ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00303</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Outdoor Gol</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Samuel Silva Oliveira (Universidade Católica de Brasília); Moacir Martins Macedo (Universidade Católica de Brasília); Eliane Lourenço Moises (Universidade Católica de Brasília); Luana Busanello Rosback (Universidade Católica de Brasília); Caroline Ferreira da Silva (Universidade Católica de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Outdoor, Gol, Animais, viagem, cachorro</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho apresenta uma peça avulsa no formato de outdoor como uma forma solução para a divulgação de uma nova comodidade oferecida pela empresa Gol de linhas aéreas. Este trabalho foi proposto durante a disciplina de Direção de Arte, como uma forma de ampliar os conhecimentos acerca da melhor utilização da mídia outdoor e seu formato através da arte, potencializando o envio, recepção e compreensão da mensagem publicitária.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A publicidade utiliza dos recursos sociais existentes como forma de persuasão e convencimento. A imagem é um dos principais recursos frequentemente utilizados pela publicidade, e possui um alto poder de persuasão e convencimento quando utilizados da maneira correta. Dario, o grande Rei da Pérsia Antiga, por exemplo, entendia como uma imagem poderia exercer bastante influência na opinião pública quando utilizada da maneira correta, como pode ser visto no documentário A arte da persuasão (2005). Dario utilizava de recursos imagéticos para criar no público uma opinião positiva em relação a ele e seu governo. Os recursos publicitários eram geralmente limitados pela falta de tecnologia, como diz Jean-Marie Domenach (2001, p.17) "Escrita, palavra e imagem, tais os sustentáculos permanentes da propaganda. O emprego deles, contudo, era limitado: [...] a imagem não ia além dos desenhos ou pinturas, reproduzidos mediante custosos processos." Porém, com o aumento das tecnologias de difusão, tornou-se mais fácil a difusão das imagens, e com isso também, a difusão de mensagens. "Difusão da imagem  A gravura, tão importante, por exemplo, na tradição napoleônica, beneficia-se dos novos processos de reprodução. A invenção da fotografia possibilita reprodução direta e, por isso, mais convincente, suscetível também de ilimitada tiragem." (DOMENACH, 2001, p. 19-20) Dario, em uma de suas táticas de uso da imagem como propaganda, utilizou de algo que hoje podemos comparar a um outdoor. Esculpiu uma imagem simbólica em um paredão montanhoso localizado em uma estrada onde vários de seus súditos passavam. E o que seria isso senão um outdoor? Um outdoor é popularmente identificado como um grande painel de mídia exterior colocado em local de grande visibilidade. Logo, utilizar um outdoor como referência de mídia para a confecção desse trabalho, é utilizar de um importante meio para a publicidade desde as suas origens.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste trabalho é mostrar a força da comunicação publicitária com uma linguagem simples, direta e objetiva por meio de um outdoor desenvolvido para a marca de linhas aéreas Gol, que trouxesse a construção visual e estética baseada em recursos da fotografia publicitária, da tipografia e dos estudos da cor e que trouxesse também uma linguagem direta e empática ao público do anúncio, de modo a que o projeto tivesse seus objetivos alcançados. A peça gráfica tem como objetivo comunicar às pessoas que possuem animais de estimação a comodidade que a Gol oferece dos animais poderem viajar junto com eles.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A construção do outdoor para a Gol nos permitiu aplicar conhecimentos técnicos do design gráfico e redação publicitária e mostrou que a publicidade pode sim também, dependendo da proposta, seguir um caminho mais simples, objetivo e direto. O processo de criação desse outdoor também nos fez vivenciar um pouco do processo de criação publicitária, pois foi necessário um debate em grupo acerca dos caminhos e ideias a serem seguidas na criação da peça  processo esse chamado de brainstorm - o processo de criação do texto publicitário da peça, a criação da arte da peça, com elementos que envolveram a fotografia e a criação digital. Para a execução da peça foi necessário um estudo acerca das cores, tipografia, recursos estéticos e seus valores que seria utilizados na criação e enriquecimento da peça.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização desse trabalho foi utilizado o recurso da fotografia, onde o grupo foi em um evento que ocorria em Brasília para adoção de animais de estimação e foram feitas algumas fotos de animais para depois escolher a mais adequada à proposta. Posteriormente, iniciou-se o processo de edição da peça, onde foram utilizados como ferramentas os programas da Adobe, o Photoshop e o Illustrator, que nos permite trabalhar na edição das imagens, tratamento de fotos e trabalhar com ferramentas como o desenho vetorial, tipografia e geração de arquivos próprios para a produção gráfica de outdoors e outros.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O outdoor foi planejado para o formato 9,00 x 3,00 m, impresso em lona, qualidade de 300 DPI, sistema de cor CMYK, 4x0 cores. Foi utilizada uma imagem de um cachorro que gera empatia com o público, pessoas que gostam de cachorro tem a atenção chamada para o outdoor que tem a imagem de um cachorro fofo. Porém, a atenção não pode estar somente no cachorro, mas na informação, por isso a utilização de recursos visuais em formato de setas apontando para a informação com transição de opacidade, para que o olhar da pessoa possa ser encaminhado até a informação de uma forma leve. O título traz logo de cara a informação que importa para a peça e fecha com a assinatura da marca, que já é uma marca conhecida no Brasil. O título está na mesma cor da marca, trazendo homogeneidade entre a informação e a marca. A cor da marca por si só já é uma cor forte, que chama a atenção, o laranja, por isso, o background do local do título é branco, para que a atenção esteja no título e na marca de uma forma limpa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O estudo de direção de arte no curso de publicidade e propaganda é de extrema importância para a formação de um bom profissional. Os processos de criação publicitária devem ser bem percebidos pelos alunos para que eles possam compreender uma parte da vida profissional de um publicitário. Com esse trabalho pode-se compreender um pouco mais das técnicas e recursos da linguagem publicitária, tanto em texto como em imagem, utilizados para o sucesso de uma peça publicitária. Quais recursos utilizar, e como utilizá-los foram perguntas feitas pelo grupo durante o processo de criação para um melhor resultado, e essas são perguntas que sempre devem ser feitas e procuradas serem respondidas da melhor forma para o sucesso de uma peça publicitária.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">A ARTE da persuasão. Direção de Nigel Spivey. [s.l]: Bbc, 2005. (59 min.), son., color. Legendado. Disponível em: <http://www.dailymotion.com/video/xluryj_como-a-arte-fez-o-mundo-ep-3-de-5-a-arte-da-persuasao_shortfilms>. Acesso em: 19 de abril de 2017<br><br>DOMENACH, Jean Marie. A propaganda política. 2001. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/proppol.pdf> Acesso em: 19 de abril de 2017<br><br>BANKS, Adam e FRAZER, Tom. O guia completo da cor. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2007.<br><br>BANN, David. Novo manual de produção gráfica. Ed. rev. e atual. Porto Alegre, RS: Bookman, 2012<br><br>BERGSTROM, Bo. Fundamentos da Comunicação Visual. São Paulo: Rosari, 2009.<br><br>FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos: desenho, projeto, e significado. 2. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007<br><br>COLLARO, Antônio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa: arte e técnica da mídia impressa. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2007.<br><br>RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 10. ed. atual. Brasília, DF: Linha Grafica e Editora, 2007<br><br> </td></tr></table></body></html>