ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00369</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Produtora Colaborativa Aspas & Comunica Explica em uma websérie tutorial</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Guilherme da Silva Fernandes (Universidade Federal de Goiás); Lucas Aleixo Maia (Universidade Federal de Goiás); Lara Lima Satler (Universidade Federal de Goiás)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Aspas, Audiovisual, Tutorial, websérie, Youtube</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A websérie são episódios audiovisuais em streaming e pode tratar de uma diversidade de temas, como o tutorial, que auxilia o processo de aprendizagem por meio do audiovisual. Tecnicamente, streaming é a forma de transmissão de dados multimídia pela internet, como as webséries. A Produtora Colaborativa Aspas é um Projeto de Extensão da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC/ UFG) desenvolvido por estudantes, professores e técnicos administrativos, dentre os quais os coordenadores do Comunica Estúdio. Em 2016, a Aspas é desafiada a produzir uma websérie tutorial com o objetivo de auxiliar os usuários do Comunica Estúdio e também o público geral do seu canal no Youtube quanto aos primeiros passos de uma produção audiovisual. Contendo três episódios intitulados, Câmera, Postagem e Direção, buscando na ficção referências para seus conteúdos tutoriais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Aspas é um projeto de extensão que tem como objetivo criar um espaço de experimentação e aprendizado na área de produção audiovisual colaborativa e é direcionado tanto para alunos do curso de Publicidade e Propaganda quanto para estudantes de outras áreas da Universidade Federal de Goiás. No segundo semestre de 2016, um novo desafio surgiu quando foi apresentada aos participantes do projeto a necessidade de promover o Estúdio de RTV, o Comunica Estúdio, localizado na Faculdade Informação e Comunicação (FIC/ UFG), para toda a universidade. Pretende-se, com a produção, apresentar o Comunica Estúdio como um espaço que estimula a produção audiovisual. Portanto, a estratégia narrativa utilizada foi ensinar como iniciar produções audiovisuais, como também estimular a qualificação dos produtores e, com isso, aumentar o número de pessoas que são criadoras de conteúdo pela divulgação dos tutorais nas redes sociais e em streaming. A criação da websérie tutorial para o Comunica Estúdio se originou dentro do projeto de extensão da Aspas-Produção Colaborativa, com o objetivo de proporcionar aos estudantes participantes experimentação de novas linguagens e formatos audiovisuais, que opera nos moldes de uma produtora experimental. O desafio a ser realizado neste projeto foi o de atender às necessidades do Comunica Estúdio, espaço de produção audiovisual e fotográfico da FIC /UFG, na elaboração e produção de uma websérie tutorial, voltada não só para o público acadêmico, mas também para o público em geral. Foram realizados três episódios na primeira temporada da websérie e em cada um deles há uma série de orientações em audiovisual para uma produção profissional. Os principais desafios propostos aos participantes envolviam o aprendizado e conhecimento das técnicas e processos audiovisuais que seriam experimentados na gravação dos três episódios que compõem a websérie criada para Estúdio Comunica, por isso, o título da temporada é Comunica Explica.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Geral: - Criar a primeira temporada da websérie "Comunica Explica" que ensine elementos introdutórios de uma produção audiovisual. Específicos: - Experimentar a produção de conteúdos audiovisuais em estilo tutorial; - Produzir os episódios considerando o público interno (usuários do Comunica Estúdio) e externo (participantes do Canal Comunica no Youtube); - Planejar a apresentação de uma produção audiovisual para iniciantes, considerando técnicas de roteiro, direção, edição, etc.) em busca de soluções para elaboração e realização de produtos audiovisuais contemporâneos. - Ensinar os procedimentos básicos para o manuseio de equipamentos de audiovisual (câmera), com a finalidade de se tornarem tutoriais do estúdio;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com uma perspectiva colaborativa, a websérie é concebida, roteirizada, gravada e editada em coletivo, estimulando que os participantes assumam uma perspectiva co-participativa e co- responsável com seu processo de aprendizagem em produção audiovisual. No entanto, outros saberes estão envolvidos, como aqueles que envolvem o trabalho em equipe e a capacidade de negociação dos pontos de vista individuais. Paim (2012, p.7), conceitua coletivos como "agrupamentos de artistas ou multidisciplinares que, sob um mesmo nome, atuam propositalmente de forma conjunta, criativa, autoconsciente e não hierárquica". Nota-se que alguns termos derivam do conceito de coletivo e são utilizados com recorrência por grupos que se autodenominam coletivos tais como: horizontalidade das relações, trabalho coletivo, ambiente compartilhado, autogestão, descentralização das decisões, flexibilidade, mobilidade, nomadismo. Além disso, realizada nas dependências da Faculdade de informação e comunicação (FIC), justifica-se a existência da websérie tutorial pela capacidade de proporcionar a prática audiovisual aos co-participantes e, acima disso, o estudo sobre como ensinar audiovisualmente os primeiros passos de uma produção. Considerando o público interno à UFG, observa-se que muitos usuários procuram Comunica Estúdio somente como um lugar na universidade em que se pode obter emprestado equipamentos para realização de trabalhos de outras matérias, mas através desse projeto de web série, apresenta-se aos estudantes universitários uma nova visão do Estúdio, isto é, como um espaço de produção de tutoriais. Assim, justifica-se o experimento da websérie pela estratégia de apresentar o Comunica Estúdio como um espaço não somente para locação de equipamentos, mas também para ensinar aos interessados da comunidade acadêmica e da comunidade em geral sobre o correto funcionamento e manuseio dos mesmos, de modo que isso incentive o uso das câmeras, bem como de outros equipamentos e ferramentas a disposição no estúdio. Essa web série se apresenta também como alternativa para estudantes e público em geral que não dispõem de tempo para os cursos presenciais, pois uma vez publicada em um canal do estúdio no Youtube (BURGESS; GREEN, 2009), por exemplo, é uma opção de aprendizado. E ainda com os tutoriais disponíveis online, os interessados podem rever os episódios e procurar outros novos que abordem um novo tema de interesse. Por fim, tendo em vista que o curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas não são cursos especificamente de audiovisual, há uma pouca gama de matérias relacionadas à produção audiovisual, por isso a Aspas se apresenta como um esforço, dentro da universidade, para que os alunos interessados possam expandir suas habilidades criativas em narrativas audiovisuais, buscando ter o apoio de docentes ligados a área. Além disso, a Aspas faz uso das estruturas e dos recursos disponíveis na FIC, como a parceria com o Comunica Estúdio, a qual pressupõe uso de espaço em comum, para a instalação e produções.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Aspas, como um grupo de atividades colaborativas, todos participantes são chamados a atuar em todo o processo da produção audiovisual, desde a concepção até a edição, desde a pré- produção à pós-produção. Assim, os métodos utilizados para a concepção da websérie tutorial foram a pesquisa de conteúdo (WATTS, 1990), que realizada com um grupo representativo de usuários do Comunica Estúdio, identificou: - um perfil autodidata que ocorre em grupo, que se denominou grupodidata (SATLER, MARTINS, 2015) em função de tutoriais compartilhados online em streamings como o Youtube; - conteúdos que mais assistem em streaming (Críticas de cinema, Comédias, Gameplays, Música, Tutoriais em geral) e canais mais seguidos (Jout Jout, Maspoxavida, Omeleteve, Pipocando, Você Sabia); - além da apropriação da noção de transmídia (JENKINS, 2009) para a produção da websérie, considerando-a como um tipo de narrativa que não se repete, ou simplesmente se adaptada, em todas as mídias. Mas que as narrativas se complementam nas diversas mídias. Ou seja, as histórias se complementam em cada suporte e, ao mesmo tempo, devem fazer sentido isoladamente. Em relação à pré-produção, optou-se por definir o conteúdo em coletivo a partir das pesquisas realizadas e construir o argumento de cada episódio para depois transformá-lo em roteiro (NUNES, 2013). Para a escrita do roteiro, observa-se o paradigma dos três atos de Field (1995). Ainda na pré-produção e também na produção e pós-produção e os métodos de Roberts- Breslin (2009).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto final consiste em três episódios de uma web série para o Estúdio Comunica, sobre os processos de postagem, direção e câmera na produção audiovisual. Com a proposta de servir como um tutorial, de passo a passo de como realizar as atividades que demonstram etapas importantes do processo de utilização, desde a montagem até aspectos técnicos. No processo para realizar o produto final foi desenvolvido em cada episódio uma coleta informações do Comunica Estúdio e também de uma pesquisa de conteúdo com os públicos da produção. Realiza-se um Brainstorm em grupo, Análise das ideias e Preparação para a escrita do argumento(FIELD, 1995). Após apresentação do argumento em grupo,constrói-se um roteiro literário ou narrativo que é novamente apreciado em grupo. Para a escrita deste roteiro literário, um desafio é proposto: que haja uma referência a uma obra cinematográfica ou televisiva no episódio. Tal roteiro, sendo comentado em grupo, torna-se o roteiro técnico. O roteiro técnico estabelece a disposição e planos das câmeras e é fundamentado em no paradigma dos três atos de Field (1995). Pelo formato tutorial do vídeo, cada episódio prezou pela utilização de tomadas e planos que se adequassem melhor a cada tipo de narrativa previamente estabelecida. Segue, abaixo trechos do roteiro: Um HOMEM PRIMITIVO, caracterizado como um humano pré-histórico, com barba e cabelos desgrenhados, um pouco sujo e com roupas rústicas está agachado e observa com estranhamento uma câmera e um tripé que estão jogados no chão. ENTRA TILHA SONORA 2001  Uma Odisseia no Espaço. O HOMEM PRIMITIVO continua com o olhar fixo nos equipamentos, até que resolve tocar na câmera e afasta-se de repente assustado. Aproxima-se mais uma vez. ALTERNÂNCIA DE SHOT 3 E 4 DE ACORDO COM A BATIDA DA MÚSICA E CORTE PARA SHOT 2 CLOSE UP nas mãos e nos detalhes dos equipamentos enquanto o HOMEM PRIMITIVO manuseia. O HOMEM PRIMITIVO resolve pegar o tripé na mão, percebe que ele se abre e então coloca o equipamento "em pé", montando o tripé. A TRILHA SONORA vai chegando ao clímax, no fim da música. CÂMERA em SLOW MOTION Pegando a câmera na mão, o HOMEM PRIMITIVO percebe que o tripé serve para sustentar a câmera e encaixa a câmera no equipamento. ELE LEVANTA O EQUIPAMENTO, TILT DELE LEVANTANDO E CLOSE NO EQUIPAMENTO PLANO DETALHE no botão de ligar da câmera. O HOMEM PRIMITIVO aperta o botão e a câmera liga. PM DO HOMEM INDO COLOCAR O OLHO NA CÂMERA POINT OF VIEW do HOMEM PRIMITIVO, com a edição da imagem sugerindo que seria o que o personagem vê no "olho" da câmera. CORTA PARA o PLANO GERAL mostrando o HOMEM PRIMITIVO afastando o rosto da câmera, com uma expressão de surpresa/felicidade. A TRILHA SONORA termina. A partir da apresentação do roteiro técnico, decidiu-se sobre o planejamento da produção, que é a pré-produção, fundamentada em Rodrigues (2007), envolvendo as decisões sobre o roteiro decupado em planos, a planta baixa do set de filmagem, a decupagem de câmera, a decupagem da direção,a direção de arte, compreendendo a definição do figurino do apresentador e dos atores, do cenário, da maquiagem e outros. Decide-se sobre a direção de fotografia, incluindo o storyboard (MCKEE, 2013), que indica equipamentos mais adequados e ângulos e planos específicos para as cenas e sequências, bem como sugere o tipo de iluminação básica para cada cena. Com o planejamento detalhado em mãos, segue-se a gravação das cenas, foi realizada a etapa de pós-produção, com foco na edição do material. Considerando que a execução, raras exceções, se manteve fiel à proposta.Tendo como resultado final três episódios completos da web série do Comunica estúdio, sendo elas, DIREÇÃO, CÂMERA E POSTAGEM.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Desde a elaboração inicial da pré produção até a etapa final da pós produção do projeto, a equipe da Aspas Produção Colaborativa conseguiu realizar todos os desafios propostos de modo a atender as necessidades levantadas inicialmente pela demanda do Comunica Estúdio. O envolvimento de toda a equipe (alunos, professores e técnicos administrativos) na realização dos episódios da web série proporcionou um crescimento profissional prático acima de tudo, essencial para a complementação da formação teórica dos alunos envolvidos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BURGESS, J.; GREEN, J. Youtube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.<br><br>FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 1982.<br><br>JENKINS, Henry.Cultura da Convergência. 2. ed. .São Paulo: Aleph, 2009.<br><br>MCKEE, Robert. Story, substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro (capítulo 2, elementos da história). Arte e letra editora, Curitiba, 2013.<br><br>ROBERTS-BRESLIN, Jan. Produção de Imagem e Som. Rio de Janeiro: Elselvier, 2009.<br><br>RODRIGUES, Chris. O Cinema e a Produção. São Paulo: Lamparina, 2007.<br><br>SATLER, L. L.; MARTINS, A. F. Jogar fagulhas de produção coletiva em rede. In: Rocha, C etal (Orgs.). Anais do III Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas: Goiânia, 2014. (em:&lt; http://siimi.medialab.ufg.br/wp-ontent/uploads/2014/04/11_jogar_fagulhas.pdf&gt;. Acesso em: 11.mar.2015)<br><br>WHATTS, Harry. On Camera  O Curso de Produção de Filme e Vídeo da BBC. São Paulo: Summus, 1990.<br><br> </td></tr></table></body></html>