ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00260</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha #RepresentatividadeReal</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Giovana Leite Vieira (Universidade Católica de Brasília); Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Católica de Brasília); Anelise Wesolowski Molina (Universidade Católica de Brasília); Ingrid Queiroz Di Guimaraes (Universidade Católica de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Paratletas, Representatividade, Paralímpiadas, Fotografia, Campanha</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho questiona a representatividade na campanha "Somos Todos Paralímpicos" lançada pela Vogue. A campanha #RepresentatividadeReal foi elaborada em resposta a essa, com a intenção de reivindicar mais espaços para que a diversidade seja representada corretamente; para isso foram produzidos três fotos e três vídeos que trazem um pouco da história de cada um dos nossos personagens, que são paratletas de verdade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em agosto de 2016, a Vogue lançou a campanha "Somos Todos Paralímpicos" que exibe a atriz Cléo Pires e o ator Paulo Vilhena como atletas paraolímpicos, a partir de manipulação das imagens eles tomaram a forma física dos paratletas Bruna Alexandre e Renato Leite, respectivamente. A campanha foi assinada pela agência África e foi idealizada a partir do contexto das Paraolimpíadas no Brasil, tendo como objetivo utilizar a imagem desses atores para dar maior visibilidade para o evento, devido à pouca venda de ingressos. A reação nas redes sociais foi imediata, aumentada ainda mais pela resposta da atriz Cléo Pires. Em vista de um cenário onde a maioria das campanhas não se preocupam com a diversidade existente no Brasil, os alunos questionaram essa campanha da Vogue e reivindicaram mais espaços para que essa diversidade seja mostrada  uma diversidade real, não aquela produzida no Photoshop. Por meio da campanha #RepresentatividadeReal tivemos a intenção de mostrar, principalmente, a necessidade dos paratletas reais ocuparem espaços na mídia para que os mesmos sejam representados corretamente e possam contar suas histórias fascinantes. A campanha desenvolvida pelos alunos da Universidade Católica utilizou a linguagem audiovisual para mostrar a importância de que a histórias de pessoas, como os personagens utilizados na campanha, seja conhecida e que seja devidamente representada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o objetivo de demonstrar como os espaços poderiam ser ocupados pela diversidade, o projeto #RepresentatividadeReal explora o quanto esse tipo de representação na mídia gera empatia no público e contribui para a compreensão do espaço de fala que cada um possui. Além disso, a campanha busca evidenciar a importância da representatividade na mídia e o quanto os próprios personagens tem potência e força para protagonizar as próprias narrativas, não sendo necessário que tenham terceiros para representa-los.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em um contexto em que lidamos constantemente com a falta de representação da diversidade na mídia, se faz necessário reagir a essas campanhas que seguem esse padrão. Além dessa campanha da Vogue, podemos citar diversos exemplos exemplo da falta de representatividade, um deles seria o caso em que no cinema o ator Jared Leto interpretou uma transexual no filme "Clube de Compras Dallas", sendo que existem atrizes transexuais capazes de interpretar este papel. Segundo o Censo de 2010 do IBGE, o Brasil possui 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. E no que diz a respeito do contexto das paralimpíadas, apenas 20% dos ingressos desse evento haviam sido vendidos poucos dias antes do início da competição. Situação que preocupou o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que iniciou uma campanha em redes sociais com a intenção de atingir pelo menos 80% da venda dos ingressos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foi traçado um perfil dos personagens desejados para a campanha, que eram deficientes físicos paratletas ou praticantes de esporte. Os 4 personagens escolhidos foram fotografados em dias diferentes e durante o ensaio houve uma gravação de making of, para a produção do vídeo. Após o ensaio fotográfico, era realizada uma entrevista com os personagens para a produção do texto que acompanharia o vídeo. Para a pós-produção das fotos foi realizado um tratamento simples por meios dos programas de edição Photoshop e Lightroom e além disso foi acrescentada uma hashtag na foto, que caracterizou a campanha. A fonte utilizada nessa hashtag foi a Soljik Dambaek. Enquanto isso, para a pós-produção do vídeo foi realizada a gravação de um áudio que funcionou como narração do vídeo, nessa eram citados alguns aspectos da vida daquele personagem, sempre deixando claro que ele não se resume ao fato de ser deficiente físico. Os áudios também demandam mais espaços para que as histórias de pessoas como eles possam ser contadas por eles e não por terceiros. Para caracterizar o vídeo como parte da campanha também temos a mesma hashtag da foto no final desses.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha contou com 6 peças, 3 fotografias e 3 vídeos, estes foram feitos exclusivamente para redes sociais, especificamente para o Facebook, nessas continham a hashtag #RepresentatividadeReal que foi usada para caracterizar a campanha. Essas peças foram veiculadas no segundo semestre do ano de 2016 e promoveram uma importante discussão dentro da Universidade Católica de Brasília, fazendo com que alunos  futuros publicitários e jornalistas  pensassem sobre a importância da representatividade nas mídias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A campanha #RepresentatividadeReal teve uma repercussão muito positiva, o primeiro vídeo postado teve mais de 13.000 visualizações, além de 45 comentários e 351 curtidas na publicação, alcançando mais de 45.000 pessoas, um público muito maior do que havíamos esperado. E além da boa aceitação do público, as fotos e os vídeos atingiram sua intenção de despertar a reflexão acerca da importância da representatividade na mídia, que é algo que deve estar cada vez mais em foco. A publicidade precisa ser inclusiva e não exclusiva. Precisamos representar essas pessoas e dar voz para que as mesmas se sintam presentes nesses meios. Assim dizendo, o projeto conseguiu atingir o público da forma esperada, criando uma empatia com seu espectador e abrindo uma porta para esse tipo de discussão e reflexão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Vogue Brasil, Somos Todos Paralímpicos: a campanha com Cleo Pires e Paulinho Vilhena. Disponível em: http://vogue.globo.com/moda/moda-news/noticia/2016/08/somos-todos-paralimpicos-campanha-com-cleo-pires-e-paulinho-vilhena.html <br><br>ADNEWS, Africa e Vogue são criticadas por campanha que coloca atores "na pele" de paralímpicos. Disponível em: http://adnews.com.br/publicidade/africa-e-vogue-sao-criticadas-por-campanha-que-coloca-atores-na-pele-de-paralimpicos.html<br><br>VIEIRA,C. A narrativa audiovisual publicitária: a forma comercial e a forma social. 2009. 55f. Tese (Mestrado em Ciência da Comunicação)  Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho. Braga. 2009.<br><br>ALVES, M.N. ; FONTOURA,M. ; ANTONIUTTI, C. L. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. 20 ed. Curitiba: IBPEX, 2008. 341 p.<br><br>LUNA, I. M. Cultura remix: reconfigurações na publicidade audiovisual. 2008. 88f. Tese (Mestrado em Comunicação e Linguagens)  Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2008.<br><br>RIBARIC, M.E. Encenando a Vida: Representações sociais e afetos da publicidade audiovisual. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, n.27, p.88-95, jan/jun. 2012.<br><br>EBC Agência Brasil, Com 20% dos ingressos da Paralímpiada vendidos, campanha convoca público. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/rio-2016/noticia/2016-08/com-20-dos-ingressos-da-paralimpiada-vendidos-campanha-convoca-publico<br><br>Portal Brasil, Cresce número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal. Disponível em : http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/09/cresce-numero-de-pessoas-com-deficiencia-no-mercado-de-trabalho-formal <br><br>Estadão, Brasil tem 45,6 milhões de deficientes. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-tem-45-6-milhoes-de-deficientes,893424 <br><br> </td></tr></table></body></html>