INSCRIÇÃO: 00456
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO03
 
TÍTULO: Jornal Laboratório “A Catraia”
 
AUTORES: Adrielle Farias da Cruz (Universidade Federal do Acre); Andressa Mendes Osório (Universidade Federal do Acre); Ciro Facundo de Almeida Netto (Universidade Federal do Acre); Hannah Lydia Pontes Faria da Silva (Universidade Federal do Acre); Kelton Pinho da Silva (Universidade Federal do Acre); Sabrina Nascimento da Silva (Universidade Federal do Acre); Emanuelly da Silva Falqueto (Universidade Federal do Acre); Mônica Candéo Iurk (Universidade Federal do Acre); Juliana Alves (Universidade Federal do Acre); Giselle Xavier D´Ávila Lucena (Universidade Federal do Acre)
 
PALAVRAS-CHAVE: jornal laboratório, prática, redação, ,
 
RESUMO
A edição 2018 do Jornal Laboratório A Catraia propõe a construção de um jornal voltado para a produção de pautas aprofundadas e com ângulos humanizados. Sobre os preceitos dos textos da jornalista Eliane Brum, os livros de Freire (2009), Dines (2009), Martins (1992) e Lage (1985), os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar a redação de um jornal impresso através das disciplinas de Jornal Laboratorial I e Planejamento Gráfico.
 
INTRODUÇÃO
O Jornal Laboratório A Catraia é um periódico publicado anualmente pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (UFAC). O curso, fundado no ano 2000, teve a primeira edição do A Catraia em 2004, realizada por alunos que cursavam o 7º período. A edição aqui apresentada (2018) , corresponde ao 2º semestre do ano letivo de 2017 e foi ministrada para os estudantes do 5º período. O jornal foi trabalhado nas disciplinas de Jornal Laboratorial I (60 horas), sob orientação das professoras Emanuelly da Silva Falqueto e Giselle Xavier d'Ávila Lucena, e Planejamento Gráfico (60 horas), sob orientação da professora Mônica Candéo Iurk. Como editores, o Jornal Laboratório teve os alunos Adrielle Farias da Cruz, Bruno Ruiz Pacífico e Sabrina Nascimento e, como revisores, os alunos Daigleíne Cavalcante e Kelton Pinho. Além disso, outros 13 discente participaram da produção das reportagens e diagramação do jornal. A união entre as duas disciplinas para a produção do A Catraia foi de extrema importância para o aprendizado dos estudantes, pois de acordo com Freire (2009): O design jornalístico vem para potencializar este discurso, organizar os conteúdos, criar identidade, atrair a atenção do leitor e construir o sentido pela relação entre as diversas matérias significantes (verbo-visuais) que compõem o jornal. (FREIRE, 2009, p.292) Ao passar por etapas que serão descritas nos tópicos a seguir, os estudantes priorizaram a construção de pautas aprofundadas e com vertentes humanizadas.
 
OBJETIVO
Para Vilaça (2011), o jornal laboratório tem como principal objetivo romper a barreira de um organismo acadêmico, para que o aluno o enxergue como ferramenta para a prática das tarefas diárias do fazer jornalístico. As duas disciplinas tiveram como foco principal a produção do A Catraia . Em Jornal Laboratorial I, debateu-se sobre conceitos, funções, formatos e desafios de um Jornal Laboratório; ocorreu também a revisão dos conceitos de linguagem, gêneros e discursos do jornalismo impresso. Os encontros em sala eram voltados ao desenvolvimento do olhar crítico dos discentes, através da análise de reportagens e produção de resenhas sobre Jornais Laboratórios de outras instituições. Foram apresentados e discutidos 7 jornais laboratórios de outras universidades do país. As professoras propuseram que os alunos lessem "uma grande matéria por dia" para serem discutidas nas aulas. Além disso, o professor Aquinei Timóteo foi convidado a apresentar e discutir sobre jornalismo literário com os estudantes. Para Lage (2003): O trabalho de reportagem não é apenas o de seguir um roteiro de apuração e apresentar um texto correto. Como qualquer projeto de pesquisa, envolve imaginação, insight: a partir dos dados e indicações contidos na pauta, a busca do ângulo (às vezes apenas sugerido ou nem isso) que permita revelar uma realidade, a descoberta de aspectos das coisas que poderiam passar despercebidos. (LAGE, 2003, p.15) No que se refere à disciplina de Planejamento Gráfico, o design da edição 2018 do A Catraia foi moldado com a intenção de tornar a leitura agradável e ilustrar de forma criativa e fora do usual, as matérias. De acordo com Freire (2009): O jornal se obriga a compor páginas em que as notícias sejam facilmente identificadas e apreendidas pelo leitor; a exposição dos assuntos tratados deve ser a mais clara e legível possível; e deve levar ao entendimento do porquê e do como das notícias, por meio de comentários e desdobramentos dos fatos. (FREIRE, 2009 p.293)
 
JUSTIFICATIVA
A edição 2018 do A Catraia priorizou a construção de reportagens humanizadas e aprofundadas e teve como inspiração o método trabalhado por Eliane Brum em suas matérias. Em entrevista à revista Na Ponta do Lápis (2013), a jornalista comenta:਀ Para ser capaz de alcançar o outro, precisa se despir de si, da sua visão de mundo, dos seus preconceitos, dos seus julgamentos, para ir em direção ao mundo do outro e, mais que isso, ver um mundo que é o do outro. É claro que há sempre uma mediação, mas é esse movimento que nos garante e nos protege de não falhar nessa escuta. Isso não é fácil, porque depois você precisa fazer o caminho de volta. (Na Ponta do Lápis, 2013)਀ Além disso, para Vieira Júnior (2002), a linguagem do Jornal Laboratório não pode ser meramente informativa, o estudante deve entender que o discurso jornalístico precisa checar o fato e conferir sua veracidade. Dessa maneira, o A Catraia torna-se instrumento essencial para a formação acadêmica de quem o faz, tendo em vista que é uma forma de instigar o estudante a aprofundar verdadeiramente nas matérias que produz. Essa experiência pode ser levada da sala de aula para o mercado de trabalho. Com a intenção de discutir assuntos de cunho social e atuais, as produções tem como objetivo enxergar além do óbvio: o envolvimento com quem se estava conversando e conhecendo, o exercício de escutar com atenção e colher boas histórias. Trazendo para o lado do design, Freire (2009) afirma que a ordem dos conteúdos se dá a partir do valor-notícia atribuído a cada assunto, de maneira a estruturar uma hierarquia. Dessa forma, as editorias do jornal são baseadas nos locais em que cada pauta foi desenvolvida, incluindo municípios do estado do Acre. Detalhes sutis de separação do conteúdo foram inseridos para tornar a leitura mais simples e, para a escolha da matéria principal, houve uma roda de conversa entre os editores para avaliação das reportagens enviadas. Após a escolha da matéria principal, as outras foram organizadas de forma a conversarem entre si. Em um dos encontros para a organização dos conteúdos, foi percebido pelas professoras a necessidade da criação de um caderno especial. Assim, o A Catraia ganhou o caderno Na Margem, composto de 4 páginas e 3 matérias voltadas para a relação do homem com a natureza e as artes. O uso do jornalismo gonzo também foi uma forma de ousar em uma matéria nessa edição. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 攀渀昀漀焀甀攀 愀 猀攀爀 搀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 昀漀椀 瀀爀ⴀ搀攀昀椀渀椀搀漀 渀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 䤀Ⰰ 攀洀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀 攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 瘀攀爀椀昀椀挀漀甀ⴀ猀攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀 挀漀洀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 䜀爀昀椀挀漀 攀 昀椀挀漀甀 搀攀挀椀搀椀搀漀 焀甀攀 挀愀搀愀 愀氀甀渀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀椀愀 渀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀愀 猀甀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 吀攀渀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 搀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 䔀氀椀愀渀攀 䈀爀甀洀Ⰰ 漀猀 氀椀瘀爀漀猀 搀攀 䘀爀攀椀爀攀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 䐀椀渀攀猀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 䴀愀爀琀椀渀猀 ⠀㄀㤀㤀㈀⤀ 攀 䰀愀最攀 ⠀㄀㤀㠀㔀⤀Ⰰ 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀椀洀攀猀琀爀攀 ⠀一㄀⤀Ⰰ 漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 䤀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀攀挀椀搀椀爀 愀 氀椀渀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 爀攀瘀椀猀漀 搀漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 搀椀瘀椀猀漀 搀愀猀 昀甀渀攀猀 搀攀 攀搀椀琀漀爀攀猀 攀 爀攀瘀椀猀漀爀攀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 䄀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀 攀渀瘀椀愀爀愀洀 樀漀爀渀愀椀猀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 愀渀愀氀椀猀愀猀猀攀洀 攀 挀漀渀猀琀爀甀猀猀攀洀 爀攀猀攀渀栀愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀洀椀渀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 洀愀瀀攀ⴀ氀漀猀⸀ 伀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 昀椀挀愀爀愀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 戀甀猀挀愀爀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 昀甀最椀猀猀攀洀 搀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 爀攀氀愀琀愀爀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 漀甀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 攀 焀甀攀 昀漀猀猀攀洀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀 愀漀 挀攀渀爀椀漀 愀琀甀愀氀 搀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 搀漀 䄀挀爀攀㨀 愀 椀渀琀攀渀漀 攀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 挀甀渀栀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀⸀ 倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 瘀攀爀椀昀椀挀漀甀ⴀ猀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀瘀椀猀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 愀氀甀渀漀 琀愀洀戀洀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 昀漀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⸀ 䐀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 䜀爀昀椀挀漀 猀漀戀爀攀 愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀⸀ 伀猀 愀氀甀渀漀猀 琀愀洀戀洀 猀攀 搀椀瘀椀搀椀爀愀洀 攀洀 最爀甀瀀漀猀 瀀愀爀愀 瘀椀猀椀琀愀爀 愀猀 爀攀搀愀攀猀 搀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 刀椀漀 䈀爀愀渀挀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 挀漀洀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀瘀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀 愀琀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 伀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 搀愀 猀攀最甀渀搀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀爀愀洀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 攀猀挀爀椀琀愀 攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ  漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 愀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀 漀瀀椀渀愀瘀愀洀 攀 琀爀漀挀愀瘀愀洀 椀搀攀椀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 洀攀氀栀漀爀愀搀漀 琀愀渀琀漀 渀愀 瀀愀爀琀攀 搀攀 搀攀猀椀最渀 焀甀愀渀琀漀 渀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀⸀ 䐀攀琀愀氀栀攀猀 挀漀洀漀 挀愀戀攀愀氀栀漀Ⰰ 瀀愀最椀渀愀漀Ⰰ 洀愀爀挀愀搀漀爀 搀攀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀Ⰰ 戀漀砀 攀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 琀琀甀氀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀猀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 倀椀渀琀攀爀攀猀琀 攀 漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 昀漀爀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䤀猀猀甀甀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 䄀搀漀戀攀 䤀渀䐀攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 攀 漀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀ 䌀漀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀攀猀 瀀愀爀愀 搀椀渀愀洀椀稀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 愀 愀氀甀渀愀 䠀愀渀渀愀栀 䰀礀搀椀愀 䘀愀爀椀愀 昀漀椀 挀漀渀瘀椀搀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 攀搀椀琀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀 氀漀最漀洀愀爀挀愀 攀 愀 昀漀琀漀 搀攀 挀愀瀀愀⸀ 䘀椀挀漀甀 搀攀挀椀搀椀搀漀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 愀 昀漀琀漀 搀攀 挀愀瀀愀 瀀爀攀攀渀挀栀攀爀椀愀 琀漀搀愀 愀 瀀最椀渀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 瀀愀爀愀 搀愀爀 搀攀猀琀愀焀甀攀  洀愀琀爀椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 挀椀琀愀爀 焀甀攀 甀洀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 昀漀椀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀 愀漀 愀爀 氀椀瘀爀攀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 漀 洀猀 搀攀 樀愀渀攀椀爀漀  甀洀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 挀栀甀瘀愀猀 椀渀琀攀渀猀愀猀 渀漀 䔀猀琀愀搀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 䄀 䌀愀琀爀愀椀愀 瀀漀猀猀甀椀 昀漀爀洀愀琀漀 琀愀戀氀漀椀搀攀Ⰰ ㄀㈀ 瀀最椀渀愀猀 攀 甀洀 挀愀搀攀爀渀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 一愀 䴀愀爀最攀洀Ⰰ 挀漀洀 㐀 瀀最椀渀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 挀椀琀愀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 搀椀瘀椀猀漀 搀愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀猀 戀愀椀爀爀漀猀 攀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 刀椀漀 䈀爀愀渀挀漀 攀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 攀洀 焀甀攀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 䄀猀猀攀洀戀氀攀椀愀 䰀攀最椀猀氀愀琀椀瘀愀Ⰰ 倀漀渀琀攀 䴀攀琀氀椀挀愀Ⰰ 䌀攀渀琀爀漀Ⰰ 儀甀椀砀愀搀Ⰰ 䈀漀猀焀甀攀Ⰰ 匀漀戀爀愀氀Ⰰ 刀攀猀攀砀 䌀栀椀挀漀 䴀攀渀搀攀猀Ⰰ 倀漀爀琀漀 䄀挀爀攀 攀 䨀甀爀甀⸀ 䔀洀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 攀渀琀爀攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀 攀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀漀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 愀渀搀愀爀 瀀攀氀愀 挀椀搀愀搀攀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀  洀甀椀琀漀 挀漀洀甀洀 瀀愀爀愀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 攀 䄀 䌀愀琀爀愀椀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀最甀椀爀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 攀猀猀攀 昀氀甀砀漀㨀 挀漀渀瘀椀搀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 瀀愀爀愀 渀愀瘀攀最愀爀 瀀漀爀 猀甀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 猀甀戀椀渀搀漀 攀 搀攀猀挀攀渀搀漀 漀 爀椀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀攀猀猀愀渀搀漀 愀 挀椀搀愀搀攀 攀 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 愀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 渀最甀氀漀猀⸀ 䄀 昀漀琀漀 搀攀 挀愀瀀愀 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀椀琀愀氀洀攀渀琀攀 愀氀漀挀愀搀愀 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀㬀 愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 猀攀渀琀愀搀愀 渀愀 攀猀挀愀搀愀 搀攀 猀甀愀 挀愀猀愀 攀 甀洀愀 瘀愀猀猀漀甀爀愀 愀漀 氀愀搀漀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀 愀 攀猀瀀攀爀愀 搀愀 洀攀 瀀攀氀漀 昀椀氀栀漀Ⰰ 爀攀琀爀愀琀愀搀愀 渀愀 洀愀琀爀椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀ 伀 氀漀最漀琀椀瀀漀 ᰀ搠攀猀攀渀栀愀搀漀ᴀ†渀愀 瀀愀爀攀搀攀 搀愀 挀愀猀愀 搀攀 洀愀搀攀椀爀愀 爀攀洀攀琀攀 愀漀 氀甀最愀爀 漀渀搀攀 愀 挀愀琀爀愀椀愀 愀渀挀漀爀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 昀愀愀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 洀愀椀猀 挀愀氀洀愀 渀攀猀猀攀 瀀漀渀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀ 䌀漀洀 攀砀挀攀漀 搀愀 挀愀瀀愀 攀 挀漀渀琀爀愀挀愀瀀愀 搀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀 一愀 䴀愀爀最攀洀Ⰰ 漀 爀攀猀琀愀渀琀攀 搀愀猀 瀀最椀渀愀猀 椀渀琀攀爀渀愀猀  攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 愀琀爀愀猀漀 渀愀 攀渀琀爀攀最愀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 漀猀 攀搀椀琀漀爀攀猀 挀漀渀猀攀最甀椀爀愀洀 昀攀挀栀愀爀 漀 樀漀爀渀愀氀 攀洀 琀攀洀瀀漀 攀Ⰰ 氀漀最漀 焀甀攀 愀猀 椀洀瀀爀攀猀猀攀猀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀最甀攀猀  挀漀漀爀搀攀渀愀漀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 昀漀爀愀洀 洀漀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀愀 攀搀椀漀 ㈀ ㄀㠀 搀漀 䄀 䌀愀琀爀愀椀愀 渀漀 挀愀洀瀀甀猀 猀攀搀攀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䄀挀爀攀 ⠀唀䘀䄀䌀⤀Ⰰ 爀攀挀攀戀攀渀搀漀 昀攀攀搀戀愀挀欀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀⸀ 䄀 瀀最椀渀愀 ㈀ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀 漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 攀猀挀爀椀琀漀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 瀀攀氀漀猀 琀爀猀 攀搀椀琀漀爀攀猀 攀 甀洀愀 挀栀愀爀最攀 焀甀攀 搀椀愀氀漀最愀 挀漀洀 漀 挀攀渀爀椀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 愀琀甀愀氀⸀ 倀愀爀愀 倀愀爀渀愀戀愀 攀 䜀漀戀戀椀 ⠀㈀ ㄀㐀⤀Ⰰ 愀 挀栀愀爀最攀 攀猀琀 攀渀琀爀攀 愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 洀愀椀猀 漀甀猀愀搀愀 焀甀攀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀昀氀攀砀漀⸀ 䄀猀 洀愀琀爀椀愀猀 猀攀 椀渀椀挀椀愀洀 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 樀漀瘀攀洀 渀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 猀攀最甀攀洀 瀀愀爀愀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 甀爀戀愀渀愀㨀 漀 䠀椀瀀 䠀漀瀀 琀攀洀 愀琀爀愀搀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 瀀爀愀琀椀挀愀渀琀攀猀 渀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 愀挀爀攀愀渀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 爀攀切渀攀洀 愀戀愀椀砀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀挀愀 倀漀渀琀攀 䴀攀琀氀椀挀愀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀甀愀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 倀愀爀琀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀 洀愀琀爀椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ  洀漀猀琀爀愀搀漀 漀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀 搀愀 最甀攀爀爀愀 搀攀 昀愀挀攀猀 焀甀攀 漀 䔀猀琀愀搀漀 琀攀洀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀漀⸀ 䌀漀洀漀 瘀椀瘀攀洀 愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 愀昀攀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 攀猀猀愀 最甀攀爀爀愀㼀 一漀 儀甀椀砀愀搀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 愀 䄀爀攀渀愀 刀愀挀椀渀最Ⰰ 甀洀愀 愀爀攀渀愀 搀攀 攀猀瀀漀爀琀攀猀 爀愀搀椀挀愀椀猀 挀爀椀愀搀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀昀椀挀椀漀渀愀搀漀猀 瀀漀爀 挀漀爀爀椀搀愀⸀ 一漀 䈀漀猀焀甀攀Ⰰ 漀猀 愀琀氀攀琀愀猀 瀀愀爀愀漀氀洀瀀椀挀漀猀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 挀漀洀攀渀琀愀洀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀 攀猀瀀漀爀琀攀⸀ 䨀 渀愀 匀漀戀爀愀氀Ⰰ 瘀愀洀漀猀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 䠀漀猀瀀椀琀愀氀 搀攀 匀愀切搀攀 䴀攀渀琀愀氀 搀漀 䄀挀爀攀 ⠀䠀伀匀䴀䄀䌀⤀⸀ 倀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀Ⰰ 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 挀愀洀椀渀栀愀搀愀 猀漀戀爀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀 䔀搀甀愀爀搀漀 䌀漀甀琀椀渀栀漀 攀 漀 昀愀稀攀爀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 渀漀 䄀挀爀攀⸀ 伀 挀愀搀攀爀渀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 一愀 䴀愀爀最攀洀 琀爀愀稀 攀洀 猀甀愀 挀愀瀀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 瀀漀攀琀愀 愀瀀愀椀砀漀渀愀搀漀 瀀攀氀愀 昀氀漀爀攀猀琀愀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 猀漀戀爀攀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 漀爀最渀椀挀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 攀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 䄀挀爀攀愀渀愀⸀ 倀愀爀愀 昀攀挀栀愀爀 漀 猀甀瀀氀攀洀攀渀琀漀Ⰰ 甀洀愀 瀀椀琀愀搀愀 搀攀 愀爀琀攀 搀愀猀 洀愀琀愀猀㨀 挀漀渀栀攀愀 甀洀 搀漀猀 洀愀椀漀爀攀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 瀀氀猀琀椀挀漀猀 搀愀 䄀洀爀椀挀愀 䰀愀琀椀渀愀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀 渀愀 愀爀琀攀 搀愀 洀愀爀挀栀攀琀愀爀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 甀洀 猀攀洀攀猀琀爀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 ᰀ䄠 䌀愀琀爀愀椀愀ᴀ†昀漀椀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀焀甀攀Ⰰ 攀洀 渀漀猀猀愀 爀攀最椀漀Ⰰ  洀愀椀猀 挀漀洀甀洀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 琀攀渀栀愀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀猀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 䌀漀洀漀 挀椀琀愀 嘀椀氀愀愀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀瘀攀 琀攀爀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 渀漀 琀攀爀 瀀愀搀爀攀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀氀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 琀漀爀渀漀甀 愀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀 洀愀椀猀 愀戀攀爀琀愀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀⸀ 伀 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 椀渀挀爀攀洀攀渀琀愀渀搀漀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀 琀攀漀爀椀愀 攀 愀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 昀漀椀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀愀氀椀稀愀爀 瀀愀甀琀愀猀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 焀甀攀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀漀 漀甀瘀椀爀 愀椀渀搀愀  洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 琀愀洀戀洀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 洀愀琀爀椀愀猀 洀愀椀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀刀唀䴀Ⰰ 䔀氀椀愀渀攀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㨀 䔀氀椀愀渀攀 䈀爀甀洀 嬀搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㌀崀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 一愀 倀漀渀琀愀 搀漀 䰀瀀椀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀攀猀挀爀攀瘀攀渀搀漀漀昀甀琀甀爀漀⸀漀爀最⸀戀爀⼀挀漀渀琀攀甀搀漀⼀戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀⼀渀漀猀猀愀猀ⴀ瀀甀戀氀椀挀愀挀漀攀猀⼀爀攀瘀椀猀琀愀⼀攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⼀愀爀琀椀最漀⼀㈀ 㤀⼀攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀ⴀ攀氀椀愀渀攀ⴀ戀爀甀洀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䤀一䔀匀Ⰰ 䄀氀戀攀爀琀漀⸀ 伀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 攀 愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䤀刀䔀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 一甀渀攀猀⸀ 伀 搀攀猀椀最渀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀椀爀椀漀⸀ 䐀漀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀漀 愀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䜀愀氀砀椀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 渀⸀ ㄀㠀Ⰰ 瀀⸀㈀㤀㄀ⴀ㌀㄀ Ⰰ 搀攀稀⸀ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ ㄀㠀㤀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䰀椀渀最甀愀最攀洀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 섀琀椀挀愀Ⰰ ㄀㤀㠀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 爀攀搀愀漀 攀 攀猀琀椀氀漀 伀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀⸀ 倀愀甀氀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀氀琀攀猀攀Ⰰ㄀㤀㤀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀䐀刀준Ⰰ 䴀甀渀椀稀⸀ 䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䠀攀氀攀渀愀⸀ 吀挀渀椀挀愀 搀攀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 渀漀琀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㘀⸀ ㄀㐀㐀瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䔀䤀刀䄀 䨀唀一䤀伀刀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀㬀 䰀伀倀䔀匀Ⰰ 䐀椀爀挀攀甀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀⸀ 唀洀愀 瀀攀搀愀最漀最椀愀 瀀愀爀愀 漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀⸀ ㈀  ㈀⸀嬀猀⸀渀⸀崀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䰀䄀윀䄀Ⰰ 䜀愀戀爀椀攀氀愀 吀椀渀漀挀漀⸀ 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀㨀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 愀瀀氀椀挀愀漀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 挀爀椀琀爀椀漀猀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 䤀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀