ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00270</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Coca-cola: a escolha.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Matheus Fonseca Bolentine (Universidade Federal de Goiás); João Pedro Teixeira Moraes (Universidade Federal de Goiás); Wadna da Silva Coelho (Universidade Federal de Goiás); Alexandre Tadeu dos Santos (Universidade Federal de Goiás); mônyky Kélly da Silva Barcelos (Universidade Federal de Goiás)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Audiovisual, Publicidade Intertextual, Alusão, The Matrix, Coca-Cola</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Coca-Cola: A escolha é um projeto experimental desenvolvido durante a disciplina de Produção Audiovisual I. Trata-se de um comercial de cunho publicitário cuja proposta da matéria consistia em escolher uma obra cinematográfica e a partir dela produzir um comercial que realizasse uma das três formas de intertextualidade, sendo elas: estilização, citação e alusão, que foi a escolhida. A obra escolhida foi "The Matrix", 1999, e como produto o refrigerante carbonado "Coca-Cola".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tendo como proposta realizar uma forma de publicidade intertextual, tendo como opções: citação, estilização e alusão. Esta última sendo a forma escolhida pelos integrantes como a forma de intertextualidade a ser usada em seu comercial. "De forma mais sutil que a citação, a alusão é outro processo de relação intertextual, que remete a uma obra anterior, mas sem fazer uso de fragmentos dela. Utiliza somente uma construção equivalente, substituindo determinadas figuras por outras." (COVALESKI, 2009, P.43). O produto e obra escolhidos foram, o refrigerante carbonado "Coca-Cola" e o filme "The Matrix", respectivamente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após os estudos realizados na matéria de Produção Audiovisual 1, e diante da proposta da produção do comercial, tivemos como objetivos principais: Objetivos Gerais: - Criar um comercial de trinta segundos, tendo como cliente a Coca-Cola, que utilize como recurso a Publicidade Intertextual, mais especificamente a alusão, e faça referência a uma obra cinematográfica; - Utilizar de todo o conhecimento e técnica adquiridos durante a matéria, tanto teórico quanto práticos, para alcançar um bom resultado tanto de estética quanto de conteúdo no comercial. Objetivos Específicos: - Realizar a alusão de uma cena específica da obra "The Matrix", 1999; - - Produzir outras referências alusivas a obra cinematográfica "The Matrix", 1999, que estejam ao alcance do repertório do público alvo; - Utilizar do Repertório cultural do Público Alvo do comercial para a compreensão da mensagem transmitida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O recurso da intertextualidade é algo de extrema importância, e uma ferramenta poderosa na construção do processo de comunicação, principalmente se tratando da publicidade e da propaganda audiovisual. Com vista a isto a realização deste trabalho se justifica por ser um requisito para o exito da matéria de Audiovisual 1 onde a proposta, muito relevante por si própria, ainda consistia em que todo o processo de construção audiovisual, sendo pré-produção, produção e pós-produção fosse totalmente realizado pelos alunos desde a construção de roteiro, decoupagem, gravação, edição, sonorização e finalização do produto audiovisual, proporcionando uma experiencia de aprendizagem completa e genuína, de extrema importância para a formação como comunicadores audiovisuais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a gravação do comercial foi utilizada uma filmadora Sony HXR-NX5N, buscando junto com a edição feita utilizando o Adobe Première Pro, se aproximar ao máximo da estética dos comercias norte-americanos da Coca-Cola. O local de utilizado para a gravação foi um posto de gasolina que dispunha de uma fachada de vidro que mostrasse bem o interior, como os postos de gasolina norte-americanos. Na local de gravação foram utilizados alguns easter eggs para remeter a toca do coelho citada na cena do filme onde Morpheus fala para o Neo que ele deve se sentir um pouco como Alice escorregando na Toca do Coelho de Alice No País das Maravilhas. Buscamos ressaltar esse fato por meio de easter eggs para dar a entender que aquele era o local de escolha assim como a sala era cenário no filme. O personagem que entrega as latinhas para serem escolhidas está usando óculos escuros para remeter ao personagem Morpheus e a latinha escolhida é da mesma cor que a pílula escolhida no filme, conseguindo fazer com que o objetivo de vender o produto como a melhor escolha se encaixasse com a própria escolha feita no filme, fazendo assim com que a forma de intertextualidade escolhida pudesse ser realizada com uma construção equivalente com a substituição de algumas figuras, porém de uma forma mais sutil.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto é um comercial de duração de 30 segundos, cujo o cliente se trata da Coca-Cola e foi pensado com esse tempo para ter a capacidade de ser exibido tanto na Televisão, quanto no meio digital. Podendo se encaixar ao tempo que geralmente é utilizado para as propagandas televisivas, e podendo facilmente se encaixar no meio digital. O comercial utiliza do recurso da Publicidade Intertextual para vender o produto (refrigerante Coca-Cola) através da alusão ao filme "The Matrix", 1999, estabelecendo uma intertextualidade e utilizando de recursos que abrangem o repertório do publico como a própria obra cinematográfica referenciada mas também uma estética baseada nos comerciais da marca. O conceito da narrativa do comercial se traduz pelo processo de relação intertextual pois mantemos elementos do texto original, "The Matrix", adaptando-o a uma cena de compra cotidiana. Usando de uma cena icônica do filme, na qual Morpheus oferece ao personagem Neo a possibilidade de escolha entre a pílula azul e vermelha, possibilitando a saída do mundo de Matrix para o mundo real ou a descoberta do que é Matrix. Utilizamos essa cena para Coca-Cola: A escolha, substituindo a pílula vermelha por uma latinha de Coca-Cola e a pílula azul por uma Pepsi (não mostrando a marca em nenhum momento, apenas fazendo referência a marca pela cor da latinha). Trazendo a mesma ideia passada pela cena do filme, a escolha pela lata azul leva você de volta a sua vida normal, sem nenhuma descoberta do novo e em um mundo alienado. Já a escolha pela lata vermelha leva você a um mundo de descobertas e de aventuras. O título refere-se realmente a oferta das duas opções e o momento em que esperamos pela escolha do personagem, até que descobrimos que ele optou pelo mundo de descobertas e aventuras, escolhendo a latinha de Coca-Cola.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A execução do projeto nos mostrou que é possível sim tirar do papel suas ideias e produzi-las, mesmo com um orçamento reduzido. E que ao longo da disciplina podemos desenvolver projetos interessantes e relevantes para o nosso aprendizado e carreira. E ainda o quanto o repertório influencia no trabalho de um criador de conteúdo audiovisual, agregando novas possibilidades e diferentes visões, antes não imaginadas. Finalizar esse trabalho, portanto, nos abre novas possibilidades do que fazer adiante tendo aprendido sobre produção em vídeo, cinema e televisão, além de roteirização, programação e direção. Aumentando o nosso apreço pelo audiovisual e nos dando a certeza que também podemos ser produtores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARRETO, Tiago. Vende-se em trinta segundos. Manual do roteiro para filme publicitário. São Paulo: SENAC,2004. <br><br>COVALESKI, Rogério. Cinema, Publicidade e Interfaces. Curitiba: Maxi Editora, 2009. <br><br>FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva. 1995. <br><br>GAGE, Leighton David. O filme publicitário. São Paulo: SSC,1985. <br><br> </td></tr></table></body></html>