ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01460</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Imprensatriz: qualificando os estudantes de jornalismo e prestando serviços para a comunidade de Imperatriz</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Suzete Gaia de Sousa (Universidade Federaal do Maranhão); Ilberty de Oliveira Silva (Universidade Federaal do Maranhão); Jaciane Barreira Oliveira (Universidade Federaal do Maranhão); Jaysa Karla Silva Gomes (Universidade Federaal do Maranhão); Lianna Carolina Arraes Oliveira (Universidade Federaal do Maranhão); Lorena Lacerda Lima (Universidade Federaal do Maranhão); Marcelo Nunes Sousa Silva (Universidade Federaal do Maranhão); Matheus Campos Sousa (Universidade Federaal do Maranhão); Rubem Rodrigues Silva Junior (Universidade Federaal do Maranhão); Michele Goulart Massuchin (Universidade Federaal do Maranhão)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Assessoria de Comunicação, Empresa Júnior, Jornalismo, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Imprensatriz é uma empresa júnior de jornalismo, localizada na cidade de Imperatriz, Maranhão, que tem o objetivo de preparar os estudantes de jornalismo para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer serviços de comunicação. A empresa tem como público alvo as instituições não governamentais, associações de bairro, as micro e pequenas empresas e a própria Universidade Federal do Maranhão. Nesse trabalho, são apresentadas as atividades que foram e estão sendo desenvolvidas pela organização, como material gráfico, cobertura fotográfica de eventos e plano de comunicação para associações e empresas. A empresa também tem um caráter formativo, que oferece cursos para a comunidade e alunos, assim como realiza mapeamentos de mídia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Conceito Nacional de Empresas Juniores (CNEJ, p. 01), define que as empresas juniores são constituídas  pela união de alunos matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior, organizados em uma associação civil com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para formar profissionais capacitados e comprometidos com o propósito de transformar o Brasil . Neste contexto, partindo da iniciativa dos acadêmicos Jaciane Barreira Oliveira, Suzete Gaia de Sousa, Jaysa Karla Silva Gomes, Lianna Carolina Arraes Oliveira e Rubem Rodrigues Silva Junior, do curso de Comunicação Social  Jornalismo, Campus de Imperatriz da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) e sob orientação da professora Michele Goulart Massuchin, foi criada a Empresa Júnior Imprensatriz. A proposta visa contribuir, dentre outras coisas, com a cobertura de eventos à micros e pequenas empresas, universidades, ONGs (Organizações não Governamentais) e associações de bairro da cidade, o que também é um trabalho designado aos assessores (DUARTE, 2002), principalmente por meio de foto, vídeo e releases enviados para a imprensa. O objetivo é aproximar os acadêmicos das dinâmicas do mercado e, ao mesmo tempo, prestar serviço à comunidade da cidade de Imperatriz, localizada no estado do Maranhão. De modo mais específico, serão basicamente dois núcleos de atuação da EJ: um interno - voltado para à universidade - e outro externo - com ações para a comunidade. O primeiro diz respeito à atuação junto ao curso, promovendo palestras e atividades aos alunos, principalmente no que diz respeito ao empreendedorismo, mas também na organização de eventos que necessitam de divulgação e ações de comunicação. O segundo trata da atuação junto à sociedade, trabalhando principalmente na área de assessoria de comunicação. As empresas júniores, de modo geral, têm um papel importante e fundamental para inserir os alunos no mercado com uma noção mais completa de empreendedorismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curso de jornalismo, por não contar com disciplinas de empreendedorismo, carece de discussões nesta área, o que se resolve  em boa medida  pela presença da EJ. Isso posteriormente resulta em um profissional mais qualificado e competente para lidar com o mercado de trabalho, o que é uma demanda contínua da cidade de Imperatriz, que cresce com a chegada de novos empreendimentos e necessita de profissionais da área, seja para melhorar a comunicação interna ou para aproximar empresas de clientes. Com a EJ especializando-se na subárea de assessoria de comunicação e oferecendo serviços nesta área, se destaca como provedora de uma formação mais ampla aos alunos que chegarão ao mercado mais preparados. Portanto, a criação da empresa júnior tem por finalidade aproximar os acadêmicos da comunidade e mercado, possibilitando a prática das atividades aprendidas dentro da universidade. De forma mais específica, visa melhorar a aprendizagem, unindo teoria e prática, estimular o profissionalismo e empreendedorismo com palestras e cursos; criar e aplicar projetos de comunicação para entidades; produzir diagnóstico de empresas no que diz respeito à comunicação desenvolvida; e, por fim, designar espaços de aprendizagem coletiva entre os estudantes do curso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As ações da Empresa Júnior de Jornalismo se justificam por três motivos relevantes: experiência de mercado aos estudantes, ações prestadas ao curso e à Universidade e serviços para a comunidade. O primeiro deles diz respeito a aproximação dos alunos do curso de Jornalismo da UFMA, do Campus de Imperatriz, com o cotidiano da profissão, adquirindo experiência para o mercado de trabalho e qualificação profissional. O estudante formado no curso de Jornalismo da UFMA possui grande conhecimento teórico, porém realiza poucas atividades práticas que se restringem ao estágio, às disciplinas práticas e projetos de extensão. A Empresa Júnior pode contribuir, neste sentido, com essa formação extra dos estudantes do curso, pois diminui a distância entre teoria e prática e possibilita entender como funciona o mercado, exercer as atividades vinculadas ao curso e enfrentar os desafios do trabalho diário, principalmente, no que diz respeito ao relacionamento com parceiros/clientes e a produção cotidiana, típica das assessorias e agências de comunicação. O trabalho dos alunos resulta em um profissional qualificado e competente para lidar com o mercado de trabalho, o que é uma demanda contínua da cidade de Imperatriz, que cresce com a chegada de novos empreendimentos e necessita de profissionais da área, seja para melhorar a comunicação interna ou para aproximar empresas de clientes. Com a EJ especializando-se na subárea de assessoria de comunicação e oferecendo serviços nesta área, se destaca como provedora de uma formação mais ampla aos alunos que chegarão ao mercado preparados. Ou seja, a empresa júnior aproxima os alunos envolvidos com as atividades do cotidiano do jornalismo, o que corrobora para o crescimento profissional. Como em Imperatriz uma parte significativa dos profissionais migram para a subárea de Assessoria de Comunicação (ASCOM) (FONSECA, 2017), as ações da EJ também ajudam na formação específica dos profissionais que buscam aperfeiçoamento neste âmbito, já que a maior parte das suas ações  organização de eventos, produção de projetos, releases, ações de mídia social, implantação de planos de comunicação, realização de estudos/diagnósticos em empresas, entre outros  condizem com as atividades das agências e assessorias de comunicação. De acordo com Chaparro (2002), um percentual bastante elevado de jornalistas trabalha neste setor, igualando-se ao número de profissionais do impresso. Outro motivo relevante que justifica os trabalhos desenvolvidos pela Empresa Júnior são os benefícios que ela traz para a universidade, por meio do próprio curso de jornalismo. A EJ pode contribuir com a organização de eventos e promoção de atividades aos demais alunos, como já vem fazendo, ao apoiar a produção do Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, a cursos de extensão organizados pelos professores. Além da contribuição com a universidade e com a formação acadêmica, a Empresa Júnior também presta serviços para a sociedade, levantando a ideia da associação entre ensino, pesquisa e extensão, ainda que de forma diferente, mais voltada ao empreendedorismo. A Imprensatriz, de modo mais específico, tem por objetivo atingir os segmentos menos contemplados com ferramentas informacionais, oferecendo produtos da comunicação para entidades, ONGs e pequenas empresas, que não possuem profissionais da área. É o caso também de associações de moradores, entre outros setores, que precisam de visibilidade e comunicação, mas não possuem pessoas competentes para atuar no ramo da comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este tópico apresenta como são desenvolvidas as ações da Empresa Junior, em especial alguns realizados nos últimos meses, que fazem parte do portfólio da Imprensatriz e que dialogam diretamente com a área de assessoria de comunicação. Segundo Duarte (2002), as assessorias possuem diferentes tipos de serviços, os quais, na sua maioria, serão oferecidos pelo projeto, tais como produtos institucionais (house organs), releases, planos de comunicação, jornal mural, cursos de capacitação, clipping, fotos, vídeos e mídia training. O terceiro setor  que compõe uma boa parte do público alvo do projeto  tem diferentes públicos com os quais precisa interagir e também tem uma estrutura precária (PERUZZO, 2007), o que reforça a importância da criação de um núcleo de comunicação voltado para serviços fora da universidade. Por isso, um dos carros chefes da EJ é criar planos de comunicação para empresas e ONGs. Para Duarte (2002) trata-se de um modo de integrar as ações das empresas e dar visibilidade por meio da comunicação, sempre com o objetivo de atingir metas pré-determinadas. Destaca-se, ainda, que o projeto visa contribuir com a cobertura de eventos, tanto na UFMA quanto externamente, o que também é um trabalho designado aos assessores (DUARTE, 2002), principalmente por meio de foto, vídeo e releases enviados para a imprensa. De outro modo, também serão ofertados cursos sobre empreendedorismo aos alunos e sobre redes sociais para as empresas atendidas pelo projeto, já que, segundo Sullivan (2012), às mídias sociais são a aposta para o modo de se comunicar no século XXI, sendo necessário criar uma cultura a respeito da inclusão das redes sociais na comunicação das empresas. A empresa júnior conta com reuniões quinzenais, nas quais são organizadas as atividades dos próximos 15 dias, a partir da escala de trabalho dos alunos, sendo eu dois são bolsistas e cumprem a carga horária de 20 horas. Dessa forma, a empresa fica aberta diariamente. Conta com uma sala mobiliada que atende professores, alunos e colaboradores. Sobre os trabalhos produzidos, podem ser destacados quatro deles: 1) a produção das artes de divulgação do Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, nos anos de 2016 e 2017; 2) a cobertura do II Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos junto com a VII Semana de Engenharia de Alimentos;3) a produção do plano de comunicação no ano 2017 para o Instituto Amar Mais, que é uma organização sem fins lucrativos que visa acolher pessoas em tratamento contra o câncer. No caso do plano de comunicação do Instituto Amar Mais, o objetivo do trabalho foi buscar um melhor relacionamento com os meios de comunicação e com a população, visando gerar maior visibilidade para assim atrair apoio financeiro, com doadores regulares, além de melhorar o quadro de pessoas que desenvolvem atividades de forma voluntarias; 4) Produção de material gráfico e divulgação para o Curso de Metodologia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Entre as atividades desenvolvidas pela Imprensatriz pode-se citar: divulgação e coberturas de eventos, elaboração de diagnóstico e implantação de planejamento estratégico de comunicação, acompanhamento das ações de comunicação de empresas e ONGs, produção de projetos gráficos e editoriais, planejamento estratégico em publicidade, programação visual, entre outros. O trabalho realizado no décimo Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (X Simcom) foi uma parceria com a Coordenação do Curso de Jornalismo, na qual foram produzidos material gráfico com design encaminhado pela organização do evento. No ano seguinte, no décimo primeiro evento (XI Simcom) todo o material gráfico foi produzido pela Imprensatriz, sendo eles: o crachá, troféu, banner, template para rede social. Além disso, também foram feitas as fotos do evento, as transmissões online e a atualização da rede social. Outro serviço desempenhado, foi a cobertura do II Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos junto com a VII Semana de Engenharia de Alimentos, realizado em parceria com empresa júnior de engenharia de alimentos da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Por meio da negociação entre as empresas, foram propostos dois materiais para divulgação do evento: arte com o perfil dos participantes do evento, cobertura fotográfica das atividades, além da atualização contínua da rede social. Um dos últimos trabalhos da organização foi a produção do plano de comunicação para o Instituto Amar Mais, órgão não governamental que acolhe pessoas em tratamento contra câncer da cidade de Imperatriz. Para produção do material, foi realizado uma pesquisa prévia nas redes sociais e visita ao instituto, com objetivo de atender as necessidades do órgão. Após análise desses aspectos foi produzido o plano, o qual está em fase de aplicação, que será feita também pela Empresa Junior ao longo de 2018. A empresa júnior também é responsável pela produção do material de divulgação e pela própria divulgação do Curso de Metodologia, projeto criado pela Coordenação do curso de Jornalismo. Outros serviços mais pontuais também foram feitos em 2017, como gravação de jingle e atividades de cerimonial.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A Imprensatriz surgiu com o objetivo de aproximar os acadêmicos da comunidade e mercado, unindo a teoria com a prática. As ações da empresa proporcionam aos membros experiência no mercado, principalmente na área de assessoria, sendo que isso pode ser observado através dos produtos já desenvolvidos citados no trabalho, que foram a produção de artes para divulgação de eventos, as coberturas e a produção do plano de comunicação. Nesse processo de especialização, a empresa júnior se destaca por preparar os estudantes para enfrentarem os desafios no mercado de trabalho. Ressalta-se, também, que um dos diferenciais da Imprensatriz é contribuir com o tripé da universidade, liderando, diretamente, a parte da extensão (SOARES, FARIAS e FARIAS, 2010; ASSIS e BONIFÁCIO, 2011). Ainda que não seja seu caráter principal, o qual é mais voltado aos aspectos do empreendedorismo, as metas e objetivos da referida EJ tem relação direta com os requisitos da extensão. O projeto base da Imprensatriz se apropriou desta relação pois os alunos aprendem em sala os conceitos básicos de comunicação, principalmente de assessoria de imprensa, desenvolvem pesquisas de conclusão de curso sobre o tema e também podem atuar na Empresa Júnior atendendo a comunidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ASSIS, R; BONIFÁCIO, N. A formação docente na universidade: ensino, pesquisa e extensão. Educação e Fronteiras On-line, v.1, n.3, pp. 36-50, 2011.<br><br>BRASIL JÚNIOR. Conceito Nacional de Empresa Júnior  CNEJ, 2007. Disponível em <http://www.brasiljúnior.org.br/>. Acesso em 10 de maio de 2018.<br><br>CHAPARRO, M. Cem anos de Assessoria de imprensa. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática. São Paulo: Atlas, pp 31-51, 2002.<br><br>DUARTE, J. Produtos e serviços de uma assessoria de imprensa. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática. São Paulo: Atlas, pp 236-256, 2002.<br><br>FONSECA, J. Carreira e Trabalho: Quem é o assessor de comunicação em Imperatriz (MA)?. 2017, p.27, Artigo apresentado ao Curso de Pós-graduação em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional. Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz.<br><br>SOARES, L; FARIAS, M; FARIAS, M. Ensino, Pesquisa e Extensão: Histórico, abordagens, conceitos e considerações. Em extensão, v.9, n.1, pp. 11-18, 2010.<br><br>SULLIVAN, M. Uma Assessoria de Imprensa Responsável na Era Digital. Série Manuais. Bureau de Programas de Informações Internacionais, Departamento de Estado dos EUA, 2012.<br><br> </td></tr></table></body></html>