ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00138</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Jingle Publicitário - Jogo Protein Go</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Josiane Herrera Alves da Cunha (União das Escolas Superiores de Rondônia); Alex Carlos Ferreira de Lima (União das Escolas Superiores de Rondônia); Luana Vogel Pereira (União das Escolas Superiores de Rondônia); Gabriela Amorim Carneiro (União das Escolas Superiores de Rondônia); Wiliane Neres da Cruz (União das Escolas Superiores de Rondônia); Maria Angela de Lima Dummel (União das Escolas Superiores de Rondônia); Viviane Cristina Camelo (União das Escolas Superiores de Rondônia); Suellen Lemos (União das Escolas Superiores de Rondônia); Andrews Botelho Regis (União das Escolas Superiores de Rondônia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Exercício, Jingle, Protein Go, Publicidade, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho realizado pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade UNIRON, traz o jingle Protein Go. O jingle foi desenvolvido para disciplina de Produção de áudio digital pelos alunos do 5º e 6º período do curso de Comunicação Social  Habilitação em Publicidade e Propaganda, tendo como produto o jogo Protein Go. O jogo propõe ao jogador um incentivo à pratica de exercícios diários e boa alimentação, impulsionando para que saia do sedentarismo e conquiste um corpo saudável. A partir destes dados foi elaborado o jingle, trazendo uma melodia animada e com letra de fácil memorização, buscando fazer com que mesma  grude na cabeça do ouvinte. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O mercado de jogos eletrônicos vem crescendo e está sendo uma alternativa de grande lucratividade nos dias atuais, tendo também um futuro promissor, pois só no ano de 2016, na América latina esse segmento faturou 4,1 bilhões de dólares, sendo o Brasil o número um na América Latina com o faturamento de 1,1 bilhões de dólares. O jogo intitulado como ProteinGo, pretende estimular as pessoas sedentárias a saírem do sedentarismo e começarem uma vida com rotina de exercícios e boa alimentação. Para a divulgação de jogo, dentre as peças planejadas para a divulgação do aplicativo, foi pensada a criação de um jingle, criado e desenvolvido pelos acadêmicos de Publicidade e Propaganda. A construção do jingle foi baseada numa letra simples, animada e com enfoque na palavra  go , tornando-o de fácil memorização e uma letra  chiclete . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foi solicitado a criação e divulgação de um aplicativo através da gamificação. Com o jogo pronto, foi elaborado a campanha de divulgação do presente objeto, Protein Go, integrando as matérias de Redação Publicitária II e Produção de Áudio Digital, colocando em prática o que foi ensinado em sala de aula. Sabendo que o público-alvo são pessoas que precisam de um incentivo para a prática de exercícios e alimentação saudável, foi elaborado um jingle animado e de letra fácil com o objetivo de despertar a curiosidade do ouvinte em conhecer o jogo. Barbosa (2009, p 45) confirma isso ao dizer que  por tratar-se de um meio  cego , a linguagem radiofônica estimula a imaginação, envolve o ouvinte, convidando-o a participar da mensagem por meio de um  diálogo mental  . O jingle foi produzido para divulgação nas rádios de Porto Velho  RO. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com uma pesquisa aplicada no início do ano pelo site G1, 50,81% dos internautas disseram que seu maior objetivo em 2017 era emagrecer ou começar uma atividade física, ficando, esta resposta, na frente de questões como arrumar emprego e eliminar dívidas. Tendo essa pesquisa como ponto inicial, foi idealizado o jogo denominado Protein GO, cujo objetivo central é impulsionar o jogador a ter uma alimentação saudável e deixar o sedentarismo com práticas de exercícios em ambiente interno mostradas pelo jogo e estimulo para caminhadas em ambientes externo. Após o desenvolvimento do jogo, foi criada uma campanha para divulgação do mesmo, e, dentre as peças escolhidas estava a criação do jingle que baseou-se no que o jogo queria proporcionar aos usuários: estimular a prática de exercícios. Conhecendo o público-alvo e utilizando das técnicas aprendidas em sala, o grupo colocou em prática o conhecimento adquirido e elaborou o jingle. De modo descontraído, o jingle traz frases que motivam e despertam a curiosidade em saber que jogo é esse que você pode jogar, se divertir e emagrecer. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na busca pela melhor forma de divulgar o jogo, foi proposto o formato radiofônico. Pois mesmo com a evolução tecnológica em que vivemos o rádio ainda é um importante aliado na publicidade. Com uma comunicação em massa, no rádio encontramos vários nichos diferentes e um bom custo x benefício.  Segundo dados de 2013 da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), o rádio está presente em 88,1% de lares do país, sendo que o número de aparelhos de rádio convencionais ultrapassa 200 milhões em solo brasileiro. Além disso, há os 23,9 milhões de receptores em automóveis e o acesso por aparelhos celulares, que somam cerca de 90 milhões. Isso tudo sem contar o acesso pela internet, por meio de computadores e smartphones  e esse é um dado que deve ser ressaltado, afinal, aproximadamente 80% das emissoras do país já transmitem sua programação pela rede mundial de computadores. Assim, notou-se que as formas radiofônicas, como jingle, ainda são muito utilizadas e de fácil associação na mente do público. Com uma melodia que cativa, criativa e uma letra simples, este método faz com que a música seja facilmente recordada pelo ouvinte.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foi recebido um briefing (informações resumidas contendo todas as instruções que o cliente oferece à uma agência para orientar a criação e planejamento de campanhas publicitárias) sobre o jogo e deu-se início a elaboração do jingle. Sabendo que jingle é uma peça publicitária musicada e cantada de curta duração, com melodias e letras simples que ficam na cabeça do ouvinte, o grupo foi reunido para realização do brainstorming (que em livre tradução seria  tempestade de ideias ), onde se explora a criatividade dos integrantes do grupo em uma reunião onde os mesmos sugerem soluções, e a característica principal é a ausência de crítica e de julgamento. A partir do brainstorming realizado, foi cria a seguinte letra da música: É divertido! Jogar com Protein Go Jogar emagrecendo Só com Protein Go Você vai... Go! Go! Go! Protein Go! É diversão. Go! Go! Go! Protein Go! É só baixar Go! Go! Go! Protein Go! É diversão. Go! Go! Go! Protein Go! Com a letra pronta, começou a segunda etapa da produção: as escolhas da música que faria o fundo do jingle. Tendo em vista que o produto é um jogo, foi escolhida uma música em 8-bit, que se trata de um estilo onde os efeitos sonoros produzidos por antigos computadores e videogames viram música. Com isso foi utilizada a música  Theme for Harold (var. 2) do autor Kevin MacLeod com direito patrimonial livre. Já na próxima etapa, gravação em estúdio, foi realizada a regulagem do som e o ensaio do jingle entre o então cantor, Mailson Silva. O jingle teve uma duração de 25 segundos e um refrão simples que pode ser facilmente memorizado dando destaque a palavra  Go que é cantada em coral, fazendo referência ao nome do jogo (Protein Go). Na pós-produção do jingle foi montado tendo a gravação sido feita em estúdio junto com a música de fundo. Foram adicionados efeitos que remetem à videogame fazendo a relação da peça com o produto anunciado. Pensado no público alvo  jovens -, e na identidade visual do jogo, o jingle traz uma característica lúdica e divertida, enfatizando como poder ser divertido se tornar saudável, além de repetir diversas vezes o nome do jogo, para assim memorizar e ficar na mente do consumidor. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A criação deste trabalho permitiu ao grupo vivenciar as etapas para elaboração de um jingle, desde o brainstorming, elaboração de um roteiro, produção do jingle em estúdio, até a etapa final em que o produto foi entregue conforme solicitado. As matérias do semestre contribuíram para que pudéssemos executar cada etapa com maestria, com professores capacitados que instruíram ativamente sempre a cada questionamento. Além do ensinamento interno do grupo, em como manter uma boa relação para melhor atingir o objetivo, sendo a divulgação do jogo Protein Go que traz um assunto que é recorrente na sociedade atual. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">OMEGA SISTEMAS. Por que investir em publicidade no rádio?. Disponível em: <http://www.omegasistemas.com.br/noticia?id=55&item=por-que-investir-em-publicidade-no-radio>. Acesso em: 25 mai. 2017.<br><br>G1. Deixar o sedentarismo é maior meta em 2017, diz enquete; veja como fazer. Disponível em: <http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2017/01/deixar-o-sedentarismo-e-maior-meta-em-2017-diz-enquete-veja-como-fazer.html>. Acesso em: 13 jun. 2017.<br><br>BARBOSA, André Filho. Gêneros Radiofônicos: Os formatos e os programas em áudio. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2009.<br><br> </td></tr></table></body></html>