ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00487</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento de Comunicação Integrada para a ONG Animais Sem Teto</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Beatriz Orlando Rossoni (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Anneliege Pinheiro da Cunha Hessel (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Beatriz Ribeiro Galindo (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Paulo José Mance Pinheiro Ruy de Souza (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Lígia Nater Henemann (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Maryellen Camilo Moniz (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Wellington Teixeira Lisboa (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Animais sem teto, comunicação integrada, planejamento de comunicação, terceiro setor, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O planejamento de comunicação apresentado neste paper pretende diagnosticar e sugerir estratégias de comunicação integrada para a organização do terceiro setor Animais sem Teto. A organização atua na cidade de Curitiba e região metropolitana no âmbito do resgate, amparo e recuperação de cães e gatos, para que estes sejam posteriormente adotados por membros da sociedade civil. Tendo em vista a necessidade de visibilidade para a causa e para a organização, o planejamento de comunicação apresentado pela agência Colmeia busca sugerir ações integradas que dialoguem com os públicos de interesse mapeados, visando à ampliação do potencial de alcance da organização, à implementação de meios para a captação de recursos - humanos e materiais -, ao fortalecimento da marca por meio da comunicação com seus públicos de interesse e, finalmente, ao aumento na quantidade de adoção de cães e gatos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Fundada em 2007 na região metropolitana de Curitiba, a Animais sem Teto é uma ONG de pequeno porte que possui o objetivo de oferecer lar temporário para cães e gatos abandonados, para, posteriormente, recuperá-los para a adoção. Nesse cenário, a agência experimental Colmeia - desenvolvida por graduandos do Curso do Bacharelado em Comunicação Organizacional da UTFPR, Campus Curitiba, para a disciplina integradora de Projetos 4 - se propôs a estudar a organização em questão, de modo a analisar seus ambientes externos e internos, mapear seus diversos públicos de interesse e, finalmente, propor um planejamento de comunicação integrada que contemplasse os eixos que demandam maior esforço comunicacional. Para o desenvolvimento do projeto, utilizou-se os conhecimentos adquiridos nas seguintes disciplinas:, Antropologia, Economia, Editoração, Jornalismo Organizacional e Linguagem Visual II. Tal convergência de disciplinas possibilitou a utilização de métodos e ferramentas de diversos segmentos da comunicação em cada etapa do desenvolvimento do projeto. Assim, foram aplicadas entrevistas com vários públicos da organização, análise antropológica de alguns dos grupos sociais pertencentes a determinado público de interesse, observação do comportamento da organização em ambientes online, realização de análise por meio de matrizes SWOT e Benchmarking. A partir dos resultados das observações e análises citadas e do conceito de Comunicação Integrada (KUNSCH, 2003), foram desenvolvidas estratégias para os eixos de Comunicação Institucional, Comunicação Interna, incluindo a Administrativa, e Comunicação Mercadológica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir do diagnóstico organizacional realizado pela agência experimental Colmeia, com base em ferramentas de pesquisa e análise, foram definidos objetivos que nortearam a criação das ações e estratégias integrantes do planejamento proposto para a organização Animais sem Teto, de modo a suprir as principais demandas e necessidades comunicacionais observadas. Assim, definiu-se como objetivo geral deste planejamento potencializar o alcance e visibilidade da organização perante a sociedade civil, de modo a gerar um aumento no número de adoções de animais na cidade de Curitiba e região metropolitana, visto que, de acordo com os estudos realizados pela agência, 54% dos respondentes na pesquisa de opinião para mapeamento de públicos de interesse afirmaram não conhecer organizações desse segmento e, além disso, a Animais Sem Teto não foi citada como ONG mais lembrada no setor de proteção animal. Como objetivos específicos, estabeleceram-se (1) conscientizar a população da região sobre a importância da causa da proteção animal e, consequentemente, da atuação da ONG, (2) promover a reestruturação dos processos comunicacionais administrativos, internos, mercadológicos e institucionais, tornando as dinâmicas e os fluxos de comunicação mais participativos e uniformes, facilitando a identificação da organização por seus públicos de interesse e (3) angariar mais voluntários para a ONG, visto que essa é uma demanda observada nos estudos da agência, que constatou que 37,5% dos respondentes da pesquisa elegeram  Ser Voluntário(a) como forma pela qual ajudariam uma organização do segmento de proteção animal. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A causa da proteção animal é amplamente pautada nos canais midiáticos, seja em portais de notícia por meio de divulgação de disk denúncias, chamadas para feiras de adoção, dados sobre cuidados com animais, propagandas com apelo de celebridades para as demandas da causa ou divulgação de ONGs e campanhas publicitárias. Dessa forma, observa-se que a causa é apoiada por diversas iniciativas, dos setores públicos - prefeituras e órgãos municipais, estaduais e federais - e privados, com abrangência nacional. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais da Unesco,  As associações de proteção e de salvaguarda dos animais devem ser representadas a nível de governo (UNESCO/ONU, 1978, s/p.). Essa visibilidade reflete a proporção do problema referente ao abandono de animais no país. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 30 milhões de animais abandonados no Brasil (G1 MINAS, 2016). Em Curitiba, segundo dados do Paraná Portal, o número de cães abandonados chega a 50 mil (PARANÁ PORTAL, 2016). Essas pesquisas e estudos motivaram a escolha da agência Colmeia pelo segmento de ONGs relacionadas à proteção animal, aliados ao argumento de que essa causa refere-se a um problema de saúde pública que é do interesse da sociedade civil. Após uma pesquisa realizada com os responsáveis pelas organizações desse setor em Curitiba, a agência elegeu a Animais Sem Teto para ser objeto do desenvolvimento do planejamento de comunicação integrada. Assim, a agência priorizou o desenvolvimento de um projeto comunicacional capaz de influenciar positivamente a atuação da organização perante a sociedade civil, a partir da necessidade observada por meio dos estudos discutidos anteriormente. Por se tratar de uma organização do terceiro setor, o planejamento, desenvolvido para ter duração de 7 meses - de setembro de 2017 a fevereiro de 2018 - reúne estratégias voltadas ao fortalecimento de parcerias e ações de baixo custo, visto que a ONG dispõe de um orçamento reduzido para investir na viabilização das ações propostas. Nesse contexto, objetiva-se promover uma comunicação assertiva, que dialogue com seus públicos essenciais, não-essenciais e redes de interferência, que, segundo conceituação proposta por França, possibilita  traçar as inter-relações dos públicos com a organização (FRANÇA, 2012, p.11). Assim, justifica-se a escolha da agência pela elaboração de estratégias voltadas aos quatro aspectos que constituem a comunicação integrada. Segundo Kunsch, "o importante, para uma organização social, é a integração de suas atividades de comunicação, em função do fortalecimento de seu conceito institucional, mercadológico e corporativo junto a todos os seus públicos" (KUNSCH, 1986, p. 112). Com esse modelo de planejamento, espera-se auxiliar a organização para que ela caminhe rumo a uma reestruturação de suas dinâmicas comunicacionais, de maneira a otimizar seus processos e, consequentemente, impactar mais pessoas para adotar os animais que resgata. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O planejamento, desenvolvido com fins pedagógicos como atividade para a disciplina integradora de Projetos 4, foi proposto como exercício voltado à atuação do profissional de comunicação organizacional junto aos seus clientes - no caso dessa disciplina, especialmente em organizações do terceiro setor. Assim, após a criação da agência experimental Colmeia e a definição do cliente, a ONG Animais Sem Teto, foram estudadas ferramentas das áreas do conhecimento de Antropologia, Economia, Editoração, Jornalismo Organizacional e Linguagem Visual - referentes às demais disciplinas ministradas no quarto período do curso de bacharelado em Comunicação Organizacional - que pudessem ser utilizadas pela equipe na elaboração do planejamento. Desse modo, foram selecionados diversos métodos de diagnóstico, definição de objetivos e criação de estratégias que embasaram o desenvolvimento do planejamento. Na etapa de diagnóstico, foram realizadas pesquisas de opinião, benchmarking e análise SWOT, visando o mapeamento dos cenários e contextos em que a organização está inserida. Nas pesquisas de opinião, foram elaborados dois formulários disponibilizados online, por meio da plataforma Google Forms - um, com viés qualitativo, divulgado para os membros da ONG, para que se fosse possível obter um panorama interno da organização e o outro, com caráter quantitativo, difundido entre membros da sociedade civil por meio de amostragem não-probabilística por conveniência, para que se pudesse coletar dados sobre a percepção dos habitantes de Curitiba a respeito do tema de adoção de animais e organizações que atuam nesse segmento. Com a primeira pesquisa, por meio da análise de 10 respostas em um universo de 13 voluntários, pôde-se apreender que, em geral, os membros da organização classificam como insuficiente a quantidade de voluntários existentes atualmente e também como insuficiente a quantidade de tempo que cada membro dispõe para a realização de atividades na organização, ocasionando numa distribuição desigual de tarefas. A partir das análises feitas em decorrência da segunda pesquisa, pôde-se inferir que 87,3% dos respondentes apontam as redes sociais como um meio pelo qual gostariam de ter acesso a informações sobre ONGs do segmento de proteção animal, o que demonstra um cenário propício para a elaboração de conteúdo institucional e promocional por meio destes canais. Além disso, 79,1% dos respondentes apontou o Facebook como principal canal digital de comunicação utilizado. Outra observação relevante realizada a partir dessa pesquisa foi de que 83,4% dos respondentes afirmam não ter preferências por cães de raça, podendo facilmente optar pela adoção de um cão sem raça definida - característica presente na maior parte dos animais abrigados pela Animais Sem Teto. Como segunda ferramenta utilizada na etapa de diagnóstico, o Benchmarking competitivo foi realizado a partir da definição de alguns parâmetros e observação e das características da Animais Sem Teto e das três ONGs mais atuantes nesse mesmo segmento em Curitiba. Segundo Kotler (2000, p. 249),  Benchmarking é a arte de aprender com as empresas que apresentam um desempenho superior em algumas tarefas . Desta forma, a ferramenta de Benchmarking propicia a percepção do panorama e cenário nos quais o segmento está inserido, de modo a gerar um aproveitamento das ações e práticas positivas das organizações analisadas. Para alcançar esse objetivo, os fatores analisados foram tempo de atuação, existência ou não de sede própria, presença nas redes sociais - Facebook e Instagram -, existência ou não de site e representação nas mídias online - jornais e portais de notícia. Neste caso, a partir da observação dos fatores previamente apontados, pode-se notar uma vantagem da ONG Animais Sem Teto com relação à utilização do Instagram e do Facebook em suas práticas de divulgação e relacionamento. Nessas ferramentas de comunicação digital, nota-se que a Animais Sem Teto possui uma maior base de seguidores e curtidas, em comparação com seus concorrentes. No entanto, a organização não conta com planejamento de conteúdo e possui linguagem apelativa, fatores a serem explorados durante o desenvolvimento das estratégias do plano de ações de comunicação integrada. Quanto à sede, percebe-se que as ONGs analisadas se localizam em regiões mais centrais da cidade, em comparação com a chácara da ONG Animais Sem Teto, que fica em Almirante Tamandaré, município da região metropolitana de Curitiba. Esse fator pode causar maior dificuldade por parte dos adotantes em se locomover até o local, priorizando organizações que estejam mais acessíveis. Um dos maiores fatores de desvantagem para a Animais Sem Teto é a ausência de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), ferramenta que as demais organizações avaliadas possuem. Nesse sentido, a Animais Sem Teto encontra dificuldades em estabelecer parcerias e captar recursos por meio de patrocinadores, inclusive do poder público, visto que o CNPJ é necessário. Os demais aspectos não apresentam uma divergência tão grande, mas apontam que há espaço no segmento para aprimoramento do site e de ferramentas comunicacionais que possam estruturar o posicionamento institucional da organização. A análise SWOT, ferramenta utilizada para mapear potencialidades a serem incentivadas e equívocos a serem reparados, consiste na observação do cenário geral da organização a partir da classificação das características internas e externas nas categorias  Forças ,  Fraquezas , Oportunidades e  Ameaças . Para Kotler, a utilização desse recurso justifica-se na elaboração de estratégias, posteriormente.  Depois de ter realizado uma análise SWOT, a empresa pode desenvolver metas específicas para o período de planejamento (KOTLER, 2000, p. 101). Em relação à organização Animais Sem Teto, destaca-se como uma das principais fraquezas a falta de parceiros fixos e formalizados, o que causa a ameaça relacionada à instabilidade financeira. Tais fatores podem ser sanados a partir da oportunidade que a ONG possui em ser uma instituição filantrópica, o que atrai investimento de muitas organizações da iniciativa privada. Contudo, os 10 anos de atuação e a presença semanal em eventos são pontos fortes a serem considerados, que podem dar base para a constituição de um plano de comunicação que visa reestruturar a ONG no âmbito da comunicação organizacional, interna e externamente, e oferecer ferramentas para ampliar as adoções, captação e administração de recursos. Além dessa análise, foram também realizados estudos a partir da matriz SWOT dos canais digitais de comunicação - site, facebook e instagram -, de modo a otimizar seu potencial de alcance e possibilidades de engajamento. O resultado dessa pesquisa será melhor explorado na descrição da campanha de reestruturação institucional, na etapa de planejamento de comunicação. As análises e estudos descritos acima foram essenciais para a definição das campanhas e estratégias, uma vez que possibilitaram a apreensão de dados, tendências, demandas e preferências dos públicos de interesse. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O planejamento de comunicação integrada realizado pela agência Colmeia pretende oferecer soluções assertivas para os problemas e potencialidades mapeados por meio do diagnóstico organizacional interno e externo da organização. Nesse contexto, foi desenvolvido um plano de ações a partir da criação de estratégias nos eixos de Comunicação Institucional, Comunicação Administrativa, Comunicação Mercadológica e Comunicação Interna (KUNSCH, 2003), de modo a contemplar todos os aspectos constitutivos da Comunicação Integrada. Para tanto, definiu-se um cronograma e as ações foram planejadas para os meses de setembro, outubro, novembro, dezembro de 2017 e janeiro e fevereiro de 2018. O primeiro conjunto de ações é voltado à Comunicação Institucional e será executado em setembro, devido à comemoração do aniversário de 10 anos da Animais Sem Teto. Com essa ação, objetiva-se divulgar a nova identidade visual, repaginando a forma com que a organização se posiciona institucionalmente. Para o desenvolvimento dessa ação, a agência realizou uma pesquisa visual e, sob a perspectiva de Dondis (2003), sugeriu uma nova logo e identidade de marca, disponível no arquivo anexo ao relatório.  Uma mensagem é composta tendo em vista um objetivo: contar, expressar, explicar, dirigir, inspirar, afetar. (DONDIS, 2003, p. 91). Essa etapa de Comunicação Institucional também envolve a reestruturação dos canais de comunicação digital da ONG, com o desenvolvimento de um planejamento de estratégias de conteúdo e definição de cronograma; a produção e veiculação do vídeo institucional, para a divulgação da missão, visão, valores da organização, bem como seus objetivos e área de atuação e, ainda, o estabelecimento de relação com a imprensa, de modo a pautar midiaticamente notícias e informações relevantes sobre a Animais Sem Teto, visando a captação de parcerias e o fortalecimento da organização. Em sequência, será executada a etapa focada na Comunicação Administrativa, a fim de estruturar as parcerias e otimizar os processos administrativos da organização. Nessa etapa, a agência desenvolveu ações focadas no fortalecimento de parcerias com universidades, visando captar universitários para a atividade voluntária; parceria com o aplicativo de transporte Cabify, de modo a oferecer mais conforto e praticidade aos adotantes, tendo em vista a localização afastada em que a Animais Sem Teto se encontra. As demais parcerias referem-se a pet shops, hotéis de animais, clínicas veterinárias e organizações de diversos segmentos. A justificativa para essa ação é a possibilidade de otimização de recursos e otimização de gastos, uma vez que a organização dispõe de verba reduzida. Além do estabelecimento de parcerias, a agência sugeriu nessa etapa ações voltadas à reestruturação de crachás, termos de voluntariado e formulários de adoção, com o objetivo de otimizar os fluxos comunicacionais e facilitar os processos da organização. Paralelamente ao desenvolvimento das ações de Comunicação Administrativa, será colocada em prática a etapa referente à Comunicação Interna. Essa fase irá priorizar a adequação das interações e dos fluxos comunicacionais entre os membros da organização, bem como o estabelecimento de algumas diretrizes de trabalho, uma vez que, por meio da pesquisa realizada com os membros da organização, 80% registraram ser insuficiente a quantidade de voluntários na ONG atualmente. A partir dessa observação e por meio dos depoimentos das diretoras, pode-se observar que juntamente com a reestruturação institucional, a reformulação dos fluxos comunicacionais internos também é prioritária, bem como a captação de novos voluntários para a organização. Assim, a agência Colmeia desenvolveu uma campanha, com ações de reestruturação dos processos internos e, também, ações que visassem fomentar o interesse de jovens de 16 a 24 anos, visto que, de acordo com a pesquisa feita, 34% dos jovens desta faixa etária têm interesse no voluntariado como forma preferencial de ajudar uma ONG. Para tanto, essa etapa conta com ações de estabelecimento de reuniões mensais entre os membros da organização; realização de media training por parte das diretoras da ONG, para que elas possam, juntamente com os voluntários da área de comunicação, entender alguns conceitos e técnicas para conseguirem gerenciar a comunicação no cotidiano da organização; e, finalmente, um programa de benefícios para voluntários, para que, por meio de descontos em estabelecimentos parceiros, eles se sintam motivados a desempenhar as atividades na ONG. Assim, a partir da reestruturação dos processos comunicacionais institucionais, internos e administrativos, será possível focar nas estratégias de Comunicação Mercadológica, com foco na divulgação dos animais e ampliação das adoções. A escolha por essa divisão cronológica justifica-se na medida em que a organização deva estar mais estruturada e com sua reputação mais consolidada para que possa alcançar seus públicos essenciais e não-essenciais com maior assertividade. Desse modo, as ações referentes a essa última etapa serão desenvolvidas em dezembro de 2017 e janeiro de 2018, também pela coincidência entre o período de férias escolares, que é o mais propício para adoções, de acordo com estudos previamente realizados pela agência Colmeia. Desta forma, espera-se maximizar o potencial de alcance da organização pela implementação das ações de reestruturação do material gráfico para panfletagem, potencialização das vendas da loja virtual e vídeo publicitário com foco na adoção. Além disso, como forma de levantar mais recursos financeiros, a agência também elaborou para essa etapa o desenvolvimento de kits de adoção a serem oferecidos para os adotantes, feitos a partir dos materiais já existentes e comercializados na loja virtual da ONG e personalizados de acordo com o animal a ser adotado em questão. Para contribuir no reconhecimento da marca, a agência desenvolveu a proposta de um aplicativo de adoção, o  MiAu-dote , a ser desenvolvido por universitários dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação, seguindo o mesmo princípio de aplicativos que combinam indivíduos com gostos semelhantes. Nesse caso, a organização iria cadastrar seus animais disponíveis e quem baixasse o aplicativo poderia filtrar as opções por sexo, porte e idade do animal, e, assim, encontrar o que mais combinasse com suas preferências. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O planejamento e elaboração do plano de comunicação integrada apresentado pela agência Colmeia possibilitou a percepção de que as dificuldades financeiras e estruturais que a Animais Sem Teto enfrenta são comuns a muitas organizações de pequeno porte do terceiro setor, devido aos recursos limitados, a problemas comunicacionais e à falta de visibilidade perante a sociedade civil, bem como a carência de profissionais capacitados que possam atuar de maneira voluntária. Com base na observação desse cenário e em estudos feitos a partir de ferramentas de diagnóstico organizacional, percebe-se a necessidade da estruturação de um plano de ações, pensado em dialogar com diferentes públicos e contemplar todos os eixos da Comunicação Integrada  Administrativa, Institucional, Interna e Mercadológica  (KUNSCH, 2003). A partir da identificação dos principais problemas da organização - falta de reconhecimento por parte dos públicos, baixa quantidade de adoção, falta de organização nos processos e má distribuição das demandas internas - e das potencialidades - alto índice de alcance nas redes sociais, sede física, história consolidada na região - foi possível definir os objetivos para, finalmente, iniciar a criação de ações e estratégias para o eixo da Comunicação. Assim, concebendo um viés integrado dos esforços comunicacionais, a agência Colmeia propôs estratégias voltadas à reestruturação dos processos comunicacionais, a partir do estabelecimento de parcerias, potencialização das ações de apoio à captação de recursos financeiros e organização de dinâmicas comunicacionais e fluxos organizacionais. Com o planejamento de comunicação integrada para a Animais Sem Teto, espera-se ampliar seu alcance e reconhecimento perante a sociedade civil, obter fundos por meio da loja virtual, panfletagem e kits de adoção e, finalmente, gerar um aumento na quantidade de adoção de animais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. <br><br>FRANÇA, Fábio. Públicos - Como Identificá-los Em Nova Visão Estratégica - Business Relationship. 3. ed. São Paulo: Yendis, 2012. <br><br>G1, Com quase 5 mil cães abandonados, adoções crescem em Montes Claros. Disponível em: <http://g1.globo.com/mg/grande-minas/eobicho/noticia/2016/12/com-quase-5-mil-caes-abandonados-adocoes-crescem-em-montes-claros.html>. Acesso em: 17 maio 2017<br><br>KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000. <br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003. <br><br>PARANÁ PORTAL. Curitiba tem 50 mil cães vivendo nas ruas. Disponível em: <https://paranaportal.uol.com.br/cidades/curitiba-rmc-litoral/curitiba-tem-50-mil-caes-vivendo-nas-ruas/>. Acesso em: 11 maio 2017 <br><br>UNESCO/ONU. Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Disponível em: <http://portal.cfmv.gov.br/uploads/direitos.pdf> Acesso em: 22 maio 2017 <br><br> </td></tr></table></body></html>