INSCRIÇÃO: 01160
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO02
 
TÍTULO: Ares Assessoria de Comunicação: prática que aproxima ਀攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 挀愀甀猀愀 搀漀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䄀唀吀伀刀䔀匀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䰀愀甀爀愀 搀攀 䰀椀洀愀 匀椀氀瘀愀 ⠀䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⤀㬀 䄀氀攀砀 䈀爀甀渀漀 䐀甀搀猀挀栀椀最 吀漀爀爀攀愀氀戀愀 唀爀椀戀攀 ⠀䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⤀㬀 刀漀猀渀最攀氀愀 䘀氀漀爀挀稀愀欀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 ⠀䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⤀㬀 䘀愀戀椀愀渀愀 䴀愀爀猀椀最氀椀愀 吀栀漀洀愀猀 ⠀䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⤀㬀 䘀爀攀搀攀爀椀挀漀 倀椀愀渀攀稀稀漀氀愀 䔀渀最攀氀  ⠀䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⤀㬀 䨀甀氀椀愀渀愀 匀椀爀椀漀 䤀爀愀氀愀 ⠀䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⤀㬀 䔀搀猀漀渀 嘀椀琀爀椀漀 䠀愀攀琀椀渀最攀爀 ⠀䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⤀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀倀䄀䰀䄀嘀刀䄀匀ⴀ䌀䠀䄀嘀䔀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 䄀爀攀猀Ⰰ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 刀攀昀甀最椀愀搀漀猀Ⰰ 刀攀愀猀猀攀渀琀愀洀攀渀琀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀匀唀䴀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 䄀爀攀猀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 昀漀椀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 䌀愀洀瀀甀猀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 琀攀爀椀挀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 昀漀椀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀琀攀渀搀攀爀 愀 甀洀 挀氀椀攀渀琀攀 爀攀愀氀Ⰰ 瀀爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 挀愀甀猀愀 猀漀挀椀愀氀 挀漀洀 愀 焀甀愀氀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 愀昀椀渀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 昀椀洀 搀攀 甀渀椀爀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 愀 䄀爀攀猀 愀琀攀渀搀攀甀 愀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 刀攀愀猀猀攀渀琀愀洀攀渀琀漀 匀漀氀椀搀爀椀漀 瘀漀氀琀愀搀漀 愀漀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀⸀ 伀猀 愀氀甀渀漀猀 愀猀猀甀洀椀爀愀洀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 椀渀琀攀爀氀漀挀甀漀 搀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 挀漀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 䄀 䄀爀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 攀 攀砀攀挀甀琀漀甀 甀洀 瀀氀愀渀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀愀爀愀 愀洀瀀氀椀愀爀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 猀漀戀爀攀 甀洀 琀攀洀愀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 挀漀洀漀 漀 搀漀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀⸀
 
INTRODUÇÃO
A Ares Comunicação nasce com a ideia de que nada transmite com tanta clareza a ideia de mudança, quanto “ares” ou ventos, uma vez que este deixa espaço para o novo. Se um grupo formado por sete estudantes de jornalismo, da Escola Superior de Propaganda e Marketing, busca entregar ao mercado o novo, por que não apropriar-se dessa perspectiva? Aliando os diferentes anseios e habilidades de cada um dos estudantes envolvidos às ideias e ideais do cliente, o Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário, o projeto deixou como legado, aprendizados para todos que dele participaram.਀   䌀漀渀昀漀爀洀攀 愀爀最甀洀攀渀琀愀 吀漀爀焀甀愀琀漀 ⠀㈀  ㈀⤀Ⰰ 漀 愀猀猀攀猀猀漀爀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀砀攀爀挀攀 瀀愀瀀攀氀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 渀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 椀渀琀攀爀渀漀 攀 攀砀琀攀爀渀漀 搀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 洀椀猀猀漀 搀愀 䄀爀攀猀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 昀漀椀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 洀攀氀栀漀爀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 甀洀愀 猀漀氀甀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 最愀渀栀漀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 昀漀椀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀洀 琀漀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 栀甀洀愀渀椀稀愀爀 愀猀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀⸀
 
OBJETIVO
A Ares Comunicação foi criada com o objetivo de identificar as dificuldades de comunicação com a imprensa e outros públicos e apresentar e implementar uma solução comunicacional para o cliente. “O desenvolvimento e o emprego de técnicas apropriadas para cada situação são algumas das especialidades do profissional de Assessoria de Imprensa" (CHINEM,2003, p.41). Para alcançar tais objetivos, junto ao Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário, uma das metas propostas foi fazer com que a sociedade superasse a visão protecionista/assistencialista em relação aos refugiados e que o programa fosse visto como um desenvolvedor e alavancador de oportunidades de adaptação daqueles que procuram asilo em nosso país. Outra meta proposta foi a de desmistificar o fato de que o refugiado é alguém inferior e/ou um personagem para os meios de comunicação, contornando as reações comuns da sociedade, imersas em estereótipos e preconceitos.਀
 
JUSTIFICATIVA
A assessoria de imprensa é indispensável no que diz respeito à informação das instituições públicas. Para Fausto Neto (2008), num mundo marcado pela midiatização, é por meio da Assessoria de Imprensa que as organizações ganham visibilidade social. Para isso, são utilizadas diversas estratégias que precisam ser amplamente planejadas e organizadas para que os objetivos da organização sejam alcançados. No contexto das causas sociais, o papel da Assessoria constituí ainda mais fundamental, uma vez que o trabalho considera o comportamento preconceituoso acerca de pessoas refugiadas nos círculos sociais e midiáticos, e por meio da comunicação, busca combatê-los. Trazer a reflexão sobre o assunto contribui para a convivência em harmonia na sociedade, uma vez que alerta sobre os perigos e consequências desses atos. São inúmeros os casos de desrespeito a pessoas refugiadas, vinda principalmente de veículos midiáticos, ao tratarem-nas como um personagem ou quando mostram seu rosto e sua história, contribuindo para que o refugiado tenha que se repatriar em outro país, por questões relacionadas à segurança de quem convive com o problema e comprometimento de sua imagem.਀   䄀 䘀攀搀攀爀愀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀漀猀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 ⠀䘀䔀一䄀䨀⤀ 搀攀昀椀渀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 挀漀洀漀 漀 猀攀爀瘀椀漀 瀀爀攀猀琀愀搀漀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀 瀀爀椀瘀愀搀愀猀Ⰰ 焀甀攀 攀渀瘀椀愀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 搀攀猀猀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 最攀爀愀氀⸀ ᰀ䔠猀猀攀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 猀漀 漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 搀椀爀椀漀猀㬀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 猀攀洀愀渀愀椀猀Ⰰ 爀攀瘀椀猀琀愀猀 洀攀渀猀愀椀猀Ⰰ 爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 爀搀椀漀Ⰰ 愀最渀挀椀愀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 猀椀琀攀猀Ⰰ 瀀漀爀琀愀椀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 琀攀瘀ᴀ†⠀䘀䔀一䄀䨀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ 㜀⤀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀愀搀愀 洀愀椀猀 樀甀猀琀漀 搀漀 焀甀攀 攀渀瘀椀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀 挀漀爀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀⸀ Como uma das ações estratégicas, a Ares Comunicação criou a Cartilha de Apoio à Imprensa. A rotina dos jornalistas, na maior parte do tempo, é muito corrida, por isso, a cartilha foi produzida com o intuito de munir o jornalista com todas as informações necessárias sobre as situações de refúgio para o dia a dia. No projeto, também são apresentados os conceitos necessários para tratar do assunto e os órgãos de proteção a refugiados no Brasil.਀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para dar início ao trabalho, foram realizadas diversas pesquisas a respeito do tema geral: situação dos refugiados no Brasil e no mundo. Uma pesquisa interna realizada na Associação Antônio Vieira (ASAV) proporcionou a base para que o diagnóstico do cenário, para o qual a Ares Comunicação desenvolveu o projeto, fosse maior. A partir do momento em que os planos da instituição foram analisados, foi possível delimitar e direcionar ações de comunicação, que atingissem as metas propostas ao grupo. ਀   䄀 䄀爀攀猀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀愀瀀攀漀甀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀 攀 昀爀愀挀漀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 䔀渀琀爀攀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀 攀猀琀㨀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 戀攀洀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 攀 焀甀攀 搀 漀 搀攀瘀椀搀漀 愀甀砀氀椀漀 愀漀 爀攀昀甀最椀愀搀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 搀攀 洀漀爀愀搀椀愀 愀琀 椀渀琀攀最爀愀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀㬀 攀 愀洀攀渀椀稀愀洀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀漀 爀攀昀切最椀漀⸀ 䔀 攀渀琀爀攀 漀猀 昀爀愀挀漀猀㨀 渀漀 猀攀爀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀 瀀愀爀愀 昀愀氀愀爀 搀攀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀㬀 瀀漀甀挀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀漀爀搀攀渀愀渀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀愀猀 愀洀攀愀愀猀㨀 渀漀 琀攀爀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀甀爀最椀爀 漀甀琀爀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 瀀漀搀攀爀 搀攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀㬀 攀砀瀀漀猀椀漀 椀渀搀攀猀攀樀愀搀愀 ⠀漀甀 ᰀ搠椀猀琀漀爀挀椀搀愀ᴀ⤠ 搀漀 爀攀昀甀最椀愀搀漀 瀀漀搀攀 ᰀ洠愀渀挀栀愀爀ᴀ†愀 爀攀瀀甀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀㬀 猀攀爀攀洀 洀愀氀 瘀椀猀琀漀猀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 攀洀 爀愀稀漀 搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀Ⰰ 攀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀椀爀攀洀 瀀愀猀猀愀爀 挀漀洀 挀氀愀爀攀稀愀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ Para desenvolver as ações, foi preciso entender mais sobre O Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário, que tem por objetivo ser um complemento ao sistema de proteção internacional ao refugiado, pois possibilita tanto a proteção legal e física, como a resolução duradoura, oferecendo condições básicas e necessárias para que as pessoas retomem a sua autossuficiência e a cidadania, reiniciando, assim, suas vidas. O Programa atua em parceria com a Rede do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), organismo da ONU para proteção dos refugiados no mundo.਀   䄀瀀猀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 愀攀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀㨀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 氀攀瘀愀 漀 渀漀洀攀 䐀攀猀爀攀昀甀最椀愀渀搀漀㬀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瘀搀攀漀猀 搀椀搀琀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀㬀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀爀琀椀氀栀愀 瀀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 猀攀 爀攀昀攀爀椀爀 愀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 攀洀 挀漀渀搀椀漀 搀攀 爀攀昀切最椀漀㬀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 戀氀漀最 攀洀 甀洀愀 愀戀愀 搀漀 猀椀琀攀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 䄀渀琀渀椀漀 嘀椀攀椀爀愀 ⠀䄀匀䄀嘀⤀ ጀ†甀洀 搀漀猀 漀爀最愀渀椀猀洀漀猀 挀漀渀瘀攀渀椀愀搀漀猀 挀漀洀 漀  䄀氀琀漀 䌀漀洀椀猀猀愀爀椀愀搀漀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀猀 刀攀昀甀最椀愀搀漀猀 ⠀䄀䌀一唀刀⤀ 瀀愀爀愀 琀爀愀琀愀爀 搀漀 琀攀洀愀 爀攀昀切最椀漀 渀漀 刀匀Ⰰ ጀ†攀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 渀愀 猀攀洀愀渀愀 搀漀 䐀椀愀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀漀 刀攀昀甀最椀愀搀漀Ⰰ ㈀  搀攀 樀甀渀栀漀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O trabalho compreende duas grandes etapas. A primeira, a criação de uma empresa de assessoria de comunicação destinada exclusivamente para Organizações Não Governamentais. A assessoria foi criada com o intuito de divulgar, para o maior número de pessoas possíveis, o trabalho de pesquisa acerca dos problemas aqui já citados, inseridos na sociedade, ou seja, emplacar pautas na mídia, promover eventos, palestras ou debates que envolvessem discussão acerca do assunto. Com o objetivo de criar uma identidade visual para a empresa, a fim de se consolidar ainda mais no mercado, foi criado um logotipo em formato de caixa de mensagem, com as cores azul claro e azul escuro, onde levou o nome da marca no centro. A segunda grande etapa foi o atendimento do cliente e o consequente planejamento e execução das ações previstas para atingir os objetivos e metas propostas. ਀   䐀攀渀琀爀攀 愀猀 愀攀猀 搀攀猀猀愀 猀攀最甀渀搀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 挀漀洀攀漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 瀀最椀渀愀 䐀攀猀爀攀昀甀最椀愀渀搀漀Ⰰ  渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ  焀甀攀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 琀爀愀稀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀氀愀爀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀攀昀切最椀漀 猀攀 椀渀琀攀最爀攀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀Ⰰ 攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀挀攀椀琀攀 攀猀猀愀 椀渀琀攀最爀愀漀⸀ 一漀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 甀洀愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 琀攀爀洀漀 䐀攀猀爀攀昀甀最椀愀渀搀漀 渀漀猀 搀椀挀椀漀渀爀椀漀猀⸀ 䄀 攀砀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 甀洀 渀攀漀氀漀最椀猀洀漀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 瀀攀氀愀 䄀爀攀猀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀Ⰰ 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 爀漀洀瀀攀爀 挀漀洀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 爀攀昀甀最椀愀搀漀 瀀攀渀猀愀洀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 爀攀昀切最椀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 昀椀挀愀 洀愀椀猀 挀氀愀爀愀 愀 攀琀椀洀漀氀漀最椀愀 搀漀 琀攀爀洀漀 挀爀椀愀搀漀⸀ 伀 瀀爀攀昀椀砀漀 ᰀ搠攀猀ᴀ†搀攀爀椀瘀愀 搀漀 氀愀琀椀洀 攀 琀爀愀稀 挀漀渀猀椀最漀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 渀攀最愀漀Ⰰ 搀攀 漀瀀漀猀椀漀⸀ 伀 猀甀昀椀砀漀 ᰀ愠渀搀漀ᴀ†椀渀搀椀挀愀 甀洀 攀猀琀愀搀漀 攀洀 瀀爀漀最爀攀猀猀漀 愀 愀氀最漀⸀  儀甀愀渀搀漀 甀渀椀搀愀猀Ⰰ 攀猀猀愀猀 椀搀攀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀爀攀挀攀洀 漀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 猀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀洀 攀 搀漀 甀洀 猀攀渀琀椀搀漀 切渀椀挀漀 攀 搀椀爀攀琀漀 愀漀 琀攀洀愀⸀ 伀 爀攀昀甀最椀愀搀漀 搀攀瘀攀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 瀀漀甀挀漀 愀 瀀漀甀挀漀 挀椀搀愀搀漀 搀攀 甀洀愀 渀漀瘀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀琀 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 渀漀 猀攀爀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀漀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀⸀  A página contém notícias e produção audiovisual – feita pela Ares Comunicação – com o intuito de levar informação acerca do refúgio tanto para os refugiados quanto para a sociedade. As publicações da página foram direcionadas à refugiados e à população, de forma curta e direta. ਀   䄀 瀀爀砀椀洀愀 攀琀愀瀀愀 昀漀椀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瘀搀攀漀猀 搀椀搀琀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 樀甀爀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀 氀搀攀爀攀猀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀 爀最漀猀 焀甀攀 愀琀甀愀洀 渀攀猀猀攀 挀愀洀瀀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 瀀愀猀猀愀爀 挀漀洀 挀氀愀爀攀稀愀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀琀攀渀搀愀洀 愀 搀椀洀攀渀猀漀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 洀攀琀愀 攀爀愀 焀甀攀 伀 倀爀漀最爀愀洀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 刀攀愀猀猀攀渀琀愀洀攀渀琀漀 匀漀氀椀搀爀椀漀 渀漀 昀漀猀猀攀 瘀椀猀琀漀 挀漀洀漀 ᰀ瀠爀漀琀攀琀漀爀 搀漀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀ᴀ†攀 猀椀洀 挀漀洀漀 甀洀 ᰀ瀠攀爀猀漀渀愀氀 琀爀愀椀渀攀爀ᴀ†瀀愀爀愀 攀氀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 渀漀 猀攀爀 洀愀椀猀 攀渀琀攀渀搀椀搀漀 挀漀洀漀 焀甀攀洀 猀  愀樀甀搀愀 漀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 攀 渀漀 愀樀甀搀愀 漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ Outro ponto foi a produção de uma cartilha para auxiliar a imprensa sobre como se referir ao indivíduo em condição de refúgio, visto que equívocos no tratamento do tema podem comprometer a imagem e a situação do refugiado, gerando distorções na percepção da sociedade. No projeto, também são apresentados os conceitos necessários para tratar do assunto e os órgãos de proteção a refugiados no Brasil. Em consequência de tais fatores, a Ares Comunicação criou a Cartilha de Apoio à Imprensa. A rotina dos jornalistas, na maior parte do tempo, é muito corrida, a cartilha foi produzida com o intuito de munir o jornalista com todas as informações necessárias para o dia a dia. Por isso, tudo foi pensado para entregar uma experiência agradável no smartphone – desde a escolha das cores até o tamanho da fonte. As informações foram expostas de maneira completa, mas de forma sucinta, sem adornos. ਀   䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 甀洀 戀氀漀最 攀洀 甀洀愀 愀戀愀 搀漀 猀椀琀攀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 䄀渀琀渀椀漀 嘀椀攀椀爀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀⸀ 伀 攀猀瀀愀漀 氀攀瘀愀 漀 洀攀猀洀漀 渀漀洀攀 搀愀 瀀最椀渀愀 渀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀㨀 䐀攀猀爀攀昀甀最椀愀渀搀漀⸀  A última ação foi a realização de um evento Roda de diálogo: o cenário dos refugiados na mesma semana do Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho. A roda teve como objetivo compreender e analisar a situação do refúgio no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. O evento foi realizado na ESPM-Sul, no dia 23 de junho, e contou com a presença de estudantes, professores e pessoas interessadas no assunto. Além disso, o encontro também serviu como plataforma para o lançamento da cartilha e de divulgação da página Desrefugiando. Participaram da roda de debate a Coordenadora do Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário, Karin Wapechowski, o Coordenador do Comitê para migrantes, refugiados, apátridas e vítimas do tráfico de pessoas (COMIRAT/RS), Sérgio Nunes, a Coordenadora acadêmica do curso de Relações Internacionais, Ana Simão e o professor do curso Camilo Carneiro. Além destes, o debate teve a presença de um refugiado venezuelano que vive em Porto Alegre/RS, Blas David – que vive no país desde outubro de 2016 e, atualmente, trabalha como bartender. Ele contou suas experiências no Brasil e debateu sobre a crise que acontece no seu país de origem. Na ocasião, foi discutido, também, o reassentamento – uma das formas de integrar os refugiados que têm de sair do seu país por diversos fatores.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 甀洀 愀猀猀攀猀猀漀爀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 䄀 瀀最椀渀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 䐀攀猀爀攀昀甀最椀愀渀搀漀 愀琀椀渀最椀甀 ㄀㤀㘀 挀甀爀琀椀搀愀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 猀甀愀 挀爀椀愀漀Ⰰ 渀漀 搀椀愀 ㄀㐀 搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 䄀 挀愀爀琀椀氀栀愀Ⰰ 氀愀渀愀搀愀 渀漀 搀椀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ ㈀㌀ 搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 漀戀琀攀瘀攀 愀氀挀愀渀挀攀 搀攀 ㌀㜀㠀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 瀀最椀渀愀 䐀攀猀爀攀昀甀最椀愀渀搀漀Ⰰ 挀漀洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 搀漀眀渀氀漀愀搀 瀀攀氀漀 氀椀渀欀 搀攀椀砀愀搀漀 樀甀渀琀漀 愀漀 瀀漀猀琀⸀  伀 攀瘀攀渀琀漀 刀漀搀愀 搀攀 䐀椀氀漀最漀 琀攀瘀攀 椀渀猀挀爀椀漀 瀀爀瘀椀愀 搀攀 ㌀㈀ 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀琀椀渀最椀渀搀漀 愀 洀愀爀挀愀 搀攀 ㌀㄀  瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀猀挀漀渀琀愀渀搀漀 攀焀甀椀瀀攀 攀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀⸀ 伀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀漀 瘀椀愀 氀椀瘀攀 瀀攀氀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 搀愀 愀最渀挀椀愀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 䠀甀戀 一攀眀猀Ⰰ 椀洀瀀愀挀琀愀渀搀漀 ㈀㄀㄀  瀀攀猀猀漀愀猀 攀 漀戀琀攀渀搀漀 㔀㔀㤀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀⸀ 伀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 渀漀 䐀攀猀爀攀昀甀最椀愀渀搀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀愀甀琀愀 搀攀 焀甀愀琀爀漀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀㨀 䨀漀爀渀愀氀 䌀漀爀爀攀椀漀 搀漀 倀漀瘀漀Ⰰ 䨀漀爀渀愀氀 䴀攀琀爀漀Ⰰ 䌀漀氀攀琀椀瘀愀⸀渀攀琀 攀 䠀甀戀一攀眀猀⸀ 䄀猀 渀漀琀愀猀 攀 洀愀琀爀椀愀猀 昀漀爀愀洀 挀氀椀瀀愀搀愀猀Ⰰ 挀栀攀最愀渀搀漀 愀 洀愀爀挀愀 搀攀 刀␀ 㜀⸀㜀  Ⰰ 猀漀洀愀搀漀猀⸀ Além destas matérias, houve uma publicação especial de duas páginas no Jornal Correio do Povo, no dia 19 de julho de 2017, que abordou o tema de universitários envolvendo-se com a questão dos refugiados. Meia página foi dedicada ao evento da Ares Comunicação, Roda de Diálogo. A reportagem trouxe um briefing do evento, além de entrevistas com Alex Torrealba, integrante do grupo; Karin Wapechowski e Blas David.਀倀愀爀愀 漀 䈀氀漀最 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 㘀 挀漀渀琀攀切搀漀猀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 攀洀 昀甀渀漀 搀攀 愀琀爀愀猀漀 琀挀渀椀挀漀 渀愀 栀漀猀瀀攀搀愀最攀洀 搀漀 戀氀漀最 渀漀 猀椀琀攀 搀愀 䄀匀䄀嘀Ⰰ 愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 渀漀 昀漀爀愀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀⸀ 伀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 昀漀爀愀洀 爀攀瀀愀猀猀愀搀漀猀  攀氀攀猀Ⰰ 焀甀攀 昀椀挀愀爀愀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 最攀爀攀渀挀椀愀爀 琀愀椀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀⸀ Os alunos da cadeira conseguiram realizar todas as ações do plano de comunicação. Todo o material produzido foi divulgado ao público e fez com que o Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário ganhasse mais visibilidade, assim como proporcionou o crescimento do diálogo acerca dos refugiados.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
TORQUATO, Francisco Gaudêncio. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2002.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀唀匀吀伀 一䔀吀伀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀㨀 搀愀 瘀椀最椀氀渀挀椀愀 愀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 昀甀最愀⸀ 䤀渀㨀 伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䤀瘀漀渀攀 搀攀 䰀漀甀爀搀攀猀 搀攀㬀 匀伀䄀刀䔀匀Ⰰ 䄀渀愀 吀栀攀爀攀稀愀 一漀最甀攀椀爀愀 ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 䤀渀琀攀爀昀愀挀攀猀 攀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀⸀ 匀漀 䌀愀攀琀愀渀漀 搀漀 匀甀氀㨀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀  㠀⸀

FENAJ. Manual dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação. Brasília: Federação Nacional dos Jornalistas – 4º edição Revista e ampliada. Brasília, 2007.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䠀䤀一䔀䴀Ⰰ 刀椀瘀愀氀搀漀⸀ 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀㨀 挀漀洀漀 昀愀稀攀爀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀