ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00211</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento Integrado para a Semana de Boas-Vindas dos calouros 2018/01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lorenzo Francez Nascimento (Faculdade Integrada São Pedro); Kennedy Anderson Cupertino de Souza (Faculdade Integrada São Pedro); Mirella Bravo de Souza Bonella (Faculdade Integrada São Pedro)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Acolhimento, Calouro , Comunicação Integrada, Recepção, Veterano</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho refere-se a um planejamento integrado de comunicação para a realização da Semana de Boas-Vindas aos calouros do curso de Comunicação Social do Centro Universitário FAESA, que fica localizado em Vitória, no estado do Espírito Santo. O trabalho foi produzido no decorrer de seis meses na disciplina de Comunicação Organizacional I do 4º período do curso de Jornalismo, quando se estuda a importância da comunicação interna. A realização foi por etapas, iniciando com o diagnóstico do cliente. Entre os valores da instituição, foi escolhido o pilar Acolhimento como base conceitual. O objetivo principal era acolher e integrar calouros e os veteranos praticando o respeito ao outro.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho refere-se a um planejamento integrado de comunicação organizacional, com foco na comunicação interna, para a recepção de alunos calouros por alunos veteranos do curso de Comunicação Social do Centro Universitário Faesa, localizado em Vitória, Espírito Santo. Margarida Kunsch descreve comunicação integrada como: "Uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que formam o mix composto da comunicação organizacional" (KUNSCH, 2003, p.150) O trabalho iniciou com o diagnóstico inicial feito do cliente: o coordenador do curso de Comunicação Social, Paulo Soldatelli; e seguiu para a realização de pesquisa de campo, pesquisa de estratégias e definições de ações divididas em três etapas práticas de Recepção da: pré-evento, evento e pós-evento. A parte inicial do diagnóstico e da pesquisa de campo, mostrou que muitos alunos sentiram-se acolhidos com a recepção que aconteceu no início do semestre 2017/1, entretanto suas respostas evidenciaram que era necessário uma mudança em algumas atividades, ou até mesmo a adição de oficinas para ajudar na integração dos calouros. Iniciou-se a definição das ações. Como mensagem-chave do novo modelo da recepção de calouros foi definido: "Você já é de Casa". Também foi definido que era necessário ocupar toda a primeira semana para recepcionar os novos alunos e o evento passou a ser chamado de Semana de Boas-Vindas. Ação por ação, divididas dia após dia, ao longo de uma semana foram apresentadas, assim como o orçamento. Tudo foi aprovado pelo cliente. O desenvolvimento do projeto foi realizado em disciplina do curso de Jornalismo, mas tendo a aprovação, logo foi ampliada a participação para alunos de Publicidade e Propaganda, que trouxeram novos elementos e ações para o projeto. Com o êxito da aprovação, no início do semestre 2017/2 o projeto foi executado, com o apoio dos professores e 15 alunos veteranos voluntários.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo principal era a promoção da integração e interação entre os calouros e veteranos dos cursos de Comunicação Social: Jornalismo e Publicidade e Propaganda, por meio de atividades dinâmicas, palestras, mostra de vídeos, oficinas, atingindo principalmente o Acolhimento, um dos valores do Centro Universitário Faesa. Os calouros puderam ser recepcionados com uma linguagem mais jovem e informal e isso possibilitou um diálogo mais direto e descontraído. Era aluno falando com aluno assuntos que interessavam a eles, sempre com respeito mútuo. Objetivos Específicos: Compartilhar e valorizar experiências entre novos e velhos alunos; Amenizar a ansiedade dos calouros, muitos recém-egressos do Ensino Médio; Compartilhar expectativas, interagir e conhecer novos colegas e ambientes; Experimentar novas práticas comunicativas; Se familiarizar com os novos métodos de avaliação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta da recepção de calouros foi apresentada como um desafio. O evento já havia sido realizado no semestre anterior por um outro grupo de alunos, que cursaram a disciplina Comunicação Organizacional I em 2016/2 e realizaram pela primeira vez a recepção de alunos por alunos em 2017/1. E agora, a proposta voltava a ser apresentada para ser desenvolvida de forma diferente. O objetivo do trabalho era fazer com que os alunos realizassem a aplicação prática da teoria aprendida em sala de aula. Portanto, o desafio consistia em desenvolver um planejamento integrado de comunicação interna para um cliente real. O cliente foi o Centro Universitário Faesa, localizada na capital do Espírito Santo, Vitória. Especificamente o curso de Comunicação Social, que engloba as graduações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A experimentação foi o ponto-chave para se desenrolar o trabalho. Todas as diversas etapas desenvolvidas ao longo do semestre proporcionaram ao aluno simular de forma efetiva o processo de assessoria interna, realizado por profissionais da área de Comunicação Organizacional. O Centro Universitário Faesa é uma instituição de ensino que foi fundada há 46 e possui como valores institucionais: Acolhimento, Qualidade, Empregabilidade/Empreendedorismo. Sua missão é "Promover o desenvolvimento social por meio do conhecimento" e a visão "Ser destaque nacional por sua inovação e excelência na educação". Os cursos de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda têm 22 e 17 anos respectivamente. Contam com aproximadamente 550 alunos, sendo 250 matriculados em Jornalismo e 300 em Publicidade e Propaganda. O Dicionário Aurélio Online de Português apresenta a palavra Acolhimento como uma ação ou efeito de acolher, receber em sua casa; recolher. Receber com agrado e recolher-se, refugiar-se. A proposta de recebê-los de forma acolhedora foi uma oportunidade de criar entre aluno e instituição um laço de união, de forma que eles pudessem sentir um relacionamento diferenciado entre veteranos e calouros caracterizado por um vínculo amigável. Prezar pelo conhecimento do aluno na prática conjunta à teoria favoreceu a aplicação das habilidades intra e interpessoal de cada um. Além de aguçar o potencial dos alunos em oferecer o melhor para o cliente e obter resultados positivos, os estudantes conheceram a importância de um projeto integrado de comunicação que buscou disseminar conceitos, tais como amizade, carinho, cuidado, respeito e solidariedade. O projeto possibilitou ainda, que alunos de cursos diferentes  Jornalismo e Publicidade e Propaganda - se integrassem por um único propósito. Praticando assim o trabalho em equipe e integrando seus conhecimentos. A experiência mostrou a importância de exercitar o conteúdo aprendido em sala de aula, pois transforma toda teoria em conhecimento e amplia as possibilidades do mercado de Comunicação para os alunos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com ZANUSO E REIS (2008, p.26), criar método de ação é importante para estabelecer os processos e atividades. E os métodos podem ser elementos já conhecidos, mas também criados. Para ampliar as possibilidades de criação, foi feita uma pesquisa de campo para conhecer a opinião de alunos do segundo período sobre a recepção que tiveram quando ingressaram na instituição. Na pesquisa, 38,30% dos alunos classificaram a recepção anterior como "boa" e 25,53% como "ótima". Quando perguntados sobre o que eles poderiam ser feito na próxima recepção, 68,1% apontaram o "Trote Social", como uma boa ação a ser feita. A partir disso, iniciamos o desenvolvimento das ações. Fundamentado na pesquisa, o grupo observou a oportunidade de realizar uma recepção com várias atividades para os calouros. Passaremos a apresentação das três etapas  pré-evento, evento e pós-evento  detalhando cada uma das ações realizadas. Abaixo, colocamos os produtos que foram usados em cada uma das etapas, descritas no item "processo". "A Comunicação Interna trabalha na identificação das necessidades  tanto da empresa para com seu público interno quanto do seu público interno para com a empresa  , verificando o que é esperado da empresa em termos de comunicação. Essa resposta deve ser obtida por um diagnóstico, baseado em pesquisas e no estudo das relações comunicacionais. É importante ouvir colaboradores de todos os níveis antes de elaborar, implantar, desenvolver e manter um projeto de Comunicação Interna." (ZANUSO E REIS, 2008, p.48) Todos os funcionários do curso de comunicação foram envolvidos de alguma forma. Esse foi o primeiro e principal método utilizado para que o projeto desse certo. Todos prontamente se comoveram em realizar o projeto, técnicos, professores, colegas de classe e coordenação do curso. Em Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação, TAVARES (2009, p.24) destaca o pensamento de LEVITT, apud BEKIN (2004, p.5) sobre promover o comprometimento interno para atingir o externo. "Se a empresa espera atingir objetivo lá fora, precisa se certificar que todos nela estão comprometidos com esse objetivo", vale lembrar que os alunos veteranos foram responsáveis pela organização e desenvolvimento e criação dos métodos do projeto. Para conceituar as atividades, recorremos à ZANUSO E REIS (2008, p.27). "A decisão sobre que meios utilizar deverá ser tomada criteriosamente, priorizando tanto a efetividade e atratividade na forma, quanto à mensagem a ser entregue ao público-alvo". Logo e mensagem-chave: Foi criada uma logo como identidade visual do projeto. Uma logo foi criada, como identidade visual do projeto, com o slogan: "Você já é de Casa". Esse slogan foi pensado para reforçar os valores-chave utilizados no projeto, a Integração e o Acolhimento. Essa marca foi utilizada em todos os contatos com os calouros. A intenção era criar ainda mais uma familiaridade do calouro com os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Camisa do Projeto - Foi criado um modelo de camisa para os alunos veteranos, com a seguinte frase: "O primeiro dia do resto de nossas vidas notas". Com um intuito de dar leveza no contato inicial com a faculdade. Produto audiovisual - Produzido um vídeo, com linguagem dinâmica e rápida, com professores dos primeiros períodos dos cursos dando boas-vindas para os calouros. No vídeo, cada professor dava as boas-vindas, dizia quais matérias lecionava e desejava aos calouros um bom semestre. Foi produzido um vídeo institucional, abordando a importância do curso de Comunicação Social. Mensagem de texto - Foi criada duas mensagens padrão para ser enviada para os calouros por WhatsApp. O uso desse meio favoreceu a comunicação direta, reduzindo ruídos e possibilitando um contato mais individualizado. A primeira, enviada dez dias antes do início das aulas, continha o seguinte texto: "Olá sou (nome do veterano) seu veterano, serei também seu padrinho durante esse primeiro semestre. Qualquer dúvida em relação ao curso é só me procurar por aqui ou na faculdade. Ah, e não deixe de ir ao seu primeiro dia de aula, estamos preparando uma super-recepção pra você. Até dia 6 de fevereiro (dia do início das aulas)". Num segundo momento, foi enviada a mensagem dois, um dia antes do início das aulas: "Olá, (nome do calouro)! Animada para o seu primeiro dia de aula? Sou seu veterano e estarei te esperando na sala 404, bloco 4. Até amanhã. (nome do veterano)". A mensagem poderia ser mandada por Whatsapp ou SMS e E-mail. Apadrinhamento - Para acompanhar e tirar dúvidas durante o semestre, os calouros tiveram um padrinho. Cada veterano recebeu um número de calouros para apadrinhar. Esse apadrinhamento acontecia desde o momento em que os veteranos mandaram mensagem para os calouros. Redes Sociais - Foi criada uma conta no Instagram com o nome @calourofaesa, para direcionar mensagens para os calouros e registrar a cobertura das ações nos dias da recepção, criando uma sensação de acolhimento desde o primeiro contato. Na conta, foram compartilhadas fotos, vídeos e lives do evento, usando a #calourofaesa. Música e café da manhã  No primeiro dia foi organizado pelos próprios alunos veteranos um café da manhã e música ao vivo. Oficinas para calouros  Também houve a preocupação de promover o contato com ferramentas do curso logo no primeiro dia de aula. Foram promovidas oficinas de TV, rádio e fotografia e arte nos laboratórios. As oficinas foram ministradas por técnicos e professores da instituição. Esses encontros foram importantes para que o aluno tivesse o primeiro contato com os professores e técnicos do curso, e também com os equipamentos da instituição (câmera fotográfica, filmadora, estúdio de TV). Primeiro momento de experimentação. Apresentação dos cursos - No primeiro dia do evento, os veteranos apresentaram os cursos através de pequenas palestras contando à experiência que tiveram nas disciplinas. Além da apresentação em vídeo dos professores falando sobre as disciplinas que lecionam.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No primeiro semestre de 2018, o projeto foi posto em prática, seguindo as etapas, ações e desenvolvimento de produtos, acrescidos de melhorias e reformulações às quais qualquer planejamento deve manter-se aberto e ser feito de maneira estratégica. "Com base nos conceitos estratégicos" apresentados, pode-se concluir que um bom planejamento estratégico precisa: traduzir a identidade da organização; ser inovador e criativo  ter olhos para o futuro; ser flexível e adaptável; zelar e prever mecanismos de fiscalização da sua própria implementação; ter objetivos que gerem estratégias; adotar como base a missão e os valores da organização; ter um foco claro; ser medido, acompanhado e avaliado. (DUARTE, 2010 p 219). Abaixo descrevemos a experiência da atividade prática. Pré-evento: Todas as etapas foram pensadas levando-se em conta o valor Acolhimento. O diagnóstico com o coordenador do curso de Comunicação Social revelou o objetivo de ampliar e unificar a comunicação entre Instituição e alunos, gerando experiências positivas para os calouros. Fundamentado nisso, todo o projeto foi desenvolvido para conceituar de forma positiva a marca do cliente. "Uma Comunicação Interna eficiente gera percepções positivas para a marca corporativa, para a empresa, seus produtos e serviços. Essas percepções não se restringem aos funcionários, mas se estendem a toda sua rede de relações internas e externas, contribuindo para a formação da reputação empresarial e o reconhecimento público. Afinal, ela potencializa o fluxo de informações, íntegra públicos, contribui na formação de equipes de alta performance e reforça a imagem corporativa da empresa" (ZANUSO E REIS, 2008, p.13). O material utilizado nos dias de aplicação do projeto foi preparado meses antes da recepção dos calouros. A integração dos veteranos do curso de Publicidade e Propaganda ao projeto enriqueceu o trabalho. Juntos, foi discutida uma logo que representasse exatamente o Acolhimento. Uma marca foi criada, com o slogan "Você já é de Casa". Esse slogan foi pensado para reforçar os valores-chave utilizados no projeto. Essa logo foi utilizada em todos os contatos com os calouros. Os veteranos confeccionaram camisas para utilizar nos dias da recepção para melhor identificação e reconhecimento por parte dos calouros. As camisas também foram pensadas como forma de integração e padronização da equipe. Os veteranos reutilizaram um vídeo de apresentação com alguns professores para desejar as boas-vindas aos novos alunos. Na oportunidade, eles puderam explanar de maneira rápida os objetivos das disciplinas e os caminhos que os alunos irão traçar durante a caminhada acadêmica na Instituição. O intuito era gerar relacionamento entre os alunos e os veteranos. Desde antes do encontro inicial, os calouros foram apadrinhados pelos veteranos e receberam mensagens por WhatsApp. A secretaria do Centro Universitário disponibilizou uma listagem dos alunos de Comunicação Social para os veteranos. O apadrinhamento consistia em cada veterano acompanhar, direcionar e dar suporte para os calouros antes das aulas iniciarem, fazer a recepção da primeira semana e acompanhar durante o primeiro semestre, auxiliando nas dúvidas que talvez pudesse surgir. Cada padrinho enviou duas mensagens-padrão. Essas mensagens foram enviadas em dois momentos. A primeira, dez dias antes do início das aulas e a segunda na véspera da recepção. O conteúdo das mensagens foi criado para unificar e padronizar a fala, de maneira que não houvesse ruído na comunicação. O contato via WhatsApp foi fundamental pro início do relacionamento com os calouros. Pelo WhatsApp a comunicação foi personalizada e agilizada. Até vídeos de como chegar nos locais dos encontros foram criados e repassados para evitar que os calouros se perdessem na instituição. Todas as ações realizadas antes da recepção dos alunos foram bem executadas para o sucesso do projeto. "A eficácia dos resultados depende de uma série de fatores, entre os quais a otimização dos recursos que serão empregados nas diferentes formas de comunicação da organização com seus diversos públicos. O alinhamento evita sobreposição de mensagens e a formação de zonas de ruído na comunicação" (ZANUSO E REIS, 2008, p.17). Também nessa etapa do projeto foi criado o Instagram @calourofaesa, para divulgação de todos os dias do evento. Evento: Para a semana de boas-vindas, uma programação intensa foi elaborada juntamente com os veteranos do curso de Publicidade e Propaganda. No primeiro dia, a sala de aula foi preparada, para receber os novos alunos, com uma mesa com café da manhã. Os veteranos fizeram e exibiram um vídeo sobre curso e a instituição, com o intuito de dar clareza sobre a importância da Comunicação Social no mundo. Após a apresentação dos vídeos, os alunos falaram sobre como ser um "Calouro Criativo". A abordagem da apresentação foi dinâmica, incluiu os calouros, deixando-os fazer perguntas sobre o que eles estavam vendo. Também foi dada a oportunidade para que cada aluno veterano integrante do Projeto de Semana de Boas-Vindas pudesse compartilhar suas percepções sobre aspectos e ambientes da Instituição. Nesse momento foram abordados, especialmente, a estrutura física e todo o seu funcionamento. O dia foi finalizado com uma palestra ministrada pelo professor Victor Mazzei com o tema "Criatividade". Os alunos foram instigados a pensar e olhar os conteúdos midiáticos de uma forma diferente. No segundo dia, os alunos veteranos organizaram o Seminário "Papo de Casa", com ex-alunos da instituição que são profissionais consagrados no mercado. No dia seguinte, os alunos se dividiram em grupos para conhecer o laboratório de fotografia, o estúdio de televisão, o estúdio de rádio e a sala de artes, participando de oficinas ministradas por professores do curso, a separação dos grupos foi feita utilizando ícones que representavam cada uma das oficinas. Foi um dia de contato direto com a prática e equipamentos de comunicação. No último dia, todo o material produzido nas oficinas foi editado pelo veteranos e preparados para uma mostra especial que fechou a Semana de boas-vindas. Pós-evento: O apadrinhamento dos calouros continuou, mas em outra linha. Após a recepção, o veterano se colocou à disposição e acompanha os calouros oferecendo assistência nas possíveis dúvidas que possam surgir. Todas as fotos feitas durante o evento foram disponibilizadas aos calouros, em alguns momentos de forma personalizada por WhatsApp, como uma surpresa para cada calouro. Também foi criada uma rede social para a Semana. Era o Instagram @calourofaesa, que estreitou ainda mais o contato entre alunos com as postagem das fotos dos primeiros dias de aulas, que puderam ser compartilhadas e curtidas pelos alunos, familiares e amigos. No final, a rede social contava com 147 seguidores, com as fotos tendo uma média de 40 curtidas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Conclui-se que este trabalho de Planejamento Integrado em Comunicação Interna foi proveitoso para que os alunos pudessem exercitar aquilo que muitas vezes é avaliado de forma tradicional, conceitualmente. A prática possibilita que o aluno se sujeite a encarar a realidade como um profissional. O produto desenvolvido foi satisfatório para os organizadores e o êxito transcendeu os cursos de Comunicação Social, atingindo a forma como os novos alunos visualizam e sentem a Instituição Faesa a partir do acolhimento que receberam. Uma pesquisa feita com os calouros duas semanas após evento mostrou que a maioria dos novatos sentiu-se acolhida e gostou da recepção que tiveram. As ideias aplicadas na Semana de Boas-Vindas contribuíram para excelência da recepção. O aprendizado foi enriquecedor e tornou os veteranos mais capacitados para enfrentar o mercado de trabalho. Aprendemos a trabalhar em grupo e percebemos a necessidade e importância de cada membro da equipe, para que fosse possível a realização do projeto. Durante o planejamento e a execução, ficou clara a complexidade da tarefa e a necessidade da Comunicação Interna de forma integrada nas organizações para melhor fluidez dos relacionamentos internos e produtividade dos colaboradores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">HOLANDA, Aurélio Buarque de. "Dicionário Aurélio Online." (2013). Disponível em https://dicionariodoaurelio.com/. Acessado em 12.04.2018<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Khroling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>TAVARES, Maurício. "Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática Maurício Tavares. - 2. ed. - São Paulo: Atlas 2009.<br><br>ZANUSO, C. C. e REIS J. 3º Caderno de Comunicação Organizacional - Como entender a comunicação interna. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO - ABRACOM. São Paulo, 2012, 68p. Disponível em http://www. abracom.org.br/arquivos/CCO_final.pdf. Acessado em 18.04.2017<br><br>DUARTE, Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. Editora Atlas, 2010<br><br> </td></tr></table></body></html>