ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00155</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Omissão Como Fator Multiplicador</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Víctor Henrique Lacerda da Silva (Universidade Católica de Brasília); Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Católica de Brasília); Anelise Wesolowski Molina (Universidade Católica de Brasília); Ariane de Melo Ramos da Silva (Universidade Católica de Brasília); Thainá Arruda Cavalcante (Universidade Católica de Brasília); Paula Lima de Melo (Universidade Católica de Brasília); Vivian Cardoso Barbalho (Universidade Católica de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Assédio, Ensaio, Fotografia, Omissão, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho questiona o fato de que em muitos casos, testemunhas veem casos de assédio e não denunciam. Esta passividade dos observadores pode não só perpetuar aquele assédio específico, mas também, abrir portas para que outros aconteçam, sendo assim, propusemos uma campanha do Governo do Distrito Federal. Foram elaboradas cinco fotografias que trazem esta visão do observador passivo para o primeiro plano da fotografia e o assédio ocorrendo ao fundo, para o presente trabalho selecionamos uma dentre estas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma pesquisa liberada pela organização internacional de combate a pobreza ActionAid em 2016 mostra que 86% das mulheres no Brasil já sofreram algum tipo de assédio , refletindo sobre essa situação o grupo decidiu falar deste assunto que deve sempre estar em pauta, o assédio. Porém, o grupo decidiu por trabalhar o assedio não só contra as mulheres em vieses sexuais, mas também, o assedio a qualquer pessoa em diversos âmbitos sociais. Então, no trabalho final da disciplina Fotografia Publicitária no primeiro semestre de 2016 o grupo realizou o ensaio "Omissão como fator multiplicador". Esse ensaio trazia para o foco o terceiro elemento da relação de assedio, que muitas vezes é esquecido, o observador/testemunha. Com o objetivo de mostrar que este observador pode ter um papel importantíssimo, os alunos decidiram por trazer este observador para o foco. O ensaio desenvolvido pelos alunos da Universidade Católica utilizou de fotos para mostrar a importância de que testemunhas não se calem perante este tipo de situação, trazendo o olhar destes observadores para o primeiro plano.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta do trabalho era o de alertar sobre a importância de se denunciar situações de abuso ou assédio. Mostrando que ajudar a vítima em situações deste tipo é muito importante, pois, muitas vezes a mesma está em uma situação de risco e com medo de tomar uma atitude. Sendo assim, foi percebido que a melhor maneira de se atingir o objetivo seria através de uma fotografia publicitária aplicada a uma campanha do Governo do Distrito Federal. O grupo então chegou até a conclusão de que, estimulando testemunhas a denunciarem assédios, o objetivo que seria aumentar o número de denúncias poderia ser atingido.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Assédio é um fato que, infelizmente, ocorre em grande parte dos meios sociais, seja em casa, na universidade, no trabalho ou até entre amigos. Sendo assim, queríamos trazer este assunto, porém, não queríamos falar do ponto de vista da vítima, e sim, do observador passivo. Grande parte dos assédios são vistos por outras pessoas que, por medo de sofrerem represália, não denunciam ou contestam o fato. Trazemos esse observado passivo para a frente das fotografias, mostrando que ele pode e deve tomar posição e acabar com esse sistema de assédio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Inicialmente o grupo decidiu quais assédios gostaria de abordar e depois traçou o perfil dos observadores, que, logicamente, podem ser qualquer pessoa. Sendo assim foram marcados dias para que os assédios fossem fotografados em estúdio dentro da Universidade Católica de Brasília. Foi realizado um trabalho de pré-produção com a escolha de figurinos e maquiagem, além de uma seleção de alunos da universidade para aparecerem nas fotos. Para a pós-produção das fotos foi realizado um tratamento simples por meios dos programas de edição Photoshop e Lightroom, realizando, em sua maioria, correções de luz e profundidade. As peças foram criadas no programa de criação Illustrator.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ensaio contou com 5 peças fotográficas, sendo duas tratando de relações de assedio na rua, duas tratando de assedio no local de trabalho e uma assedio em uma festa. As peças foram entregues como trabalho final da disciplina de Fotografia Publicitária no fim do primeiro semestre do ano de 2016, promovendo uma importante discussão dentro da sala de aula, fazendo com que alunos  futuros publicitários pensassem sobre a importância de se denunciar assédios. As peças foram entregues ao fim da disciplina, juntamente com as fotos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O ensaio "Omissão como fator multiplicador" foi entregue e tirou nota máxima na avaliação da disciplina, gerando um debate dentro da sala sobre a importância de se incentivar as testemunhas a fazerem denúncias, falarem com as vítimas ou, em certos casos, falarem com os agressores. Sendo assim, as fotografias, bem como as peças, cumpriram seu papel de alertar e incentivar os observadores, que anteriormente eram apenas passivos e agora podem se tornar ativos. A intenção e o objetivo do grupo foram cumpridos, afinal, foi possível perceber uma maior conscientização da turma em relação a importância na denúncia de assédios.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Pesquisa mostra que 86% das mulheres brasileiras sofreram assédio em público em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2016-05/pesquisa-mostra-que-86-das-mulheres-brasileiras-sofreram-assedio-em (acesso 10/04/2017)<br><br> </td></tr></table></body></html>