ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00498</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Projeto Tamar: Spot em Defesa das Tartarugas Marinhas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Iana Couto Monteiro Lemos (Universidade de Fortaleza); Barbarah Maria Gadelha Freire (Universidade de Fortaleza); Elisa Fernandes Andrade (Universidade de Fortaleza); João Victor Peres Mota Costa (Universidade de Fortaleza); Kátia Regina Azevedo Patrocínio (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Projeto Tamar, Preservação, Rádio, Spot, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto é uma peça publicitária desenvolvida para a campanha  Respeito é bom. E elas precisam. realizada na disciplina de Produção Publicitária em Rádio da Universidade de Fortaleza. O objetivo foi desenvolver uma peça radiofônica (spot) para uma ONG (Organização Não Governamental) escolhida por cada grupo formado. Nesse caso foi selecionado o Projeto Tamar com o tema valorização e preservação das espécies brasileiras de tartarugas marinhas. O desenvolvimento foi baseado na entrega do briefing produzido pela professora, na elaboração de pesquisas sobre o tema, no qual se percebeu o quão relevante é a questão aqui abordada, e produção. A partir daí o grupo trabalhou na concepção da ideia até a elaboração da peça. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza na disciplina de Produção Publicitária em Rádio, os alunos são estimulados a desenvolver, por meio de peças publicitárias radiofônicas, tais como jingle e spot, uma campanha educativa. Para tal trabalho os alunos tinham a liberdade de escolher para qual cliente gostariam de trabalhar, desde que este fosse uma ONG. Sendo exigida a criação de várias peças, entre elas o spot. Como cliente para a referida campanha a equipe escolheu o Projeto Tamar, uma ONG brasileira em função da valorização e preservação das tartarugas marinhas. Foi desenvolvido o conceito  Respeito é bom. E elas precisam. , com o intuito de alertar o público sobre a importância da proteção às tartarugas marinhas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com o site oficial do Projeto Tamar, quatro espécies de tartarugas marinhas estão sob ameaça de extinção: Cabeçuda (Caretta caretta), de Pente (Eretmochelys imbricata), Oliva (Lepidochelys olivacea) e de Couro (Dermochelys coriacea). Motivados por tão chocantes dados, o foco da peça é ressaltar a importância do tema levantado, sensibilizando o público acerca da preservação das tartarugas marinhas. Referente a disciplina de Produção Publicitária em Rádio, o objetivo era cumprir o briefing da maneira mais eficaz e criativa possível, abordando o tema escolhido e utilizar peças radiofônicas, entre elas o spot. Mais especificamente: Utilizar os conhecimentos adquiridos durante a disciplina e ao longo do curso; Ressaltar um tema de suma importância no contexto ambiental; Desenvolver uma peça criativa e eficiente; Trazer a memória do público a ONG e sua relevância social. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na sociedade atual por diversas vezes as questões ambientais, que são de extrema importância para a preservação da fauna e flora, e consequentemente da natureza, acabam ficando em segundo plano. Segundo reportagem do G1, até 2015, cerca de 6,3 bilhões de toneladas de resíduos plásticos foram gerados no planeta e deste total 79% são acumulados em resíduos sanitários ou na natureza. Fatos como este refletem diretamente nos ecossistemas, afetando assim a vida de plantas e animais. Abordando o bio-sistema marinho, mais especificamente as espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil, é possível perceber o quanto diversos acontecimentos e comportamentos humanos podem afetar permanentemente e negativamente a vida destes seres. De acordo com o site oficial do Projeto Tartaruga Marinha (Tamar),  As ações do homem estão entre as principais ameaças às populações de tartarugas marinhas. Ainda de acordo com o site, entre tais ações estão: A ocupação desordenada dos litorais, as redes de espera para pesca instaladas em alto mar, a fotopoluição, excesso de iluminação artificial próximo ao mar que confunde as tartarugas e as tira do seu percurso natural, o trânsito de veículos nas praias de desova e a poluição dos oceanos, onde esses dejetos podem ser confundidos com alimento para estes animais, causando sérios danos a sua saúde. Todos estes fatores dificultam a sobrevivência desses seres, fazendo-os enfrentar desafios desde o nascimento a maturidade. Esses desafios dificultam de uma forma tão marcante a sobrevivência das tartarugas que, de acordo com pesquisa realizada pelo projeto, De cada mil filhotes que nascem, somente um ou dois conseguem atingir a maturidade. A ONG contemplada pela campanha foi o Projeto Tamar, justamente por já ter nascido com o propósito de cuidar das tartarugas marinhas . O projeto nasceu por volta de 1980 no sul do Brasil e após 35 anos de trabalho, o Tamar devolveu ao mar mais de 25 milhões de filhotes destas tartarugas, segundo seu site oficial, provando sua eficácia e importância. Além disso foi notado pela ONG a necessidade de cuidar das comunidades costeiras, pois segundo o site do Tamar:  Tornou-se evidente que o trabalho não poderia ficar restrito às tartarugas, pois uma das chaves para o sucesso desta missão seria o apoio ao desenvolvimento das comunidades costeiras, de forma a oferecer alternativas econômicas que amenizassem a questão social, reduzindo assim a pressão humana sobre as tartarugas marinhas. (Projeto TAMAR, 2011) sendo assim, além da importância para o meio ambiente, é muito relevante para a sociedade, tornando essa escolha muito satisfatória para a equipe realizadora. Para a elaboração da peça destacada neste paper foi necessária a escolha de um tipo de mídia, que segundo Sampaio (1997, p.254) é  Termo utilizado para designar os veículos de comunicação, no seu conjunto ou em particular. e entre elas foi utilizado o rádio,que para McLeish ( 2001)é:  O rádio é um dos meios de comunicação de massa ou mass media . O termo radiodifusão indica a dispersão da informação produzida, que abrange cada lar, vila, cidade, e país que esteja ao alcance do transmissor. Seu potencial de comunicação, portanto, é muito grande. (MCLEISH , 2001 P. 16) Por ter um alcance de público vasto e abrangente, esse meio de comunicação encaixa-se perfeitamente na intenção da peça: conscientizar o maior número de pessoas possível sobre o assunto. Dentro das peças radiofônicas foi produzido um spot, que para Reis (2010) :  Spot é a denominação dada às peças publicitárias veiculadas em rádio,que se caracterizam por serem baseadas em um texto falado - acompanhado de uma trilha sonora ou de efeitos sonoros- cuja a duração varia de 15 a 60 segundos. (REIS, 2010, P. 43) Devido ao fato de ser uma peça narrada com interpretação, que fala diretamente com o ouvinte e que estimula a imaginação, essa peça passa com eficiência a mensagem publicitária desejada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tendo como referência as palavras de SAMPAIO (1997, P.101) "Propaganda funciona. Não há dúvida. Mas precisa ser bem feita. Ser notável, pertinente, convincente", a equipe produziu um spot com as características citadas anteriormente e que fosse condizente com o briefing passado. Usando o documento como ponto de partida, foi adotada a metodologia de fases que proporciona uma maior organização das informações, aumentando a possibilidade de sucesso da peça publicitária. De acordo com Sampaio (1997, p.19),  o mecanismo de geração e realização da propaganda obedece a uma sequência lógica, que pode ser dividida em uma série de etapas (...) , para o presente projeto foram desenvolvidas quatro etapas principais,passando pela pesquisa sobre o tema abordando e o cliente em questão até a produção da peça. Etapa: Briefing O briefing é sempre o primeiro passo para a elaboração de uma campanha pois, segundo MARTINS (2010, P.40) o briefing é um  conjunto de informações mercadológicas que deverão ser passadas a agência para que ela possa começar seu trabalho. nesse caso o documento passado pela professora exigia a elaboração de uma campanha educativa unicamente para o meio de comunicação rádio, contendo entre suas peças um spot, que atingisse o público desejado e passasse com eficiência e criatividade a intenção com a qual foi produzida. 2. etapa: Pesquisa A partir de pesquisas feitas à respeito de instituições e da necessidade de abordarmos o tema preservação das tartarugas marinhas brasileiras, foi decidido de que a ONG Projeto Tamar seria o cliente da referida campanha. Durante as pesquisas realizadas no próprio site da ONG a cada mil filhotes que nascem, somente um ou dois conseguem atingir a maturidade, mas que com o trabalho realizado por ela foi possível um notável aumento da quantidade de ninhos e de tartarugas que conseguem atingir a maturidade. Além disso, foi estudada também qual seria o público alvo. Para essa campanha chegou-se a conclusão que o público seria bem abrangente, pois o alerta para a conscientização deve ser feito para toda a população. Segundo Martins (2010, P.9)  cada segmento populacional de interesse é o que conhecemos como público alvo ou target group. 3. Conceito A partir de uma decisão do grupo e por meio da técnica criativa Brainstorming chegou-se ao conceito  Respeito é bom. E elas precisam. . Para Sampaio(1997, p. 228), Brainstorming é:  uma técnica utilizada para gerar ideias publicitárias que consiste em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem à cabeça, sem nenhuma análise sobre sua pertinência, para avaliação posterior. Geralmente é feita por duas ou mais pessoas, em conjunto. Esse conceito surgiu do pensamento de que todas as pessoas querem ser respeitadas,e que não gostariam de que outras pessoas atrapalhem sua vida. Isso não seria diferente com estes animais. Para eles é necessário e urgente que isso ocorra, devido a iminente extinção. Optou-se pelo apelo emocional em toda a campanha, para que o público fosse comovido pela causa. Por isso todas as peças fazem com que o público se coloque no lugar das tartarugas, por meio da técnica de narração, que envolve a função de linguagem emotiva, para Carrascoza (1999, P.38):  O emissor fala de si mesmo, dá vazão aos seus sentimentos, usa pronome em primeira pessoa. aproximando, assim, o público da vivência das tartarugas. 4. Produção: Para a realização do spot o primeiro passo foi a elaboração de um roteiro, que contasse a narrativa em questão, dando um teor emocional a produção e detalhando também os efeitos sonoros que iriam estar presentes. O próximo passo foi escolher o intérprete da história e instruí-lo quanto a atuação. Depois foi feita, no estúdio de rádio da Universidade de Fortaleza, a gravação. Por último, na edição do spot, foram cortadas as partes que seriam desnecessárias ao produto final, adicionados os efeitos sonoros, que na visão de Oliveira e Silva (1999, P.101):  Descrevem sonoramente o que é verbalmente narrado pelo locutor como um signo indicial, fornecendo pistas para o ouvinte acerca do ambiente e da cena em si. . Por último foi adicionado uma trilha sonora, que ainda segundo Oliveira e Silva (1999), permite:  Conferir colorido/tom à cena acentuando o clímax trabalhado na performance vocal ( suspense, romantismo), a trilha sonora pode proporcionar ritmo à narração, se adequando ao produto e ao conceito, e, consequentemente, promover a identificação por parte do público-alvo. (OLIVEIRA; SILVA, 1999, P.103) Assim, ao final do processo, estava pronto o spot. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como produto foi elaborado um spot de 30 segundos de cunho educativo. Foram feitas reuniões para discutir como seria realizado o roteiro da peça, onde foi decidido que este ficaria em formato de narrativa e em primeira pessoa. O personagem seria uma tartaruga marinha, descrevendo algumas das dificuldades enfrentadas durante sua vida, as quais ela não é capaz de compreender. O resultado final foi: Cliente: Projeto Tamar Campanha: Respeito é bom. E elas precisam. Título: Sob o olhar da Tartaruga. Peça:30 TEC: Entra música instrumental e vai a BG Locução feminina: Nasci muito pequena. Estou quase chegando e escuto um som de trovão passando por mim. Apresso meus passos e alcanço o mar. Olha só, almoço! Essa água viva tem um gosto estranho& O que é isso? Está preso em mim! Meu casco não cresceu como o das minhas amigas. Volto para a praia, é hora de ter meus próprios filhos. O som de trovão está de volta. Lembro do meu primeiro dia de vida e sinto o peso do trovão em meu casco. Locução feminina: A tartaruga marinha sofre com a poluição e a prática ilegal de veículos nas praias. Assinatura: Respeito é bom. E elas precisam. Projeto Tamar. Após a produção do roteiro, da gravação e dos cortes de edição, foram adicionados a trilha sonora e os efeitos sonoros que acompanhariam a história. Toda a produção foi voltada à passar para o ouvinte, de forma emotiva, todas as dificuldades enfrentadas por estes animais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Além de atingir a proposta apresentada de explorar o conteúdo ministrado na disciplina de Produção Publicitária em Rádio e ter conquistado uma avaliação positiva do corpo docente da Universidade de Fortaleza, a peça fez com que a equipe compreendesse a importância dos formatos radiofônicos de anúncio, aprendendo mais sobre eles. Outro aspecto positivo foi poder desenvolver ainda mais os conhecimentos práticos sobre publicidade, aplicando-as da melhor maneira possível. Além disso foi importante para a compreensão do valor do spot para a propaganda. Cumprindo seus objetivos, o spot desenvolvido foi mais que um exercício prático para desenvolver conhecimentos, mais sim uma grande realização para a equipe de suma importância para a vida acadêmica e profissional dos integrantes, sendo também uma maneira de conscientizar os membros sobre o problema ambiental da possível extinção de algumas espécies de tartarugas, além de conhecer tão belo e relevante trabalho quanto o da ONG Projeto Tamar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CARRASCOZA, João A. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Ed. Futura, 1999. <br><br>G1: Cinco gráficos que explicam como a poluição por plástico ameaça a vida na Terra. Disponivel em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/cinco-graficos-que-explicam-como-a-poluicao-por-plastico-ameaca-a-vida-na-terra.ghtml> Útimo acesso em 13 de Abril de 2018.<br><br>MARTINS, Jorge S. Redação publicitária  Teoria e prática. São Paulo, SP: Atlas, 2004. <br><br>MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí!. São Paulo, ed. Saraiva, 2010.<br><br>MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo; Ed. Sunmus,2001. <br><br>OLIVEIRA, Júlia Lúcia; SILVA, Albano da. Rádio: oralidade mediatizada: o spot e os elementos da linguagem radiofônica. São Paulo, ed. Annablume, 1999. <br><br>Projeto Tamar. Disponivel em: < http://www.tamar.org.br/> Último acesso em 13 de Abril de 2018. <br><br>REIS,Clóvis .Propaganda no rádio: Os formatos de anúncio. São Paulo, Ed. Edfurb, 2008. <br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro Ed. Campos, 1997. <br><br> </td></tr></table></body></html>