INSCRIÇÃO: 00240
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT01
 
TÍTULO: Programa de Rádio Amazônia News
 
AUTORES: ROSANGELA BRITO PEREIRA TELES (FACULDADE BOAS NOVAS); John Silva de Brito (FACULDADE BOAS NOVAS); Alan Rodrigues de Lima (FACULDADE BOAS NOVAS); Carla Santos Torres Chagas (FACULDADE BOAS NOVAS); Wellyson da Silva Nascimento (FACULDADE BOAS NOVAS); Johny Lucas Vasconcelos dos Santos (FACULDADE BOAS NOVAS)
 
PALAVRAS-CHAVE: Radiojornalismo, radiodocumentário, boi bumbá, Festival Folclórico, Parintins
 
RESUMO
O referido trabalho tem como objetivo apresentar, em formato de radiodocumentário, um programa denominado Amazônia News sobre a cultura e o folclore dos bois bumbás Caprichoso e Garantido de Parintins, no Amazonas. O produto foi elaborado como avaliação final da disciplina de Radiojornalismo. A intenção foi mostrar a história e o contexto que envolve os bois bumbas, o Festival Folclórico de Parintins, o Boi Manaus, dando ampla divulgação e contribuindo com a consolidação da cultura amazonense no cenário nacional.
 
INTRODUÇÃO
O radiodocumentário, apesar de ser uma ferramenta estratégica de comunicação e de ter grande alcance, é considerado um gênero em extinção no Brasil (Baumworcel, 2001). Isso acontece porque há uma tendência das emissoras em focar os investimentos nas notícias factuais, enfatizando temas inesperados, que exigem cobertura completa e técnica (Moreira, 1991). O documentário é um programa informativo útil para abordar com maiores detalhes temas que atraiam a atenção do público. Temas como eventos de grande porte e apelo popular, a morte de ídolos do esporte ou música, crises políticas em países conturbados, protestos sociais e datas comemorativas são exemplos de temas bem-sucedidos para a elaboração de radiodocumentários. ਀䌀栀愀渀琀氀攀爀 攀 䠀愀爀爀椀猀 ⠀㄀㤀㤀㠀⤀ 攀渀琀攀渀搀攀洀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 戀猀椀挀漀猀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 攀氀攀猀Ⰰ 漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀漀 猀甀挀攀猀猀漀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀攀爀椀愀洀 愀猀 瘀爀椀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 挀漀洀 昀漀渀琀攀猀 攀 漀瀀椀渀椀攀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀Ⰰ 愀戀攀爀琀甀爀愀 漀甀 挀愀戀攀愀 瀀愀爀愀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 漀 焀甀攀 瘀愀椀 猀攀爀 渀漀琀椀挀椀愀搀漀 攀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 氀漀渀最愀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 搀攀猀琀愀挀愀洀 焀甀攀 愀 猀漀渀漀爀椀稀愀漀 攀 洀甀猀椀挀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀  甀洀 最爀愀渀搀攀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ A opção de elaborar um radiodocumentário com temática regional vem da função social do jornalismo, que também inclui promover e divulgar a cultura, contribuindo para a consolidação da identidade do estado do Amazonas e do Brasil. O tema escolhido, festejos de boi bumbá, é a marca do folclore regional e atrai turistas do mundo todo.
 
OBJETIVO
Nosso objetivo principal é apresentar um programa em formato de radiocumentário, denominado Amazônia News: Boi Bumbá do Amazonas, contando sobre o folclore e a cultura dos bois bumbás de Parintins.਀一漀猀猀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 椀渀挀氀甀攀洀㨀  - Apresentação da história dos bois bumbás: Garantido e Caprichoso;਀ⴀ 䐀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 琀爀愀搀椀漀 搀漀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 䘀漀氀挀氀爀椀挀漀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀Ⰰ 䌀愀爀渀愀戀漀椀 攀 䈀漀椀 䴀愀渀愀甀猀㬀 - Apontar a expansão da divulgação do folclore parintinense por meio da inserção no Carnaval do Rio de Janeiro.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 戀漀椀 戀甀洀戀Ⰰ 愀 搀愀渀愀 昀漀氀挀氀爀椀挀愀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 搀攀猀搀攀 愀 猀甀愀 挀爀椀愀漀 愀琀 漀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 搀攀 倀愀爀椀渀琀椀渀猀 焀甀攀 挀甀氀洀椀渀愀 攀洀 甀洀愀 最爀愀搀攀 昀攀猀琀愀 渀漀 䈀甀洀戀搀爀愀洀漀⸀ 䌀漀洀漀 愀 搀愀渀愀 昀漀氀挀氀爀椀挀愀  甀洀 琀爀愀漀 洀愀爀挀愀渀琀攀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 愀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 漀猀 戀漀椀猀 攀 愀猀 猀甀愀猀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 爀搀椀漀 愀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 挀漀最渀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 愀 昀椀洀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ O tema nos permitiu utilizar de linguagem descritiva e figurada no relato de aspectos dos bois Garantido e Caprichoso, pois a história e o festival são ricos de contos, lendas e tradições. Escolhemos o rádio, pois se sabe que uma das características do rádio é que, o mesmo, fala para um público heterogêneo, independente de grau de escolaridade. O cotidiano do interior amazonense ganhou destaque como a precisa ilustração de Benchimol (2009) que relata elementos peculiares da cultura amazônica:਀伀 愀氀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 瘀攀猀琀甀爀椀漀Ⰰ 愀 爀攀氀愀漀 栀漀洀攀洀ⴀ洀甀氀栀攀爀Ⰰ 愀 栀愀戀椀琀愀漀Ⰰ 漀猀 栀戀椀琀漀猀 搀攀 氀椀洀瀀攀稀愀Ⰰ 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 挀甀爀愀Ⰰ 愀猀 爀攀氀愀攀猀 搀攀 瀀愀爀攀渀琀攀猀挀漀Ⰰ 愀 搀椀瘀椀猀漀 搀攀 琀愀爀攀昀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 樀漀爀渀愀搀愀 攀Ⰰ 猀椀洀甀氀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀 挀爀攀渀愀猀Ⰰ 漀猀 挀愀渀琀漀猀Ⰰ 愀猀 搀愀渀愀猀Ⰰ 漀猀 樀漀最漀猀Ⰰ 愀 挀愀愀Ⰰ 愀 瀀攀猀挀愀Ⰰ 漀 昀甀洀漀Ⰰ 愀 戀攀戀椀搀愀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀瘀爀戀椀漀猀Ⰰ 漀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 挀甀洀瀀爀椀洀攀渀琀愀爀Ⰰ 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 琀愀戀甀猀Ⰰ 漀猀 攀甀昀攀洀椀猀洀漀猀Ⰰ 漀 洀漀搀攀 搀攀 漀氀栀愀爀Ⰰ 漀 洀漀搀漀 搀攀 猀攀渀琀愀爀Ⰰ 漀 洀漀搀漀 搀攀 愀渀搀愀爀Ⰰ 漀 洀漀搀漀 搀攀 瘀椀猀椀琀愀爀 攀 猀攀爀 瘀椀猀椀琀愀搀漀Ⰰ 愀猀 爀漀洀愀爀椀愀猀Ⰰ 愀猀 瀀爀漀洀攀猀猀愀猀Ⰰ 愀猀 昀攀猀琀愀猀 搀漀 瀀愀搀爀漀攀椀爀漀Ⰰ 漀 洀漀搀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 最愀氀椀渀栀愀 攀 瀀漀爀挀漀Ⰰ 漀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 瀀氀愀渀琀愀爀 昀攀椀樀漀Ⰰ 洀椀氀栀漀 攀 洀愀渀搀椀漀挀愀Ⰰ 漀 洀漀搀漀 搀攀 爀椀爀 攀 挀栀漀爀愀爀Ⰰ 搀攀 瀀攀搀椀爀 攀 挀漀渀猀漀氀愀爀⸀⸀⸀ ⠀䈀伀匀䤀 愀倀甀搀 䈀䔀一䌀䠀䤀䴀伀䰀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀㄀㠀⤀ Foram utilizados critérios relevantes à linguagem radiofônica para que fosse obtida maior qualidade no produto final baseado no que diz Nilson Lage (1999): A produção de textos pressupõe restrições do código linguístico. A redução do número de itens léxicos (palavras, expressões) e de regras operacionais postas em jogo não apenas facilita o trabalho, mas também permite o controle da qualidade (LAGE, 1999, p.35).਀倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 搀攀 倀爀漀最爀愀洀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 一攀眀猀㨀 䈀漀椀 戀甀洀戀愀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 昀攀稀ⴀ猀攀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 挀漀洀戀椀渀愀爀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 攀 琀漀愀搀愀猀 搀攀 愀洀戀漀猀 漀猀 戀漀椀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀椀砀愀爀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 洀愀椀猀 搀椀渀洀椀挀愀猀 攀 愀琀爀愀椀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀漀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀   ⤀ 搀攀猀琀愀挀愀㨀 A linguagem radiofônica engloba o uso da voz humana, da música, dos efeitos sonoros e do silêncio, que atuam isoladamente ou combinados entre si de diversas formas. Cada um destes elementos contribui, com características próprias, para o todo da mensagem (2006, pg. 26).਀儀甀愀琀爀漀 椀琀攀渀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀洀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 猀甀挀攀猀猀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 焀甀攀 猀漀㨀 挀氀愀爀攀稀愀Ⰰ 氀漀挀甀漀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 愀甀搀椀渀挀椀愀⸀ 吀愀椀猀 椀琀攀渀猀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 倀爀愀搀漀 ⠀㄀㤀㠀㤀⤀ 猀漀 漀猀 ᠀映愀琀漀爀攀猀 搀愀 攀昀椀挀挀椀愀ᤀ†攀 樀甀渀琀漀猀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀洀 漀 猀甀挀攀猀猀漀 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 漀 昀爀愀挀愀猀猀漀 洀愀琀爀椀愀 爀攀瀀漀爀琀愀搀愀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀琀漀Ⰰ 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 攀猀琀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀 戀甀猀挀愀爀愀洀 琀攀爀 挀氀愀爀攀稀愀 渀愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 甀洀愀 戀漀愀 氀漀挀甀漀 攀 甀洀 琀攀砀琀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 猀攀 琀攀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 攀 洀愀渀琀攀爀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀⸀ A essência da lenda dos bois bumbas enlaçam a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. Esta essência se originou da lenda de Catirina e Pai Francisco, de origem nordestina. Ao ser levada para a região Norte, sofreu adaptação à realidade amazônica, e faz reverência ao boi como se esse fosse nativo da floresta Amazônica, também exaltando a alegria, sinergia e força das festas coletivas indígenas. Os bois encenam a lenda de Catirina, uma roceira que teve o desejo de comer língua de boi durante a gravidez. Para satisfazer o desejo dela, Negro Francisco, marido de Catirina, mata o boi favorito de seu patrão. Por causa disso, ele foi ameaçado de morte. Um pajé ajuda Francisco e ressuscita o boi.਀伀 戀漀椀 䜀愀爀愀渀琀椀搀漀 ⴀ 搀攀 挀漀爀 瘀攀爀洀攀氀栀愀 ⴀ 昀漀椀 昀甀渀搀愀搀漀 攀洀 ㄀㤀㄀㌀ 攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀 攀渀挀攀渀愀爀 愀 氀攀渀搀愀 搀攀 䘀爀愀渀猀挀椀猀挀漀 攀 䌀愀琀椀爀椀渀愀⸀ 一漀瘀攀 愀渀漀猀 搀攀瀀漀椀猀 昀漀椀 昀甀渀搀愀搀漀 漀 戀漀椀 䜀愀氀愀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀爀椀愀 愀 猀攀 挀栀愀洀愀爀 䌀愀瀀爀椀挀栀漀猀漀  ⴀ 搀攀 挀漀爀 愀稀甀氀 ⴀ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 ㄀㤀㈀㔀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 愀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ倠爀漀最爀愀洀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 一攀眀猀㨀 䈀漀椀 戀甀洀戀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀ᴀ†昀漀猀猀攀 愀漀 愀爀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀㨀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 瀀爀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 搀攀 猀漀渀漀爀愀猀 搀愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀爀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 攀搀椀漀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 猀攀氀攀漀 洀甀猀椀挀愀氀Ⰰ 最爀愀瘀愀漀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 攀搀椀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 瀀猀 瀀爀漀搀甀漀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀⸀ Segundo McLeish (2001, p.15) “as primeiras impressões é que contam […] A primeira sentença deve imediatamente identificar o cenário, o lugar, a pessoa, o aspecto mais importante para a venda e o produto. A utilização do efeito sonoro apropriado ajuda bastante”. Partindo disso, procuramos utilizar no spot um método que chamasse a atenção do ouvinte logo nos primeiros segundos, e o prendesse pelo restante do programa. Após a etapa inicial, o processo de criação foi iniciado. Estilos de locução, gênero de voz a ser utilizada, tipo de trilha que compunha melhor o objeto e possíveis efeitos começaram a ser escolhidos.਀ É difícil estabelecer regras sobre a maneira de redigir textos publicitários. Além da facilidade de escrever, do conhecimento dos fatos pertinentes ao produto, à campanha, à natureza do consumidor etc., o redator precisa ter bom senso, um pouco de intuição de vendedor, e uma imaginação que não o leve demasiadamente alto. O anúncio não é uma peça literária que tem por fim deleitar, distrair ou dar uma sensação de beleza. Visa um fim prático: implantar uma ideia ou vender um produto. Anunciar consiste e tornar interessante, apetecível um produto: criar, na maioria dos casos, um valor subjetivo, um valor psicológico que lhe exceda o valor intrínseco ou real (SANT’ANA, 2002, p.162).਀ Fazendo uso de uma linguagem de fácil compreensão a mensagem se torna muito mais clara, além de ficar fácil de ser gravada e seguida na prática, tornando nosso programa completamente funcional. Todo o programa foi totalmente escrito, produzido e mixado pelos alunos do curso de Comunicação Social.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 爀搀椀漀  甀洀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀攀 瘀爀椀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 渀漀琀愀猀 愀琀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 洀愀椀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀 攀砀椀最攀洀 攀猀昀漀爀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 攀 攀搀椀漀⸀ 䔀砀攀洀瀀氀漀猀 搀椀猀猀漀 猀漀 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 搀攀戀愀琀攀猀 攀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ De acordo com Carmem Lúcia José (2003), o gênero radiodocumentário multiplica a documentação da notícia pois, diferentemente do jornalismo atual, não resume o fato apenas ao lide, mas trabalha uma história do início ao fim, utilizando falas de personagens e fontes que confirmam a história narrada.਀嬀⸀⸀⸀崀 挀愀搀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀漀 瀀漀搀攀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀漀 琀攀洀愀㬀 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 猀漀 瘀爀椀漀猀 爀攀挀漀爀琀攀猀 琀爀愀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 甀洀愀 最攀渀攀爀愀氀椀搀愀搀攀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀⸀ 䌀愀搀愀 愀猀瀀攀挀琀漀 渀漀  猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀 爀攀氀愀琀漀 焀甀攀 搀攀瘀攀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 愀漀 昀愀琀漀Ⰰ 琀漀爀渀ⴀ氀漀 瘀攀爀漀猀猀洀椀氀㬀 挀愀搀愀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 琀爀愀琀愀搀漀 挀漀洀漀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀渀琀攀 搀愀 最攀渀攀爀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 猀攀爀 愀 挀漀渀昀椀爀洀愀漀 漀甀 愀 渀攀最愀漀 瘀愀氀椀搀愀搀愀 瀀攀氀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 漀猀 瘀爀椀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 瀀漀搀攀洀 漀甀 渀漀 猀攀爀 昀爀愀最洀攀渀琀漀猀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 愀瀀愀爀攀挀攀爀 挀漀洀漀 琀愀氀㬀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 椀猀琀漀 猀椀洀Ⰰ 挀漀洀漀 挀漀渀猀琀愀琀愀攀猀 搀攀瘀椀搀愀洀攀渀琀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀搀愀 瀀漀爀 猀攀甀猀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀 漀甀 瀀攀氀愀 昀漀爀愀 愀昀攀琀椀瘀愀 搀漀 爀攀氀愀琀漀 ⠀䨀伀匀준Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㘀ⴀ㜀⤀⸀  A elaboração deste radiodocumentário é composta de três itens: Contextualização geral do tema no desenvolvimento das reportagens; Destaque da importância e características da temática e entrevistas com fontes oficiais, inclusive tendo a participação de um personagem importante para enriquecer e dar mais credibilidade ao material. Neste produto, o entrevistado especial foi David Assayag, personalidade marcante do boi bumbá. ਀䄀氀洀 搀攀 氀攀瘀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀Ⰰ 漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀攀洀 漀甀琀爀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 爀攀昀氀攀砀攀猀⸀ 倀愀爀愀 䴀挀䰀攀椀猀栀 ⠀㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㤀㈀⤀Ⰰ 漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瘀椀猀愀 ᰀ⠠⸀⸀⸀⤀ 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 渀漀瘀愀猀 椀搀攀椀愀猀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀ᴀⰠ 攀  樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 椀猀猀漀 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀挀甀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 挀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ Ferrarreto (2001) relata que o radiodocumentário, embora pouco usado no Brasil, permite abordar temas, pessoas ou eventos importantes com profundidade, incluindo recursos de sonoplastia e roteiro. Além disso, permite também uma abordagem séria e de credibilidade:਀ 唀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 猀漀洀攀渀琀攀 昀愀琀漀猀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀漀猀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 爀攀最椀猀琀爀漀猀 攀猀挀爀椀琀漀猀Ⰰ 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 挀椀琀愀搀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 愀琀甀愀椀猀 攀 挀漀椀猀愀猀 搀漀 最渀攀爀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀  椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 漀甀 猀椀琀甀愀漀 猀攀洀瀀爀攀 猀攀 戀愀猀攀愀渀搀漀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 栀漀渀攀猀琀愀 攀 攀焀甀椀㄀椀戀爀愀搀愀 ⠀䴀䌀䰀䔀䤀匀䠀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㤀㄀⤀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
A produção de conteúdo documental para o rádio tem como missão aprofundar histórias e fatos, entrar na vida dos personagens, fugindo do informativo comum do dia a dia jornalístico. Tem o papel de debater determinados temas com profundidade e ao mesmo tempo leveza. É um trabalho que envolve métodos e técnicas jornalísticas, mas que não deixa de ser artístico, independente do tema.਀倀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 挀漀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 愀戀漀爀搀愀搀愀 ⴀ 䈀漀椀 䈀甀洀戀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 ጀ†琀攀瘀攀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 琀愀渀琀漀 渀愀 焀甀攀猀琀漀 琀挀渀椀挀愀 搀漀 爀搀椀漀 焀甀愀渀琀漀 渀漀 挀甀渀栀漀 猀漀挀椀愀氀 瀀漀椀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 琀挀渀椀挀愀 搀愀 瀀氀猀琀椀挀愀 猀漀渀漀爀愀 攀 琀愀洀戀洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 昀漀爀洀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀愀 洀愀椀猀 挀爀琀椀挀愀 愀氀洀 搀攀 琀攀爀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀瀀攀氀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 椀渀搀最攀渀愀 琀攀洀 瀀愀爀愀 愀 刀攀最椀漀 䄀洀愀稀渀椀挀愀⸀ Trabalho árduo e cansativo, porém, muito gratificante para a equipe, que chegou a conclusão do grande valor que tem um radiodocumentário. O rádio é um veículo que consegue mesclar sentimento, utilidade social e paixão sem deixar que a informação seja prejudicada. Por ser um veículo tão versátil, não haveria outra escolha para elaboração de um programa com tema tão envolvente, além desta, que consegue transmitir a maior expressão da cultura amazônica em sintonia com sons da floresta.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀唀䴀圀伀刀䌀䔀䰀Ⰰ 䄀渀愀⸀ 䌀䐀㨀 唀洀 猀甀瀀漀爀琀攀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀漀渀漀爀漀⸀ 䤀渀㨀 䤀一吀䔀刀䌀伀䴀 ጀ†匀漀挀椀攀搀愀搀攀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀攀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䠀䄀一吀䰀䔀刀Ⰰ 倀愀甀氀 攀 䠀䄀刀刀䤀匀Ⰰ 匀椀洀⸀ 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀 ጀ†漀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀⸀ ㈀뀀 攀搀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀㨀 匀愀最爀愀ⴀ䰀甀稀稀愀琀琀漀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀伀匀준Ⰰ 䌀愀爀洀攀渀 䰀甀挀椀愀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀 伀爀愀氀 攀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䌀漀渀攀砀漀Ⰰ 瘀⸀㈀Ⰰ 渀漀 ㌀⸀ 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀㨀 䔀搀甀挀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䰀䔀䤀匀䠀Ⰰ 刀⸀ 倀爀漀搀甀漀 攀洀 爀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀㄀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 匀渀椀愀 嘀椀爀最渀椀愀⸀ 伀 爀搀椀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀椀漀 䘀甀渀搀漀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀