INSCRIÇÃO: 00304
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA02
 
TÍTULO: Ana Lídia: Um Olhar Documental Sobre a Vivência no Trabalho de uma Personagem com Nanismo
 
AUTORES: FERNANDA KARLA ALVES DE SÁ (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA); Lucas de Sousa Rodrigues (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA); Webert da Cruz Elias (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA); Alex Vidigal Rodrigues de Sousa (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA)
 
PALAVRAS-CHAVE: documentário, nanismo, narrativa, entrevista,
 
RESUMO
Este vídeo documentário expõe sobre fragmentos narrativos da vida de Ana Lídia. Uma mulher com nanismo que trabalha no Laboratório de Estudos de Força – LABEF, uma academia de musculação e pesquisa do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília. O vídeo procura descortinar parte do universo de Ana Lídia, através de diferentes visões, sensibilidades e vivências, construindo assim um olhar audiovisual como possibilidade para outras leituras de mundo a partir de perspectivas subjetivas da personagem com nanismo.
 
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido por estudantes do 7º Semestre do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Brasília, na disciplina de Produção e Edição Em TV ministrada pelo professor Alex Vidigal. A proposta do trabalho era a criação de um vídeo documentário de no máximo 5 minutos sobre alguma história no âmbito universitário. O tempo para a construção de uma proposta foi de um mês, desde delimitar o assunto e pensar na produção técnica, somados a mais um mês de gravação e edição do material. ਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 猀甀爀最椀甀 搀攀 甀洀愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 挀漀洀 渀愀渀椀猀洀漀 渀漀 攀猀瀀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀⸀ 䌀漀洀 愀猀 攀氀甀挀椀搀愀攀猀 攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀挀椀搀椀甀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀 瘀搀攀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀漀戀爀攀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䄀瀀猀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀栀攀最愀爀 愀琀 甀洀愀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀愀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 挀栀愀洀愀搀愀 䄀渀愀 䰀搀椀愀⸀   Ana Lídia Elias é uma mulher de 33 anos que trabalha há 12 anos na Universidade Católica de Brasília. Atualmente ela trabalha na recepção da academia de estudos e práticas do curso de Educação Física. Ana possui nanismo, uma deficiência genética que provoca um crescimento esquelético anormal, resultando numa estatura menor que a média de uma pessoa. ਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 昀漀椀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 爀漀琀椀渀愀 攀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 瘀椀瘀椀搀愀猀 瀀漀爀 攀氀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀渀Ⰰ 焀甀攀 挀甀爀椀漀猀愀洀攀渀琀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀Ⰰ 甀洀 氀甀最愀爀 焀甀攀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 挀甀氀琀漀 愀漀 挀漀爀瀀漀Ⰰ 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 猀椀洀琀爀椀挀漀猀 攀 渀漀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀⸀ 嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 愀挀愀搀攀洀椀愀猀 攀洀 最攀爀愀氀 瀀漀猀猀甀攀洀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 攀洀 琀愀洀愀渀栀漀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀搀甀氀琀漀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 渀愀渀椀猀洀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 甀洀愀 攀猀琀愀琀甀爀愀 攀洀 洀搀椀愀 攀渀琀爀攀 ㄀Ⰰ   攀 ㄀Ⰰ㐀㔀 洀攀琀爀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀猀猀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 搀愀 搀攀猀挀爀椀琀漀 渀漀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 瀀爀漀戀氀攀洀愀琀椀稀愀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀 挀栀攀最愀爀 愀 攀椀砀漀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀猀 渀漀 最渀攀爀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀
 
OBJETIVO
Criar um produto audiovisual/ documental que trouxesse o olhar da personagem e uma perspectiva sensível na vivência de Ana Lídia, através de entrevistas e aproximação da construção de narrativa audiovisual.਀ Elencamos os seguintes objetivos específicos durante o trabalho:਀ - Identificar e conhecer a personagem com nanismo e propor o trabalho audiovisual no formato documentário; ਀ - Realizar encontros com a personagem para criação de vínculos e esclarecimento de dúvidas sobre o trabalho; ਀ - Compreender melhor a vivência da personagem com nanismo;਀ - Entrevistar a personagem contextualizando a partir das potencialidades e dificuldades da pessoa com nanismo no cotidiano;਀ - Filmar a rotina da personagem e explorar possibilidades narrativas audiovisual documental da pessoa com nanismo਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 栀甀洀愀渀猀琀椀挀愀 攀 猀攀渀猀瘀攀氀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀愀爀琀椀甀 搀攀 愀氀最甀渀猀 渀漀爀琀攀愀洀攀渀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 焀甀攀 挀攀爀挀愀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀⸀ 匀攀樀愀 瀀漀爀 猀甀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 挀漀洀漀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 猀攀甀猀 椀渀挀洀漀搀漀猀 攀 猀甀愀猀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 搀攀 洀甀渀搀漀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 瀀愀爀琀椀洀漀猀 搀愀 椀搀攀椀愀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀 焀甀攀 搀椀猀琀椀渀最甀攀 甀洀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 搀漀 漀甀琀爀漀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 栀 愀氀最漀 切渀椀挀漀 攀洀 挀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀⸀ 倀愀爀愀 甀洀愀 瘀椀猀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 搀攀 瘀椀瘀攀爀 攀洀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀  昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀猀猀愀猀 搀椀愀氀最椀挀愀猀 搀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀⸀  Morin (2002) explica que essa diferenciação humana é constituída numa relação dialógica da tríade indivíduo/espécie/sociedade. Colocando que o ser humano é algo complexo, e para entendê-lo nessa complexidade e profundidade, é necessário não apenas inseri-lo numa cultura, numa história, mas, fundamentalmente, incorporá-lo numa trindade humana onde “o indivíduo não é noção primeira nem última, mas uma noção central da trindade humana” (MORIN, 2002, p. 94)਀一攀猀猀愀 氀最椀挀愀Ⰰ 漀 漀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 䄀渀愀 䰀搀椀愀 昀漀椀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 椀渀猀攀爀椀搀漀 渀愀猀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀猀 栀甀洀愀渀愀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 瀀漀爀 猀甀愀 挀漀渀搀椀漀Ⰰ 䴀漀爀椀渀 渀漀猀 氀攀瘀漀甀  焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀⸀ 伀渀搀攀 䄀渀愀 䰀搀椀愀 猀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀 渀攀猀猀愀 琀爀愀搀攀㼀 䌀漀洀漀 攀氀愀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀愀 渀攀猀猀攀 洀攀椀漀㼀 䔀氀愀 攀猀琀 挀攀渀琀爀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 渀漀漀 搀攀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀愀搀漀 攀 挀漀洀 搀椀爀攀椀琀漀猀㼀 ਀ O estabelecimento de processos efetivos de inclusão social e práticas que garantam acessibilidade de pessoas com deficiência em qualquer espaço é fundamental para o exercício da cidadania plena, principalmente no mundo do trabalho. A não efetivação de uma política de acessibilidade diversa dificultam e, muitas vezes, impossibilitam as pessoas com deficiência alcançarem a plenitude da participação como਀猀甀樀攀椀琀漀猀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀⸀ 刀攀挀漀渀栀攀挀攀ⴀ猀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀攀瘀攀爀 攀 瀀氀愀渀攀樀愀爀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 愀攀猀 椀渀挀氀甀猀椀瘀愀猀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 搀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀Ⰰ 䔀猀琀愀搀漀 攀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 氀椀搀愀爀攀洀 挀漀洀 攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瘀愀氀攀渀搀漀ⴀ猀攀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 樀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀搀愀猀 攀 攀砀椀琀漀猀愀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 挀栀攀最愀洀 愀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 洀甀氀琀椀瀀氀椀挀愀漀 瀀切戀氀椀挀愀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 䄀渀愀 Lídia possui uma narrativa a fim de contribuir na esteira dos estudos e fortalecimento de਀瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀昀攀琀椀瘀愀猀 搀攀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 漀氀栀愀爀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 猀漀戀爀攀 漀 渀愀渀椀猀洀漀 攀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀⸀ ਀䈀甀猀挀愀渀搀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀挀攀猀猀愀爀 攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瘀椀瘀椀搀愀 瀀漀爀 䄀渀愀 䰀搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀洀漀猀 渀漀 最渀攀爀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 甀洀 挀愀洀椀渀栀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 甀搀椀漀 攀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 倀愀爀愀 䈀椀氀氀 一椀挀栀漀氀氀猀Ⰰ 愀甀琀漀爀 搀攀 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 琀漀搀漀 昀椀氀洀攀  甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 洀愀猀 漀猀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀 攀洀 搀漀椀猀 洀漀搀漀猀㨀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 搀攀 猀愀琀椀猀昀愀漀 搀漀 搀攀猀攀樀漀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 昀椀挀琀挀椀愀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 昀爀甀琀漀猀 搀愀 椀洀愀最椀渀愀漀㬀 攀 搀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 猀漀挀椀愀氀㨀 Os documentários de representação social são o que normalmente chamamos de não ficção. Esses filmes representam de forma tangível aspectos de um mundo que já ocupamos e compartilhamos. Tornam visível e audível, de maneira distinta, a matéria de que é feita a realidade social, de acordo com a seleção e a organização realizadas pelo cineasta. ਀ऀऀऀ⠀一䤀䌀䠀伀䰀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀㈀㜀⤀ ਀ O vídeo documentário, além de descortinar fatos individuais, é capaz de mexer com a realidade social, modificando olhares, acrescentando novos paradigmas e principalmente, possibilita o retrato de realidades que os meios hegemônicos de comunicação não podem chegar. O imaginário criado sobre pessoas com nanismo, principalmente sobre a mulher anã, sempre levaram à questões estéticas voltados para o cômico, para os clows circenses ou para a estética do bizarro. Nessa perspectiva, o vídeo documentário procura desconstruir esses estereótipos, lançando um olhar real, sensível e com a condição humana sendo respeitada.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
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Para esse fim, utilizamos do espaço de trabalho da personagem para compor o ambiente de rotina e trazer em imagens a realidade vivida por ela. Um microfone sem fio de lapela e compormos a gravação com uma câmera fixa (Filmadora SONY NX5) e uma câmera DSLR CANON T5i para utilizarmos para planos de corte. ਀䌀漀洀漀 攀猀挀漀氀栀愀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 洀愀椀猀 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 搀攀 挀漀爀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 搀漀椀猀 洀漀琀椀瘀漀猀㬀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 瀀愀爀愀 焀甀愀氀 昀椀稀攀洀漀猀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 猀漀氀椀挀椀琀愀瘀愀 漀 琀攀洀瀀漀 洀砀椀洀漀 搀攀 㔀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 氀漀最漀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 甀洀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 搀攀 琀愀洀愀渀栀愀 爀椀焀甀攀稀愀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀瘀愀洀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 洀砀椀洀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀猀 猀甀愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 攀 爀漀琀椀渀愀猀⸀ 伀 漀甀琀爀漀 洀漀琀椀瘀漀 攀爀愀 瀀攀氀愀 攀猀挀漀氀栀愀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀爀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀猀 搀愀 渀漀猀猀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 挀漀洀漀 攀猀琀愀琀甀爀愀Ⰰ 愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 漀氀栀愀爀攀猀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 愀戀爀椀渀搀漀 洀漀 搀攀 瀀氀愀渀漀猀 昀椀砀漀猀 攀 瀀愀搀爀攀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 渀漀 最渀攀爀漀 渀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀  Após a gravação da entrevista e planos de corte da própria entrevista, utilizamos outros momentos na academia e no espaço da Universidade Católica de Brasília para fazermos imagens da personagem, representando assim o local de trabalho, as pessoas com quem ela se envolve e os caminhos que percorre. ਀一漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 搀攀 甀洀 搀攀猀攀樀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀Ⰰ 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 愀爀攀愀 搀愀 䄀渀愀 䰀搀椀愀 攀洀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 猀攀甀 氀漀挀愀氀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 猀甀爀最椀甀 瀀愀爀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀爀 漀 攀猀瀀愀漀 漀渀搀攀 攀氀愀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 爀攀瘀攀氀愀爀 猀甀愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 搀攀洀愀椀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 攀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 搀攀 焀甀攀 ᠀搠攀 挀椀洀愀 琀漀搀漀猀 琀攀洀 漀 洀攀猀洀漀 琀愀洀愀渀栀漀ᤀⰠ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀漀洀漀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 攀焀甀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 倀愀爀愀 琀愀氀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 愀攀爀漀渀愀瘀攀 ⠀搀爀漀渀攀⤀ 倀䠀䄀一吀伀䴀 ㌀ 匀吀䄀一䐀䄀刀䐀⸀ Na pós-produção, trabalhamos com o software de edição Adobe Premiere CC, sem grandes edições de áudio ou cor do vídeo devido ao prazo dado para pós-produção, compondo com uma trilha. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 挀愀搀愀 攀琀愀瀀愀 戀甀猀挀愀洀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 昀漀猀猀攀洀 挀漀渀搀椀稀攀渀琀攀猀 挀漀洀 愀 渀漀猀猀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀猀猀攀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 氀最椀挀愀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 一攀猀猀愀 氀最椀挀愀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀洀漀猀㨀 ਀倀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 - Câmera SONY NX5਀ⴀ 䌀愀渀漀渀 吀㔀椀 - Lentes: 50mm 1.4 e 18mm 200਀ⴀ 䴀椀挀爀漀昀漀渀攀 猀攀洀 昀椀漀 ⠀氀愀瀀攀氀愀⤀ - Drone Phantom 3 Standard਀ Produtos pós-produção਀ⴀ 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 䌀䌀 - Trilha sonora livre (Audio Library YouTube)਀ Vídeo Final਀吀攀洀瀀漀㨀 㔀 洀椀渀甀琀漀猀 Trilha: Serenity ਀匀愀氀瘀漀 攀洀 䠀⸀㈀㘀㐀 ⼀ 䴀倀㐀 Resolução: 1920 x 1080਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀攀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀挀渀椀挀漀 攀 攀猀琀琀椀挀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀爀漀搀甀漀 攀 䔀搀椀漀 攀洀 吀嘀 渀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 渀漀 洀戀椀琀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 椀爀 愀氀洀 搀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 瀀爀琀椀挀漀⸀ 䘀漀椀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀 洀愀椀猀 焀甀攀 漀 琀攀洀愀 猀漀戀爀攀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 瀀攀猀猀漀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 攀氀甀挀椀搀愀搀漀爀 猀漀戀爀攀 焀甀攀猀琀攀猀 攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 攀 攀挀漀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 琀愀洀戀洀 渀愀 爀攀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀  Todo o trabalho de pesquisa técnica e estética abriu possibilidades para os estudantes pensarem além no exercício audiovisual no curso de jornalismo, tanto no âmbito profissional, quanto no âmbito pessoal. Disciplinarmente, o trabalho conseguiu exito e para além, a produção audiovisual como ferramenta de intervenção social, mostrou suas possibilidades e foi utilizada com uma potência educativa profunda de transformação.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ 䨀⸀ 䄀⸀㬀 䈀䄀刀匀䄀䜀䰀䤀一䤀Ⰰ 刀⸀ 䄀⸀ 䄀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 渀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀愀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 昀猀椀挀愀㨀 甀洀 漀氀栀愀爀 猀漀挀椀漀愀渀琀爀漀瀀漀氀最椀挀漀⸀ 䤀渀琀攀爀昀愀挀攀 ⴀ 䌀漀洀甀渀椀挀⸀Ⰰ 匀愀切搀攀Ⰰ 䔀搀甀挀⸀Ⰰ 瘀⸀㄀㔀Ⰰ 渀⸀㌀㘀Ⰰ 瀀⸀㄀ 㤀ⴀ㈀㄀Ⰰ 樀愀渀⸀⼀洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䤀一Ⰰ 䔀搀最愀爀 伀 洀琀漀搀漀 嘀㨀 愀 栀甀洀愀渀椀搀愀搀攀 搀愀 栀甀洀愀渀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀甀氀椀渀愀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 㔀먀 攀搀椀漀Ⰰ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀 ጀ†匀倀Ⰰ 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀  㔀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ 匀爀最椀漀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ጀ†䐀愀 瀀爀ⴀ 瀀爀漀搀甀漀  瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ ㌀먀 攀搀椀漀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀ⴀ 匀倀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀ 瀀⸀ ㄀㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀戀挀⸀洀攀搀⸀戀爀⼀瀀⼀㌀㔀 㠀㄀㤀⼀渀愀渀椀猀洀漀⬀漀⬀焀甀攀⬀攀⬀焀甀愀椀猀⬀猀愀漀⬀愀猀⬀挀愀甀猀愀猀⬀挀漀洀漀⬀攀瘀漀氀甀椀⸀栀琀洀 ⠀愀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㄀㠀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㜀⤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀