ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00292</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Anúncio Preservativo Durex.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;BRUNO PEREIRA MARQUES (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA); IZADORA OLIVEIRA LUIZ (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA); LOURRANA FREIRE DE LIMA (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA); MOACIR MARTINS MACEDO (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Cartaz, Criação publicitária, Design, Mídia impressa, Preservativos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Considerando a importância da Comunicação para a saúde pública, no tocante aos serviços de orientação, prevenção e a preservação da mesma, destacamos a relevância dos serviços publicitários, até mesmo como forma educativa. A propaganda tem a responsabilidade de repassar a mensagem de maneira correta, eficaz e objetiva, a fim de obter resultados positivos e efetivos. Foi baseado nessa premissa que criamos uma peça para uma campanha publicitária impressa, em tom provocador e de fácil assimilação, que tivesse grande poder de penetração junto ao grande público, assinada pela grande marca britânica de preservativos DUREX.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A origem do cartaz é um pouco difícil de apontar com precisão, havendo alguns estudiosos que a localizam ainda no século X, quando povos orientais teriam desenvolvido os primeiros cartazes através de xilogravuras, obtidas através da impressão de matizes de madeira (CAMBESES, 2001). Outros autores situam a origem no século XV, quando as mensagens criadas pelos arautos foram substituídas por material impresso. (CARVALHO, 2008). Sobre o cartaz publicitário, propriamente dito, sua história está intimamente ligada à litografia. Foi a partir desta técnica, desenvolvida pelo húngaro Aloys Senefelder, em 1978, que se tornou possível a produção comercial em massa. Os grandes artistas, pintores e ilustradores adotaram a técnica a tornaram cada vez mais usual e frequente. Atualmente, com o advento da tecnologia e com os conhecimentos técnicos-científicos avançados, podemos utilizar softwares profissionais avançados para elaborar e criar cartazes publicitários, aplicando conhecimentos do design gráfico, da história da arte e das próprias técnicas persuasivas da propaganda. Notando a crescente popularidade dos cartazes publicitários, de maneira geral, as marcas começaram a reivindicar a utilização dessa mídia em suas campanhas publicitárias. De acordo com essa proposta, a ideia deste trabalho é mostrar a força da comunicação publicitária por meio de um cartaz desenvolvido para a marca de preservativos DUREX, que, além da construção visual e estética propriamente dita, baseada em recursos da fotografia publicitária, da tipografia e dos estudos da cor, trouxesse consigo uma reflexão e um conceito criativo provocador, de modo a que o projeto tivesse seus objetivos alcançados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">GERAL O objetivo do cartaz é reforçar a importância do uso do preservativo durante o ato sexual a fim de prevenir doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada. Com uma linguagem que aplica recursos da retórica, ou seja, o uso da linguagem para se expressar bem e ser persuasivo, o cartaz busca alcançar um vasto e diversificado público-alvo, tentando convencê-lo de forma quase irônica, de que a melhor escolha a se fazer é utilizar sempre os preservativos. ESPECIFICOS " Conhecer e aplicar as técnicas do design gráfico e da fotografia na publicidade impressa; " Conhecer e aplicar as técnicas da linguagem publicitária. " Compreender historicamente a utilização de cartazes e tirar proveito de seu uso; " Conhecer os métodos e as técnicas para o desenvolvimento de um cartaz; </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A construção do cartaz publicitário desenvolvido para a marca de preservativos DUREX nos permite aplicar conhecimentos técnicos do design gráfico e da linguagem publicitária, num processo que funde a simbologia da imagem à força expressiva do texto escrito. Essa forma de comunicação reúne imagens fotográficas, figurativas ou não, texturas, recursos da cor, desenhos, ícones, valores estéticos, o texto, a diagramação e, principalmente, a criatividade. É importante enfatizar também que todo o processo, do início ao fim, é considerado como "criação publicitária", ou seja, é iniciado através de um debate de ideias e um brainstorm, até a finalização e a produção das peças. Para cada projeto, se estuda questões relacionadas ao que será desenvolvido, como cores, tipografia, recursos e materiais de produção gráfica, ergonomia, o suporte e tudo o que for preciso para que se encontre a melhor solução, de forma organizada, com valores estéticos definidos, de forma viável e que, acima de tudo, traga resultados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização e a criação da peça aqui apresentada, utilizamos o estúdio de fotografia da Universidade Católica de Brasília para realizar um ensaio fotográfico, com a finalidade de obter material original a ser utilizado na elaboração do cartaz, a partir de temas previamente propostos em sala de aula e selecionados a partir de criação individual e de debates organizados em grupo. Após esse processo, passamos para o desenvolvimento gráfico e visual do projeto. A ferramenta principal é, hoje em dia, o computador, equipado com programas como Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, 3D Studio Max entre outros, que nos permite trabalhar com ferramentas de desenho vetorial e de bitmapas, tratamento de fotos e imagens, tipografia, editoração eletrônica e geração de arquivos próprios para a produção gráfica de cartazes e congêneres.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O cartaz foi planejado para o formato 119x174cm, impresso em papel Couchê - que é um tipo de papel especial, próprio para uso na industria gráfica. Consiste basicamente de um papel base (offset) que recebe uma camada de revestimento: carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos, com a finalidade de tornar a sua superfície lisa e uniforme. - Reflex130g, sistema de cor CMYK, 4x0 cores. A execução foi por meio do tratamento fotográfico, efeitos visuais, sombras, correções e filtros feitos pelo software Adobe Photoshop. Além disso, foi utilizado outro software, o Adobe Illustrator apra acabamentos vetoriais que compõem a peça.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Sabemos da importância da Universidade na construção do saber humano. Além do conhecimento específico, propriamente dito, adquirimos a responsabilidade social, o comprometimento com a sociedade e com a realização deste projeto na disciplina de Direção de Arte do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília, pudemos aplicar não apenas os conhecimentos técnicos-científicos, como também a responsabilidade social e o compromisso da propaganda com a saúde e assuntos correlatos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BANKS, Adam e FRAZER, Tom. O guia completo da cor. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2007.<br><br>BANN, David. Novo manual de produção gráfica. Ed. rev. e atual. Porto Alegre, RS: Bookman, 2012<br><br>BERGSTROM, Bo. Fundamentos da Comunicação Visual. São Paulo: Rosari, 2009.<br><br>COLLARO, Antônio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa: arte e técnica da mídia impressa. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2007.<br><br>FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos: desenho, projeto, e significado. 2. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007<br><br>LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006.<br><br> </td></tr></table></body></html>