ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00307</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Respire fundo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Aline Esteca Pereira (Universidade Católica Dom Bosco); Jaqueline Himoto de Matos (Universidade Católica Dom Bosco); Aletheya Rhayssa Alves Silva (Universidade Católica Dom Bosco); Eduardo Perotto Biagi (Universidade Católica Dom Bosco); Elton Tamiozzo de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Spot, Saúde, Sociedade, Tabagismo, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De modo simples o spot conscientiza a sociedade sobre as consequências que o tabaco causa na respiração e na saúde do ser humano, que pode acabar levando o sujeito à morte. É uma maneira dinâmica de explicar como o tabagismo afeta a saúde, ao realizar uma associação com os vários tipos de respiração e como o tabaco afeta a mesma. O trabalho foi realizado como atividade avaliativa parcial da disciplina Produção em Comunicação II, do segundo semestre do curso de Comunicação Social  Jornalimo e Publicidade e Propaganda, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), no segundo semestre de 2016.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O tabagismo cresce todos os dias. Segundo dados de 2014 da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número é de 100 mil pessoas que passam a fazer uso do tabaco por dia. Outros dados, como o de fumantes passivos, mortes, doenças, custos com tratamento  dinheiro que poderia ser melhor investido em outros campos da saúde, motivam-nos a colaborar para o controle e crescente diminuição desses números, que pode ser evitado com a conscientização. Para tal fim, foi escolhida a peça publicitária  Spot . Utilizado na maioria das vezes por empresas comerciais, os spots publicitários funcionam como uma ponte entre anunciante e ouvinte, intercalando-se entre promoções, avisos, etc. Através do spot criado pelas acadêmicas, o anunciante deseja informar ao seu ouvinte sobre os riscos que o tabaco traz à saúde, dessa forma gerando uma conscientização utilizando dos meios providos pela comunicação dentro da mídia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao apresentar o tema de forma simples, o grupo considerou que o entendimento do assunto será mais rápido e eficaz. A propagação do spot conseguirá maior alcance, provocando a discussão do assunto possível entre qualquer grupo de ouvintes. Reis (2008) argumenta que o spot é, enquanto formato, muito versátil e adaptável, podendo ser utilizado para ajudar no cumprimento de diversos objetivos publicitários, sejam eles informativos, promocionais, comparativos, para dar notoriedade ou visibilidade à marca, dentre outros. Os formatos possíveis permitem que anunciantes de todos os setores de atividade econômica façam seu uso, em espaços de atuação geograficamentes diferentes. A peça criada tem como objetivo alertar a sociedade sobre os riscos do uso do tabaco, incentivando a sociedade diminuir o consumo do mesmo, além de mostrar como seu uso afeta a respiração e como pode levar à piora evidente de sua saúde. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O tabagismo é um grande mal na sociedade, gerando diversas doenças, tais como infarto do miocárdio e câncer no pulmão. Além disso, aumenta a liberação de catecolaminas, que contraem os vasos sanguíneos, aceleram a frequência cardíaca, causando hipertensão arterial. Segundo a OMS, todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando. Para a psicologia, o cigarro torna-se uma  bengala para o dependente, que passa a fumar mais quando está estressado, triste e se sentindo sozinho, funcionado como uma válvula de escape dos problemas. Decidiu-se então, através de algumas pesquisas, que seria interessante retratar isso no spot de uma forma eficaz, mas ainda assim, mostrando os problemas que esse tipo de vício pode acarretar para aqueles que estão em contato contínuo com ele e, principalmente, alertar que esse excesso de contato pode ser prejudicial à saúde, já que pode trazer doenças, bem parecido com o que é contado no anúncio. Utilizou-se então o método publicitário e reflexões sobre o público para que a maior quantidade de pessoas possa ser atingidas. Deixando de ter apenas a busca pelo lucro, a publicidade também pode influenciar conceitos e pensamentos sobre questões sociais através da criatividade, como Hausman (2011) afirma que utilizar o rádio como meio para transmitir propaganda exige o exercício da criatividade e, se feita de maneira tecnicamente correta, honesta e com bom gosto - esquecendo-se a questão meramente fria do dinheiro, é extremamente eficiente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho foi solicitação de uma atividade avaliativa da disciplina Produção em Comunicação II, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda  os acadêmicos tem aulas junto até o 4º semestre, e, deveria abordar um tema social. De acordo com os docentes, os critérios de avaliação para obtenção de nota não envolveriam apenas o produto final, mas o cumprimento correto dos processos. Assim, a primeira fase foi a reunião do grupo para realização de um Brainstorm, que resumidamente é uma técnica de criatividade onde cada participante vai dando opiniões, sem um filtro prévio. Após o grupo chegar a um acordo, partiu-se para uma pesquisa para obtenção de dados e para validação do tema escolhido. O roteiro foi desenvolvido pelas alunas com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as consequências de quem fuma. Primeiro foi criado o roteiro literário e, após aprovação dos professores da disciplina, foi criado o roteiro técnico para determinar a sequência de falas e efeitos sonoros. O áudio foi gravado pelas acadêmicas no estúdio de áudio do Laboratório de Comunicação  LabCom, espaço pedagógico de apoio aos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A edição, que  corte, colocação de efeitos, etc - também aconteceu no LabCom, foi realizada pelas acadêmicas utilizando o software Adobe Premiere CC 2015. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Primeiramente, o tema do trabalho foi decidido com a ajuda de todas as componentes do grupo, que tinham como foco na conscientização do tabagismo. O roteiro literário foi desenvolvido como forma de resumir o conteúdo da campanha. Logo após, o roteiro técnico foi feito, utilizando todas as falas e efeitos sonoros que iriam ser utilizados, como forma de demonstrar detalhadamente como o trabalho iria ser produzido e isso foi colocado em prática durante a gravação no estúdio de áudio. Por fim, o spot foi editado e finalizado por algumas alunas do grupo utilizando programas específicos para edição.  Por meio de sons somos capazes de transmitir sensações, conceitos ou representações. Ou, com outras palavras, por intermédio do som codificamos uma série de sinais com os quais o receptor cria determinadas situações ou imagens. Esse código de comunicação apresenta diferentes níveis de percepção ou interpretação, dependendo dos mecanismos  racionais ou emocionais  que intervêm em seu processo de decodificação (ORTIZ, 2005, p. 57)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Aproximar-nos um pouco mais de uma realidade que conscientiza sobre o tabaco foi o resultado gerado pela produção deste trabalho. O spot  Respire Fundo veio para realizar a união de situações existentes no mundo atual e de alertas, por conta do aumento de fumantes. Com a utilização desse método, o spot se tornou um instrumento fácil para a conscientização do ouvinte, pois se expressa de modo objetivo através de comparações comuns ao cotidiano de cada pessoa. Além disso, a peça publicitária apresenta-se de forma dinâmica, pois faz com que o ouvinte varie de humor no decorrer do áudio. Isso é possível pois, é trazido situações comuns de fácil identificação pelo público, dessa forma espera-se que ocorra a conscientização das pessoas para a valorização da respiração e também que haja a motivação para o tratamento de fumantes e combate ao tabagismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">HAUSMAN, Carl et al. Rádio: produção, programação e performance. São Paulo: Cengage Learning, 2011<br><br>MCLEISH, Robert. Produção de Rádio: Um guia abrangente da produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.<br><br>ORTIZ, Miguel Angel; MARCHAMALO, Jesus. Técnicas de comunicação pelo rádio: a prática radiofônica. São Paulo: Loyola, 2005.<br><br>PORTAL BRASIL- SAÚDE Tabagismo: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 100 mil pessoas tornam-se fumantes a cada dia. 2014. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude/2009/11/tabagismo1>. Acesso em: 18 out. 2016<br><br>PORTAL BRASIL- SAÚDE. Cigarro mata mais de 5 milhões de pessoas, segundo OMS. 2014. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude/2014/08/cigarro-mata-mais-de-5-milhoes-de-pessoas-segundo-oms>. Acesso em: 18 out. 2016.<br><br>REIS, Clóvis. Propaganda no rádio: os formatos de anúncio. Blumenau: EDIFURB, 2008.<br><br> </td></tr></table></body></html>