ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00167</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Assessoria de Imprensa no Lar dos idosos "Tia Nega" em Alto Araguaia-MT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Yasmine Monica Sousa Martins (Universidade do Estado de Mato Grosso); Ana Carolina de Araújo Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso); Daniela Ferri Meinerz (Universidade do Estado de Mato Grosso)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Assessoria de Imprensa, Lar dos Idosos, Comunicação, Alto Araguaia, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho relata o projeto desenvolvido durante a disciplina de Assessoria de Imprensa e Comunicação II, no curso de Jornalismo da Unemat, Campus de Alto Araguaia. Trata-se da experiência de duas acadêmicas como assessoras voluntárias no Lar dos Idosos  Tia Nega , que fica na cidade Alto Araguaia (MT). Após o embasamento teórico adquirido durante a disciplina, a atividade prática proposta incluiu atender um cliente real, estabelecendo metas as serem cumpridas e visando à oportunidade de unir teoria e prática. Além de proporcionar um interessante aprendizado na área de Assessoria de Comunicação, o trabalho desenvolvido contribuiu para o fortalecimento entre a instituição e a sociedade, uma vez que essa experiência favoreceu a divulgação dos trabalhos feitos no Lar dos Idosos e aproximou a população através da campanha proposta pelo projeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O presente artigo demonstra o trabalho que foi desenvolvido durante a disciplina de Assessoria de Imprensa e Comunicação II, no curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso Unemat (UNEMAT), campus de Alto Araguaia. Por ocasião da fase prática da disciplina, foi realizado um trabalho de assessoria voluntária em uma instituição local, mais especificamaente no Lar dos Idosos  Tia Nega , na cidade de Alto Araguaia (MT). Já na primeira reunião com a instituição, ficou perceptível o anseio dos dirigentes da entidade em ter uma equipe de assessoria auxiliando os trabalhos de comunicação do Lar. Então, as acadêmicas do curso de Jornalismo tiveram, nessa experiência, a oportunidade de unir teoria e prática dentro da instituição. Através das aulas teóricas, pôde-se obter conhecimento sobre o trabalho de um assessor de comunicação e, na etapa posterior, foi possível criar este projeto. Assim, após o embasamento teórico em sala, as acadêmicas puderam colocar em prática todas as propostas que haviam criado para a instituição, e isso pode ser visto nos serviços que foram desenvolvidos ao longo dos dois meses em que desenvolveram a atividade. O principal foco foi gerir uma assessoria voltada para promover a aproximação entre entidade e a comunidade e mostrar também como é feito com o trabalho com idosos na instituição. Ficou nítido, através desta experiência, a importância que uma assessoria traz para uma instituição como o Lar dos Idosos. É justamente o que aponta Duarte (2003), ao defender que o papel do assessor de imprensa é fundamental para a relação do assessorado com a mídia. Os assessores tornaram-se efetivo ponto de apoio de repórteres e editores (como um tipo de extensão das redações) ao agirem como intermediários qualificados, estabelecendo aproximação eficiente entre fontes de informação e imprensa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo principal foi que, através da assessoria de comunicação e de imprensa, o Lar dos Idosos  Tia Nega ganhasse mais visibilidade na cidade de Alto Araguaia (MT) e que a população se tornasse mais presente na instituição, visto que um dos problemas mais sentidos pelo idosos era a ausência da comunidade em visitar o local. Portanto, após conhecer o perfil da instituição, seus pontos fortes e fracos, foi traçado o planejamento comunicacional a ser executado na instituição. A partir daí, as acadêmicas começaram a colocar em prática tudo que haviam estudado e planejado para fazer durante a atividade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para este trabalho, foi criado um plano de comunicação que fortalecesse a comunicação interna no Lar dos Idosos e que também aproximasse a comunidade da instituição. Por isso, foi criada uma campanha intitulada  Faça um novo Amigo , que teve como intuito convidar e estimular a população para visitar aos idosos na instituição. Para tanto, foi produzido um website para divulgar a campanha e também para que a população conhecesse um pouco sobre os internos e os trabalhos realizados na entidade. Além disso, também foi desenvolvido um jornal mural com o objetivo de divulgar informações internas da instituição. Todo esse processo só foi possível após ter conhecimento sobre o cliente. Diante disso, Chinem (2003) ressalta a importância da comunicação interna planejada. A comunicação interna planejada viabiliza o ambiente saudável de trabalho, incrementa a qualidade, reforça a segurança e garante ganhos de produtividade. E o desenvolvimento e o emprego de técnicas apropriadas para cada situação são algumas das especialidades do profissional de Assessoria de Imprensa (CHINEM,2003, p.41). Vale ressaltar que a assessoria de imprensa, nesse sentido, fortaleceu a visibilidade da instituição, uma vez que todos os eventos que aconteceram no período em que o projeto esteve em desenvolvimento foram divulgados na imprensa local.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a supervisão da professora-orientadora, a partir das aulas teóricas, foi feito um planejamento de comunicação no qual constaram as seguintes ações: " Criação de um mailing com dados dos meios de comunicação da cidade de Alto Araguaia- MT para divulgar os materiais de assessoria; " Produção de releases para os meios de comunicação; " Processo de clipagem de todo material veiculado na imprensa sobre o cliente; " Criação da campanha  Faça um novo Amigo , com a finalidade de aproximar a comunidade através de visitas e também com o intuito de oferecer serviços para os idosos como serviços de cuidados com a beleza, roda de músicas, histórias e lanche; " Produção de um vídeo para mostrar as ações da campanha  Faça um novo amigo ; " Criação de um website com o objetivo de divulgar a campanha  Faça um novo Amigo ; " Criação de um jornal mural com a finalidade de promover a comunicação interna entre os funcionários da instituição, utilizando o jornal como fonte de aproximação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro passo foi a elaboração de um Plano de Comunicação para o Lar dos Idosos, com o objetivo de fortalecer a comunicação interna e externa. Ao todo, as atividades foram realizadas ao longo de dois meses, de dezembro de 2016 a janeiro de 2017 (por conta do novo calendário acadêmico da Unemat para 2016, depois de greve dos funcionários públicos estaduais realizada em 2016), nos quais além dos serviços de assessoria, as acadêmicas acompanharam todos os eventos que foram realizados no Lar dos Idosos, tais como o Natal Solidário, evento promovido pelo Rotary de Santa Rita do Araguaia e Alto Araguaia e pelo Ministério Público Estadual. Os principais produtos deste plano de comunicação foram a campanha e seu website, o jornal mural e os releases, enviados periodicamente à imprensa local. O jornal mural foi afixado na parede dentro do Lar dos Idosos, na sala principal, onde ficou visível para todos da instituição. O jornal mural contou com várias editorias tais como aniversariantes do mês, informações internas e externas, saúde e direitos e deveres dos idosos. O jornal toda semana era atualizado com as informações que eram repassadas para as assessoras. O contato com a imprensa local foi realizado principalmente por meio do envio de releases. Após a organização do mailing, os releases foram enviados e houve um bom retorno do materiais enviados, pois os mesmos eram publicados constantemente. A primeira edição da campanha  Faça um novo amigo foi realizada em um domingo e contou com a participação da população, principalmente de jovens que se solidalizaram em querer participar do evento. Os idosos tiveram um dia muito especial e toda essa iniciativa gerou um ponto muito positivo, pois cerca de 20 pessoas os visitaram neste dia. Os momentos de felicidade estavam estampados em seus rostos, pois nunca haviam feito um dia tão envolvente com conversas, músicas e diversão. Tudo foi registrado e divulgado no website da campanha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A partir deste projeto de assessoria de imprensa e comunicação, foi possivel aprender sobre a rotina de um assessor de imprensa dentro de uma instituição, assim como colocar em prática todos os conhecimentos aprendidos em sala de aula em um situação real. As acadêmicas da disciplina de Assessoria de Imprensa e Comunicação II conseguiram realizar todos as ações previstas no plano de comunicação. Dessa forma, todo o material que foi divulgado, assim como a criação do website, só fez com que a instituição Lar dos Idosos  Tia Nega gannhasse visibilidade na cidade , assim como fez com que jovens procurassem mais a instituição para conversar ou visitar os internos, o que promove a socialização dos idosos que se sentem carentes de atenção. É nesta direção que Kunsch (2003) afirma que [...] No contexto da comunicação institucional, a assessoria de imprensa é uma das ferramentas essenciais nas mediações das organizações com o grande público, a opinião pública e a sociedade, via mídia impressa, eletrônica e Internet. Seu processo e sua aplicação se dão por meio de estratégias, técnicas e instrumentos pensados e planejados com vistas na eficácia. (KUNSCH, 2003, p. 169). Por fim, pode-se dizer que a assessoria de imprensa e comunicação compriu o papel a que se propôs e exerceu seu papel, tornando-se muito ativa dentro da instituição. Promoveu, ainda, a divulgação de todos os trabalhos desenvolvidos no Lar dos Idosos, criando conteúdo de qualidade para a imprensa local e fortalecendo a imagem positiva do trabalho da instituição. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BUENO, Wilson. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003. <br><br>CHINEM, Rivaldo. Assessoria de imprensa: como fazer. 2. ed. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.<br><br>FENAJ. Federação Nacional dos Jornalistas. Manual de assessoria de comunicação: imprensa  2007. 4. ed. Brasília, 2007.<br><br>KUNSCH, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Sammus, 2003 <br><br> </td></tr></table></body></html>