ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00219</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;SPOT PROTEIN GO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriela Amorim Carneiro (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Alex Carlos Ferreira de Lima (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Luana Vogel Pereira (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Josiane Herrera Alves da Cunha (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Wiliane Neres da Cruz (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Maria Angela de Lima Dummel (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Suellen Lemos (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Andrews Botelho Regis (Faculdade Interamericana de Porto Velho); Viviane Cristina Camelo (Faculdade Interamericana de Porto Velho)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Spot, saúde, jogo, áudio, rádio</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tendo como projeto interdisciplinar de 2017.1 criar, prototipar e gamificar um jogo com temática social, os alunos do 4º e 5º período do curso de Publicidade e Propaganda da União das Escolas Superiores de Rondônia  UNIRON, realizaram a criação de um jogo focado em saúde  alimentação e exercício físico. Como ferramenta de divulgação deste produto foram criadas peças radiofônicas, no caso, o spot. Este paper explanará o estudo, criação e produção do spot publicitário para o jogo  Protein Go  Você sempre ganha .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este presente trabalho é uma ramificação do projeto experimental passado aos alunos com de modo interdisciplinar, porém com mais base na disciplina de Produção Áudio Digital do curso de Publicidade e Propaganda da União das Escolas Superiores de Rondônia  Uniron. Esse é focado na ferramenta de divulgação do jogo  Protein Go , o spot intitulado  Spot Protein Go . O spot é uma ótima ferramenta da categoria radiofônica para a publicidade, afinal através da imaginação do público, podem ser montados cenários e situações para inserir o consumidor no tema, além do recurso financeiro a ser empenhado ser menor. Como o assunto  alimentação saudável e prática de exercícios físicos pode ser pesaroso para muitos, inclusive os principais envolvidos, sendo conflitante com o conceito de  simples e divertido proposto pelo jogo, optou-se por uma imagem de alívio cômico para o spot, condizendo com a abordagem do jogo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os spots podem ser descritos como  [...] peças publicitárias veiculadas em rádio, que se caracterizam por serem baseadas em texto falado  acompanhando uma trilha musical ou de efeitos sonoros  cuja duração varia de 15 a 60 segundos . (VIANNA, 2004, p.28), tendo esse entendimento e fazendo a escolha de usar essa ferramenta de divulgação, o principal objetivo do spot era de forma descontraída e humorada, chamar a atenção do público para o jogo, trazer informações necessárias de forma rápida para os interessados em adquiri-lo e levar os consumidores a uma ação. O motivo pelo qual o spot terá essa temática de humor é para que não passe uma sensação pesarosa para o público-alvo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como o jogo, que era o tema inicial do projeto interdisciplinar, é voltado à saúde, muito foi pesquisado sobre esse seguimento e alguns dados foram coletados. De acordo com uma pesquisa aplicada no início de 2017 pelo site G1, 50,81% dos internautas disseram que seu maior objetivo naquele ano era emagrecer ou começar uma atividade física ficando na frente de questões como: arrumar emprego e eliminar dívidas. Outra pesquisa aplicada no ano de 2016 pela Sociedade Brasileira de Obesidade aponta que cerca de 18 milhões de pessoas são consideradas obesas no Brasil, estimando que mais de 50% da população esteja a cima do peso. O assunto saúde, é um tema sério. Mas por esse fator, muitos evitam debater sobre isso ou criam sentimentos ruins com os assuntos interligados à educação alimentar e perda de peso. Tendo em mente que o público principal do jogo não são as pessoas que já queiram emagrecer, mas sim as pessoas que são inimigas da ideia de dietas e exercícios, apostamos em uma linguagem e imagem mais divertida e descontraída, para tirar o estereótipo de que a vida saudável tem que ser triste e difícil, além de criar simpatia com o usuário. Para toda a composição do projeto falar a mesma língua, as peças publicitárias (jingle e spot) não poderiam fugir da vertente humorística. Sabendo, através de uma pesquisa de campo realizada pelo grupo, que a maioria das pessoas entrevistadas queria melhorar suas condições físicas, porém não possuem tempo ou disposição para fazer as atividades ou manter dietas, analisamos qual poderia ser a melhor forma de falar a esse público e divulgar o jogo. O spot, por utilizar do veículo de áudio, não necessita de total mobilização das pessoas, nem o uso de todos os seus sentidos e nem prender seu tempo, mas apenas ouvi-lo, como no rádio a caminho do trabalho ou faculdade, ou anúncio dentro de streamings de áudio, o uso de apenas um sentido, de forma rápida e fácil entendimento, possui mais possibilidades de surtir efeito.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após proposto pelos docentes do curso a criação e prototipação de um game com cunho social, os alunos em reunião analisaram os possíveis segmentos e chegaram à conclusão de utilizar a área da saúde, especificamente saída de uma vida sedentária e perda de peso. Para melhor entender o mercado e o público, foram feitas pesquisas exploratórias e de campo sobre os temas: saúde e jogos em Porto Velho e no Brasil. Com os dados coletados foi possível dar início a criação do conceito e roteiro do jogo. Com a conclusão da criação do jogo, passou-se para a próxima etapa: divulgação. Já que dietas e exercícios físicos são assuntos considerados  chatos e de difícil captação de atenção, foram estudados os meios menos habituais e fáceis de chamar a atenção do público. Assim, o spot entrou para o método de ferramenta de divulgação. O primeiro passo deu-se na criação do conceito, ou seja, o que interligasse com a linguagem do jogo: alegre, divertido e simples. Então foi criado o roteiro do spot, usando os ensinamentos e técnicas conferidas nas aulas de Redação Publicitária. Após o roteiro formulado e revisado, foram selecionadas as pessoas responsáveis por dar voz às personagens do spot. Uma senhora cigana, uma jovem e o locutor. Os personagens foram feitos por uma integrante do grupo e colegas apoiadores. Com auxílio de professores e o uso dos materiais de estúdio disponibilizados pela faculdade, foram feitas várias captações de áudio, tratamentos e edições para adicionar sonoplastia e adaptar o spot para que coubesse no tempo estimado de trinta segundos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Levando em consideração o estudo do modelo A.I.D.A (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) criado por ST. Elmo Lewis, em 1898, que estuda o comportamento humano no processo de compra, o primeiro instante do áudio deve ser responsável por chamar a atenção do ouvinte, o que é exercido pelo spot, já que se inicia com um fundo musical atípico ao estilo musical comum de nossa região, além de místico, logo, trabalhando a redação publicitária no roteiro da peça, é decorrido um diálogo em que uma cigana vê o futuro de uma jovem. A história tem o tom de suspenso e cria expectativa para prender a atenção do ouvinte, esperando a revelação do que a cigana vê no futuro da moça. Há a quebra de expectativa, quando o que se esperava era uma gravidez, mas acaba sendo revelada uma sátira, uma piada com gordura abdominal acumulada. Essa quebra de expectativa causa o humor e pode gerar no ouvinte uma emoção, o riso e assim simpatizar com o produto, que é revelado logo em seguida, descrevendo o nome, informações essenciais, a chamada para uma ação e a assinatura do jogo, sendo finalizado através da edição em 30 segundos. A estrutura do spot pode ser conferida em seguida: ROTEIRO SPOT: - Música de suspense ao fundo. - Som de dados rolando. - Voz feminina e idosa, por volta dos sessenta anos, fala de forma misteriosa. Cigana: Eu vejo algo! - Voz feminina e adulta, por volta de 30 anos. - Entonação de nervoso/ansiedade. Cliente: O que você vê no meu futuro, cigana? Cigana: Vejo um volume na área abdominal Cliente: Ah! Eu vou ter um bebê? - Entonação Irônica Cigana: Não, gordura mesmo - Silêncio ao fundo. - Voz da mulher com entonação de desespero. Cliente: Ai meu Deus, o que eu posso fazer? Cigana: As cartas me mostram um jogo. Protein Go! Baixe na playstore e vai ficar tudo bem. - Entonação animada/ansiosa. Cliente: Vou baixar agora mesmo! Locutor Agora você pode mudar seu futuro de forma fácil. Protein Go é o game que te estimula a fazer exercícios de forma divertida. Baixe agora na playstore! Para android e IOS. Protein Go. Aqui perdendo é que se ganha. O spot em questão se diferencia de muitos dos que se ouvem na rádio regional, já que na maior parte das vezes apenas apresentam informações de venda ou de eventos. O spot Protein Go reproduz um cenário e uma situação na mente do ouvinte, captando sua atenção ao ouvir algo fora do habitual das rádios.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Os projetos realizados em sala de aula, principalmente a parte prática, são de suma importância para preparar os alunos para o mercado, sabendo lidar com diversas ocasiões e veículos. Afinal, a publicidade e propaganda podem ser usadas em diversas vertentes. Assim, aprendemos na prática muito sobre a importância do uso radiofônico, como o spot, para a publicidade, assim como seu processo criativo e de produção, tendo auxílio de professores, aulas que explanam os embasamentos teóricos e equipamentos disponibilizados pela faculdade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SERRANO, Daniel Portillo. O Modelo Ainda. Portal do Marketing, São Paulo, 05 dez. 2006. Disponível em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/O_Modelo_AIDA.htm>. Acesso em: 12 abril 2018.<br><br>VIANNA, Mello, G. V. G. Jingles e spots. Belo Horizonte: N. Paiva, 2004.<br><br> </td></tr></table></body></html>