INSCRIÇÃO: 01619
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Para além dos 90 minutos
 
AUTORES: Letícia de Castro (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC); Kérley Winques (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC)
 
PALAVRAS-CHAVE: Futebol, Gênero, Mídia, ,
 
RESUMO
A temática envolvida na produção deste webdocumentário traz como foco a visibilidade e invisibilidade feminina no futebol brasileiro. Os discursos das fontes, mulheres inseridas no cenário futebolístico nacional em diferentes áreas de atuação, são o fio condutor de uma narrativa que se propõe a discutir e refletir a desigualdade e violência de gênero presente nesse contexto. O produto audiovisual utiliza de recursos interativos e multimídia, como vídeos, fotos, textos e gif. A narrativa está dividida em quatro capítulos, construídos por meio dos depoimentos das personagens.
 
INTRODUÇÃO
O webdocumentário Para além dos 90 minutos foi desenvolvido como projeto experimental para obtenção parcial do diploma do curso de Jornalismo da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC, no primeiro semestre de 2017. A proposta é dar voz às mulheres que estão inseridas no futebol brasileiro, em suas diferentes áreas de atuação. E, a partir, destes depoimentos demonstrar como a desigualdade e a violência de gênero aparecem neste espaço, abordando jornalisticamente a visibilidade e a invisibilidade delas nesse esporte. O produto está dividido em quatro capítulos e cada um representa uma dessas áreas, demarcadas por: jornalistas, torcedoras, bandeirinhas e jogadoras.਀倀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 挀攀爀琀愀 挀愀爀渀挀椀愀Ⰰ 渀攀最氀椀最渀挀椀愀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 漀洀椀猀猀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 攀 昀漀爀愀 搀漀猀 攀猀琀搀椀漀猀⸀ 倀愀爀愀 挀漀渀昀椀爀洀愀爀 攀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀爀愀稀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 漀甀 樀 猀漀昀爀攀爀愀洀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 搀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 昀猀椀挀愀Ⰰ 瘀攀爀戀愀氀 攀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀⸀  E para evidenciar que essa problemática continua atual, em um vídeo publicado no final de março de 2018, mais de 50 jornalistas esportivas lançaram a campanha #deixaelatrabalhar. Com a intenção de protestar contra o assédio no trabalho e levantar o debate, mas também por causa de episódios recentes de violência de gênero. Entre eles xingamentos machistas, agressão física e verbal, tentativas de beijo ao vivo e comentários que questionam o entendimento da mulher sobre regras básicas do futebol. ਀倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀攀渀猀愀爀 漀 焀甀愀渀琀漀 攀猀琀攀 愀椀渀搀愀 Ⰰ 瀀愀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 甀洀 攀猀瀀愀漀 愀 猀攀爀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀搀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 瀀漀搀攀爀椀愀 搀攀猀攀猀琀愀戀椀氀椀稀愀爀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀攀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 猀漀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 挀爀椀愀搀漀 攀 洀愀渀琀椀搀漀 猀漀戀爀攀 搀漀洀渀椀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀Ⰰ 挀甀樀愀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 猀甀愀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀Ⰰ 愀猀猀攀渀琀愀搀愀 渀愀 戀椀漀氀漀最椀愀 搀漀 挀漀爀瀀漀 攀 搀漀 猀攀砀漀Ⰰ 搀攀瘀攀爀椀愀 愀琀攀猀琀愀爀 愀 猀甀瀀攀爀椀漀爀椀搀愀搀攀 搀攀氀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 攀氀愀猀 ⠀䜀伀䔀䰀䰀一䔀刀Ⰰ ㈀  㔀⤀⸀ 
 
OBJETIVO
OBJETIVO GERAL਀  Abordar jornalisticamente, por meio de um webdocumentário, a visibilidade da mulher no futebol brasileiro, com foco em quatro espaços que a presença feminina está inserida: a mulher como atleta, árbitra, jornalista e torcedora.਀  OBJETIVOS ESPECÍFICOS਀  - Problematizar a visibilidade e a invisibilidade das mulheres nas suas diferentes áreas de atuação no cenário futebolístico do país;਀ - Desenvolver uma narrativa, por meio dos depoimentos das personagens, a fim de apresentar o contexto que elas vivem dentro do futebol no Brasil;਀ - Proporcionar uma reflexão acerca de como a presença feminina no futebol é exposta pela mídia brasileira;਀ - Experimentar de recursos interativos e multimídia na construção do produto final;਀ - Publicar no formato de webdocumentário, com o objetivo de atingir um maior público (Disponível em: https://readymag.com/u73484380/paraalemdos90minutos/)਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 昀甀琀攀戀漀氀猀琀椀挀漀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 瀀攀氀愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 椀渀愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀愀 攀 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 愀猀 洀搀椀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 搀漀 愀 攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 昀甀琀攀戀漀氀 昀攀洀椀渀椀渀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 愀琀甀愀 渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 挀愀洀瀀攀漀渀愀琀漀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 䄀 匀攀氀攀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 䘀攀洀椀渀椀渀愀 琀愀洀戀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 瀀愀猀 渀漀猀 洀愀椀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀 挀愀洀瀀攀漀渀愀琀漀猀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 伀 䜀氀漀戀漀攀猀瀀漀爀琀攀⸀挀漀洀Ⰰ 猀椀琀攀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀 愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 昀甀琀攀戀漀氀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 渀漀 搀攀猀琀椀渀愀 攀猀瀀愀漀 渀愀 猀甀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 瀀愀爀愀 爀攀瀀漀爀琀愀爀 漀猀 昀攀椀琀漀猀 搀攀 挀愀洀瀀攀漀渀愀琀漀猀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀⸀ 伀猀 挀愀洀瀀攀漀渀愀琀漀猀Ⰰ 樀漀最漀猀 攀 琀椀洀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 琀爀愀琀愀洀ⴀ猀攀 愀瀀攀渀愀猀 搀漀猀 瀀爀愀琀椀挀愀搀漀猀 瀀漀爀 栀漀洀攀渀猀⸀ ᰀ倠愀爀攀挀攀 渀漀 栀愀瘀攀爀 挀愀洀瀀攀漀渀愀琀漀Ⰰ 挀漀渀琀甀猀攀猀Ⰰ 挀氀甀戀攀猀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀攀爀渀挀椀愀猀Ⰰ 渀攀洀 洀攀猀洀漀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀  瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 渀愀 洀搀椀愀 焀甀愀渀搀漀 漀 昀漀挀漀  漀 昀甀琀攀戀漀氀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀ᴀⰠ ⠀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ 䴀伀刀䄀䔀匀Ⰰ ㈀  㜀⤀⸀ Além da prática esportiva do futebol enquanto jogadora, segundo Januário (2013) a mulher foi excluída também como profissional do esporte. Até pouco tempo não se ouvia falar de mulheres árbitras, bandeirinhas ou assistentes. E mesmo hoje a mídia ainda não garante a visibilidade adequada e consciente à elas. Em maio de 2014, a assistente Fernanda Colombo atuou na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, no clássico Atlético/MG e Cruzeiro. Os erros cometidos por ela geraram ira da diretoria cruzeirense, que não poupou comentários extremamente machistas e desrespeitosos. Na rodada anterior, Lúcio (na época, jogador do Palmeiras) fez gol no Goiás. No entanto, o lance estava claramente impedido. No mesmo final de semana, o atacante Gabriel (na época, jogador do Santos) também marcou um gol impedido contra o Criciúma. Mas nada foi comentado sobre os assistentes homens que validaram esses gols. Já Fernanda, foi afastada pela CBF. ਀一愀猀 愀爀焀甀椀戀愀渀挀愀搀愀猀Ⰰ 洀攀猀洀漀 挀漀洀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀愀猀 琀漀爀挀椀搀愀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 瘀椀爀 愀甀洀攀渀琀愀渀搀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 攀 昀攀洀椀渀椀渀漀  搀椀昀攀爀攀渀琀攀⸀ 䔀洀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㈀Ⰰ 昀漀椀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀漀 猀椀琀攀 ᰀ䈠漀洀 搀椀愀 䈀爀愀猀椀氀ᴀⰠ 挀漀洀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 猀甀最攀爀攀 焀甀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀 瀀攀爀琀攀渀挀攀洀 愀 攀猀猀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 攀猀瀀愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 瀀爀漀瘀愀爀 焀甀攀 洀攀爀攀挀攀洀 攀猀琀愀爀 愀氀椀⸀ 伀 爀攀瀀爀琀攀爀 搀攀猀琀愀挀愀 焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 猀攀爀 挀漀洀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀攀猀猀漀愀 渀愀 愀爀焀甀椀戀愀渀挀愀搀愀⸀ ᰀ䐠攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 攀猀琀搀椀漀Ⰰ 攀氀愀猀 爀攀愀最攀洀  攀洀漀漀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀 搀漀 洀攀猀洀漀 樀攀椀琀漀 焀甀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 甀洀ᴀⰠ 攀 愀昀椀爀洀愀㨀 ᰀ攠氀愀猀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 椀渀瘀愀搀椀爀愀洀 甀洀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀ᴀ⸠ O preconceito com as repórteres no Jornalismo Esportivo vem desde 1970, podendo ser exemplificado com Germana Garilli - primeira mulher repórter de campo do Brasil. Em uma final do Campeonato Paulista, Germana foi entrevistar o goleiro do Palmeiras na época, o Leão. E ele disse que “Lugar de mulher não é no campo, não falo com repórter mulher”. Hoje, após anos, as mulheres ainda não estão no patamar que merecem. O programa “Bem, Amigos”, do SporTV, no dia 07 de março de 2017 contou com a participação de sete homens e apenas uma mulher, Joanna de Assis. Cenário totalmente comum da atração. Entre os convidados estava o nadador Daniel Dias, que além de velho conhecido da jornalista, faz parte do campo de pesquisa da mesma. Mas ela não teve a chance de falar. Sua participação se limitou a ler os comentários do público das redes sociais. Em transmissões televisivas de futebol, percebe-se que nenhuma mulher até hoje teve espaço para comentar um jogo na cabine. Em uma das partidas da Seleção Brasileira na Copa América do Centenário, em 2016, a Globo chamou Luciano Huck pra comentar. A maior TV aberta do Brasil, preferiu chamar um apresentador de entretenimento ao invés de uma jornalista.਀倀漀爀 琀愀椀猀 洀漀琀椀瘀漀猀Ⰰ  搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 昀甀琀攀戀漀氀猀琀椀挀漀 搀漀 瀀愀猀⸀ 伀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 倀愀爀愀 愀氀洀 搀漀猀 㤀  洀椀渀甀琀漀猀 瘀椀猀愀 搀愀爀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀猀猀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O produto trata-se de um Webdocumentário, dividido em quatro capítulos, inseridos numa plataforma digital. A plataforma escolhida para a publicação do formato foi o readymag.com, por ser gratuita, de fácil diagramação e com layout limpo. A escolha pelo readymag.com deu-se por comportar todos os elementos multimídia planejados para o presente produto, tais como: texto, vídeos, imagens estáticas e gif.਀䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 瀀愀爀愀 愀渀愀氀椀猀愀爀 愀猀 瀀爀漀瘀瘀攀椀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 搀攀 琀爀猀 愀 挀椀渀挀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 焀甀愀琀爀漀 挀愀瀀琀甀氀漀猀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 猀甀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 愀琀甀愀漀 渀漀 昀甀琀攀戀漀氀⸀ 伀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀猀 渀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀㨀 攀猀琀愀爀 椀渀猀攀爀椀搀愀 渀漀 昀甀琀攀戀漀氀 攀洀 甀洀愀 搀愀猀 焀甀愀琀爀漀 爀攀愀猀 焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀爀漀瀀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 ⠀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 琀漀爀挀椀搀愀Ⰰ 愀爀戀椀琀爀愀最攀洀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀 攀猀瀀漀爀琀攀⤀㬀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 挀漀洀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀漀 琀攀洀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ⠀愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀 昀甀琀攀戀漀氀⤀ 攀 愀挀攀椀琀愀爀 挀漀渀琀愀爀 猀甀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 渀攀猀猀攀 挀攀渀爀椀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 渀漀 攀爀愀 昀漀挀愀爀 愀瀀攀渀愀猀 攀洀 䨀漀椀渀瘀椀氀氀攀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀 搀愀 愀甀琀漀爀愀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 戀甀猀挀愀爀 甀洀愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 昀漀渀琀攀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 栀 琀愀洀戀洀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ Para construir a narrativa das entrevistas foi necessário: 1) definir o objetivo a ser alcançado; 2) estudar a história das fontes e 3) preparar pré-entrevistas. As pré entrevistas foram realizadas por meio de e-mails. Para a construção das etapas preliminares, pensando no planejamento das entrevistas, recorreu-se a leitura aprofundada sobre como construir um roteiro de webdocumentário. De modo geral, o documentário pode ser constituído com uma gama de materiais, que podem ser reunidos em três grupos, inicialmente, ao conjunto das imagens: imagens obtidas através de registros originais; imagens obtidas em material de arquivo; imagens obtidas através de recursos gráficos, de incidência menor, mas nem por isso menos marcantes (PUCCINI, 2009, p.14).਀䄀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 昀攀椀琀愀 猀漀戀 愀 昀漀爀洀愀 琀攀砀琀甀愀氀 搀漀 愀爀最甀洀攀渀琀漀 攀 搀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀 愀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀爀 甀洀 洀攀氀栀漀爀 甀猀漀 搀攀 猀攀甀 攀猀琀漀焀甀攀 搀攀 昀椀氀洀攀 漀甀 瘀搀攀漀 愀漀 搀攀昀椀渀椀爀 猀攀甀 昀漀挀漀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀 焀甀愀琀爀漀 攀猀琀椀氀漀猀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀㨀 甀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 愀琀甀愀洀 挀漀洀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀猀㬀 甀洀 猀攀最甀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 猀漀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 琀漀爀挀椀搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀 搀攀 猀攀甀猀 挀氀甀戀攀猀 搀漀 挀漀爀愀漀㬀 甀洀 琀攀爀挀攀椀爀漀 爀漀琀攀椀爀漀 瘀漀氀琀愀搀漀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 焀甀愀搀爀漀 搀攀 愀爀戀椀琀爀愀最攀洀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀㬀 攀Ⰰ 瀀漀爀 切氀琀椀洀漀Ⰰ 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 愀 樀漀最愀搀漀爀愀猀 搀攀 昀甀琀攀戀漀氀⸀ 伀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀猀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 搀攀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 漀 搀椀氀漀最漀 挀漀洀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 最甀椀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 漀 氀漀挀愀氀 攀 漀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 昀椀氀洀愀搀漀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀  挀爀椀愀爀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 渀愀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 愀琀甀愀漀 搀攀 挀愀搀愀 昀漀渀琀攀⸀   Para introduzir cada vídeo com uma trilha, foi selecionada uma música. Por causa da letra forte, que reafirma que mulheres são guerreiras e podem fazer e ser o que sonham, a escolha foi a releitura da música “O Rolê é Nosso”, da cantora Karol Conka, produzida pelo grupo Samba de Saia. ਀䌀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀Ⰰ 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 爀攀愀搀礀洀愀最⸀挀漀洀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 愀甀琀漀爀愀⸀ 䌀漀洀漀 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 渀漀  爀攀猀瀀漀渀猀椀瘀愀 昀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 搀椀愀最爀愀洀愀爀 瀀愀爀愀 漀猀 琀爀猀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀㨀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀Ⰰ 琀愀戀氀攀琀Ⰰ 攀 挀攀氀甀氀愀爀⸀ 䘀椀挀漀甀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 猀攀爀椀愀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 猀攀琀攀 琀攀氀愀猀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀椀猀⸀ 䘀漀椀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 氀漀最漀 攀 愀猀 挀漀爀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 攀砀攀洀瀀氀椀昀椀挀愀洀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ Em primeira instância, o símbolo do feminismo que traz a importância do empoderamento feminino. O círculo (que representa o feminino) foi substituído por uma bola de futebol. Na escolha da paleta de cores, optou-se pela cor do feminismo, o lilás. Todo o desenho da logo foi criação da autora, com o auxílio da orientadora.਀䄀猀 琀攀氀愀猀 ㈀Ⰰ㌀Ⰰ㐀 攀 㔀 猀漀 漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 搀漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䌀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 瘀搀攀漀 攀 椀洀愀最攀洀 攀洀 愀焀甀愀爀攀氀愀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀愀搀愀 琀攀氀愀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 愀焀甀愀爀攀氀愀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 搀攀猀椀最渀 倀愀甀氀漀 一攀琀漀⸀ 䄀 愀甀琀漀爀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀猀挀漀氀栀攀甀 焀甀愀琀爀漀 昀漀琀漀猀 漀爀椀最椀渀愀椀猀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀愀猀 瘀攀爀琀攀渀琀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 渀漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 攀渀瘀椀漀甀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀椀最渀 攀 攀氀攀 愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀漀甀 攀洀 愀焀甀愀爀攀氀愀⸀ 一愀 琀攀氀愀 㘀 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 最愀氀攀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀 昀漀琀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀漀猀 瘀搀攀漀猀 攀 猀甀愀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 昀甀渀攀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䔀 渀愀 琀攀氀愀 㜀 攀渀挀漀渀琀爀愀ⴀ猀攀 漀 攀砀瀀攀搀椀攀渀琀攀Ⰰ 渀攀氀愀 挀漀渀琀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 眀攀戀搀漀挀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀愀洀 攀 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀漀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀Ⰰ 搀椀愀最爀愀洀愀漀Ⰰ 攀搀椀漀 攀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 焀甀攀洀 攀猀琀 瀀漀爀 琀爀猀 搀漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 猀甀愀猀 愀琀爀椀戀甀椀攀猀⸀ 倀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀Ⰰ  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 琀愀洀戀洀 渀愀 琀攀氀愀 㜀Ⰰ 攀洀 甀洀 瀀愀爀最爀愀昀漀Ⰰ 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ倠愀爀愀 愀氀洀 搀漀猀 㤀  洀椀渀甀琀漀猀ᴀ†攀猀琀 栀漀猀瀀攀搀愀搀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 爀攀愀搀礀洀愀最⸀挀漀洀⸀ 䘀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 搀愀爀 瘀漀稀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 昀甀琀攀戀漀氀猀琀椀挀漀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 攀洀 焀甀愀琀爀漀 爀攀愀猀 搀攀 愀琀甀愀漀㨀 愀 洀甀氀栀攀爀 挀漀洀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 琀漀爀挀攀搀漀爀愀Ⰰ 愀猀猀椀猀琀攀渀琀攀 搀攀 愀爀戀椀琀爀愀最攀洀 攀 樀漀最愀搀漀爀愀⸀ 倀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀氀愀猀 渀攀猀猀愀猀 焀甀愀琀爀漀 爀攀愀猀Ⰰ 漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 挀愀瀀琀甀氀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 愀 猀攀最甀椀爀⸀   A escolha por um produto audiovisual, com recursos interativos e multimídia, se deu pelo objetivo de alcançar um maior público. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, afirma que 58% dos brasileiros usam a Internet. Com esse avanço, o ambiente virtual e os dispositivos tecnológicos oferecem subsídios para que o campo do jornalismo possa explorar a linguagem multimídia e interativa. Além dos diferentes formatos de apresentar a informação (texto, vídeo, fotos, infográficos, etc.), a disseminação e divulgação também são abrangentes no ciberespaço. Um conteúdo hospedado em plataformas online ou site de notícias pode ser replicado em redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) e, assim, ter muito mais acessos. Desde a forma com que o público leitor acessa conteúdos, passando por características de seleção, técnicas de linguagem, estruturação de conteúdos e divulgação, as produções foram inovadas (LUZ, QUEIROZ, WOITOWICZ, 2016, p. 3). As mídias sociais ganham um novo enfoque justamente por envolverem uma grande quantidade de pessoas, que garantem acessos todos os dias. O aprofundamento nas relações entre abordagem, navegação e interatividade permite reflexões sobre as formas para as quais, por exemplo, os webdocumentários podem evoluir em diversas direções. ਀䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 琀攀氀愀 搀漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀  愀 倀最椀渀愀 䤀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䐀漀 氀愀搀漀 攀猀焀甀攀爀搀漀 搀愀 琀攀氀愀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀ⴀ猀攀 愀 氀漀最漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ⴀ 漀 猀洀戀漀氀漀 搀漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀Ⰰ 瀀漀爀洀 挀漀洀 甀洀愀 戀漀氀愀 搀攀 昀甀琀攀戀漀氀 猀甀戀猀琀椀琀甀椀渀搀漀 漀 挀爀挀甀氀漀 漀爀椀最椀渀愀氀 ⴀ 漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 䄀 挀爀椀愀漀 搀愀 氀漀最漀 猀甀爀最椀甀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 焀甀攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 最椀爀愀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 甀洀 洀攀猀洀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀㨀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 渀漀 洀攀椀漀 昀甀琀攀戀漀氀猀琀椀挀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ As quatro formas que a mulher pode estar inserida dentro do futebol, que são destacadas nesse projeto, surgem no canto direito da tela, em formato de gif. As imagens desse elemento, apresentadas em aquarela, representam cada área de atuação das mulheres que serão retratadas nos capítulos. Por fim, a Página Inicial contém o “Menu” onde o usuário é direcionado para os capítulos do webdocumentário. Portanto, o receptor do audiovisual interativo tem a opção de seguir a lógica narrativa ou apenas selecionar para ver a primeira vertente feminina que mais interessa-lo. Nas telas 2, 3, 4 e 5 estão os quatro capítulos. ਀ Capítulo 1: Mulher como jornalista.਀一漀洀攀㨀 䄀 瘀漀稀 搀漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 Personagens: Fran Azevedo/Curitiba; Gabriela Ribeiro/Curitiba; e Renata Mendonça/São Paulo.਀䄀 琀攀氀愀 搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 ㄀  挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀愀 氀漀最漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀⸀ 䰀漀最漀 愀戀愀椀砀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀ⴀ猀攀 漀 瘀搀攀漀 攀 渀漀 挀愀渀琀漀 搀椀爀攀椀琀漀 愀 椀洀愀最攀洀 攀洀 愀焀甀愀爀攀氀愀 ⴀ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀愀 爀攀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀漀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀Ⰰ 甀洀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ 䐀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 椀洀愀最攀洀 攀洀 愀焀甀愀爀攀氀愀  愀 洀攀猀洀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 最椀昀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀愀 倀最椀渀愀 䤀渀椀挀椀愀氀⸀ O vídeo do primeiro capítulo foi produzido por meio de entrevistas com as personagens citadas acima, fotos, materiais de arquivo, trilha sonora e créditos. O objetivo principal deste capítulo é apresentar a vivência profissional das personagens, ou seja, como é ser mulher e jornalista esportiva, especificamente, falando de futebol. ਀ Capítulo 2: Mulher como torcedora.਀一漀洀攀㨀 伀 最爀椀琀漀 搀愀猀 愀爀焀甀椀戀愀渀挀愀搀愀猀 Personagens: Maria Eduarda Cavichiolo/Curitiba; Pedriane Gomes/Curitiba; e Rafaela Mendes/Joinville.਀䄀 琀攀氀愀 搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 搀漀椀猀  挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀愀 氀漀最漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀⸀ 䰀漀最漀 愀戀愀椀砀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀ⴀ猀攀 漀 瘀搀攀漀 攀 渀漀 挀愀渀琀漀 搀椀爀攀椀琀漀 愀 椀洀愀最攀洀 攀洀 愀焀甀愀爀攀氀愀 ⴀ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀愀 爀攀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀漀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀Ⰰ 甀洀愀 琀漀爀挀攀搀漀爀愀⸀ 䐀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 椀洀愀最攀洀 攀洀 愀焀甀愀爀攀氀愀  愀 洀攀猀洀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 最椀昀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀愀 倀最椀渀愀 䤀渀椀挀椀愀氀⸀ O vídeo do segundo capítulo foi produzido por meio de entrevistas com as personagens citadas acima, fotos, materiais de arquivo, trilha sonora e créditos. O objetivo principal deste capítulo é apresentar a vivência das personagens, ou seja, como é ser mulher e estar nas arquibancadas. ਀ Capítulo 3: Mulher como assistente de arbitragem.਀一漀洀攀㨀 䌀愀爀琀漀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 Personagens: Bruna Cristina Correa Silva/Joinville; Fernanda Colombo/Brasília; Jennifer Soares/Joinville; e Renata Ruel/São Paulo.਀䄀 琀攀氀愀 搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 琀爀猀  挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀愀 氀漀最漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀⸀ 䰀漀最漀 愀戀愀椀砀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀ⴀ猀攀 漀 瘀搀攀漀 攀 渀漀 挀愀渀琀漀 搀椀爀攀椀琀漀 愀 椀洀愀最攀洀 攀洀 愀焀甀愀爀攀氀愀 ⴀ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀愀 爀攀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀漀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀Ⰰ 甀洀愀 愀猀猀椀猀琀攀渀琀攀 搀攀 愀爀戀椀琀爀愀最攀洀⸀ 䐀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 椀洀愀最攀洀 攀洀 愀焀甀愀爀攀氀愀  愀 洀攀猀洀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 最椀昀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀愀 倀最椀渀愀 䤀渀椀挀椀愀氀⸀ O vídeo do terceiro capítulo foi produzido por meio de entrevistas com as personagens citadas acima, fotos, materiais de arquivo, trilha sonora e créditos. O objetivo principal deste capítulo é apresentar a vivência das personagens, ou seja, sobre como é ser mulher e estar na arbitragem, principalmente no caso das fontes, bandeirando. ਀ Capítulo 4: Mulher como jogadora.਀一漀洀攀㨀 䐀爀椀戀氀愀渀搀漀 愀 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 Personagens: Aline Pellegrino/São Paulo; Emily Lima/Rio de Janeiro; Ingrid Carolina Frisanco/São Paulo; e Mariana/Joinville.਀䄀 琀攀氀愀 搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀  挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀愀 氀漀最漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀⸀ 䰀漀最漀 愀戀愀椀砀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀ⴀ猀攀 漀 瘀搀攀漀 攀 渀漀 挀愀渀琀漀 搀椀爀攀椀琀漀 愀 椀洀愀最攀洀 攀洀 愀焀甀愀爀攀氀愀 ⴀ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀愀 爀攀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀漀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀Ⰰ 甀洀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ 䐀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 椀洀愀最攀洀 攀洀 愀焀甀愀爀攀氀愀  愀 洀攀猀洀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 最椀昀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀愀 倀最椀渀愀 䤀渀椀挀椀愀氀⸀ O vídeo do último capítulo foi produzido por meio das entrevistas com as personagens citadas acima, fotos, materiais de arquivo, trilha sonora e os créditos. O objetivo principal deste capítulo é apresentar a vivência das personagens, ou seja, sobre como é ser mulher e jogar futebol.਀一愀 猀攀砀琀愀 琀攀氀愀 搀漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀ⴀ猀攀 甀洀愀 最愀氀攀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 昀漀琀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀漀猀 瘀搀攀漀猀 攀 猀甀愀 搀攀猀挀爀椀漀㨀 渀漀洀攀 挀漀洀瀀氀攀琀漀Ⰰ 椀搀愀搀攀Ⰰ 爀攀愀 搀攀 愀琀甀愀漀⸀ 䔀 渀愀 猀琀椀洀愀 攀 切氀琀椀洀愀 琀攀氀愀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 漀 攀砀瀀攀搀椀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀渀琀攀渀搀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 甀洀 瀀愀爀最爀愀昀漀 攀砀瀀氀椀挀愀渀搀漀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀  漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 愀甀琀漀爀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀⸀ 䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 渀漀 愀琀攀渀搀攀 愀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 氀椀渀攀愀爀Ⰰ 愀 氀攀椀琀甀爀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 椀渀椀挀椀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 挀愀瀀琀甀氀漀⸀ 伀猀 琀琀甀氀漀猀 搀漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 昀漀爀愀洀 椀渀猀瀀椀爀愀搀漀猀 渀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀渀搀漀 挀漀洀 挀愀搀愀 爀攀愀 搀攀 愀琀甀愀漀⸀ 
 
CONSIDERAÇÕES
Para observar e compreender a forma como a mulher é visibilizada e também invisibilizada pela mídia e pela sociedade, foi necessário ouvir essas que estão inseridas no desporto. O Para além dos 90 minutos foi produzido para dar voz a elas. Dentro e fora das quatro linhas, as mulheres são tratadas com inferioridade e subestimação. Consequência de um histórico machista, o futebol no Brasil, é visto pela maioria como um lugar que a mulher não pode demarcar espaço. E isso fica evidente quando os veículos de comunicação não proporcionam o devido espaço para noticiar o futebol feminino, quando a arbitragem feminina é desqualificada por questões de gênero, quando as jornalistas são questionadas com o “teste do sofá” ou quando torcedoras são minimizadas apenas por serem mulheres. E esse discurso se fortalece a partir do momento que as fontes apresentadas neste documentário apresentam as experiências vivenciadas.਀䄀漀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀爀 挀漀洀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀猀 挀漀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀猀猀攀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 渀漀琀愀ⴀ猀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀Ⰰ 渀漀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 攀猀瀀漀爀琀攀 漀渀搀攀 漀 洀愀挀栀椀猀洀漀Ⰰ 愀 漀瀀爀攀猀猀漀 攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀攀 最渀攀爀漀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀洀Ⰰ 攀砀瀀漀爀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀Ⰰ 瀀漀渀琀甀愀渀搀漀 渀漀 猀 漀猀 猀攀甀猀 昀攀椀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 猀攀甀猀 愀渀猀攀椀漀猀⸀ 준 瀀爀攀挀椀猀漀 漀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 渀漀 昀甀琀攀戀漀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 攀洀 猀甀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀攀愀猀 搀攀 愀琀甀愀漀Ⰰ 䔀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 椀猀猀漀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 渀攀猀猀愀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀愀 攀洀愀渀挀椀瀀愀漀 搀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 搀攀渀琀爀漀 搀攀猀猀攀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 焀甀攀  猀攀甀⸀ 䔀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀漀 ᰀ倠愀爀愀 愀氀洀 搀漀猀 㤀  洀椀渀甀琀漀猀ᴀ†瘀攀洀 洀漀瘀椀搀漀 瀀漀爀 攀猀猀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀戀愀琀攀爀 愀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀 焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀漀昀爀攀洀 渀漀猀 攀猀琀搀椀漀猀⸀ 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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