ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00344</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Pesquisas Startup Amparo - Amigos de Patas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Raquel de Oliveira Lobato (Faculdade Interamericana de Porto Velho UNIRON); GILMA SANTOS DE OLIVEIRA (Faculdade Interamericana de Porto Velho UNIRON); JULIANA OLIVEIRA NEVES (Faculdade Interamericana de Porto Velho UNIRON); ANDERSON DA SILVA SOUZA (Faculdade Interamericana de Porto Velho UNIRON); LUCIANA DO NASCIMENTO (Faculdade Interamericana de Porto Velho UNIRON); ANDREWS BOTELHO REGIS (Faculdade Interamericana de Porto Velho UNIRON); MARIA ANGELA DE LIMA DUMMEL (Faculdade Interamericana de Porto Velho UNIRON)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;AMPARO, Animais Abandonados, Comunicação, Pesquisa de mercado, Startup</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este relatório de pesquisa faz parte do projeto interdisciplinar 2017.2, que teve como objetivo identificar falhas no marketing e/ou na comunicação e/ou no relacionamento de uma empresa qualquer, sendo de total livre escolha dos acadêmicos do 6º período de Publicidade e Propaganda da Faculdade UNIRON. Com o objetivo de identificar qual a problemática da empresa escolhida pelo grupo, que foi a Associação Protetora dos Animais Desamparados - Amigos de Patas foram aplicados dois tipos de pesquisa. Primeiramente uma pesquisa quantitativa de amostragem não probabilística, por conveniência; posteriormente uma pesquisa do tipo qualitativa com 02 grupos de focos, sendo um de pessoas que possuem animais e a outra que não tinha animais, mas que já tiveram em algum momento da vida, para que após análise dos dados fosse proposto uma solução que envolvesse a criação de um startup.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Associação Protetora dos Animais Desamparados - Amigos de Patas é uma instituição que acolhe cães e gatos abandonados na cidade de Porto Velho/RO. A associação não tem fins lucrativos e é mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas, sem nenhum apoio das entidades públicas do município de Porto Velho ou do estado de Rondônia. Segundo a fundadora e presidente da instituição, Clotildes Brito, a maior dificuldade são os recursos financeiros para a alimentação dos animais e tratamentos veterinários. O serviço de captura de animais é um caso de saúde pública, isso porque evita a disseminação de zoonoses, a agressão a pessoas e acidentes de trânsito. No entanto, este serviço está extinto na cidade de Porto Velho desde 2010, pois o canil municipal localizado na rua Raimundo Mercês, 6743, Agenor M de Carvalho, Porto Velho - RO, está desativado e o Centro de Controle de Zoonoses estabelecidos na Av Mamoré, 1120 - Cascalheira - Porto Velho, RO, não tem estrutura para abrigar esses animais, sendo usado muitas das vezes apenas para aplicações de vacinas antirrábica. Diante do exposto, é crescente o número de animais abandonados nas ruas da cidade, sendo a sua maioria na idade adulta, em contrapartida, também vem surgindo algumas pessoas em prol desta causa e no intuito de arrecadar fundos financeiros promovem brechós, fazem ações solidárias, doações de ração, medicamento e até mesmo eventos para que os animais (gato/cachorro) sejam adotados pela população portovelhense, algumas vezes contando com a parceria do curso de veterinária faculdade FIMCA e OAB de Rondônia. Zikmund (2006), afirma que toda pesquisa de marketing "é um processo sistemático e objetivo de geração e de informação para ajudar na tomada de decisões do marketing". Por isso, a pesquisa corroborou para a identificação da problemática, tornando-se o ponto de partida para elaboração do trabalho integrado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este paper foi desenvolvido por intermédio do projeto interdisciplinar 2017.2, da turma do 6º período do curso de publicidade e propaganda na faculdade UNIRON, como forma de integrar as disciplinas de Pesquisa em Comunicação e Administração em Publicidade e Propaganda, sendo requisito obrigatório para obtenção parcial da nota do 2º bimestre. O proposito da pesquisa era identificar possíveis falhas no marketing e/ou comunicação e/ou relacionamento da empresa, criando soluções de engajamento através de uma estratégica de marketing, proporcionando mais envolvimento do publico com a associação. 3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS " Identificar o perfil de possíveis doadores ou voluntários para a associação; " Divulgar o projeto de doação de forma consciente; " Identificar quais as melhores formas de arrecadar doações; " Conhecer os principais motivos de abandono dos animais na cidade de Porto Velho; " Descobrir se há empatia dos moradores da cidade pela causa e pela associação; " Levantar se há interesse em ajudar financeiramente; " Aumentar os parceiros que contribuem com a manutenção da associação; </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Associação Protetora dos Animais Desamparados - Amigos de Patas é uma instituição sem fins lucrativos, que mesmo sem qualquer tipo ajuda dos governantes do estado de Rondônia, desenvolvem um trabalho de resgate a diversos animais que sofrem maus tratos e/ou são abandonados. Além do mais, o município de Porto Velho não possui carrocinha desde 2010 e nenhuma providência foi tomada pelo poder público para abrigar, castrar ou cuidar dos animais que são abandonados em diversos pontos da cidade. Entretanto, existem algumas associações localizadas em diversos bairros de Porto Velho, entre elas a Amigos de Patas, que vem tentando abrigar, alimentar, castrar e cuidar de vários animais domésticos (gato e cachorro). O ponto de partida do grupo foi coletar in loco informações sobre a instituição Amigos de Patas, sendo uma unidade situada na rua das Associações, s/nº (3ª quadra), Bairro Costa e Silva e outra unidade na rua do INCRA, entre rua dos Sonhos e rua Rio Claro - Porto Velho, ambas localizadas num bairro considerado nobre na cidade, gerando conflitos com a vizinhança em outrora, que desaprovava a utilização das casas que são valorizadas pelo mercado imobiliário da região, para abrigo de cães e gatos abandonados. Percebendo a importância da pesquisa mercadológica como forma de averiguar as problemáticas de qualquer seguimento, bem como, a análise dos resultados podem dirigir as ações específicas, modificar caso necessário à proposta original ou até fazer desistir da estratégia adotada, notou-se a necessidade da realização de uma pesquisa quantitativa e outra qualitativa, com o objetivo de saber como a identificar o perfil de possíveis doadores ou voluntários para a associação. Em seguida ao desafio de encontrar uma empresa já existente dentro do mercado de Porto Velho, que nos permitisse através da pesquisa mercadológica identificar falhas no marketing e/ou comunicação e/ou relacionamento com o cliente (interno e/ou externo), teria que ser elaborada um startup para atender a demanda do seguimento da empresa que estaria sendo viabilizando pelo grupo. Diante do exposto, foi criado o projeto da agência de comunicação AMPARO (Amigos Motivados na Proteção de animais em Rondônia). Evidencia-se que todo o portfólio de produtos e serviços do startup são resultados da resolução para as problemáticas que foram abordadas na instituição Amigos de Patas. A pesquisa de mercado é um importante método na área do marketing que contribui para um posicionamento na busca de resultados mensuráveis para qualquer empresa. Mais especificamente, a pesquisa de mercado é o desenvolvimento, a interpretação e a comunicação da informação orientada para a decisão a ser usada em todas as fases do processo de marketing (ETZEL; WALKER; STANTON; 2001; p. 77). Ademais, considerado o Sistema de Informações de Marketing (SIM), conclui-se que a pesquisa mercadológica é conceituada como um sistema de coleta e análise de dados obtidos na maioria das vezes através de questionários que buscam identificar necessidades e desejos dos clientes e os possíveis problemas diante da concorrência. Se posteriormente forem analisadas todas as informações colhidas, é possível decidir quais decisões precisam ser tomadas que sanem ou ao menos ajudem nas necessidades e desejos dos clientes, bem como, a solução dos problemas encontrados, permitindo que as empresa tenham melhores resultados, além de se destacar à frente dos seus concorrentes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Submetendo-se ao organograma empresarial da agencia de comunicação AMPARO (Amigos Motivados na Proteção de animais em Rondônia), foram ocupados pelos integrantes os seguintes cargos: Diretora (Gilma Santos); Gerente Geral (Juliana Neves); Supervisora (Luciana Nascimento); Promoter de Eventos (Raquel Lobato); Social Media (Matheus Henrico) e Executivos de Venda/Atendimento (Emerson Bezerra e Luciana Nascimento). Exercendo as aplicabilidades dos cargos para o startup, os executivos de vendas foram realizar o atendimento com a fundadora e presidente da Associação Amigos de Patas, Clotildes Brito, para preenchimento do briefing. 5.1 Briefing O briefing foi realizado in loco da associação, onde a presidente da mesma mostrou toda a estrutura dos imóveis, e pontuou as dificuldades enfrentadas para manutenção e limpeza das casas, bem como, os problemas financeiros existentes pela falta de apoio das entidades públicas. Considerando que: Um bom briefing é fundamental para que se tenha uma pesquisa bem-sucedida: quanto mais precisas e detalhadas as informações, melhores serão as condições de levantamento dos dados necessários. [...] A partir do briefing é elaborado o planejamento da pesquisa pelo instituto ou em conjunto com o cliente, sendo feita nesse momento a recomendação/operação pela abordagem que deverá ser desenvolvida - qualitativa, quantitativa ou ambas - e pela metodologia e procedimentos técnicos adequados no caso". Perez, Fogaça e Siqueira (2008, p.90) Como complemento do briefing, o social media da AMPARO fez um levantamento de todas as redes sociais utilizadas pela empresa, onde a mais conhecida e alimentada é a página no facebook. Em seguida, fora feito uma análise da fanpage sendo identificados os seguintes problemas na comunicação: " A foto do perfil é ilegível; " A capa é poluída com diversas imagens, não dando notoriedade aos dados bancários para doações voluntárias; " As fotos para divulgação dos animais pedindo abrigo estão sempre em cenários torpes; " A interação e principalmente as respostas na página é demorada, pra não dizer quase inexistente; 5.2 Análise Swot Análise SWOT ou Análise FOFA como conhecida na língua portuguesa (brasileira), cujas iniciais de cada letra significam: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças; é um método muito utilizado para fazer análise de cenário e planejamento estratégico de uma empresa. Não se sabe ao certo quem é o responsável por sua invenção, porém, acredita-se que Albert Humphrey teve grande influência já que foi o líder da pesquisa das 500 maiores empresas dos Estados Unidos, na Universidade de Stanford na década de 1960. Desta forma, observando o cenário através da análise Swot, constou-se que seria necessário captar dados do público em relação às percepções e expectativas para a causa, bem como, analisar a imagem que a Associação Amigos de Patas transmitia a sociedade portovelhense, por isso, ambos os métodos (qualitativo e quantitativo) foram utilizados. 5.3 Pesquisas e Plano amostral A pesquisa quantitativa foi aplicada para mensurar os resultados quantificados, dando uma amostragem das pessoas que seguem fanpages sobre o assunto, se elas têm interesse em adotar ou até mesmo em ajudar financeiramente a causa. Como forma de completar a análise do cenário a pesquisa qualitativa foi aplicada, visando entender e interpretar comportamentos, atitudes e motivações que influenciam em determinadas escolhas. Sendo utilizada para aprofundar as particularidades e experiências individuais de diversas pessoas que tem empatia por animais domésticos. O método de coleta de dados da pesquisa qualitativa neste trabalho foi o Focus Group ou "grupo de foco" que de acordo com as instruções de Trujillo (2001), trata-se de uma pesquisa em grupo dirigida por apenas um moderador, sendo ele o responsável em conduzir a organização do grupo, bem como, o direcionamento das perguntas. Ademais, Trujillo (2001) afirma que a pesquisa qualitativa é responsável por desvendar quais são as características que estão presentes em um indivíduo capaz de abranger, através de técnicas, uma grande quantidade de informações significativas relacionadas ao emocional, valores e crenças. O mesmo autor informa que a para apuração dos fatos é necessário uma quantidade mínima de seis e no máximo dez pessoas participantes. A entrevista precisa ser gravada para que depois possa ser transcrita, ficando por responsabilidade do moderador a elaboração do relatório final. Após a coleta dos dados no briefing, foi possível gerar o questionário da pesquisa quantitativa, composta de caráter descritivo conclusivo, a partir do qual objetiva-se descrever uma amostra da população, principalmente por meio de perguntas como "Quem compra?, O que compra?, Quanto?, Como?, Onde?, Quando?" (FARIA; FARIA, 2009, p.66). O plano amostral da pesquisa qualitativa foi realizado em dois grupos de foco com oito pessoas em cada, sendo um grupo de pessoas que possuía animais domésticos e o outro grupo focal de pessoas que não possuíam animais, mas, em algum momento na vida já teriam tido. E, na pesquisa quantitativa foram entrevistados 85 pessoas por amostragem não probabilística, por conveniência. A primeira pesquisa aplicada foi a quantitativa sendo no dia 07/10/2017, através da coleta de dados com um questionário de perguntas diversas e respostas com múltiplas escolhas, no ensejo do evento em que a associação Amigos de Patas estava fazendo a exposição e doação consciente dos animais abrigados pela instituição, no espaço alternativo de Porto Velho/RO, contando com a parceria da faculdade FIMCA e OAB de Rondônia. Considerado um momento oportuno para aplicação do questionário da pesquisa quantitativa, tendo em vista um público de diversas idades e poder aquisitivo, cujo objetivo era identificar as falhas no marketing/comunicação/relacionamento da associação, para por seguinte criar a startup. A segunda pesquisa a ser aplicada foi a qualitativa, sendo realizada no dia 16 de outubro de 2017 na faculdade Uniron, Campus I, tendo a aplicação de um questionário com 02 grupos de focos com 08 (oito) integrante cada, sendo um de pessoas que possuem animais e a outra que não tem animais, mas que já tiveram em algum momento da sua vida, para que pudesse ser explanado alguma solução para ajudar a associação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Primeiramente foi o desenvolvimento do projeto de pesquisa tendo a definição dos seguintes itens: a) justificativa/cenário; b) Objetivos (geral e específicos); c) Período e Abrangência Geográfica; d) Público Alvo; e e) Metodologia (Tipos De Pesquisa Adotados, Plano Amostral, Método de Coleta de dados e Instrumento de Coleta de Dados), estando os resultados no anexo deste paper. 6.1 Instrumento de Coleta de Dados (Questionário da Pesquisa Quantitativa) A técnica usada para a obtenção de dados quantitativos foi o questionário elaborado com 19 perguntas de múltiplas escolhas (com perguntas e respostas já pré-dispostas). Ressaltando-se que as perguntas foram desenvolvidas a partir das discussões e brainstorming dos integrantes do startup AMPARO. O questionário foi aplicado no evento realizado pela Associação Amigos de Patas, no espaço Alternativo de Porto Velho (uma espécie de praça pública), no dia 07/10/18. Obtiveram-se 85 questionários respondidos por amostragem não probabilística e por conveniência, pois os questionários foram aplicados neste evento (compondo o universo amostral da pesquisa), sendo os entrevistados escolhidos por julgamento dos pesquisadores e por estarem disponíveis no momento. 6.2 Instrumento de Coleta de Dados (Roteiros das Pesquisas Qualitativa) Em relação à coleta e a análise de dados das duas pesquisas qualitativas em grupo focal, foram convidadas pelos integrantes do grupo AMPARO, 08 pessoas que tinham pelo menos um animal doméstico e o outro grupo focal com 08 pessoas que não tem animal doméstico, mas que já tiveram em algum momento da vida. Nesta pesquisa utilizou-se de um roteiro específico tanto para quem tinha e outro para quem não tinha animal doméstico, ambas aplicadas ao mesmo tempo e sendo coordenados pelos integrantes do startup AMPARO, Gilma Santos (grupo com animais domésticos) e Matheus Henrico, que exerciam a função de moderador da pesquisa, estando as duas registradas em vídeo e/ou áudio. Após a decupagem das pesquisas, foram analisados os dados pelos integrantes, sendo consequentemente elaborado o diagnóstico. Os dados quantitativos, advindos dos questionários, foram tabulados através do programa Excel 2016 e feito cruzamento dos dados pelo Access 2016, através dos resultados produzidos nestes softwares, foi estabelecido o inbound marketing para solucionar os problemas de comunicação existentes na Associação Amigos de Patas. 6.3 Diagnóstico das Pesquisas Optou-se em apontar neste momento somente parte dos diagnósticos das pesquisas, em virtude da quantidade de caracteres, contudo será inserindo ao anexo do paper todo o relatório e gráficos detalhados, que fizeram os acadêmicos escolherem o inbound marketing como solução nas falhas do marketing, comunicação e relacionamento da instituição Amigos de Patas, bem como, os conceitos para o desenvolvimento do startup da agencia de comunicação AMPARO, ortugando o que fora solicitado no projeto interdisciplinar 2017.2. Verificou-se através destas pesquisas que Brasil, recentemente foi aprovado como crime de MAUS- TRATOS de animais conforme previsto no art. 32 da lei 9.065/98; e que aqui em Porto Velho foi criado em 18 de maio de 2017, pela resolução nº 30 do Conselho Superior da Policia Civil (Consupol) o Núcleo de Proteção aos Animais (NPA) e passa ser mais uma medida do governo de Rondônia em favor do meio ambiente, e diretamente dos animais domésticos e silvestre. Dúvidas: http://www.rondonia.ro.gov.br/animais-ganham-nucleo-de-protecao-na-delegacia-de-crimes-ambientais-em-rondonia/ 6.3.1 Diagnóstico Pesquisas Quantitativa Após a tabulação do questionário realizado com 85 pessoas, concluímos que não há conhecimento da sociedade de nenhuma lei que ampare o animal doméstico abandonado, que se não fosse por trabalhos voluntários e filantrópicos como associações e socorristas existiriam um maior número de animais abandonados em estado catastróficos, tendo em vista que a maioria dos animais são abandonados em sua vida adulta, ou até mesmo quando estão doentes como uma forma de se livrar do  problema . Constata-se que a maioria das pessoas que possuem gato e cachorro trabalha o dia inteiro e ainda estudam, logo a falta de tempo como  ouvimos para se ter um animal de estimação é contraditória para quem realmente deseja ter um animal. Através da pesquisa percebemos que a maioria dos animais chega aos seus familiares através da adoção, sendo que os poucos comprados se tratam de animais de pedigree. As pessoas que possuem animal são seguidores de fanpages de animais. E, mesmo as que não são seguidores, após a pesquisa a maioria respondeu que ajudariam financeiramente a causa se confiassem que não estão sendo enganadas e que os recursos doados realmente estão ajudando a manter a causa. Quando cogitado os valores de doações o mais votado foi o valor de 5,00 seguido por 10,00 sendo a forma de pagamento através de um app da própria associação, consecutivo a opção do débito automático na conta de energia. O perfil de doadores foi prospectado para pessoas que tem mais de 18 anos, ambos os sexos, que possuem animal ou já tiveram em algum momento da sua vida, havendo uma empatia pela causa refletindo assim ONG. Portanto, existe a necessidade da Associação ter um conteúdo que informe onde estão sendo aplicados os recursos mensalmente, havendo maiores esclarecimentos de como os animais são tratados, acolhidos e doados aumento assim a possibilidade de voluntários para com a ONG. 6.3.2 Diagnóstico Pesquisas Qualitativa Observa-se que dos dois grupos focais a maioria já conheciam instituições e viram ações locais e esses que conheciam alguns trabalhos de voluntários/ONG s através das mídias diversas, e apesar disso não se sentiram atraído a fazer parte. Os dois grupos mostram sentimento com animais de estimação, porem o grupo que tem animais ajustaram suas vidas para criar os seus bichinhos de estimação; já no segundo grupo que não tem animais de estimação em primeiro lugar sempre colocaram suas vidas, trabalho e estudo. Todos têm um conhecimento de cuidados básicos com animais de estimação e como ajudar um animal abandonado. No ponto de vista de ambos os grupos, falta informativos de prestação de contas por parte das associações, além de estarem mais presentes nas mídias para através da sua divulgação atingir um público maior. Constata-se que para sensibilizar essas pessoas que entrevistamos e que é o perfil de target para esta causa, são necessárias estratégias que persuadissem a memória e o sentimento de amor e cuidado de quando tiveram um animal para cuidar para que possamos conseguir que ajudem ou passam a vivenciar esse problema que tem ocorrido do abandono. Diante do exposto, vislumbramos a necessidade de desenvolver um startup, sendo voltada para o empreendedorismo social, para ajudar na comunicação da Associação Amigos de Patas no combate há animais desamparados. Após a aplicação das pesquisas, chegamos à conclusão que a melhor estratégia para ajudar na causa é a utilização Inbound Marketing, (atrair, converter, fechar e encantar). Logo, estaríamos criando conteúdos acima de conteúdo, sendo os próprios animais o destaque dos conteúdos, focando no antes (resgate), durante (sua estadia na casa) e depois (sua adoção). Fazendo vídeos curtos da satisfação de quem adotou; fotos de antes e depois da adoção. Publicando de forma orgânica e patrocinada, pois os entrevistamos acima informaram que tem receio em ajudar, pois não há uma prestação de contas se aquele animal foi atendido ou não. Se a Associação não causa maus tratos aos regatados na rua, se eles estão tendo algum tipo de problema especial, enfim relacionamento com o futuro patrocinadores desta causa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento deste trabalho proporcionou a todos os acadêmicos envolvidos um aprendizado imensurável, além de despertar o lado solidário para a causa. É importante ressaltar que a cada desafio vencido pode contribuir na ajuda direta dos animais que foram abandonados nas ruas de Porto Velho/RO. Agradecemos a disponibilidade dos professores em orientar os caminhos a serem percorridos com as disciplinas de Pesquisa em Comunicação e Administração em Publicidade e Propaganda, a participação e credibilidade dos entrevistados envolvidos, e principalmente a Sra. Clotilde e toda sua equipe que se empenharam em nos oferecer as informações necessárias para o resultado final deste trabalho. O Projeto foi apresentado a parte da equipe e diretora na VI Mostra Científica sendo aprovado pelos mesmos as soluções oferecidas e com isso abrindo oportunidades de futuras parceiras em prol desta causa. Por fim, conclui-se que se faz necessário que qualquer projeto para ser bem-sucedido necessita de uma pesquisa, seja ela primária ou secundária. Desta forma, as soluções apresentadas as problemáticas apontadas outrora terão maiores chances de resultados positivos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CAMILO, Eduardo José Marcos. Homo Consumidor: Dimensões Teóricas da Comunicação Publicitária. Lab Com Books, 2010. FARINA, Modesto Perez Clodilde Bastos Dorinho. Psicodinamica das Cores em Comunicação. Blush, 6ª Edição, 2011 ETZEL, M. J.; WALKER, B. J.; STANTON, W. J. Marketing. São Paulo: Makron Books, 2001. FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: a bíblia do marketing. Tradução de MônicaRosenberg, Claudia Freire, Brasil Ramos Fernandes; revisão técnica Dílson Gabriel dos Santos. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. LENZI, Fernando Cesar; KIESEL, Marcio Daniel; ZUCCO, Fabricia Durieux. Ação Empreendedora: Como Desenvolver e Administrar o seu Negócio com Excelência. Editora Gente. São Paulo, 2010. MATROCOLA, Vicente Martin. Doses Lúdicas: Breves textos sobre o universo dos jogos e entretenimento. Prefácio de Leonardo Trevisan. 1ª Edição, São Paulo, 2013. PEREZ, C.; FOGAÇA, J.; SIQUEIRA, R.: PEREZ, Clotilde (org.); BARBOSA, Ivan Santo (Org.). Pesquisa de Mercado. Hiperpublicidade: atividades e tendências. São Paulo: Thomson Learning, 2008. SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 2. ed. São Paulo: Campus, 2009. TRUJILLO, Victor. Pesquisa de mercado qualitativa & quantitativa. São Paulo, SP. Scortecci, 2001. ZIKMUND, William G. Princípios da Pesquisa de Marketing. Editora: Thomson, São Paulo, 2006. Sites: _______. Roteirização em Game. XIII SBGames. Porto Alegre - RS. Brasil, Novembro. 2014. 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