INSCRIÇÃO: 00105
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP10
 
TÍTULO: 40 anos de caminhada: documentário institucional comemorativo aos 40 anos do curso de Relações Públicas da UFAM.
 
AUTORES: Morgana Rodrigues de Souza (Universidade Federal do Amazonas); Mateus Pacheco Braga Evangelista (Universidade Federal do Amazonas); Alexia Tavares Barros (Universidade Federal do Amazonas); Aline Ferreira Lima (Universidade Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: 40 anos, comunicação institucional, documentário, ,
 
RESUMO
O presente paper tem como objetivo apresentar o processo de criação e desenvolvimento do documentário institucional em comemoração aos 40 anos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), produzido pelos alunos da disciplina Produção Audiovisual do curso. O registro das informações tornam-se necessárias para a construção da memória institucional de uma organização, assim, a leitura da história do curso, por meio do audiovisual, garante que essa construção seja eternizada em imagem e som e seja uma fonte de dados para o próprio curso. Para isso, o desenvolvimento do processo técnico de criação de um documentário institucional, foi necessário a aplicabilidade dos conhecimentos obtidos em sala de aula.
 
INTRODUÇÃO
O curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no ano de 2017, completou 40 anos de atividades, sendo decisório na consolidação da profissão no Estado do Amazonas. Dentre diversos produtos criados como marco deste momento, foi concebida a produção de um documentário institucional que contasse a história do curso, como forma de relembrar todos os caminhos trilhados que fizeram chegar a marca de 40 anos de atividades. A necessidade de registro das informações, juntamente com ao fato do audiovisual estar em tanta evidência, principalmente com a produção de conteúdo feita, neste caráter,para as mídias sociais, corroborou para que esta ideia pudesse ser concebida, assim, garantir que o trabalho tivesse seu reconhecimento e validade. O vídeo, segundo Westerkamp e Carissimi (2011), "tem o poder de facilitar a comunicação entre uma organização e os seus públicos. Muito disso se deve ao fato de as pessoas estarem acostumadas com a linguagem audiovisual da TV e do cinema, ambos veículos de comunicação de massa" (Westerkamp e Carissimi, 2011, p. 1). O caráter institucional, para as Relações Públicas, é uma construção social, devidamente estratégica, entre a organização e os públicos. As informações passam a se tornar públicas, difundidas pelo interesse geral de consumir esse objeto e ter uma visão, muitas vezes, críticas, da relação do que foi divulgado com o que a organização perpetua em valores e filosofias. Em Relações Públicas, o audiovisual pode causar muitos efeitos quando bem planejado e roteirizado. Principalmente quando se trata do institucional, pois por meio do vídeo que os públicos podem visualizar de maneira prática a história da organização e o que ela propaga perante seu discurso e ação. Desse modo vale ressaltar a importância do papel de relações públicas para não cometer ambiguidade, pois o produto final deve alcançar os objetivos estabelecidos na pesquisa e roteiro do vídeo.
 
OBJETIVO
O documentário institucional tem como objetivo apresentar a história do curso de Comunicação Social - Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na ocasião completando 40 anos de atividades, como registro audiovisual, comemorativo e institucional, em que os públicos de interesse pudessem compreender o processo histórico do curso, desde de sua criação e reconhecimento, bem como, conhecer os personagens envolvidos no desenvolvimento e consolidação das Relações Públicas dentro da Universidade e no estado do Amazonas.
 
JUSTIFICATIVA
A necessidade de registro de todas as informações remete a ideia da construção da memória institucional. Ferreira (2004) afirma que memória é um elemento constitutivo do sentimento de identidade, tanto coletivo quanto individual, como fruto de um trabalho de construção constantemente negociada e representação de um fenômeno social. A sociedade e os públicos das organizações passam a lembrar de tal por meio do conhecimento de seu histórico e de memórias que se tornam relevantes ao nicho. É com tal fato que, também, ocorre uma inserção consolidada de relacionamentos com os públicos interno e externo, podem se enxergar com ator social importante nesse processo evolutivo organizacional. Torna-se interessante analisar o processo evolutivo do curso de Relações Públicas da Ufam, visto que o profissional formado nos contextos sociais, políticos, econômicos e culturais são apresentados de formas diferentes, fazendo um parâmetro com os egressos do contexto mais contemporâneo. Podemos entender a universidade como uma parcela mínima do processo social, em que as opiniões e atuações de todos os partícipes são apresentadas e questionadas, realizando um enorme debate do papel dos profissionais formados pela instituição O audiovisual institucional do curso servirá não só de recordação como também de material histórico à futuras gerações de ensino, pesquisa e extensão do curso de Relações Públicas. Fazer entender de maneira simples e visual a história do curso dentro da Universidade Federal do Amazonas, contando com relatos dos fundadores, professores, egressos e alunos.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O processo de criação teve início na pré-produção com a elaboração do roteiro na disciplina Produção Textual, no 1º semestre de 2017, em que montamos um esboço do conceito que o documentário teria, bem como os elementos e personagens que estariam inseridos no mesmo. Neste mesmo semestre, por meio da disciplina Pesquisa em Relações Públicas, foi realizado uma pesquisa de caráter quanti-qualitativa que coletou dados a respeito do curso de Relações Públicas ao longo do seu tempo de existência. Na disciplina Produção Audiovisual, no 2º semestre de 2017, o projeto teve sua continuidade em que o roteiro passou a ser construído de forma mais concreta, com base em resultados de pesquisas realizadas no semestre anterior. Os dados apresentados nesta pesquisa foram pontos importantes para que pudesse construir uma linearidade histórica. Mesmo com algumas lacunas na coleta de dados, o trabalho deu-se continuidade com as informações que se tinham disponibilidade. Com o roteiro sendo finalizado, paralelamente, realizou-se os agendamentos das gravações, a distribuição dos dados a serem utilizados levantamento de pessoas que estariam presentes nas gravações, contato e agendamento com os partícipes e montagem do cronograma de atividades. Com o roteiro aprovado, seguiu-se para as gravações nas locações da universidade, com a presença dos alunos e professores que estiveram com disponibilidade para participar das gravações. Como o ambiente da Universidade tem uma uniformidade de fundo (a floresta), optou-se por utilizar de ambientes que pudessem diferenciar esta visão, como as salas de aula, salas do administrativo e o ambiente comum de uma das unidades acadêmicas. O elemento da floresta não foi descartado das opções de locação para que não se perdesse o ambiente a qual estamos inseridos, a Ufam, sendo utilizado em algumas entrevistas. Porém, a utilização de outros ambientes permitiu nos mostrar entrevistas com relação direta do ambiente com o entrevistado. As locações externas à Universidade foram realizadas por último, sempre respeitando a disponibilidade do (a) entrevistado (a) em dia e horário. As gravações ocorreram nos três turnos: manhã, tarde e noite, contou com 16 entrevistados, entre alunos, egressos, docentes e docentes aposentados e foram feitas com uma câmera fotográfica profissional e teve sua captação de áudio realizada por meio de um aparelho celular com uso de fone. A edição e finalização foram feitas no programa Adobe Premiere. A cada gravação realizada, era feito o processo de cortes de imagens, assim resultando no processo de finalização e renderização do documentário. As imagens e áudios captados por terceiros foram devidamente creditadas.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A proposta do documentário foi transmitir a longa jornada dos 40 anos do curso de maneira sentimental, com intuito de remeter as memórias um motivo de orgulho e por ser reflexo importante nos dias atuais. As ideias foram se encaixando quando a equipe escolheu a trilha sonora principal que inicia e encerra o documentário, a versão adaptada por Léo Almeida da música "A Estrada - Cidade Negra". Em seguida, as pesquisas e entrevistas foram analisadas e separadas por blocos (fundadores, professores, egressos, alunos, pesquisa e extensão, petcom). Entrevistas foram marcadas e executadas no período de setembro à novembro com os seguintes equipamentos: câmera Canon 6D, tripé e celular como gravador de áudio A etapa de edição e finalização, orientado pelo técnico Gleilson Medins, teve como apoio o próprio roteiro. O roteiro é um elemento fundamental para seguir todas as ideias traçadas e principalmente seguir o raciocínio cronológico. Toda essa ideia está roteirizada a seguir VIDEO/ON ÁUDIO/OFF PLANOS IMAGENS DA UFAM, DO BLOCO MÁRIO YPIRANGA, DA FIC. INTERCALADO, APARECER OS PROFESSORES RANDOLPHO, WALMIR E TOMZÉ OLHANDO PARA OS LOCAIS CITADOS. ---------------------- CÂMERA FILMA O MOVIMENTO DAS PESSOAS NO HALL DO SETOR NORTE ATÉ FOCAR NO APRESENTADOR QUE ESTARÁ SENTADO NO PALCO DO IFCHS. ---------------------- FILMA-SE OS PROFESSORES EM SUAS ROTINAS DE TRABALHOS, CONVERSANDO, ORIENTANDO ALUNO, NA FIC. ---------------------- FILMA-SE O APRESENTADOR DO LADO DE FORA DA FIC, FALA O SEGUINTE TEXTO AO LADO. APÓS MÚSICA: VOCÊ NÃO SABE O QUANTO EU CAMINHEI PRA CHEGAR ATÉ AQUI. PERCORRI MILHAS E MILHAS ANTES DE DORMIR. EU NEM COCHILEI. OS MAIS BELOS MONTES ESCALEI. NAS NOITES ESCURAS DE FRIO CHOREI, EI, EI, EI... ---------------------- APRESENTADOR: EM 40 ANOS, O QUE VOCÊ QUER TER CONSTRUÍDO? QUANTAS MILHAS PRETENDE PERCORRER? HOJE, VAMOS CONHECER O CAMINHO PERCORRIDO PELO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS. PREPARADOS? ---------------------- MÚSICA: A VIDA ENSINA E O TEMPO TRAZ O TOM. PRA NASCER UMA CANÇÃO. COM A FÉ DO DIA A DIA ENCONTRO A 5Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Faculdade de Informação e Comunicação - FIC A NARRAÇÃO, CONVIDA PARA ENTRAR NA FIC CHAMANDO A CÂMERA. ---------------------- FILMA-SE O PROFESSOR RANDOLPHO SENTADO EM UM DISPOSITIVO DE HONRA, AO FUNDO, UMA PAREDE CLEAN COM UMA PLANTA PARA CONTRASTAR A PAREDE. ---------------------- FILMA-SE O PROFESSOR VALMIR EM UM OUTRO LOCAL, SENTADO EM UM DISPOSITIVO DE HONRA, AO FUNDO, UMA PAREDE CLEAN COM UMA PLANTA PARA CONTRASTAR A PAREDE ---------------------- FILMA-SE O APRESENTADOR SENTADO À UMA MESA DE PROFESSOR NA SALA DE AULA. ---------------------- FOTOS DE APOIO DOS PROFESSORES. PROFESSORES ENTREVISTADOS, SENTADOS EM UMA CADEIRA NAS DEPENDÊNCIAS DO BLOCO MÁRIO YPIRANGA ---------------------- FILMA-SE O APRESENTADOR NO BLOCO MÁRIO SOLUÇÃO. ENCONTRO A SOLUÇÃO. (...) OS MAIS BELOS MONTES ESCALEI... ---------------------- APRESENTADOR: HOJE, O CURSO TEM 9 PROFESSORES EFETIVOS, CONTANDO COM 5 DOUTORES E 4 MESTRES. CONTA COM MAIS DE 37 TRABALHOS PUBLICADOS NO INTERCOM E 7 PROJETOS DE PESQUISA ATÉ O ANO DE 2016. O PRÉDIO DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO ESTÁ A TODO VAPOR. MAS... E NO COMEÇO DE TUDO, HÁ 40 ANOS? ---------------------- DEPOIMENTO RANDOLPHO: CONHECIMENTO SOBRE A ÁREA DE RP; INTERESSE PELA ÁREA; 1ª EXPERIÊNCIA DE MERCADO; A NECESSIDADE DE CRIAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO; IMPLEMENTAÇÃO; DESAFIOS; 1º ANO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO APRESENTADOR: JUNTO COM O PROFESSOR RANDOLPHO, O CURSO DE RP CONTOU COM O PROFESSOR WALMIR ALBUQUERQUE EM SUA CRIAÇÃO. AMBOS 6Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Faculdade de Informação e Comunicação - FIC YPIRANGA, AO FUNDO A PLACA DE FORMANDOS. ---------------------- EGRESSOS SÃO FILMADOS OLHANDO PARA O ALTO, ENQUANTO A CÂMERA GIRA EM TORNO DELES. ENQUANTO ACONTECE A CENA, UM ÁUDIO AO FUNDO COM SEUS DEPOIMENTOS SERÁ A SONOPLASTIA. TAMBÉM SERÃO UTILIZADAS FOTOS DE APOIO DISPONIBILIZADAS POR ELES. ---------------------- DEPOIMENTO DOS PROFESSORES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM AS TURMAS EGRESSAS E AS ATUAIS. ---------------------- ALUNOS DOS PERÍODOS ATIVOS. FOTOS DE APOIO DOS ALUNOS ATIVOS, DISPONIBILIZADAS POR ELES. ---------------------- EXIBIÇÃO DE FOTOS DE EVENTOS, PREMIAÇÕES, INTERCOM, ETC. AO LONGO DOS 40 ANOS INSERÇÃO DE DADOS A RESPEITO DO PIBIC, ENQUANTO A CÂMERA GIRA EM TORNO DELES. ENQUANTO ACONTECE A CENA, UM ÁUDIO AO FUNDO REALIZARAM PESQUISAS PARA SABER SE SERIA FAVORÁVEL A CRIAÇÃO DA HABILITAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS, FATO QUE SE CONSOLIDOU. ---------------------- DEPOIMENTO VALMIR: CONHECIMENTO SOBRE A ÁREA DE RP; A NECESSIDADE DE CRIAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO; IMPLEMENTAÇÃO; DESAFIOS; 1º ANO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO; ---------------------- DEPOIMENTO DOS PROFESSORES (CÉLIA) – MEIO CONTEXTO SOCIAL; ESTRUTURA DA UNIVERSIDADE; DISCIPLINAS; DESAFIOS (ALINE, JUDY) - FIM CONTEXTO SOCIAL; ESTRUTURA DA UNIVERSIDADE; DISCIPLINAS; DESAFIOS ---------------------- BLOCO 3: EGRESSOS APRESENTADOR: COM A AJUDA DOS PROFESSORES, OS EGRESSOS VENCERAM MAIS UMA ETAPA. NOSSA PROFISSÃO FOI DISSEMINADA AQUI NA REGIÃO, E OS 7Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Faculdade de Informação e Comunicação - FIC COM SEUS DEPOIMENTOS SERÁ A SONOPLASTIA. TAMBÉM SERÃO UTILIZADAS FOTOS DE APOIO DISPONIBILIZADAS POR ELES. ---------------------- DEPOIMENTO DOS PROFESSORES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM AS TURMAS EGRESSAS E AS ATUAIS. ---------------------- ALUNOS DOS PERÍODOS ATIVOS. FOTOS DE APOIO DOS ALUNOS ATIVOS, DISPONIBILIZADAS POR ELES. ---------------------- EXIBIÇÃO DE FOTOS DE EVENTOS, PREMIAÇÕES, INTERCOM, ETC. AO LONGO DOS 40 ANOS INSERÇÃO DE DADOS A RESPEITO DO PIBIC, EGRESSOS NÃO TERIAM TANTA HISTÓRIA PRA CONTAR. ---------------------- DEPOIMENTO DOS EGRESSOS. (ALGUÉM DA PRIMEIRA TURMA, ALANE FERREIRA, TAYARA WANDERLEY, MARIANA PONTES, ALBERTO JEAN FERMIN, ERLAN BINDÁ, ANIK ESPARA, IZAMIR BARBOSA ---------------------- CÉLIA, JUDY, ALINE ---------------------- LIGIA - 6º PERÍODO. ---------------------- APRESENTADOR: TODOS FICARAM MARCADOS SEJA POR UM PROFESSOR, UMA DISCIPLINA, PELOS AMIGOS QUE FIZERAM, PELAS HISTÓRIAS QUE VIVERAM, POR AQUELE TRABALHO QUE DEU ORGULHO… COMO É O CASO DO PETCOM. FOI O PRIMEIRO PET DA UFAM, CRIADO EM 1988, PELO PROFESSOR DRº WALMIR ALBUQUERQUE E CONTA COM ONZE ACADÊMICOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, SENDO DOIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS. NARRAÇÃO: O CURSO COMEÇOU COM MUITA FORÇA DE VONTADE E VISÃO. VISÃO DE QUE 8Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Faculdade de Informação e Comunicação - FIC PODERÍAMOS TER ESPAÇO NO MERCADO DE MANAUS, VISÃO DE QUE RP É SIM IMPORTANTE, VISÃO DE QUE AS PESSOAS SE IDENTIFICARIAM COM ESSA PROFISSÃO QUE TANTO ENCANTA. 40 ANOS DEPOIS, PODEMOS OLHAR PARA TRÁS E VER QUE O ESFORÇO VALEU A PENA, QUE CADA EVENTO, CADA PREMIAÇÃO, CADA TCC APRESENTADO, CADA PROFESSOR NOVO FORMADO, CADA CALOURO E CADA EGRESSO VALERAM A PENA. E QUE CADA UM TEVE UM PAPEL FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DO NOSSO CURSO. ---------------------- MÚSICA: VOCÊ NÃO SABE O QUANTO EU CAMINHEI PRA CHEGAR ATÉ AQUI. APRESENTADOR: AGORA EU SEI. E VOCÊ?
 
CONSIDERAÇÕES
Resgatar a memória dos 40 anos do curso de Relações Públicas foi um compromisso਀搀愀 琀甀爀洀愀 搀漀 㘀뀀 瀀攀爀漀搀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀漀 攀瘀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀攀洀漀爀愀漀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 攀 搀攀椀砀愀爀 挀漀洀漀 爀攀最椀猀琀爀漀 愀氀最漀 焀甀攀 漀 挀甀爀猀漀 愀椀渀搀愀 搀攀琀椀渀栀愀Ⰰ 戀愀猀攀愀渀搀漀ⴀ猀攀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 焀甀攀洀 昀攀稀 攀 挀漀渀琀椀渀甀愀 愀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 猀漀洀 攀 椀洀愀最攀洀 愀椀渀搀愀  挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 愀氀椀愀渀搀漀 昀愀琀漀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀伀一伀吀吀伀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䈀椀氀氀 一椀挀栀漀氀猀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 猀漀戀爀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㨀 瘀漀稀攀猀 攀 爀攀挀漀渀猀琀椀琀甀椀攀猀⸀ Doc On-line, n.06, Agosto 2009, www.doc.ubi.pt, pp. 250-263.

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FERREIRA, Marieta de Moraes. Memórias da história. Nossa História. Ano 1. n.8. São਀倀愀甀氀漀㨀 嘀攀爀愀 䌀爀甀稀⼀䈀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 一愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 樀甀渀⸀㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䠀唀吀娀Ⰰ 䴀愀爀椀愀渀愀 嬀攀琀⸀愀氀崀⸀ 倀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀洀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀㨀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 vínculo e visibilidade do CCNE. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da਀䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 䄀渀愀椀猀 搀漀 堀堀䤀堀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 Comunicação, São Paulo: Intercom, 2016.

WESTERKAMP, Caroline; CARISSIMI, João. Vídeo institucional: uma análise਀挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䤀渀㨀 堀䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀 刀攀最椀漀 匀甀氀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ Londrina. Anais do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, São Paulo:਀䤀渀琀攀爀挀漀洀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀