ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00541</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Enjoei: A moda nem sempre muda</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Isadora Oliveira Rabelo (Universidade de Fortaleza); Hugo Oliveira Pascoal (Universidade de Fortaleza); Livia Ferraz Carvalho Rocha (Universidade de Fortaleza); Diego Henrique Oliveira de Paiva (Universidade de Fortaleza); Claúdio Henrique Nunes de Sena (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha Promocional, Enjoei, Moda, Slow Fashion, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Neste trabalho relatamos a criação da campanha para a empresa Enjoei, que atua com marketplace e gerenciamento de vendas. Trata-se de uma campanha promocional que visa a venda do conceito do Slow Fashion. O trabalho conta com a criação de peças publicitárias, passadas pelo briefing do professor Claúdio Sena e Diego Paiva nas disciplinas de Redação Publicitária I e Direção de Arte, durante o primeiro semestre de 2017. Depois de brifados, a equipe desenvolveu soluções criativas e eficientes para resolvê-lo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Enjoei é uma empresa que foi criada em 2009 em forma de blog e vendia roupas dos proprietários e amigos. Com o passar do tempo, o site teve um aumento de demanda e em 2012 se tornou um e-comerce. Atualmente constitui-se em uma plataforma de compra e venda, focada principalmente no setor mobile, que também produz e oferece conteúdos em diversos formatos, realçando a divulgação em redes sociais. A empresa destaca-se pela comunicação bem humorada e uso de influenciadores digitais em suas lojas. Uma campanha é caracterizada por um conjunto de peças idealizadas e anteriormente contidas em um planejamento. Todas as peças tem unidade entre si, como elementos visuais, textuais e assinatura que são mantidos. Em nosso caso, a campanha deveria ser de cunho promocional, e segundo MARTINS (2010, p.10), define-se campanha promocional "aquela que nos informa sobre o que ha&#769; no mercado comercial que possa ser do nosso interesse, e tenta nos convencer a comprar." A campanha do Enjoei foi feita por alunos do 3º semestre do Curso Comunicação Social- Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza durante o primeiro semestre de 2017. Foi idealizada como prova final das disciplinas de Direção de Arte e Redação I, onde respectivamente aprendemos sobre a redação publicitária e seus componentes, relação texto/imagem, seu contexto nas campanhas publicitárias e os processos criativos na direção de arte, suas adaptações em diversos meios e o uso nas campanhas publicitárias. O briefing foi escolhido por meio de sorteio, onde nele continha informações sobre o cliente, posteriormente aprofundadas por membros da equipe. O intuito da campanha, além de divulgar a empresa, buscou também vender a ideia do Slow Fashion, solicitada no briefing. Tivemos a opção de escolher a marca que iríamos trabalhar o conceito. Optamos pelo Enjoei, já que se trata de uma plataforma onde as pessoas vendem peças de roupas e calçados que não estão mais em uso ou que simplesmente "enjoaram", alimentando assim o consumo consciente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para criação da campanha, foi fundamental os conteúdos teóricos e práticos das cadeiras de Redação I e Direção de Arte. O conceito da campanha, precisava de uma assinatura impactante para conseguirmos vender a ideia de forma assertiva. Como quesito principal solicitado no briefing, tínhamos por missão vender a ideia do Slow Fashion, prática sustentável que defende a diminuição do consumo, combatendo a produção em massa e o desperdício, seguindo a definição de que "o slow fashion promove a produção com menor impacto ambiental, o que não significa necessariamente baixar a produtividade, mas melhorá-la, pensando na qualidade do produto final, o que torna o processo amigo do meio ambiente" (BLACK, 2008; LIVNI, 2011).. Nosso objetivo principal foi mostrar para o público alvo que a moda é cíclica. Em que, mesmo hoje, vivendo em uma sociedade de consumo desenfreado, é possível consumir de forma consciente, desse modo, mostrando que alguns objetos podem ser reutilizados e, ainda assim, estando na moda. Essa perspectiva pode ser comprovada quando se observa um retorno nas passarelas de moda de alguns acessórios utilizados nos anos 90, ou seja, mostrando que alguns artigos podem ser reutilizados sem fugirem do conceito fashion.Era de nosso interesse no processo de criação, promover a plataforma do Enjoei, gerando assim mais acessos, vendas e abertura de novas "lojinhas", termo utilizado pela própria plataforma. Não só com esse objetivo, também queríamos vender a ideia da forma softsell. "(...) comerciais que apelam para o oni&#769;rico, o poe&#769;tico, o humor etc. e que apresentam o produto como o grande responsa&#769;vel por todo aquele bem-estar.(...) Enfim, sa&#771;o comerciais que usam uma linguagem dourada ou divertida para oferecer o produto" (MARTINS, 2010, p.10). O trabalho desenvolvido pela equipe não teve a intenção de colocar em letras garrafais o termo Slow Fashion, mas sim fazer que a mensagem chegasse ao público de forma leve e que fizesse os mesmos pensarem sobre.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As campanhas promocionais são usadas para que um determinado produto seja comunicado ao público alvo e possa gerar consequentemente a ações futuras como a venda ou a adesão à ideia do Slow Fashion. Podem ser usadas de forma estratégica para aumentar as vendas, anunciar um novo posicionamento ou fazer com que a marca fique na mente do seu cliente. Com um bom briefing, planejamento estratégico, processo criativo e planejamento de mídia, as campanhas transmitem uma ideia de forma certa e influenciam nos hábitos de consumo. Nesse caso, a campanha do Enjoei apresenta também um papel social. Hoje, vive-se em uma sociedade de consumo cada vez mais desenfreado e o planeta Terra sofre diversas consequências graças a isso. Sob essa ótica, a campanha do Enjoei se destaca por oferecer um valor de grande aspecto social: a reutilização de objetos com a possibilidade de estar enquadrada dentro da moda, demonstrando que é sim possível se vestir bem utilizando um acessório ou vestuário de forma consciente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após o recebimento do briefing em sala de aula, tivemos que selecionar a empresa que iríamos relacionar com o Slow Fashion. Escolhemos o Enjoei e posteriormente iniciou-se o processo de pesquisas sobre o serviço prestado, histórico de campanhas, público-alvo e o posicionamento da marca. Depois de conhecermos de forma mais profunda sobre o nosso cliente, a equipe procurou entender quem eram as pessoas que procuravam pelo serviço da plataforma. Segundo o site do Sebrae (2016), 36% dos maiores consumidores de plataforma e-comerce tem idade entre 35 e 49 anos, seguidos por outra faixa de 25 e 34 anos com 32%, entre 50 e 64 anos com 16%, entre 18 e 24 anos com 11%, mais de 64 anos com 2% e até 17 anos com 1%. Desse modo, o público se tornou bastante amplo, o que permitiu uma certa abrangência para as escolhas e formas de como iríamos trabalhar. Pesquisando de modo mais específico o gênero de consumidores do site, constatou-se que as mulheres são as maiores consumidoras e donas de lojas dentro da plataforma, porém é importante destacar que os homens também têm uma participação expressiva. Depois da fase de pesquisas e estudos, a equipe iniciou a produção da campanha. Elaborou-se uma rede semântica, que segundo CARRASCOZA (2003) "é uma relação sintagmática que se estabelece em dois ou mais termos presentes numa série real", com elementos de associação direta, associação indireta, associação oposta e atributos da marca. A partir desse processo surgiram diversas palavras-chave e, com elas, foi feito um mapa mental (BUZAN, 1996), tornando as ideias mais organizadas. Com o mapa mental, foi possível pesquisar algumas referências, e durante o processo de discussão surgiu a palavra "tempo", e que hoje em dia era possível visualizar que utilizamos alguns acessórios e vestes muito parecidos com a moda de alguns anos atrás. Nesse contexto, foi pensado em uma forma visual de apresentar o conceito, e como esse tempo da moda era algo cíclico, ou seja, sempre voltava. Após essa conclusão, foi decidido utilizar um método de comparação de datas, porém com os objetos expostos de forma igual, mostrando que nem sempre a moda passa com o tempo, surgindo assim o conceito da campanha e das peças.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a definição do conceito, determinamos as peças a serem criadas: cartaz, outdoor, anúncio de revista, filme publicitário, mídia alternativa e anúncios para mídias digitais. Em todas a peças é possível perceber uma linha estética e textual que se repete caracterizando uma campanha e garantindo a unidade, tão importante mencionada por (HOFF e GABRIELLI, 2004): "O tema cria unidade porque está presente em todas as peças, com diferentes signos verbais e não-verbais, mas sempre comunicando a mesma ideia." A campanha consiste em duas imagens que fazem referência a itens da moda que já foram muito requisitados antes, saíram de moda, e anos depois voltaram a ser utilizados. O conceito das peças, que posteriormente usado também como assinatura, foi definido como: A moda nem sempre muda. A assinatura fecha o raciocínio da peça, traz a solução do problema gerado no começo, fazendo com que o raciocínio se complete ao longo da mesma. Segundo FIGUEIREDO (2014), "a assinatura é, também parte do processo de sedução da mensagem publicitária, iniciado no título e na imagem (...) Ela deve concluir o processo de comunicação". Nos preocupamos com o visual minimalista da campanha, já que queríamos transmitir o ideal de que o próprio Enjoei é uma plataforma simples e divertida. "E&#769; importante ter em mente, entretanto, que quanto mais elementos se colocam em um anu&#769;ncio, mais ele perde impacto; dessa forma, a regra e&#769;: so&#769; coloque elementos extras se eles acrescentarem algo ao processo de comunicac&#807;a&#771;o." (FIGUEIREDO, 2014, p. 60) Por ter uma estética simples e não termos um título chamativo, levamos o nosso público a pensar sobre o que ele está vendo. A assinatura fecha o raciocínio da peça, deixando implícito a ideia do Slow Fashion e ainda assim vendendo a plataforma do Enjoei. "Os olhos do leitor passeiam pela imagem e são atraídos pelas informações novas que se destacam em detrimento das informações conhecidas, ou seja, aquelas que já fazem parte de seu repertório." (HOFF e GABRIELLI, 2004), sendo assim nossa intenção usar poucos elementos para contrastar com a poluição visual encontrada com outros anúncios. Preocupou-se com a adequação das peças a plataforma onde seriam veiculadas e também a adequação da linguagem em relação ao público. Nas peças online, foi usada uma linguagem divertida com uma dinâmica interativa, que como citado anteriormente por (BARFOOT, BURTENSHAW E MAHON, 2010, p.67): "é a maneira ideal de se comunicar com o público relativamente jovem e alfabetizado no mundo da tecnologia." A escolha do outdoor tem total relação com a estética minimalista da campanha, já que segundo (BARFOOT, BURTENSHAW E MAHON, 2010, p.14): "tem como característica a transmissão de sua mensagem em fração de segundos a um público de transeuntes apressados.".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A elaboração dos anúncios teve participação de todos os membros da equipe, desde a leitura do briefing e pesquisa da marca até a criação dos layouts. Os conteúdos que aprendemos nas aulas de Redação Publicitária I e Direção de Arte foram de extrema importância para o desenvolvimento das peças, resultando na nota máxima do trabalho na cadeira. Assim, julgamos que os objetivos pretendidos no trabalho foram cumpridos com excelência. Procuramos, antes de tudo, suprir as necessidades do briefing coletando as informações necessárias para entender de que forma o cliente se comportava como marca e sua identidade. O trabalho nos levou a uma reflexão crítica sobre o consumo excessivo da moda e como o Slow Fashion resgata o valor das roupas, removendo a imagem da moda como algo descartável. A publicidade se prova como ferramenta de influência nos hábitos não só de consumo, mas também de forma social. Na campanha nos utilizamos de seu poder para ser indutora do consumo consciente de forma ética, impactando de forma positiva o futuro da moda e seu consumo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FIGUEIREDO, Celso. Redação publicitária: Sedução pela palavra, 2nd edição. Cengage Learning Editores, 05/2014. [Minha Biblioteca].<br><br>AMBROSE, Gavin, HARRIS, Paul. Fundamentos de Design Criativo, 2nd edição. Bookman, 01/2014. [Minha Biblioteca].<br><br>HOFF, T.; GABRIELLI, L. Redação publicitária. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.<br><br>SEBRAE. 2016. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/estudo-revela-o-perfil-do-consumidor-on-line,2dfa9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD >. Acesso em: 10 abr. 2018 <br><br>LIVNI, A.; SCUDER, F. Manifiesto MODA lenta SLOW fashion. Disponível em: <http://analivni.com/AnaLivni-MODAlenta-SLOWfashion/filosofia.html. Disponível em: 5 de maio de 2011. <br><br>BARFOOT, Caroline, BURTENSHAW, Ken e MAHON, Nik. Fundamentos da Publicidade Criativa. Porto Alegre: Bookman, 2010.<br><br> </td></tr></table></body></html>