ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00324</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Receita ecológica</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Graciele Crestani Franco (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Djavan Júnior De Bastiani (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Renata Zanesco Franceschina (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Paulo Ricardo dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Arquitetura sustentável, Tijolo ecológico, Responsabilidade social, Conscientização, Sustentabilidade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O spot foi desenvolvido na disciplina de Produção Publicitária em Rádio para o curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc, com o intuito de reforçar a importância da utilização de matérias sustentáveis nas construções, para diminuição dos danos ao meio ambiente e demostrar a responsabilidade social do curso, na abordagem de temas como a arquitetura sustentável e a produção de tijolos ecológicos, através de um spot.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O spot é uma peça avulsa, criada como forma de conscientização e para demostrar a responsabilidade social do curso de Publicidade e Propaganda da UNOESC, que pretende mostrar a importância da utilização de materiais sustentáveis na realização de construções. O trabalho foi desenvolvido por alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), no primeiro semestre de 2017, durante a disciplina Produção Publicitária em Rádio ministrada pelo professor Paulo Ricardo dos Santos. O trabalho foi desenvolvido a partir de um briefing, entregue pelo professor, que exigia a temática geral "planeta sustentável", onde foi escolhido tratar de arquitetura sustentável. As informações do briefing fizeram com que as ideias fossem ganhando forma para a construção do spot, sendo que usou-se a ideia criativa "ajude a melhorar o mundo". O rádio é um dos meios de comunicação mais utilizados para disseminação da informação na região. Desta forma, segundo Sampaio (1999, p.361), "Spot é uma mensagem publicitária de rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e uma música de fundo". O spot foi pensado para ser veiculado na rádio Unoesc FM, que está inserida no contexto universitário e também da população em geral, pelo caráter comunitário da universidade. Desta forma, foi pensada a linguagem radiofônica para que encaixasse com o público. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba pretende atingir as gerações atuais,público-alvo do spot, através da mensagem radiofônica. O objetivo principal do spot é gerar a conscientização da população em relação a importância de realizar construções mais sustentáveis através da arquitetura sustentável, bem como, descobrindo que existem opções mais sustentáveis para a construção, como os tijolos ecológicos. E também, mostrar a responsabilidade social do curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc através do incentivo a preservação do planeta, para as futuras gerações.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O tema  planeta sustentável , traz à tona o Relatório Brundtland, que prega que deve-se  satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades . Por isso, delimitou-se a tratar de arquitetura sustentável, que prega que deve-se aproveitar ao máximo os recursos que a região possui, já que através do desenfreado número de construções, causa-se a poluição e também diminuição dos recursos disponíveis. Para diminuir estes impactos, pode-se aproveitar melhor os recursos disponíveis, bem como reutilizar o que já não serve mais, nisto se encaixa a fabricação de tijolos sustentáveis ou ecológicos, que proporcionam a o reuso de diversos materiais que seriam descartados, causando mais despesas e desperdícios. A região Meio Oeste Catarinense, possui ainda hoje como principal meio de comunicação o rádio, que é o responsável por levar as informações da sociedade e do mundo para a sociedade, este é também o objetivo da universidade, que é comunitária. Além disso, as aulas de Produção Publicitária em Radio, desejavam proporcionaram a experiência da produção real no rádio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O tema  planeta sustentável , traz à tona o Relatório Brundtland, que prega que deve-se  satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades . Por isso, delimitou-se a tratar de arquitetura sustentável, que prega que deve-se aproveitar ao máximo os recursos que a região possui, já que através do desenfreado número de construções, causa-se a poluição e também diminuição dos recursos disponíveis. Para diminuir estes impactos, pode-se aproveitar melhor os recursos disponíveis, bem como reutilizar o que já não serve mais, nisto se encaixa a fabricação de tijolos sustentáveis ou ecológicos, que proporcionam a o reuso de diversos materiais que seriam descartados, causando mais despesas e desperdícios. A região Meio Oeste Catarinense, possui ainda hoje como principal meio de comunicação o rádio, que é o responsável por levar as informações da sociedade e do mundo para a sociedade, este é também o objetivo da universidade, que é comunitária. Além disso, as aulas de Produção Publicitária em Radio, desejavam proporcionaram a experiência da produção real no rádio. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Não o é segredo que cada vez mais, as pessoas tem uma vida mais agitada e que as cidades crescem em um ritmo frenético, pensando na minimização dos danos causados pelo crescimento desgovernado, a arquitetura sustentável propõe que esse crescimento seja feito de forma a integrar as construções aos locais onde serão inseridas, assim tornando essa junção parte de um benefício maior. A integração busca o aumento da qualidade de vida humano, buscando consumir a menor quantidade de recursos possíveis, para que seja entregue as próximas gerações, um mundo da melhor forma possível. (Gonçalves; Duarte, 2006). Uma forma de aproveitarmos melhor os recursos, evitando assim a exploração de novos materiais, é através dos tijolos sustentáveis ou ecológicos, que são feitos através da sobra de materiais que seria descartados, gerando assim mais despesas. (Cantarino, 2012). Nesse contexto, a principal proposta do spot é ressaltar a conscientização em relação a construções sustentáveis e em segundo plano a responsabilidade social do curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc. Para isso, utilizou-se o laboratório de rádio da universidade, que fica nas dependências da radio UNOESC FM. Pensando em atingir as gerações atuais, na busca da criação de um consciência coletiva da sustentabilidade, de uma forma descontraída e cotidiana, o spot começa com um trilha animada, e em seguida ambientada em uma cozinha, pelo fato de que empregando. O spot começa com uma vinheta onde a primeira locutora, faz a vinheta que dá início ao programa. Na sequência, a segunda locutora começa a apresentar a receita de um tijolo ecológico, quais são os materiais utilizados na sua fabricação e dizendo que depois da mistura dos ingredientes o tijolo será o resultado. Entre a apresentação dos ingredientes, foram utilizados efeitos de passagem.  Os efeitos sonoros ampliam a experiência da audiência ao pontuar determinados elementos visuais com a sugestão que se espera alcançar . (ELIN e LAPIDES, 2006, p.319). Por fim, o terceiro locutor, agora um voz masculina, lembra que pode-se reaproveitar o que é descartado no cotidiano, fechando com a assinatura do curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc, acompanhado de um fundo musical que completa a peça radiofônica de 30 segundos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O rádio é uma mídia muito versátil, que se enquadra no perfil do público alvo, que são todas as gerações atuais, que tem uma ligação com a radio Unoesc FM. Isso porque, como afirma Sant Anna, o rádio  é uma fonte de diversão e entretenimento e, em grau menor, de informação e cultura (2002, p. 218). Desta forma, o uso desta mídia se mostrou adequado para esse público, já que a realidade midiática da região, apresenta ainda hoje o rádio como um dos principais meio para a obtenção de informações da região meio oeste catarinense. A produção do spot não foi uma tarefa fácil para o grupo, já que a realização deu-se em meio ao processo de aprendizado. Ao mesmo tempo, a possibilidade de desenvolver da mesma maneira que um profissional, começando pelo roteiro, passando apara a gravação e na sequencia elo processo de edição, foi realmente uma experiência bastante enriquecedora. Um trabalho desafiador que proporcionou de descobertas e construção coletiva que trouxe em um aprendizado prático, essencial para a formação acadêmica. E também propiciou um olhar para o futuro, já que tratamos de um tema bastante debatido, mas pouco refletido em nosso dia-a-dia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CANTARINO, Carolina. Bioconstrução combina técnicas milenares com inovações tecnológicas. Disponível em:< http://inovacao.scielo.br/pdf/inov/v2n5/a25v02n5.pdf>. Acesso em: 29 de mar 2018.<br><br>ELIN, Larry; LAPIDES, Alan - O Comercial de Televisão: Planejamento e produção, Bossa Nova Editora, São Paulo, 2006.<br><br>GONÇALVES, Joana Carla Soares; DUARTE, Denise Helena Silva. Arquitetura sustentável: uma integração entre ambiente, projeto e tecnologia em experiências de pesquisa, prática e ensino. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/ambienteconstruido/article/viewFile/3720/2071 >. Acesso em: 29 de mar 2018.<br><br>GONÇALVES, Joana Carla Soares; DUARTE, Denise Helena Silva. Arquitetura sustentável: uma integração entre ambiente, projeto e tecnologia em experiências de pesquisa, prática e ensino. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/ambienteconstruido/article/viewFile/3720/2071 >. Acesso em: 29 de mar 2018.<br><br>PRADO, Magaly. Produção de Rádio: um manual prático. Rio de Janeiro. Elsevier, 2006.<br><br>SAMPAIO, Rafael  Propaganda de A a Z, Editora Campus, 2ª Ed, Rio de Janeiro, 1999.<br><br>SANT ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.<br><br>SILVA, Júlia Lúcia de O. Albano da. Rádio: Oralidade Mediatizada: O Spot e Os Elementos da Linguagem Radiofônica. São Paulo: Annablume, 1999. <br><br> </td></tr></table></body></html>