INSCRIÇÃO: 00343
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT02
 
TÍTULO: Transação penal
 
AUTORES: francielle mesquita de sousa (Universidade do Estado do Mato Grosso); Lucas Ramos Alencar ARAÚJO (Universidade do Estado do Mato Grosso); Daniela Ferri MEINERZ (Universidade do Estado do Mato Grosso); Thays Aguiar SOARES (Universidade do Estado do Mato Grosso); Cristiano Andrade de Freitas BAPTISTELLA (Universidade do Estado do Mato Grosso); Eveline BAPTISTELLA (Universidade do Estado do Mato Grosso)
 
PALAVRAS-CHAVE: TV, audiovisual, cidadania, produção laboratorial em TV,
 
RESUMO
Este trabalho apresenta o programa laboratorial TV Verde Araguaia, produzido por alunos do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT no âmbito da disciplina de Telejornalismo II e do projeto de extensão TV Verde Araguaia, com enfoque voltado para as temáticas de meio ambiente e cidadania. Neste relato, apresentamos uma edição especial, feita para a TV do Ministério Público do Estado de Mato Grosso – MPE/MT sobre transação penal e discutimos a experiência de produção audiovisual no curso de Jornalismo, a partir de uma TV disponibilizada em canais na web e que busca promover o seu papel informativo com temas voltados a cidadania para contribuir com o desenvolvimento social.
 
INTRODUÇÃO
A TV Verde Araguaia foi criada pela aluna Suelen Alencar no ano de 2014 em seu último período acadêmico do curso de comunicação social com habilitação em jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. O projeto nasceu para ser produto do campo de estágio da acadêmica, como um programa de TV para internet com pautas sobre cultura. No entanto, devido às características de Alto Araguaia, cidade do interior de Mato Grosso no qual o curso está localizado, acabou optando por tratar da questão ambiental na região. Em 2015, o programa foi absorvido pelas disciplinas de Telejornalismo II e III e passou por uma reformulação que buscou a articulação entre meio ambiente e cidadania. Em 2016, passou a ser também um projeto de extensão, com bolsistas que atuam de forma fixa na divulgação institucional do projeto e na produção de eventos de qualificação/formação enquanto os discentes das disciplinas atuam na produção de edições do programa na forma de rodízio.
 
OBJETIVO
GERAL Desenvolver um programa laboratorial de TV avulso que apresentasse informações sobre o que é a transação penal, como a legislação é aplicada e apresentasse uma prestação de contas a comunidade, com ênfase na conscientização e educação para a cidadania. ESPECIFICO - Informar a população sobre cidadania - Prestar contas à sociedade quanto à destinação da verba durante todo processo da Transação Penal e informar como ocorre todo o procedimento legal. - A partir da interface entre prática e teoria, estimular o aprendizado dos acadêmicos na vertente do telejornalismo, focando na cidadania.
 
JUSTIFICATIVA
O telejornalismo desenvolve conteúdos que contribuem para a formação cidadã de cada um, pois oferecer um serviço de informações e esclarecimento aos telespectadores é um trabalho desenvolvido desde a reunião de pauta para que cada produto obtenha o máximo de alcance social. Uma reportagem deve apresentar todas as discussões em torno do tema para que o telespectador possa entender a proposta que está sendo apresentada. "Por exemplo, deverá realizar a(s) entrevista(s) com pessoas indicadas pela chefia de reportagem". Na ausência de indicação ou ainda de mudança nos rumos dos acontecimentos, deverá encontrar a pessoa certa, aquela que tenha ideias condições de dizer coisas relevantes sobre o assunto. (SQUIRRA, 2004, p. 77) A TV Verde Araguaia trabalha com sugestões de pauta vindas da comunidade. No caso do programa sobre Transação Penal, a sugestão veio da Promotoria de Justiça, que enfrentava dificuldades em comunicar à população sobre o sistema de transação penal de forma clara e acessível – inclusive, havia muitas dúvidas e questionamentos sobre a forma de aplicação dos recursos. O processo de apuração demonstrou que muitas instituições da sociedade civil deixavam de ser beneficiar por falta de compreensão sobre como participar do sistema. Além disso, encontramos muitos questionamentos sobre a quantidade de projetos beneficiados e o tipo de aplicação permitida com os recursos. Assim, justificava-se a produção do programa, com o objetivo de manter a comunidade informada sobre as leis que acompanham a sociedade e como é destinada a verba no momento em que a transação é aplicada a cada indivíduo penalizado por alguma infração como uma prestação de contas à sociedade. A produção também proporcionou ao acadêmico um contato direto com a profissão, onde ele pode explorar as áreas que a profissão permite percorrer.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A edição “Transação Penal” da TV Verde Araguaia, produzida no segundo semestre de 2016 será o ponto de partida para apresentar a metodologia de trabalho do programa laboratorial TV Verde Araguaia. ਀ 4.1 REFERENCIAL TEORICO਀ A bibliografia utilizada pretendeu embasar os alunos no âmbito da produção audiovisual, desenvolvendo os conceitos de linguagem telejornalística a partir das obras de Barbeiro (2002), Paternostro (2006) e Squirra (2004). Devido à complexidade das pautas trabalhadas pelos discentes, há também uma formação teórica em jornalismo científico e ambiental (BURKETT, 1990; BUENO, 2007) que contribui para que o material produzido seja de fácil entendimento e atinja os mais variados perfis de público, já que a produção disponibilizada pela internet tem um alcance bastante amplo. ਀䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀 漀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 琀攀爀椀挀漀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀攀 琀漀搀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 椀渀琀攀爀渀愀 搀漀 瀀漀搀攀爀 樀甀搀椀挀椀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 攀氀愀 挀漀渀瘀攀爀琀攀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀猀 攀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 愀猀猀椀洀 愀搀愀瀀琀愀爀 琀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 搀愀搀漀猀 攀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀漀氀漀焀甀椀愀氀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀Ⰰ 挀漀渀挀椀猀愀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 ⠀倀䄀吀䔀刀一伀匀吀刀伀Ⰰ ㈀  㘀⤀ 挀漀洀漀 愀 瀀爀攀挀漀渀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀  ਀㐀⸀㈀ 䴀䔀吀伀䐀伀䰀伀䜀䤀䄀  A produção da TV Verde Araguaia utiliza como metodologia todas as etapas de produção de telejornalismo, como forma de preparar os alunos para a prática profissional. Inicialmente, foi feita uma reunião de pauta, que embasou uma pesquisa aprofundada sobre o tema, onde buscamos informações e métodos que permitiriam a construção do conteúdo apresentado no VT. ਀䌀漀渀昀漀爀洀攀 䈀愀爀戀攀椀爀漀 ⠀㈀  ㈀Ⰰ 瀀⸀㄀㜀㈀⤀Ⰰ ᰀ⸠⸀⸀ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀  漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 戀漀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 攀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀ᴀ⸠   倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀  戀愀猀琀愀渀琀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀搀愀 渀愀 吀嘀 嘀攀爀搀攀 䄀爀愀最甀愀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀漀搀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 挀愀搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀攀樀愀 戀攀洀 猀甀挀攀搀椀搀愀⸀   A partir da produção da pauta, a equipe de reportagem vai às ruas gravar entrevistas e colher imagens. Há ainda uma equipe responsável pela edição de texto, edição de imagens e videografismo. Os estudantes assumem estas funções de forma alternada, propiciando uma rotatividade de produção que vai desde escolha do tema até a finalização e realização do produto, onde o acadêmico pode experimentar diversos aspectos da profissão. Toda base de conhecimento utilizado só foi possível a partir do modelo de produção do telejornalismo, onde foi possível acrescentar o conhecimento teórico através das bibliografias utilizadas, somado a experiência de mercado e de docência da coordenadora do projeto. ਀㐀⸀㌀ 䴀䄀吀䔀刀䤀䄀䤀匀 Para a gravação da reportagem foi utilizada uma filmadora profissional Sony HXR-NX3. Para garantir a estabilidade das imagens foi utilizado um tripé próprio para telejornalismo, modelo e-image EI-7050. Como não dispomos de equipamento de iluminação, todas as gravações foram feitas durante o dia, em situações de luminosidade que dispensavam o uso de luz artificial. O som ambiente foi captado com o próprio microfone da câmera, enquanto para as entrevistas optou-se pelo microfone de lapela Sony USP-D16. As animações foram feitas com o software After Effects e a edição, com o programa Adobe Premiere.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ吠爀愀渀猀愀漀 倀攀渀愀氀ᴀ†猀甀爀最椀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 愀 倀爀漀洀漀琀漀爀椀愀 搀攀 䨀甀猀琀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䄀氀琀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀椀甀椀琀漀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀洀漀猀 甀洀愀 攀搀椀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 吀嘀 嘀攀爀搀攀 䄀爀愀最甀愀椀愀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀渀搀漀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 漀 焀甀攀  琀爀愀渀猀愀漀 瀀攀渀愀氀 攀 焀甀攀 琀攀洀 猀椀搀漀 昀攀椀琀漀 挀漀洀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 愀爀爀攀挀愀搀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀  伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 倀切戀氀椀挀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀Ⰰ 漀 䴀倀⼀吀嘀 攀 渀甀洀 攀瘀攀渀琀漀 焀甀攀 爀攀甀渀椀甀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀猀 挀愀渀愀椀猀 搀愀 吀嘀 嘀攀爀搀攀 䄀爀愀最甀愀椀愀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ A equipe do projeto se reuniu para resolver se a pauta seria abordada ou não. Como a TV Verde Araguaia trabalha com pautas referentes à cidadania achamos pertinente passar essa informação aos espectadores, afinal nem todo mundo conhece o assunto. Assim, a equipe fez uma reunião com o promotor de justiça para saber mais sobre o tema e decidir qual seria o enfoque da reportagem, quais aspectos deveriam ser abordados, pensando também no tempo que tínhamos para essa produção que era de duas semanas. ਀䌀椀攀渀琀攀 搀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 瀀攀氀愀猀 昀甀渀攀猀㨀 刀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 倀爀漀搀甀琀漀爀Ⰰ 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀 攀 攀搀椀琀漀爀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䌀漀洀漀 漀 琀攀洀愀 洀漀猀琀爀漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀瀀氀攀砀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 愀椀渀搀愀 猀攀 爀攀甀渀椀甀 洀愀椀猀 愀氀最甀洀愀猀 瘀攀稀攀猀 挀漀洀 愀 愀猀猀攀猀猀漀爀愀 搀愀 瀀爀漀洀漀琀漀爀椀愀 昀漀椀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 搀切瘀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 甀洀 挀甀椀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 瀀愀猀猀愀爀洀漀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀爀爀攀琀愀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀  A produção foi feita em um dia, com ajuda de contatos repassados pela Promotoria e nossa própria lista de telefones. As gravações foram marcadas para serem realizadas em dois dias. ਀䌀漀洀 琀甀搀漀 瀀爀漀渀琀漀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 猀 爀攀瀀漀爀琀攀猀 攀 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀愀爀愀 愀 爀甀愀 昀愀稀攀爀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 樀 愀最攀渀搀愀搀漀猀⸀ 倀愀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀琀椀挀愀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 漀猀 愀挀漀洀瀀愀渀栀漀甀⸀ Após as entrevistas, ainda foram necessárias mais duas saídas a compo para captação de imagens. Em telejornalismo, a preocupação é conseguir casar texto e imagem, sem que haja uma sobreposição de um com o outro, a imagem por si só dentro da televisão tem um lugar de destaque, mas o texto tem um lugar garantido, pois desde prensa de Gutemberg o texto conseguiu uma imortalidade. ਀䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 搀攀瘀攀 氀攀瘀愀爀 攀洀 挀漀渀琀愀 焀甀攀 漀 琀攀砀琀漀 漀昀昀 猀攀爀瘀椀爀 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 漀 琀攀洀愀 琀爀愀琀愀搀漀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀甀愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 攀 搀攀瘀攀爀 猀攀爀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀Ⰰ 渀愀 攀搀椀漀Ⰰ 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 洀愀渀琀攀爀 挀漀洀 愀 攀焀甀椀瀀攀 攀猀琀爀攀椀琀漀 ᰀ挠漀爀搀漀 甀洀戀椀氀椀挀愀氀ᴀⰠ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀 甀搀椀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀攀洀 愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 攀 渀漀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 愀猀 爀攀瀀椀琀愀洀⸀ ᴀ†⠀匀儀唀䤀刀刀䄀Ⰰ ㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㤀⤀ ਀䄀 椀洀愀最攀洀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 搀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 愀漀 挀栀攀最愀爀 愀 挀愀猀愀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 戀甀猀挀愀 猀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 渀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀 猀攀 漀 琀攀砀琀漀 渀漀 攀猀琀椀瘀攀爀 戀攀洀 愀洀愀爀爀愀搀漀 愀 攀氀愀猀Ⰰ 昀椀挀愀爀愀 搀椀昀挀椀氀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀戀猀漀爀瘀攀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀漀爀 挀漀洀瀀氀攀琀漀⸀ 䄀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 挀漀洀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 愀甀搀椀琀椀瘀愀 琀攀瘀攀 攀猀琀愀爀 攀洀 栀愀爀洀漀渀椀愀⸀  O programa sobre Transação Penal foi um dos mais complexos realizados pela TV Verde Araguaia, pois era preciso tratar de um assunto ligado ao universo jurídico, que é dominado por uma linguagem rebuscada e de difícil compreensão. As equipes de produção e reportagem precisaram estudar bastante o tema, conversar com os entrevistados de forma aprofundada para dominar o assunto e então construir um texto acessível e claro. Graças a esse trabalho detalhado, a etapa de edição de texto foi simples e demandou apenas um dia. Como havia muitas sonoras, a parte mais complicada foi selecionar os entrevistados e falas, já que era preciso concentrar o conteúdo no tempo máximo de 10 minutos e foram feitas cerca de 25 sonoras.਀䄀 攀搀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀椀 戀愀猀琀愀渀琀攀 琀爀愀渀焀甀椀氀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 栀愀瘀椀愀 最爀愀渀搀攀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀 挀漀洀 漀 甀猀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 渀漀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 渀攀渀栀甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 爀攀琀爀愀戀愀氀栀漀⸀  䔀渀琀爀攀 攀搀椀漀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 昀漀爀愀洀 最愀猀琀漀猀 焀甀愀琀爀漀 搀椀愀猀 攀 挀漀洀漀 愀 攀焀甀椀瀀攀 樀 攀猀琀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀稀愀搀愀 挀漀洀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 䄀昀琀攀爀 䔀昀昀攀挀琀猀Ⰰ 愀猀 愀渀椀洀愀攀猀 昀漀爀愀洀 挀漀渀挀氀甀搀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 爀瀀椀搀愀Ⰰ 瀀爀椀漀爀椀稀愀渀搀漀 甀洀 搀攀猀椀最渀 攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀猀猀攀洀 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 漀昀昀⸀  䌀漀渀挀氀甀搀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀椀挀漀甀 挀漀洀 ㄀  洀椀渀甀琀漀猀 攀 㔀㘀 猀攀最甀渀搀漀猀⸀ O material foi disponibilizado no canal da TV Verde Araguaia no You Tube.਀伀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀攀洀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 挀椀搀愀搀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀昀攀爀攀挀攀爀 甀洀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀漀猀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀  甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀甀椀搀愀搀漀 搀攀猀搀攀 愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 瀀爀漀搀甀琀漀 漀戀琀攀渀栀愀 漀 洀砀椀洀漀 搀攀 爀椀最漀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀  唀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀攀瘀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀 琀攀洀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀漀猀猀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀⸀  ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 愀搀焀甀椀爀椀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀漀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 ᰀ†吀爀愀渀猀愀漀 倀攀渀愀氀ᴀ†椀渀昀攀爀椀洀漀猀 焀甀攀 愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 倀切戀氀椀挀漀 愀最爀攀最漀甀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 昀甀渀攀猀 渀愀 爀攀愀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 唀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 切渀椀挀愀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 猀漀洀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀漀 挀椀搀愀搀漀猀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀猀 搀愀猀 氀攀最椀猀氀愀攀猀 焀甀攀 爀攀最攀洀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 愀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 漀渀搀攀 昀甀琀甀爀愀洀攀渀琀攀 瀀漀搀攀爀 猀攀爀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀渀搀漀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 攀 猀攀最甀爀愀渀愀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瘀搀攀漀 琀愀洀戀洀  甀洀愀 昀漀爀洀愀 瀀爀攀猀琀愀漀 搀攀 挀漀渀琀愀猀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 猀漀戀爀攀 漀猀 琀爀洀椀琀攀猀 樀甀搀椀挀椀愀椀猀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀洀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀昀椀洀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 氀漀挀愀椀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀