INSCRIÇÃO: 00269
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA03
 
TÍTULO: “Trafego Aéreo de Mato Grosso”: um projeto de animação para Mídia Indoor em Alto Araguaia-MT
 
AUTORES: Aline Almeida da Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso); Lawrenberg Advíncula da Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso); Aline do Nascimento Carlos (Universidade do Estado de Mato Grosso); Carlos André Freitas (Universidade do Estado de Mato Grosso)
 
PALAVRAS-CHAVE: Filme de animação, TV Door, Utilidade Pública, Trafego Aéreo, Alto Araguaia
 
RESUMO
Intitulado Trafego Aéreo de Mato Grosso, o projeto experimental se trata de um filme de animação desenvolvido para veiculação das mídias indoor (mídia exterior) em Alto Araguaia, Sudeste de Mato Grosso. O trabalho está vinculado à disciplina de Planejamento Gráfico, do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso. O objetivo é orientar a população araguaiense acerca dos voos existentes no estado, informando sobre as companhias e suas rotas. Trata-se de uma iniciativa inédita em se tratando do uso acadêmico da Mídia Digital Out Of Home (MDOOH) como ferramenta de interatividade e utilidade pública.
 
INTRODUÇÃO
Madrugada chuvosa de segunda-feira de 29 de novembro de 2016. A torre de transmissão do aeroporto de Medellin perdia contato com a aeronave CP-2933, da empresa venezuelana "Lamia", que transportava 77 passageiros, para a disputa da primeira partida da final da Sul americana. Naquele voo estava a delegação da Chapecoense, time sensação do futebol brasileiro, 23 jornalistas de diversos veículos de comunicação brasileiros, além de outros tripulantes. Todavia, os passageiros nunca imaginariam que aquela viagem seria registrada como a maior tragédia envolvendo seleção desportiva da história. O avião da Chapecoense desaparece na Colômbia. Horas depois a "globo.com", o "uol" e as principais páginas de sites jornalísticos brasileiros e do exterior confirmariam o que todos temiam: 71 pessoas morrem no voo da "Lamia". Uma tragédia que gerou comoção em todo o planeta, cuja repercussão nas redes sociais da internet (#somostodoschapecoense) e na mídia em geral desencadeou uma série de manifestações de solidariedade. E, mais consequentemente, da tragédia aumentou-se a fiscalização nas companhias aéreas e, sobretudo, a insegurança da sociedade em relação aos voos. Diante do episódio histórico, decidimos desenvolver uma animação de simulação de voo para o tráfego aéreo regional de Mato Grosso, de modo a instruir sobre as rotas e informar os destinos. Para isso, lançamos o uso da tecnologia de Mídia exterior e dos conceitos de animação para divulgação deste material, a fim de atingir o máximo de indivíduos e obter uma boa aceitação. Trata-se de um projeto experimental de um grupo de estudantes do terceiro semestre de Jornalismo, da disciplina de Planejamento Gráfico, sob a orientação do professor Lawrenberg Silva e atrelado ao projeto de pesquisa O lugar do Jornalismo no Centro-Oeste brasileiro, que visa aliar o conhecimento prático e teórico de comunicação visual com o sentido de utilidade pública.
 
OBJETIVO
Informar a população acerca do tráfego aéreo regional, com informações relevantes de rotas aéreas, perfis das companhias e curiosidades das cidades-destino. Do ponto de vista acadêmico, a proposta aqui possibilita-nos aliar a experiência laboratorial com o campo social, na medida em que o trabalho terá como recepção a comunidade externa, que em geral não possui muita interatividade e ou elaboração na qualidade das informações apresentadas de forma simplória nos Indoor de Alto Araguaia, Mato Grosso.
 
JUSTIFICATIVA
Ao todo, a pequena cidade de Alto Araguaia, com 17 mil habitantes (IBGE, 2016), possui cerca de 12 TVs Indoor distribuídas em lugares públicos como a rodoviária, a Câmara de Vereadores, e lugares privados como lojas, a lotérica, etc. Nelas, uma programação formada majoritariamente de anúncios e escassa em informação entretém os mais variados segmentos da população. Boa parte dos conteúdos são poucos interativos, limitando-se a gráficos simplórios de previsão do tempo e animações com transições lentas e descasadas com a finalidade do texto ou das imagens. Ao mesmo tempo, ao estudar o conceito de mídia exterior, verifica-se, a partir do método de pesquisa-ação, isto é, do acompanhamento participante de teste de produtos laboratoriais junto à comunidade externa, a possibilidade de relacionar a pesquisa em Mídia Digital Out Of Home (MDOOH) em cidades pequenas e com mercado de imprensa semiprofissionalizado com o uso de softwares alternativos como o "Microsoft Power Point" (voltado para apresentação) para o desenvolvimento de animação de vídeo. De acordo com Keith Kelsen (2010), a comunicação através da MDOOH só teve início por volta da década de 90, com adaptação aos países mais desenvolvidos, como Estados Unidos e Japão. Trata-se de uma mídia visual que faz uso de televisores de alta qualidade e som ambiente bem amplificado, que é instalada em lugares estratégicos da cidade, sobretudo, aqueles onde há aglomeração. No caso da pequena Alto Araguaia, rodoviária, lotérica, correios, prefeitura, restaurantes.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Como todo processo audiovisual, a produção da animação Trafego Aéreo de Mato Grosso abrangeu quatro etapas distintas: a pesquisa webgráfica, o roteiro e desenvolvimento-editoração gráfico e gravação. Já com o produto disponível nas mídias exteriores. ਀一愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 挀漀渀猀甀氀琀漀甀ⴀ猀攀 渀愀猀 瀀最椀渀愀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 搀愀猀 ㌀ 挀漀洀瀀愀渀栀椀愀猀 愀爀攀愀猀 焀甀攀 漀瀀攀爀愀洀 攀洀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀Ⰰ 愀 ᰀ䄠稀甀氀ᴀⰠ ᰀ䄠猀琀愀ᴀ†攀 愀 ᰀ倠愀猀猀愀爀攀搀漀ᴀⰠ 攀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀㨀 栀漀爀爀椀漀猀 搀漀猀 瘀漀漀猀Ⰰ 搀甀爀愀漀 搀漀猀 瘀漀漀猀Ⰰ 氀漀挀愀椀猀 搀攀 攀洀戀愀爀焀甀攀 攀 搀攀猀攀洀戀愀爀焀甀攀 攀 瀀爀攀漀 搀漀 瘀漀漀⸀  Vale lembrar que não houve nenhum contrato de publicidade corporativa com as empresas aéreas. ਀            一漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ ᰀ䄠稀甀氀ᴀ㨠 䌀甀椀愀戀ⴀ刀漀渀搀漀渀瀀漀氀椀猀Ⰰ 䌀甀椀愀戀ⴀ䄀氀琀愀 䘀氀漀爀攀猀琀愀Ⰰ 䌀甀椀愀戀ⴀ匀椀渀漀瀀Ⰰ 䌀甀椀愀戀ⴀ匀漀爀爀椀猀漀㬀 “Asta”: Várzea Grande – Água Boa,Várzea Grande – Confresa,Várzea Grande – Juara,Várzea Grande – S. Félix do Araguaia;਀ᰀ倠愀猀猀愀爀攀搀漀ᴀ†䌀甀椀愀戀 ጀ†匀椀渀漀瀀⸀ ਀一漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 攀搀椀琀漀爀愀漀 最爀昀椀挀愀Ⰰ 愀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀 搀愀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 甀猀漀 搀攀 甀洀愀 猀攀愀爀愀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀 挀漀洀 漀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 搀攀 瀀漀渀琀愀 攀洀 愀渀椀洀愀漀 挀漀洀漀 漀 ㌀䐀 匀吀唀䐀䤀Ⰰ 䴀䄀夀䄀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀攀氀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 ᰀ䴠椀挀爀漀猀漀昀琀 倀漀眀攀爀 倀漀椀渀琀ᴀⰠ 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀⸀ 一攀氀攀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀漀猀 ㄀㄀ 猀氀椀搀攀猀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 漀 爀攀挀甀爀猀漀 䄀渀椀洀愀漀 挀漀洀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀漀 搀攀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 攀 椀渀猀攀爀漀 搀漀 琀攀洀瀀漀 搀攀氀愀猀⸀ 䔀洀戀漀爀愀 瀀愀爀攀挀攀猀猀攀 洀漀搀攀猀琀漀 漀 猀漀昀琀眀愀爀攀Ⰰ 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 攀砀椀琀漀猀漀猀 最爀愀愀猀  焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 挀洀攀爀愀 搀漀 挀攀氀甀氀愀爀 ᰀ䤠瀀栀漀渀攀ᴀ⸠ 伀甀 猀攀樀愀㨀 漀 琀琀椀挀漀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 渀愀 攀搀椀琀漀爀愀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 攀洀 猀甀愀 最爀愀瘀愀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 洀攀氀栀漀爀 漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 挀漀洀 漀 愀瘀椀漀 搀愀 䌀栀愀瀀攀挀漀攀渀猀攀Ⰰ 愀 刀攀搀攀 䜀氀漀戀漀 瀀爀漀搀甀稀椀甀 甀洀愀 猀椀洀甀氀愀漀 搀愀 焀甀攀搀愀 搀愀 愀攀爀漀渀愀瘀攀 瀀愀爀愀 漀猀 猀攀甀猀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀渀搀漀 搀攀稀攀猀猀攀琀攀 猀攀最甀渀搀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀⸀ 䄀 猀椀洀甀氀愀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 攀洀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瘀椀爀琀甀愀氀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 猀攀 洀愀渀琀攀爀 漀 洀愀椀猀 昀椀攀氀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀漀 愀挀漀渀琀攀挀椀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 琀爀愀最搀椀愀⸀  Kleiboer (1997) define cinco atribuições para a simulação, sendo: ferramenta de pesquisa, dispositivo de planejamento, instrumento de suporte à decisão, maneira de seleção de pessoal e aparelho de ensino. Assim: a animação apresentada pelo telejornal pode ser considerada a solução para a dificuldade de explicar em palavras algo tão complexo, que passa a ser visualizado não mais apenas por palavras, mas também por imagens, encurtando o tempo de absolvição da informação por parte do receptor da mensagem.਀倀愀爀愀 愀渀椀洀愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 氀愀渀愀洀漀猀 甀猀漀 搀攀 甀洀愀 最愀洀愀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 最爀昀椀挀漀 攀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀愀洀瀀漀 搀愀 愀渀椀洀愀漀⸀  No planejamento gráfico, utilizamos os conceitos de psicodinâmica das cores para o background azul e azul turquesa da tela, a cor verde do mapa, as cores distintas das setas e dos ícones relacionadas às companhias. O conhecimento sobre a dinâmica do contraste foi determinante para o equilíbrio do desenho do avião, a seta e o fundo do mapa. ਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䴀漀搀攀猀琀漀 䘀愀爀椀渀愀 ⠀㈀  㜀⤀Ⰰ 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀猀琀椀洀甀氀愀 愀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 爀攀愀攀猀 搀漀猀 猀攀甀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 一攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ  瘀氀椀搀漀 甀洀愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀猀 挀漀爀攀猀ⴀ椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀攀洀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 攀 渀漀 猀甀愀 搀椀猀琀爀愀漀Ⰰ 搀椀猀瀀攀爀猀漀⸀  Outro aspecto gráfico determinante é a tipografia. Optamos pela “Calibri” por ela ser discreta e legível. Empregamos a “Calibri” em negrito, caixa alta e normal. Estas variações foram empregadas de acordo com a hierarquização das informações. ਀䨀 攀洀 爀攀氀愀漀  愀渀椀洀愀漀Ⰰ 栀 漀 甀猀漀 搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 搀攀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀攀 愀渀椀洀愀漀 瀀愀爀愀 愀 猀椀洀甀氀愀漀 搀漀猀 瘀漀漀猀 攀 漀 搀攀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀猀 氀攀最攀渀搀愀猀 攀 戀愀氀攀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 䄀猀 愀渀椀洀愀攀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 挀漀洀漀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 挀漀洀 猀漀洀 瀀漀氀椀昀渀椀挀漀 搀攀 ᰀ䌠愀洀瀀愀椀渀栀愀 搀攀 䄀攀爀漀瀀漀爀琀漀ᴀ†攀 攀昀攀椀琀漀 猀漀渀漀爀漀 搀攀 ᰀ匠漀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 䄀攀爀漀瀀漀爀琀漀ᴀ⸠ A animação tem duração de 1 minuto e 53 segundos e foi desenvolvida para telas de “TV” de 40 polegadas.
 
CONSIDERAÇÕES
Além da dificuldade da pesquisa bibliográfica com literatura brasileira em mídia exterior e animação, tivemos talvez o maior desafio na disponibilização da animação nas “TVs” indoor de alguns órgãos públicos, entre eles, a Loteria. Ainda que tivéssemos explicado o teor de utilidade pública das informações da animação, observamos uma resistência dos responsáveis. ਀䄀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀渀椀洀愀漀 攀洀 甀洀 猀漀昀琀眀愀爀攀 挀漀洀漀 漀 ᰀ䴠椀挀爀漀猀漀昀琀 倀漀眀攀爀 倀漀椀渀琀ᴀ†瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 渀漀瘀漀猀 漀氀栀愀爀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 攀砀椀最椀猀猀攀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 漀 搀漀洀渀椀漀 搀漀 琀挀渀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 甀洀 猀攀渀猀漀 搀攀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀⸀ 䐀攀 愀氀最甀洀 洀漀搀漀Ⰰ 愀猀 愀甀氀愀猀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 猀漀戀爀攀 漀 甀猀漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 琀琀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 猀甀戀琀爀愀椀爀 漀 渀甀猀 搀攀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀Ⰰ 戀愀猀琀愀渀琀攀 挀漀洀甀洀 渀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀Ⰰ 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 攀渀挀愀爀愀搀愀猀 挀漀洀 洀愀椀猀 猀攀爀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 攀猀琀愀洀漀猀 氀椀搀愀渀搀漀 挀漀洀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 漀甀琀爀愀猀 搀攀 爀攀瘀椀猀漀 搀攀 甀洀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 昀漀爀愀渀攀漀 攀 挀漀猀洀漀瀀漀氀椀琀愀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 焀甀攀 爀攀焀甀攀爀 愀攀猀Ⰰ 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 渀漀瘀愀猀 攀 挀漀渀搀椀稀攀渀琀攀猀 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 攀 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀ⴀ伀攀猀琀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀  Após o desenvolvimento desta animação, pretendemos trabalhar com outros materiais com o viés de utilidade pública para serem veiculados em mídias exteriores da cidade. O objetivo é reforçar o compromisso do campus de Alto Araguaia com a comunidade, a partir de informações de interesse público e interativas. Isto é, a partir do que o Jornalismo e a sociedade da informação possuem de mais emblemáticos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀刀䜀匀吀刀伀䴀Ⰰ 䈀漀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 嘀椀猀甀愀氀⸀ 吀爀愀搀⸀ 刀漀最爀椀漀 䈀攀琀琀漀渀椀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀攀猀 刀漀猀愀爀椀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀伀一䐀䤀匀Ⰰ 䐀漀渀椀猀⸀ 䄀⸀ 匀椀渀琀愀砀攀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 嘀椀猀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀刀䤀䄀匀Ⰰ 倀爀椀猀挀椀氀愀⸀ 吀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 伀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀愀猀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 ㈀䄀䈀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀唀䤀䴀䄀刀쌀䔀匀Ⰰ 䰀甀挀椀愀渀漀⸀ 䄀 挀漀爀 渀愀 洀搀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀戀氀甀洀洀攀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䔀䰀匀䔀一Ⰰ 䬀攀椀琀栀⸀ 唀渀氀攀愀猀栀椀渀最 琀栀攀 倀漀眀攀爀 漀昀 䐀椀最椀琀愀氀 匀椀最渀愀最攀 ጀ†䌀漀渀琀攀渀琀 匀琀爀愀琀攀最椀攀猀 昀漀爀 琀栀攀 㔀琀栀 匀挀爀攀攀渀⸀ 䘀漀挀愀氀 倀爀攀猀猀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䰀䔀䤀䈀伀䔀刀Ⰰ 䴀⸀ 匀椀洀甀氀愀琀椀漀渀 洀攀琀栀漀搀漀氀漀最礀 昀漀爀 挀爀椀猀椀猀 洀愀渀愀最攀洀攀渀琀 猀甀瀀瀀漀爀琀⸀ 䨀漀甀爀渀愀氀 漀昀 䌀漀渀琀椀渀最攀渀挀椀攀猀 愀渀搀 䌀爀椀猀椀猀 䴀愀渀愀最攀洀攀渀琀Ⰰ 瘀⸀㔀Ⰰ 渀⸀㐀Ⰰ 瀀⸀㄀㤀㠀ⴀ ㈀ 㘀Ⰰ 䐀攀挀⸀ ㄀㤀㤀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀倀吀伀一Ⰰ 䔀氀攀渀㬀 倀䠀䤀䰀䰀䤀倀匀Ⰰ 䨀攀渀椀昀攀爀 䌀漀氀攀⸀ 一漀瘀漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 搀攀猀椀最渀⸀ 吀爀愀搀⸀ 䌀爀椀猀琀椀愀渀 䈀漀爀最攀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀猀愀挀 一愀椀昀礀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀䐀䔀匀吀伀Ⰰ 䘀愀爀椀渀愀⸀ 倀猀椀挀漀搀椀渀洀椀挀愀 搀愀猀 䌀漀爀攀猀⸀ 㘀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀氀甀挀栀攀爀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䤀䰀䰀䤀䄀䴀匀Ⰰ 刀⸀ 䐀攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 渀漀  搀攀猀椀最渀攀爀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 嘀攀爀⸀ 䔀 䄀洀瀀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀愀氀氀椀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀