INSCRIÇÃO: 00161
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT05
 
TÍTULO: Tormento do Amor: Uma Mistura de Realidade e Ficção
 
AUTORES: Matheus Felipe carvalho (Universidade Católica Dom Bosco); Giovanna Cavalcante Zottino (Universidade Católica Dom Bosco); Júlia Estevam Santos (Universidade Católica Dom Bosco); Eduardo Perotto Biagi (Universidade Católica Dom Bosco); Elton Tamiozzo de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco); Thiago Muller da Silva (Universidade Católica Dom Bosco)
 
PALAVRAS-CHAVE: Fotonovela, Temas transversais, Violência, ,
 
RESUMO
A fotonovela “Tormento do amor” foi um trabalho realizado pelos acadêmicos do segundo semestre de Comunicação Social para a disciplina de Produção em Comunicação II da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O objetivo da criação da fotonovela, foi retratar de forma artística temas como a violência psicológica e a agressão física, a fim de elaborar uma trama impactante norteada por uma temática social.
 
INTRODUÇÃO
A fotonovela é um gênero midiático que utiliza, principalmente, o recurso da fotografia para se afirmar, podendo narrar histórias reais ou fictícias. O seu início é marcado na Itália, década de 40. Segundo Rodrigues (2013), "as fotonovelas começaram através da influência e sucesso da produção do cinema, um projeto que visava estabelecer a publicação em revista, as narrativas de alguns filmes de sucesso que estrelavam no cinema" (RODRIGUES, 2013. p. 03). A autora ainda afirma que:਀一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀猀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 甀洀 洀攀爀挀愀搀漀 挀愀琀椀瘀漀 瀀漀爀 洀愀椀猀 搀攀 ㈀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀猀 愀渀漀猀 ㄀㤀㔀  攀 ㄀㤀㜀 Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 甀洀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀 昀攀洀椀渀椀渀愀⸀ 䘀椀挀漀甀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 猀攀最甀椀渀搀漀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 氀最椀挀愀 搀攀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 ⠀刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ ㈀ ㄀㌀ 瀀⸀ ㈀⤀⸀ O gênero fotonovela permite ao leitor participar da narrativa, como se ele fosse o produtor e não um mero receptor, ou seja, ele não é passível. E que, além disso, ela pode sim retratar a realidade, como defendem Joanilho e Joanilho (2008).਀䌀漀洀漀 洀甀椀琀漀猀Ⰰ 猀攀渀漀 琀漀搀漀猀Ⰰ 最渀攀爀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀Ⰰ 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 琀攀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 甀洀 洀攀椀漀 挀愀瀀愀稀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 攀猀猀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀ⴀ氀愀猀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 䄀渀搀爀 䨀漀愀渀椀氀栀漀 攀 䴀愀爀椀渀最攀氀愀 䨀漀愀渀椀氀栀漀 愀昀椀爀洀愀洀㨀 A fotonovela por meio das representações cria mediações entre realidade e ficção, produzindo interpretações da vida cotidiana. A fotonovela permite a reinvenção da narrativa e coloca o leitor como produtor e não como simples receptor. Cabe, no entanto, reparar que para facilitar o reconhecimento e modificar narrativas, a estrutura da trama deve ser simplificada, ampliando as possibilidades de leitura. (JOANILHO; JOANILHO, 2008, p. 11).਀䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 ᰀ吠漀爀洀攀渀琀漀 搀漀 䄀洀漀爀∀Ⰰ 挀漀洀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀䤀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 䔀搀甀愀爀搀漀 倀攀爀漀琀琀漀 䈀椀愀最椀Ⰰ 䔀氀琀漀渀 吀愀洀椀漀稀稀漀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 攀 吀栀椀愀最漀 䴀甀氀氀攀爀 搀愀 匀椀氀瘀愀⸀
 
OBJETIVO
A fotonovela em questão foi um trabalho realizado como nota parcial da disciplina de Produção em Comunicação II, na graduação de Comunicação Social, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O produto foi elaborado a partir do estudo das matérias de Fotografia, Construção de roteiro, Diagramação, Construção de personagem, Storyboard, Temas Transversais e entre outros.਀伀 ᰀ吠漀爀洀攀渀琀漀 搀漀 愀洀漀爀ᴀ†昀漀椀 甀洀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 挀爀椀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 搀漀猀 吀攀洀愀猀 吀爀愀渀猀瘀攀爀猀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀猀 瀀攀氀漀 䴀䔀䌀 ⠀䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 䔀搀甀挀愀漀⤀⸀ 伀猀 琀攀洀愀猀 琀爀愀渀猀瘀攀爀猀愀椀猀 攀砀瀀爀攀猀猀愀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀 戀猀椀挀漀猀  搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀 攀  挀椀搀愀搀愀渀椀愀 攀 漀戀攀搀攀挀攀洀 愀 焀甀攀猀琀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 攀 甀爀最攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀Ⰰ 猀漀 攀氀攀猀㨀 준琀椀挀愀㬀 伀爀椀攀渀琀愀漀 匀攀砀甀愀氀㬀 䴀攀椀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀㬀 匀愀切搀攀 攀 倀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 䌀甀氀琀甀爀愀氀⸀ A produção foi desenvolvida abordando saúde mental, violência psicológica e posteriormente, violência física. Teve como objetivo representar em uma narrativa ficcional vertentes de relações interpessoais verdadeiras, como relacionamento abusivo, pressão psicológica, possessividade, agressão, entre outros fragmentos que retratam uma relação conturbada. Além de retratar como o indivíduo é subjetivo em sua psique, o trabalho pode servir de análise do ser imponente, do ser submisso e como esses dois opostos se comportam em um ambiente violento.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀攀砀琀漀 昀漀椀 爀攀搀椀最椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 琀攀爀椀挀漀 昀攀椀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 甀洀愀 瀀爀漀昀甀渀搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀挀攀爀挀愀 搀攀 挀愀猀漀猀 爀攀愀椀猀 攀洀 焀甀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀挀愀戀愀爀愀洀 洀愀琀愀渀搀漀 猀攀甀猀 洀愀爀椀搀漀猀 攀洀 氀攀最琀椀洀愀 搀攀昀攀猀愀Ⰰ 挀漀洀漀 洀漀猀琀爀愀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ䰠攀最琀椀洀愀 䐀攀昀攀猀愀ᴀ†⠀㈀ ㄀㜀⤀Ⰰ 搀椀爀椀最椀搀漀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 伀 昀椀氀洀攀 瀀攀爀挀漀爀爀攀甀 瀀椀氀栀愀猀 搀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 渀漀猀 吀爀椀戀甀渀愀椀猀 搀攀 䨀甀猀琀椀愀 搀攀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 攀 匀漀 倀愀甀氀漀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 洀愀琀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀爀 ⠀漀 焀甀攀 渀漀 挀漀渀搀椀稀 挀漀洀 渀漀猀猀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 昀椀渀愀氀Ⰰ 洀愀猀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀挀愀洀攀渀琀攀 愀昀攀琀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 瘀椀漀氀攀渀琀愀⤀⸀ O relacionamento abusivo e a violência psicológica começam devagar e vão se construindo juntamente com a crescente do relacionamento, se tornando cada vez mais forte e intenso ao longo do tempo. A narrativa mostra como a conexão amorosa de dois personagens se sucedeu depois de um vínculo oculto, que é resultante de uma história antecedente intensa e misteriosa. Além de provocar ao público o incômodo de algo desconhecido, a fotonovela tem o poder de imprimir signos diferentes para cada sujeito, ou seja, cada indivíduo entende a obra de acordo com sua cultura, crença e modo de vida.਀匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 樀甀渀漀 攀渀琀爀攀 愀 昀椀挀漀 攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 瀀爀漀瀀攀 攀洀 猀甀愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 昀漀洀攀渀琀愀 甀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 猀愀切搀攀Ⰰ 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀 攀琀挀⸀ 䄀 氀椀最愀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 攀渀琀爀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀爀琀攀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀瘀椀爀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 搀攀戀愀琀攀猀 攀 爀漀搀愀猀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 挀愀洀瀀漀猀 搀攀 愀琀甀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀Ⰰ 猀漀挀椀漀氀漀最椀愀Ⰰ 昀椀氀漀猀漀昀椀愀Ⰰ 戀椀漀氀漀最椀愀 攀 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 焀甀攀 攀渀琀攀渀搀攀洀 漀 猀攀爀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a elaboração da fotonovela foi feita uma pesquisa sobre o tema “violência psicológica”, com o intuito de auxiliar na angulação a ser explorada. A escolha por uma escrita escrachada e livre de implicitudes se deve à tentativa de humanização da narrativa, justamente para mostrar como os fatos se dão cotidianamente.਀倀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 挀漀渀琀洀 瀀漀甀挀漀猀 琀攀砀琀漀猀 攀 洀甀椀琀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 甀洀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 洀甀椀琀漀 洀愀椀漀爀 搀漀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀  焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 猀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀攀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀⸀ As fotografias foram produzidas em um local externo, conhecido em Campo Grande/MS como Rotunda e tiradas com uma câmera semi-profissional EOS Rebel T3i da Canon. Todas as fotos foram unicamente produzidas com uma objetiva 50mm F/1.8, também da Canon. Foram utilizadas várias perspectivas, tanto fechadas quanto abertas. A maioria das capturas apresentam pouca profundidade de campo, no intuito de explorar os detalhes e expressões dos personagens. Por outro lado, algumas fotos rompem esse padrão para explorar o cenário criado.਀倀愀爀愀 ᰀ吠漀爀洀攀渀琀漀 搀漀 䄀洀漀爀ᴀ†昀漀爀愀洀 爀攀甀渀椀搀愀猀 㔀㌀ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 愀 挀愀瀀愀Ⰰ 搀愀猀 焀甀愀猀攀 ㌀   椀洀愀最攀渀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀漀爀 甀洀愀 切渀椀挀愀 瀀攀猀猀漀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 昀漀猀猀攀 洀愀渀琀椀搀愀 攀洀 琀漀搀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ Todas as fotografias foram tratadas nos programas Lightroom 4 e Photoshop CS6 e diagramadas no programa InDesign CS6 por serem um dos programas mais recentes e completos para essa finalidade.਀㌀⸀㄀⸀ऀ䘀伀吀伀ⴀ䌀䠀伀儀唀䔀 堀 䘀伀吀伀 䄀刀吀촀匀吀䤀䌀䄀 As diferenças entre os dois gêneros fotográficos são básicas. A foto-choque utiliza de instrumentos imagéticos fortes e chocantes para atrair a atenção do público. Como exemplo, pode-se citar fotos de tragédias - que envolvem sangue, destruição ou morte –, imagens sobre temas polêmicos como racismo, doenças e violência, inclusive, contra mulheres. Esse gênero começou a ser muito utilizado a partir dos conflitos existentes entre os séculos XVIII E XIX, quando se iniciou a estética do horror.਀一攀猀猀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 挀漀洀攀漀甀ⴀ猀攀 愀 攀砀椀最椀爀 搀漀 昀漀琀最爀愀昀漀 焀甀攀 攀氀攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀 搀漀猀 挀愀洀瀀漀猀 搀攀 戀愀琀愀氀栀愀⸀ 伀氀椀瘀椀攀爀漀 吀漀猀挀愀渀椀 昀漀椀 甀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 昀漀琀最爀愀昀漀 攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㤀 ⸀ 䔀氀攀 昀漀椀 琀愀洀戀洀 甀洀 搀漀猀 瀀椀漀渀攀椀爀漀猀 渀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀 昀漀琀漀ⴀ挀栀漀焀甀攀 愀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀㨀 愀戀漀爀搀愀瘀愀 琀攀洀愀猀 ᰀ猠甀戀瘀攀爀猀椀瘀漀猀ᴀ†攀洀 猀甀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 爀愀挀椀猀洀漀Ⰰ 愀 爀攀氀椀最椀漀Ⰰ 漀 猀攀砀漀 攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀ 吀愀渀渀甀猀 爀攀琀爀愀琀愀 攀猀猀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀攀 吀漀猀挀愀渀椀 焀甀愀渀搀漀 搀椀稀 焀甀攀㨀 Na década de oitenta, presenciamos acontecimentos que romperam fronteiras, estabelecendo, com isto, proximidade entre culturas, instalando novos conflitos, ancorando uma nova era. Podemos pensar que tais acontecimentos são desdobramentos impulsionados por vários fatores, como: a queda do muro de Berlim; o processo expansivo da globalização; a epidemia da AIDS; crimes ambientais; racismo; conflitos religiosos; avanços tecnológicos; fome e outros acontecimentos que provocaram impressionantes ramificações. Estas e outras vertentes sociais, políticas, econômicas e culturais instigaram Toscani na construção de seu repertório imagético. (TANNUS, 2008 apud TEIXEIRA, 2011, p. 6).਀䨀 愀 昀漀琀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀 挀愀爀爀攀最愀 挀攀爀琀漀 氀椀爀椀猀洀漀 渀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 爀攀挀甀爀猀漀 椀洀愀最琀椀挀漀⸀ 䔀氀愀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 琀攀渀琀愀 攀砀琀爀愀椀爀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 洀愀椀猀 渀琀椀洀愀猀 攀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀猀 搀漀 昀漀琀最爀愀昀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 琀攀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀爀 焀甀攀氀攀 焀甀攀 愀 漀戀猀攀爀瘀愀⸀ 一攀猀猀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀  愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀漀 昀漀琀最爀愀昀漀⸀ 䨀 渀漀  琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 挀愀瀀琀愀爀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 椀渀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 攀 猀椀洀 愀 椀洀愀最攀洀 洀愀椀猀 栀愀爀洀漀渀椀漀猀愀 愀漀 攀焀甀椀氀椀戀爀愀爀 氀甀稀Ⰰ 搀椀猀琀渀挀椀愀 昀漀挀愀氀 攀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀  甀洀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀漀 搀攀猀愀昀椀漀  挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀  漀甀猀愀搀椀愀 搀攀 焀甀攀洀 愀 瀀爀漀搀甀稀⸀  Contudo, buscamos na fotonovela presente utilizar uma mescla entre a foto-choque e a foto artística. A primeira, para ajudar a retratar a realidade tal como é (mesmo que de modo hiperbólico e ficcional como proposto). E a segunda para fornecer apelo imagético lírico e criativo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 ᰀ吠漀爀洀攀渀琀漀 搀漀 愀洀漀爀ᴀ†瀀漀猀猀甀椀 ㄀㘀 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 漀渀氀椀渀攀 挀栀愀洀愀搀漀 䤀匀匀唀唀 Ⰰ 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀漀爀愀洀 搀椀猀瀀漀猀琀愀猀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 挀爀漀渀漀氀最椀挀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀  Optou-se por criar um material com mais imagens e poucos diálogos, para que o público tenha maior atenção na interpretação dos atores, nos elementos de cena e todo o restante de objetos e signos que complementam o ambiente fotográfico.਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀攀漀甀 挀漀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀猀猀攀 挀甀渀栀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀猀猀攀 甀洀愀 瘀椀猀漀 攀砀愀挀攀爀戀愀搀愀 攀 瀀爀漀昀甀渀搀愀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䰀漀最漀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 搀攀甀ⴀ猀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 洀愀椀猀 愀挀攀渀琀甀愀搀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 漀猀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀Ⰰ 攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀渀搀漀 甀洀愀 挀漀渀攀砀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 洀攀猀洀漀猀⸀ Com a finalização do roteiro, se fez necessária a formação de casting , analisamos alguns perfis de atores e escolhemos os que mais se encaixavam com os personagens. Atores esses, que já trabalham profissionalmente na área e puderam entregar uma maior verossimilhança a dramatização.਀伀 瀀爀砀椀洀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 挀攀渀漀最爀愀昀椀愀⸀ 倀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 焀甀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀猀猀攀 愀 琀爀愀洀愀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 氀甀最愀爀攀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀洀瀀漀 䜀爀愀渀搀攀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 挀漀洀瀀漀爀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 搀攀 甀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 挀漀洀 漀 最爀甀瀀漀 猀漀戀爀攀 焀甀愀氀 猀攀爀椀愀 愀 洀攀氀栀漀爀 漀瀀漀Ⰰ 昀攀稀ⴀ猀攀 愀 漀瀀漀 瀀攀氀愀 ᰀ删漀琀甀渀搀愀 䘀攀爀爀漀瘀椀爀椀愀 搀攀 䌀愀洀瀀漀 䜀爀愀渀搀攀ᴀⰠ 焀甀攀  甀洀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 愀戀愀渀搀漀渀愀搀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀漀 搀愀 爀甀愀 ㄀㐀 搀攀 樀甀氀栀漀Ⰰ 渀漀 戀愀椀爀爀漀 匀漀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀⸀ 䔀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 攀猀猀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 愀昀愀猀琀愀搀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 瀀漀猀猀甀椀爀 甀洀 愀爀 洀椀猀琀攀爀椀漀猀漀 攀 猀漀洀戀爀椀漀Ⰰ 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 愀猀 猀攀渀猀愀攀猀 焀甀攀 焀甀攀爀愀洀漀猀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 攀洀 渀漀猀猀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ Segundo Filho (2001) a cenografia tem como função contar a história do modo mais real possível, ou seja, usar elementos realistas como instrumento para enriquecer a cena. Como na cenografia, a escolha do figurino, maquiagem e paleta de cores, foram pensadas para demonstrar uma maior fidedignidade as cenas. Como as manchas vermelhas no corpo da personagem principal, lábios ressecados, roupas fluidas, e entre outros elementos.਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀椀渀搀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 攀搀椀漀Ⰰ 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 挀漀氀漀爀愀漀 攀 爀攀搀椀洀攀渀猀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀猀猀攀 搀攀 昀挀椀氀 氀攀椀琀甀爀愀 攀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀⸀ A fotonovela está disponível no link https://issuu.com/jestevam/docs/gabrielteodoro.giovannazottino.jo__ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀䤀 渀漀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 洀愀椀猀 瀀爀漀昀甀渀搀漀 猀漀戀爀攀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀攀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 甀洀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 洀愀椀漀爀 挀漀洀 漀 最渀攀爀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 攀 琀攀爀椀挀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 漀 洀攀猀洀漀 渀漀猀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀猀瀀攀氀栀愀搀愀 攀洀 甀洀 琀攀洀愀 琀漀 氀愀琀攀渀琀攀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀琀甀愀氀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 愀 愀洀瀀氀椀愀漀 搀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 昀漀爀洀愀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀 昀愀稀攀爀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ Concluímos que o tema abordado através deste gênero leva ao público de forma mais clara e acessível discussões que são pautadas socialmente. Outro fator é encontrar na fotonovela um meio de expressão artística desde a criação do roteiro, fotografia até a pós-produção. Assim, acreditamos que a fotonovela “Tormento do Amor” conseguiu unir talentos individuais do grupo para a produção deste trabalho e resgatar um gênero pouco usado atualmente. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䐀愀渀椀攀氀⸀ 伀 䌀椀爀挀漀 䔀氀攀琀爀渀椀挀漀㨀 䘀愀稀攀渀搀漀 吀嘀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䄀䈀䔀刀吀Ⰰ 䄀渀最攀氀甀挀挀椀愀 䈀攀爀渀愀爀搀攀猀⸀ 䘀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 攀 䤀渀搀切猀琀爀椀愀 䌀甀氀琀甀爀愀氀㨀 䔀猀琀甀搀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀愀氀 昀愀戀爀椀挀愀搀愀 瀀愀爀愀 洀椀氀栀攀猀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㄀㤀㜀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀伀䄀一䤀䰀䠀伀Ⰰ 䄀渀搀爀 䰀甀椀稀㬀 䨀伀䄀一䤀䰀䠀伀Ⰰ 䴀愀爀椀渀最攀氀愀⸀ 匀漀洀戀爀愀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀㨀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䠀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 瘀⸀㈀㠀Ⰰ 渀⸀㔀㘀Ⰰ 瀀⸀㔀㈀㤀ⴀ㔀㐀㠀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䜀촀吀䤀䴀䄀 䐀攀昀攀猀愀⸀ 䐀椀爀攀漀㨀 匀甀猀愀渀渀愀 䰀椀爀愀⸀ 倀爀漀搀甀漀㨀 䰀攀搀愀 匀琀漀瀀愀稀稀漀氀氀椀⸀ 刀漀琀攀椀爀漀㨀 匀愀爀愀 匀琀漀瀀愀稀稀漀氀氀椀 攀 匀甀猀愀渀渀愀 䰀椀爀愀⸀ 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 㜀㠀 洀椀渀甀琀漀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀嘀倀夀 堀㈀㘀礀伀㄀挀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  ㈀ 洀愀椀 ㈀ ㄀㠀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ 䤀愀爀愀 攀琀 愀氀⸀ 䘀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀㨀 䴀愀渀愀甀猀 搀愀 昀氀攀挀栀愀 愀漀 挀栀椀瀀⸀ 䤀渀琀攀爀挀漀洀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䔀䤀堀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䨀甀氀椀愀渀愀⸀ ᰀ倠甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀ⴀ挀栀漀焀甀攀ᴀ㨠 漀 甀猀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 渀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 唀渀椀琀攀搀 䌀漀氀漀爀猀 漀昀 䈀攀渀攀琀琀漀渀⸀ 䤀渀琀攀爀挀漀洀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀