INSCRIÇÃO: 00882
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT11
 
TÍTULO: Website Pulso
 
AUTORES: Marcos Souza de Araújo (Universidade Federal do Ceará); Yasmin Araújo Martins (Universidade Federal do Ceará); Eliane Maria Sousa Ferreira (Universidade Federal do Ceará); Alexandre Mota Lacerda (Universidade Federal do Ceará); Ana Beatriz Nunes Alves' (Universidade Federal do Ceará); Rafael Rodrigues da Costa (Universidade Federal do Ceará)
 
PALAVRAS-CHAVE: doação de órgãos, jornalismo na internet , longform, multimídia,
 
RESUMO
O Especial Pulso (https://especialpulso.wixsite.com/pulso) é um produto multimídia produzido por alunos da disciplina Jornalismo na Internet, obrigatória na grade curricular do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). No trabalho, busca-se a integração sincrônica e unitária entre os suportes possíveis de ser explorados em conjunto a partir da internet, como texto, som, imagem estática, imagem móvel e infográfico, para abordar a doação de órgãos no Brasil (com foco regionalizado geograficamente), tema percebido, a partir dos fatores de noticiabilidade, como importante de ser abordado jornalisticamente e, consequentemente na esfera pública. O formato do especial é longform, mais adequado aos aspectos e objetivos do Especial Pulso.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 倀甀氀猀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 漀戀爀椀最愀琀爀椀愀 渀漀 焀甀椀渀琀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ⴀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䌀攀愀爀 ⠀唀䘀䌀⤀Ⰰ 挀甀爀猀愀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 氀攀琀椀瘀漀 ㈀ ㄀㜀⸀㈀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀漀 眀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 猀甀瀀漀爀琀攀猀Ⰰ 洀愀椀漀爀 愀爀洀愀稀攀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 挀漀洀漀 焀甀椀稀稀 攀 戀漀琀攀猀 焀甀攀 搀漀 愀挀攀猀猀漀 愀 挀愀椀砀愀猀 搀攀 琀攀砀琀漀⸀ 吀漀搀漀猀 愀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 挀椀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 愀 甀渀椀搀愀搀攀 搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 攀 洀愀渀琀攀渀搀漀 漀 挀甀椀搀愀搀漀 搀攀 渀漀 栀愀瘀攀爀 爀攀搀甀渀搀渀挀椀愀 搀攀猀渀攀挀攀猀猀爀椀愀⸀ O tema escolhido, doação de órgãos, teve que ser justificado levando em consideração os princípios jornalísticos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 倀甀氀猀漀  琀漀爀渀愀爀 挀漀洀甀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 搀漀愀漀 搀攀 爀最漀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 搀椀氀攀洀愀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀琀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 昀甀琀甀爀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 漀 琀攀洀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀 攀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 瀀漀搀攀 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 栀愀樀愀 漀 搀攀戀愀琀攀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀搀漀 猀漀戀爀攀 搀漀愀漀 搀攀 爀最漀猀 渀愀 攀猀昀攀爀愀 瀀切戀氀椀挀愀⸀ De acordo com a pesquisa Avaliação das causas de recusa familiar à doação de órgãos e tecidos (2013), da Escola Paulista de Enfermagem, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), os principais motivos para a recusa da doação de órgãos no Brasil são: Não compreensão do diagnóstico de morte encefálica (21%), religiosidade (19%), falta de competência técnica da equipe (19%). ਀伀 焀甀攀 猀攀 瀀攀爀挀攀戀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ  焀甀攀 漀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 猀漀戀爀攀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀  搀漀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 搀攀 洀漀爀琀攀 攀渀挀攀昀氀椀挀愀Ⰰ 瀀漀搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 洀愀椀漀爀 砀椀琀漀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ A prática de técnicas voltadas às possibilidades do jornalismo multimídia, como a seleção do material e a melhor maneira de apresentação ao usuário, também devem levadas em consideração.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀攀洀愀 搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 昀漀椀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀搀漀 攀洀 愀甀氀愀 攀 愀瀀爀漀瘀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀ⴀ猀攀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 焀甀攀 渀漀爀琀攀椀愀洀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 猀攀氀攀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 搀攀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䔀椀氀搀攀爀猀 ⠀㈀  㘀⤀Ⰰ ᰀ愠猀猀甀洀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 琀洀 挀攀爀琀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 漀猀 琀漀爀渀愀洀 渀漀琀椀挀椀瘀攀椀猀⸀ 䔀猀猀攀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 ⴀ 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 ⴀ 猀漀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 搀攀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 䔀氀攀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀洀 愀漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 猀攀氀攀漀 搀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀Ⰰ 搀攀猀琀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 搀攀琀攀爀洀椀渀愀洀 漀 瘀愀氀漀爀 渀漀琀挀椀愀 搀攀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀⸀ᴀ†⠀渀漀 漀爀椀最椀渀愀氀㨀 䤀琀 椀猀 愀猀猀甀洀攀搀 琀栀愀琀 攀瘀攀渀琀猀 栀愀瘀攀 挀攀爀琀愀椀渀 挀栀愀爀愀挀琀攀爀椀猀琀椀挀猀 琀栀愀琀 洀愀欀攀 琀栀攀洀 渀攀眀猀眀漀爀琀栀礀⸀ 吀栀攀猀攀 昀攀愀琀甀爀攀猀 ⴀ 愀猀 瀀攀爀挀攀椀瘀攀搀 戀礀 樀漀甀爀渀愀氀椀猀琀猀 ⴀ 愀爀攀 爀攀昀攀爀爀攀搀 琀漀 愀猀 渀攀眀猀 昀愀挀琀漀爀猀⸀ 吀栀攀礀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀 琀漀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀攀 猀攀氀攀挀琀椀漀渀 挀爀椀琀攀爀椀愀 漀昀 樀漀甀爀渀愀氀椀猀琀猀 愀渀搀 琀栀甀猀 搀攀琀攀爀洀椀渀攀 琀栀攀 渀攀眀猀 瘀愀氀甀攀 漀昀 愀渀 攀瘀攀渀琀⸀ᴀ⤠⸀ Fatores de noticiabilidade que tornam a doação de órgãos um tema que passa pelo crivo dos fatores de noticiabilidade são: impacto (o relatório da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) referente aos meses de janeiro a setembro de 2017 apontou que 32.066 pessoas eram pacientes ativos em lista de espera. Desse total, 770 estavam no Ceará. Deve-se levar ainda em consideração que há também outros indivíduos implicados no processo de doação, como a família, aspecto também abordado no especial), factualidade (já que, em outubro do ano passado, o presidente Michel Temer assinou decreto que alterou a Lei nº 9.434, que trata sobre a doação de órgãos e tecidos no país. Há também datas efemérides, como agosto de 2017, que marcou os 40 anos do primeiro transplante de órgão realizado no Ceará e 3 de dezembro do mesmo ano, que marcou os 50 anos do primeiro transplante cardíaco realizado no mundo), proximidade (uma vez que o trabalho possui foco regionalizado e o Ceará é referência nacional em transplante de órgãos: foi o 4º estado do país que mais realizou transplantes de fígado (146); 6º em número de transplantes de córnea (719); e 6º em número de transplantes de coração (23), segundo dados da ABTO referentes aos meses de janeiro a setembro de 2017. Além disso, o Ministério da Saúde afirmou em 2016 que "considerando os dados, o Ceará está com sua lista de córnea zerada").਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀猀猀攀洀漀猀 琀攀爀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀洀 甀洀 猀甀瀀漀爀琀攀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 挀甀樀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 匀愀氀愀瘀攀爀爀愀 ⠀㈀  ㄀⤀ 猀漀 ᰀ愠 椀渀琀攀最爀愀漀 猀椀渀挀爀渀椀挀愀 攀 甀渀椀琀爀椀愀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀砀瀀爀攀猀猀愀搀漀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀搀椀最漀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 洀攀搀椀愀渀琀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 猀漀洀 攀 椀洀愀最攀洀ᴀ†⠀渀漀 漀爀椀最椀渀愀氀㨀 ᰀ氠愀 椀渀琀攀最爀愀挀椀渀 猀椀渀挀爀渀椀挀愀 礀 甀渀椀琀愀爀椀愀 搀攀 挀漀渀琀攀渀椀搀漀猀 攀砀瀀爀攀猀愀搀漀猀 攀渀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀搀椀最漀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 洀攀搀椀愀渀琀攀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 猀漀渀椀搀漀猀 攀 椀洀最攀渀攀猀ᴀ⤠ 攀 焀甀攀 瘀攀洀 猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀渀搀漀 渀漀 挀愀洀瀀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 ᰀ攠洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀ᴀⰠ 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀 䰀漀渀最栀椀 ⠀㈀ ㄀㔀⤀Ⰰ 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀愀猀 最爀愀渀搀攀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀洀 氀漀渀最昀漀爀洀Ⰰ 挀漀洀漀 漀挀漀爀爀攀 挀漀洀 漀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀 倀甀氀猀漀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O Especial multimídia Pulso foi desenvolvido em quatro meses, referentes a um semestre letivo na Universidade Federal do Ceará (UFC), entre agosto e dezembro de 2017, e disponibilizado na plataforma online Wix. Durante o período a equipe, formada por cinco estudantes, reunia-se semanalmente e manteve contato constante através das redes sociais. Foram realizadas pesquisas em sites oficiais e artigos científicos; e entrevistas com pessoas que têm e/ou tiveram a vida impactada de diferentes maneiras pela doação de órgãos (famílias doadoras; receptores; famílias de receptores; pessoas na lista de espera; pessoas que estavam na iminência de fazer parte da lista de espera; médico que realizou o primeiro transplante cardíaco no estado; médicos que realizam o procedimento atualmente; profissionais da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott), responsáveis pelo contato com a família do potencial doador; coordenadora do central de Transplantes do estado do Ceará). Todas os áudios e imagens capturados tiveram permissão prévia de gravação, concedida tanto pessoalmente, como no caso de famílias doadoras e receptoras, quanto por meio de assessorias de imprensa, no caso do material capturado em hospitais, por exemplo. As entrevistas, que foram realizadas em três cidades distintas do Ceará, Caucaia, Maracanaú e Fortaleza (todas na Região Metropolitana de Fortaleza, que concentra quase totalidade dos hospitais onde são realizados transplantes no estado), foram capturados em áudio, fotografia e vídeo para que pudessem ser utilizadas posteriormente da melhor forma.਀伀 昀漀爀洀愀琀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀洀漀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 昀漀椀 漀 氀漀渀最昀漀爀洀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䰀漀渀最栀椀 ⠀㈀ ㄀㔀⤀ 瀀攀爀洀椀琀攀 甀洀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 洀愀椀猀 氀漀渀最漀 攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀 猀漀戀爀攀 甀洀 琀攀洀愀⸀ 䌀椀琀愀渀搀漀 䘀椀猀挀栀攀爀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 愀 愀甀琀漀爀愀 愀瀀漀渀琀愀 ᰀ渠甀洀愀 搀攀昀椀渀椀漀 洀愀椀猀 愀瀀甀爀愀搀愀Ⰰ 氀漀渀最昀漀爀洀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀㨀 ᰀㄠ⤀ 甀洀 渀瘀攀氀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀 搀攀 爀攀氀愀琀漀Ⰰ 焀甀攀 瘀愀椀 愀氀洀 搀漀 瀀愀搀爀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 ⠀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⤀ 攀 ㈀⤀ 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 愀琀爀愀攀渀琀攀猀Ⰰ 昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 挀漀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 爀攀愀氀愀洀 漀 愀爀琀椀最漀ᴀᴠ⸠ 䰀漀渀最栀椀 ⠀㈀ ㄀㔀⤀ 琀愀洀戀洀 愀瀀漀渀琀愀 瀀愀爀愀 漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 漀 氀漀渀最昀漀爀洀 渀漀 愀瀀漀渀琀愀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 攀砀琀攀渀猀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 漀 攀猀昀漀爀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀洀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ Percebe-se, então, que o Especial Pulso cumpre a definição citada acima, pois aborda de em nível aprofundado a temática da doação de órgãos e também pode ser caracterizado como um trabalho multimídia, uma vez que possui a integração sincrônica e também unidade, aspectos apontados por Salaverría (2001) para definir trabalhos multimídia relacionados a uma concepção comunicativa e expostos no tópico acima. Para exemplificar os aspectos necessários a este tipo de trabalho,, o autor afirma que “a mensagem multimídia [...] deve ser um produto polifônico em que se conjuguem conteúdos expressados em diversos códigos. Mas também deve ser unitário. A mensagem multimídia não se alcança mediante a mera justaposição de códigos textuais e audiovisuais, mas sim através de uma integração harmônica desses códigos em uma mensagem unitária (no original: “El mensaje multimedia, ya lo hemos dicho, debe ser un producto polifónico en el que se conjuguen contenidos expresados en diversos códigos. Pero, además, debe ser unitario. El mensaje multimedia no se alcanza mediante la mera yuxtaposición de códigos textuales y audiovisuales, sino a través de una integración armónica de esos códigos en un mensaje unitario”).਀䄀 攀焀甀椀瀀攀 瀀爀漀挀甀爀漀甀 椀洀愀最椀渀愀爀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 ᰀ猠愀琀椀猀昀愀稀攀爀 漀 氀攀椀琀漀爀ᴀⰠ 挀漀洀漀 愀昀椀爀洀愀 䰀漀渀最栀椀 ⠀㈀ ㄀㔀⤀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 瀀攀爀挀攀戀椀搀愀猀 挀漀洀漀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 愀猀瀀攀挀琀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀⸀ 倀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀琀愀爀 猀漀戀爀攀 昀愀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀  搀漀愀漀 搀攀 爀最漀猀㬀 漀 琀攀砀琀漀 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 昀椀漀 挀漀渀搀甀琀漀爀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀㬀 漀猀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 搀愀搀漀猀㬀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 漀挀甀瀀愀洀 愀 琀攀氀愀 椀渀琀攀椀爀愀 攀 猀漀 猀攀最甀椀搀愀猀 搀愀 漀瀀漀 搀攀 漀甀瘀椀爀 甀洀 琀爀攀挀栀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀 琀攀渀琀愀洀 昀愀稀攀爀 挀漀洀  焀甀攀 漀 甀猀甀爀椀漀 挀漀渀猀椀最愀 攀洀攀爀最椀爀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀漀渀琀愀搀愀㬀 漀猀 瘀搀攀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 洀愀椀猀 攀洀漀琀椀瘀漀 攀 挀栀攀最愀洀 愀 洀漀猀琀爀愀爀 氀愀搀漀 愀 氀愀搀漀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 搀漀愀漀㬀 漀猀 戀漀琀攀猀 焀甀攀 琀爀愀琀愀洀 猀漀戀爀攀 愀 䌀椀栀搀漀琀琀琀 攀 漀 愀甀砀氀椀漀 瀀愀爀愀 吀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 䘀漀爀愀 搀攀 䐀漀洀椀挀氀椀漀 琀愀洀戀洀 猀漀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 焀甀攀 搀漀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀猀 栀椀瀀攀爀氀椀渀欀猀 攀 漀 焀甀椀稀稀Ⰰ 焀甀攀 琀攀猀琀愀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀 甀猀甀爀椀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 琀爀愀琀愀搀漀 攀  挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀瘀攀氀 攀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ Longhi (2015) aborda também o fato de que o longform vem se consolidando no meio jornalístico e sendo utilizado tanto por veículos tradicionais, como estadunidense The New York Times, quanto em espaços nativos digitais, como o brasileiro UOL Tab, o que nos faz perceber que a produção do Pulso se adequa às novas demandas de formato e de mercado jornalísticos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 倀甀氀猀漀 攀猀琀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 圀椀砀 攀  搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 猀攀攀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 攀洀 洀攀渀甀 昀椀砀漀⸀ 䠀 瀀愀搀爀漀 搀攀 挀漀渀攀猀 攀 搀攀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀 瀀爀攀搀漀洀椀渀渀挀椀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 昀爀椀愀猀Ⰰ 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀猀 搀攀挀椀猀攀猀 昀漀爀愀洀 琀漀洀愀搀愀猀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀 攀 挀漀洀 愀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀漀 甀洀 猀琀漀爀礀戀漀爀搀 焀甀攀 渀漀爀琀攀漀甀 愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 昀椀渀愀氀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 渀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀⸀ A página de abertura apresenta imagens móveis capturadas durante a produção do trabalho e o nome do especial centralizado em tipografia cursiva. Logo abaixo, é apresentado o editorial do Pulso, com uma breve explicação da proposta do trabalho e justificativa do nome: Pulso remete à ideia de continuidade da vida, objetivo maior da doação.਀䄀 猀攀漀 䠀椀猀琀爀椀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 攀 琀攀砀琀漀猀 猀漀戀爀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀  搀漀愀漀 搀攀 爀最漀猀 渀漀猀 洀戀椀琀漀猀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 渀愀挀椀漀渀愀氀 攀 攀猀琀愀搀甀愀氀⸀ 䄀 猀攀漀 倀愀爀琀椀搀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 甀洀愀 昀愀洀氀椀愀 焀甀攀 愀挀攀椀琀漀甀 搀漀愀爀 漀猀 爀最漀猀 搀攀 甀洀 昀愀洀椀氀椀愀爀 焀甀攀 昀愀氀攀挀攀甀 愀瀀猀 愀挀椀搀攀渀琀攀 搀攀 琀爀渀猀椀琀漀⸀ 䠀 琀愀洀戀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 䌀椀栀搀漀琀琀 攀 漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀挀甀猀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀⸀ 䄀 猀攀漀 䔀猀瀀攀爀愀 愀戀漀爀搀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 搀愀 氀椀猀琀愀 搀攀 攀猀瀀攀爀愀 搀攀 爀最漀猀 渀漀 瀀愀猀⸀ 䄀氀最甀渀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀漀 漀  瀀愀爀愀攀渀猀攀 䰀攀愀渀搀爀漀 倀攀爀攀椀爀愀Ⰰ 焀甀攀 瘀攀椀漀 瀀愀爀愀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀 瀀漀爀焀甀攀 渀愀 瀀漀挀愀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀猀琀愀瘀愀 瀀爀攀猀琀攀猀 愀 攀渀琀爀愀爀 渀愀 氀椀猀琀愀 搀攀 攀猀瀀攀爀愀 瀀漀爀 甀洀 挀漀爀愀漀㬀 漀 瀀椀愀甀椀攀渀猀攀 䨀漀猀 䌀愀爀搀漀猀漀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 攀洀 昀愀猀攀 搀攀 攀砀愀洀攀猀 攀 攀砀攀爀挀挀椀漀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀攀猀 愀漀 琀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀 挀愀爀搀愀挀漀Ⰰ 愀瀀猀 猀攀琀攀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 昀爀甀猀琀爀愀搀愀猀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀㬀 攀 漀 挀愀猀愀氀 瀀漀琀椀最甀愀爀 촀爀椀猀 攀 䄀渀琀漀渀椀漀⸀ 一愀 瀀漀挀愀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 攀洀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 攀氀攀 樀 攀猀琀愀瘀愀 渀愀 氀椀猀琀愀 搀攀 攀猀瀀攀爀愀 瀀漀爀 甀洀 琀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀 搀攀 昀最愀搀漀 栀 漀椀琀漀 愀渀漀猀⸀ A seção Chegada é sobre a vida depois do transplante. Há entrevista com o baiano Jonatas ਀䌀愀戀愀渀攀氀愀猀Ⰰ 焀甀攀 洀甀搀漀甀ⴀ猀攀 瀀愀爀愀 漀 䌀攀愀爀 愀瀀猀 挀愀猀愀爀ⴀ猀攀 挀漀洀 愀 攀渀昀攀爀洀攀椀爀愀 焀甀攀 挀甀椀搀漀甀 搀攀氀攀 攀渀焀甀愀渀琀漀 攀猀瀀攀爀愀瘀愀 瀀漀爀 琀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀 挀愀爀搀愀挀漀⸀ 䠀漀樀攀 攀氀攀  瘀椀挀攀ⴀ瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 吀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀愀搀漀猀 䌀愀爀搀愀挀漀猀 搀漀 䌀攀愀爀 ⠀䄀吀䌀䌀⤀⸀ 䌀愀爀漀氀椀渀攀Ⰰ 洀攀 搀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 䬀攀洀攀氀礀Ⰰ 攀 愀 昀椀氀栀愀 猀漀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀愀 猀攀漀⸀ 䄀 昀椀氀栀愀 瀀愀猀猀漀甀 甀洀 愀渀漀 攀 甀洀 洀猀 渀愀 氀椀猀琀愀 搀攀 攀猀瀀攀爀愀 瀀漀爀 甀洀 挀漀爀愀漀⸀ 伀 琀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀 漀挀漀爀爀攀甀 攀洀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ Na seção Webdoc é possível assistir ao webdocumentário Vida, a história de um transplante, compartilhável em redes sociais, de 24 minutos e 12 segundos e que aborda aspectos emotivos e informativos, com a abordagem de especialistas sobre o tema.਀一愀 猀攀漀 吀攀猀琀攀 漀 甀猀甀爀椀漀 瀀漀搀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 愀 搀攀稀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 甀洀 焀甀椀稀稀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀瘀攀氀 攀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 猀漀戀爀攀 搀漀愀漀 搀攀 爀最漀猀 挀甀樀愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 搀愀搀愀猀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ A seção A equipe apresenta os cinco alunos responsáveis pela produção do trabalho.਀䄀氀最甀渀猀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 搀漀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀 倀甀氀猀漀 猀漀 漀猀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀猀 猀攀攀猀 倀愀爀琀椀搀愀Ⰰ 䔀猀瀀攀爀愀 攀 䌀栀攀最愀搀愀㬀 昀爀愀猀攀猀 焀甀攀 漀挀甀瀀愀洀 琀漀搀漀 漀 攀猀瀀愀漀 搀愀 琀攀氀愀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 琀愀洀戀洀 渀愀猀 猀攀攀猀 倀愀爀琀椀搀愀Ⰰ 䔀猀瀀攀爀愀 攀 䌀栀攀最愀搀愀㬀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 漀挀甀瀀愀洀 琀漀搀漀 漀 攀猀瀀愀漀 搀愀 琀攀氀愀 猀攀最甀椀搀愀猀 搀攀 甀洀 挀漀渀攀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀漀 甀猀甀爀椀漀 漀甀瘀椀爀 甀洀 琀爀攀挀栀漀 搀攀猀琀愀挀瘀攀氀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㬀 攀 瘀搀攀漀猀 挀甀爀琀漀猀 ⠀搀攀  ㄀㨀㈀㌀ 愀  ㄀㨀㐀㔀⤀ 挀漀洀 琀爀攀挀栀漀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 䔀氀攀猀 琀愀洀戀洀 猀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀瘀攀椀猀 攀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 攀猀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀猀 猀攀攀猀 倀愀爀琀椀搀愀Ⰰ 䔀猀瀀攀爀愀 攀 䌀栀攀最愀搀愀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
O Especial Pulso proporcionou à equipe responsável pelo trabalho aproximação das práticas e dilemas jornalísticos contemporâneos, como as entrevistas, pesquisas, seleção de fatos e suportes adequados, produção, planejamento entre outros. Ele representou também a possibilidade de colocar em prática conhecimentos que foram sendo adquiridos durante a disciplina, que forma desde técnicas de entrevista até aspectos teóricos, como o conceito de produção multimídia e formato longform.਀伀甀琀爀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀攀猀琀愀挀瘀攀氀 昀漀椀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 漀甀琀爀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 焀甀愀渀搀漀 愀 攀焀甀椀瀀攀 琀攀瘀攀 焀甀攀 猀攀 戀愀猀攀愀爀 攀洀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀⸀ 伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 昀漀椀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 愀搀攀焀甀愀搀漀 猀 渀漀瘀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 愀氀椀渀栀愀搀愀 愀 猀攀甀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀猀 焀甀愀椀猀 搀攀猀琀愀挀愀洀ⴀ猀攀 琀漀爀渀愀爀 挀漀洀甀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 爀攀愀猀Ⰰ 挀漀洀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀瘀攀氀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 最攀爀愀氀 攀 愀戀漀爀搀愀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀爀 漀 搀攀戀愀琀攀 渀愀 攀猀昀攀爀愀 瀀切戀氀椀挀愀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
BRASIL. Lei Federal Nº 9.175, de 18 de outubro de 2017. Trata da disposição de órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9175.htm ਀ ERBS, J. L; ROZA, Bartira; SCHIRMER, Janin. “Avaliação das causas de recusa familiar a doação de órgãos e tecidos”. Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7558 . Acesso em 23 de maio de 2018.਀ EILDERS, Christiane. “News factors and news decisions. Theoretical and methodological advances in Germany”. Walter de Gruyter, 2006.਀ LONGHI, Raquel Ritter; WINQUES Kérley. “O lugar do longform no jornalismo online: Qualidade versus quantidade e algumas considerações sobre o consumo”. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/693/621 Acesso em 20 de maio de 2018.਀ Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). “Dados Numéricos da doação de órgãos e transplantes realizados por estado e instituição no período: JANEIRO / SETEMBRO - 2017”. Disponível em: http://www.abto.org.br/abtov03/Upload/file/RBT/2017/rbttrim3-leitura.pdf Acesso em 23 de maio de 2018਀ SALAVERRÍA, Ramón. “Aproximación al concepto de multimedia desde los planos comunicativo e instrumental”. Disponível em: http://revistas.ucm.es/index.php/ESMP/article/view/ESMP0101110383A/12866. Acesso em 21 de maio de 2018.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀