ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00335</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A esteira que transforma vidas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Vitória Filiú Nunes de Souza (Universidade Católica Dom Bosco); Letícia Dias Lanzarini (Universidade Católica Dom Bosco); Eduardo Perotto Biagi (Universidade Católica Dom Bosco); Elton Tamiozzo de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Ação, Criação, Atleta, Mizuno, Ativação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ano 2016, a disciplina de criação em propaganda II, ministrada pelo professor Eduardo Biagi, teve por objetivo apresentar a criação de uma ativação de marca. Por meio dessa disciplina, tivemos a motivação deste artigo, que tem por reflexão a criação de um trabalho, com finalidade de comunicar o projeto  Adote um Atleta da marca Mizuno. Esse projeto tem o objetivo de oportunizar contrato de patrocínio esportivo, ofertando aos atletas vencedores de corridas, vestuários, calçados, além de assessoria, nas comunidades participantes. Para tanto, seria importante que mais pessoas ajudassem no fortalecimento do programa Adote um Atleta. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ativação apresentada neste artigo é fruto da aplicabilidade do conteúdo de criação em propaganda II, ministrada no sexto semestre do curso de publicidade, no ano de 2016, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Foi nos apresentado uma atividade, em que eram solicitadas soluções para a marca Mizuno. O intuito do trabalho foi de empregar os conceitos de criação em formatos inovadores, direção de arte e redação. Mizuno é uma marca japonesa que tem foco na corrida. Líder em running performance no Brasil, é conhecida por produtos de alta qualidade e tecnologia. Desde 2012 a marca apoia um projeto social que acontece nas comunidades carentes do Rio de Janeiro: o Braços Abertos - que promove um calendário de corridas e atividades de capacitação profissional. É uma ferramenta poderosa de pacificação e de transformação social nessas comunidades. Nos últimos anos, a adesão vem aumentando e atualmente mais de mil pessoas participam de cada evento. Como apoiadora, Mizuno criou o programa  Adote um Atleta , um prêmio entregue aos atletas participantes do  Braços Abertos , que consiste em um contrato de patrocínio esportivo, com assessoria e fornecimento de roupas e calçados para o atleta se desenvolver. O objetivo é criar oportunidades de desenvolvimento pessoal por meio do esporte. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste artigo é apresentar a criação de uma ativação de marca que promove o programa  Adote um Atleta que a Mizuno apoia criou como patrocinadora do evento intitulado  Braços Abertos . O objetivo principal da peça é fazer com que os praticantes de corrida saibam da iniciativa  Adote um atleta da Mizuno e também aumentar o número de atletas apoiados por meio de doações de consumidores de fora das comunidades. O programa já recebe ajuda dentro das comunidades em que as corridas são organizadas, mas são pouco conhecidos de outros praticantes de corridas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A justificativa de se fazer uma ativação de marca em vez de uma campanha tradicional vem do público-alvo pretendido pela marca: consumidores Mizuno - Atletas ou apaixonados pelo mundo da corrida e que pertencem às classes sociais A e B. A comunicação também deveria abordar uma temática de difícil explicação na mídia tradicional sendo que a ideia geral do sentido da criação era guiada pelas frases:  Mizuno acredita que a corrida tem um poder transformador. Doe e ajude a transformar mais vidas . Como o pedido de trabalho não especificava um formato, a partir disso, foi pensada em uma iniciativa que não era parte de uma mídia convencional. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a apresentação, realizamos a leitura do briefing e seguimos as orientações para esclarecimento de dúvidas com o professor. Segundo Bertomeu (2002), briefing estabelece que o  foco que é a mensagem deve seguir: (...) Podemos identificar algumas características que se repetem: o documento é padronizado nas agências e serve à empresa prestadora de serviços de criação e produção de propaganda. Trata-se de um documento centralizador e abrangente em termos de informações gerais, e pode ser considerado um aglutinador de informações entre todos os profissionais e áreas envolvidas. No cabeçalho aparecem informações como: data do documento, número do trabalho, destinatário, emitente, cliente, classificação, produto, campanha, verba máxima, prazo solicitado e prazo previsto. O cabeçalho é repetido em todas as páginas do briefing (BERTOMEU, 2002, p. 30 - 36). Dessa forma, podemos refletir sobre nosso projeto, a respeito de algumas características que se repetem, demostrando assim como o documento é padronizado. As informações apresentadas no briefing eram de que a Mizuno tem foco na corrida. Para Sampaio (2003), os objetivos de comunicação são aqueles que solucionam um problema de imagem da marca, como quem atingir, quantos atingir, o que comunicar, que atitude/resposta se deseja motivar a curto e a longo prazo. Essa comunicação da marca Mizuno com o público, fica mais forte a partir de 2012, pois a marca começa a apoiar um projeto social que acontece nas comunidades carentes do Rio de Janeiro chamado Braços Abertos. Esse projeto, tem por objetivo promover calendários de corridas e também atividades voltadas para capacitação profissional. Segundo Corrêa (2006), os objetivos devem ser definidos para responder ao problema identificado, o qual deverá ser solucionado pela campanha. Cada objetivo deve ser escrito de forma clara e precisa, evitando-se o óbvio genérico, tal como: o objetivo é divulgar de forma inovadora e criativa, pois é claro que qualquer tipo de comunicação tem de divulgar alguma coisa e ser criativa ao mesmo tempo. Podemos dizer que a marca ao apoiar projetos sociais se torna uma ferramenta poderosa de transformação social, nas comunidades mais carentes, pois a comunidade vê na marca oportunidades de desenvolvimento pessoal por meio do esporte. Ainda citando Corrêa (2006), ele nos apresentou alguns exemplos para obter o top of mind da marca, para conseguir um elevado recall, além de construir, sustentar ou consolidar a imagem da marca, reposicionar o produto ou serviço, comunicar um novo tamanho, conquistar um novo público, fidelizar clientes antigos, trabalhar com endomarketing entre outros. A marca Mizuno, conseguiu estar no top of mind quando criou o programa  Adote um Atleta , pois, esse programa oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal por meio do esporte e ao mesmo tempo conquistou um novo público, fidelizou clientes antigos e consolidou a imagem da marca. Segundo Sant anna, (2001), A propaganda deve funcionar no reforço de atitudes e comportamentos já existentes, ou no estímulo das pessoas que se acham predispostos a agir de maneira determinada (...). É necessário que se tenha a resposta a esta pergunta: Especificamente, o que devemos comunicar a quem?(...) Estabelecendo-se um objetivo consegue-se que todos os olhos se dirijam para o mesmo alvo. (SANT`ANNA, 2001, p. 83). Nesse sentido, quando a marca Mizuno, cria o programa  Adote um Atleta , todos os olhos se voltam para uma solução diferenciada, um olhar mais apurado e que pudesse traduzir o conceito de líder de corridas de performance no Brasil.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após definida a nossa estratégia de criação, a criação de Board de ativação, foi chegada a hora de colocá-la em prática. O projeto devia angariar novos colaboradores e assim criamos a: Esteira Mizuno. A esteira que transforma vidas. A ideia da campanha consiste em colocarmos uma esteira personalizada da Mizuno devidamente identificada dentro das academias participantes. Ao aceitar participar da campanha, o aluno precisa subir na esteira e se conectar ao aplicativo Mizuno Coach que automaticamente começa a contar a distância percorrida por ele. O participante desta campanha de divulgação do projeto Mizuno tem que ser aluno da academia. Faz-se necessário, pois o valor revertido para o projeto  adote um atleta estará vinculado ao valor integral da mensalidade. A mecânica do desconto seria, a cada quilômetro será descontado uma parcela da mensalidade com um valor proporcional a distância percorrida, sendo não cumulativa. A Mizuno ainda faria uma premiação aos alunos participantes da ação e que estivessem entre os que mais quilômetros percorreram durante o período da campanha. Para isso, os alunos seriam organizados também também em um ranking geral, em que as academias integrantes da campanha mostrarão os dez primeiros colocados que concorreriam a prêmios, que vão desde um par de meias até um tênis da marca Mizuno. O resultado dessa competição será transmitido nas televisões das academias que adquiriram ao projeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Os conteúdos aprendidos na disciplina de criação em propaganda II, foram de grande serventia as pesquisadoras, pois nos ofereceu suporte de criação e redação para elaboração da ação de ativação da marca e fez entender que formatos diferenciados é uma forma de comunicação muito eficiente e que ainda precisa ser melhor explorada. Com esse trabalho o grupo pode ainda aprimorar tanto os conhecimento teóricos, pois foi obrigado a aprofundar as pesquisas bibliográficas, quanto a aplicação prática de conteúdos vistos na disciplina. Essa comunicação, fica em torno de conquista de mais pessoas ao interesse de um único projeto, projeto este aqui chamado  Adote um Atleta , este projeto, tem apoio da marca Mizuno. Essa marca, consiste em contrato de patrocínio esportivos, oferecendo aos atletas vencedores de corridas, vestuários, calçados, além de assessoria, em comunidades participantes. Além do aspecto acadêmico, foi necessário a divisão de funções e a comunicação interpessoal lidando com problemas e divergências de opiniões melhorando os nossos aspectos profissionais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na propaganda impressa. São Paulo: Futura, 2002 <br><br>CORRÊA, H. L.; Corrêa, C. A. Administração de produção e operações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.<br><br>SAMPAIO, Rafael. Marcas de A a Z. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. <br><br>SANT´ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. <br><br> </td></tr></table></body></html>