INSCRIÇÃO: 00166
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP13
 
TÍTULO: O Criador e o Tempo: Arquétipos no Storytelling
 
AUTORES: Mikahely dos Santos Almeida (Universidade Católica de Brasília); Maiza Duarte Sousa (Universidade Católica de Brasília); Leandro de Bessa Oliveira (Universidade Católica de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: arquétipos, storytelling, rolex, arte, imaginário
 
RESUMO
Este trabalho apresenta três peças publicitárias intituladas ‘O Criador e o Tempo: Arquétipos no Storytelling’, em que se mostram três obras de arte consagradas pela história de seu tempo de uma forma atualizada para compor três peças publicitárias fazendo menção ao tempo na mitologia que confronta o poder, sendo relacionado aos arquétipos do Governante e do Criador, alinhado ao valor da marca Rolex. As peças são compostas pela pintura “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli, a escultura de “Davi” de Michelangelo e a fotografia “O Beijo na Times Square” do fotógrafo Alfred Eisenstaedt. As peças mostram as obras de arte alinhadas ao elegância e requinte da marca. O Governante e o Criador são arquétipos que estão presentes em indivíduos com características relacionadas ao poder, a liderança e estar no controle; no artista, no inovador e empresário.
 
INTRODUÇÃO
O storytelling vem da expressão "tell a story" que traduzido para o português significa contar histórias: assim, o storytelling é uma narrativa que busca, sobretudo, contar histórias relevantes. A arte de contar “boas histórias”, está presente desde os tempos dos homens das cavernas. “A humanidade vem contando histórias de forma ininterrupta desde que adquiriu a fala ou antes disso, desde que aprendeu a gesticular e se comunicar” (TERRA, 2014). As marcas contam, ficam e permanecem na história. As marcas fazem parte da nossa vida diária, estão no caminho ao trabalho, na parede de uma padaria. Essa relação entre o cotidiano e as marcas é tão comum que se torna parte e aspecto das nossas vidas. Para MARK e PEARSON (2001), marcas grandes e duradouras se tornam ícones, deixam a forma de empresa para se tornarem parte das culturas como um todo. A marca tomou forma intangível com significado imensurável e com valor emocional, racional, afetivo, lúdico, intelectual.਀伀猀 愀爀焀甀琀椀瀀漀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 昀漀爀愀洀 漀 䜀漀瘀攀爀渀愀渀琀攀 攀 漀 䌀爀椀愀搀漀爀⸀ 䄀爀焀甀琀椀瀀漀猀 猀漀 昀漀爀洀愀猀 漀甀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 渀愀琀甀爀攀稀愀 挀漀氀攀琀椀瘀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䴀䄀刀䬀 攀 倀䔀䄀刀匀伀一 ⠀㈀  ㄀⤀Ⰰ 愀爀焀甀琀椀瀀漀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀洀 漀 攀氀漀 瀀攀爀搀椀搀漀 攀渀琀爀攀 愀 洀漀琀椀瘀愀漀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 攀 愀猀 瘀攀渀搀愀猀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀⸀ 唀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 愀爀焀甀攀琀瀀椀挀愀 昀愀氀愀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀  洀愀琀爀椀稀 瀀猀焀甀椀挀愀 瀀爀漀昀甀渀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 愀琀椀瘀愀渀搀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 攀 猀甀最攀爀攀洀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 洀愀椀猀 戀猀椀挀漀猀 搀攀猀攀樀漀猀 攀 洀漀琀椀瘀愀攀猀 栀甀洀愀渀愀猀Ⰰ 氀椀戀攀爀愀渀搀漀 攀洀漀攀猀 攀 愀渀猀攀椀漀猀 瀀爀漀昀甀渀搀漀猀⸀ O arquétipo do Governante representa o poder. A figura do Governante é representada pelo controle, pela responsabilidade e liderança. O arquétipo do Criador representa a criatividade e imaginação humana. Esse arquétipo está presente nos indivíduos impelidos pelo criar, inovar e que buscam pela autenticidade e tendem expressar suas próprias visões através da arte.਀䄀猀 瀀攀愀猀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 ㈀뀀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀ⴀ 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 搀愀 唀䌀䈀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀 䜀䔀刀䄀䰀 ਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀渀切渀挀椀漀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀漀 猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最 愀氀椀渀栀愀搀漀 愀漀猀 愀爀焀甀琀椀瀀漀猀 搀漀 䜀漀瘀攀爀渀愀渀琀攀 攀 搀漀 䌀爀椀愀搀漀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 洀愀爀挀愀 愀渀甀渀挀椀愀搀愀⸀ ਀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀匀 䔀匀倀䔀䌀촀䘀䤀䌀伀匀 ਀䌀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀 搀攀猀挀爀攀瘀攀爀 漀 猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最㬀 Compreender e descrever os arquétipos;਀倀爀漀搀甀稀椀爀 瀀攀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 挀漀洀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀㬀 Praticar conhecimentos e aprimorar processos criativos adquiridos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀  搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀氀漀挀愀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 愀瀀爀椀洀漀爀愀洀攀渀琀漀猀 挀爀椀愀琀椀瘀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀⸀ Durante o processo criativo, o profissional da publicidade deve inovar; o óbvio deixa de ser uma alternativa. A publicidade tem a partir de seus signos e símbolos a possibilidade de levar uma marca a se posicionar não somente usando imagens, pois ao longo do tempo, a própria marca assume significação simbólica, ou seja, se personifica e assume significado singular a ela.਀䄀猀 瀀攀愀猀 挀爀椀愀搀愀猀 挀漀渀猀琀爀漀攀洀 甀洀 戀爀攀瘀攀 爀攀氀愀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀氀椀渀栀愀搀漀猀 愀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀漀猀 愀爀焀甀琀椀瀀漀猀 攀 搀愀 洀椀琀漀氀漀最椀愀 最爀攀最愀 昀漀爀洀愀洀 樀甀渀琀愀猀 甀洀愀 樀甀渀漀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 焀甀攀 猀漀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 攀渀琀爀攀 猀椀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀猀琀甀搀愀搀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀 攀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀⸀ 䄀猀 瀀攀愀猀 戀甀猀挀愀洀 愀猀猀漀挀椀愀爀 愀 洀愀爀挀愀 愀渀甀渀挀椀愀搀愀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀猀 愀爀焀甀琀椀瀀漀猀Ⰰ 渀愀 洀椀琀漀氀漀最椀愀 最爀攀最愀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 愀漀 搀攀甀猀 搀漀 琀攀洀瀀漀 ⠀挀栀爀漀渀漀猀Ⰰ 欀愀椀爀猀 攀 愀椀渀⤀ 攀 愀猀 琀爀猀 漀戀爀愀猀 搀攀 愀爀琀攀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀洀椀最瘀攀氀Ⰰ 猀攀搀甀琀漀爀愀 攀 焀甀攀 瀀爀漀瘀漀焀甀攀 愀猀猀椀洀 攀洀瀀愀琀椀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O planejamento das peças envolveu o interesse dos componentes do grupo em produzir uma narrativa que alinhasse os arquétipos do Governante e do Criador em peças consagradas na arte mundial. Foram utilizados a pintura “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli, a escultura de “Davi” de Michelangelo e a fotografia “O Beijo na Times Square” do fotógrafo Alfred Eisenstaedt.਀伀猀 愀爀焀甀琀椀瀀漀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 搀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀猀琀愀挀愀搀愀猀Ⰰ 漀 瀀漀搀攀爀 攀 愀 挀爀椀愀漀 攀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 愀氀椀渀栀愀搀漀猀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 洀椀琀漀氀最椀挀愀 搀漀 搀攀甀猀 䌀栀爀漀渀漀猀 ⠀漀 搀攀甀猀 搀漀 琀攀洀瀀漀⤀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 爀攀氀最椀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 刀漀氀攀砀 攀 瀀攀氀漀 猀攀甀 挀漀渀琀攀砀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀⸀ 䄀 䜀爀挀椀愀 愀渀琀椀最愀 琀椀渀栀愀 琀爀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 琀攀洀瀀漀㨀 欀栀爀渀漀猀Ⰰ 䬀愀椀爀猀 攀 䄀渀⸀ 䬀栀爀渀漀猀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 琀攀洀瀀漀 挀爀漀渀漀氀最椀挀漀 漀甀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 愀猀猀漀挀椀愀搀漀 愀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 氀椀渀攀愀爀 搀愀猀 挀漀椀猀愀猀 琀攀爀爀攀渀愀猀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 攀 甀洀 昀椀洀⸀ 䬀愀椀爀猀 爀攀昀攀爀攀ⴀ猀攀 愀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 椀渀搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 渀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀氀最漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 愀挀漀渀琀攀挀攀Ⰰ 漀 琀攀洀瀀漀 搀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 䔀 䄀渀 焀甀攀 渀愀 洀椀琀漀氀漀最椀愀 最爀攀最愀Ⰰ 攀爀愀 愀 瀀攀爀猀漀渀椀昀椀挀愀漀 搀漀 琀攀洀瀀漀 攀琀攀爀渀漀 攀 椀洀漀爀琀愀氀Ⰰ 攀 最漀瘀攀爀渀愀瘀愀 猀漀戀爀攀 漀 搀攀猀琀椀渀漀 搀漀猀 搀攀甀猀攀猀 椀洀漀爀琀愀椀猀⸀ 䔀爀愀 甀洀 琀攀洀瀀漀 猀愀最爀愀搀漀 攀 攀琀攀爀渀漀Ⰰ 猀攀洀 甀洀愀 洀攀搀椀搀愀 瀀爀攀挀椀猀愀Ⰰ 甀洀 琀攀洀瀀漀 搀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 漀渀搀攀 愀猀 栀漀爀愀猀 渀漀 瀀愀猀猀愀洀 挀爀漀渀漀氀漀最椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀 愀猀猀漀挀椀愀搀漀 愀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 挀椀爀挀甀氀愀爀 搀漀猀 愀猀琀爀漀猀Ⰰ 攀 焀甀攀 渀愀 琀攀漀氀漀最椀愀 洀漀搀攀爀渀愀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀爀椀愀 愀漀 琀攀洀瀀漀 搀攀 䐀攀甀猀⸀ As peças foram desenvolvidas para a marca Rolex, uma empresa suíça fabricante de relógios de pulso e acessórios com sede em Genebra, fundada em 1905 pelo alemão, Hans Wilsdorf. Mesmo sabendo que a precisão desses relógios precisava ser melhorada, Wilsdorf tinha certeza de que poderiam se tornar não apenas elegantes, como também confiáveis.਀倀愀爀愀 挀漀渀瘀攀渀挀攀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 猀攀甀猀  爀攀氀最椀漀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀攀猀 攀爀愀洀 愀氀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀昀椀瘀攀椀猀Ⰰ 攀氀攀 攀焀甀椀瀀漀甀ⴀ漀猀 挀漀洀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 攀 瀀爀攀挀椀猀漀猀⸀ 䄀 刀漀氀攀砀 瀀爀漀樀攀琀愀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 攀 瀀爀漀搀甀稀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 搀攀 猀攀甀猀 爀攀氀最椀漀猀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 昀甀渀搀椀漀 搀愀猀 氀椀最愀猀 搀攀 漀甀爀漀 攀 愀 甀猀椀渀愀最攀洀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀 攀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 愀琀 漀 愀挀愀戀愀洀攀渀琀漀 搀漀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀Ⰰ 挀愀椀砀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀搀漀爀 攀 瀀甀氀猀攀椀爀愀⸀ Inicialmente na definição das peças pensou-se em inserir os relógios nas obras originais, mas durante o processo de brainstorming e definição de mood board, utilizando-se de referências nas pinturas renascentistas e astros da música pop do cenário mundial , optou-se por vetorização com alguns efeitos de photoshop, trazendo então as obras de artes de uma forma diferenciada e com as cores da marca. No rascunho das peças, foi desenhado então a Vênus, Davi e O Beijo e em todas elas o personagem portando o relógio de pulso.਀一漀 挀漀渀挀攀瀀琀 愀爀琀 琀爀漀甀砀攀洀漀猀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 瀀攀愀 挀漀洀 愀猀 琀攀砀琀甀爀愀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 椀氀甀洀椀渀愀漀 攀 挀漀爀攀猀⸀ 䄀 瀀攀愀猀 昀漀爀愀洀 挀漀洀瀀漀猀琀愀猀 挀漀洀 愀猀 挀漀爀攀猀 瘀攀爀搀攀 攀 愀洀愀爀攀氀漀 搀漀甀爀愀搀漀 瀀漀爀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 爀攀猀猀愀氀琀愀渀搀漀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀猀 瀀攀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 瀀攀愀猀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 琀爀猀 漀戀爀愀猀 搀攀 愀爀琀攀 挀漀渀猀愀最爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 猀攀甀 琀攀洀瀀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 ᠀愠琀甀愀氀椀稀愀搀愀ᤀ⸠ 䌀漀洀瀀攀洀 愀猀 瀀攀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 愀 瀀椀渀琀甀爀愀 ᰀ传 一愀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 嘀渀甀猀ᴀ†搀攀 匀愀渀搀爀漀 䈀漀琀琀椀挀攀氀氀椀Ⰰ 愀 攀猀挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 ᰀ䐠愀瘀椀ᴀ†搀攀 䴀椀挀栀攀氀愀渀最攀氀漀 攀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 ᰀ传 䈀攀椀樀漀 渀愀 吀椀洀攀猀 匀焀甀愀爀攀ᴀ†搀漀 昀漀琀最爀愀昀漀 䄀氀昀爀攀搀 䔀椀猀攀渀猀琀愀攀搀琀⸀ 䄀猀 瀀攀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀渀搀漀 漀猀 愀爀焀甀琀椀瀀漀猀 搀漀 䜀漀瘀攀爀渀愀渀琀攀 攀 搀漀 䌀爀椀愀搀漀爀 攀 愀 洀愀爀挀愀 刀漀氀攀砀⸀ A ideia foi amadurecida e discutida após estudo das teorias. Como conceito criado, foram escolhidas as obras de arte que iriam compor as peças. Após a escolha, foi desenhado o storyboard contendo a posição em que seriam colocados os relógios em cada peça publicitária, recorte e enquadramento a ser feito nas imagens, facilitando assim o processo de produção.਀䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 瀀愀爀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 漀戀爀愀猀 搀攀 愀爀琀攀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 漀猀 爀攀挀漀爀琀攀猀 攀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 挀爀椀愀搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 瘀攀琀漀爀椀稀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀椀渀琀甀爀愀Ⰰ 攀猀挀甀氀琀甀爀愀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ O conceito criativo e a produção de conteúdo foram desenvolvidas pelos acadêmicos Maiza Duarte e Mikahely Almeida, com a colaboração de Camilla Paula e Pedro Corrêa, diretor de arte e responsável pela edição das peças. Para edição do material e efeitos de animação, foram utilizados os softwares Adobe Photoshop e Adobe Illustrator.਀䄀 刀漀氀攀砀  甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 猀甀愀 攀 漀戀琀攀瘀攀 最爀愀渀搀攀 猀甀挀攀猀猀漀 瀀攀氀愀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 圀椀氀猀搀漀爀昀 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀爀ⴀ猀攀 愀瀀攀渀愀猀 攀洀 爀攀氀最椀漀猀 搀攀 瀀甀氀猀漀猀⸀ 匀甀愀 瀀爀漀搀甀漀 椀渀挀氀甀愀 甀洀愀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 搀攀猀攀渀栀漀猀 搀攀 挀愀椀砀愀猀㨀 挀愀猀甀愀椀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀椀猀 攀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀猀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 渀漀洀攀 昀漀椀 愀爀戀椀琀爀爀椀愀Ⰰ 猀攀洀 渀攀渀栀甀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 洀愀爀挀愀 愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 猀甀昀椀砀漀 ᰀ攠砀ᴀ⸠ 倀漀爀洀Ⰰ 洀甀椀琀漀猀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀 焀甀攀 刀漀氀攀砀 瀀爀漀瘀攀渀栀愀 搀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 昀爀愀渀挀攀猀愀猀 ᰀ栠漀爀氀漀最攀爀椀攀 攀砀焀甀椀猀攀ᴀ†⠀爀攀氀漀樀漀愀爀椀愀 爀攀焀甀椀渀琀愀搀愀⤀⸀ As peças apresentam uma produção artística que busca uma reflexão acerca do tempo, sem o qual não existimos, alinhado passado presente e futuro.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 猀攀洀瀀爀攀 攀猀琀攀瘀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 渀漀猀猀愀猀 瘀椀搀愀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 椀渀昀渀挀椀愀 愀琀 愀 昀愀猀攀 愀搀甀氀琀愀⸀ 伀 椀洀愀最椀渀爀椀漀  椀渀猀琀椀最愀搀漀 搀攀猀搀攀 漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 搀愀 瘀椀搀愀 攀 愀猀 洀愀爀挀愀猀 甀猀愀洀 搀攀猀猀攀 愀爀琀椀昀挀椀漀 挀漀洀漀 瀀爀ⴀ爀攀焀甀椀猀椀琀漀⸀ 䌀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀漀猀 愀爀焀甀琀椀瀀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 爀攀愀氀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀愀 猀攀搀甀漀 攀 搀愀 洀漀琀椀瘀愀漀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀⸀ 伀 攀氀漀 瀀攀爀搀椀搀漀  愀 挀漀洀瀀爀攀猀猀漀 搀漀猀 愀爀焀甀琀椀瀀漀猀⸀ 唀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 愀爀焀甀攀琀瀀椀挀愀 昀愀氀愀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀  洀愀琀爀椀稀 瀀猀焀甀椀挀愀 瀀爀漀昀甀渀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 愀琀椀瘀愀渀搀漀 甀洀 猀攀渀猀漀 搀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 ⠀䴀䄀刀䬀 攀 倀䔀䄀刀匀伀一Ⰰ ㈀  ㄀⤀⸀ A escolha da marca Rolex para a produção das peças deve-se ao fato de ser uma marca consagrada mundialmente. Seus relógios e acessórios estão ligados a pessoas poderosas e a líderes que se alinham aos arquétipos do Governante e do Criador. Arquétipos fazem ligação de significados dentro da marca. Eles fazem uma intermediação entre os produtos e a motivação do consumidor porque oferecem uma experiência intangível do significado.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䴀䄀刀䬀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀攀琀 攀 倀䔀䄀刀匀伀一Ⰰ 䌀愀爀漀氀 匀⸀ 伀 䘀漀爀愀 搀愀 䰀攀椀㨀 䌀漀洀漀 䌀漀渀猀琀爀甀椀爀 洀愀爀挀愀猀 攀砀琀爀愀漀爀搀椀渀爀椀愀猀 甀猀愀渀搀漀 漀 瀀漀搀攀爀 搀漀猀 䄀爀焀甀琀椀瀀漀猀⸀ ㄀㄀⸀ 攀搀⸀ 倀攀渀猀愀洀攀渀琀漀ⴀ䌀甀氀琀爀椀砀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀 ጀ†匀倀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䠀刀伀一伀匀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀  䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀琀⸀眀椀欀椀瀀攀搀椀愀⸀漀爀最⼀眀椀欀椀⼀䌀栀爀漀渀漀猀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䰀䔀堀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀  䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀琀⸀眀椀欀椀瀀攀搀椀愀⸀漀爀最⼀眀椀欀椀⼀刀漀氀攀砀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䔀刀刀䄀Ⰰ 䨀漀猀 䌀氀甀搀椀漀⸀ 匀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 渀愀 最攀猀琀漀⸀ ㈀ ㄀㐀⸀ 䄀爀琀椀最漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀琀⸀猀氀椀搀攀猀栀愀爀攀⸀渀攀琀⼀樀挀琀攀爀爀愀⼀猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最ⴀ挀漀洀漀ⴀ昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀ⴀ搀攀ⴀ最攀猀琀漀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀