ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00024</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Liberdade de Reinventar: criação de identidade visual para o Curso de Publicidade e Propaganda da UERN</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Samir Magoya de Medeiros Santos (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Juliana de Oliveira Teixeira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Bruno Luiz de Oliveira Neto (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Mikaelly Évelin Martins de Souza (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Lidía Cecília de França Ribeiro (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Vinícius Nogueira da Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;identidade visual, logotipo, publicidade & propaganda, UERN, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte foi criado no ano de 2002, sendo uma Habilitação do Curso de Comunicação Social. Desde sua criação, durante esses 15 anos de existência, o curso nunca possuiu uma identidade visual fixa que o representasse. A partir dessa problemática, na disciplina de Criação Publicitária, ofertada no 5º semestre de Publicidade e Propaganda, foi proposta a construção de uma identidade visual para o curso. Tendo como principal fundamento a liberdade de criação dentro do ambiente acadêmico, a nova identidade visual criada para o curso de Publicidade e Propaganda da UERN, foi construída como símbolo da Liberdade de Reinventar.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  UERN foi criada em 28 de Setembro de 1968. A princípio se chamava Universidade Regional do Rio Grande do Norte  URRN, sendo a primeira Universidade do interior do Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró. No ínicio, a UERN era uma universidade privada e somente em 8 de janeiro de 1987 foi estadualizada. Em toda sua trajetória sempre foi palco de lutas políticas como a da sua estadualização. Nos anos 2000, foram criados novos cursos, dentre eles o curso de Comunicação Social (Bacharelado), no dia 2 de outubro de 2002. O curso, desde sua criação, ofertou vagas que puderam formar estudantes de Mossoró e cidades vizinhas, o que faz parte do legado da UERN, uma universidade que tem graduado grande parte dos profissionais do estado do RN e de estados vizinhos, sobretudo Ceará e Paraíba. A UERN é uma universidade de grande importância para o estado. Seu slogan "Liber vi spiritus" ou "livre pela força do espírito", diz muito sobre a importância que ela tem para o Rio Grande do Norte, estando presente em 17 cidades, formando filhos de agricultores e estudantes de zonas rurais todos os anos. Toda essa carga histórica presente na UERN foi motivadora no processo de criação da identidade visual do curso de Publicidade e Propaganda. Este, era o único curso da área na cidade de Mossoró até o ano de 2016, sendo a principal porta de entrada para a profissionalização do mercado publicitário na cidade. No final de 2013, teve início o processo de separação das habilitações e de atualização das matrizes curriculares. Hoje, com o novo Projeto Pedagógico, o curso passou a ser apenas Publicidade e Propaganda, fora da grade de Comunicação Social. Essas mudanças na dinâmica de organização do curso de Publicidade e Propaganda, a nova grade, novos projetos de extensão, a criação de uma agência laboratorial e uma maior projeção do curso dentro e fora do ambiente acadêmico foram motivadoras para a proposta da criação da identidade visual do curso dentro da disciplina de Criação Publicitária. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O principal objetivo da criação da identidade visual do curso de Publicidade e Propaganda da UERN foi a cosolidação de uma marca positiva, tendo em vista que desde sua fundação na universidade, o curso nunca possuiu uma marca que o representasse. Para Strunck (2007, p.28): "Os projetos de identidade visual têm como principal objetivo diferenciar para os consumidores quais suas marcas de valor entre milhares de outras. Os ícones criados, logotipo e símbolo, sintetizam e transferem para produtos e serviços toda a informação ou experiência que tenhamos tido com eles. Tornam-se sinalizadores da confiança que depositamos nas marcas." A partir desse pressuposto, é possível traçar com o principais objetivos da criação da identidade visual a socialização e consolidação o curso de Publicidade e Propaganda para o RN, construindo uma imagem positiva. Além de ressignificar e fortalecer o sentimento de pertencimento dos atuais graduandos e os futuros alunos que pretendem ingressar no curso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curso de Publicidade e Propaganda da UERN, desde sua criação, é referência no estado, sendo o primeiro curso público do Rio Grande do Norte, e até 2016, o único do Oeste-Potiguar. O curso oferta todos os anos 15 vagas, sendo elas: 7 para vagas gerais; 7 vagas para cotistas e 1 vaga para deficientes. O curso tem duração de 4 anos e, além das disciplinas que são distribuídas durante toda a graduação, também oferece modalidades de projetos de extensão e pesquisa, além de incentivar a participação de alunos na produção de produtos dentro das disciplinas que posteriormente são enviados para exposições experimentais em comunicação. É um curso que apresenta grande importância simbólica na formação dos novos profissionais que vão para os mercados de Mossoró e região. O curso ainda conta com o incentivo da produção do único evento de publicidade produzido por alunos, no Oeste-Potiguar, o Propagando. O evento surgiu em 2010 e é idealizado todos os anos pelos alunos de Publicidade e Propaganda, vinculado à disciplina de Agência Experimental em Publicidade e Propaganda, ofertada no 7º semestre da graduação. O principal objetivo do evento são as práticas de vivência em uma agência de publicidade com cliente, criação, atendimento, planejamento entre outras funções. Atualmente, em sua nova fase, com a divisão das habilitações e a criação de uma nova grade, o curso conta com uma nova agência laboratorial e novos projetos de pesquisa e extensão. Essas mudanças foram propursoras para a inicitativa da criação de uma identidade visual que pudesse dar forma a esse novo período do curso. Sendo a imagem de algo o passo inicial de impacto no indivíduo, e um dos principais elementos de comunicação, a necessidade de ter uma identidade visual alinhada aos ideais do curso é de fundamental importância para uma mensagem clara e efetiva, fundamentando-se no pensamento de Strunck (2007, p. 55): "[...] de fundamental importância que a primeira imagem, a primeira impressão, seja adequadamente trabalhada para que comunique exatamente o que deve comunicar, fixando-se em nossas mentes de uma forma positiva e consistente." É a partir dessa consciência que a nova identidade do curso pôde tomar uma forma e ser construída de forma imagética, comunicando não somente através da percepção da imagem, mas também do simbolismo presente no curso e em toda sua história. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a construção de uma identidade visual sólida e que pudesse estar alinhada com os ideiais da instituição e do curso de Publicidade e Propaganda, foram pensados em todos os elementos simbólicos e imagéticos que rodeavam o curso: "Marca é a soma intangível dos atributos de um produto; seu nome, embalagem e preço, sua história, reputação e a maneira como ele é promovido. A marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre as pessoas que a usam; assim como pela sua própria experiência pessoal. (OGILVY apud. STRUNCK, 2007, p. 19) Por se tratar de uma marca institucional de uma organização pública, as maiores preocupações esboçadas na criação da identidade foram de elementos que pudessem ser atemporais, que formalizassem a personalidade do curso e que pudessem ser de fácil implantação pela falta de recursos. Ainda segundo Strunck (2007, p. 69) uma marca é composta por 4 elementos, são eles os principais:  logotipo, símbolo e os secundários  cor (ou cores) padrão e alfabeto padrão . Atentando-se para isso, a nova marca do curso possui todos esses elementos, como é possível observar na figura a seguir: É possível observar que a marca é composta por elementos tipográficos, formas, cores e linhas que compõem o todo. Para a produção da marca, foram utilizadas como principais ferramentas os softwares de edição Adobe Illustrator e Photoshop CC. As cores utilizadas, embora alteradas para variações tonais das cores vermelha, amarela e azul, são primárias e têm como principal objetivo uma assimilaridade com a instituição que conta com a cor azul como principal cor do seu brasão, além de também trazer detalhes em amarelo e vermelho. As formas e linhas negras; as cores primárias saturadas; as formas assimétricas, buscam inspiração no movimento artístico neoplasticista. O neoplasticismo foi uma vertente artística que surgiu dentro do movimento De Stijl. (DOERBURG, VANS., apud. HULBURLT, 2002, p. 36) descreve o movimento como: "A linha reta corresponde à velocidade do transporte moderno; os planos horizontais e verticais à mais sutil, ou às mais simples tarefas da vida e da tecnologia industrial. [...] O homem moderno desafia a forma ortofonal (simétrica) com uma forma oblíqua (assimétrica). Estas renovações elementares encontram seu equivalente na teoria da Relatividade, nas novas pesquisas sobre a natureza da matéria e numa atitude aberta em direção à inteligência ilimitada e às iniciativas criadoras dos seres humanos." Ainda que distante no espaço/tempo, o pensamento de Vans Doesburg sobre o movimento De Stijl, e mais precisamente ao neoplasticismo, que teria como percursor Mondrian , na produção da identidade visual do curso pode criar uma relação entre os ideias de liberdade e reinvenção; com as novas ideias e produções que são fomentadas no ambiente acadêmico e com o movimento artístico que tinha como principal objetivo, trazer para arte um olhar sobre as novidades da modernidade. Além da criação de uma marca, o curso necessitava de um slogan que pudesse repassar toda a mensagem da nova identidade visual. A partir disso, ancorando-se nos pilares do slogan da universidade -  Liber vi spiritus ou  livre pela força do espírito - e de toda sua trajetória histórica, surgiu o slogan: Liberdade de Reiventar. A mensagem do slogan é clara e objetiva: no curso de Publicidade e Propaganda da UERN, os alunos possuem a liberdade que buscam para reinventar as práticas que estão obsoletas no mercado. É no ambiente acadêmico que se fomentam as novas práticas que serão levadas para o mercado, além de que, nesse ambiente voltado não somente para o consumo, mas também alinhado à teoria, é possível exercer um trabalho de senso crítico. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Antes de adentrarmos nas explicações da marca, cabe na discussão a diferenciação entre logotipo e símbolo, proposta por Strunck (2007). Para o autor, o logotipo é a padronização de uma escrita para uma determinada marca, como acontece no logo do curso da UERN, no qual foi utilizada a fonte Skola Sans (observar figura 5 abaixo) em duas variações, sendo elas Medium e Bold para a escrita do nome do curso e da sigla da instituição. Já o símbolo, é definido como um sinal gráfico, nem todas as marcas possuem, mas é utilizado para significar algo e remeter à marca. No caso do logo do curso, foi utilizado um galo em formas minimalistas. Ainda sobre os símbolos, os mesmos podem ser classificados em abstratos e figurativos. Os abstratos não são assimilados num primeiro momento com um objeto, já os figurativos possuem significado diretamente ligado à sua forma. A tipografia escolhida para a marca do curso são fontes modernas e sóbrias, sem serifa, e que buscam trazer para o indivíduo uma associação de modernidade, características tão presentes no movimento do neoplasticismo. Como afirma Bringhurst (2011, p. 122) em seu ensaio Elementos do Estilo Tipográfico,  as letras têm caráter, espírito e personalidade . A marca é composta por pontos, que quando muti próximos um do outro, formam linhas e dão sentido às formas, são elas o quadrado; o círculo e o triângulo equilátero, para Dondis (2003, p. 59),  A partir de combinações e variações infinitas dessas três formas básicas, derivamos todas as formas físicas da natureza e da imaginação humana. As formas da marca, conforme já foi apresentado, trazem assimetria e buscam referências no movimento artístico do neoplasticismo. As linhas pretas e fortes são referências ao pintor Mondrian, que buscava nas linhas dar forma sólidas em pinturas bidimensionais. As cores que se sobressaem na marca, e que saem do quadrado com bordas arredondadas, são referências ao slogan  Liberdade de Reinventar , e ao pensar  fora da caixa . Conforme afirma Dondis (1997, p. 31), baseando-se na Gestalt,  As coisas visuais não são simplesmente algo que está ali por acaso. São acontecimentos visuais, ocorrências totais, ações que incorporam a reação ao todo. Sendo assim, toda a atenção foi dada para cada parte da marca. Como um todo, ela se completa e sintetiza todos os seus significados de forma visual. O galo é um animal que se tornou símbolo do curso de Publicidade e Propaganda por ser o animal que anuncia o dia. Assim como no reino animal, a publicidade tem sua lógica, deve ser a primeira a trazer inovação e anunciar o que há de mais recente. A ideia de utilizar um galo  desconstruído em formas minimalistas, remete à ideia do pensar  fora da caixa e de trazer o símbolo da marca para dentro das referências imagéticas utilizadas. As cores escolhidas, conforme já citadas, são cores saturadas e que trazem referências diretas às utilizadas pelo pintor Mondrian. Não somente em ligação com o neoplasticismo, as cores primárias utilizadas de forma saturada na marca fazem assimilações diretas com o brasão da universidade que possui o azul com principal cor. Conforme explica Dondis (1997, p.66),  Quanto mais intensa ou saturada for a coloração de um objeto ou acontecimento visual, mais carregado estará de expressão e emoção. A nova marca, buscou, além de dar forma e identidade, trazer um maior sentimento de pertencimento dos alunos diante do curso. Por isso, na busca por cores que pudessem chamar sua atenção e trazer emoção, as 3 cores primárias surgiram como elementos principais da composição. O vermelho na crista do galo dá sentido ao significado do animal impetuoso, o primeiro que anuncia. A cor, por si só, é carregada de significados é a cor das trangressões, a cor da energia. O azul utilizado como plano de fundo para marca, em primazia remete à instituição, mas também, se observado com minunciosidade, é possível notar que se encontra fora do tracejado do quadrado, dando forma ao pensar fora dos padrões, ao sair do óbvio e a liberdade de se expressar dentro do ambiente acadêmico. Segundo Farina (2006, p.102), o azul é uma cor que está diretamente ligada aos sentimentos de  liberdade e acolhimento . O amarelo, por sua vez, traz para a marca o que pretende-se passar com a nova fase do curso, assim como afirma Farina (id, p. 101), o amarelo representa  espontaneidade, ação, poder, dinamismo, alegria . Essas são sensações que pretendem se passar através da nova marca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> A criação de uma identidade visual para um curso de uma instituição pública, com mais de 14 anos de história, é uma tarefa árdua e que exige pesquisa e dedicação. Apesar das dificuldades encontradas e limitações técnicas, foi possível aprimorar conceitos aprendidos na disciplina e criar um diálogo entre teoria e prática, como é proposto na universidade. O curso de Publicidade e Propaganda da UERN tem história, traz consigo a marca da luta diária de estudantes que buscam capacitação profissional no interior do Rio Grande do Norte. Além disso, é um curso que devolve para o mercado profissionais capacitados e capazes de pôr em prática o que foi aprendido e mesclado entre teoria e prática durante a graduação. A atividade prática de dar forma e significado através da construção de uma identidade visual na disciplina Criação Publicitária, foi uma experiência enriquecedora. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BRINGHURST, Robert. Elementos do Estilo Tipográfico, versão 4.0. São Paulo: Cosac Naify, 2011.<br><br>DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.<br><br>FARINA, M. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. 5a ed. São Paulo: Edgar Blucher, 2006. <br><br>HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 2002.<br><br>STRUNCK, Gilberto Luiz Teixeira Leite. Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso. 3a ed. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007.<br><br> </td></tr></table></body></html>