INSCRIÇÃO: 01018
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO07
 
TÍTULO: Por dentro da ocupação
 
AUTORES: Jéssica Weirich (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc); Kérley Winques (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc)
 
PALAVRAS-CHAVE: Grande Reportagem Multimídia, Jornalismo Humanizado, Ocupação Irregular, ,
 
RESUMO
Por Dentro da Ocupação é uma grande reportagem multimídia que aborda, de forma humanizada, a rotina de uma ocupação irregular no bairro Morro do Meio, em Joinville. O ponto de partida são os moradores, que compartilham dificuldades em vários aspectos da vida, como emprego, transporte, saneamento básico e utilização dos correios, tornando este um problema social complexo, comum em todo o país. O objetivo é colaborar para o fim dos preconceitos do senso comum por meio de um aprofundamento na temática, utilizando a linguagem literária para proporcionar maior imersão no conteúdo. Nesta narrativa foram utilizados HTML5, CSS e JavaScript, além de imagens aéreas (feitas com drone), combinando conceitos estéticos, de programação e de jornalismo. São quatro capítulos com depoimentos dos moradores, especialistas e fontes oficiais, dados, e um capítulo com crônicas sobre a experiência da produção.
 
INTRODUÇÃO
A grande reportagem multimídia Por dentro da Ocupação foi produzida como requisito parcial para obtenção da graduação em Jornalismo no Ielusc, em 2017. A narrativa aborda o cotidiano dos moradores da ocupação localizada no bairro Morro do Meio, zona oeste de Joinville, em Santa Catarina. Por meio de cinco capítulos e variados elementos multimídia, o trabalho (disponível em: pordentrodaocupacao.com.br) busca proporcionar ao leitor uma reflexão sobre famílias em situação de moradia irregular e de baixa renda. Durante a produção de diversos trabalhos com a temática social, foi perceptível a necessidade de dar voz a essas pessoas. Os próprios moradores identificaram problemas na cobertura da mídia acerca desse tema, e sua principal crítica foi a falta de visibilidade que dão a pautas como a moradia. De acordo com Kovach e Rosenstiel (2004, p. 31), “a principal finalidade do Jornalismo é fornecer aos cidadãos as informações de que necessitam para serem livres e se autogovernar”. Este conceito, somado à escassez de informação na mídia, colaborou para despertar o interesse pela pauta. A reportagem multimídia sobre a Comunidade Machado trata a temática das ocupações irregulares de forma humanizada, buscando, assim, atender a esta necessidade dos moradores. Como ressaltam Kovach e Rosenstiel (2004, p.31), “eu quero dar vozes àqueles que precisam de voz”. Já a escolha por um produto jornalístico para a internet se deu pelas possibilidades relacionadas, principalmente, ao tamanho e profundidade do texto, além da utilização da linguagem multimídia para compor a imersão no tema (LONGHI, 2016). O processo de produção incluiu também a escrita dos códigos para a programação da reportagem, utilizando as linguagens HTML5, CSS e JavaScript, que permitiram a utilização de elementos multimídia inovadores, como a fotografia em 360º. Outro diferencial foi a utilização de imagens aéreas da Ocupação Machado, produzidas com drone, que aparecem na tela inicial dos quatro primeiros capítulos.
 
OBJETIVO
Objetivo Geral: Desenvolver uma grande reportagem multimídia que relate de forma humanizada a realidade de pessoas que vivem em situação de moradia irregular na Ocupação Machado, no bairro Morro do Meio, em Joinville (Santa Catarina).਀伀戀樀攀琀椀瘀漀猀 䔀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀㨀 刀攀氀愀琀愀爀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 洀甀氀琀椀洀椀搀椀琀椀挀漀猀 愀 爀漀琀椀渀愀 攀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 爀攀猀椀搀攀渀琀攀猀 渀愀 漀挀甀瀀愀漀㬀 䌀漀氀愀戀漀爀愀爀 瀀愀爀愀 愀 焀甀攀戀爀愀 搀漀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀漀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 渀愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㬀 唀琀椀氀椀稀愀爀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 攀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 挀漀洀漀 瀀椀氀愀爀攀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 渀漀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀 攀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 洀愀椀漀爀 椀洀攀爀猀漀 渀漀 挀漀渀琀攀切搀漀㬀 唀琀椀氀椀稀愀爀 愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 䠀吀䴀䰀㔀Ⰰ 䌀匀匀 攀 䨀愀瘀愀匀挀爀椀瀀琀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀 攀 椀洀攀爀猀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀戀椀渀愀渀搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀Ⰰ 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 攀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㬀 倀甀戀氀椀挀愀爀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀琀椀渀最椀爀 甀洀 洀愀椀漀爀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀 ⠀䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀搀攀渀琀爀漀搀愀漀挀甀瀀愀挀愀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀ ⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 洀搀椀愀 樀漀椀渀瘀椀氀攀渀猀攀 瀀爀漀搀甀稀Ⰰ 攀猀瀀漀爀愀搀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀琀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀琀攀渀搀漀 漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 ⠀瘀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀氀愀爀攀稀愀Ⰰ 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⤀⸀ 䴀愀猀 攀猀猀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 渀漀 猀漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 爀攀愀氀 猀椀琀甀愀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 洀漀爀愀洀 攀洀 琀攀爀爀攀渀漀猀 椀爀爀攀最甀氀愀爀攀猀 漀甀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 攀渀琀攀渀搀攀爀攀洀 焀甀攀 渀椀渀最甀洀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀攀爀 瘀椀瘀攀爀 愀猀猀椀洀⸀ 䄀猀 渀漀琀挀椀愀猀 猀漀 挀甀爀琀愀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瀀漀渀琀甀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 搀甀愀猀 漀甀 琀爀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 攀砀椀猀琀攀洀 洀甀椀琀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀洀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀猀猀愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀 挀漀洀漀 ᰀ椠渀瘀愀猀漀爀攀猀ᴀⰠ 瀀爀攀最甀椀漀猀漀猀Ⰰ 猀甀樀漀猀 攀 搀攀猀椀渀昀漀爀洀愀搀漀猀⸀   Em novembro de 2015, o jornal A Notícia publicou um especial sobre cinco ocupações em Joinville, e cada capítulo abordava a história de uma delas. Apesar de o especial ter pluralidade de fontes (como moradores das ocupações, representantes do Centro de Direitos Humanos, representantes da prefeitura), o espaço dado para cada comunidade foi pequeno: a ocupação do Morro do Meio, por exemplo, possui um capítulo com dois textos de cerca de quatro parágrafos cada.਀䔀洀 漀甀琀爀愀猀 搀甀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 挀甀爀琀愀猀Ⰰ 漀 䄀 一漀琀挀椀愀 挀椀琀愀 愀 漀挀甀瀀愀漀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 䴀漀爀爀漀 搀漀 䴀攀椀漀 猀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瀀漀渀琀甀愀椀猀⸀ 唀洀愀 搀攀氀愀猀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 甀洀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 爀攀椀渀琀攀最爀愀漀 搀攀 瀀漀猀猀攀 攀洀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀 攀 漀甀琀爀愀Ⰰ 搀攀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 焀甀攀 漀 昀甀琀甀爀漀 瀀爀攀昀攀椀琀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 瘀愀椀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀 挀漀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 挀愀猀愀猀 攀洀 氀漀琀攀猀 椀爀爀攀最甀氀愀爀攀猀⸀ 䔀洀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 搀漀 一漀琀挀椀愀猀 搀漀 䐀椀愀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 挀椀琀愀 愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀漀 椀渀瘀愀猀漀爀攀猀 攀 漀 琀攀砀琀漀 愀戀漀爀搀愀 猀漀洀攀渀琀攀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 渀漀 攀猀琀漀 猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀猀 挀漀洀 愀 漀挀甀瀀愀漀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 爀攀琀爀愀琀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀漀 瀀攀爀椀最漀猀愀猀 攀 愀 切渀椀挀愀 昀漀渀琀攀 渀漀 焀甀椀猀 猀攀爀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀⸀ ᰀ䴠漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀 䴀漀爀爀漀 搀漀 䴀攀椀漀 猀攀 猀甀爀瀀爀攀攀渀搀攀爀愀洀Ⰰ 渀愀 切氀琀椀洀愀 焀甀愀爀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀 ⠀㄀㔀⤀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀瘀愀猀漀 搀攀 昀愀洀氀椀愀猀 搀攀 昀漀爀愀 搀攀 䨀漀椀渀瘀椀氀氀攀 嬀⸀⸀⸀崀ᴀ⸠ 䄀 洀愀琀爀椀愀  搀攀 樀甀氀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀⸀ Por conta da falta de profundidade do conteúdo produzido pela mídia joinvilense sobre essa temática, justifica-se a produção de uma grande reportagem multimídia sobre a ocupação do bairro Morro do Meio.਀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 琀爀愀稀 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀Ⰰ 甀搀椀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 椀洀攀爀猀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 渀愀 瀀愀甀琀愀⸀ 䄀 瀀愀甀琀愀 猀攀 昀愀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀漀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀椀 挀椀琀愀搀漀 愀挀椀洀愀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 爀攀氀愀琀漀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀漀 愀挀攀爀挀愀 搀攀 漀挀甀瀀愀攀猀 椀爀爀攀最甀氀愀爀攀猀 攀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀猀猀愀猀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀猀⸀ 䄀 焀甀攀戀爀愀 搀漀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀 猀 愀挀漀渀琀攀挀攀 焀甀愀渀搀漀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀漀猀猀甀椀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀猀Ⰰ 攀 椀猀猀漀 猀  瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀 甀洀愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 昀漀渀琀攀猀 攀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 琀攀渀搀渀挀椀愀 攀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 攀瘀漀氀甀漀 渀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䐀椀最椀琀愀氀Ⰰ 漀 焀甀攀 攀猀琀 愀氀椀渀栀愀搀漀 挀漀洀 漀 挀愀爀琀攀爀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀稀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 愀甀琀漀爀攀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 搀漀 挀椀戀攀爀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀洀漀 䌀愀爀氀愀 匀挀栀眀椀渀最攀氀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀 刀椀琀琀攀爀 䰀漀渀最栀椀Ⰰ 一椀氀猀漀渀 䰀愀最攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 伀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 猀漀 猀漀戀爀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 甀猀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀漀 攀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 愀 䌀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 䴀愀挀栀愀搀漀⸀ As características do jornalismo digital, listadas e explicadas por Schwingel (2012), foram norteadoras para a escolha do formato da narrativa. São elas: 1) hipertextualidade; 2) multimidialidade; 3) interatividade; 4) customização do conteúdo; 5) memória; 6) atualização contínua; entre outros. Segundo a autora, hipertextualidade seriam as conexões entre uma página e outra, entre um conteúdo e outro. Nas palavras dela, “é a teia que se constrói, e é percorrida ao deslocar-se por informações”, o que possibilita o aprofundamento do conteúdo com a criação camadas de informação (SCHWINGEL, 2012, p. 57). E o conceito de multimidialidade seria a “utilização de texto, som e imagem na construção da narrativa jornalística” (SCHWINGEL, 2012, p. 54).਀䰀漀渀最栀椀 ⠀㈀ ㄀㔀⤀ 昀愀稀 甀洀 戀爀攀瘀攀 愀瀀愀渀栀愀搀漀 搀愀 攀瘀漀氀甀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀渀搀漀 漀猀 瀀攀爀漀搀漀猀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 挀漀洀漀 最爀愀甀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 攀氀愀Ⰰ 渀漀 䜀爀愀甀 㐀Ⰰ 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀  愀 䜀爀愀渀搀攀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䴀甀氀琀椀洀搀椀愀 渀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 ⠀䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⤀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䰀漀渀最栀椀 ⠀㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 愀 䜀爀愀渀搀攀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䴀甀氀琀椀洀搀椀愀 ⠀䜀刀䴀⤀ 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀攀昀椀渀椀搀愀 挀漀洀漀 ᰀ朠爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀愀 瀀漀爀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 挀漀渀瘀攀爀最攀渀琀攀猀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀渀搀漀 最渀攀爀漀猀 挀漀洀漀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 愀 椀渀昀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 愀 漀瀀椀渀椀漀Ⰰ 愀 挀爀琀椀挀愀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 渀甀洀 切渀椀挀漀 瀀愀挀漀琀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀 攀 洀甀氀琀椀氀椀渀攀愀爀ᴀ†⠀䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀ 㔀⤀⸀ 䔀氀愀 愀昀椀爀洀愀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀  昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 琀攀砀琀漀Ⰰ 椀洀愀最攀洀Ⰰ 甀搀椀漀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀  甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀漀渀瘀攀爀最攀渀琀攀 瀀漀椀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 猀漀  搀椀猀瀀漀猀琀漀猀 搀攀 洀漀搀漀 椀渀琀攀最爀愀搀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 洀攀猀洀愀 樀愀渀攀氀愀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 甀渀椀搀愀搀攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀 ⠀䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀ 㔀⤀⸀ Entre as características principais da GRM, destaca-se o uso do parallax scrolling, do texto longform e de linguagens de programação como o HTML5 e CSS para a produção deste trabalho. As reportagens utilizadas como referências para a construção da reportagem, dos jornais Folha de S.Paulo, Estadão e UOL, também utilizam esses recursos.਀伀 琀攀砀琀漀 氀漀渀最昀漀爀洀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䰀漀渀最栀椀 攀 圀椀渀焀甀攀猀 ⠀㈀ ㄀㔀⤀Ⰰ 猀攀爀椀愀 漀 琀攀砀琀漀 氀漀渀最漀Ⰰ 洀愀椀猀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀搀漀 攀 愀琀爀愀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 甀猀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ 䔀猀猀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀Ⰰ 爀攀猀甀氀琀愀渀搀漀 渀甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 搀攀 洀愀椀漀爀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䌀漀洀 漀 䠀吀䴀䰀 攀 漀 䌀匀匀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 洀漀氀搀愀爀 漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 猀攀洀 昀椀挀愀爀 爀攀昀洀 搀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 氀椀洀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀 愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 漀渀氀椀渀攀 最爀愀琀甀椀琀愀猀 漀昀攀爀攀挀攀洀⸀ 伀 搀攀猀椀最渀 爀攀猀瀀漀渀猀椀瘀漀 琀愀洀戀洀  甀洀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 挀椀琀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 愀甀琀漀爀愀猀 焀甀攀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀⸀ 倀愀爀愀 攀氀愀猀Ⰰ 椀猀猀漀 ᰀ搠椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀猀 猀椀琀攀猀 焀甀攀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀洀 愀漀 猀甀瀀漀爀琀攀 焀甀攀 漀 甀猀甀爀椀漀 攀猀琀 甀猀愀渀搀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 搀攀猀椀最渀 攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀洀 愀漀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 琀愀戀氀攀琀Ⰰ 琀攀氀攀瘀椀猀漀 漀甀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀ᴀ†⠀䰀伀一䜀䠀䤀㬀 圀䤀一儀唀䔀匀Ⰰ ㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀㄀㄀㤀⤀⸀ Este trabalho se apoiou nesses conceitos para construção do produto, uma Grande Reportagem Multimídia sobre a ocupação Machado. Além disso, além de recursos inovadores, estão presentes na narrativa recursos já utilizados na maioria dos conteúdos jornalísticos na internet: menu com a possibilidade de navegação por onde o leitor preferir, texto longform, interatividade e elementos multimídia.਀䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀猀 挀搀椀最漀猀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 最爀愀愀猀  瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀洀 甀洀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 圀攀戀 攀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 圀攀戀搀攀猀椀最渀⸀ 䄀猀 渀漀攀猀 搀攀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀猀 挀搀椀最漀猀Ⰰ 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 搀攀猀椀最渀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 渀攀猀猀愀猀 搀甀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 渀漀 昀漀椀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀爀 猀漀稀椀渀栀愀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀 甀洀 猀攀洀攀猀琀爀攀  瀀漀甀挀漀 琀攀洀瀀漀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀⸀ Por conta disso, outro aspecto importante para que fosse possível escrever os códigos foi a ajuda oferecida pela iniciativa #MinasProgramam, de São Paulo. O coletivo oferece cursos de programação para mulheres de baixa renda, além de incentivar o gosto pela programação com artigos no seu blog. Entrei em contato pelo Twitter, pedindo indicações de canais do Youtube com tutoriais de programação, e uma das professoras parceiras da iniciativa ofereceu ajuda através de reuniões por Skype. Com essa ajuda foi possível utilizar mais elementos de JavaScript, como a foto em 360º e os vídeos na abertura de cada capítulo.਀倀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 甀洀 琀攀洀瀀氀愀琀攀 最爀愀琀甀椀琀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 漀猀 挀搀椀最漀猀㬀 戀漀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 昀漀椀 洀漀搀椀昀椀挀愀搀愀 瀀愀爀愀 猀攀 愀搀攀焀甀愀爀 愀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䔀猀猀攀 琀攀洀瀀氀愀琀攀 樀 攀爀愀 爀攀猀瀀漀渀猀椀瘀漀Ⰰ 攀渀琀漀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀瘀愀 愀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 琀愀洀愀渀栀漀猀 搀攀 琀攀氀愀猀⸀ 䄀氀最甀渀猀 搀漀猀 挀搀椀最漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 搀愀 最愀氀攀爀椀愀 搀攀 昀漀琀漀猀 攀 搀愀 昀漀琀漀 攀洀 ㌀㘀 먀Ⰰ 琀愀洀戀洀 攀爀愀洀 挀搀椀最漀猀 瀀爀漀渀琀漀猀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 最爀愀琀甀椀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䔀猀猀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 瀀攀爀洀椀琀椀爀愀洀 焀甀攀 愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 昀漀猀猀攀 昀攀椀琀愀 猀攀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀挀爀椀愀爀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 樀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀⸀ Diversos autores defendem o Jornalismo como uma ferramenta de transformação social e construção de conhecimento. Lage (2012) afirma que a sociedade passou a realizar diversas atividades cotidianas norteadas pelo saber produzido pelo Jornalismo - ele cita a escolha da carreira e um investimento financeiro como exemplos disso. Para ele, “a informação deixou de ser apenas ou principalmente fator de acréscimo cultural ou recreação para tornar-se essencial à vida das pessoas” (LAGE, 2012, p.21).਀䌀漀洀漀 挀椀琀愀洀 䴀漀渀琀椀瀀 攀 䘀愀爀愀栀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 椀渀昀漀爀洀愀 猀漀戀爀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 挀甀爀琀愀猀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀猀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀 攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瀀爀攀樀甀搀椀挀椀愀氀 愀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䄀洀戀愀猀 搀攀昀攀渀搀攀洀 焀甀攀 愀氀最甀洀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 ᰀ瀠爀攀挀椀猀愀洀 搀攀 愀氀洀愀Ⰰ 搀攀 挀漀爀愀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 渀愀爀爀愀爀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀ᴀ†⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀㠀⤀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 挀椀琀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 愀甀琀漀爀愀猀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 猀攀爀椀愀 漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䰀椀琀攀爀爀椀漀⸀ 䤀猀猀漀 琀甀搀漀 瘀愀椀 愀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀漀 焀甀攀 䜀愀猀椀渀漀Ⰰ 挀椀琀愀搀漀 瀀漀爀 䴀漀渀琀椀瀀 攀 䘀愀爀愀栀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀㨀 ᰀ愠 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  漀 爀攀琀爀愀琀漀 搀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀Ⰰ 瀀椀渀琀愀搀漀 挀漀洀 愀猀 挀漀爀攀猀 搀愀 瘀椀猀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ 匀攀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀洀漀猀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 瀀漀搀攀洀漀猀 洀甀搀ⴀ氀愀ᴀ†⠀䜀䄀匀䤀一伀 愀瀀甀搀 䴀伀一吀䤀倀팀 攀 䘀䄀刀䄀䠀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀㠀⤀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 愀瀀漀椀愀搀愀 渀攀猀猀攀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 攀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 甀洀愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀漀稀攀猀 瀀愀爀愀 挀攀爀挀愀爀 愀 瀀愀甀琀愀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 氀愀搀漀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 焀甀愀渀琀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 䄀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 洀漀爀愀搀椀愀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 渀愀猀 氀攀椀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 猀漀戀爀攀 攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ Os conteúdos jornalísticos na internet estão em constante evolução, acompanhando os avanços da tecnologia. Winques (2015) cita as narrativas multimídia como exemplos desse avanço, já que elas “trazem consigo a renovação na forma de apresentar notícias” (WINQUES, 2015, p.55). Ela afirma que os elementos multimídia são “reunidos de forma integrada em uma estrutura contemporânea” nas reportagens digitais (WINQUES, 2015, p.55).਀倀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀洀攀爀猀椀瘀愀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀㨀 椀洀愀最攀渀猀 愀爀攀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 䴀愀挀栀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 搀爀漀渀攀㬀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀洀 ㌀㘀 먀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 挀漀洀 甀洀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 挀漀洀 愀 愀樀甀搀愀 搀攀 挀搀椀最漀猀 䠀䴀吀䰀㔀Ⰰ 䌀匀匀 攀 䨀愀瘀愀匀挀爀椀瀀琀㬀 最愀氀攀爀椀愀 搀攀 昀漀琀漀猀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀㬀 洀愀瀀愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀 搀漀 䜀漀漀最氀攀㬀 甀搀椀漀猀 挀漀洀 瀀愀爀琀攀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀㬀 瘀搀攀漀猀㬀 椀渀昀漀最爀愀昀椀愀㬀 攀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀洀 昀爀愀猀攀猀 攀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀⸀ Estes elementos foram produzidos principalmente com ferramentas gratuitas disponíveis na internet, como o aplicativo Panorama 360º e os mapas do Google - que possibilitam incorporar o código para visualização do mapa dentro da página em HTML5. O uso do smartphone foi fundamental para a produção, já que ele apresenta diversas funcionalidades (como o gravador de voz).
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Este trabalho é uma reportagem multimídia de cinco capítulos, cada um explorando uma temática diferente ligada ao tema principal: a ocupação do Morro do Meio. A reportagem foi construída com HTM5, CSS e JavaScript, com a ajuda da ferramenta Bootstrap, que disponibiliza alguns templates e códigos prontos, facilitando a programação para usuários com menos experiência no assunto.਀吀漀搀漀猀 漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 椀渀椀挀椀愀洀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 愀爀攀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 䴀愀挀栀愀搀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 挀漀洀 甀洀 搀爀漀渀攀⸀ 伀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀甀渀猀 愀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀最椀渀愀猀 猀漀 漀 洀攀渀甀Ⰰ 渀漀 挀愀渀琀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 搀椀爀攀椀琀漀Ⰰ 漀 渀漀洀攀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 渀漀 挀愀渀琀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 攀猀焀甀攀爀搀漀Ⰰ 攀 甀洀 氀椀渀欀 瀀愀爀愀 漀 挀愀瀀琀甀氀漀 猀攀最甀椀渀琀攀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 瀀最椀渀愀⸀ 倀愀爀愀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 琀漀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 挀漀洀 愀 洀攀猀洀愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 ⠀琀漀渀猀 搀攀 瘀攀爀搀攀Ⰰ 洀愀爀爀漀洀 攀 戀攀最攀⤀ 攀 挀漀洀 愀 洀攀猀洀愀 昀漀渀琀攀Ⰰ 刀愀氀攀眀愀礀⸀ 䤀渀猀瀀椀爀愀搀愀 渀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 挀椀琀愀搀愀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀猀 琀攀砀琀漀猀 昀椀挀愀爀愀洀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 瀀最椀渀愀 ጀ†洀愀渀琀攀渀搀漀 愀猀 氀愀琀攀爀愀椀猀 攀洀 琀漀渀猀 搀攀 戀爀愀渀挀漀 ጀ†攀渀焀甀愀渀琀漀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 漀挀甀瀀愀爀愀洀 琀漀搀愀 愀 氀愀爀最甀爀愀 攀 猀甀瀀攀爀昀挀椀攀 搀愀 琀攀氀愀⸀ O capítulo 1 aborda o tema com foco nos personagens, para criar uma imersão maior do leitor na ocupação através de relatos dos moradores e dos recursos multimídia. Este capítulo apresenta uma foto em 360º do centro da Comunidade Machado, produzida com um aplicativo para smartphone, Panorama 360º, apresentada na reportagem mediante o uso do código JavaScript. Os relatos mostram quem são as pessoas da ocupação e tentam chamar a atenção do leitor tornando a pauta mais humana, utilizando uma linguagem mais literária no texto. Neste capítulo também há uma arte de uma das fontes com uma frase em destaque e um vídeo com um dos líderes da comunidade.਀伀 挀愀瀀琀甀氀漀 ㈀ 昀漀挀愀 渀愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 爀攀最甀氀愀爀椀稀愀漀 搀愀 洀漀爀愀搀椀愀 攀洀 䨀漀椀渀瘀椀氀氀攀㨀 焀甀愀椀猀 漀猀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀猀 瀀愀爀愀 琀攀爀 甀洀 琀攀爀爀攀渀漀 爀攀最甀氀愀洀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 最漀瘀攀爀渀漀 洀甀渀椀挀椀瀀愀氀 氀椀搀愀 挀漀洀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀Ⰰ 挀漀洀 洀愀瀀愀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 瀀漀瀀甀氀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䨀漀椀渀瘀椀氀氀攀Ⰰ 搀愀搀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 昀漀渀琀攀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 攀 搀愀 唀渀椀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 攀洀 甀搀椀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 搀攀猀琀愀焀甀攀  昀漀渀琀攀 攀 愀漀 焀甀攀 昀漀椀 搀椀琀漀 瀀漀爀 攀氀愀⸀ 伀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀漀猀 昀漀爀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 椀渀昀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 挀漀洀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 攀 挀漀洀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 ⠀瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 攀 昀漀渀琀攀猀⤀⸀ O capítulo 3 traz entrevistas com especialistas em sociologia e urbanismo para problematizar a forma como o governo lida com as ocupações, o que a sociedade pode fazer para colaborar com a melhora desse cenário e quais são as ações do Centro de Direitos Humanos a respeito do assunto. Dentre os recursos multimídia deste capítulo, estão o áudio, arte com frases em destaque, vídeo, entre outros.਀一漀 挀愀瀀琀甀氀漀 㐀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瘀漀氀琀愀 漀 漀氀栀愀爀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 䌀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 䴀愀挀栀愀搀漀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 琀爀愀稀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀洀 挀漀洀漀  漀 猀攀甀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 瘀椀搀愀 渀愀 漀挀甀瀀愀漀⸀ 一攀猀琀攀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ 甀洀愀 最愀氀攀爀椀愀 搀攀 昀漀琀漀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀 洀漀猀琀爀愀 漀猀 ᰀ爠攀琀爀愀琀漀猀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀ᴀⰠ 挀漀洀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 搀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ No capítulo 5, são apresentados relatos de como foi a experiência de produzir a pauta, uma espécie de diário de bordo. A ideia foi produzir textos curtos, com a percepção da autora, que se aproximam da crônica. Para cada relato, foi produzida uma arte com elementos gráficos e um título em destaque. Este capítulo não traz elementos multimídia interativos e a identidade visual é um pouco diferente dos outros justamente para indicar que é uma espécie de bônus, que não faz mais parte do conteúdo jornalístico da reportagem. No final da página está o expediente, com todas as informações sobre o trabalho.਀䄀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 搀攀 攀猀琀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀漀 漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 唀伀䰀 吀愀戀 ⠀唀伀䰀⤀Ⰰ 漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 吀甀搀漀 匀漀戀爀攀 ⠀䘀漀氀栀愀 搀攀 匀⸀倀愀甀氀漀⤀Ⰰ 攀 䄀氀椀猀 ⠀䔀猀琀愀搀漀⤀Ⰰ 焀甀攀 愀 挀愀搀愀 攀搀椀漀 琀爀愀稀攀洀 愀氀最甀洀 爀攀挀甀爀猀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 椀渀漀瘀愀搀漀爀⸀ 䔀渀琀爀攀 漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 唀伀䰀 吀愀戀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䄀 伀爀椀最攀洀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀琀愀戀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀琀攀渀搀攀渀挀椀愀猀⼀⤀Ⰰ 猀漀戀爀攀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀攀 洀漀搀愀Ⰰ 琀攀洀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀㨀 漀猀 最爀昀椀挀漀猀 愀渀椀洀愀搀漀猀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 䜀䤀䘀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 愀漀猀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀⸀ Como referência de título, os especiais da Folha de S.Paulo são os que mais se aproximam do formato escolhido para a reportagem sobre a ocupação. Com um vídeo de fundo, um título curto e escrito em fontes básicas e brancas no centro, sobre a imagem. O especial sobre Crise da Água (https://goo.gl/xhalks) e o que fala do Contrabando no Brasil possuem esses títulos.਀䌀漀洀漀 爀攀挀甀爀猀漀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀㨀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀洀 ㌀㘀 뀀Ⰰ 最愀氀攀爀椀愀猀 搀攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 洀愀瀀愀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀 攀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀⸀ 唀洀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 挀漀洀甀洀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 挀椀琀愀搀愀猀  漀 琀攀砀琀漀 氀漀渀最昀漀爀洀㨀 琀攀砀琀漀 挀漀爀爀椀搀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 爀攀挀甀爀猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀  愀 戀愀爀爀愀 搀攀 爀漀氀愀最攀洀 椀渀昀椀渀椀琀愀 攀洀 瘀攀稀 搀愀 搀椀瘀椀猀漀 攀洀 戀氀漀挀漀猀 漀甀 琀攀氀愀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䰀漀渀最栀椀Ⰰ 攀猀猀愀  甀洀愀 攀瘀漀氀甀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 琀攀砀琀甀愀氀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀 ⠀䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⤀⸀ A principal referência é a grande reportagem multimídia Próxima Parada: Monte Serrat, produzida pela jornalista Priscila dos Anjos, na época estudante de Jornalismo da UFSC. Essa reportagem é uma referência tanto estética quanto de conteúdo e linguagem, pois aborda a pauta com um viés social, jornalístico e ao mesmo tempo pessoal, onde a repórter se insere na matéria. Escrita em cinco capítulos e disponibilizada em uma plataforma online gratuita (readymag.com), contém diversos elementos multimídia (fotos, vídeos, gráficos, mapas interativos, infográficos interativos, galerias, etc).਀唀洀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀猀猀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀 洀攀爀攀挀攀 洀愀椀漀爀 愀琀攀渀漀  漀 洀攀渀甀 搀漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀⸀ 䄀漀 昀椀洀 搀攀 挀愀搀愀 琀攀氀愀Ⰰ 漀 氀攀椀琀漀爀 攀渀挀漀渀琀爀愀 甀洀 洀攀渀甀 搀漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 洀攀渀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 渀愀 瀀愀爀琀攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 搀愀 琀攀氀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 氀攀椀琀漀爀 瀀漀搀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 瀀漀爀 焀甀愀氀 挀愀瀀琀甀氀漀 渀愀瘀攀最愀爀Ⰰ 洀愀猀 攀渀琀攀渀搀攀 焀甀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀攀洀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 氀最椀挀愀Ⰰ 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 爀愀挀椀漀挀渀椀漀⸀ 倀愀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 洀攀渀甀 渀漀 挀愀渀琀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 搀椀爀攀椀琀漀 攀 甀洀 氀椀渀欀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀砀椀洀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 愀漀 昀椀洀 搀攀 挀愀搀愀 瀀最椀渀愀⸀ Outra referência importante presente nesta matéria é o último capítulo, que possui diversas histórias curtas sobre o período em que a autora passou apurando a reportagem. Neste capítulo, as cores, a linguagem do texto, as fotos e as ilustrações deixam claro que, apesar de fazer parte do conjunto, aquele material não é mais a reportagem em si, mas um relato da autora.
 
CONSIDERAÇÕES
Um dos aspectos mais encantadores do Jornalismo é a possibilidade de entrar em contato com pessoas, histórias, lugares e realidades diferentes das vividas pelo repórter, o que nem todo campo de atuação pode oferecer. Produzir uma reportagem multimídia sobre a Comunidade Machado me permitiu não só mergulhar num assunto completamente diferente dos que eu estava habituada, como também ouvir e escrever sobre as histórias que me contaram.਀䄀氀洀 搀攀猀琀攀 最愀渀栀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 瀀愀爀愀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀愀洀戀洀 琀攀洀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀漀 洀甀渀搀漀 猀椀琀甀愀攀猀 焀甀攀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀 爀漀琀椀渀愀Ⰰ 渀漀 瀀攀爀洀椀琀椀爀椀愀洀 焀甀攀 挀漀渀栀攀挀攀猀猀攀洀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀 攀 椀洀攀爀猀漀 攀洀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 椀猀猀漀  瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 倀漀爀 挀漀渀琀愀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀漀 焀甀攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 昀漀爀愀洀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀⸀ Um dos maiores aprendizados durante todo o processo de produção foi a questão da programação. Este aspecto foi difícil e exigiu muito esforço, que com certeza foi recompensado com o resultado. O produto final, tanto em conteúdo quanto na forma, não só atendeu como superou as minhas expectativas (justamente por causa da possibilidade de realizar a programação). As possibilidades da internet – como a ajuda oferecida pela iniciativa #MinasProgramam – fizeram dessa uma experiência muito rica. Conhecer a linguagem da programação tem se tornado cada vez mais essencial para o fazer jornalístico, pois em todos os momentos da apuração o repórter sai para a rua com todas essas possibilidades em mente. ਀䌀漀洀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀漀 焀甀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 愀 焀甀攀戀爀愀 搀漀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀 攀 瀀愀爀愀 漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 渀漀 琀攀洀愀 搀愀 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 洀漀爀愀搀椀愀⸀ 伀猀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 挀愀攀洀 瀀漀爀 琀攀爀爀愀 挀漀洀 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀搀漀猀 攀洀 洀攀氀栀漀爀愀爀 猀攀甀猀 氀愀爀攀猀 攀 最愀爀愀渀琀椀爀 甀洀 猀愀氀爀椀漀 渀漀 昀椀洀 搀漀 洀猀⸀ 䔀猀猀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 搀攀 猀椀琀甀愀攀猀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 漀氀栀愀 搀攀 氀漀渀最攀 攀 琀椀爀愀 挀漀渀挀氀甀猀攀猀 瀀爀攀挀椀瀀椀琀愀搀愀猀 猀攀洀 愀漀 洀攀渀漀猀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 猀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 洀攀氀栀漀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䬀伀嘀䄀䌀䠀Ⰰ 䈀椀氀氀⸀ 刀伀匀䔀一匀吀䤀䔀䰀Ⰰ 吀漀洀⸀ 伀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 伀 焀甀攀 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 搀攀瘀攀洀 猀愀戀攀爀 攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀椀最椀爀⸀ 䔀搀⸀ ㈀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀攀爀愀漀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ ㄀ ⸀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀 刀椀琀琀攀爀⸀ 伀 一漀洀攀 搀愀猀 䌀漀椀猀愀猀㨀 䔀洀 䈀甀猀挀愀 搀漀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀 䴀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀攀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀攀挀⼀ 㜀⼀瘀漀氀㈀⼀氀漀渀最栀椀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㈀  搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀 刀椀琀琀攀爀⸀ 䄀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 挀漀洀漀 最渀攀爀漀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀漀 渀漀 挀椀戀攀爀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀㤀最洀砀倀漀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㈀  搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀 刀椀琀琀攀爀㬀 圀䤀一儀唀䔀匀Ⰰ 䬀爀氀攀礀⸀ 伀 䰀甀最愀爀 搀漀 䰀漀渀最昀漀爀洀 渀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 伀渀氀椀渀攀㨀 儀甀愀氀椀搀愀搀攀 瘀攀爀猀甀猀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 攀 愀氀最甀洀愀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 䤀渀㨀 䈀爀愀稀椀氀椀愀渀 䨀漀甀爀渀愀氀椀猀洀 刀攀猀攀愀爀挀栀 ㈀ ㄀㔀 ⴀ 䤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀一吀䤀倀팀Ⰰ 䌀爀椀猀攀氀氀椀㬀 䘀䄀刀䄀䠀Ⰰ  渀最攀氀愀⸀ 刀攀氀愀琀漀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀⸀ 䤀渀㨀 䴀搀椀愀 䌀椀搀愀搀 ㈀  㤀 ጀ†嘀 䌀漀渀昀攀爀渀挀椀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䴀搀椀愀 䌀椀搀愀搀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 䜀甀愀爀愀瀀甀愀瘀愀⸀ 䄀渀愀椀猀⸀ 䜀甀愀爀愀瀀甀愀瘀愀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 瀀⸀ 㤀 㘀ⴀ㤀㈀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䠀圀䤀一䜀䔀䰀Ⰰ 䌀愀爀氀愀⸀ 䌀椀戀攀爀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䔀搀⸀ ㄀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀伀伀匀Ⰰ 䌀栀愀爀氀攀猀 䠀攀渀爀椀焀甀攀⸀ 儀甀攀洀 洀愀渀搀愀 渀攀猀猀愀 挀椀搀愀搀攀㼀 倀漀搀攀爀 攀 爀攀渀琀ⴀ猀攀攀欀椀渀最 甀爀戀愀渀漀 攀洀 䨀漀椀渀瘀椀氀氀攀⼀匀䌀 愀瀀猀 漀 䔀猀琀愀琀甀琀漀 搀愀 䌀椀搀愀搀攀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀唀唀䐀夀戀欀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀㨀 ㄀  搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䤀一儀唀䔀匀Ⰰ 䬀爀氀攀礀⸀ ∀吀攀洀 焀甀攀 氀攀爀 愀琀 漀 昀椀洀㼀∀㨀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀愀猀 最爀愀渀搀攀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 瀀攀氀愀猀 最攀爀愀攀猀 砀Ⰰ 礀 攀 稀 渀愀猀 洀甀氀琀椀琀攀氀愀猀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀ ㌀㔀㌀ 昀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀䴀攀猀琀爀愀搀漀⤀ ⴀ 䌀甀爀猀漀 搀攀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 倀猀ⴀ最爀愀搀甀愀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀Ⰰ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀