ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00157</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Canal do Youtube Entenda o Caso - explorando o motion graphics no jornalismo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Carolina Pereira da Cruz (Instituto de Educação Superior de Brasília); Luciane Fassarella Agnez (Instituto de Educação Superior de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;design da informação, jornalismo de dados, jornalismo digital, motion graphics, youtube</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho baseia-se na elaboração da fundamentação teórica e metodologia de trabalho para a produção do Canal no site Youtube Entenda o Caso, composto de vídeos criados na linguagem motion graphics, abordando conteúdos com a finalidade de explicar termos, casos e temas complexos em grande repercussão no noticiário. Foram desenvolvidos quatro vídeos com os temas "Reforma da Previdência", "Quociente Eleitoral", "Três poderes" e "PEC 241".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A principal função do jornalismo é fazer com que informações cheguem até a sociedade. Um dos principais desafios da profissão é a tradução de termos técnicos ou pouco populares para uma linguagem clara e acessível. Em meio à reconfiguração da profissão, o jornalista deixou de ser quem tem o poder exclusivo de decidir qual informação será veiculada e passou a ser também quem organiza o fluxo das informações. Este processo se faz em um cenário que exige dos jornalistas maiores habilidades para produzir conteúdos atrativos e que aproveitem os recursos oferecidos na internet. No processo de convergência do jornalismo, observamos novas narrativas que visam romover a memória e contextualização dos fatos jornalísticos e experimentar formatos. Ao mesmo tempo, surgiram novas plataformas de distribuição, menos limitadoras do que a TV, como o YouTube. Entre as novas linguagens que surgiram,, está o motion graphics, que é composto de imagens bidimensionais em movimento, semelhante a animações, combinadas a música, ruídos e efeitos sonoros. Para desenvolver um produto que utiliza o motion graphics no jornalismo, usamos como referência dois vídeos: "Entenda a alta do dólar em 60 segundos", do site de notícias G1; e "Entenda como o Datafolha faz a pesquisa eleitoral", da TV Folha. Além das referências práticas, este trabalho reuniu dados e estudos que embasam o uso da linguagem motion graphics como narrativa em novas mídias. O estudo serviu de base para a criação do canal no YouTube Entenda o Caso, composto por vídeos de até seis minutos, produzidos em motion graphics, com conteúdo que visa explicar termos, casos e temas complexos ou pouco populares presentes no noticiário das editorias de economia e política. O canal se propõe a servir como conteúdo que prepara usuários para acompanhar de forma mais autônoma e efetiva os noticiários, levando em consideração os hábitos digitais destes internautas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral é produzir o canal de vídeos no YouTube Entenda o Caso. Os objetivos específicos são: levantar bibliografia que embasa o uso da linguagem motion graphics no jornalismo; adquirir conhecimentos técnicos para informar de forma simples, didática, atrativa e acessível; Produzir conteúdo que sirva de suporte para a leitura do conteúdo jornalístico disponível no ciberespaço; contribuir para os estudos e experimentações do jornalismo utilizando o YouTube como ferramenta de distribuição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O cenário de mudanças faz com que o estudante de jornalismo precise reavaliar o papel da profissão diversas vezes, desde o momento que começa o curso até a conclusão. O objetivo profissional dos estudantes no início do primeiro semestre, assim como a percepção da profissão muda não só pelos conhecimentos reunidos ao longo da jornada como também pela reconfiguração que se tem da própria sociedade em que estamos inseridos. Ouvimos durante o curso que a comunicação muda a partir do contexto social. Apesar do forte apelo das mudanças nas projeções da reconfiguração do jornalismo, consideramos que o ponto de partida na análise e idealização de uma convergência midiática não são as transformações da profissão e sim a essência do jornalismo, que representa o que se manteve como função da profissão ao longo das gerações. O jornalismo tem como objetivo principal a prestação de serviço ao cidadão, e sabemos que o acesso à informação está diretamente ligado à democracia. Acreditamos que estes pontos devem embasar qualquer proposta de adaptação que se faça no trabalho dos jornalistas. Se o olhar mais atento do jornalista deve estar focado no cidadão, o conteúdo jornalístico deve respeitar os hábitos deste indivíduo e procurar se adaptar a suas necessidades. O cidadão que está conectado é também um gerador de opinião a partir de seus comentários em uma rede social e é também um agente nas mudanças da sociedade a partir de suas escolhas políticas. Considerando que opiniões e escolhas dependem de informação e que na internet, o fluxo destas é alto, contudo, descontrolado e descontinuado devido a instantaneidade da distribuição, cabe aos comunicadores a preocupação de se atentar na preparação destes cidadãos para acompanhar as informações e obter as bases necessárias para formar opiniões e fazer escolhas. O canal Entenda o Caso se propõe a oferecer um conteúdo visualmente atrativo, com técnicas de comunicação visual que proporcionam uma melhor compreensão da informação. O Brasil tem grande parte da população com dificuldades na leitura. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro (2012), 65% da população alfabetizada (maioria da população conectada segundo o IBGE) tem algum nível de dificuldade em ler. Este dado traz à tona o quanto pode ser um diferencial reforçar a informação com imagem e áudio. O consumo de conteúdo audiovisual online no Brasil é o maior da América Latina (IMS, 2016), e o Youtube é o segundo site mais acessado pelos brasileiros (ALEXA, 2015). Com base nestes dados, podemos considerar que o site tem potencial para distribuição de conteúdo jornalístico. Ao mesmo tempo, em se tratando de uma plataforma que surgiu em 2005 e atribui novas funções e possibilidades mercadológicas a cada ano, há urgência em estudar e experimentar o site como ferramenta de divulgação de conteúdos produzidos por jornalistas. O motion graphics representa uma linguagem nova, pouco explorada de forma acadêmica e que representa como prática uma das transformações do novo jornalista, aquele que tem também as funções de manipular softwares de edição e criação de imagens e produz conteúdo interdisciplinar. Esta proposta de produto faz um giro que parte da reconfiguração do papel do jornalista observando não só as características do novo cidadão, mas também do novo profissional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto tem como principal categoria de formato o motion graphics, inserido no contexto do jornalismo visual, entendido como a área que usa de ferramentas visuais para explicar e exemplificar dados nas notícias, levando em consideração os princípios de tradução e clareza das mensagens. Será feito o uso da linguagem coloquial, considerada a mais efetiva na clareza das mensagens, visto a característica nativa e inclusiva. Usaremos todos os três tipos de discurso ao longo do conteúdo: descritivo, narrativo e dissertativo. Os vídeos foram criados em motion graphic, com os ícones em design flat27 , criados e editados usando o software Adobe After Effects. As técnicas correspondem a uma narrativa explicativa pois possibilita nítida visualização devido aos traços e movimentos simples, chapados, uniformes e dinâmicos. A animação é composta basicamente dos cinco elementos: - ícones (vetores) - tipografia - narração - efeitos sonoros - legenda A linguagem visual obedece os elementos de Equilíbrio, Simetria, Regularidade, Simplicidade, Previsibilidade, Neutralidade e Ênfase. A resolução é em HD, 1280 por 720 pixels, 29,97 frames por segundo. Estes valores correspondem a proporção de tela de 16:9, usada no Youtube, preenchendo todo o espaço do video. Desta forma, os valores asseguram a qualidade da imagem em qualquer tela de reprodução, conforme recomendação do YouTube. Os vídeos tiveram duração de no máximo 6 minutos, já que conforme já exploramos neste trabalho, os usuários, principalmente de aparelhos móveis, têm preferência por vídeos curtos. Os vídeos são legendados, para possibilitar o entendimento de internautas com dificuldades de audição. O texto deve permitir ainda que usuários com deficiência visual possam acompanhar o conteúdo pela narração. O conteúdo do canal Entenda o Caso foi apurado com base em dados, isto inclui a cronologia das pautas a partir da sazonalidade dos assuntos e sua repercussão nos sites de notícia. Foram considerados para os fins deste trabalho as etapas de produção do jornalismo de dados estabelecidas por Martinho (2013) de Obter/Extrair; Limpar/Normalizar/Enriquecer; Analisar/Combinar; e Visualizar os dados. São utilizados para fins de apuração os seguintes tipos de fontes: - Publicações oficiais de instituições públicas dos poderes legislativo, judiciário, executivo e também bancos públicos (cartilhas, planilhas, legislações) - Publicações de atividade do governo (transcrição de discursos e pronunciamentos, notas oficiais, Portal da Transparência, etc) - Portais de notícia que possuem administração integral do governo (Portal Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, etc) - Pesquisas e artigos de organizações não-governamentais, instituições sociais e institutos de pesquisa - Artigos e publicações de autores basilares O Entenda o Caso está disponível no site: https://www.youtube.com/channel/UCOmTIrULO-0d5kkkI5z3PQA </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção consiste nas etapas de: pesquisa de pauta; formulação de questões a serem respondida;, resposta das perguntas formuladas; produção de texto da naração; gravação; storyteling; animação e trilhagem. O primeiro vídeo, se chama 'Como os deputados são eleitos? (Quociente eleitoral)' as perguntas respondidas foram: Quais são as formas de concorrência? - Quais são os tipos de eleição? - Como é feita a contagem dos votos? - O que acontece com as vagas que sobrarem? - Quais são as consequências do sistema proporcional na representatividade do poder legislativo? O segundo vídeo foi 'O que a Reforma Política ensina sobre os Três Poderes?' As perguntas respondidas foram: O que são os três poderes? - Como os três poderes se relacionam? - O que a reforma política ensina sobre os três poderes? - Por que a financiamento privado foi proibido? - Por que o financiamento privado pode voltar a ser permitido? O terceiro vídeo foi 'Quais são os motivos do governo para uma reforma da previdência?' As perguntas respondidas foram: Quais são os tipos de previdência? - Quanto o governo gasta com a previdência? - O que é o mecanismo 85/95? - Qual é a tendência de envelhecimento do Brasil? - Quais são as alternativas mais bem aceitas pelos parlamentares para uma reforma? </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Apesar de escasso, o conteúdo disponível sobre motion graphics possibilitou o entendimento da linguagem e sua adaptação para os objetivos jornalísticos. É possível observar que os conceitos de jornalismo e design da informação se complementaram no objetivo de produzir um conteúdo claro, objetivo, acessível e compatível com a cultura contemporânea. A linguagem é mais uma das experimentações que explora as possibilidades de criação no jornalismo digital. Foi preciso realizar uma pesquisa estensa para fundamentar cada detalhe que contribui para o uso do motion graphics no jornalismo, desde os elementos da profissão até as técnicas de apuração e criação de imagens em movimento. O uso do YouTube como plataforma de distribuição contribui para mais uma produção acadêmica que se lança com o uso deste site. A experiência serve de exemplo para outros trabalhos acadêmicos que virão. A produção acadêmica na área do uso do YouTube e do motion graphics no jornalismo precisa ser aprimorada. Por se tratar de um produto desenvolvido individualmente, este trabalho não teve tempo hábil para avaliar a receptividade do conteúdo pelo público, nem realizou uma análise de conteúdo específica sobre os vídeos que serviram de referência. Estes dois tipos de trabalhos, devem pautar futuros estudos jornalísticos. O produto desenvolvido teve como propósito aprimorar a compreensão de leitores sobre assuntos complexos. Esta atividade se assemelha a de professores que levam produtos audiovisuais para a sala de aula, utilizando conteúdo jornalístico e imagético com fins de aprendizado. Neste ponto, um outro trabalho que poderia ser feito é a análise do uso de motion graphics na área da educomunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AGNI, E. Flat Design e a Re-Cultura da Interface. Uxdesign. Disponível em <http:// www.uxdesign.blog.br/design-de-interfaces/flat-design-recultura-interface/> Acesso em: 06 de abril de 2013 <br><br>ALEXA. Top sites in Brazil. Alexa. 11 maio. 2016. Disponível em:<http://www.alexa.com/topsites/countries/BR> . Acesso em: 11 maio. 2016. <br><br>ALVAREZ, Barbara Zamberlan. Cartilha de recomendações de SEO para jornalistas online. PUCRS, Porto Alegre, 2011. 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