INSCRIÇÃO: 00081
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT06
 
TÍTULO: Amazoom: Agência de comunicação, pesquisa, arte e cultura na Amazônia e Caribe
 
AUTORES: Bryan Chrystian da Costa Araujo (Universidade Federal de Roraima); Vilso Junior Chierentin Santi (Universidade Federal de Roraima); Kendria de Sousa Cavalcante (Universidade Federal de Roraima)
 
PALAVRAS-CHAVE: Blog, Cultura, Comunicação, Amazônia, Caribe
 
RESUMO
O Amazoom é um blog de comunicação e pesquisa que atua na promoção da cultura, diversidade e ciência na Amazônia e Caribe. A plataforma utiliza o ciberespaço e as ferramentas do webjornalismo como forma de veiculação dos conteúdos e abarca a diversidade das expressões culturais dessa região em suas numerosas condições: usos sociais, apropriações, políticas, práticas, técnicas e metodologias. O blog foi idealizado como um espaço online que tem finalidade de fomentar a produção de conhecimento cultural amazônico, caribenho e latino-americano. O projeto transcende trabalhos anteriores realizados em comunicação apresentando, além das produções jornalísticas convencionais, narrativas culturais transdisciplinares: informativas, artísticas, fotográficas, cinematográficas, literárias, científicas e educacionais.
 
INTRODUÇÃO
O Amazoom é um projeto de comunicação e pesquisa desenvolvido no ano de 2017 pelos alunos das disciplinas do Curso de Comunicação Social - Jornalismo em parceria com os discentes, docentes e pesquisadores do grupo de pesquisa e extensão Observatório Cultural da Amazônia e Caribe da Universidade Federal de Roraima - UFRR.਀䄀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 瀀漀猀猀甀攀洀 愀 瀀爀攀琀攀渀猀漀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 攀 挀漀氀攀琀椀瘀椀稀愀爀 洀愀琀攀爀椀愀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 攀 琀爀愀渀猀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 愀挀攀爀挀愀 搀漀猀 攀猀瀀愀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 瀀攀爀琀攀渀挀攀渀琀攀猀 猀 爀攀最椀攀猀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 攀 搀漀 䌀愀爀椀戀攀⸀ 䔀Ⰰ 搀愀 洀攀猀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 昀甀渀挀椀漀渀愀爀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀漀 䌀甀爀猀漀⸀ Utilizando os recursos disponíveis no Ciberespaço, a equipe criou uma plataforma digital que permite a participação do internauta nas notícias publicadas, além da interação com as redes sociais. Para isso, a página dispõe de diversos espaços integrados aos meios digitais visando ampliar seu contato com a recepção, expansão, divulgação e democratização de seu conteúdo. Por conseguinte, os consecutivos movimentos interacionais dos usuários com os produtos jornalísticos do site oportunizam a ressignificação de suas representações culturais acerca de ambas as regiões (HALL, 2003 apud SANTI, 2009).਀䄀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 戀氀漀最 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 挀漀渀昀爀漀渀琀漀 挀漀洀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀愀 洀搀椀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀渀搀漀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 挀愀洀瀀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 攀 焀甀攀 爀攀猀瀀攀椀琀攀 攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀攀 愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 搀漀猀 瀀漀瘀漀猀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀 漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀最椀渀愀 瀀漀猀猀甀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 猀甀愀 昀漀爀愀 搀攀 愀瀀漀椀漀 愀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀ Entre os materiais já produzidos pelo grupo encontram-se artigos científicos, livros, notícias, vídeos, galeria de fotografias e documentários que efetivam a promoção e reconstrução da individualidade das expressões culturais das regiões relacionadas à constante produção e experimentação de conhecimento em comunicação.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 戀氀漀最 䄀洀愀稀漀漀洀 琀洀 挀漀洀漀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 爀攀搀攀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀愀 漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀椀猀琀攀洀愀琀椀稀愀漀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀漀 攀 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 攀 䌀愀爀椀戀攀⸀ O projeto trabalha na perspectiva da pluralidade de enfoques para a produção de conhecimento em diversas áreas como: arte, cinema, literatura e educação. Desenvolve pesquisas multidisciplinares e multi-institucionais sobre as mais diversas questões e problemas relacionados à valorização, reconhecimento e promoção da diversidade das expressões culturais em suas múltiplas dimensões: usos sociais, apropriações, políticas, práticas, técnicas e metodologias.਀䴀漀氀搀愀渀搀漀 愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 渀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀 ⠀䰀준嘀夀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⤀ 愀爀焀甀椀琀攀琀愀洀漀猀 甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 挀愀瀀愀稀 搀攀 攀砀瀀愀渀搀椀爀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 爀攀搀攀 洀甀渀搀椀愀氀 搀攀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀 攀 搀椀昀甀渀搀椀爀 愀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 漀 瀀漀爀琀愀氀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 愀 昀椀洀 搀攀 猀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀爀 挀漀洀漀 甀洀 挀愀洀瀀漀 搀攀 洀攀搀椀愀漀Ⰰ 挀漀渀昀椀最甀爀愀渀搀漀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀猀 搀愀 爀攀挀攀瀀漀 攀 椀渀琀攀最爀愀渀搀漀 猀攀甀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 ⠀匀䄀一吀䤀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀⸀ 匀攀最甀攀 漀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀 愀挀漀爀搀愀搀漀 瀀漀爀 吀栀漀洀瀀猀漀渀 ⠀㄀㤀㤀㠀⤀ 猀攀最甀渀搀漀 漀 焀甀愀氀 愀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 ᰀ漠猀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀 昀愀戀爀椀挀愀洀 琀攀椀愀猀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 猀椀 洀攀猀洀漀猀ᴀ†⠀吀䠀伀䴀倀匀伀一Ⰰ ㄀㤀㤀㠀Ⰰ 瀀⸀㈀ ⤀⸀
 
JUSTIFICATIVA
O Amazoom se apresenta como uma rede de comunicação digital, plataforma de fomento, integração e experimentação de conteúdo comunicacional sobre as amplas manifestações socioculturais da Amazônia e Caribe. ਀䄀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀漀爀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ጀ†䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 攀洀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀㬀 瀀漀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 搀攀搀椀挀愀搀漀猀  椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 搀攀 琀攀洀琀椀挀愀猀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 爀攀最椀漀渀愀氀㬀 攀Ⰰ 瀀漀爀 搀漀挀攀渀琀攀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 刀漀爀愀椀洀愀 搀椀猀瀀漀猀琀漀猀 愀 漀爀椀攀渀琀愀爀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 猀椀猀琀攀洀愀琀椀稀愀漀 攀 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀漀 搀漀猀 搀攀戀愀琀攀猀 氀攀瘀愀渀琀愀搀漀猀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀⸀  A falta de meios de produção, veiculação e experimentação jornalística e científica na e sobre a região amazônica e caribenha, no curso de Jornalismo da UFRR ou na imprensa do estado de Roraima, explicitam a necessidade de desenvolvimento de um produto capaz de dispor e estender o acesso da sociedade, tornar as pesquisas acadêmicas acessíveis e atender o formato transmidiático das distintas disciplinas do curso.਀䐀攀猀琀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀甀爀最攀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀猀 挀愀洀瀀漀猀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 搀攀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 挀爀攀猀挀攀爀 攀 琀漀爀渀愀爀ⴀ猀攀 甀洀愀 昀漀渀琀攀 猀漀戀爀攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 搀愀猀 爀攀最椀攀猀 攀 愀最爀攀最愀爀 渀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 愀椀渀搀愀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀  䌀漀洀漀 猀甀最攀爀攀 䔀搀甀愀爀搀漀 䴀攀搀椀琀猀挀栀Ⰰ ∀攀渀昀爀攀渀琀愀爀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀猀攀爀瘀愀搀漀爀 挀漀洀 愀 洀攀猀洀愀 攀昀椀挀椀渀挀椀愀 搀攀氀攀 瀀愀猀猀愀 瀀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀爀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀  樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀∀ ⠀䴀䔀䐀䤀吀匀䌀䠀Ⰰ ㄀㤀㤀㈀Ⰰ 瀀⸀㌀㌀⤀⸀ Pensado como um portal apropriado para reunir, organizar, divulgar e coletivizar informações culturais, a plataforma associa-se e integra-se a outros veículos digitais e redes sociais de viés semelhante, tencionando a expansão do seu alcance e maior interação com a recepção. O projeto oportuniza o acesso do material para outros meios jornalísticos, assegurando que o conteúdo seja disponibilizado para pessoas ainda não inseridas nos processos digitais do ciberespaço. Dessa maneira, a proposta corrobora com a interpretação de Canavilhas (2001) quanto à compreensão da notícia como um ponto de partida para ascensão de diálogos entre comunicação e sociedade.਀伀甀琀爀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 愀 挀漀氀攀琀椀瘀椀稀愀漀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 瀀漀爀琀愀氀Ⰰ 猀漀 愀猀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀 愀 挀甀氀琀甀爀愀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 椀洀瀀氀愀渀琀愀漀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 愀 攀焀甀椀瀀攀 爀攀挀攀戀攀甀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 猀漀氀椀挀椀琀愀攀猀 搀攀 猀甀瀀漀爀琀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀洀漀漀 搀攀 椀渀挀椀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀愀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 猀漀挀椀愀椀猀 攀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀漀愀 嘀椀猀琀愀⸀ Em 2017, o Amazoom apoiou três projetos distintos: a gravação e acompanhamento do show de lançamento da música “Somos Todos Hermanos” do cantor Neuber Uchôa – um manifesto humanitário em apoio ao acolhimento e causas dos migrantes venezuelanos alocados no estado de Roraima; a “Oficina para Jovens Jornalistas Sobre Direitos Humanos, Migração e Refúgio” em parceria com as ONGs Conectas Direitos Humanos e ACNUR destinada aos acadêmicos de Jornalismo; e a cobertura e assessoria comunicacional do evento “IV Grafita Roraima”.਀䤀猀琀漀 瀀漀猀琀漀Ⰰ 漀 戀氀漀最 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀 挀愀洀瀀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀搀漀爀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀猀 洀愀椀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀愀猀 爀攀最椀攀猀 愀洀愀稀渀椀挀愀猀 攀 挀愀爀椀戀攀渀栀愀猀⸀ 䔀Ⰰ 氀漀最漀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 攀 琀漀爀渀愀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀猀琀愀猀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 攀洀 猀攀甀 瀀爀瀀爀椀漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ O projeto configura-se por sua integração constante com outros meios e mídias, produção de construtos culturais transdisciplinares, sua mediação de conteúdo e plataformas para melhor conexão entre os agentes envolvidos no processo comunicativo (SANTI, 2016), seu espaço para pesquisas e investigações científicas, além das constantes atividades de aprendizagem jornalística dos discentes de comunicação quanto à significação e ressignificação do material trabalhado.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 戀氀漀最  昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ⴀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 漀甀琀爀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 刀漀爀愀椀洀愀 ⴀ 唀䘀刀刀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 挀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀猀 愀甀氀愀猀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 洀愀琀爀椀挀甀氀愀搀漀猀 猀漀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀Ⰰ 甀搀椀漀猀 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀 瀀甀戀氀椀挀愀漀⸀ Contudo, os materiais publicados na página não se resumem ao trabalho realizado durante as classes de experimentação em jornalismo. Em reuniões presenciais realizadas semanalmente, os integrantes discutem e apontam as temáticas e abordagens que devem ser consideradas para a produção e publicação seguindo o escopo adotado pelo portal.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 渀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 猀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀猀 挀甀爀愀搀漀爀椀愀猀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀猀 愀猀 挀氀愀猀猀攀猀Ⰰ 攀猀琀愀 漀挀漀爀爀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 愀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 漀猀 昀攀渀洀攀渀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 攀 搀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 搀愀 挀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀 ⠀䰀준嘀夀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⤀ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀  瀀爀漀洀漀漀 攀 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀爀琀攀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 渀愀猀 爀攀最椀攀猀 愀洀愀稀渀椀挀愀 攀 挀愀爀椀戀攀渀栀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀渀搀漀 漀猀 琀攀洀愀猀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀洀⸀ A produção gerada nas disciplinas de experimentação se distinguem de acordo com as características e critérios das mesmas, desta maneira podemos estabelecer uma maior segmentação de produtos midiáticos. Como exemplo, as redes sociais virtuais do portal possuem conteúdo próprio e muito mais dinâmico do que o propriamente publicado na plataforma. As redes virtuais, nesse caso, são importantes ferramentas para estabelecer a conexão com os usuários, além de promover a divulgação do blog de forma gratuita e contínua – uma divulgação muito mais eficaz do que a promovida pelos provedores de pesquisa. Como evidencia Ferrari (2015, p.21) “Hoje, o provedor não importa, o que importa é achar o que procuro e ser achado nas redes sociais”.਀䄀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀 爀攀挀攀戀攀洀漀猀 甀洀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 漀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀搀椀愀猀 焀甀攀 漀 椀渀琀攀最爀愀洀⸀ 䄀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 挀栀攀最愀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀挀攀猀猀愀渀琀攀⸀ 䔀猀琀攀猀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀攀渀琀攀 搀椀猀瀀漀猀琀漀猀 愀 搀椀愀氀漀最愀爀 猀漀戀爀攀 愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀爀 挀爀琀椀挀愀猀 攀 昀愀稀攀爀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀 愀椀渀搀愀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀⸀ Por conseguinte, estabelecemos nas turmas do Curso de Comunicação dinâmicas de resposta e avaliação das sugestões de pautas enviadas pelos usuários. A interatividade entre produtor, produto e consumidor diferencia o blog das mídias tradicionais e o enquadra dentro de uma das principais características do webjornalismo. A caixa de comentários e os espaços de contato presentes no site também permitem à recepção uma resposta direta acerca do material encontrado, a presença destas ferramentas nos portais de notícia permite ao usuário, agora mais do que nunca, sentir-se parte da atividade jornalística (PALACIOS, 2002).਀䄀 挀漀渀攀砀漀 攀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀最椀渀愀猀  漀甀琀爀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 焀甀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 愀攀猀 搀漀猀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀 瀀愀猀猀攀洀 愀 挀漀洀瀀漀爀 漀 猀椀琀攀 攀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 椀渀挀椀琀愀爀 漀 椀渀琀攀爀挀洀戀椀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 攀渀琀爀攀 瀀漀爀琀愀椀猀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 洀愀椀漀爀 搀椀瘀甀氀最愀漀 攀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀愀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 䄀洀愀稀漀漀洀⸀  Um exemplo de integração de conteúdo é o site “Somos Migrantes”, cuja editora é acadêmica do curso de jornalismo e sua produção se divide entre ambos os portais. Como o material do “Somos Migrantes” segue o escopo sociocultural proposto pelo Amazoom a produção se intercala e se conecta, seguindo a dinâmica de hipertextualidade – outra característica importante do webjornalismo.਀䄀 洀甀氀琀椀洀椀搀椀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀最椀渀愀 攀 猀甀愀 挀漀渀攀砀漀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀 瀀漀爀琀愀椀猀 猀漀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀 搀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀Ⰰ 搀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀Ⰰ 攀砀瀀愀渀搀椀搀漀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 攀 挀爀椀愀渀搀漀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 攀洀 愀洀瀀氀愀猀 爀攀搀攀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀氀挀愀渀愀爀 甀洀 最爀愀渀搀攀 攀 搀椀瘀攀爀猀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ Os vídeos feitos nas disciplinas de telejornalismo são utilizados tanto no canal do Youtube vinculado a plataforma, quanto pelos telejornais da imprensa tradicional do Estado e regiões. Com pequenas adaptações podem ainda ser usados no Instagram, Facebook ou Twitter. O mesmo se repete com os áudios utilizados em podcats ou em rádios e textos encontrados no blog transpostos para os jornais impressos e revistas. Como uma página integrada e multimídia o blog, permite o surgimento e posterior adaptação de seu conteúdo visando, sobretudo, a democratização da informação de qualidade. ਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 倀攀猀焀甀椀猀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䴀搀椀愀 搀攀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀  愀 洀搀椀愀 猀漀挀椀愀氀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀 ⠀㠀㌀─⤀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀 瀀攀氀漀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀 ⠀㔀㠀─⤀ 攀 夀漀甀琀甀戀攀 ⠀㄀㜀─⤀⸀ 䔀猀猀攀猀 搀愀搀漀猀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀洀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀漀 甀洀 最爀愀渀搀攀 挀愀洀椀渀栀漀 攀渀琀爀攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 攀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ O blog foi hospedado no provedor WIX, em razão de ser um portal que permite a criação de domínio próprio, ser intuitivo e de fácil manejo, além de dispor de ferramentas que facilitam e flexibilizam a adaptação e criação de um espaço virtual interativo, permitindo a inserção de características padrões e inerentes ao exercício do ciberjornalismo. Estas caraterísticas transpostas para o projeto são: hipertextualidade, multimidialidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS et al, 2014).਀伀 最爀甀瀀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀漀甀 漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀 挀漀洀漀 漀 洀攀椀漀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 猀甀愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 洀甀椀琀漀 洀愀椀漀爀 挀漀洀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 瀀切戀氀椀挀漀猀 樀漀瘀攀渀猀Ⰰ 愀 昀挀椀氀 愀搀愀瀀琀愀漀 瀀愀爀愀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀 攀 猀甀愀 爀瀀椀搀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀愀渀猀漀⸀ 䔀Ⰰ 攀洀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀 搀漀 洀攀椀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 漀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀挀攀瀀漀 攀 猀甀愀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 渀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 攀洀 漀甀琀爀愀猀 洀搀椀愀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀洀漀猀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 䨀攀渀欀椀渀猀 ⠀㈀  㤀⸀ 瀀⸀ ㈀㤀⤀⸀ 猀漀戀爀攀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 挀漀洀漀 甀洀 攀猀瀀愀漀 渀漀 焀甀愀氀 ᰀ漠 瀀漀搀攀爀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 搀攀 洀搀椀愀 攀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 椀渀琀攀爀愀最攀洀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀猀 椀洀瀀爀攀瘀椀猀瘀攀椀猀ᴀ⸠ A partir dos estudos desenvolvidos nas disciplinas de experimentação atreladas aos métodos e teorias aprofundadas em salas de aula, assim como os debates propostos no grupo de pesquisa, o Amazoom estabelece estratégias de confronto com a abordagem da mídia tradicional, identificando a possibilidade de reconstruir um espaço de comunicação com artigos, reportagens e notícias, além dos conteúdos próprios e característicos de outras redes capazes de democratizar, evidenciar e solidificar a pluralidade inerente aos povos e culturas da região amazônica, caribenha e da América Latina.਀伀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 䄀洀愀稀漀漀洀 瀀漀猀猀甀攀洀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀椀搀愀搀攀 猀甀愀 昀漀爀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀  䌀漀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 搀攀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀洀漀猀 渀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 愀氀琀攀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 甀洀愀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 渀漀猀猀愀 瀀爀瀀爀椀愀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 爀攀最椀漀渀愀氀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀愀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀琀攀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 戀甀猀挀漀甀 猀攀最甀椀爀 琀愀渀琀漀 焀甀愀渀琀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀 愀搀漀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀攀 昀挀椀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀Ⰰ 椀渀琀攀爀愀漀 愀琀椀瘀愀 挀漀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 最爀甀瀀漀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀椀猀 搀攀 氀攀椀琀漀爀攀猀 攀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀氀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀猀⸀  
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O Amazoom é um projeto que objetiva sistematizar e democratizar e o vasto e pouco explorado espaço sociocultural da Amazônia e Caribe. Para isso, o blog molda as ferramentas disponíveis no ciberespaço, não se contentando em manipular um único meio, idioma ou plataforma, mas dinamizando e adaptando seus produtos e atingindo diferentes camadas da rede mundial de computadores. ਀䄀 瀀最椀渀愀 渀漀 猀攀 氀椀洀椀琀愀 猀漀洀攀渀琀攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 攀氀愀 甀琀椀氀椀稀愀 漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀瀀漀爀 猀攀甀 瘀椀猀  漀甀琀爀愀猀 洀搀椀愀猀 攀 洀攀椀漀猀 愀戀愀爀挀愀渀搀漀 愀洀瀀氀愀洀攀渀琀攀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀洀 猀甀愀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀㨀 甀猀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀瀀爀漀瀀爀椀愀攀猀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀猀Ⰰ 瀀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀猀 攀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀猀⸀ A identidade visual do projeto foi desenvolvida em reuniões realizadas presencialmente pelos integrantes do grupo, formado majoritariamente por acadêmicos e professores do curso de Comunicação Social - Jornalismo e presentemente responsável pela administração e curadoria da página. Outros discentes, docentes e demais servidores do Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima -UFRR, foram posteriormente consultados para apreciação da identidade visual do site. ਀伀 搀攀猀椀最渀 搀愀 氀漀最漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 洀漀搀攀氀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀甀愀 攀洀 猀甀愀 戀愀猀攀 猀漀洀攀渀琀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 挀爀椀愀爀 愀氀最漀 攀洀 焀甀攀 瀀爀攀瘀愀氀攀挀攀猀猀攀 漀 攀猀琀椀氀漀 洀椀渀椀洀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 攀瘀椀琀愀渀搀漀 搀攀琀愀氀栀攀猀 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 搀椀昀椀挀甀氀琀愀猀猀攀洀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀 氀漀最漀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 愀猀猀椀洀 愀 琀漀爀渀愀猀猀攀洀 愀氀最漀 愀最爀愀搀瘀攀氀 愀漀猀 漀氀栀漀猀 攀 瀀爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀瀀氀椀挀瘀攀氀 愀漀 瘀椀猀 爀攀最椀漀渀愀氀 愀戀漀爀搀愀搀漀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ Para isso, utilizando o programa CorelDraw X8, optamos por manter um estilo uniforme entre as letras usando a fonte Century Gothic. Diferentemente da logo anterior, na nova proposta as fontes tornaram-se todas maiúsculas, ainda com destaque para a letra Z, enfatizando a expressão brasileira “dar Zoom” que significa ampliar ou aproximar algo - no caso do blog aproximar-se das perspectivas socioculturais da região.਀䄀猀 昀漀氀栀愀猀 昀漀爀愀洀 愀搀椀挀椀漀渀愀搀愀猀 琀攀渀搀漀 攀洀 洀攀渀琀攀 搀漀椀猀 洀漀琀椀瘀漀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀 搀攀瘀攀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 渀漀洀攀 搀漀 最爀甀瀀漀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀爀 愀 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 攀 攀猀琀愀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 爀攀琀漀洀愀爀 愀漀 甀猀甀爀椀漀 愀 攀砀甀戀攀爀愀渀琀攀 昀氀漀爀愀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 준 昀愀琀漀 焀甀攀 焀甀愀渀搀漀 愀 爀攀挀攀瀀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀 挀漀洀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀挀攀椀琀愀漀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 洀愀椀猀 爀瀀椀搀漀 攀 渀漀 栀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 椀洀攀搀椀愀琀愀 搀攀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 琀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀⸀ O segundo motivo pauta-se na busca por uma conexão entre as próprias letras da logo, de forma que elas não estivessem dispostas de maneira isolada uma das outras, mas interligadas, formando uma unidade. Para a versão em cores, foram utilizados apenas dois tons que fossem visíveis em grande parte dos contextos em que fossem aplicados: preto para as letras, com valor hexadecimal #373435; e verde para o detalhe das folhas, com valor hexadecimal #6BC072. Para aplicações em fundos escuros, foi produzida uma versão em que prevalece o tom verde das folhas, mas que tem a cor preta substituída pela branca, de forma a criar contraste e tornar a logo visível.਀伀 戀氀漀最 挀漀渀琀愀 挀漀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀 挀漀洀漀㨀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 吀眀椀琀琀攀爀Ⰰ 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 攀 夀漀甀琀甀戀攀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 渀漀 猀椀琀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 琀攀洀琀椀挀愀猀 焀甀攀 搀椀愀氀漀最愀洀 挀漀洀 愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 搀漀 䄀洀愀稀漀漀洀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀 瀀攀氀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 圀攀 䄀爀攀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 漀 䈀爀愀猀椀氀  漀 瀀愀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 瀀愀猀猀愀 琀攀洀瀀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 漀 猀攀最甀渀搀漀 焀甀攀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀愀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䤀猀猀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 焀甀攀 甀洀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 最愀猀琀愀 攀洀 洀搀椀愀 琀爀猀 栀漀爀愀猀 攀 ㈀  洀椀渀甀琀漀猀 瀀漀爀 搀椀愀 渀愀瘀攀最愀渀搀漀⸀ 倀漀爀 攀猀猀攀 洀漀琀椀瘀漀 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀猀 爀攀搀攀猀 挀漀洀漀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀Ⰰ 愀樀甀搀愀渀搀漀 愀 洀甀氀琀椀瀀氀椀挀愀爀 漀猀 愀挀攀猀猀漀猀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 最爀愀琀甀椀琀愀 攀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀 ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⤀⸀ As postagens nas redes virtuais incluem chamadas com links para os posts publicados na página, fotos de divulgação, memes de entretenimento que alternam-se diante da dinâmica estabelecida na cibercultura, interação em tempo real com os usuários, vídeos, áudios e uma diversidade de conteúdo midiático empregando a “suspensão do cotidiano”, distinguindo-se em muito dos métodos de abordagem tradicionalmente utilizados pela imprensa de pedigree e proporcionando maior interação entre produtor e consumidor (MORETZSCHON, 2007).਀䔀猀猀愀 洀攀搀椀愀漀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 琀爀愀渀猀洀椀搀椀愀漀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 䨀攀渀欀椀渀猀 ⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㤀⤀ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 挀漀洀漀 愀 猀甀瀀氀愀渀琀愀漀 搀愀猀 氀椀洀椀琀愀攀猀 攀洀瀀爀攀最愀搀愀猀 愀漀猀 洀攀椀漀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀搀愀 瀀漀爀 攀氀攀 挀漀洀漀 ᰀ甠洀 昀氀甀砀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀攀 洀搀椀愀Ⰰ  挀漀漀瀀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 洀切氀琀椀瀀氀漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀 攀 愀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 洀椀最爀愀琀爀椀漀 搀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀ᴀ⸠ Ademais, o portal possui espaços reservados à integração do consumidor com a produção comunicacional, assim como os links que garantem acesso do mesmo para outros blogs, sites que de alguma forma colaboram com as ideias e produtos do Amazoom. Os trabalhos divulgados estão do mesmo modo disponíveis nos portais parceiros, por vezes esse mesmo conteúdo recebe uma paginação para adaptar-se as peculiaridades dos outros meios e desta forma atingir os diferentes gostos dos consumidores.਀䐀椀愀渀琀攀 搀愀 挀漀爀爀攀渀琀攀 椀渀琀攀最爀愀漀 攀渀琀爀攀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀洀漀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 漀 甀猀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀 搀攀 栀椀瀀攀爀氀椀渀欀猀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 椀渀搀椀猀瀀攀渀猀瘀攀氀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 伀 栀椀瀀攀爀氀椀渀欀  搀攀昀椀渀椀搀漀 挀漀洀漀 戀氀漀挀漀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀渀攀挀琀愀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 氀椀渀欀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀猀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀攀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 挀栀愀瘀攀猀 漀甀 琀爀攀挀栀漀猀 愀猀猀漀挀椀愀琀椀瘀漀猀 愀 漀甀琀爀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 渀漀 猀椀琀攀 漀甀 攀洀 瀀漀爀琀愀椀猀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀Ⰰ 漀瀀漀爀琀甀渀椀稀愀渀搀漀 愀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 洀漀搀漀 焀甀攀 焀甀椀猀攀爀 ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ ㈀  㤀⤀⸀ Essa é uma das características essenciais do webjornalismo que termina por rememorar outra singularidade presente no exercício da profissão na web: memória. Empregada de forma automática quando utilizamos as ferramentas da web, a memória está presente em muitas das atividades do blog e sempre expõe ao leitor, materiais anteriores armazenados no portal. ਀一漀 戀氀漀最 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 猀漀 挀漀渀挀攀戀椀搀愀猀 猀攀最甀椀渀搀漀 愀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 瀀爀攀氀椀洀椀渀愀爀洀攀渀琀攀 攀洀 爀攀甀渀椀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 吀漀搀愀瘀椀愀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀爀愀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 氀椀搀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 攀洀瀀琀椀挀愀 挀漀洀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 漀甀瘀椀爀 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀愀猀 挀氀愀猀猀攀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀 漀甀 愀猀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀愀 爀攀挀攀瀀漀Ⰰ 渀漀 猀攀 昀椀砀愀渀搀漀 攀洀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 漀甀 挀愀爀琀攀爀 攀渀最攀猀猀愀搀漀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 洀甀氀琀椀挀甀氀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 愀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 攀砀瀀愀渀搀椀渀搀漀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 愀戀愀爀挀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Constata-se que o Amazoom tornou-se um espaço no qual a representação dos movimentos e identidades culturais da Amazônia e Caribe assumem a função de protagonistas em seu próprio website de comunicação. Contudo, a plataforma não se resume na organização e coletivização desse conteúdo – as representações publicadas levam consequentemente a vivências mais aprofundadas acerca dos cotidianos regionais. ਀䄀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 椀渀猀琀椀最愀洀 琀愀渀琀漀 愀 爀攀挀攀瀀漀 焀甀攀 琀漀洀愀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀猀 愀椀渀搀愀 渀漀 瘀椀猀氀甀洀戀爀愀搀漀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 搀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀 愀漀 瀀攀爀挀攀戀攀爀攀洀ⴀ猀攀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 猀攀渀琀攀洀ⴀ猀攀Ⰰ 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 渀甀渀挀愀Ⰰ 瀀愀爀琀攀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀愀猀 爀攀最椀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 攀洀 猀甀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 猀漀 椀渀搀甀稀椀搀漀猀 愀 椀渀琀攀最爀愀爀ⴀ猀攀 攀 攀砀瀀攀爀攀渀挀椀愀爀 愀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 氀漀挀愀椀猀 瀀愀爀愀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 猀攀甀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀⸀  Debater essas temáticas tem sido uma forma eficiente de aproximar os discentes de jornalismo da UFRR do universo da aprendizagem distante da abordagem dos tradicionais veículos de comunicação do Estado, assim como aproximá-los das pesquisas acadêmicas relacionadas ao ciberespaço e temáticas regionais, para ademais tornar o resultado dessas investigações acessíveis aos próprios investigados por meio da divulgação no blog. ਀䄀氀洀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀爀漀挀甀爀愀 愀瀀漀椀愀爀 猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 猀甀瀀漀爀琀攀 攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀 瀀愀爀愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀⸀ 䄀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 瀀爀漀挀甀爀愀 氀攀瘀愀爀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 搀攀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀⸀  Dessa maneira, o portal não beneficia somente discentes, docentes e pesquisadores em suas investigações, mas entrega, organiza e democratiza para a sociedade todos os frutos de suas pesquisas acerca das múltiplas dimensões sociais e culturais das ainda pouco exploradas regiões da Amazônia e do Caribe. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀漀⸀ 圀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 最攀爀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 眀攀戀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀愀 䈀攀椀爀愀 䤀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀猀挀栀漀氀愀爀⸀最漀漀最氀攀⸀瀀琀⼀挀椀琀愀琀椀漀渀猀㼀甀猀攀爀㴀礀渀䤀 伀稀欀䄀䄀䄀䄀䨀☀栀氀㴀攀渀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ 倀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀  搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀漀㬀 攀琀 愀氀⸀ 圀攀戀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 㜀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 洀愀爀挀愀洀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀⸀ 䌀漀瘀椀氀栀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀猀挀栀漀氀愀爀⸀最漀漀最氀攀⸀瀀琀⼀挀椀琀愀琀椀漀渀猀㼀甀猀攀爀㴀礀渀䤀 伀稀欀䄀䄀䄀䄀䨀☀栀氀㴀攀渀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ 倀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ 倀漀氀氀礀愀渀愀⸀ 䄀 䘀漀爀愀 搀愀 䴀搀椀愀 匀漀挀椀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䔀猀琀愀漀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀 攀 䌀漀爀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ 倀漀氀氀礀愀渀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䐀椀最椀琀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㤀⸀

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2009.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MEDITSCH, Eduardo. O Conhecimento do Jornalismo. Florianópolis: Editora da UFSC, 1992.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䔀吀娀匀䌀䠀伀一Ⰰ 匀礀氀瘀椀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀㨀 甀洀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 猀甀猀瀀攀渀猀漀⸀ 䤀渀 刀攀瘀椀猀琀愀 唀渀椀猀椀渀漀猀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀甀渀椀猀椀渀漀猀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀瘀攀爀猀漀攀爀攀瘀攀爀猀漀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㜀㈀㌀㐀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀䰀䄀䌀䤀伀匀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 伀渀氀椀渀攀Ⰰ 䤀渀昀漀爀洀愀漀 攀 䴀攀洀爀椀愀㨀 䄀瀀漀渀琀愀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀戀愀琀攀⸀ 吀爀愀戀愀氀栀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀漀 嘀䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䰀愀琀椀渀漀ⴀ䄀洀攀爀椀挀愀渀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 䰀愀琀椀渀漀愀洀攀爀椀挀愀渀愀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⠀䄀䰀䄀䤀䌀⤀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀䤀⸀ 嘀椀氀猀漀 䨀甀渀椀漀爀⸀ 䄀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 渀漀 挀椀爀挀甀椀琀漀 搀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀㨀 伀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 爀甀爀愀椀猀 猀攀洀ⴀ琀攀爀爀愀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 稀攀爀漀 栀漀爀愀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀⸀ 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀Ⰰ 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀攀 匀甀氀⸀ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀䤀Ⰰ 嘀椀氀猀漀 䨀甀渀椀漀爀⸀ 䴀攀搀椀愀漀 攀 洀椀搀椀愀琀椀稀愀漀㨀 挀漀渀攀砀攀猀 攀 搀攀猀挀漀渀攀砀攀猀 渀愀 愀渀氀椀猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䨀甀渀搀椀愀ⴀ匀倀㨀 倀愀挀漀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䠀伀䴀倀匀伀一Ⰰ 䨀漀栀渀⸀ 䄀 洀搀椀愀 攀 愀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀㨀 甀洀愀 琀攀漀爀椀愀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 洀搀椀愀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀