ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00721</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A pesquisa como instrumento estratégico no posicionamento da Consultoria Análise.com</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Claudia Martins (Pontifia Universidade Católica do Paraná); Daniele Iachecen (Pontifia Universidade Católica do Paraná); Marcos José Zablonsky (Pontifia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Pesquisa de mercado, Relações Públicas, Alimentação Fora do Lar, Consultoria, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este presente trabalho tem como objetivo destacar a importância da pesquisa de mercado na reestruturação e construção de empresas que estão em busca de um posicionamento sustentado por informações relevantes, neste estudo em específico, o da Consultoria Análise.com, uma consultoria empresarial com foco em estabelecimentos do setor de Alimentação Fora do Lar (AFL). Os dados obtidos foram de dados do Ambiente Externo; Pesquisa com gestores e Pesquisa com clientes finais do setor (AFL). Esses dados foram compilados e entregues à proprietária da Consultoria, de modo que ela usasse como material de consulta para seu planejamento em relação à administração e no posicionamento mercadológico. Esses dados contribuíram para desenvolver o posicionamento Institucional e Mercadológico da Consultoria e foram utilizados também, para a criação de conteúdos junto aos seus clientes e análise de cenário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O cenário do mercado brasileiro do setor de Alimentação Fora do Lar, passa por um momento muito delicado em razão da crise econômica e alta competição. As organizações, cada vez mais, necessitam da comunicação desde o início da criação das empresas, para que assim, de forma mais assertiva criem um negócio competitivo. Com isso, destaca-se a importância de não ver os instrumentos comunicacionais como uma segunda etapa, ou até mesmo um desperdício de verba, mas sim como um dos pilares de estruturação da organização (NASSAR, 2006). Tomando como essencial a relevância da comunicação nas empresas, em seus diferentes portes, que este estudo se desenvolve. Especificamente referente à Consultoria Análise.com, uma empresa desativada em 2014, mas que no ano de 2017 retomou suas atividades no mercado, com foco no setor de Alimentação Fora do Lar (AFL)  um setor que engloba todos os estabelecimentos que oferecem alimentação no local. Com a necessidade de criar um novo posicionamento para a empresa, identificar novas demandas e cenários, bem como, atualizaros conhecimentos sobre o setor, viu-se a importância em desenvolver algumas pesquisas, para que embasasse o planejamento de ações da empresa e ampliasse o conhecimento da gestora. Para isso, foram utilizadas as competências do Relações Públicas em realizar pesquisas de qualidade. As pesquisas de mercado foram criadas para suprir as necessidades de conhecer de maneira mais específica o ambiente em que a Consultoria Análise.com seria inserida, sendo assim, foram compiladas em um programa de pesquisa, desenvolvido para o Trabalho de Conclusão de Curso, na PUCPR, em 2017 com o tema: Relações Públicas no Posicionamento da Consultoria Análise.com. As pesquisas foram separadas em três ações: Análise do ambiente externo; Pesquisa com gestores; e Pesquisa com os clientes de estabelecimentos do setor de AFL.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao desenvolver a pesquisa exploratória em relação a Consultoria Análise.com e o mercado de atuação, percebeu-se a falta de um posicionamento claro da organização. Com isso,se viu na necessidade dedesenvolver pesquisas e análises de mercado, de modo que seus dados sirvam de embasamento para planos comunicacionais. Sendo assim, como objetivos específicos, obtém-se: a) desenvolver Análise do ambiente externo resultando em dados do setor; b) aplicar pesquisa com gestores dos estabelecimentos do setor de AFL de modo que os dados resultantes embasem ações específicas para esse público; c) aplicar pesquisa com os clientes de estabelecimentos do setor de AFL para identificar informações pertinentes em relação aos clientes diretos. O programa Pesquisa de Mercado, presente no trabalho de conclusão de curso, objetivou compilar em um documento, informações relevantes sobre os ambientes e o mercado em que a consultoria Análise.com foi inserida, para que assim, seja entregue à gestora dados relevantes para criação de estratégias e embasamento de um novo posicionamento. Com isso, a pesquisa de ambiente externo teve o objetivo identificar futuras oportunidades ou ameaças que não foram percebidas em seu cotidiano, por meio de uma análise mais complexa e específica. Em se tratando da pesquisa com os gestores, o objetivo foi identificar e melhorar o atual posicionamento e perfil da consultoria Análise.com, identificando as reais necessidades e demandas dos clientes diretos, e também a percepção e aceitação em relação aos serviços ofertados pela consultoria. Em relação a pesquisa com os clientes finais, o principal objetivo foi conhecer os hábitos desses consumidores, para no final compilar informações relevantes, que ajudem a Consultoria na estruturação de estratégias para clientes do setor de AFL. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Consultoria Análise.com necessitava criar um novo posicionamento, visto que por meio da pesquisa exploratória, institucional, e documental da primeira fase da empresa, os serviços e métodos utilizados, apresentavam pouca eficiência e resultados duvidosos. Sendo assim, antes de criar novos objetivos, serviços e diretrizes, foi necessário conhecer de forma aprofundada o setor de AFL, gestores dos estabelecimentos e, por fim, os clientes finais, que seriam os clientes dos estabelecimentos do setor. Desta maneira, foi possível apontar as melhores estratégias que embasassem a empresa ao retornar ao mercado AFL, utilizando de forma assertiva e estratégica as informações levantadas. Quando se trata do posicionamento de uma nova empresa no mercado, percebe-se como é necessário o conhecimento de informações sobre o meio em que será inserida e como seus diversos públicos se portam. Essas informações são obtidas por meio de pesquisas, em que se identifica futuras oportunidades ou ameaças que não foram percebidas sem um estudo aprofundado. Estas informações podem ser encontradas de duas maneiras, sendo elas fontes primárias ou secundárias, cada caso ou análise precisa ser estudado de maneira única, em que a empresa necessita identificar sua real necessidade, podendo realizar um estudo superficial ou mais profundo, dependendo de suas pretensões (PINHO 2005; PÚBLIO 2013). O posicionamento faz com que os consumidores enxerguem a relevância da marca e seu serviço oferecido. Para definir um posicionamento é preciso analisar e seguir as seguintes etapas: selecionar um atributo funcional da empresa e que tenha muita relevância para as pessoas; fazer uma pesquisa na concorrência se já existe tal colocação; transformar a ideia em uma frase comunicativa e objetiva; desdobrar esse posicionamento em diversas ações e canais para sua disseminação e concretização; e por último, manter o posicionamento com excelência, paixão e verdade (HILLER, 2015). Outro fator é que as organizações usam marcas para representá-las, e assim construir sua identidade forte e reputação. E se a marca não estiver em conformidade, também pode afetar a reputação. Os elementos que constituem a marca podem precisar de alguns ajustes com o passar do tempo, pois alguns símbolos sofrem um desgaste por conta das mudanças comportamentais de gosto, atitudes, valores e pensamentos da sociedade contemporânea. Ainda, é importante que as organizações se adaptem às mudanças e devem fazer isso com precisão e eficácia, com planejamento estratégico para manter a sua imagem e reputação (TORQUATO, 2013). Para que as empresas tenham uma imagem forte e possam fornecer um produto ou serviço de qualidade, é necessário que elas analisem e compreendam o ambiente em que estão inseridas. Por isto deve ser realizada uma análise abrangente de todas as variáveis de maneira ampla e clara, para que assim sejam identificadas as principais ferramentas que podem propor as soluções mais adequadas. Realizar uma análise externa tem por objetivo entender a relação entre empresa e o ambiente que se está inserido, visando identificar oportunidades e ameaças, além de entender como é o serviço, ou como será visto pelo mercado (PÚBLIO, 2013; PINHO, 2005). Na segmentação Business to Business (B2B), ou seja, empresa que presta serviço para outras empresas, que é o objeto de estudo deste trabalho, é visível o foco para encontrar um potencial para a empresa gerar lucro e proximidade ao público alvo, se sobressaindo à concorrência. Os benefícios das empresas da segmentação B2B podem se caracterizar em: oferecer produtos e serviços por preços competitivos; analisar a concorrência de mercado e querer ser melhor; identificar um diferencial relevante; administrar as estratégias presentes e futuras; ficar mais próximo do consumidor (MITI, 2015).Portando, justifica-se o estudo da pesquisa de mercado e sua aplicação para que as empresas possam se manter competitivas e preparadas para enfrentar o cenário mercadológico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os ambientes, sendo ele interno ou externo de uma organização, sofrem mudanças e por isto necessitam ser analisados a todo o momento, identificando de maneira ágil qualquer tipo de transformações e fatos que podem ser considerados importantes para o setor em análise. Estas mudanças resultam em grandes ações que levam a uma reação em cadeia, que não pode ser influenciada ou alterada (PÚBLIO, 2013; PINHO, 2005). O programa Pesquisa de Mercado, que objetiva compilar em um documento as informações de ambiente e mercado para que identifiquem informações relevantes do ambiente em que a empresa será inserida, contribuindo assim para criação de um posicionamento mais assertivo, possui o programa com três ações: Ação 1: Análise do ambiente externo; Ação 2: Pesquisa com gestores; e Ação 3: Pesquisa com os clientes de estabelecimentos do setor de AFL. Sendo assim, antes de iniciar os estudos do macro ambiente, é necessário identificar quais os cenários que realmente possuem relevância para serem examinados, para que sejam investigados apenas os fatores que garantam a relevância e objetividade dos resultados (PÚBLIO, 2008).A análise do ambiente externo, do presente estudo, foi realizada com foco no mercado de consultorias, no setor de Alimentação Fora do Lar (AFL), além dos gestores e clientes do setor, todos esses ambientes foram escolhidos, por possuir influência direta nos pilares da Consultoria. Estas informações podem ser encontradas de duas maneiras, sendo elas fontes primárias ou secundárias, cada caso ou análise precisa ser estudado de maneira única, em que a empresa necessita identificar sua real necessidade, podendo realizar um estudo superficial ou mais profundo, dependendo de suas pretensões (PINHO 2005; PÚBLIO 2013). A análise foi realizada no ambiente online, como Facebook, WhatsApp,sites, informações e pesquisas disponibilizadas por associações, sites do governo, empresas do setor, além de outras consultorias. Assim, foi possível identificar como a consultoria está se posicionando no mercado e quais são as oportunidades e ameaças em relação a empresa, além da aceitação dos serviços que se pretende ofertar. A pesquisa com os gestores foi realizada por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de questionário online, e qualitativa, por meio de grupo focal. A pesquisa com os gestores realizada nos moldes quantitativos (Apêndice I), foi aplicada por meio da plataforma Qualtrics e divulgada pela equipe, que fez o uso das redes sociais, e também foi presencialmente até os estabelecimentos, buscando atingir um maior número de participantes. (...) geralmente mais formal e estruturada que a explorato&#769;ria, baseia-se em amostras grandes e representativas, e os dados obtidos esta&#771;o sujeitos a uma ana&#769;lise quantitativa. Considera-se que as constatac&#807;o&#771;es dessa pesquisa sejam de natureza conclusiva, uma vez que sa&#771;o usadas como dados para a tomada de deciso&#771;es gerenciais (MALHOTRA, 2012, p. 58). Assim, as questões apresentadas foram sobre características referentes ao histórico dos estabelecimentos, e a maneira que o gestor enxerga o seu negócio, em relação as próprias forças e fraquezas. O foco também foi em compreender as experiências dos gestores com consultorias, e a aceitação das áreas já contratadas, para então coletar informações que ajudasse a propiciar um serviço de acordo com as necessidades de mercado, buscando não cometer os mesmos erros que os concorrentes. A pesquisa qualitativa, com abordagem direta, por meio da técnica de grupo de foco (Segue roteiro no apêndice II), que possui como característica a realização de forma natural, com um grupo pequeno de pessoas e um moderador,  o objetivo principal dos grupos de foco e&#769; obter uma visa&#771;o aprofundada ouvindo um grupo de pessoas do mercado-alvo apropriado falar sobre problemas que interessam ao pesquisador (MALHOTRA, 2012, p. 112). A pesquisa contou com a participação de 5 gestores, escolhidos de forma homogênea, com características socioeconômicas próximas, e com cuidado para que não tivessem contato afetivo entre eles. O Grupo Focal aconteceu no dia 24 de maio, das 15h40 às 17h00, no Laboratório de Comunicação (LABCOM) da Escola de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Antes da chegada dos envolvidos, foi preparado o ambiente com um coffee break para os convidados, com intuito de descontrair o ambiente, e deixar os convidados mais a vontade, além da organização e entrega dos crachás e teste dos equipamentos de vídeo e áudio. O Grupo Focal também teve apoio do técnico de laboratório e outros três integrantes da equipe, que receberam os participantes e ficaram na sala de gravação prestando apoio. Durante sua realização, os participantes receberam um questionário, logo no início, para que preenchessem, informando dados pessoais e da empresa. Após isso, deu-se início à pesquisa, seguindo o roteiro pré-estabelecido. Buscando saber qual o contato os gestores dos estabelecimentos já tiveram com alguma consultoria, foram realizadas questões referentes aos seguintes tópicos: histórico de contratação de serviço de uma consultoria, qual área de consultoria foi contratada, conhecem alguma consultoria de AFL, porque contrataram uma consultoria, por que não contratariam uma consultoria, grau de importância de uma consultoria, contrataria consultoria que oferecesse serviço de atendimento online e investimento já feito em uma consultoria. Para o uso das informações a conversa foi transcrita, facilitando a análise e apresentação de dados. Todos os métodos e pesquisas conciliados buscam auxiliar no desenvolvimento de ações, programas e estratégias para a Consultoria Análise.com. A pesquisa com clientes finais, os consumidores do setor alimentício, foi realizada para traçar um perfil e conhecer mais os hábitos desses consumidores (Segue roteiro no apêndice III). O método utilizado foi o Survey, em que uma grande amostra é selecionada, então há a elaboração e aplicação de um questionário para esse público, após isso as respostas são codificadas para serem analisados (BABBIE, 1999). Essas informações colaboraram também para uma análise de mercado, e para entender mais sobre quem são os consumidores dos estabelecimentos, e assim possuir informações relevantes para orientar os gestores com estratégias específicas. Buscando uma melhor visualização dos resultados, de maneira que facilite o entendimento, além da apresentação e interpretação de todos os dados, foi criada uma tabela com as principais características levantadas, divididas por tipo de estabelecimentos. Foram apontadas as características dos seguintes estabelecimentos, bares, restaurantes, lanchonetes, fast food, bistrô, pizzaria, padaria, refeição coletiva, rotisseria e sorveteria. Ao todo a pesquisa foi respondida por para 477 pessoas, via Facebook eWhatsApppessoal dos membros da equipe.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foi entregue a gestora da Análise.com, uma pasta portfólio vermelha, com 40 páginas. Os resultados foram organizados em um layout próprio, que continha a identidade da empresa. Para maior compreensão do leitor/avaliador, foram divididos por pesquisa os processos e produtos. Análise do ambiente externo: A análise do ambiente externo teve início no dia 12 de outubro e foi finalizada e impressa, no dia 22 de setembro. Passando por produção de conteúdo, revisão de conteúdo, layout e impressão do documento. A análise doambiente externo, levou em consideração os cenários de consultoria, setor de AFL e como públicos os gestores e clientes dos estabelecimentos. O material possui um todo de 13 páginas, com os dados secundários, no qual analisam o ambiente externo da Consultoria Análise.com, sendo compilados no documento infográficos dinâmicos, contendo as principais informações em seus seguintes aspectos: físico e natural, demográfico, político e legislativo e econômico, tecnológico e sociocultural, além das informações mais relevantes dos concorrentes diretos. Em relação aos concorrentes diretos, foi apontado serviços oferecidos, metodologia, páginas oficiais, identidade visual e localização das sedes das empresas. Criando uma tabela que cruzassem os dados e facilitasse a vizualização. A partir da análises de ambiente externo, foram possível apontar as variações climáticas, dos locais que a consultoria pretende atender, apontar fatores do agronegócio que influenciam no setor, apresentar característica dos clientes final, abordar informações do setor, assim como expectativa para os próximos anos, o PIB nacional, quantidade de estabelecimentos por região, hábitos alimentares, motivos de abertura e fechamento de estabelecimentos, perfil dos consultores, áreas de atuação das consultorias e principais serviços ofertados, regras e normas do setor legislativo e político, assim como vigilância sanitária e associações. Foi possível também, identificar e apontar o perfil dos consultores atuantes no Brasil, podendo assim destacar os diferencias e melhorias necessárias para consultora da empresa estudada, além da localização da maior concentração de consultores. Pesquisa com gestores: A pesquisa com gestores foi realizada de duas maneiras, de forma quantitativa no modo survey, e no modo qualitativa, por meio do grupo focal. Sendo assim, a pesquisa com gestores no modo survey, com início 12 de outubro e finalizada e impressa, no dia 22 de setembro. As questões abordadas foram referentes às seguintes características: Estado, cidades do Paraná, empresas, cargos, filiais, principais clientes, dias da semana com maior movimento, horários, faturamento no início de 2016, mercado de atuação em relação a oferta e demanda, concorrentes no ano de 2016, tem diferencial no estabelecimento, maior diferencial. Sendo assim, conquistou-se a contribuição de 40 respondentes gestores de segmentos diversos Curitiba e região metropolitana. O material possui ao todo 14 páginas de dados e análises, com dados primários, realizados a partir de questionários, no qual analisam o perfil do gestor e a aceitação deles em relação a contratação de consultoria empresarial. Assim, as questões apresentadas sobre as características e perfil dos estabelecimentos foram: Estado, cidades do Paraná, empresas, cargos, filiais, principais clientes, dias da semana com maior movimento, horários, faturamento no início de 2016, mercado de atuação em relação a oferta e demanda, concorrentes no ano de 2016, tem diferencial no estabelecimento, maior diferencial. Sobre a consultoria as questões a respeito foram: histórico de contratação de serviço de uma consultoria, qual área de consultoria foi contratada, conhecem alguma consultoria de AFL, porque contrataram uma consultoria, por que não contratariam uma consultoria, grau de importância de uma consultoria, contrataria consultoria que oferecesse serviço de atendimento online, investimento em uma consultoria. Sendo assim, o grupo focal possibilitou a coleta de informações aprofundadas sobre suas percepções em relação a viabilidade dos serviços oferecidos, conhecimento de forma clara e profunda sobre o setor, que auxiliarão para o estabelecimento de ações e programas de acordo com as necessidades avaliadas e características do público. Pesquisa com consumidores do setor AFL: O material possui os dados de pesquisa qualitativa, no qual analisam o comportamento do consumidor final. O documento possui um total de 13 páginas de dados e análise, com questionários como: O material possui os dados de pesquisas qualitativas, no qual analisam o comportamento do consumidor final. A aplicação do questionário e interpretação de dados, com entrega para gestora, foram realizados entre os dias 12 de outubro e 25 de setembro. O documento possui questionários com as seguintes questões: sexo, nível de escolaridade, renda familiar, motivo por não se alimentar fora de casa, frequência em se alimentar fora de casa, motivos por se alimentar fora de casa, local que costumam comer, gastos dos respondentes por refeição, com quem costuma comer, critérios de escolha quanto ao local para se alimentar, formas de divulgação que faz com que queiram conhecer um estabelecimento, motivos para retornarem ao estabelecimento, questões sobre a postura em relação ao estabelecimento. Essas informações também foram utilizadas para gerar conteúdos relevantes para as mídias da Consultoria Análise. com e gestores dos estabelecimentos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento do presente estudo, permitiu destacar a importância da realização de pesquisas quantitativas e qualitativa para embasar e sustentar um posicionamento para um cliente real. Sendo assim, é possível destacar que o profissional que consegue entender de forma abrangente o mercado que irá atuar, possui maior facilidade para criar estratégias eficazes. Por isso, este estudo foi importante, para que as empresas cada vez mais, invistam em estudos exploratórios e pesquisas de mercado, e que tenham uma visão específica e detalhada do ambiente mercadológico e dos públicos que têm relação com a empresa. Em se tratando de pesquisadores e da comunidade acadêmica, destaca-se a importância da preparação dos profissionais, que necessitam se qualificar, para então possuir competências para realizar pesquisas de qualidade. Como resposta do problema de pesquisa, destaca-se a importância da pesquisa de mercado para construção do posicionamento da Consultoria Análise.com, visto que após a análise das pesquisas realizadas, foi possível criar um planejamento estratégico mais assertivo. Os objetivos, geral e específicosforam respondidos, visto que a empresa criou um novo posicionamento, baseado no material entregue a gestora, que possuía os principais dados do setor e expectativa de crescimento. Além disso, foi possível apontar as principais características e demandas dos clientes que a consultoria pretende atender, e também traçar o perfil dos clientes final, fornecendo assim, informações para embasamento de estratégias específicas. Por fim, o estudo possibilitou aos membros da equipe, experiências em diferentesmétodos de pesquisas, além de um contato profundo com os principais públicos da empresa, o que resultou num maior aprendizado, conhecimento do segmento e subsídios que facilitaram a criação de estratégias e de um planejamento de Relações Públicas mais fundamentado e adequado para o cliente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa Survey. Belo Horizonte: ED. UFMG, 1999.<br><br>HILLER, Marcos. Em tempos de incerteza, só seu posicionamento de marca faz com que os consumidores ainda enxerguem sua relevância. ENDEAVOR BRASIL. Disponível em: <https://endeavor.org.br/branding-crise-posicionamento/>. Acesso em: 14 abr. 2017. <br><br>NASSAR, Paulo. A comunicação organizacional na contemporaneidade. Novos olhares: Revista de Estudo Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, São Paulo, Ano 9, n. 17, p. 33-40, 1° semestre de 2006. Entrevista concedida a Novos olhares. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/51423/55490>. Acesso em: 25 out. 2017.<br><br>PÚBLIO, Marcelo Abílio. Como planejar e executar uma campanha de propaganda. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2018.<br><br>PÚBLIO, Marcelo Abílio. Como planejar e executar uma campanha de propaganda. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.<br><br>PINHO, José Benedito. Comunicação em Marketing.1.ed.São Paulo: Papirus, 2003.<br><br>PINHO, Djalma. Planejamento estratégico. Conceitos, metodologia, práticas. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2005.<br><br>MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientac&#807;a&#771;o aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2012.<br><br>MITI. A segmentação de mercado e sua importância no B2B. MITI. Disponível em:<http://miti.com.br/blog/a-segmentacao-de-mercado-e-sua-importancia-no-b2b/>. Acesso em: 15 abr. 2017.<br><br>TORQUATO, Gaudêncio. Cultura, poder, comunicação, crise e imagem. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.<br><br> </td></tr></table></body></html>