INSCRIÇÃO: 00329
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO15
 
TÍTULO: “Vozes Invisíveis”: Um radiodocumentário sobre população em situação de rua em Belém-PA
 
AUTORES: Thaís de Souza Amorim (Unbiversidade Federal Pará); Hojodrines Lima Rodrigues (Unbiversidade Federal Pará); Erlane Pereira dos Santos (Unbiversidade Federal Pará); Leonardo Santana dos Santos Rodrigues (Unbiversidade Federal Pará); Monica Melo Salgado (Unbiversidade Federal Pará); Lorena Cruz Esteves (Unbiversidade Federal Pará); Rosane Maria Albino Steinbrenner (Unbiversidade Federal Pará)
 
PALAVRAS-CHAVE: radiodocumentário, população de rua, projeto social, Mãos Dadas, Belém
 
RESUMO
O radiodocumentário Vozes Invisíveis trata de uma realidade muitas vezes despercebida pela grande maioria da população: a das pessoas em situação de rua. O produto de áudio busca informar sobre os principais motivos que as levam para as ruas, os seus direitos, além de destacar a atuação e a importância de projetos sociais voltados a este público. Com base nos estudos práticos e teóricos do campo comunicacional, o material foi produzido por alunos de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFPA, como trabalho final e parte avaliativa da disciplina laboratorial de Comunicação Institucional. O radiodocumentário está disponível na web, no endereço eletrônico maosdadasbelem.com/h-i-s-t-o-r-i-a-s-d-e-v-i-d-a.
 
INTRODUÇÃO
Informar sobre a realidade das pessoas em situação de rua, especialmente as que vivem nas ruas de Belém do Pará, é a proposta do radiodocumentário "Vozes Invisíveis". Dividido em três episódios, o produto apresenta quem são, quais os direitos, e de que forma essas pessoas são assistidas pela sociedade civil.਀伀 搀攀挀爀攀琀漀 渀먀 㜀⸀ 㔀㌀⼀㈀  㤀Ⰰ 焀甀攀 椀渀猀琀椀琀甀椀 愀 倀漀氀琀椀挀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 焀甀攀 渀漀爀琀攀漀甀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀㨀   嬀⸀⸀⸀崀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀ⴀ猀攀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 漀 最爀甀瀀漀 瀀漀瀀甀氀愀挀椀漀渀愀氀 栀攀琀攀爀漀最渀攀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 攀洀 挀漀洀甀洀 愀 瀀漀戀爀攀稀愀 攀砀琀爀攀洀愀Ⰰ 漀猀 瘀渀挀甀氀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 椀渀琀攀爀爀漀洀瀀椀搀漀猀 漀甀 昀爀愀最椀氀椀稀愀搀漀猀 攀 愀 椀渀攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 洀漀爀愀搀椀愀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀 爀攀最甀氀愀爀Ⰰ 攀 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀愀 漀猀 氀漀最爀愀搀漀甀爀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 愀猀 爀攀愀猀 搀攀最爀愀搀愀搀愀猀 挀漀洀漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 洀漀爀愀搀椀愀 攀 搀攀 猀甀猀琀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 琀攀洀瀀漀爀爀椀愀 漀甀 瀀攀爀洀愀渀攀渀琀攀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 愀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 瀀攀爀渀漀椀琀攀 琀攀洀瀀漀爀爀椀漀 漀甀 挀漀洀漀 洀漀爀愀搀椀愀 瀀爀漀瘀椀猀爀椀愀 ⠀䈀刀䄀匀䤀䰀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 愀爀琀⸀ ㄀Ⰰ 瀀愀爀最爀愀昀漀 切渀椀挀漀⤀⸀ Uma pesquisa, realizada em 2014 pela Universidade Federal do Pará (UFPA) por encomenda do Governo do Estado, mostrou que 583 pessoas se encontravam em situação de rua, na capital paraense (MITSCHEIN et al., 2014). No entanto, o sociólogo da UFPA Thomas Mitschein, um dos responsáveis por esta pesquisa, afirma que esse número, atualmente, é bem maior, "eu diria que aqui também aumentou porque qualquer crise afeta em primeiro lugar aos mais vulneráveis. Eu não tenho dúvida que isso aumentou. Hoje certamente é maior" (MITSCHEIN, 2017).਀䄀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 琀攀洀愀 猀甀爀最椀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀漀挀椀愀氀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀 䈀攀氀洀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀攀氀愀 琀甀爀洀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 倀氀愀渀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⸀ 伀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀 䈀攀氀洀 瀀爀漀洀漀瘀攀 愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 氀切搀椀挀愀猀 攀 愀昀攀琀椀瘀愀猀Ⰰ 瘀漀氀琀愀搀愀猀 愀 攀猀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 伀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 甀洀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀爀攀瘀椀猀琀漀猀 渀漀 瀀氀愀渀漀 挀漀洀漀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀 搀漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀漀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀 䈀攀氀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ∀嘀漀稀攀猀 䤀渀瘀椀猀瘀攀椀猀∀  洀漀猀琀爀愀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 攀 爀攀氀愀琀漀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀 焀甀攀 倀愀甀氀漀 䠀攀渀爀椀焀甀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 樀 昀漀椀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 渀愀爀爀愀 挀漀洀漀 昀漀椀 猀攀甀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀⸀ Outro objetivo é evidenciar os direitos, muitas vezes tão invisíveis, porque desconhecidos, como àqueles a que se propõem proteger. Para cumprir esta finalidade, pessoas atuantes e especialistas na Política Nacional da População em Situação de rua participam da reportagem.਀䐀攀猀琀愀挀愀爀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀椀瘀椀氀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀攀猀琀愀洀 猀攀爀瘀椀漀猀 愀猀猀椀猀琀攀渀挀椀愀椀猀 愀 攀猀琀攀 猀攀琀漀爀 瀀漀瀀甀氀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ  漀甀琀爀愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀漀 搀椀瘀甀氀最愀爀 攀猀琀攀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀Ⰰ 爀攀昀氀攀砀椀瘀愀 攀 挀漀洀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀ⴀ氀漀猀 挀漀洀漀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀 搀攀 渀漀瘀愀猀 猀漀氀椀搀愀爀椀攀搀愀搀攀猀 瀀爀漀瘀攀渀椀攀渀琀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀椀瘀椀猀 漀甀 搀攀 爀最漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 攀洀 瀀爀漀氀 搀攀猀猀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀愀 攀 攀猀焀甀攀挀椀搀愀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ Do ponto de vista objetivo, ao dar visibilidade ao projeto Mãos Dadas, o radiodocumentário também pretende promover retornos em apoio à iniciativa e à sua causa. Já do ponto de vista teórico e reflexivo, na medida em que se constitui como um produto de comunicação pública e organizacional voltado a apoiar projetos sociais, o radiodocumentário agrega a possibilidade e o propósito de contribuir como incentivo às discussões que envolvem como temática a relação da mídia com grupos sociais urbanos de alta vulnerabilidade social.
 
JUSTIFICATIVA
O número de pessoas em situação de rua é preocupante, mas os grandes veículos de comunicação não fazem uma cobertura adequada sobre o tema. Delfin, Almeida e Imbrizi (2017) analisaram publicações de jornais sobre as pessoas em situação de rua. Além de usarem um termo pejorativo – "morador de rua" – as matérias estudadas abordam apenas mortes e agressões. "Tais notícias não ganham repercussão midiática e tampouco provocam comoção popular, evidenciando que algumas vidas têm mais valor do que outras e que algumas mortes chocam mais do que outras" (2017, p. 5). Assim, viu-se a necessidade de uma produção jornalística diferenciada no formato de um documentário ou grande reportagem. De acordo com José e Sergl (2015), para diversos autores o documentário está próximo da grande reportagem e isto ocorre porque ambos partem de um fato ou acontecimento, antes tratado como notícia.਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 挀漀洀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 爀攀愀椀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀愀洀 猀愀椀爀 搀愀猀 瘀椀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀樀甀搀ⴀ氀愀猀 愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀 氀甀琀愀爀 瀀漀爀 攀氀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 挀漀洀 倀愀甀氀漀 䠀攀渀爀椀焀甀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀Ⰰ 攀氀攀 渀漀 猀攀 攀渀砀攀爀最愀瘀愀 挀漀洀漀 愀氀最甀洀 洀攀爀攀挀攀搀漀爀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 洀甀搀漀甀 愀瀀攀渀愀猀 焀甀愀渀搀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀漀甀 搀攀 甀洀愀 瀀愀氀攀猀琀爀愀 攀 挀漀洀攀漀甀 愀 猀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 搀攀 焀甀攀 攀氀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 椀爀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 瀀爀攀瘀椀猀琀漀 攀洀 氀攀椀⸀ Quanto ao formato radiodocumentário, em primeiro lugar, optou-se pelo meio rádio por ainda hoje ser uma mídia acessível a grande parte da população, tanto no que diz respeito ao custo, facilidade de decodificação e à sua clássica mobilidade, já que podemos ouvir o produto em casa, no caminho para a escola, faculdade e, até mesmo, no trabalho. Kennedy e Paula (2013, p.49), destacam o grau de penetração na sociedade como vantagem do rádio, "porque ele chega aos ouvidos do analfabeto e do intelectual; do pobre e do rico".਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䐀攀琀漀渀椀 ⠀㈀ ㄀㜀Ⰰ 瀀⸀㐀⤀Ⰰ ∀渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 漀 爀搀椀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 甀猀漀 搀攀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 猀漀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀猀 瘀漀稀攀猀  瀀爀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 椀渀攀砀椀猀琀攀渀琀攀∀⸀ 伀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀Ⰰ 渀漀 爀攀挀攀戀攀 愀 搀攀瘀椀搀愀 愀琀攀渀漀 渀漀 瀀愀猀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀漀爀 昀愀氀琀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀猀琀攀 昀漀爀洀愀琀漀 ⠀琀攀渀搀漀 漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 焀甀攀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 攀猀琀爀愀渀最攀椀爀漀猀⤀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀漀爀 昀愀氀琀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀 猀漀戀爀攀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 渀漀 瀀愀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 ∀嘀漀稀攀猀 䤀渀瘀椀猀瘀攀椀猀∀ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀猀琀攀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀Ⰰ 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 挀漀渀琀攀爀 琀愀椀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 甀洀 琀愀渀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀猀 搀漀猀 焀甀攀 猀漀 瀀爀愀琀椀挀愀搀漀猀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 渀攀猀琀攀 昀漀爀洀愀琀漀⸀ Além disso, de acordo com o site da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná AERP (2017), uma pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, referente aos meses de Maio a Julho de 2017, aponta que 58% da população brasileira acompanham o rádio por meio de um receptor comum, 15% por meio de aparelho celular e 4% pelo computador. A partir disso, fez-se necessária a disponibilização do radiodocumentário "Vozes Invisíveis" também na web, visto que o advento da internet (...) faz surgir uma nova forma de radiofonia, onde o usuário não apenas ouve as mensagens transmitidas, mas também as encontra em textos, vídeos, fotografias, desenhos, hipertextos. [...] A web, na realidade, provocou uma gigantesca transformação nos sistemas de troca de informações conhecido até agora (PRATA, 2007, p. 7).਀倀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 琀愀洀戀洀 琀洀 愀挀攀猀猀漀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 焀甀攀  甀洀 挀愀渀愀氀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䐀漀渀愀 䴀愀爀椀愀 䌀漀猀琀愀  甀洀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀椀猀猀漀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 攀氀愀 挀漀渀琀漀甀 焀甀攀 愀挀攀猀猀愀 愀 眀攀戀 最爀愀琀甀椀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀 䘀甀渀搀愀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 椀渀挀氀甀猀漀 搀椀最椀琀愀氀 椀洀瀀氀愀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 䜀漀瘀攀爀渀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀漀 攀猀琀愀爀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀 漀 愀挀攀猀猀漀 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀 漀甀琀爀漀猀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 愀昀椀渀椀搀愀搀攀猀  挀愀甀猀愀Ⰰ 挀漀洀漀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 爀搀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀 攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 渀愀 洀攀琀愀搀攀 搀攀 樀甀渀栀漀⸀ 吀爀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀洀 愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ A equipe responsável por idealizar o "Vozes Invisíveis", formada por cinco estudantes, pensou em fazer um radiodocumentário de aproximadamente dez minutos para, de acordo com Lameira et al. (2017), "apresentar a realidade das pessoas em situação de rua, ouvindo especialistas de diversas áreas e finalizando com a importância de se ter projetos como o Mãos Dadas" (citação retirada do Plano de Comunicação para o projeto social Mãos Dadas, desenvolvido pelos alunos da turma de Jornalismo para a disciplina Laboratório de Comunicação Institucional, do período letivo 2017-2).਀준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 昀爀椀猀愀爀 焀甀攀 漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 氀攀瘀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 ጀ†琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 漀 愀挀攀猀猀漀  椀渀琀攀爀渀攀琀 瀀漀爀 攀猀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 昀攀椀琀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 椀渀昀漀挀攀渀琀爀漀 搀漀 䌀攀渀琀甀爀 ⠀䘀甀渀搀愀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀⤀ 攀 搀攀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 搀攀 椀渀琀攀爀渀攀琀 氀椀瘀爀攀Ⰰ 攀洀 䈀攀氀洀⸀ 䐀攀 漀甀琀爀漀 洀漀搀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 攀砀椀戀椀搀漀 攀洀 攀瘀攀渀琀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 挀攀爀挀愀 搀攀 㐀  瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 攀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ Depois desse processo e como parte avaliativa da disciplina Laboratório de Comunicação Institucional, os integrantes da turma tiveram que escolher um módulo, entre web, tele, rádio e impresso, para começar a produção. Quatro outros alunos que escolheram o módulo rádio planejaram como executariam essa etapa. Primeiro, dividiram o radiodocumentário em três episódios, a fim de explorar melhor o tema e dar mais dinamicidade ao produto.਀䘀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 洀愀椀猀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 愀漀 琀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 氀攀椀猀Ⰰ 挀愀爀琀椀氀栀愀猀 攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 焀甀攀 最愀爀愀渀琀攀洀 搀椀爀攀椀琀漀猀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 爀最漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 愀琀攀渀搀攀爀 攀猀猀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀 搀愀搀漀猀 搀攀 焀甀愀渀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀洀 渀愀猀 爀甀愀猀 搀攀 䈀攀氀洀⸀ 䄀瀀猀 愀瀀甀爀愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 挀漀渀琀愀琀漀 瀀爀瘀椀漀 挀漀洀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 焀甀攀 挀愀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 昀愀氀愀爀⸀ No total, foram realizadas seis entrevistas entre os dias 12 de julho e 03 de agosto: com uma pessoa que já esteve em situação de rua; com a coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humano da Defensoria Pública do Estado do Pará; com a Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social; com o responsável pela pesquisa sobre a quantidade de pessoas em situação de rua e professor da Universidade Federal do Pará; com o advogado e integrante do projeto social Casarão Viramundo e com o coordenador do projeto social Mãos Dadas Belém. No final de cada entrevista, pediu-se a autorização do uso para o radiodocumentário.਀䘀攀稀ⴀ猀攀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 琀爀漀挀愀猀 渀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀爀愀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 漀甀琀爀漀 洀搀甀氀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 瘀攀稀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 昀漀椀 昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 猀攀琀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 唀洀愀 搀攀氀愀猀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 攀渀琀爀愀爀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 焀甀攀 昀愀氀琀愀瘀愀 ⠀瀀愀爀愀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 䘀甀渀搀愀漀 倀愀瀀愀 䨀漀漀 堀堀䤀䤀䤀 焀甀攀 愀琀攀渀搀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 攀  愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 䈀攀氀洀Ⰰ 洀愀猀 愀琀 漀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 渀漀 漀戀琀椀瘀攀洀漀猀 爀攀琀漀爀渀漀 搀愀 䘀甀渀瀀愀瀀愀⤀ 攀 愀猀 搀攀洀愀椀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 昀愀稀攀爀 愀猀 搀攀挀甀瀀愀最攀渀猀 搀漀猀 愀爀焀甀椀瘀漀猀⸀ Depois desta etapa, iniciou-se a produção do roteiro, com a seleção de trechos das entrevistas para compor cada episódio do radiodocumentário. A equipe se dividiu assim: três integrantes produziram o primeiro episódio, uma aluna se responsabilizou pelo segundo e o terceiro foi produzido por outro discente. Sobre a produção dos roteiros, tentou-se explorar diversos recursos, como efeitos sonoros, trilhas e poemas. E alguns aspectos foram comuns a todos os episódios, como a estrutura do radiodocumentário. Definiu-se que todos os roteiros seguiriam a estrutura de um documentário radiofônico padrão, isto é, com a presença de dois narradores, a narração do locutor (voz off) e dos envolvidos (sonoras), segundo José e Sergl (2015). Sobre os tipos de narração José e Sergl (2015, p. 74) declaram que "a narração do locutor é a espinha dorsal do documentário porque os dados apresentados em sua narração são aqueles que serão ampliados ou contra-argumentados pela narração dos envolvidos".਀伀 渀漀洀攀 ∀嘀漀稀攀猀 䤀渀瘀椀猀瘀攀椀猀∀Ⰰ 瀀攀渀猀愀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 挀漀洀 愀 愀樀甀搀愀 搀攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 爀攀昀攀爀攀ⴀ猀攀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 愀氀甀猀漀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 渀漀 猀攀爀攀洀 漀甀瘀椀搀愀猀 攀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀攀洀 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 倀愀爀愀 䐀攀氀昀椀渀Ⰰ 䄀氀洀攀椀搀愀 攀 䤀洀戀爀椀稀椀 ⠀㈀ ㄀㜀⤀ 嬀⸀⸀⸀崀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀 攀猀瘀愀稀椀愀搀愀猀 搀攀 猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀 攀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䴀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 渀愀琀甀爀愀氀椀稀愀漀 搀漀 昀攀渀洀攀渀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 洀漀爀愀洀 渀愀猀 爀甀愀猀Ⰰ 琀愀氀瘀攀稀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 愀焀甀椀 甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 爀攀氀愀漀 焀甀攀 猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 挀漀洀 攀猀琀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 焀甀攀 爀愀爀愀洀攀渀琀攀  攀渀挀愀爀愀搀愀Ⰰ 洀愀猀 攀瘀椀琀愀搀愀 ⴀ 昀猀椀挀愀Ⰰ 瘀椀猀甀愀氀 攀 攀昀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 ⴀⰀ 栀甀洀椀氀栀愀搀愀 攀 瘀椀漀氀攀渀琀愀搀愀 ⠀㈀ ㄀㜀Ⰰ 瀀⸀ 㐀⤀⸀ Foram escolhidos cinco alunos da turma para a locução dos roteiros em estúdio. A gravação ocorreu em quatro dias. Uma aluna também foi escolhida para fazer a recitação de versos do poema do amazonense Thiago de Mello. Como este episódio é destinado a abordar os direitos das pessoas em situação de rua, e para ajudar no processo de sensibilização para estes direitos, utilizou-se o poema, muito conhecido e usado pelos movimentos sociais. De acordo com a socióloga Nascimento (2014) "os versos tratam de conquistas possíveis, de um sonho possível, uma luta de paz, em estrofes sem metáforas expressivas, mas muito precisas e de intensa claridade" (p. 121). O poema é comumente usado para falar sobre liberdade e dignidade.਀䄀 瘀椀渀栀攀琀愀 ጀ†瀀攀愀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀愀 搀攀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 攀 愀琀爀椀戀甀琀漀 瀀愀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 ⠀䨀伀匀준 攀 匀䔀刀䜀䰀Ⰰ ㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀㌀ ⤀ ⴀ 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 爀搀椀漀 攀 搀攀戀愀琀椀搀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 搀愀 琀甀爀洀愀Ⰰ 焀甀攀 搀攀渀琀爀攀 搀攀稀 漀瀀攀猀 漀瀀琀愀爀愀洀 瀀漀爀 ∀嘀漀稀攀猀 䤀渀瘀椀猀瘀攀椀猀㨀 愀 爀甀愀 焀甀攀 渀椀渀最甀洀 瘀Ⰰ 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 渀椀渀最甀洀 栀漀甀瘀攀∀⸀ 䄀 瘀椀渀栀攀琀愀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀愀 瀀漀爀 搀漀椀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 琀攀猀琀攀 搀攀 氀漀挀甀漀⸀ As trilhas sonoras foram escolhidas por uma integrante da equipe com a ajuda do técnico de áudio da Faculdade de Comunicação João Nilo Ferreira. Para os dois primeiros episódios escolheu-se trilhas não tão animadas, para transmitir um tom mais sério aos programas e para que os BGs ( background – som de fundo) apenas conduzissem a narrativa, sem interferir de fato no produto. Já o terceiro episódio lançou mão de trilhas mais animadas, condizentes com o subtema deste programa, pois fala de projetos que tentam ajudar pessoas em situação de rua, e que conseguissem se encaixar nas vozes dos locutores.਀䄀 攀搀椀漀 搀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 ⠀挀漀爀琀攀 攀 攀焀甀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 氀椀洀瀀攀稀愀 搀漀猀 甀搀椀漀猀⤀ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀⸀ 䨀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 琀挀渀椀挀漀 搀攀 甀搀椀漀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀洀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 匀漀渀礀 嘀攀最愀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀⸀ 䄀 琀甀爀洀愀 漀甀瘀椀甀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀渀愀氀椀猀愀爀 猀攀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀 搀攀 愀氀最甀洀愀 愀氀琀攀爀愀漀⸀ 䘀攀椀琀愀猀 愀猀 愀氀琀攀爀愀攀猀Ⰰ 漀 ∀嘀漀稀攀猀 䤀渀瘀椀猀瘀攀椀猀∀ 昀漀椀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 渀漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 洀愀漀猀搀愀搀愀猀戀攀氀攀洀⸀挀漀洀⼀栀ⴀ椀ⴀ猀ⴀ琀ⴀ漀ⴀ爀ⴀ椀ⴀ愀ⴀ猀ⴀ搀ⴀ攀ⴀ瘀ⴀ椀ⴀ搀ⴀ愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀∀嘀漀稀攀猀 䤀渀瘀椀猀瘀攀椀猀∀  搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 琀爀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀Ⰰ 挀栀愀洀愀搀漀猀 ∀倀攀氀愀猀 䌀愀氀愀搀愀猀 搀攀 䈀攀氀洀∀Ⰰ ∀匀攀 攀猀猀愀 爀甀愀 昀漀猀猀攀 渀漀猀猀愀∀ 攀 ∀刀甀愀猀 搀攀 愀昀攀琀漀∀Ⰰ 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 ㈀㐀 洀椀渀甀琀漀猀⸀ No primeiro episódio é explicado quem são as pessoas em situação de rua. Trechos da entrevista com Paulo Henrique Oliveira, uma pessoa que já esteve em situação de rua, foram usadas para dar início ao documentário e posteriormente para contar sua história de vida. Também compõe o arquivo entrevistas com o advogado Gilberto Filho para falar sobre o decreto de lei 7.053/2009, que estabelece direitos às pessoas em situação de rua, e com o professor da UFPA Thomas Mitschein, que realizou pesquisa em 2014 para saber quantas pessoas sobreviviam nas ruas de Belém.਀伀 猀攀最甀渀搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 愀 爀攀挀椀琀愀漀Ⰰ 瀀漀爀 甀洀愀 搀愀猀 愀氀甀渀愀猀Ⰰ 搀攀 瘀攀爀猀漀猀 搀漀 瀀漀攀洀愀 ∀䔀猀琀愀琀甀琀漀 搀漀 栀漀洀攀洀∀Ⰰ 搀漀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀 吀栀椀愀最漀 搀攀 䴀攀氀氀漀⸀ 伀猀 瘀攀爀猀漀猀 搀漀 瀀漀攀洀愀 猀漀 洀攀猀挀氀愀搀漀猀 挀漀洀 琀爀猀 昀愀氀愀猀 搀攀 搀漀椀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 焀甀攀 猀攀爀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀猀愀搀愀猀 猀攀琀攀 猀漀渀漀爀愀猀㨀 愀 搀愀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀漀 一切挀氀攀漀 搀攀 䐀攀昀攀猀愀 搀漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀 搀愀 䐀攀昀攀渀猀漀爀椀愀 倀切戀氀椀挀愀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀 䨀甀氀椀愀渀愀 伀氀椀瘀攀椀爀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀愀氀愀爀 搀愀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 搀愀搀愀 愀 攀猀猀攀猀 挀椀搀愀搀漀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 樀甀猀琀椀愀 爀攀猀琀愀甀爀愀琀椀瘀愀㬀 愀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 吀栀漀洀愀猀 䴀椀琀挀栀攀椀渀Ⰰ 焀甀攀 挀漀洀攀渀琀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 刀攀昀攀爀渀挀椀愀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 倀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 匀椀琀甀愀漀 搀攀 刀甀愀 ⠀䌀攀渀琀爀漀 倀漀瀀⤀ 攀洀 䈀攀氀洀㬀 搀攀 倀愀甀氀漀 䠀攀渀爀椀焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀愀氀愀爀 搀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀猀 渀漀猀 䌀攀渀琀爀漀猀 倀漀瀀Ⰰ 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 猀愀椀爀 搀愀猀 爀甀愀猀 攀 漀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 渀愀 氀甀琀愀 瀀漀爀 最愀爀愀渀琀椀愀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀㬀 攀 甀洀 甀搀椀漀 搀愀 刀搀椀漀 匀攀渀愀搀漀 攀洀 焀甀攀 愀 猀攀渀愀搀漀爀愀 刀攀最椀渀愀 搀攀 匀漀甀稀愀 搀攀昀攀渀搀攀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 焀甀攀 琀爀愀洀椀琀愀 渀愀 䌀洀愀爀愀 搀漀猀 䐀攀瀀甀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 搀攀挀爀攀琀漀 㜀⸀ 㔀㌀ 猀攀 琀漀爀渀攀 䰀攀椀⸀ 䔀猀猀攀 攀瀀椀猀搀椀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 攀 漀 焀甀攀 漀 最漀瘀攀爀渀漀 昀愀稀 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀ⴀ氀漀猀⸀ Já o "Ruas de afeto" aborda projetos sociais existentes em Belém voltados para esse público. São apresentados dois projetos: o Mãos Dadas Belém e o Casarão Viramundo. Um dos coordenadores do Mãos Dadas, Matheus Viégas, fala de sua experiência com o projeto, do objetivo e da receptividade dada aos jovens, integrantes da trupe de palhaços que acompanha as ações do grupo, pelas pessoas em situação de rua. Já o integrante do Casarão Viramundo, Gilberto Filho, explica que o projeto trabalha várias temáticas de forma lúdica, como cortejos em um dos bairros da capital paraense, e tem como objetivo a redução de danos (a Associação Internacional de Redução de Danos (IHRA, sigla em inglês), disponível no endereço www.ihra.net, explica que a redução de danos tem como foco a prevenção de danos causada pelo uso de drogas psicoativas).਀䔀洀 挀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀 搀攀猀琀攀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 栀 搀漀椀猀 氀漀挀甀琀漀爀攀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 愀 渀愀爀爀愀漀 搀漀 漀昀昀 焀甀攀 愀渀琀攀挀攀搀攀 愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 䄀渀琀渀 ⠀㈀  㔀Ⰰ 愀瀀甀搀 䴀䔀䰀䰀伀 嘀䤀䄀一一䄀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀ 攀砀瀀氀椀挀愀 焀甀攀   愀 瘀漀稀 搀漀 氀漀挀甀琀漀爀 焀甀攀 栀甀洀愀渀椀稀愀 攀 瀀攀爀猀漀渀椀昀椀挀愀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 瀀漀爀焀甀攀 愀 瘀漀稀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 洀愀椀猀 攀琀爀攀愀 搀愀 挀漀爀瀀漀爀攀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀甀最攀爀攀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 漀甀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 挀漀爀瀀漀Ⰰ 甀洀愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀攀 甀洀 挀愀爀琀攀爀⸀ 준 愀 瘀漀稀 搀漀 氀漀挀甀琀漀爀 焀甀攀 猀甀最攀爀攀Ⰰ 攀瘀漀挀愀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀 攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 漀猀 氀愀漀猀 攀洀漀琀椀瘀漀猀 挀漀洀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 ⠀㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㤀⤀⸀ Todos os episódios de "Vozes Invisíveis" iniciam com uma vinheta gravada por dois colegas de turma. O primeiro episódio tem ainda o uso de efeito sonoro representando a água de chuva e trovões, para ajudar a construir o cenário descrito pela pessoa em situação de rua. Além disso, optou-se por utilizar trilhas sonoras somente nas locuções, para haver mais clareza nas sonoras.਀伀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 渀愀 刀搀椀漀 圀攀戀 唀䘀倀䄀 攀洀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ∀嘀漀稀攀猀 䤀渀瘀椀猀瘀攀椀猀∀  爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀 甀洀 爀搀甀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 甀洀 最爀愀渀搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 琀挀渀椀挀漀Ⰰ 搀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ 倀攀爀洀椀琀椀甀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 漀 昀愀稀攀爀 爀攀昀氀攀砀椀瘀漀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 琀漀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 攀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀  愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 攀洀 琀漀搀漀 漀 瀀愀猀 攀 渀漀 洀甀渀搀漀⸀ Tanto a temática quanto o formato exigiram intensa dedicação na produção e no desenvolvimento do produto. Entretanto, tratar esse tema foi um grande desafio, pois foi preciso rever os conceitos, tanto da equipe quanto do que é repassado pela mídia hegemônica, de pessoas em situação de rua, retirando, assim, a visão preconceituosa, pejorativa e errônea sobre essa população.਀䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 漀戀琀攀渀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 挀漀洀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 爀最漀 洀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀攀 愀猀猀椀猀琀渀挀椀愀  攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 愀甀洀攀渀琀愀渀搀漀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ Um pouco diferenciado, em relação aos formatos normalmente empregados no jornalismo no dia a dia, o radiodocumentário ainda é pouco explorado no Brasil. Pelo fato de agregar recursos ainda pouco explorados no jornalismo nacional, como efeitos sonoros e liberdade de texto, pode-se perceber a importância do produto por ser atrativo aos ouvintes.਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀氀挀愀渀漀甀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 愀氀洀攀樀愀搀漀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀猀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 挀氀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀瀀爀漀瘀愀爀愀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 䴀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 愀 爀攀愀漀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀⸀ 伀 ∀嘀漀稀攀猀 䤀渀瘀椀猀瘀攀椀猀∀ 焀甀愀渀搀漀 昀漀椀 攀砀椀戀椀搀漀Ⰰ 瀀愀爀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 ⠀甀洀 琀爀攀挀栀漀 搀攀 猀攀甀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀瀀椀猀搀椀漀⤀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 瀀爀愀愀 瀀切戀氀椀挀愀 搀攀 䈀攀氀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀攀爀挀愀 搀攀 焀甀愀爀攀渀琀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 挀漀渀昀椀爀洀漀甀 漀 焀甀愀渀琀漀 漀 爀搀椀漀 愀椀渀搀愀  挀愀瀀愀稀 搀攀 挀漀洀漀瘀攀爀 愀漀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䔀刀倀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀ 䬀愀渀琀愀爀 䤀戀氀漀瀀攀 䴀攀搀椀愀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 㔀㈀ 洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀猀挀甀琀愀洀 爀搀椀漀 攀洀 ㄀㌀ 爀攀最椀攀猀 洀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀猀 搀漀 瀀愀猀⸀ 匀椀琀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀攀爀瀀⸀漀爀最⸀戀爀⼀瀀漀爀琀愀氀⼀欀愀渀琀愀爀ⴀ椀戀漀瀀攀ⴀ洀攀搀椀愀ⴀ愀昀椀爀洀愀ⴀ焀甀攀ⴀ㔀㈀ⴀ洀椀氀栀漀攀猀ⴀ搀攀ⴀ瀀攀猀猀漀愀猀ⴀ攀猀挀甀琀愀洀ⴀ爀愀搀椀漀ⴀ攀洀ⴀ㄀㌀ⴀ爀攀最椀漀攀猀ⴀ洀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀猀ⴀ搀漀ⴀ瀀愀椀猀⼀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 㐀 猀攀琀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䐀攀挀爀攀琀漀 渀⸀ 㜀⸀ 㔀㌀Ⰰ 搀攀 ㈀㌀ 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀  㤀⸀ 䤀渀猀琀椀琀甀椀 愀 倀漀氀琀椀挀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀 倀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 匀椀琀甀愀漀 搀攀 刀甀愀 攀 猀攀甀 䌀漀洀椀琀 䤀渀琀攀爀猀攀琀漀爀椀愀氀 搀攀 䄀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 攀 䴀漀渀椀琀漀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀 搀 漀甀琀爀愀猀 瀀爀漀瘀椀搀渀挀椀愀猀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䐀䘀Ⰰ 搀攀稀 ㈀  㤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀氀愀渀愀氀琀漀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀挀挀椀瘀椀氀开 ㌀⼀开愀琀漀㈀  㜀ⴀ㈀ ㄀ ⼀㈀  㤀⼀搀攀挀爀攀琀漀⼀搀㜀 㔀㌀⸀栀琀洀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀ 猀攀琀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀䰀䘀䤀一Ⰰ 䰀⸀㬀 䄀䰀䴀䔀䤀䐀䄀Ⰰ 䰀⸀ 䄀⸀ 䴀⸀㬀 䤀䴀䈀刀䤀娀䤀Ⰰ 䨀⸀ 䴀⸀ 䄀 爀甀愀 挀漀洀漀 瀀愀氀挀漀㨀 愀爀琀攀 攀 ⠀椀渀⤀瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀 攀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀 瘀漀氀⸀ ㈀㤀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀挀椀攀氀漀⸀戀爀⼀猀挀椀攀氀漀⸀瀀栀瀀㼀猀挀爀椀瀀琀㴀猀挀椀开愀爀琀琀攀砀琀☀瀀椀搀㴀匀 ㄀ ㈀ⴀ㜀㄀㠀㈀㈀ ㄀㜀   ㄀  ㈀㈀㘀☀氀渀最㴀瀀琀☀琀氀渀最㴀瀀琀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 㐀 猀攀琀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀吀伀一䤀Ⰰ 䴀爀挀椀愀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 渀漀 爀搀椀漀㨀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 唀匀倀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㌀⸀攀挀愀⸀甀猀瀀⸀戀爀⼀猀椀琀攀猀⼀搀攀昀愀甀氀琀⼀昀椀氀攀猀⼀眀攀戀昀漀爀洀⼀瀀爀漀樀攀琀漀猀⼀瀀漀猀ⴀ搀漀挀⼀倀刀伀䨀䔀吀伀─㈀ 倀伀匀吀䐀伀䌀─㈀ 䴀䄀刀䌀䤀䄀⸀瀀搀昀㼀欀攀攀瀀吀栀椀猀㴀琀爀甀攀☀吀䈀开椀昀爀愀洀攀㴀琀爀甀攀☀栀攀椀最栀琀㴀㔀  ☀眀椀搀琀栀㴀㠀  㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 㐀 猀攀琀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀伀匀준Ⰰ 䌀愀爀洀攀渀 䰀切挀椀愀㬀 匀䔀刀䜀䰀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀 䨀切氀椀漀⸀ 嘀漀稀 攀 刀漀琀攀椀爀漀猀 刀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ ㄀㔀㠀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䴀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䄀⸀ 攀琀 愀氀⸀ 倀爀漀樀攀琀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀 䴀漀猀 䐀愀搀愀猀 䈀攀氀洀⸀ 䈀攀氀洀㨀 唀䘀倀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䰀䰀伀 嘀䤀䄀一一䄀Ⰰ 䜀⸀ 嘀⸀ 䜀⸀ 䔀氀攀洀攀渀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀㨀 愀 猀甀最攀猀琀漀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀ⴀ洀漀搀攀氀漀⸀ 䜀愀氀愀砀椀愀 ⠀匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 伀渀氀椀渀攀⤀Ⰰ 渀⸀ ㈀㜀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㈀㜀ⴀ㈀㐀 Ⰰ 樀甀渀⸀ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀挀椀攀氀漀⸀戀爀⼀瀀搀昀⼀最愀氀⼀瘀㄀㐀渀㈀㜀⼀㄀㤀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 㐀 猀攀琀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䤀吀匀䌀䠀䔀䤀一Ⰰ 吀栀漀洀愀猀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀渀挀攀搀椀搀愀 愀 䔀爀氀愀渀攀 匀愀渀琀漀猀 攀 䰀攀漀渀愀爀搀漀 刀漀搀爀椀最甀攀猀⸀ 䈀攀氀洀Ⰰ ㌀㄀ 樀甀氀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䤀吀匀䌀䠀䔀䤀一Ⰰ 吀栀漀洀愀猀㬀 䌀䠀䄀嘀䔀匀Ⰰ 䨀愀搀猀漀渀 䘀Ⰰ㬀 䜀伀一윀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 吀愀搀攀甀 伀⸀㬀 䴀伀一吀䔀䤀刀伀Ⰰ 嘀愀氀搀攀洀椀爀 䌀⸀ 䄀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 攀洀 䈀攀氀洀 攀 䄀渀愀渀椀渀搀攀甀愀 ⠀倀愀爀⤀⸀ 䈀攀氀洀㨀 䤀䔀䴀䌀䤀⼀唀䘀倀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䄀匀䌀䤀䴀䔀一吀伀Ⰰ 䌀猀猀椀愀 䴀愀爀椀愀 䈀攀稀攀爀爀愀 搀漀⸀ 䄀 䌀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 搀漀 䠀漀洀攀洀 吀栀椀愀最漀 搀攀 䴀攀氀氀漀⸀ 䴀愀渀愀甀猀㨀 唀䘀䄀䴀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀琀椀愀最漀搀椀渀椀稀 㜀⸀昀椀氀攀猀⸀眀漀爀搀瀀爀攀猀猀⸀挀漀洀⼀㈀ ㄀㔀⼀ 㔀⼀挀挀㌀愀㄀猀猀椀愀ⴀ洀愀爀椀愀ⴀ戀攀稀攀爀爀愀ⴀ搀漀ⴀ渀愀猀挀椀洀攀渀琀漀ⴀ琀攀猀攀ⴀ昀椀渀愀氀⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㔀 愀最漀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䄀吀䄀Ⰰ 一愀椀爀⸀ 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 甀洀 搀椀瘀椀猀漀爀 搀攀 最甀愀猀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 爀搀椀漀⸀ 䤀渀㨀 䤀渀琀攀爀挀漀洀 ጀ†匀漀挀椀攀搀愀搀攀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀攀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀