ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00898</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Produção de Revista Institucional: a quadragésima terceira edição da  RP Alternativo sob o nome da Comunicação Institucional</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Sanndila Driele Torres Brito (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); Alessandro Borges Carvalho VALE (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); Alexandra Maria Nunes COSTA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); Altayr Santos da SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); Filipe Wesley Gomes do LAGO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); Mariele da Silva RIBEIRO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); Mayara Rocha LIMA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); Milena Pereira SOARES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); Esnél José FAGUNDES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Revista institucional, RP alternativo, Comunicação Institucional., , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente relatório visa demonstrar o processo de construção da revista institucional RP alternativo, produto oriundo da disciplina Produção de Revista Institucional, do curso de Comunicação Social/Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, realizada no segundo semestre letivo de 2017. Na sua 43ª edição, o tema escolhido foi a Comunicação Institucional, objeto de estudo das Relações Públicas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Kunsch (2017) afirma que com o passar dos tempos as organizações perceberam a necessidade de se posicionarem institucionalmente, pois somente a publicização do viés mercadológico não são mais aceitas pela sociedade moderna. Portanto, a 43ª edição da revista RP alternativo trouxe como tema a Comunicação Institucional, posto que é o objeto de estudo das Relações Públicas. Assim, a edição trouxe 20 matérias que explanam sobre a Comunicação Institucional, especialmente da Universidade Federal do Maranhão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A edição de número 43 da revista RP alternativo busca evidenciar uma das atividades essenciais na execução do ofício do profissional de Relações Públicas, que é criar e manter relacionamentos com públicos da instituição na qual estão inseridos (ANDRADE, 2005). Logo, o foco foi pautado na Comunicação Institucional, especialmente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nos seus mais diferentes âmbitos, tais como: estrutura; eventos; produções científicas; experiências acadêmicas de docentes e discentes proporcionadas por essa Instituição de Ensino Superior (IES). Além disso, a produção de uma revista institucional contribui para a inserção dos alunos no campo de criação e desenvolvimento de periódicos, agregando valor e experiência ao currículo e à progressão do discente para o mercado de trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em sua 43ª edição, a revista RP alternativo abordou a temática mais significativa dentro das Relações Públicas: A Comunicação Institucional. No contexto vivenciado atualmente pelas instituições (sejam estas pertencentes ao 1°, 2° ou 3° setores), nota-se a importância de uma Comunicação Institucional efetiva, tratando-a não apenas como uma dentre as diversas ferramentas do dia-a-dia do andamento de uma instituição, mas também como processo essencial no que tange as diversas estratégias que podem ser adotadas no cerne de uma organização (KUNSCH, 2003). Analisando as necessidades de posicionamento das organizações nos contextos atuais, a comunicação meramente mercadológica é posta de lado, abrindo caminhos para suas vertentes institucionais, explicitando a comunicação com e perante seus públicos, sejam estes internos e externos. Diante dessa percepção, Rego (1986) explana que publicações institucionais notabilizam a imagem da organização. Assim, no que diz respeito à Comunicação Institucional e sua importância, a equipe redatora visou, por meio das matérias escritas para a 43ª edição do periódico RP alternativo, apresentar, por intermédio de entrevistas com grandes nomes nacionais das Relações Públicas sua contribuição para a temática abordada. Somadas as matérias que focam diretamente na Comunicação Institucional, a equipe responsável pela presente edição também buscou se aprofundar em conteúdos que trouxeram como protagonistas a UFMA, seu Centro de Ciências Sociais (Centro que integra a Cidade Universitária, localizada no Campus do Bacanga, São Luís), no curso de Comunicação Social (abordando os estágios disponibilizados pela UFMA para os discentes da área) e no próprio curso de Relações Públicas, bem como em seus alunos e suas diversas conquistas em premiações nacionais no ano de 2017. A revista RP alternativo é fruto da dedicação e interesse de uma equipe constituída por alunos de Relações Públicas da UFMA e docentes do curso de Comunicação Social dessa mesma IES, transformando o trabalho de cada semestre em um produto que tem por objetivo publicizar acontecimentos e assuntos que sejam de interesse das comunidades acadêmicas e de estudiosos de tema da Comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista RP alternativo é produto da disciplina Produção de Revista Institucional, ministrada pelo professor doutor Esnél José Fagundes, no curso de Comunicação Social/Relações Públicas da UFMA. Em sua 43ª edição, produzida no período letivo de 2017.2, a revista trouxe como tema central a Comunicação Institucional, priorizando a abordagem na UFMA. O tema foi definido pela equipe, formada pelo professor e alunos matriculados na disciplina durante as primeiras reuniões editoriais, levando em consideração a importância da Comunicação Institucional para o alcance dos principais propósitos das Relações Públicas em uma organização: o estabelecimento de relações entre seus públicos estratégicos e a construção da imagem e identidade organizacionais. Após a decisão inicial, ocorreu a subdivisão do grupo em 6 comissões, sendo elas: editoria, revisão, diagramação, fotografia, patrocínio e lançamento. A editoria responsável pela coordenação geral do projeto, juntamente com o professor, foi definida em comum acordo pela equipe, visto que essa função, desempenhada por apenas um aluno, é de fundamental relevância para o andamento de uma revista. A equipe da revisão esteve encarregada de organizar as matérias e encaminhar para os professores do curso de Comunicação Social revisarem o conteúdo. A comissão de fotografia trabalhou com uma função auxiliar de produção de imagens para a revista, e a de diagramação responsabilizou-se pela criação de material gráfico para as campanhas realizadas em prol da arrecadação de recursos para serem destinados ao evento de lançamento. Ao patrocínio coube a tarefa de buscar empresas que apoiassem financeiramente o projeto através da venda de espaço publicitário na revista. A comissão de lançamento, por fim, esteve à frente do planejamento para a realização do evento de apresentação da revista. Seguindo a programação da disciplina, ocorreu, então, a reunião de pauta onde os alunos propuseram suas sugestões de matérias, voltados em sua maioria para a comunicação institucional da UFMA, além das definições acerca das matérias fixas da revista ( Look in + Afinal, o que é? ,  Prata da Casa ,  Conhecendo o Mestre ,  Resumo de TCCs ,  Resenhas e  Crônica ). Paralelamente à produção da revista, os discentes mobilizaram-se produzindo rifas, bazar, feira de livros e patrocínios para arrecadação de verba destinada à realização do lançamento da edição 43. Após o processo de produção, diagramação e finalização da revista, a comissão de lançamento reuniu-se com os responsáveis pela comissão de patrocínio para organizar o evento. Foi criado um e-mail da edição da revista para o envio dos convites. O lançamento da 43ª edição da RP alternativo ocorreu na Churrascaria Sal e Brasa, São Luís  MA, no dia 18 de janeiro de 2018, tendo como convidados os homenageados na edição da revista, a coordenadora e o chefe de Departamento de Comunicação Social da UFMA, além de professores de Relações Públicas da Instituição, professores revisores da revista, patrocinadores e amigos apoiadores do projeto. Atualmente, a RP alternativo é lançada na versão digital, através da plataforma ISSUU. Após a apresentação da revista no evento de lançamento, a equipe entregou uma lembrança aos convidados, com uma caneta gravada com o nome da revista e número da edição, além de um marcador de páginas com leitor QR code, pelo qual o usuário deve baixar o aplicativo específico para leitura de código de barras. Através dessa ferramenta, o usuário é encaminhado para o endereço digital da revista  https://goo.gl/YRpUqK.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o tema  Comunicação Institucional a 43ª edição da revista RP alternativo comporta um leque de matérias produzidas pelos alunos do curso. Para a produção dos textos, utilizaram-se as fontes Myriad Pro Italic, Twentieth Century Std Medium Italic e Mr Eaves XL Modern Nar Heavy. O programa utilizado para diagramação dessa edição foi o Adobe Indesign, totalizando 38 páginas. Além disso, a seleção de fotos para composição de cada matéria foi definida pelos autores, já a posição/forma das mesmas foi pensada em conjunto com o diagramador. Dessa forma, articularam-se 20 matérias que enfocaram o meio institucional, a saber:  Look in + Afinal, o que é? ,  Prata da Casa ,  Entrevista com Margarida Kunsch ,  DINTER ,  Intercom Nacional ,  ABRP ,  LappRP ,  Resenhas ,  Feiras de Profissões , Política de Estágio ,  Semana do Calouro ,  Conhecendo o CCSo ,  Grupos de Pesquisa ,  Pós-doutorado ,  Crônica ,  RU UFMA ,  Folkmarketing ,  Conhecendo os Mestres ,  China Brasil Futebol e Resumo TCCs . A revista foi publicizada através da plataforma digital ISSSU (https://goo.gl/YRpUqK).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O processo de produção que se iniciou na reunião de pauta para decisão do tema central da revista até o evento de lançamento nos proporcionou uma experiência de produção em nível de mercado de trabalho, com prazos e exigências, dando à revista um caráter preparatório para o futuro profissional. Esse é um dos frutos que uma disciplina laboratorial fornece ao discente, já que o ambiente mercadológico é um espaço aberto para os que desejam realizar atividades institucionais com eficiência. Ademais, a 43° edição da Revista Institucional RP alternativo buscou agregar aos seus leitores notícias inovadoras acerca da Comunicação Institucional, trazendo grandes nomes da Comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender Relações Públicas. 4 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.<br><br> </td></tr></table></body></html>