INSCRIÇÃO: 00109
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT11
 
TÍTULO: Fruto (A)colhido: Narrativa transmídia sobre o extrativismo sustentável de frutos nativos do Cerrado em Mato Grosso do Sul
 
AUTORES: Leticia Ferreira Bueno (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Thayná Rafaela de Oliveira (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Katarini Giroldo Miguel (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo Ambiental, Multimídia, Transmídia, Cerrado, Frutos nativos
 
RESUMO
O trabalho em questão se trata de uma grande reportagem transmídia dividida em três produtos jornalísticos: uma reportagem no estilo longform, um minidocumentário e uma reportagem fotojornalística. Os produtos apresentados abordam as etapas de colheita, processamento, comercialização e valorização de frutos nativos do Cerrado, e como comunidades tradicionais e rurais de Mato Grosso do Sul utilizam-se destas atividades para complementar a sua renda familiar. A grande reportagem fala ainda sobre os impactos dessas atividades no Cerrado e a conservação deste bioma. A reportagem longform está dividida em três capítulos que abordam as ações em torno desses frutos e foi publicada na plataforma Web na internet. O minidocumentário e a reportagem fotojornalística foram feitos com a intenção de serem entregues aos moradores das comunidades que não têm acesso à computadores e internet.
 
INTRODUÇÃO
O trabalho aqui apresentado refere-se a elaboração de uma grande reportagem transmídia que engloba três produtos jornalísticos: uma reportagem no estilo longform na internet, um minidocumentário e uma reportagem fotojornalística impressa. Devido ao fato da história contada estar em diversas plataformas, foi utilizado o termo “transmídia”, embora também possa ser usada a nomenclatura “multimídia”.਀䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀爀愀稀 挀漀洀漀 琀攀洀愀 愀 挀漀氀栀攀椀琀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀愀洀攀渀琀漀 攀 愀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀漀 搀攀 昀爀甀琀漀猀 渀愀琀椀瘀漀猀 搀漀 䌀攀爀爀愀搀漀Ⰰ 攀 挀漀洀漀 攀猀琀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 愀樀甀搀愀洀 渀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀攀 爀攀渀搀愀 搀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 爀甀爀愀椀猀 攀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀 搀漀 匀甀氀⸀ 匀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀猀 琀愀洀戀洀 焀甀愀椀猀 猀漀 漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀挀漀爀爀椀搀漀猀 攀洀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀 搀愀 挀漀氀栀攀椀琀愀 搀愀猀 瀀氀愀渀琀愀猀 攀 昀爀甀琀漀猀 渀愀琀椀瘀漀猀 搀漀 䌀攀爀爀愀搀漀 渀攀猀猀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀⸀ A reportagem longform está disponível no domínio www.frutoacolhido.com.br, o minidocumentário está alocado em DVD-Rom e a reportagem fotojornalística foi impressa. Para a apresentação junto a este artigo, eles foram alocados no site YouTube e no formato PDF, respectivamente.਀一攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 琀攀洀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀氀挀愀渀愀爀 瘀爀椀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 伀 攀椀砀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀  愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀漀 攀猀琀椀氀漀 氀漀渀最昀漀爀洀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀洀 愀 挀漀氀栀攀椀琀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀漀 攀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀攀 昀爀甀琀漀猀 愀氀椀洀攀渀琀挀椀漀猀 搀漀 䌀攀爀爀愀搀漀Ⰰ 渀漀猀 焀甀愀椀猀 攀猀琀漀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀猀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀ 伀猀 爀攀氀愀琀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 渀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀砀攀洀瀀氀椀昀椀挀愀爀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀猀琀愀猀 攀琀愀瀀愀猀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 瀀漀猀猀愀 椀洀攀爀最椀爀 渀漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 攀 甀搀椀漀猀Ⰰ 漀 氀攀椀琀漀爀 瀀漀搀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 挀漀洀漀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 瘀椀瘀攀洀 攀 爀攀愀氀椀稀愀洀 愀猀 愀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀㬀 攀 瀀攀氀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀攀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀猀 氀甀最愀爀攀猀Ⰰ 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 搀愀猀 瀀氀愀渀琀愀猀 攀 昀爀甀琀漀猀⸀ Os demais produtos são complementos a este eixo central e foram planejados para que cheguem às pessoas que foram entrevistadas.
 
OBJETIVO
O objetivo geral deste projeto foi o de falar sobre um assunto de pouca visibilidade, mas grande importância para áreas de estudos sociais, econômicos e científicos, e pensar em um produto jornalístico que pudesse levar a história a uma grande quantidade de pessoas. Assim foi feito o plano de construir uma narrativa transmídia composta por três produtos jornalísticos: uma reportagem no estilo longform, um minidocumentário e uma reportagem fotojornalística impressa, de modo a mostrar os processos de colheita, processamento, valorização e comercialização dos frutos nativos do Cerrado, e como estas atividades auxiliam financeiramente comunidades tradicionais e rurais do estado de Mato Grosso do Sul. ਀伀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 琀爀愀愀搀漀猀 攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 猀漀戀爀攀 漀 戀椀漀洀愀 䌀攀爀爀愀搀漀Ⰰ 猀攀甀猀 昀爀甀琀漀猀 攀 瀀氀愀渀琀愀猀 愀氀椀洀攀渀琀挀椀愀猀㬀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 猀漀戀爀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䄀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 䌀椀戀攀爀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 琀爀愀渀猀洀搀椀愀⼀洀甀氀琀椀洀搀椀愀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 氀漀渀最昀漀爀洀㬀 攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀爀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀琀愀氀栀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 攀 瀀愀爀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ Outros objetivos determinados e alcançados foram os de identificar os pontos positivos e negativos da colheita dos alimentos provindos do Cerrado; visitar as comunidades tradicionais e rurais selecionadas para reconhecimento; entrevistar as pessoas sobre o local, o cotidiano, a cultura, o ambiente, a dinâmica e as dificuldades do trabalho realizado por eles; terminar o texto, fotografias, vídeos e áudios, construir o design gráfico personalizado dos três produtos jornalísticos e publicar e divulgar esta narrativa na internet. Acrescentados a isso, esteve entre os objetivos gravar o documentário no DVD e imprimir a reportagem fotojornalística, para no futuro levar informações da narrativa às pessoas que não terão acesso ao material na internet.
 
JUSTIFICATIVA
O tema foi definido pela possibilidade de estudar e trabalhar com o Jornalismo Ambiental, a valorização de uma das principais vegetações que compõem o estado (Cerrado), a interdisciplinaridade e abrangência em âmbito social do tema, e o impacto que a narrativa pode ter sobre a sociedade. O estilo adotado para a apresentação da narrativa foi o transmídia (ou multimídia), que tem como característica o uso de duas ou mais plataformas para exposição de um mesmo tema, permite a utilização do audiovisual, possibilita o maior envolvimento e imersão do público com o tema e o aproveitamento dos recursos digitais da melhor maneira para transmitir as informações, de acordo com suas características. Dessa forma, foram produzidos três produtos que se complementam, porém possuem sentido completo independente uns dos outros. Para reforçar a ideia de que os produtos são parte da mesma narrativa, foi utilizada a mesma identidade visual para todos.਀䌀愀搀愀 甀洀 搀攀猀猀攀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 昀漀椀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀瀀氀椀挀愀爀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 最爀愀搀甀愀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀 搀漀 匀甀氀 ⠀唀䘀䴀匀⤀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀 刀攀搀愀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 漀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 漀 䌀椀戀攀爀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ Além do texto, o uso de recursos digitais como fotos, vídeos e áudios em uma plataforma na internet foram escolhidos para compor a reportagem longform com o propósito de explorar o potencial imagético do tema e o potencial sonoro, com a gravação de entrevistas. Por estar alocada em uma plataforma digital e do cibermeio, não há limites físicos de espaço para a produção textual e de outros elementos nesta reportagem. Assim, foram produzidas diversas mídias (fotos, vídeos, texto e áudios) utilizadas na plataforma digital da internet, a “Web”, para contar de forma mais completa as histórias e informações obtidas nessas comunidades e proporcionar ao leitor imersão no conteúdo.਀伀 洀椀渀椀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀  愀 挀漀洀瀀椀氀愀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 最爀愀瘀愀搀愀猀 攀洀 瘀搀攀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 䄀 搀攀挀椀猀漀 瀀漀爀 甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 瀀甀爀愀洀攀渀琀攀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 椀渀挀氀甀猀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀 洀愀椀猀 氀漀渀最漀猀 攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀猀琀 愀氀漀挀愀搀漀 攀洀 䐀嘀䐀ⴀ刀漀洀⸀ 䨀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 琀椀瀀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀 琀攀洀 昀漀挀漀 攀洀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀猀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 漀甀 洀搀椀漀猀 攀 氀攀最攀渀搀愀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀Ⰰ  甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 䄀洀戀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 甀洀愀 搀攀瘀漀氀甀琀椀瘀愀 昀猀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 瘀椀猀椀琀愀搀愀猀 焀甀攀 渀漀 瀀漀猀猀甀攀洀 愀挀攀猀猀漀  椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 渀漀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 瘀攀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀愀 圀攀戀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀氀 攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ A pesquisa bibliográfica ajudou no conhecimento sobre o bioma Cerrado, suas plantas típicas e como a economia do estado de Mato Grosso do Sul em relação ao setor agrícola podem estar relacionadas com esta vegetação. Com as leituras pode-se ver que Cerrado foi bastante desmatado até os dias de hoje, e, mesmo com grande parte de sua cobertura vegetal perdida, ainda é considerado um bioma rico em relação às plantas e frutos típicos, e estes podem ser aproveitados e utilizados em estudos científicos e nutricionais. ਀嘀椀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 渀愀 愀氀椀洀攀渀琀愀漀 搀椀爀椀愀Ⰰ 漀 甀猀漀 搀攀猀猀攀猀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 昀攀椀琀漀 椀渀 渀愀琀甀爀愀Ⰰ 渀愀 昀愀戀爀椀挀愀漀 搀攀 昀愀爀椀渀栀愀猀Ⰰ 渀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 攀洀 爀攀挀攀椀琀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䄀猀 攀猀瀀挀椀攀猀 昀爀甀琀昀攀爀愀猀 渀愀琀椀瘀愀猀 搀攀猀琀攀 戀椀漀洀愀 搀攀猀琀愀挀愀洀ⴀ猀攀 瀀攀氀漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀漀 愀最爀挀漀氀愀 ⠀刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ ㈀  㐀⤀ 攀 猀漀 攀猀琀甀搀愀搀愀猀 瀀漀爀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 攀砀琀攀渀猀漀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀愀 唀䘀䴀匀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 唀渀椀搀愀搀攀 搀攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀 搀攀 䄀氀椀洀攀渀琀漀猀 攀 匀愀切搀攀 倀切戀氀椀挀愀 ⠀唀琀愀猀瀀⤀ 攀 漀 倀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ嘠愀氀漀爀椀稀愀漀 搀攀 倀氀愀渀琀愀猀 䄀氀椀洀攀渀琀挀椀愀猀 搀漀 倀愀渀琀愀渀愀氀 攀 䌀攀爀爀愀搀漀ᴀ⸠   Descobriu-se após pesquisas e entrevistas que os projetos da UFMS, mais do que apenas o estudo e otimização dos frutos, visam também ajudar comunidades tradicionais e rurais na produção alimentícia com base nas espécies frutíferas do Cerrado. O enfoque desta atividade está no retorno econômico às populações locais, procurar estimular o extrativismo de modo consciente, a comercialização dos produtos, valorizar a cultura e a biodiversidade destes locais. Todo esta pesquisa foi fundamental para dar cenário e sustentação à narrativa que conta a história de pessoas que vivem na região do bioma e trabalham com os seus frutos.਀䄀氀洀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 搀漀 戀椀漀洀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 攀猀琀甀搀愀搀漀 焀甀愀氀 愀 渀漀洀攀愀漀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䠀 洀甀椀琀愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 琀爀愀渀猀洀搀椀愀 攀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀漀猀 琀爀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 琀爀猀 愀甀琀漀爀攀猀㨀 䐀攀渀椀猀 倀漀爀琀漀 刀攀渀 攀 䨀攀猀切猀 䘀氀漀爀攀猀 ⠀㈀ ㄀㈀⤀Ⰰ 攀 䠀攀渀爀礀 䨀攀渀欀椀渀猀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䘀氀漀爀攀猀 攀 刀攀渀 ⠀㈀ ㄀㈀⤀Ⰰ ᰀ漠 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀爀愀渀猀洀搀椀愀 瘀攀洀 愀 猀攀爀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 焀甀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 挀漀洀 瘀爀椀愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 渀甀洀攀爀漀猀漀猀 洀攀椀漀猀 攀 瀀愀爀愀 甀洀愀 椀渀昀椀渀椀搀愀搀攀 搀攀 甀猀甀爀椀漀猀⸀ᴀ†⠀䘀䰀伀刀䔀匀㬀 刀䔀一팀Ⰰ ㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀㠀㈀Ⰰ 琀爀愀搀甀漀 渀漀猀猀愀⤀⸀ 一愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀氀攀猀Ⰰ 攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 渀漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀 ⠀愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 猀攀甀猀 攀猀琀甀搀漀猀⤀⸀  Para Jenkins (2013), as narrativas transmídia são resultado da cultura da convergência que se caracteriza como a “mudança na lógica pela qual a cultura opera, com ênfase no fluxo de conteúdos pelos canais de mídia” (JENKINS, 2013, p. 386). Segundo ele, nas narrativas transmídia é possível utilizar diversas mídias e cada uma delas deve agir da melhor maneira, dentro de suas especificidades, para transmitir o conteúdo. No glossário do livro Cultura da Convergência o autor define esta prática da seguinte forma: “Narrativa transmídia: histórias que se desenrolam em múltiplas plataformas de mídia, cada uma delas contribuindo de forma distinta para nossa compreensão do universo; uma abordagem mais integrada do desenvolvimento de uma franquia do que os modelos baseados em textos originais e produtos acessórios.” (JENKINS, 2013, p. 392)਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀猀琀攀猀 搀漀椀猀 愀甀琀漀爀攀猀 搀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 搀攀渀漀洀椀渀愀爀 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 挀漀洀漀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 琀爀愀渀猀洀搀椀愀 焀甀攀 攀猀琀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 琀爀猀 洀攀椀漀猀㨀 漀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 ⠀洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀⤀Ⰰ 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀 漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 ⠀洀攀椀漀猀 昀猀椀挀漀猀⤀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 猀攀最甀攀ⴀ猀攀 愀焀甀椀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 焀甀攀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 琀爀愀渀猀洀搀椀愀  甀洀 洀漀搀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀攀椀漀猀 攀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀⸀ 䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 氀漀渀最昀漀爀洀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀Ⰰ 甀搀椀漀猀 攀 琀攀砀琀漀猀 攀洀 甀洀愀 洀攀猀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀⸀ 䔀猀琀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀甀渀挀椀漀渀愀 挀漀洀漀 攀椀砀漀 挀攀渀琀爀愀氀⸀ 伀猀 漀甀琀爀漀猀 搀漀椀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 猀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀 攀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 甀洀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀漀 琀攀洀愀⸀ O estilo escolhido para a produção de um dos produtos foi o longform na internet, narrativa que utiliza plataformas digitais que permite o uso de recursos como textos, fotografias, vídeos, áudios e infográficos, com o intuito de apresentar o máximo de informação da melhor maneira possível para que o leitor se insira na narrativa e transmitir o acesso à informação de forma diferenciada dos veículos de comunicação clássicos. Como base do estudo da narrativa longform foi utilizada a bibliografia de Raquel Longhi (2015), que fala como este novo tipo de narrativa pode servir de alternativa aos meios jornalísticos tradicionais e permitir maior contextualização e aprofundamento dos fatos. Em relação a plataforma da Web, o autor João Canavilhas (2014) foi usado para entender e explorar os recursos de interatividade e hipertextualidade.਀䄀氀洀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀氀 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 攀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瘀椀猀椀琀愀猀 猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 攀 爀甀爀愀椀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀Ⰰ 猀攀甀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀 猀甀愀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 挀漀洀漀  爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 挀漀氀栀攀椀琀愀 攀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 瀀氀愀渀琀愀猀 愀氀椀洀攀渀琀挀椀愀猀 搀漀 䌀攀爀爀愀搀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀 愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 瘀椀猀椀琀愀猀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀氀漀挀愀搀愀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀椀爀攀琀愀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 洀愀椀猀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀 攀洀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀Ⰰ 甀搀椀漀猀 攀 昀漀琀漀猀⸀ Nas entrevistas presenciais pode-se entender e explorar melhor o tema, e estar em contato com aqueles que praticam as atividades de colheita, aproveitamento e comercialização. Foram entrevistadas as pessoas que vivem nas comunidades tradicionais e rurais, órgãos e ONGs que auxiliam o seu trabalho, e pesquisadores do tema, a fim de entender o porquê da existência, funcionamento, resultados das atividades, geração de renda e situação financeira desta população.਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 洀愀椀猀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀Ⰰ 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 爀攀猀猀愀氀琀攀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀猀琀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀⸀ 䄀猀 昀愀氀愀猀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 最爀愀瘀愀搀愀猀 攀 琀爀愀渀猀挀爀椀琀愀猀Ⰰ 搀攀爀愀洀 洀愀椀漀爀 瘀攀爀愀挀椀搀愀搀攀 攀 瘀攀爀漀猀猀椀洀椀氀栀愀渀愀 愀漀 琀攀砀琀漀⸀ 䈀愀猀攀愀渀搀漀ⴀ猀攀 渀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 䴀攀搀椀渀愀 ⠀㄀㤀㤀㔀⤀ 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 挀漀洀漀 搀椀氀漀最漀猀Ⰰ 猀攀洀 猀攀 瀀爀攀渀搀攀爀 愀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 瀀爀ⴀ攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 焀甀攀 攀渀爀椀樀攀愀 愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 搀愀爀 愀戀攀爀琀甀爀愀  挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀Ⰰ 挀漀洀漀 搀椀稀 愀 愀甀琀漀爀愀Ⰰ 爀攀瘀攀氀愀爀 甀洀愀 瘀攀爀搀愀搀攀 猀漀戀爀攀 愀 瀀攀猀猀漀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀⸀  Foram realizados registros fotográficos e de vídeo dos entrevistados e dos ambientes, para possibilitar que o leitor veja a realidade pesquisada e visitada, e tenha uma imersão no assunto que está sendo passado. Por fim, a narrativa foi montada e publicada. A compilação do material audiovisual resultou na criação do minidocumentário e com o uso das fotografias, aliadas a uma nova redação, foi feita a reportagem fotojornalística impressa.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Para realização do produto foi definido o tema, realizado o levantamento bibliográfico e a elaboração dos relatórios, a prospecção de fontes, entrevistas com especialistas, o planejamento de viagens para as comunidades tradicionais e rurais, viagens para estas comunidades para a realização das entrevistas, captação dos áudios, vídeos, fotografias e, posteriormente, a análise e decupagem das informações coletadas e a produção e montagem dos três produtos jornalísticos.਀䘀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 氀攀椀琀甀爀愀猀 猀漀戀爀攀 䈀椀漀氀漀最椀愀Ⰰ 䔀挀漀氀漀最椀愀 攀 䴀攀椀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 䔀挀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 䌀椀戀攀爀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 刀攀搀愀漀 攀 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䄀洀戀椀攀渀琀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀甀瀀漀爀琀攀 琀攀爀椀挀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀砀琀攀渀猀漀 搀愀 唀䘀䴀匀 ᰀ嘠愀氀漀爀椀稀愀漀 搀攀 倀氀愀渀琀愀猀 䄀氀椀洀攀渀琀挀椀愀猀 搀漀 倀愀渀琀愀渀愀氀 攀 䌀攀爀爀愀搀漀ᴀⰠ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 搀愀 爀攀渀搀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 猀攀最甀爀愀渀愀 愀氀椀洀攀渀琀愀爀 攀 愀 挀漀渀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 瘀攀最攀琀愀漀 渀愀琀椀瘀愀 搀漀 䌀攀爀爀愀搀漀 攀 倀愀渀琀愀渀愀氀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀攀爀瘀椀甀 搀攀 愀瀀漀椀漀 瀀愀爀愀 愀挀攀猀猀漀 愀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 攀 爀甀爀愀椀猀 攀 瀀愀爀愀 琀椀爀愀爀 搀切瘀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀攀爀 攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 瀀爀ⴀ攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀⸀ As entrevistas realizadas com os professores proporcionaram acesso ao contato de moradores dos assentamentos rurais que trabalham com os frutos, para marcar as visitas.਀䄀猀 瘀椀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 搀椀愀猀⸀ 一漀 搀椀愀 ㄀㤀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀漀 䄀猀猀攀渀琀愀洀攀渀琀漀 䴀漀渀樀漀氀椀渀栀漀Ⰰ 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀漀 䄀渀愀猀琀挀椀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀愀洀 挀漀洀漀  昀攀椀琀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 昀爀甀琀漀猀 搀漀 䌀攀爀爀愀搀漀 攀Ⰰ 渀漀 搀椀愀 ㈀ Ⰰ 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀洀 攀猀琀攀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀愀爀愀 愀 䘀攀椀爀愀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀愀 䄀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀 䘀愀洀椀氀椀愀爀 攀 搀愀 䔀挀漀渀漀洀椀愀 匀漀氀椀搀爀椀愀Ⰰ 渀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 䄀渀愀猀琀挀椀漀⸀ 䔀猀琀愀猀 攀琀愀瀀愀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀愀洀攀渀琀漀 愀琀 愀 瘀攀渀搀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀猀 攀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀猀Ⰰ 攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀⸀ 一漀 䄀猀猀攀渀琀愀洀攀渀琀漀 䄀渀搀愀氀切挀椀愀Ⰰ 攀洀 一椀漀愀焀甀攀Ⰰ 渀漀猀 搀椀愀猀 ㈀㄀ 攀 ㈀㈀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 瘀椀猀椀琀愀 瀀愀爀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 倀爀漀搀甀漀Ⰰ 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀 䌀愀瀀愀挀椀琀愀漀 搀漀 䌀攀爀爀愀搀漀 ⠀䌀攀瀀瀀攀挀⤀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 攀 猀甀愀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀漀⸀ 伀猀 愀猀猀攀渀琀愀洀攀渀琀漀猀 匀漀 䴀愀渀漀攀氀 攀 䌀漀渀挀攀椀漀 渀漀 攀猀琀愀瘀愀洀 渀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 瀀漀爀洀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀猀琀攀猀 氀漀挀愀椀猀 搀甀爀愀渀琀攀 攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀⸀ Todo o material coletado durante este processo, da pesquisa bibliográfica até as viagens, contribuiu para o resultado final de cada um dos três produtos jornalísticos. ਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀漀 攀猀琀椀氀漀 氀漀渀最昀漀爀洀 攀猀琀 愀氀漀挀愀搀愀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 圀攀戀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 攀猀琀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 焀甀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀洀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀琀愀瀀愀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 漀猀 昀爀甀琀漀猀 渀愀琀椀瘀漀猀㨀 愀 挀漀氀栀攀椀琀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀愀洀攀渀琀漀 攀 愀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀漀⸀ 䄀挀爀攀猀挀攀渀琀愀ⴀ猀攀 愀椀渀搀愀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀猀 昀爀甀琀漀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀攀椀愀 攀渀琀爀攀 攀猀琀愀猀 琀爀猀 昀愀猀攀猀 攀 漀 愀洀漀爀  琀攀爀爀愀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 愀猀猀攀渀琀愀搀漀猀⸀ 䘀漀椀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀Ⰰ 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 挀漀渀猀攀爀瘀愀漀 搀漀 戀椀漀洀愀 䌀攀爀爀愀搀漀⸀ 䔀洀 氀攀椀琀甀爀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀氀愀漀 搀愀 爀攀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 搀愀 䔀挀漀渀漀洀椀愀 挀漀洀 漀 攀砀琀爀愀琀椀瘀椀猀洀漀 瘀攀最攀琀愀氀 搀漀猀 昀爀甀琀漀猀 琀瀀椀挀漀猀 搀攀猀猀攀 戀椀漀洀愀Ⰰ 搀攀猀挀漀戀爀椀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 愀 瘀攀渀搀愀 搀漀猀 昀爀甀琀漀猀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 漀 猀攀甀 瀀氀愀渀琀椀漀 攀 洀愀渀甀琀攀渀漀⸀ 䔀猀琀 琀愀洀戀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 漀猀 昀爀甀琀漀猀 搀漀 䌀攀爀爀愀搀漀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 焀甀攀 最椀爀愀洀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 猀漀 氀椀洀椀琀愀搀漀猀 攀 渀漀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 攀猀最漀琀愀搀漀猀⸀ 䄀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 瘀椀猀椀琀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 漀爀椀攀渀琀愀搀愀猀 愀 渀漀 攀砀琀爀愀椀爀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 昀爀甀琀漀猀 搀愀猀 瀀氀愀渀琀愀猀 渀愀琀椀瘀愀猀 攀 愀 挀漀渀猀攀爀瘀愀爀 漀 戀椀漀洀愀⸀ 䔀猀琀攀 挀攀渀爀椀漀 搀攀甀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀漀 琀攀洀愀 搀攀渀琀爀漀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ Os três capítulos da reportagem longform podem ser acessados por meio do menu ou pela barra de rolagem. Cada um deles utiliza recursos como a técnica de paralaxe, slides de fotografias, players de áudios e de vídeos, com o intuito de possibilitar um envolvimento mais dinâmico e aprofundado com o tema.਀伀 甀猀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀椀搀愀搀攀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 䨀漀漀 䌀愀渀愀瘀椀氀栀愀猀 ⠀㈀ ㄀㐀⤀ 攀猀琀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 甀猀漀 搀攀 栀椀瀀攀爀氀椀渀欀猀 搀攀 氀椀最愀漀 愀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀砀琀攀爀渀漀猀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 椀渀琀攀爀渀漀猀Ⰰ 挀栀愀洀愀搀漀猀 渀挀漀爀愀猀 搀攀 氀椀最愀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 挀漀洀漀 氀攀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 伀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 猀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀 攀渀琀爀攀 猀椀Ⰰ 渀漀 猀攀渀搀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 栀椀攀爀爀焀甀椀挀愀⸀ O primeiro capítulo, “Fruto de quintal”, aborda o Cerrado e suas características, apresenta como os moradores dos assentamentos rurais se envolveram com o extrativismo, explana a relação inicial deles com os frutos e explica as etapas de colheita, processamento e comercialização. O segundo capítulo foi nomeado “Cerrado em pé”, alusão à conservação do bioma, tema central desta parte. Nele, é contextualizado o cenário atual do Cerrado, a influência do extrativismo sustentável para a manutenção da flora e aborda a valorização dos alimentos nativos. Por fim, o capítulo “Eu sou terra” aprofunda na relação dos moradores dos assentamentos visitados com a terra em que vivem, quais as dificuldades que enfrentam neste trabalho com os frutos nativos e o que mudou em suas vidas desde o início da atividade.਀伀猀 搀攀洀愀椀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀猀 瀀攀渀猀愀渀搀漀ⴀ猀攀 渀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀猀 愀猀猀攀渀琀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 渀漀 栀 愀挀攀猀猀漀  椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 漀 洀椀渀椀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 琀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 氀攀瘀愀爀 愀 攀氀攀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 氀栀攀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀洀⸀  Os vídeos referentes ao minidocumentário foram organizados de maneira que formassem blocos informativos separados em: introdução, colheita, processamento, comercialização, desafios, conservação do Cerrado e complementação de renda. O minidocumentário foi pensando e editado de forma a deixar apenas as falas dos moradores das comunidades para que eles possam se ver e que outras pessoas que tiverem acesso ao material conheçam quem são as pessoas por trás do trabalho com frutos do Cerrado. Para a edição e montagem, foi utilizado o software Adobe Premiere e o resultado final foi compilado em um DVD-Rom, com duração de 18 minutos e 49 segundos.਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 昀漀椀 搀椀愀最爀愀洀愀搀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀洀 焀甀攀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀猀 愀猀猀攀渀琀愀洀攀渀琀漀猀 爀甀爀愀椀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 猀攀 瘀攀爀 攀 猀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀洀 猀漀戀爀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 漀猀 昀爀甀琀漀猀 渀愀琀椀瘀漀猀 渀攀猀琀攀猀 氀漀挀愀椀猀⸀ 䔀氀愀 瀀漀猀猀甀椀 ㄀㈀ 瀀最椀渀愀猀 攀 琀愀洀戀洀 攀猀琀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 琀爀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀㨀 ᰀ䌠漀渀栀攀挀攀爀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀ᴀⰠ ᰀ匠甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀ᴀ†攀 ᰀ倠攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀ᴀ†䄀 攀搀椀琀漀爀愀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 渀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䄀搀漀戀攀 䤀渀䐀攀猀椀最渀 攀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 攀洀 最爀昀椀挀愀 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 伀猀 搀漀椀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 渀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 愀猀猀椀洀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 椀猀猀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀儀甀愀渀琀漀 洀愀椀猀 猀攀 瀀攀猀焀甀椀猀漀甀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 渀漀琀漀甀ⴀ猀攀 愀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀氀攀⸀ 伀 攀砀琀爀愀琀椀瘀椀猀洀漀 搀攀 昀爀甀琀漀猀 渀愀琀椀瘀漀猀 搀漀 䌀攀爀爀愀搀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀搀愀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀猀琀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 猀椀琀甀愀漀 攀洀 焀甀攀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀  爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 ⴀ 愀洀戀愀猀 挀愀甀猀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 瀀爀攀挀愀爀椀攀搀愀搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀氀 攀 焀甀攀猀琀攀猀 攀挀漀渀洀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 洀愀爀最攀洀 搀攀 氀甀挀爀漀 攀 最攀爀愀漀 搀攀 爀攀渀搀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀⸀ Todo o processo de execução do projeto experimental foi repleto de aprendizados pessoais e profissionais. As pesquisas bibliográficas e as entrevistas com especialistas na área, antes mesmo da visita ao local, se mostraram de extrema importância. Sem este repertório, seria muito mais difícil se conectar com os moradores dos assentamentos. ਀䌀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 琀爀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 昀漀椀 瀀攀爀洀攀愀搀漀 瀀攀氀漀 攀猀昀漀爀漀 搀攀 猀攀 昀愀稀攀爀 愀氀最漀 渀漀瘀漀⸀ 吀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀洀 琀爀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀Ⰰ 瀀漀爀洀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 甀洀 琀漀搀漀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀漀Ⰰ 攀猀琀椀洀甀氀漀甀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀攀渀猀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ As dificuldades encontradas durante a realização da narrativa transmídia contribuíram para o crescimento pessoal e profissional. Aprender a lidar com contratempos e adversidades, fatores tão presentes no âmbito profissional dos jornalistas, treinar o senso jornalístico e conhecer realidades diferentes foram experiências gratificantes ao final do processo.਀준 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀昀椀爀洀愀爀 焀甀攀 漀 洀愀椀漀爀 搀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀 愀漀 昀愀稀攀爀 攀猀琀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 爀攀昀漀爀愀爀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 昀攀椀琀漀 搀攀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀搀愀漀⸀ 준 瀀爀攀挀椀猀漀 猀愀椀爀Ⰰ 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 猀攀渀琀椀爀 挀栀攀椀爀漀猀 攀 最漀猀琀漀猀Ⰰ 愀瀀甀爀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀Ⰰ 瘀椀愀樀愀爀 攀 椀洀攀爀最椀爀⸀ 䔀猀琀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀 漀 琀椀渀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 瀀愀爀愀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀愀洀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 攀砀椀樀愀洀 攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀琀攀渀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀漀 ⠀漀爀最⤀⸀ 圀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 㜀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 洀愀爀挀愀洀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀⸀ 䌀漀瘀椀氀栀Ⰰ 倀琀㨀 䰀椀瘀爀漀猀 䰀愀戀挀漀洀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ⴀ㈀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀氀椀瘀爀漀猀氀愀戀挀漀洀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀戀漀漀欀⼀㄀㈀㄀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㔀 搀攀 洀愀爀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ 䠀攀渀爀礀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀 搀愀 䌀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀⸀ 吀爀愀搀⸀ 匀甀猀愀渀愀 䄀氀攀砀愀渀搀爀椀愀⸀ ㈀愀 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀氀攀瀀栀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀氀攀氀椀瘀爀漀猀⸀戀椀搀⼀戀漀漀欀⼀戀愀椀砀愀爀ⴀ氀椀瘀爀漀ⴀ挀甀氀琀甀爀愀ⴀ搀愀ⴀ挀漀渀瘀攀爀最攀渀挀椀愀ⴀ栀攀渀爀礀ⴀ樀攀渀欀椀渀猀ⴀ攀洀ⴀ瀀搀昀ⴀ攀瀀甀戀ⴀ攀ⴀ洀漀戀椀ⴀ漀甀ⴀ氀攀爀ⴀ漀渀氀椀渀攀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㠀 搀攀 漀甀琀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀㬀 圀䤀一儀唀䔀匀Ⰰ 䬀爀氀攀礀⸀ 伀 氀甀最愀爀 搀漀 氀漀渀最昀漀爀洀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀渀氀椀渀攀⸀ 儀甀愀氀椀搀愀搀攀 瘀攀爀猀甀猀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 攀 愀氀最甀洀愀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 䤀渀㨀 䔀猀琀甀搀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 堀堀䤀嘀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 䄀渀甀愀氀 搀愀 䌀漀洀瀀猀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䌀爀攀洀椀氀搀愀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㨀 伀 搀椀氀漀最漀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ 䔀氀愀椀渀攀 吀攀氀氀攀猀⸀ 䘀爀甀琀漀猀 搀漀 䌀攀爀爀愀搀漀㨀 愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀漀猀 昀爀甀琀漀猀 搀漀 挀攀爀爀愀搀漀 渀愀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀漀 搀漀 挀攀爀爀愀搀漀⸀ ㈀  㐀⸀ 㤀㈀ 昀⸀ 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀 ⠀䔀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀漀 䜀愀猀琀爀漀渀漀洀椀愀 攀 匀攀最甀爀愀渀愀 䄀氀椀洀攀渀琀愀爀⤀ ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀  㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀戀搀洀⸀甀渀戀⸀戀爀⼀栀愀渀搀氀攀⼀㄀ 㐀㠀㌀⼀㔀㈀㐀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㔀 搀攀 洀愀爀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀一팀Ⰰ 䐀攀渀椀猀 倀漀爀琀漀㬀 䘀䰀伀刀䔀匀Ⰰ 䨀攀猀切猀⸀ 倀攀爀椀漀搀椀猀洀漀 琀爀愀渀猀洀攀搀椀愀⸀ 䴀愀搀爀椀搀㨀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀 䘀爀愀最甀愀⸀ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀