ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00117</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Pipocão: embalagem promocional de pipoca para a ONG Pata Manaus</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lucas Matheus Silva dos Santos (Instituto Federal do Amazonas); Yasminne Alcântara da Silva Maia (Instituto Federal do Amazonas); Liliane Bentes dos Santos (Instituto Federal do Amazonas); Letícia Melo de Souza (Instituto Federal do Amazonas); Wallace Lira (Instituto Federal do Amazonas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;embalagem, pipoca, ong, comunicação visual, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho foi elaborado na disciplina de Comunicação Visual pelos alunos do terceiro período do curso de Tecnologia em Produção Publicitária do Instituto Federal do Amazonas a partir do desafio de criar uma embalagem de pipoca com uma abordagem diferenciada, desenvolvendo desde seu conceito, identidade visual, campanha de lançamento e veiculação, além da embalagem em si. Assim, como parte de uma proposta de campanha de arrecadação de fundos para a ONG Pata Manaus, criamos o Pipocão, um produto com forte apelo visual pautado na diversão, que busca contribuir com a manutenção da ONG a partir do dinheiro arrecadado com suas vendas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma visita rápida por espaços públicos de Manaus como praças, feiras e mercados locais é o suficiente para se ter uma noção da grande quantidade de animais em situação de abandono na cidade, pegando sol e chuva e sofrendo maus-tratos. E é com o intuito de mudar essa realidade que ONGs como a PATA Manaus agem para dar um lar a diversos animais abandonados, realizando mutirões, feiras de adoção, além de ações de conscientização sobre a importância de adotar. As feiras de adoção costumam acontecer em locais ao ar livre que propiciam a venda e a disponibilização de diversos produtos tanto para os animais quanto para os futuros donos, como doces, livros e demais objetos personalizados. E tendo essas feiras como foco da ação, buscamos propor uma campanha para arrecadação de fundos para a ONG, onde uma das estratégias da comunicação seria a venda de pipocas. Por ser acessível e barata, a pipoca é um alimento que todo mundo conhece e gosta, sendo consumida por pessoas de todas as faixas etárias e estilos de vida. Assim pudemos então aliar a força do alimento com os aspectos visuais da Pipocão, de forma a criar uma conexão imediata com o comprador. Com base na fala de Júnior, Collet e Dischinger (2008) que nos dizem que a emoção tornou-se um elemento fundamental do design no que tange a inovação, onde os produtos buscam agora proporcionar experiências que sejam agradáveis aos consumidores, operando por meios sinestésicos, buscamos manter uma abordagem divertida em uma embalagem promocional de qualidade  Premium e colecionável, com elementos que fazem alusão à imaginação e aos sonhos, indo muito além de somente apresentar informações ou dados, mas exaltando o aspecto emocional do produto e as sensações que este poderia causar no consumidor.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral do trabalho era o de pôr em prática os conhecimentos aprendidos durante a disciplina de Comunicação Visual, unindo os ensinamentos teóricos e práticos passados ao longo da disciplina por meio da confecção de uma embalagem de pipocas, assim como a identidade visual da campanha a qual esta faria parte. E como bem verificou KOTLER (2003, p. 36)  o importante é a singularidade. A singularidade exige o desenvolvimento de uma cultura que celebre a criatividade . De forma que, ao receber o desafio de criar a embalagem, a equipe buscou criar algo inusitado que despertasse a curiosidade do cliente instantaneamente e ainda assim fosse acessível e barato. O resultado foi uma embalagem promocional colecionável para a ONG PATA MANAUS que atrelasse diferentes sabores de pipoca, responsabilidade social e uma gama de cores alegres que fossem instigantes aos olhos do cliente. O intuito da Pipocão, além de ajudar a jogar uma luz sobre a importância de apoiar ONGs que atuam no resgate e adoção de animais abandonados, é a arrecadação de fundos para a PATA, que é uma das maiores e mais atuantes na cidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo dados levantados pela Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA), nos últimos 4 anos 342 casos de maus-tratos a animais domésticos e silvestres foram registrados em Manaus, sendo 48 apenas em 2016. Configuram como crimes dessa natureza manter os bichos em instalações inadequadas, sem ventilação, não alimentar, deixar em correntes, bater, envenenar, mutilar ou deixar o animal pegando sol e chuva. E ainda que esses sejam os números oficiais de casos denunciados, existem dezenas de casos que continuam acontecendo diariamente pela cidade, sem que as autoridades tomem conhecimento. Por isso, em 2010, a PATA MANAUS foi fundada com o intuito de auxiliar no processo de denúncia de casos de maus-tratos, resgatar animais em situação de abandono, conscientizar a população sobre as ações da ONG e da importância de cuidar do seu animal de estimação, além de realizar feiras de adoção para os que precisam de um lar. Conforme relato de uma colaboradora da PATA, publicado em uma matéria veiculada no Portal EM TEMPO, a ong recebe por dia várias denúncias de maus-tratos contra animais.  Orientamos a pessoa a ir a Dema com provas (fotos, vídeos) e, se possível, com testemunhas e que faça o Boletim de Ocorrência da situação. Avaliamos as situações e, dependendo da gravidade, também indicamos que deixem uma notificação extrajudicial de maus-tratos na caixa de correio . A ONG conta com canais de divulgação online nas redes sociais, onde compartilha fotos de animais disponíveis para serem adotados e divulga suas ações para o público. No entanto, constantemente precisa de doações para se manter em funcionamento. Sendo essa uma das problemáticas do trabalho proposto: é preciso que se fale a respeito dessas ações, e as incentive, não apenas dessa ONGs, mas de todas que se preocupam em trabalhar em prol do bem estar dos animais. Unindo a necessidade de levantamento de fundos necessário para que as ações continuem e as feiras de adoção já realizadas pela ONG, optamos pelas pipocas para comercialização nesses eventos. E em junção com sua campanha de veiculação, as embalagens teriam o propósito não apenas de arrecadar dinheiro, mas de disseminar informações e instigar a curiosidade a respeito das ações da ONG. A produção das embalagens e das pipocas se daria a partir de uma parceria com a AMMAC - Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, fabricante dos salgadinhos de milho Snack e Mittos, muito conhecidos na região, pipocas doces e caramelizadas que reside no Pólo Industrial de Manaus desde 1991. Para a fabricação de seus produtos, a empresa utiliza-se da tecnologia de extrusão e de expansão. A produção média é de 360 fardos por ano. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento do trabalho se deu, inicialmente, em sala de aula, onde houve a proposta do trabalho e onde cada equipe escolheu seus temas. Os requisitos principais a ser priorizados na produção seriam a funcionalidade da embalagem de acordo com o produto estipulado e a originalidade do formato escolhido. A fase inicial do trabalho pela equipe incluiu um brainstorm para que buscássemos ideias de para o design da embalagem em geral. Para SANTOS (2012), o brainstorm tem a intenção de  estimular o encadeamento de ideias e facilitar o fluxo da imaginação do inconsciente para o consciente , de modo que este processo ajudou em todo o planejamento criativo. A ideia de trabalhar um tema social relacionado aos animais surgiu em um dos membros da equipe e logo foi abraçada pelo restante. A partir disso, começamos uma fase de colheita de informações a respeito de ONGs e associações que trabalhassem com a causa animal e escolhemos a PATA MANAUS por seu intenso trabalho realizado na cidade nos últimos anos e grande visibilidade por parte da população. O primeiro desafio enfrentado pela equipe surgiu logo após essa fase. A possibilidade de acontecer confusões no momento da compra: que as pessoas achassem que o produto era destinado aos animais. Para evitar isso, decidimos converter a embalagem como uma estratégia secundária inserida dentro de uma campanha maior, de forma a deixar claro que o produto seria destinado não os animais, mas ao seus donos. Segundo Calver (2009)  Toda a embalagem é a identidade da marca . Dessa forma, a Pipocão tem uma identidade própria, projetada em um formato retangular personalizado que lembra a de uma casinha de cachorro, além de possuir um tamanho que evidencia o conteúdo. As informações básicas foram mantidas com base em outras embalagens de pipoca produzidas pela AMMAC, dessa forma, nos atentamos em conceder informações como validade, informações nutricionais e de contato. O restante dos elementos textuais foram construídos em sincronia com a parte visual para que o texto possua um caráter menos formal que o padrão. O nome da campanha Pipocão é uma junção das palavras  pipoca e  cão , que nesse sentido representa todos os animais que a ONG atende. O software usado para a produção foi o Adobe Illustrator, um programa que trabalha com vetores, elementos básicos do design das embalagens do trabalho, auxiliando na criação de um layout colorido, e divertido, ainda que leve e agradável aos olhos. Tivemos bastante cuidado com a quantidade de elementos dispostos para evitar qualquer poluição visual. O conceito visual das embalagens foi pensado para o público jovem em geral, sem distinção de gênero. Por isso, utilizamos elementos que remetessem a desenhos infantis, como rabiscos. Sobre as cores, Ambrose (2012) diz que a cor acrescenta dinamismo a um design, atrai atenção e pode produzir reações emocionais. Dessa forma, priorizamos o azul, o vermelho e o amarelo, com variações de algumas dessas cores, como um tom de azul mais claro, e combinações que fossem estimulantes aos olhos, como amarelo e laranja, e o verde com o roxo. Ambrose (2012) ainda diz que  a cor não funciona sozinha, mas em conjunto com a tipografia, a ilustração, o formato e o layout para criar um design , por isso buscamos ao máximo promover a união de todos esses elementos para criar um visual ainda mais marcante. De acordo com a Psicologia das Cores, cada cor possui uma característica única, tem o poder de despertar sensações e definir comportamentos, como o amarelo, por exemplo, que desperta a sensação de esperança, idealismo. A cor vermelha é associada ao movimento, ação, dinamismo, coragem, paixão, entre muitos outros sentimentos. Essa associação de sentimentos aconteceria não somente pela cor, mas ocorreria pela junção da cor vermelha com o ideal do projeto Pipocão. As pessoas que compram do produto seriam pessoas que possuem as características da cor vermelha e que ao fazerem isso estão aderindo ao movimento de ajudar cães que foram abandonados. Utilizamos três tipografias na produção da embalagem. Como a parte textual é bastante reduzida, priorizando informações realmente necessárias, nenhuma das fontes possui serifa, para que mantenham o caráter leve, moderno e divertido do restante da embalagem, sendo estas características básicas da marca criada. Exploramos a personalidade das fontes, de modo que a principal usada nos textos maiores é a Flamante Roma, acabamento simples e boa legibilidade, além da Ostrich Sans Heavy para títulos e demais informações mais curtas, como a descrição o sabor. Para a construção da marca foi utilizada a fonte Pat PaCool, por seu aspecto divertido condizente com toda a proposta do trabalho, mas esta foi bastante alterada até chegar na versão final do logotipo da embalagem. A embalagem tenta ao máximo dispor as informações sobre o produto e a campanha de forma orgânica ao longo das laterais e traseira da caixa para aproveitar esses espaços da melhor forma possível, deixando a parte frontal mais limpa e com o mínimo de informação possível, priorizando a parte visual do produto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No terceiro período da graduação, no trabalho final da disciplina de Comunicação Visual, recebemos o desafio de elaborar uma embalagem de pipocas que resumisse todo o conteúdo visto em sala. Assim, buscamos unir o design moderno e colorido de uma embalagem, com um sabor estimulante de pipocas para criar um forte apelo emocional com o cliente escolhido, que foi a ONG PATA MANAUS, que atua no resgate e doação de animais abandonados, em uma proposta inusitada e diferenciada. Todas as características da embalagem foram pensadas para manter o caráter divertido, jovial e colorido que reflete a personalidade dos compradores do produto, pessoas que visitam feiras de adoção com o coração aberto prontos para receber um novo membro da família, o animal de estimação a ser adotado. Desenvolvemos um modelo de embalagem retangular comprida, com a parte de cima triangular que lembra uma casinha de cachorro. Como nosso produto possui um conceito diferenciado, o formato de distancia dos padrões para embalagens de pipoca, em que a maioria é feita de pacotes de plástico BOPP. A embalagem será impressa em papel couchê de gramatura 300g, de forma que esta possa ter uma sobrevida após o consumo, dado o seu caráter colecionável. O logotipo será posicionado na parte superior do lado frontal, e logo abaixo, a ilustração principal de cada um dos três modelos propostos. As ilustrações serão exclusivas e diferentes umas das outras. Cada uma consiste em um animal - gato ou cachorro - retratado em um cenário animado e fantasioso a partir do uso de desenhos estilizados que lembram rabiscos, transmitindo sensações de energia, alegria, senso de humor e euforia em uma combinação diferente de cores. Buscando provocar uma reflexão sobre a imaginação dos animais, sobre tudo que eles poderão viver se forem adotados. As parte laterais da embalagem trazem informações a respeito da ação, bem como informações de contato com a PATA, para quem desejar se conectar pelas redes sociais, que são um importante meio de comunicação para a ONG. A parte traseira prioriza informações básicas e técnicas como valores nutricionais, ingredientes e números de telefone e endereço do fabricante. As pipocas virão dentro de um saco plástico lacrado que as protege e impede que elas murchem, além de preservar o material da embalagem externa de papel. Os sabores escolhidos são: tradicional, caramelizada e chocolate. O sabor doce causa sensações de recompensa e bem-estar, que são transmitidas pelo cérebro para o corpo todo, por isso ficamos felizes quando comemos doces. A intenção de vender pipoca doce é despertar com o açúcar a sensação de bem-estar por ter ajudado os animais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Desenvolver uma embalagem em sala de aula foi uma atividade que nos proporcionou trabalhar com teoria e prática, executando técnicas e conceitos estudados durante a disciplina e nos proporcionou entender como uma boa embalagem pode ser fundamental no processo de compra, além de entender como funciona o processo de relação entre o cliente e o produto. O desafio que nós mesmos nos propusemos, o de trabalhar em prol de uma ONG foi ainda mais motivador. A embalagem das pipocas Pipocão busca ser uma forma criativa e diferenciada para arrecadar fundos para a instituição, e por mais que a campanha não tenha sido veiculada verdadeiramente, o desenvolvimento do trabalho nos permitiu entender ainda mais a importância de doar um pouco do seu tempo ou dinheiro para seres que tanto nos trazem alegria, como os animais de estimação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">JÚNIOR, Wilson K.; COLLET, Iara B.; DISCHINGER, Maria do C. T. Desenvolvimento de Texturas como fator de Design Emocional. In: MONT ALVÃO, Claudia; DAMAZIO, Vera. Design Ergonomia Emoção. Rio de Janeiro: Mauad Editora, p. 87-104, 2008.<br><br>KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.<br><br>SANTOS, Francisco dos; BARROS, Ana Taís Martins Portanova. Incursões da propaganda no imaginário: revisitando o brainstorm. Sessões do Imaginário. 2012. Disponível em: . Acesso em 12 jul. 2016.<br><br>CALVER, Giles. O que é design de embalagens? Só vemos aquilo que olhamos, olhar é um ato de escolha. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2009.<br><br>MESTRINER, Fábio. Design de Embalagem. Curso Básico. São Paulo: Editora Pearson Makron Books, 2002.<br><br>AMBROSE, Gavin. Fundamentos do design criativo. 2 Ed. Porto alegre. Bookman: 2012.<br><br> AZEVEDO, Márcio. Maus-tratos de animais em Manaus são alvo de sensibilização. Disponível em: <http://d.emtempo.com.br/dia-a-dia/71863/maus-tratos-de-animais-em-manaus-sao-alvo-de-sensibilizacao>. Acesso em Março de 2018.<br><br>D24am.  Café comPet terá doação de animais abandonados em Manaus. Disponível em: <http://d24am.com/amazonas/cafe-com-pet-tera-doacao-de-animais-abandonados-em-manaus/>. Acesso em Março de 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>