ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00446</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Marionete:um filme publicitário sobre prevenção de relacionamentos abusivos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rebeca Osório Moura (Faculdade Martha Falcão); Mauricio Sales Costa (Faculdade Martha Falcão); Pollyana da Costa dos Reis (Faculdade Martha Falcão); Beatriz Silva Goes (Faculdade Martha Falcão)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha Publicitária, Marionete, relacionamento abusivo, prevenção, denúncia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente artigo trata do relato de produção de um filme publicitário fruto do trabalho final das disciplinas Teorias da Comunicação e Linguagem Audiovisual do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Martha Falcão/Wyden no ano de 2017. Dentro deste contexto, este produto audiovisual foi desenvolvido com o intuito de proporcionar aos alunos a experiência profissional de como produzir, gravar e editar um filme publicitário. Como temática, foi proposta à equipe a hipótese do agendamento ou agenda setting. Para o desenvolvimento desse tema, escolheu-se influenciar a agenda de assuntos dos receptores no que se refere principalmente à questão dos relacionamentos abusivos  tema específico selecionado pela equipe para compor a temática maior da hipótese de agendamento neste filme publicitário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente artigo trata do relato de produção de um filme publicitário fruto do trabalho final das disciplinas Teorias da Comunicação e Linguagem Audiovisual do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Martha Falcão/Wyden no ano de 2017. Dentro deste contexto, este produto foi desenvolvido com o intuito de proporcionar aos alunos a experiência profissional de como produzir um filme publicitário. Como temática, foi proposta à equipe a hipótese do agendamento ou agenda setting  teoria da comunicação formulada por Donald Shaw e Maxwell McCombs na década de 70. Para o desenvolvimento do tema do agenda setting escolheu-se influenciar a "agenda de assuntos" do receptor no que se refere principalmente à questão dos relacionamentos abusivos  tema específico selecionado pela equipe para compor a temática maior da hipótese de agendamento. De Acordo com Hohlfeldt (2001, p.191) o agenda setting integra as hipóteses contemporâneas de pesquisa em comunicação e tem por pressuposto o entendimento de que "os meios de comunicação, embora não sejam capazes de impor o que pensar em relação a um determinado tema, como desejava a teoria hipodérmica, são capazes de, a médio e longo prazos, influenciar sobre o que pensar e falar". Segundo Grossi (1983), a sociedade vive exclusivamente em função, ou através da mediação dos meios de comunicação de massa, uma vez que vivemos em um mundo onde o capitalismo predomina assim. Nesse contexto, a partir da pesquisa de McClure e Patterson (1976) - realizada durante a eleição presidencial de 1972  chegou-se também a conclusão de que o público é assediado por informações de forma exagerada nos meios de comunicação de massa. Hohlfeldt (2001) colabora com essa ideia ao afirmar que a partir do estudo do agenda-setting passou-se a perceber que da manhã à noite sofremos uma verdadeira avalanche informacional que, na maioria das vezes, inclusive, nos leva ao conhecido processo de entropia, ou seja, um excesso de informações" (HOHLFELDT, 2001, p.190)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral deste trabalho foi o de produzir o filme publicitário acerca do relacionamento abusivo e hipótese do agendamento ou agenda-setting incorporando a possibilidade de experimentações na linguagem audiovisual na Publicidade e Propaganda. O produto audiovisual elaborado pela equipe tem por intuito específico não somente de denúncia, mas também a demonstração e explicação de forma simples, rápida e comovente sobre o que é o relacionamento abusivo e, principalmente, o que se caracteriza como abusivo fazendo com que o público entenda a proposta anunciada de forma direta e simples. Além disso, entende-se que o filme publicitário se circunscreve em um objeto maior que é o de refletir sobre as "desigualdades, gêneros e comunicação".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com o dicionário Michaelis (2018) marionete que é um boneco que tem seus movimentos ditados por cordéis manipulados por uma pessoa que, por sua vez, fica escondida. No sentido figurado, a palavra marionete também diz respeito à uma pessoa facilmente manobrada por outras. A partir desse raciocínio, buscou-se traçar um paralelo entre a definição da palavra marionete e a hipótese do agendamento ou agenda-setting, temática macro estipulada para o filme publicitário realizado pela equipe. Nesse sentido, entendeu-se que marionetes tanto podem ser as pessoas influenciadas em médio e longo prazo pelos meios de comunicação de massa quanto as mulheres que estão, muitas vezes, em relacionamentos abusivos. Por isso, baseado no agenda-setting, que tem como parte de seu objetivo anunciar as informações para que a sociedade absorva e discuta, decidiu-se então abordar no filme publicitário realizado a temática do relacionamento abusivo. Buscou-se mostrar o que é o problema fazendo com que o número de pessoas que sofrem ou que conhecem pessoas que estão passando por esta situação possam denunciar.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de realização do filme publicitário foi realizado em cinco etapas, sendo elas: 1) Brainstorming sobre os possíveis temas a serem trabalhados e como iriamos trabalhar estes, então surgiu a primeira ideia, suicídio, no entanto percebemos que não seria possível logo em seguida surgiu o tema bullying, e por fim o tema apresentado, relacionamento abusivo. 2) Realização do roteiro decidindo as principais cenas, textos a serem expostos no produto final, e quais materiais e figurinos seria utilizado na produção, como para a maquiagem, a corda que iria segurar a personagem e quais seriam os atores. 3) Pré-produção, envolvendo a compra de materiais, agendamento de laboratório da faculdade para gravação destes, preparo do material impresso para ser utilizado na gravação. 4) Gravação do conjunto de imagens no estúdio localizado na própria instituição. 5) Pós-produção sendo a edição do material gravado e decisão de trilha do produto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto foi solicitado pela professora Beatriz Silva Goes da matéria de Teorias da comunicação em conjunto com a disciplina de Linguagem audiovisual com a professora Susy Freitas. A campanha tem duração de 1min e 24 segundos e começa com uma personagem feminina em plano Médio sentada em uma cadeira presa por fios finos, representando uma marionete, usando roupas curtas e maquiada (mulher demostrando expressões de tristeza). Em seguida o personagem masculino a feminina que está sentada (mulher demostrando expressões de tristeza). O Homem na sequencia movimenta os braços da atriz representando que ele manda em suas ações (mulher demostrando expressões de dúvida). Do plano Médio para o primeiro  plano o homem vai movimentando o braços e mãos da mulher em direção ao seu rosto, fazendo-a tirar toda sua maquiagem, logo em seguida levando as mãos até a boca, tampando a mesma representando que ela não tem domínio sobre o que fala e decide. (Mulher demostrando expressões de desespero) O homem permanece movimentando os braços da mulher obrigando-a a ter relações com ele, mesmo quando não deseja. (Mulher demostrando expressões de submissão). Em plano americano a mulher aparece com roupas discretas, mostrando que o homem não a deixa usar as roupas que ela deseja. (Mulher demostrando expressões de submissão) Indo para o primeiro plano o homem aparece colocando uma fenda (preta) nos olhos da mulher, demostrando que ela não pode ver mais ninguém em sequência ele coloca uma faixa na boca da mulher, demostrando que ela não pode ter voz. Já no plano médio o homem vai amarrando com uma corda em todo o corpo da mulher, amarrando suas mãos e pernas demostrando que ela perdeu de vez qualquer domínio sobre si mesma. Finalizando em plano médio temos a mulher em pé parada olhando para a câmera com olhar de opressão e, utilizando um efeito de sobreposição, a imagem do Homem irá aparecer sob a dela, demostrando que a essência dela não existe mais, pois não é mais ela que pensa e age, e sim ele. Em seguida vem um fundo preto seguido da frase: Casos como esse acontecem todos os dias; Não se cale!; Fale, discuta, forme opinião; Seguido de uma placa com o disque denúncia para casos de violência contra a mulher e em seguida a placa com o endereço da delegacia da mulher localizada na cidade de Manaus, Amazonas. O produto teve como trilha sonora um mix com o início, meio fim da música Big Girl Cry da cantora Sia, Lançada em 2014 no álbum 1000 forms od Fear.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Através do projeto foi possível aplicar de forma prática o conhecimento teórico adquirido durantes as aulas ministradas com os conteúdos de produção e pré-produção. partindo do briefing, passando pela gravação até edição de vídeo. Juntamente com as teorias de comunicação. Sendo aplicado mais afundo a teoria do agendamento ou Agenda Settings. Sendo executado a ideia de planos, luz e sonora. Além de gerar conhecimento prévio e preparar os alunos para as dificuldades encontradas na vida profissional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">WOLF, Mauro. O estudo dos efeitos a longo prazo. In: WOLF, Mauro. 3. ed. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2008.<br><br>HOHLFELDT, Antonio. Hipóteses contemporâneas de pesquisa em comunicação. In: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C; FRANÇA, Vera V. 2. ed. Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes Editora, 2001.<br><br>MICHAELIS. Dicionário da língua portuguesa. 13 mar. 2018, on-line. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/marionete/. Acesso em: 17 mar. 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>