INSCRIÇÃO: 00333
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA07
 
TÍTULO: Audioslide Respeita as mina! A humanização e resistência pelo reconhecimento da prostituição como profissão em Belém.
 
AUTORES: CAMILA DE CASSIA RAMOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA); Andre Costa Gomes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA); Ananda Louzeiro de Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA); Lorena Cruz Esteves (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA); Maria José Castro Pureza (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA); Mayara de Jesus Neves (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA); Mayara Pinto Abreu (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA); Ramon Bento de Souza Ferreira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA)
 
PALAVRAS-CHAVE: Audioslide, Gempac, Humanização, Prostituição, Radiojornalismo
 
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo descrever a produção do conteúdo jornalístico para a disciplina Laboratório de Radiojornalismo, em que o recurso midiático utilizado é o formato de Audioslide, sobre o tema "Respeita as mina!" A humanização e resistência pelo reconhecimento da prostituição como profissão em Belém - PA e as diferentes discussões acerca do assunto. Propomos tratar o tema de forma mais humanizada e atenta sobre este grupo muitas vezes marginalizado na mídia e no contexto social. Para isso, utilizamos como base teórica Ferraretto (2010), Raddatz (2013), Salaverría (2001). A experiência nos levou ao exercício de repensar o discurso jornalístico fora do tradicionalismo das mídias, bem como pensar como ocorrem as mudanças no campo da comunicação em meio às novas tecnologias que surgem.
 
INTRODUÇÃO
A prostituição é atualmente um assunto de extrema estigmatização, muitas vezes retratada na mídia de forma desumanizada e generalizada, sem a atenção e cuidado devidos às diferentes realidades e experiências. O impacto social que essa postura precipitada provoca é forte, sendo um dos fatores do alto índice de violência sobre esse grupo. De acordo com o Observatório da Prostituição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, só em 2018, dez prostitutas teriam sido assassinadas na região metropolitana de Belém. Três delas seriam militantes na luta pela regulamentação da profissão na cidade, por meio do Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará (Gempac). Neste trabalho expõem-se as diferentes posturas acerca da prostituição em Belém, retratando a opinião popular sobre a profissão e também aprofundando-se no tema, ouvindo as experiências de mulheres que trabalham na categoria e de pesquisadores do assunto, sob o olhar jornalístico. A interação entre mídias (áudio e imagem) é utilizada como meio para a exposição do tema e, por se tratar de um produto voltado para uma plataforma digital, no caso o Youtube, a receptividade do público pode ser avaliada de uma forma mais rápida e dinâmica, podendo contribuir para a continuidade e melhor desenvolvimento do trabalho e debate sobre assuntos pertinentes à sociedade. A internet abriu um campo de interlocução entre os cidadãos, possibilitando que eles se manifestem publicamente sobre o que pensam. É preciso entender, portanto, o lugar de fala de cada um, mas é antes de tudo um espaço em que se pode opinar, discordar, curtir e compartilhar. E isso facilita a ocorrência de denúncias sobre os crimes contra os direitos humanos em todo o globo (RADDATZ, 2013, p. 71).
 
OBJETIVO
Na antiguidade, a prostituição assumia significados religiosos. Com as transformações culturais, passou a ser uma atividade condenada pelas autoridades e, consequentemente, pela sociedade. Em Belém, a atividade se intensificou durante a exploração da borracha, no século XIX. E, apesar do avanço na luta por garantia de direitos, o reconhecimento da profissão ainda está muito longe de ser conquistado em sua totalidade. Com isso, o principal objetivo do audioslide é apresentar de forma acessível e humanizada a questão da prostituição em Belém, apresentando as diversas discussões que a profissão suscita, e, por meio de diferentes recursos midiáticos, provocar uma reflexão sobre a marginalização desse grupo, assim como expor os problemas e conquistas de direitos da categoria. ਀伀 愀氀挀愀渀挀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀漀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 琀愀洀戀洀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀攀氀愀 瀀攀爀瀀攀琀甀愀漀 渀漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀  瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 最渀攀爀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 愀甀搀椀漀猀氀椀搀攀 猀栀漀眀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀  攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀 洀甀氀琀椀洀椀搀椀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 爀搀椀漀⸀ 䔀猀琀攀 焀甀攀 渀漀 攀猀琀 搀椀猀琀愀渀琀攀 搀愀 爀攀瘀漀氀甀漀 焀甀攀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀洀 猀漀昀爀攀渀搀漀 瀀攀氀漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀⸀ 倀攀氀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀⠀㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 猀攀 洀漀猀琀爀愀 切琀椀氀 瀀攀氀愀 猀甀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 愀搀愀瀀琀愀漀 猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 甀洀愀 渀漀瘀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀 爀搀椀漀⸀ 䌀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 愀 洀攀猀挀氀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀漀猀 焀甀愀椀猀 氀愀渀愀洀漀猀 洀漀 搀攀瘀攀 猀攀 搀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 栀愀爀洀渀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀  搀椀氀漀最漀 攀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 愀 樀甀猀琀愀瀀漀猀椀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀昀椀爀洀愀 匀愀氀愀瘀攀爀爀愀 ⠀㈀  ㄀⤀⸀  䄀 洀攀渀猀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 渀漀 猀攀 愀氀挀愀渀愀 洀攀搀椀愀渀琀攀 洀攀爀愀 樀甀猀琀愀瀀漀猀椀漀 搀攀  挀搀椀最漀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀 攀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 洀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 椀渀琀攀最爀愀漀  栀愀爀洀渀椀挀愀 搀攀猀猀攀猀 挀搀椀最漀猀 攀洀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 甀渀椀琀爀椀愀⸀ 唀洀 瀀爀漀搀甀琀漀  椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 焀甀攀 猀 瀀攀爀洀椀琀愀 愀挀攀猀猀愀爀 甀洀 琀攀砀琀漀Ⰰ 甀洀 瘀搀攀漀 攀 甀洀愀 最爀愀瘀愀漀  猀漀渀漀爀愀Ⰰ 猀攀瀀愀爀愀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 瀀爀漀瀀爀椀愀洀攀渀琀攀 甀洀愀  洀攀渀猀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀㬀 琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 搀攀 甀洀 挀漀渀最氀漀洀攀爀愀搀漀  搀攀猀椀渀琀攀最爀愀搀漀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀猀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀  ⠀匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀촀䄀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀堀堀⤀⸀  준 瘀椀琀愀氀  瀀爀漀搀甀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀搀漀 挀漀洀 愀 愀瀀甀爀愀漀  搀漀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 猀漀洀Ⰰ 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 搀漀 瘀搀攀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䔀 愀漀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 攀洀 䈀攀氀洀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 渀漀猀猀愀 椀渀琀攀渀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 攀猀猀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 氀甀琀愀 搀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 猀攀砀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 渀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 焀甀攀  昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 栀攀最攀洀渀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀 攀 洀漀猀琀爀愀 渀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 愀 瘀椀搀愀 搀攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀攀樀漀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀渀搀漀 漀猀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀搀漀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀  椀洀愀最攀洀 搀愀猀 洀攀猀洀愀猀Ⰰ 挀漀渀琀甀搀漀 猀攀洀 爀漀洀愀渀琀椀稀愀爀 琀漀搀漀 漀 搀攀戀愀琀攀 攀 焀甀攀猀琀攀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀 琀攀洀愀⸀  倀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 攀渀焀甀攀琀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀洀 焀甀攀 椀搀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 漀  愀甀搀椀漀猀氀椀搀攀Ⰰ 瀀甀搀攀洀漀猀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 漀 焀甀愀渀琀漀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 最甀椀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀 攀 漀戀瘀椀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 挀漀爀爀攀琀愀 搀愀 挀愀甀猀愀 搀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 猀攀砀漀 渀愀 洀搀椀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 攀洀 猀攀甀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 昀漀挀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀  椀渀昀漀爀洀愀爀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀⼀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀漀 戀瘀椀漀Ⰰ 搀漀 挀氀椀挀栀 攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀ⴀ氀漀 瀀愀爀愀 愀 挀愀甀猀愀 搀愀猀 瀀爀漀猀琀椀琀甀琀愀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀  挀愀甀猀愀 琀愀洀戀洀 搀攀 琀愀渀琀愀猀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀氀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䤀猀猀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 愀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀⼀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⸀  䄀瀀攀猀愀爀 搀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 攀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀椀猀琀愀渀琀攀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 琀漀搀愀猀 愀猀  攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 愀 渀愀爀爀愀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 攀砀瀀氀漀爀愀洀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀甀椀搀愀搀漀猀愀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 瀀爀漀猀琀椀琀甀琀愀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 爀攀愀 洀愀氀 瘀椀猀琀愀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀漀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 氀椀搀愀洀 搀椀愀 愀 搀椀愀 挀漀洀 漀 洀愀挀栀椀猀洀漀 攀 愀猀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 焀甀攀 猀漀 瀀攀爀瀀攀琀爀愀搀愀猀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀  䌀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 挀愀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀  瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 猀甀愀猀 昀愀氀愀猀 洀漀氀搀愀洀 漀 挀愀爀琀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 搀漀 洀攀猀洀漀⸀ 䄀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 洀切猀椀挀愀 瀀甀搀攀猀猀攀 攀砀瀀爀椀洀椀爀 愀 昀漀爀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 昀漀爀琀攀 愀瀀攀氀漀 愀漀 搀攀戀愀琀攀 猀漀挀椀愀氀 攀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀愀甀琀愀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀⸀ 吀愀洀戀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 愀 瀀攀爀琀椀渀渀挀椀愀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 攀洀 䈀攀氀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀猀 爀攀挀攀渀琀攀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 栀漀洀椀挀搀椀漀猀 挀漀渀琀爀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 猀攀砀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 攀洀 甀洀 搀漀猀 挀愀猀漀猀 栀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀 洀漀琀椀瘀愀漀 琀攀爀 猀椀搀漀 琀爀愀渀猀昀漀戀椀愀Ⰰ 瀀攀氀漀 瀀愀瀀攀氀  猀漀挀椀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀 攀猀猀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䈀攀氀洀Ⰰ 猀攀甀猀 挀愀戀愀爀猀 攀 挀愀猀愀猀 搀攀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀漀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 愀甀搀椀漀猀氀椀搀攀 昀漀爀愀洀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 abordados tradicionalmente no radiojornalismo hipermidiático (LOPEZ, 2009), como uso de reportagens, enquete, notícias, entrevistas e pesquisa sobre o assunto.਀䈀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 愀椀渀搀愀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀 攀 昀漀爀愀 搀漀猀 洀漀氀搀攀猀 搀愀 洀搀椀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀渀搀漀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀攀 昀挀椀氀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀甀洀Ⰰ 挀漀洀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀氀挀愀渀愀爀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ Primeiramente foi realizada a divisão de funções dentro do próprio grupo, a fim਀搀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀洀漀猀 洀愀椀漀爀 愀最椀氀椀搀愀搀攀 渀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 倀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 瀀爀漀挀攀搀攀甀ⴀ猀攀  攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀爀愀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 渀愀 爀攀最椀漀 攀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀椀猀 琀攀爀椀挀漀猀 搀攀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀愀 焀甀攀猀琀漀⸀ Prosseguindo, demos início a elaboração de roteiros, sendo escritos de acordo਀挀漀洀漀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 猀漀 昀愀氀愀搀愀猀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀猀猀攀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 渀愀爀爀愀搀漀爀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 昀漀爀愀洀 愀 挀愀洀瀀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 搀漀 琀椀瀀漀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀⸀ 䠀漀甀瘀攀 琀愀洀戀洀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 挀漀洀 愀猀 挀洀攀爀愀猀 搀攀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀猀 搀愀 洀愀爀挀愀 匀䄀䴀匀唀一䜀Ⰰ 渀漀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀漀猀 氀漀挀愀椀猀 漀渀搀攀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 漀挀漀爀爀攀爀愀洀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 瘀椀猀椀琀愀漀 愀 瀀爀愀愀猀Ⰰ 爀甀愀猀 攀 愀 猀攀搀攀 搀漀 䜀爀甀瀀漀 搀攀 䴀甀氀栀攀爀攀猀 倀爀漀猀琀椀琀甀琀愀猀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 漀 䜀攀洀瀀愀挀⸀ Após a coleta de entrevistas, deu-se início a edição das sonoras utilizando para isso, principalmente, o programa de edição de áudio Sound Forge. Destacamos a importância da participação de todos os integrantes do grupo na construção deste produto, contribuindo para a obtenção do êxito e cumprimento dos objetivos iniciais.਀䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀攀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀 漀 瀀攀焀甀攀渀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 equipamentos disponibilizados pela faculdade, problemas pessoais e deslocamento do grupo, entendemos que isso nos prepara para as dificuldades que serão enfrentadas no jornalismo real, produzido no dia a dia da profissão.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Como forma de avaliação da disciplina de Laboratório de Radiojornalismo, foi਀瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀⸀愀 䰀漀爀攀渀愀 䌀爀甀稀 䔀猀琀攀瘀攀猀Ⰰ 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 焀甀愀琀爀漀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 甀洀 搀攀氀攀猀Ⰰ 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ  漀 愀甀搀椀漀猀氀椀搀攀 ᰀ删攀猀瀀攀椀琀愀 愀猀 洀椀渀愀℀ 䄀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 瀀攀氀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀洀 䈀攀氀洀 ⴀ 倀䄀ᴀⰠ 焀甀攀 琀攀瘀攀 愀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀漀 搀愀 搀漀挀攀渀琀攀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ 䄀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 漀昀昀 搀漀猀 渀愀爀爀愀搀漀爀攀猀 攀 攀搀椀漀 昀椀渀愀氀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 瀀漀爀 䨀漀漀 一椀氀漀Ⰰ 琀挀渀椀挀漀 漀瀀攀爀愀搀漀爀 搀攀 猀漀洀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀⸀ O audioslide tem duração de 7 minutos e 17 segundos, divididos em 5 partes.਀一漀猀猀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀  挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 洀椀氀椀琀愀渀琀攀猀 搀愀 爀攀愀 攀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀椀瘀椀氀 焀甀攀 琀洀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䄀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 洀攀猀洀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀㨀 䄀渀愀渀搀愀 䰀漀甀稀攀椀爀漀Ⰰ 䄀渀搀爀攀 䜀漀洀攀猀Ⰰ 䈀攀愀琀爀椀稀 伀氀椀瘀攀椀爀愀Ⰰ 䌀愀洀椀氀愀 刀愀洀漀猀Ⰰ 䴀愀礀愀爀愀 䄀戀爀攀甀Ⰰ 䴀愀礀愀爀愀 一攀瘀攀猀Ⰰ 刀愀洀漀渀 䘀攀爀爀攀椀爀愀Ⰰ 吀愀礀洀 䌀愀爀渀攀椀爀漀Ⰰ 吀栀愀礀猀 䜀愀爀挀椀愀 攀 嘀椀挀琀漀爀 䴀攀氀漀⸀ 䄀 攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀搀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 刀愀洀漀渀 䘀攀爀爀攀椀爀愀 挀漀洀 愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 搀漀 琀挀渀椀挀漀 攀洀 愀甀搀椀漀 䨀漀漀 一椀氀漀⸀ 䄀 攀搀椀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 愀甀搀椀漀猀氀椀搀攀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 䌀愀洀椀氀愀 刀愀洀漀猀⸀ Para as gravações das sonoras, foi utilizado o Laboratório de Radiojornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará, e na edição do material foram utilizados os softwares Sony Sound Forge Pro. A locução do audioslide foi feita pelos acadêmicos André Gomes, Camila Ramos e Mayara Abreu. As trilhas sonoras utilizadas foram as músicas “Respeita as mina” de Kell Smith, “Pagu” de Maria Rita, “Mulamba” do grupo Mulamba e “Rain” da banda Simply Three, obtidas pelo site Krafta (http://www.krafta-musicas.cc/). ਀䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 愀甀搀椀漀猀氀椀搀攀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 愀 洀切猀椀挀愀 ᰀ删攀猀瀀攀椀琀愀 愀猀 洀椀渀愀ᴀ†焀甀攀 樀甀氀最愀洀漀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 氀攀琀爀愀 焀甀攀 琀爀愀稀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀渀琀甀渀搀攀渀琀攀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 氀甀琀愀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀⸀  Em seguida temos a segunda parte do produto, na qual há a apresentação da líder e representante internacional do GEMPAC, Lourdes Barreto, explicando sua história pessoal e profissional, numa primeira parte de sua entrevista.਀䄀 琀攀爀挀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 攀渀焀甀攀琀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 琀爀愀渀猀攀甀渀琀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀氀攀愀琀爀椀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 椀渀搀愀最愀搀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 攀 猀甀愀猀 椀洀瀀爀攀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䔀洀 猀攀焀甀渀挀椀愀 琀攀洀漀猀 愀猀 渀愀爀爀愀攀猀 搀漀猀 氀漀挀甀琀漀爀攀猀 挀椀琀愀渀搀漀 甀洀 戀爀攀瘀攀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀漀 椀渀挀椀漀 攀 愀琀甀愀氀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 攀洀 䈀攀氀洀 搀漀 倀愀爀Ⰰ 挀漀洀 愀 洀切猀椀挀愀 倀愀最甀 愀漀 昀甀渀搀漀Ⰰ 渀愀 瘀漀稀 搀愀 挀愀渀琀漀爀愀 䴀愀爀椀愀 刀椀琀愀⸀ A quarta parte do audioslide inicia com a música “Mulamba” ao fundo, seguida da segunda parte da entrevista com Lourdes Barreto, presidente do Gempac, onde a líder do movimento introduz e explica as causa da luta, da resistência e da formação da identidade social do grupo de mulheres prostitutas de Belém do Pará. Também há a exposição das entrevistas com a psicóloga transexual e prostituta Lyah Corrêa e a diretora de assuntos políticos do GEMPAC, Maria Silveira. ਀一愀 焀甀椀渀琀愀 攀 切氀琀椀洀愀 瀀愀爀琀攀 琀攀洀漀猀 甀洀愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 栀椀猀琀爀椀挀愀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 渀漀 洀甀渀搀漀 攀 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 攀洀 䈀攀氀洀Ⰰ 攀渀挀攀爀爀愀渀搀漀 挀漀洀 甀洀 漀昀昀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 氀甀琀愀 搀漀 䜀攀洀瀀愀挀 攀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 爀攀最甀氀愀洀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀 瘀椀搀愀 栀甀洀愀渀愀 搀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 猀攀砀漀⸀ ਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 䄀甀搀椀漀猀氀椀搀攀 ᰀ删攀猀瀀攀椀琀愀 愀猀 洀椀渀愀℀ᴀ†䄀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 瀀攀氀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀洀 䈀攀氀洀 ⴀ 倀䄀⸀ᴀ†昀漀椀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀搀漀爀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 瀀攀氀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 攀 挀漀洀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀氀洀 搀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀 愀 爀甀愀 攀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 昀漀渀琀攀 攀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 伀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 瀀攀渀猀愀爀 攀 爀攀瀀攀渀猀愀爀 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 昀漀爀愀 搀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 瀀愀甀琀愀猀 愀琀甀愀椀猀 攀 瀀漀甀挀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀戀愀琀攀Ⰰ 瀀爀漀瘀漀挀愀渀搀漀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀⼀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 瀀攀渀猀愀爀 挀漀洀漀 漀挀漀爀爀攀洀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 渀漀 挀愀洀瀀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 洀攀椀漀 猀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 焀甀攀 猀甀爀最攀洀Ⰰ 攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀猀琀洀甀氀漀猀 攀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀攀氀漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 攀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 爀攀挀攀戀攀爀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀愀 瀀攀氀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀搀攀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀攀 洀愀渀琀攀瘀攀 昀椀攀氀 愀漀猀 猀攀甀猀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀猀 漀爀椀最椀渀愀椀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 攀 焀甀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 甀猀愀搀漀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀⸀  
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
FERRARETTO, Luiz Artur. KLÖCKNER, Luciano. E o Rádio?. EDIPUCRS. 2010.

LOPEZ, Debora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do਀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 爀搀椀漀 愀氀氀 渀攀眀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 攀洀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀⸀ ㈀  㤀⸀ ㌀ ㄀ 昀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀⤀ ጀ†䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀愀 䈀愀栀椀愀 ⠀唀䘀䈀䄀⤀Ⰰ 匀愀氀瘀愀搀漀爀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀촀䄀Ⰰ 刀愀洀渀⸀ 䄀瀀爀漀砀椀洀愀挀椀渀 愀氀 挀漀渀挀攀瀀琀漀 搀攀 洀甀氀琀椀洀攀搀椀愀 搀攀猀搀攀 氀漀猀 瀀氀愀渀漀猀 comunicativo e instrumental. 2001. Disponível em http://webs.ucm.es/info/perioI/Period_I/EMP/Numer_07/7-5-Inve/7-5-13.htm>. Acesso em: 12 de março de 2018.

RADDATZ, Vera Lucia Spacil. Rádio e internet: mais visibilidade para os direitos humanos.਀刀搀椀漀ⴀ䰀攀椀琀甀爀愀猀Ⰰ 瘀⸀ 㐀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㜀 ⴀ㠀㠀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀刀唀䴀Ⰰ 吀栀漀洀愀猀⸀ 䄀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀愀猀 倀漀爀琀愀猀 䄀戀攀爀琀愀猀㨀 樀甀搀椀愀猀 渀漀 猀甀戀洀甀渀搀漀 搀愀 䈀攀氀氀攀 Époque amazônica, 1890-1920. Disponível em:਀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⼀戀攀氀攀洀搀漀瀀愀猀猀愀搀漀⼀瀀漀猀琀猀⼀㄀㘀 㘀㈀㈀ 㜀㈀㘀㈀㘀㔀㜀㤀㔀㨀 ⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  㠀 搀攀 樀愀渀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀漀爀琀愀氀 䌀愀琀愀爀椀渀愀猀 䤀渀昀漀⸀ 䰀漀甀爀搀攀猀 䈀愀爀爀攀琀漀㨀 ㌀  愀渀漀猀 渀愀 氀甀琀愀 瀀漀爀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瀀爀漀猀琀椀琀甀琀愀猀 攀 contra violências. Disponível em: http://catarinas.info/>. Acesso em 08 de janeiro de਀㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀攀瘀椀猀琀愀 䘀爀甀洀⸀ 䐀攀渀切渀挀椀愀㨀 倀爀漀猀琀椀琀甀琀愀猀 焀甀攀 搀攀昀攀渀搀攀洀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 猀漀 ਀愀猀猀愀猀猀椀渀愀搀愀猀 攀洀 䈀攀氀洀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀瘀椀猀琀愀昀漀爀甀洀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀搀攀渀甀渀挀椀愀ⴀ prostitutas-que-defendem-o-reconhecimento-da-profissao-sao-assassinadas-em-belem/>. Acesso em 09 de janeiro de 2018.

Gempac – Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará. Facebook. Disponível em:਀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⼀最攀洀瀀愀挀瀀愀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  㠀 搀攀 樀愀渀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀甀搀椀漀猀氀椀搀攀∀刀攀猀瀀攀椀琀愀 愀猀 洀椀渀愀℀∀ 䄀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 瀀攀氀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀洀 䈀攀氀洀 ⴀ 倀䄀⸀ 夀漀甀吀甀戀攀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀ ⠀㜀洀㄀㜀猀⤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀洀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀琀㴀㄀㄀㌀猀☀瘀㴀䨀嘀昀搀䔀最䈀漀砀吀䤀㸀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀