ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00057</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Encontro Comemorativo dos 40 anos do curso de Relações Públicas da UFAM</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;MATEUS PACHECO BRAGA EVANGELISTA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); ALBERTO MARTINIANO VIEIRA DA SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); ALEXIA TAVARES BARROS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); CATARINA ARRUDA DE MOURA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); GLEAN DE OLIVEIRA TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); GLICIANY GIRÃO DOS SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); LARISSA MEDEIROS DE ALMEIDA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); MELINA NOGUEIRA CAVALCANTE (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); MORGANA RODRIGUES DE SOUZA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); MIKAELLA GOES BOTELHO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); ALANE FERREIRA PEREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); CELIA MARIA DA SILVA CARVALHO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Encontro Comemorativo, Relações Públicas, Ufam, 40 anos, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No ano de 2017, o curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas completou 40 anos de atividade na instituição, desde a sua criação e reconhecimento no ano de 1977. Para comemorar este marco, o Encontro Comemorativo foi organizado pela Comissão Organizadora, composta pelos professores do curso, juntamente com os alunos da disciplina Gestão de Eventos, sendo realizado em três dias em que foram discutidas as perspectivas da profissão, o reconhecimento dos profissionais e a reflexão das práticas acadêmicas no Estado do Amazonas. O evento gerou resultados positivos, como produtos impressos, digitais e audiovisuais e a programação recebeu avaliação positiva pelos participantes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curso de Comunicação Social  Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas foi criado por meio da Resolução de nº. 005/77, de 21 de janeiro de 1977, do Conselho Universitário da, então, Universidade do Amazonas, e reconhecido pelo Decreto de nº. 81.087, de 21 de dezembro de 1977, da Presidência da República Federativa do Brasil. No ano de 2017, o curso completou 40 anos de atividades, reflexo da capacitação e da qualificação do seu corpo docente e do comprometimento dos discentes para o fortalecimento da profissão. Este marco foi comemorado com a realização do Encontro Comemorativo dos 40 anos do curso de Relações Públicas da Ufam, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º. de dezembro de 2017, nos auditórios Rio Negro e Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) da instituição. O evento teve, em sua constituição a comissão organizadora, como presidente a Professora Doutora Célia Maria da Silva Carvalho e composta pelos professores do curso de Relações Públicas os alunos do 6º período, da disciplina Gestão de Eventos, ministrada pela Professora Especialista Alane Ferreira Pereira, na ocasião, cerimonialista do evento. A programação contou com a presença de profissionais, docentes, professores aposentados, ex-professores, discentes e egressos da área que se reuniram para trocar experiências, refletir sobre as práticas da profissão no Estado ao longo dessas quatro décadas. A comemoração resgatou a memória institucional do curso que se construiu respeitando o tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão) e já formou profissionais de destaque no cenário local, regional, nacional e internacional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">GERAL: Comemorar os 40 anos do curso de Comunicação Social  Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas. ESPECÍFICOS: " Refletir sobre as práticas acadêmicas das Relações Públicas no Amazonas; " Proporcionar a troca de experiências entre profissionais, professores e estudantes; " Reconhecer os profissionais que se destacaram na atividade de relações públicas no Amazonas ao longo dessas quatro décadas; " Homenagear os professores aposentados e ex-professores que dedicaram parte de suas vidas à formação acadêmica de qualidade; " Proporcionar aos alunos da disciplina Gestão de Eventos a aplicabilidade dos conhecimentos obtidos em pesquisa, planejamento, execução, controle e avaliação no processo da organização de eventos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A comunicação dirigida nas organizações estabelece estratégias de comunicação para públicos específicos. É necessário, neste processo, identificar os públicos de interesse e a importância de relacionamento que deve existir com estes públicos. Para eficácia desta comunicação, o planejamento vem como etapa primordial, cumprindo de forma que atenda às necessidades e as expectativas dos receptores. É necessário que os serviços de relacionamento tenham objetivos convergentes, orientados pelos aspectos de colaboração e de aprimoramento de relevância estratégica (...). Dessas áreas de relacionamento é lícito esperar um enriquecimento das contribuições e de posicionamentos, dilatando, dessa forma, a natureza e o âmbito de suas atribuições. (FORTES e SILVA, 2011, p. 29). O evento é um instrumento importante quando se discute sobre experiências, convivência e relacionamentos diretos entre organizações com seus públicos. A relevância do evento traz uma forma de entendimento e debate sobre determinados assuntos, assim, garantindo que os públicos tomem conhecimento direto de assuntos determinados. Idealizados de forma disciplinada garantem bons resultados aos objetivos estabelecidos em planejamento prévio. Para Fortes (2011), os eventos vêm se tornando cada vez mais essenciais à vida econômica das empresas. Kunsch (2003) corrobora com a afirmativa ao salientar que "a importância da realização de um evento está, sobretudo no aproveitamento do instante, do ambiente ou da presença de pessoas, pois dessa atitude resulta a impressão final" (2003, p. 386). Alinhado a este pensamento, a realização do Encontro Comemorativo dos 40 anos do curso de Relações Públicas da Ufam apresentou-se como estratégia de reconhecimento do que o curso realizou ao longo dessas quatro décadas, refletindo no que é produzido na Universidade, respeitando o tripé ensino, pesquisa e extensão, além de conhecer as perspectivas de atuação no mercado de trabalho por meio dos profissionais, formados pelo curso, atuantes nos três principais segmentos econômico (público, privado e terceiro setor). O evento, no aspecto de Relações Públicas, como caráter estratégico, proporciona o conhecimento prático advindo do que é apresentado, em sala de aula, respeitando o arcabouço teórico sobre o tema. É necessário que ele seja visto como estratégia de relacionamento, assim, salientado como uma ação comunicacional realizada pelos alunos. O Encontro Comemorativo possibilitou a integração de professores, alunos e profissionais, como um resgate de memória institucional e reconhecimento do trabalho pioneiro da profissão de Relações Públicas na região Norte.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para que o evento se realizasse, as atividades foram desenvolvidas em conjunto com a Comissão Organizadora, presidida pela professora doutora Célia Carvalho, desde o início do ano de 2017. Houve a escolha do tipo de evento, a criação da identidade visual, o planejamento das atividades e a constituição das comissões gerais com a designação dos professores responsáveis, constituídas como: " Coordenação Operacional do Evento: supervisão, coordenação e controle das atividades desenvolvidas pela comissão organizadora. " Secretariado: gerenciamento do evento, em apoio à Coordenação. " Divulgação/Registro (Comunicação): criação da identidade visual, elaboração de materiais de divulgação (outdoor, banners, faixa, cartazes e convites), envio dos convites a pessoas interessadas, divulgação do evento nas mídias sociais do curso e da universidade, produção de releases, registro fotográfico nos dias de execução do evento e monitoramento dos registros (clipping). A identidade visual do evento foi elaborada pela aluna Polyandra Batista, da comissão de comunicação, que idealizou o conceito com base na identidade visual do curso de Relações Públicas (em formato geométrico), em que o número 40 traz as cores verdes, remetentes à Amazônia e a à imersão da Universidade neste meio, e os traços indígenas, que representam comemoração. Os alunos do 6º período, orientados pela professora Alane Ferreira, ficaram responsáveis pelas demais atividades, divididos em comissões distintas, com atribuições específicas: " Secretaria Geral: administração dos trabalhos que competem ao evento. Realizou o contato direto com todos os líderes das demais comissões para que as atividades que estavam sendo realizadas estivessem alinhadas, conforme a execução prevista no cronograma estabelecido pela comissão organizadora. Além disso, ficou responsável pelo processo de inscrições online e off-line, além da emissão de certificados digitais ao final do evento. " Comissão de Recepção: apoio aos convidados do evento, sonorização ambiente e som ao vivo (voz e violão), preparação dos itens a serem disponibilizados no coffee break, coquetel e estruturação dos espaços. " Comissão Financeira: gestão das finanças, custos, busca de orçamentos, pagamento dos fornecedores e busca por patrocínios, com elaboração de planilha de custos atualizada e relatório final de gastos. " Comissão de Cerimonial: elaboração do roteiro do evento, nominatas, supervisão e avaliação dos locais de execução do evento, bem como seus materiais, elaboração de check-list dos materiais necessários, ornamentação e por eventuais mudanças na programação e acompanhamento junto ao cerimonial oficial da reitoria da Ufam. " Comissão de Avaliação: elaboração de pesquisas de opinião a serem aplicadas com o público presente no evento, em todos os seus níveis, para avaliação geral do mesmo, garantindo a visão do andamento do evento, com base nos resultados coletados. Para o melhor desenvolvimento e controle das atividades, no período pré-evento, eram realizadas reuniões com a comissão organizadora em periodicidade quinzenal, e com os alunos das demais comissões, semanalmente em sala de aula. Além disso, era feito contato por meio de grupos em aplicativos mensageiros para qualquer eventualidade emergencial. Ao final do último dia de evento, foi realizada uma reunião de avaliação das atividades de cada comissão, em que foram expostas as dificuldades, as mudanças e o conceito dado a cada atividade realizada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Encontro Comemorativo foi planejado a partir da concepção da Comissão Organizadora, constituída por meio de portaria da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), em que os professores relacionados ficariam responsáveis pela elaboração do evento. Sob a presidência da professora Célia Carvalho, a ideia de construção do evento se deu em característica técnico-científica, com a realização de um Simpósio, que, segundo Fortes e Silva (2011), é um evento destinado a uma audiência selecionada e caracterizado pela apresentação, por especialistas, de um tema geral de grande interesse, dividido em subtemas. Seu objetivo final é trocar informações e tomar decisões. (FORTES e SILVA, 2011, p. 229). Porém, com a ideia construída em torno das atividades propostas, viu-se a necessidade de proceder a mudança da tipologia do evento que, de forma abrangente, congregasse o real objetivo da realização deste marco comemorativo. Então, decidiu-se pela característica de Encontro, que "(...) pode ser considerado um evento de caráter informal (...) de pessoas de uma categoria profissional para debater temas antagônicos, apresentado por representantes de grupos". (FORTES e SILVA, 2011, p. 218). Com este aspecto definido, foi levado em consideração demais pontos como os de localização, data, horário, disponibilidade dos auditórios e quantidade de atividades a serem realizadas. Assim, o evento foi marcado para ocorrer nos dias 29, 30 de novembro e 1º. de dezembro de 2017, ocorreu concomitantemente ao encerramento do semestre letivo, no qual o evento encerraria o cronograma semestral do curso de Relações Públicas da Ufam, e antecipou a comemoração ao Dia Nacional das Relações Públicas, celebrada no dia 2 de dezembro. A programação foi idealizada de forma que este momento para o curso ficasse marcado de forma concreta, com produções que refletissem as comemorações e resgatassem a memória institucional do curso de Relações Públicas, mostrando-o como agente reconhecido na formação de profissionais no estado do Amazonas e na região Norte. Realizada durante o turno matutino, para que todos os públicos de interesse pudessem participar de forma efetiva, a programação foi dividida nos três dias, de acordo com as atividades definidas em reunião pela comissão. As inscrições foram disponibilizadas na plataforma Even3 (https://www.even3.com.br/40anosrpufam) onde se tinha acesso à programação, aos convidados do evento e ao próprio link da inscrição. Os processos de divulgação e registro foram feitos por meio das mídias sociais do curso de Relações Públicas (Facebook e Instagram) e no site da Universidade. Foi criado um evento na fan page do curso de Relações Públicas, em que foram realizadas a promoção de teasers com fatos que aconteceram nos últimos 40 anos, com o conceito da cultura pop envolvida nas produções, as informações sobre a programação e a cobertura ao vivo dos três dias de realização do evento. No Instagram, as ferramentas de stories e lives foram utilizadas para o acompanhamento do público que não pode comparecer ao evento. Dentro das atividades definidas, o evento contou com lançamentos e apresentações de produtos de comunicação (impressos, digitais e audiovisual) que foram desenvolvidos ao longo do ano de 2017, por todos os períodos do curso, além de uma produção em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Os seguintes produtos foram lançados: " Museu Virtual do curso de Relações Públicas da Ufam; " Site institucional do curso de Relações Públicas da Ufam; " Revista Institucional "Em Cartaz"; " Revista Científica "Conexões" " Documentário "40 anos de caminhada"; " Selo Comemorativo aos 40 anos do curso de Relações Públicas. O evento dispôs de equipe de avaliação que realizaram pesquisas de opinião com os participantes do evento que avaliaram as atividades, bem como o trabalho que estava sendo desenvolvido para a sua execução. Assim, teve-se um resultado bastante positivo, segundo a opinião dos partícipes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A realização deste Encontro Comemorativo é um marco para a história das Relações Públicas no estado do Amazonas. O mérito da construção dá-se ao fato de reconhecer a contribuição que o curso oferece à nossa Região, entregando à sociedade profissionais capacitados e com reconhecimento local, regional, nacional e internacional. Assim também, poder apreciar e reconhecer os frutos que são produzidos no âmbito da Universidade, como esforço coletivo dos docentes e discentes do curso de Relações Públicas da Ufam. O resgate da memória institucional é de relevância para qualquer organização, quando este momento se torna necessário para conhecer o que foi feito para chegar em momento onde encontra-se um curso com novas perspectivas de atuação dentro da Universidade. Os objetivos propostos para a realização desta comemoração foram alcançados, proporcionando benefícios para todos aqueles que constroem a história das Relações Públicas na Região. Além disso, na perspectiva da disciplina Gestão de Eventos, a atividade possibilitou que os alunos pudessem participar, ativamente, da construção de um evento em todas as perspectivas. Mesmo com as atividades pré-definidas pela comissão organizadora, os alunos puderam colocar em prática todas as etapas da construção do evento: desde a constituição de comissões para realização das atividades, a elaboração dos materiais até a avaliação pós-evento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CESCA, Cleuza G. G. Organização de eventos: manual para o planejamento e execução. São Paulo: Summus, 1997.<br><br>FORTES, Waldyr Gutierrez; SILVA, Mariângela Benine Ramos. Eventos: estratégias de planejamento e execução. São Paulo: Summus, 2011.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Khroling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4 ed. rev. São Paulo: Summus, 2003.<br><br> </td></tr></table></body></html>