INSCRIÇÃO: 00155
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT05
 
TÍTULO: O mau uso do celular
 
AUTORES: Sabrina Nascimento da Silva (Universidade Federal do Acre); Kelton Pinho da Silva (Universidade Federal do Acre); Milton Chamarelli Filho (Universidade Federal do Acre); Thawana Alexandrino Lopes (Universidade Federal do Acre); Eduardo Morais Fragoso (Universidade Federal do Acre)
 
PALAVRAS-CHAVE: Redes sociais, celular, tecnologia, ,
 
RESUMO
Essa proposta é resultado de conhecimentos e observações do integrantes do grupo de estudantes que elaborou o presente trabalho que perceberam essa é uma questão recorrente em ambientes universitários e escolares e precisa ser discutida, a fim de que haja uma melhora nos resultados acadêmicos e escolares dos aluno. A fotonovela vem para refletir sobre o tema e mostrar que, utilizar o celular de forma exagerada pode trazer prejuízos. O trabalho foi produzido dentro do campus Rio Branco da Universidade Federal Acre – UFAC, pelos alunos de Jornalismo desta instituição de ensino superior acreana. Composta por 52 fotografias em alta qualidade, a fotonovela tem cinco personagens e um enredo objetivo e claro que ajuda o entendimento de forma geral. Os figurinos eram de cada ator e atriz e cada uma das fotos expunha uma expressão que facilitava o entendimento.
 
INTRODUÇÃO
A presente fotonovela foi produzida na disciplina de Fotojornalismo, com auxílio da professora em fotografia, Aleta Tereza Dreves, durante o quarto semestre do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre – UFAC. A fotonovela foi desenvolvida a partir de conhecimentos adquiridos em sala de aula ainda na disciplina de Introdução à Fotografia, no terceiro semestre do curso.਀ऀ匀攀最甀渀搀漀 䠀愀戀攀爀琀 ⠀㄀㤀㜀㐀⤀ 挀椀琀愀搀漀 瀀漀爀 匀愀洀瀀愀椀漀㨀 ਀䐀攀昀椀渀攀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 挀漀洀漀 ∀甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀愀 昀漀琀漀 攀 琀攀砀琀漀∀ 攀 愀搀洀椀琀攀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀ⴀ氀愀 挀漀洀漀 ∀最渀攀爀漀∀ ⠀氀椀琀攀爀爀椀漀⤀ 瀀漀爀 挀愀甀猀愀 搀攀 猀甀愀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀 昀漀爀洀愀氀Ⰰ 洀愀猀 爀攀猀猀愀氀瘀愀 焀甀攀 猀攀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 渀漀 猀攀 瀀爀攀渀搀攀 猀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀猀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀猀 漀甀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 洀愀猀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 琀爀愀琀愀爀ⴀ猀攀 搀攀 ∀瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 甀洀愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀 焀甀攀 瘀攀椀挀甀氀愀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 甀洀 最爀愀渀搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 ⠀䠀䄀䈀䔀刀吀Ⰰ ㄀㤀㜀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㜀Ⰰ 愀瀀甀搀 匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ ㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀ 㘀⤀⸀ ਀         匀攀最甀渀搀漀 匀愀洀瀀愀椀漀㨀 ਀䄀 䘀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 渀愀猀挀攀甀 渀愀 䤀琀氀椀愀 搀漀 瀀猀 ⴀ 最甀攀爀爀愀Ⰰ 挀漀洀漀 猀甀戀瀀爀漀搀甀琀漀 搀漀 挀椀渀攀洀愀㨀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 渀攀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀 ⠀昀漀琀漀猀 攀 氀攀最攀渀搀愀猀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀猀 昀愀氀愀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⤀ 昀漀爀愀洀 挀愀爀琀愀稀攀猀 搀攀 昀椀氀洀攀猀⸀ 伀猀 攀猀琀切搀椀漀猀 甀猀愀瘀愀洀 昀漀琀漀最爀愀洀愀猀 挀漀爀琀愀搀漀猀 渀愀 攀搀椀漀 搀漀猀 昀椀氀洀攀猀 瀀愀爀愀 洀漀渀琀愀爀 猀攀甀猀 挀愀爀琀愀稀攀猀 攀 愀渀切渀挀椀漀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀稀椀愀洀 挀漀洀漀 焀甀攀 甀洀 瀀攀焀甀攀渀漀 爀攀猀甀洀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 ⸀倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 攀洀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 搀愀猀 搀挀愀搀愀猀 搀攀 ㄀㤀㔀  攀 ㄀㤀㘀 Ⰰ 渀漀  爀愀爀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 爀漀猀琀漀 搀攀 攀猀琀爀攀氀愀猀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 攀甀爀漀瀀攀甀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 漀 椀琀愀氀椀愀渀漀 ⠀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ ㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀ ㄀⤀ ਀ऀ A cada quadro fotográfico, vão se desenrolando as cenas, sendo que, em cada novo momento em que se tem uma nova foto, também se tem um novo fato. Com o decorrer da trama, a partir dos percalços enfrentados pela protagonista, o momento de conclusão torna-se, ao mesmo tempo, o ápice da narrativa e o momento que representa uma reflexão sobre tudo o que ocorreu durante o percurso da personagem principal. A fotonovela aqui apresentada traz características das novelas televisivas pelo motivo de possuir um clímax, um personagem principal, um vilão e outros enredos importantes para a composição da história.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 愀氀挀愀渀愀爀 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 甀洀愀 挀愀氀漀甀爀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 攀 猀甀愀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 焀甀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀 挀漀洀 漀 甀猀漀 攀砀愀最攀爀愀搀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀洀 猀攀甀 甀猀漀⸀ 伀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 瀀愀爀愀 愀氀攀爀琀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 攀砀挀攀猀猀椀瘀愀 搀攀 甀洀愀 樀漀瘀攀洀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀㬀 攀砀瀀漀猀椀漀 攀猀猀愀 焀甀攀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀 猀甀愀猀 爀攀氀愀攀猀 椀渀琀攀爀瀀攀猀猀漀愀椀猀Ⰰ 瀀攀氀漀 甀猀漀 攀洀 搀攀洀愀猀椀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 匀渀愀瀀挀栀愀琀Ⰰ 吀眀椀琀琀攀爀Ⰰ 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 攀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀⸀  Além disso, pretendemos trazer uma reflexão, quanto ao tempo que os estudantes passam no celular. Pelo fato de sempre carregarem esse objeto para todos os lugares, o acaba se tornando um hábito que muitas das vezes não é notado. ਀ऀ䌀漀猀琀愀 ⠀㈀  㐀⤀ 挀漀氀攀琀漀甀 愀氀最甀洀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 焀甀攀 搀椀稀攀洀㨀  Eu durmo com o celular do lado da cama, geralmente meu namorado me liga de madrugada... Eu acordo, pego o celular ponho ele dentro da bolsa, venho para a faculdade por de ônibus ou de carona com a bolsa. Então, eu pego o celular . Durante as aulas eu ponho ele no meu colo e, no estágio, eu deixo ele em cima de uma mesa, (...) mas tem que estar sempre visível, sempre por perto (COSTA, 2004, p. 168).਀ Por esse motivo, a protagonista passa por todas essas fases, em que seu celular se torna indispensável em todos os momentos da sua vida, substituindo momentos reais pelos virtuais e, consequentemente. ਀䄀漀 愀戀漀爀搀愀爀 攀猀猀攀 琀攀洀愀Ⰰ 愀  昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 琀爀愀稀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀愀氀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 甀猀愀洀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 攀猀琀漀 昀攀氀椀稀攀猀 焀甀愀渀搀漀 渀愀 瘀攀爀搀愀搀攀 焀甀攀 攀猀琀漀 琀爀椀猀琀攀猀⸀ 䴀漀猀琀爀愀爀 猀攀洀瀀爀攀 漀 焀甀攀 攀猀琀 昀愀稀攀渀搀漀 攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀挀攀爀 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀 猀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 搀愀 琀爀愀洀愀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 攀 焀甀攀 瀀漀爀 洀甀椀琀愀猀 搀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀愀洀戀洀 渀愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 焀甀攀洀 甀琀椀氀椀稀愀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀挀椀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀砀愀最攀爀愀搀愀⸀ O tema proposto acerca-se também das relações entre pais e filhos durante o período acadêmico, considerando-se que aqueles não acompanham mais estes nessa nova fase educacional. Apesar de muitos alunos já terem chegado a sua fase adulta, é importante o apoio das pessoas com que quem têm laços mais estreitos. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 漀 琀攀洀愀 猀漀戀爀攀 漀 甀猀漀 攀砀挀攀猀猀椀瘀漀 搀漀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀  甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 洀愀猀 攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 猀椀琀攀 伀 䜀氀漀戀漀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 渀漀爀琀攀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀 攀猀琀甀搀漀甀 漀 琀攀洀愀⸀ O uso excessivo de celulares por estudantes pode aumentar seus níveis de ansiedade, e até comprometer o rendimento acadêmico. É o que diz uma pesquisa divulgada pela Universidade de Kent, em Ohio, nos EUA, assinada pelos cientistas Jacob Barkley, Aryn Karpinski e Andrew Lepp. Os pesquisadores acompanharam o comportamento de mais de 500 universitários para executar o estudo. O uso diário dos aparelhos era monitorado, ao mesmo tempo em que eram medidos clinicamente a ansiedade e o nível de satisfação de cada aluno com a sua própria vida. Por fim, os dados foram cruzados com os registros oficiais de desempenho de cada universitário (O GLOBO, 2013).਀ O estudo americano comprovou ainda que “Constatou-se, então, que os alunos que utilizavam muito seus celulares tinham notas mais baixas que os demais, além de se mostrarem mais ansiosos e menos satisfeitos com a própria vida” (O GLOBO, 2013).਀ O gênero fotonovela foi parte da avaliação da N1 da disciplina de Fotojornalismo, e dessa forma, usamos a criatividade para expressar esse cenário para que fosse interessante aos leitores. Mais do que apenas uma Fotonovela, esse trabalho foi criado para propor uma reflexão sobre o uso descomedido do celular, especialmente nas redes sociais, durante o período de aula. Este trabalho não foi elaborado para falar que possuir um celular e usá-lo seja ruim, mas que seu uso imoderado e sem nenhum tipo de controle pode trazer prejuízos não somente na vida acadêmica, mas também na vida social. ਀            䔀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 攀猀猀攀 琀攀洀愀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀焀甀攀 洀甀椀琀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 瘀椀瘀攀洀 愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 猀攀甀 琀攀洀瀀漀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀猀 挀漀洀 漀 洀甀渀搀漀 瘀椀爀琀甀愀氀 攀 攀猀焀甀攀挀攀洀 搀愀猀 猀甀愀猀 爀攀氀愀攀猀 搀愀 瘀椀搀愀 爀攀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 猀攀甀猀 挀漀氀攀最愀猀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀攀 挀氀愀猀猀攀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 猀甀愀 瘀椀搀愀⸀ 䄀琀椀琀甀搀攀猀 挀漀洀漀 攀猀猀愀Ⰰ 搀椀昀椀挀甀氀琀愀洀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 椀渀琀攀爀瀀攀猀猀漀愀椀猀⸀ Com isso, essa história quer trazer uma reflexão de que muitas pessoas, como a personagem principal da trama, deixam de ver as coisas que acontecem ao seu redor, para enxergar aquilo que está somente no seu mundo virtual, pelo uso excessivo do aparelho celular, sendo que tudo pode ser conciliado e usado sem prejudicar.਀             䄀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 琀愀洀戀洀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀砀瀀漀爀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀愀椀猀 攀⼀漀甀 昀愀洀氀椀愀 愀漀猀 猀攀甀猀 昀椀氀栀漀猀 渀愀 瘀椀搀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 瀀漀椀猀  甀洀愀 渀漀瘀愀 昀愀猀攀 挀漀洀 渀漀瘀愀猀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀猀 攀 搀切瘀椀搀愀猀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 琀愀洀戀洀 搀攀 甀洀 愀瀀漀椀漀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 洀愀猀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 氀愀漀猀 挀漀洀 漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 焀甀攀 攀猀琀 攀渀琀爀愀渀搀漀 渀漀 洀攀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀⸀ 伀 搀椀氀漀最漀 焀甀攀 愀 樀漀瘀攀洀 琀攀瘀攀 挀漀洀 漀 瀀愀椀Ⰰ 昀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 瀀攀爀挀攀戀攀猀猀攀 焀甀攀 愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 搀攀氀愀 洀攀猀洀漀Ⰰ 攀猀琀愀瘀愀 瀀椀漀爀愀渀搀漀 猀甀愀 猀椀琀甀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀愀 攀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀猀 愀洀椀最漀猀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀猀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Após realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, começamos a perceber que desenvolver uma fotonovela não é uma tarefa fácil. Tivemos que pensar desde a pré-produção até a etapa final do projeto. Dividimos as tarefas, de modo que faríamos o trabalho por partes, de maneira que a cada etapa, ajudaria a construir a próxima e assim, sucessivamente. A princípio, elaboramos o esboço/rascunho de como seria o roteiro da fotonovela. Esse trabalho, ainda em sala de aula, serviu para nos ajudar-nos durante o processo de criação e produção. Em seguida, discutimos em grupo sobre como seriam as fotos utilizadas para expor as nossas ideias. Então, produzimos um storyboard, em uma folha de papel em branco, em forma de quadrinhos que representava algumas imagens chaves do trabalho. A partir de então, já tínhamos uma noção de como seria essa fotonovela. Enumeramos cada cena com os locais e idealizamos as fotos nesse desenho para nos auxiliar na produção, pegando a essência inicial do projeto. Após essas etapas, decidimos que iriamos nos reunir para a produção das fotos. O local escolhido por todos que compuseram o grupo foi o próprio campus da Universidade Federal do Acre - UFAC, em Rio Branco. Lugar comum para muitos, mas vimos a instituição de ensino acreana como um cenário essencial para o entendimento geral da fotonovela, ao mesmo tempo que nos permitia realizar os objetivos desse trabalho prático de fotografia, na disciplina de Fotojornalismo.਀ऀ䄀猀 昀漀琀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 挀漀洀 挀洀攀爀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀猀 洀愀爀挀愀猀 䌀愀渀漀渀 攀 一椀欀漀渀Ⰰ 猀攀洀 昀氀愀猀栀 攀 挀漀渀昀椀最甀爀愀搀愀 渀漀 洀漀搀漀 洀愀渀甀愀氀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 琀愀爀搀攀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀㨀 猀愀氀愀猀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 挀漀爀爀攀搀漀爀攀猀Ⰰ 氀甀最愀爀攀猀 愀戀攀爀琀漀猀 攀 愀 攀渀琀爀愀搀愀 搀愀 唀䘀䄀䌀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀⸀ 儀甀愀渀琀漀 愀漀 昀椀最甀爀椀渀漀Ⰰ 渀漀 琀椀瘀攀洀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀⸀ 䌀漀洀漀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 猀攀 瀀愀猀猀愀 攀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 爀漀甀瀀愀猀 挀漀洀甀渀猀 搀漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀 攀 焀甀攀 爀攀昀氀攀琀攀洀 漀 瘀攀猀琀甀爀椀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 漀甀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 渀漀猀猀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀瘀愀洀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀猀猀攀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀攀渀愀 攀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 最攀爀愀氀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䄀漀 琀漀搀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 㐀㌀㈀ 昀漀琀漀猀 戀爀甀琀愀猀Ⰰ 渀漀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀漀猀 渀最甀氀漀猀 搀攀 瘀椀猀漀Ⰰ 挀攀渀爀椀漀猀 攀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀Ⰰ 琀甀搀漀 椀猀猀漀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 攀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 渀漀猀猀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀  As fotografias foram feitas sob alguns técnicas, planos e formatos de fotografias. Dentre as principais técnicas, produzimos fotos de grande e pequena profundidade de campo, variados planos, além de fotos com ângulos mais abertos e fechados. Vale lembrar que desde a produção até o trabalho final, zelamos por não utilizar nenhum programa para tratar as imagens, como os mais usados Lightroom ou Photoshop. Selecionamos e ordenamos apenas as 52 melhores fotografias produzidas para o projeto final. Para a composição de textos e legendas de todas as fotos, utilizamos o software Power Point 2015.਀䘀椀渀愀氀椀稀愀洀漀猀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 樀甀渀琀愀渀搀漀 攀 漀爀搀攀渀愀渀搀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 倀漀眀攀爀 倀漀椀渀琀 ㈀ ㄀㔀 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀洀漀猀 漀 愀爀焀甀椀瘀漀 攀洀 倀䐀䘀 瀀愀爀愀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Após a criação do roteiro por todo grupo, demos atenção à criação das fotos para se encaixar no enredo da história proposta pela equipe de trabalho. A abordagem sobre esse tema foi criado a partir de conhecimentos empíricos vividos pelos integrantes do grupo e de observações acadêmicas e escolares. A partir disso, percebemos que era uma problemática existente no cotidiano dos estudantes e decidimos a ocasião do trabalho para abordar. A escolha também em expor a temática do uso exacerbado do celular, através das redes sociais, tem a intenção de retratar a necessidade dos jovens em exibir a falsa sensação de controle da própria vida e felicidade, repassada em suas lives e/ou timeline momentos constantes de felicidade e realizações pessoais. Percebemos que essa atitude de quem usa as redes digitais, prejudica a vida acadêmica, pois o estudante não se concentra e acaba dando muita atenção para o celular.਀ऀ 䄀漀 瀀攀渀猀愀爀 攀洀 琀漀搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 瀀攀渀猀愀洀漀猀 渀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀 焀甀攀洀 瀀漀搀攀爀椀愀 昀愀稀攀爀 挀愀搀愀 瀀愀瀀攀氀⸀  䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 挀椀渀挀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀㨀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀Ⰰ 愀氀甀渀愀Ⰰ 瀀愀椀 搀愀 愀氀甀渀愀Ⰰ 挀漀氀攀最愀猀 搀攀 猀愀氀愀 攀 昀椀最甀爀愀渀琀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀漀渀琀愀洀漀猀 挀漀洀 愀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀猀 挀愀氀漀甀爀漀猀 搀攀 攀渀最攀渀栀愀爀椀愀 愀最爀漀渀洀椀挀愀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 唀䘀䄀䌀Ⰰ 焀甀攀 愀樀甀搀愀爀愀洀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 挀漀洀 瀀氀愀挀愀猀 攀 挀栀愀瀀甀 瀀愀爀愀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀 挀愀氀漀甀爀愀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 挀攀渀愀猀⸀ Durante o processo de fotografar encontramos algumas dificuldades na produção, como foi o caso da iluminação, pois, dependendo do ambiente em que realizamos as fotos, foi necessário alternar o número de ISO, obturador e diafragma, fazendo com que tivéssemos muita atenção ao trocar de ambiente. Tivemos uma grande preocupação também em não usar o flash embutido ou externo nas fotos, um desafio a mais para os fotógrafos do projeto.਀ऀ伀 琀攀洀瀀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 甀洀 昀愀琀漀爀 搀攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀 瀀攀氀漀 渀漀猀猀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 琀椀瘀攀洀漀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 爀攀甀渀椀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 瀀愀爀愀 昀漀琀漀最爀愀昀愀爀⸀ 䔀洀 甀洀 搀椀愀 愀瀀攀渀愀猀 琀愀氀瘀攀稀 渀漀 搀攀猀猀攀 挀攀爀琀漀Ⰰ 洀愀猀 渀漀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀漀猀 攀Ⰰ 挀漀洀 愀樀甀搀愀 搀攀 琀漀搀漀猀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀漀琀漀猀 攀洀 甀洀 搀椀愀 渀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀愀洀瀀甀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ Outra estratégia utilizada pelo grupo foi a participação de todos na fotonovela. Realizamos uma divisão interna no grupo para que todos pudessem contribuir na produção. Ficou decidido que: Eduardo Fragoso e Kezio Araújo seriam os fotógrafos. Edinauro Braga, Thawana Alexandrino, Sabrina Nascimento e Milena Queiroz fossem os atores e atrizes. Kelton Pinho e Ariel Lima ficaram responsáveis pela edição do projeto final. Com essa divisão, distribuímos tarefas em função das habilidades de cada um. Com isso ganhamos praticidade para deixar o trabalho pronto no prazo proposto.਀ऀ刀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀㨀 ᰀ传 洀愀甀 甀猀漀 搀漀 挀攀氀甀氀愀爀ᴀⰠ 瀀漀猀猀甀椀 㔀㈀ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀洀 愀氀琀愀 搀攀昀椀渀椀漀Ⰰ 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀 愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 昀愀琀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 愀戀漀爀搀愀搀愀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 渀漀 猀漀昀爀攀爀愀洀 焀甀愀椀猀焀甀攀爀 琀椀瀀漀 搀攀 愀氀琀攀爀愀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 猀漀洀攀渀琀攀 氀攀最攀渀搀愀猀 愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 攀洀 猀漀昀琀眀愀爀攀 搀漀 瀀愀挀漀琀攀 伀昀昀椀挀攀⸀ As legendas foram utilizadas em algumas fotografias para situar determinadas situações ao decorrer da história. Possui um narrador, que realiza inserções entre algumas fotografias; fato esse que colabora não só com a sequencialidade das cenas, mas também com o seu entendimento.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䘀椀渀愀氀椀稀愀洀漀猀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 㐀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀䘀䄀䌀 挀漀洀 甀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 攀 猀愀琀椀猀昀愀漀Ⰰ 瀀漀爀 瀀漀搀攀爀 愀戀漀爀搀愀爀 甀洀 琀攀洀愀 焀甀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀猀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ 䄀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 戀攀洀 愀挀攀椀琀愀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀甀猀攀爀愀洀 愀 渀漀猀猀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 䔀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 漀 琀攀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀  甀洀愀 挀愀甀猀愀 焀甀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 搀攀戀愀琀椀搀愀 渀漀 猀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 攀 攀猀挀漀氀愀猀Ⰰ 洀愀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀ 䘀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 甀猀漀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀 琀爀愀稀  琀漀渀愀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 洀甀椀琀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 漀甀 椀最甀愀氀 愀 焀甀攀 琀攀渀琀愀洀漀猀 洀漀猀琀爀愀爀 挀漀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀  A criação do projeto nos proporcionou a experiência de planejar, desenvolver e executar cenas, além de florescer habilidades de desenho, produção e fotografia. Trabalhar em conjunto também foi algo positivo para todos, pois compartilhamos diversas formas de pensar e analisar o processo e nos desafiou a expor as ideias e tentar convencer o outro, com argumentos plausíveis. ਀ऀ䔀渀琀爀攀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 最爀甀瀀漀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 攀砀攀挀甀琀愀爀 甀洀愀 搀椀瘀椀猀漀 搀攀 琀愀爀攀昀愀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 愀 挀愀搀愀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀 愀琀甀愀爀 渀愀 猀甀愀 爀攀愀 搀攀 洀愀椀漀爀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀 愀猀猀椀洀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 猀攀甀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 愀戀猀漀爀瘀攀爀 愀氀最漀 渀漀瘀漀 攀 瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 愀氀最漀 挀漀洀 漀猀 挀漀氀攀最愀猀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀搀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 琀爀漀挀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀⸀  Além de efetuar suas obrigações, foi possível captar e contribuir com outras atribuições. O direcionamento das funções, junção dos feitos e análise do produto final foi possível devido ao trabalho em equipe, compreensão e esforço de todos. Esse experiência, com toda certeza, enriqueceu nossa vida acadêmica, pois pudemos aprender uns com os outros e realizar um trabalho para bem comum. Portanto, é esperado que a reflexão chegue a causar um impacto positivo para se ter a cautela e o uso moderado na utilização das redes sociais e também do uso do telefone. Isso não se aplica somente à sala de aula, mas também às relações interpessoais, pois tudo é afetado quando não se tem moderação na utilização਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀伀匀吀䄀Ⰰ 䄀渀愀 䴀愀爀椀愀⸀ 䤀洀瀀愀挀琀漀猀 倀猀椀挀漀氀最椀挀漀猀 搀漀 唀猀漀 搀攀 䌀攀氀甀氀愀爀攀猀㨀 唀洀愀 倀攀猀焀甀椀猀愀 䔀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀 挀漀洀 䨀漀瘀攀渀猀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⸀ ㈀  㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀挀椀攀氀漀⸀戀爀⼀瀀搀昀⼀瀀琀瀀⼀瘀㈀ 渀㈀⼀愀 㤀瘀㈀ 渀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀  搀攀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 䤀⸀ 匀⸀ 倀愀爀愀 洀攀洀漀爀椀愀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀㨀 䄀 䘀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 攀 猀攀甀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 匀倀  ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀 䜀䰀伀䈀伀⸀ 唀猀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀 爀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 搀椀稀 攀猀琀甀搀漀⸀ ㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀漀最氀漀戀漀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀猀漀挀椀攀搀愀搀攀⼀攀搀甀挀愀挀愀漀⼀甀猀漀ⴀ昀爀攀焀甀攀渀琀攀ⴀ搀攀ⴀ挀攀氀甀氀愀爀ⴀ瀀爀攀樀甀搀椀挀愀ⴀ爀攀渀搀椀洀攀渀琀漀ⴀ愀挀愀搀攀洀椀挀漀ⴀ搀椀稀ⴀ攀猀琀甀搀漀ⴀ㄀㄀㄀ ㄀㜀㈀㜀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  ㄀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀