀攀渀愀最攀渀猀  挀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀甀椀愀戀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀猀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀猀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀 猀攀渀琀椀爀愀洀ⴀ관猀攀 椀渀琀攀爀瀀攀氀愀搀漀猀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀攀爀愀洀 昀漀爀洀愀 愀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀 椀渀椀挀椀愀搀漀 瀀攀氀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀   Destarte, todos os achados da pesquisa apontam para a importância do debate acerca da região central e histórica da cidade de Cuiabá, que esse debate muito interessa à sociedade cuiabana e que deveria ser mais explorado e discutido tanto nos momentos pré eleitorais, quanto nos planos de governo das figuras políticas cuiabanas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ 嘀攀爀愀⸀ 攀 䜀唀䤀䴀䄀刀쌀䔀匀Ⰰ 䌀猀愀爀⸀ 一愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 洀椀搀椀琀椀挀愀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀猀琀琀椀挀愀⸀ 刀攀挀椀昀攀Ⰰ ㈀  㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ 嘀攀爀愀⸀ 儀唀준刀준Ⰰ 䰀漀甀椀猀㨀 䐀漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀☀⌀㠀㈀ ㌀㬀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䘀爀漀渀琀攀椀爀愀猀Ⰰ 匀漀 䰀攀漀瀀漀氀搀漀㨀 唀一䤀匀䤀一伀匀Ⰰ 瘀⸀ 嘀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㜀관ⴀ㔀㄀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀唀刀䄀䬀Ⰰ 䰀⸀ 䨀⸀ 愀渀搀 䰀伀䜀䤀䔀Ⰰ 䨀⸀ 䤀渀琀攀爀渀攀琀 瀀爀漀琀攀猀琀猀Ⰰ 昀爀漀洀 琀攀砀琀 琀漀 眀攀戀⸀☀⌀㠀㈀ ㌀㬀 嘀愀渀挀漀甀瘀攀爀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䤀䰀䬀䔀Ⰰ 刀愀椀渀攀爀⸀∀䌀愀爀琀愀猀 愀 甀洀 樀漀瘀攀洀 瀀漀攀琀愀☀⌀㠀㈀ ㌀㬀∀⸀ 吀爀愀搀甀漀 瀀漀爀 倀愀甀氀漀 刀渀愀椀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䜀氀漀戀漀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䔀䜀䠀Ⰰ 匀⸀ 䌀氀愀猀猀椀昀礀椀渀最 昀漀爀洀猀 漀昀 漀渀氀椀渀攀 愀挀琀椀瘀椀猀洀☀⌀㠀㈀ ㌀㬀㨀 琀栀攀 挀愀猀攀 漀昀 挀礀戀攀爀瀀爀漀琀攀猀琀猀 愀最愀椀渀猀琀 琀栀攀 圀漀爀氀搀 䈀愀渀欀⸀ 䤀渀㨀 䴀䌀䌀䄀唀䜀䠀䔀夀Ⰰ 䴀⸀Ⰰ 䄀夀䔀刀匀Ⰰ 䴀⸀䐀⸀ ⠀攀搀⸀⤀⸀ 䌀礀戀攀爀愀挀琀椀瘀椀猀洀㨀 漀渀氀椀渀攀 愀挀琀椀瘀椀猀洀 椀渀 琀栀攀漀爀礀 愀渀搀 瀀爀愀挀琀椀挀攀⸀ 䰀漀渀搀漀渀㨀 刀漀甀琀氀攀搀最攀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀