ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00749</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Projeto Experimental de Relações Públicas - CI Intercâmbio e Viagens</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Marina Hunziker Bulhões Dias (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Daniela Brunckhorst (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Stefhani Silvestre (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Maria Vitória Santana (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Letícia Eloi Lelis (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Teresinha Cristiane de Morais (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Maria Rosana Ferrari Nassar (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Pesquisa, Relações Públicas, Dados, fonte primária, análise</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho específico apresenta os processos e os resultados de Pesquisa em Relações Públicas que fundamentaram a elaboração do diagnóstico e a proposição de campanhas para a CI Intercâmbio e Viagem de Campinas, concretizados no Projeto Experimental de 2017 desta equipe: principalmente, pesquisas de clima organizacional, de satisfação e opinião. Desenvolvido pela Kombie Inteligência em Comunicação para a CI Intercâmbio e Viagem de Campinas, atuante no setor de turismo e intercâmbio, teve como principal desafio propor ações que visassem o aprimoramento da comunicação, concretizado em duas campanhas: uma com foco no colaborador com o intuito de valorizar o seu relacionamento entre as partes, e a segunda voltada para os clientes da CI, com o objetivo de fidelizar e prospectar. Palavras-chave: Pesquisa em Relações Públicas, Turismo e Intercâmbio, Relacionamento, Imagem, Públicos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ato de viajar está presente na vida do ser humano desde o começo da civilização e, com o passar do tempo, a forma como a viagem é feita e as razões pelas quais o homem decide sobre ela mudaram. Viajar significa conhecer e aprender sobre novas culturas e lugares, experiências essas que ajudam na construção de uma nova visão de mundo. A cultura de viajar reflete grandemente na economia mundial. Dados da Organização Mundial do Turismo mostram que, em 2016, a receita arrecadada pelo turismo mundial foi de 1,2 trilhões de dólares. No Brasil, o turismo tem crescido independente do cenário de crise financeira que o país enfrenta. Dados do Ministério de Turismo mostram que, em março de 2017, os turistas estrangeiros injetaram cerca de US$650 milhões no país, enquanto os brasileiros gastaram cerca de US$1,53 milhão em viagens para o exterior. Diante deste cenário, o World Turism Organization prevê que, em 2024, o turismo no Brasil deverá alcançar 10,3% do PIB, o que equivale a 700 bilhões de reais. Analisando esse cenário cultural e econômico, a Kombie Inteligência em Comunicação escolheu como cliente para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso a CI Intercâmbio e Viagem, empresa que atua há 30 anos no mercado de intercâmbio e turismo e é considerada Top of Mind no segmento. Tendo como missão embarcar junto com o cliente em sua viagem, ela criou um novo jeito de viajar: criar experiências que duram a vida toda. Para a elaboração de um projeto sólido e coerente com as necessidades do cliente, a Kombie percorreu várias etapas. A etapa destacada neste trabalho são as pesquisas de fontes primárias e de coleta de dados de imagem realizadas para compreender os pontos positivos e os de atenção sobre a CI Intercâmbio e viagens sobre a ótica de seus colaboradores e também de seus clientes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como uma empresa que oferece diversos programas e serviços de turismo é reconhecida por seus públicos? Para responder a essa questão foram elaboradas duas pesquisas de fontes primárias para que o universo da CI fosse melhor apreendido. 1. Com os clientes, com os seguintes objetivos gerais: - Mensurar a experiência do cliente, pré e pós viagem, e verificar os pontos fortes e a serem melhorados quanto ao relacionamento com a empresa. Como objetivos específicos buscamos: - Identificar qual categoria de serviço é predominantemente escolhida; - Mapear os públicos e suas percepções acerca da CI; - Identificar se os clientes têm ciência de todos os serviços da empresa; - Identificar se a comunicação com os clientes é assertiva de maneira presencial e online; - Descobrir se os colaboradores ofereceram os produtos atrelados ao tipo de viagem escolhida; - Identificar se Amaze Travel e Amaze Sports são reconhecidas como empresas CI; - Analisar quais as características relevantes por parte dos clientes na escolha por uma agência de viagens. 2. Com os colaboradores, o objetivo geral foi: - Descobrir a rotina dos colaboradores da CI e quais suas percepções acerca da empresa. Como objetivos específicos buscamos: - Identificar quais meios de comunicação são mais utilizados entre os colaboradores; - Identificar quais tipos de integração a empresa utiliza; - Entender como é o relacionamento entre gerência e demais colaboradores; - Descobrir se os colaboradores estão integrados a outras áreas além daquela da qual faz parte. 3. Nos espaços da mídia buscamos avaliar o posicionamento da organização de forma orgânica e a reputação do cliente. Como objetivos específicos buscamos: a frequência, os espaços de mídia e o comportamento na mídia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A CI Intercâmbio e Viagem trabalha com experiências internacionais seja para estudo, trabalho e lazer. Cursos no exterior, High School, Intercâmbio Teen e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente entre família de/e jovens entre 13 e 35 anos. Também tem programas para empresas, como a CI Experience Brazil, a Amaze, empresa especializada em viagens para estudantes do ensino fundamental e médio e a Xcape, focada para viagens para universitários. A CI Campinas tem 25 anos, foi a primeira franquia da rede CI e, além de ter a maior loja da rede, foi eleita a Melhor Franquia em 2016. Contudo, os desafios comunicacionais não foram descartados pela empresa já que foi apontado que a CI não era reconhecida pelos seus diversos serviços e programas, mas de forma segmentada e parcial pelos públicos estratégicos. Dessa forma, a Kombie Inteligência em Comunicação compreendeu a importância da pesquisa como atividade que contribuiu, a partir de seus resultados, para fundamentar as ações voltadas para a comunicação interna e integrada, em que as ações funcionassem com sinergia, apresentando tudo o que é oferecido pela CI para os clientes, desenvolvendo a integração entre as áreas. Para tanto o processo de pesquisa contribuiu, pois possibilitou a análise da imagem da empresa construída na lembrança dos clientes para levantar os pontos a serem trabalhados para fidelizar ainda mais seus públicos, e que gerem insights para ações que aprimorem os relacionamentos da empresa. Por outro, na pesquisa com os funcionários, o processo possibilitou permear ações a fim de aprimorar os canais de comunicação e relacionamento no dia a dia da organização. A Kombie acredita que a satisfação dos funcionários é fundamental para que a empresa se desenvolva. Ainda, a Kombie compreendeu que o Relações Públicas é o agente da empresa de intercâmbio que possibilita a criação de uma organização comunicacional que permita o preparo total da equipe para que a mesma possa atender às demandas dos clientes, garantindo que a experiência em outro país seja melhor que a sonhada. Assim, ele é como um facilitador e fomentador dos sonhos do consumidor, trabalhando de forma a criar a melhor experiência para o viajante. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Pesquisa de Satisfação com os Clientes A metodologia utilizada na pesquisa foi de abordagem quantitativa, buscando mensurar a opinião dos clientes sobre os serviços oferecidos pela CI Intercâmbio e Viagem. Tal pesquisa se caracteriza por possibilitar que os resultados contribuam para a solução de problemas e para detectar oportunidades relacionadas aos vários aspectos da empresa. Para a coleta de dados utilizamos o mailing disponibilizado pela empresa de seus clientes e, aqueles com endereços eletrônicos, foram o que compuseram o universo de nossa pesquisa. A amostra foi de 62 clientes, entre homens e mulheres, residentes de Campinas ou não e de diferentes faixas etárias que aderiram ao processo de pesquisa no período de 01 a 14 de agosto de 2017, devolvendo o instrumento da pesquisa respondido. Caracterizou-se por uma pesquisa exploratória, de técnica de amostra não-probabilística, por seleção de conveniência, sendo a variável para cruzamento dos dados a idade dos clientes. Para todos os clientes, com endereços eletrônicos, foi enviado um questionário estruturado que contou com 16 questões, sendo de abertas, de múltipla escolha e de escalas. Os dados foram tabulados, apresentados em tabelas e texto analítico. Pesquisa de Clima Organizacional com os Colaboradores A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que, pela coleta de opiniões, fornece informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos. A pesquisa, portanto, possibilita que a organização avalie seu momento atual e planeje ações, em um processo de melhoria contínua. (BISPO, 2006) Para esta etapa da coleta de dados e da pesquisa foi elaborado um questionário estruturado entregue aos colaboradores da unidade de Campinas, que responderam 30 questões que se caracterizaram como abertas, de múltipla escolha, tricotômicas, escalas e dicotômicas. A abordagem da pesquisa foi quantitativa, de técnica não-probabilística, por seleção de conveniência. O universo foi composto por todos os colaboradores da CI Intercâmbio e Viagem da unidade de Campinas, sendo o total de 24. O tamanho da amostra foi de 16 colaboradores. Os dados foram tabulados, apresentados em tabelas e texto analítico. Auditoria de Imagem de Mídia A auditoria de mídia é uma ferramenta de pesquisa utilizada para avaliar como está o posicionamento da organização nas mídias de forma orgânica, ou seja, em postagens e reportagens que não sejam promocionais e que não foram produzidas pela própria organização. Este tipo de pesquisa é de suma importância para medir a reputação do cliente, com o objetivo de traçar ações que possam melhorar esse quadro, tanto em mídias tradicionais, como em blogs e redes sociais. Assim, é  ...instrumento ou metodologia usado para avaliar a presença e a imagem de uma organização junto a determinados públicos ou à opinião pública. (...) conjunto diversificado de técnicas para aferir a percepção que os públicos têm das Organizações (BUENO, 2009) As mídias escolhidas para serem trabalhadas na auditoria foram jornais, revistas, TV, blogs, portais, Reclame Aqui e redes sociais. A despeito dos diferentes níveis de importância para a construção da imagem da empresa, todas são vitais, pois acabam por impactar o usuário de maneiras diversas. As organizações para estudo nessa etapa foram: Student Travel Bureau  STB, empresa focada em intercâmbio; CVC Viagens, que é especializada em turismo; e a CI Intercâmbio e Viagem. Todas as informações foram coletadas via internet e o período de análise foi de 2012 a 2017. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e caráter exploratório. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Pesquisa de Satisfação com os Clientes Perfil da amostra Dentre a amostra de 62 de pessoas que já viajaram com a CI, a maior parcela (32%) tem até 23 anos, fortalecendo a percepção do público alvo do cliente. Porém, deve-se levar em conta que parte das respostas (26%) foi de pessoas com 37 anos ou mais, ou seja, existe um público sênior que a empresa precisa levar em consideração. A maioria reside em Campinas (63%) e possui faixa salarial predominante acima de R$4.852,01 (69%), sinalizando que as pessoas de maior poder aquisitivo são as que mais consomem os serviços da CI. Comunicação Grande parte dos entrevistados (42%) conheceu a CI, através de indicação de amigos, ou seja, a empresa é bastante indicada. Logo em seguida, (19%) foram aqueles que a conheceram através de experiência pessoal com a marca. Sendo assim, a CI está sempre presente na memória dos clientes. Cabe enfatizar que, para os clientes de até 30 anos, a propaganda teve influência semelhante à experiência pessoal (14%), indicando o fator comunicação como importante para divulgação do negócio. Avaliando a comunicação online, numa escala de 1 a 10, a média foi 7, um ponto de atenção visto que a comunicação online muitas vezes funciona como a porta de entrada para novos consumidores. Além disso, este canal é a segunda escolha dos clientes para comprar dos serviços de viagem. Serviço e atendimento Com relação à contratação dos serviços, a maioria dos entrevistados prefere fazer isso pessoalmente (69%), o que mostra a relevância do atendimento dos colaboradores. A maioria dos entrevistados optaram por viagens de intercâmbio (63%), com exceção dos clientes com 37 anos ou mais que optaram por turismo (56%). A maior parte, também teve apenas o seguro viagem como serviço extra oferecido (56%), sendo um ponto de atenção, visto que a empresa tem, além deste, diversos outros benefícios. Ainda em relação ao atendimento, mais de 90% dos entrevistados avaliaram positivamente, quesitos como: atendimento, profissionalismo e habilidade de argumentação dos colaboradores. Quanto à divisão da CI em sub-empresas, nota-se que os serviços de intercâmbio e turismo são conhecidas por cerca de 92% e 55% dos entrevistados, respectivamente, enquanto as menos reconhecida como CI, foram as Amaze Travel e Amaze Sports, pois apenas 6% dos entrevistados as conhecem. Nota-se ainda que mais de 30% dos entrevistados procuram uma agência de viagens pela relação custo-benefício e/ou pelo reconhecimento no mercado, enfatizando a posição da CI perante os clientes. Em uma escala de 1 a 10, a nota média em relação ao atendimento da CI Campinas foi 9, reforçando o bom atendimento presencial, entrando em conformidade com outro quesito já apontado anteriormente, a preferência em se adquirir os serviços presencialmente. Avaliando mais pontualmente itens que envolvem o atendimento, embora 79% das pessoas tenham julgado positivo o apoio dado durante a viagem, para se alcançar o nível de excelência, deve atentar-se à parcela que ficou insatisfeita nesse aspecto, além das avaliações negativas quanto à comunicação pós-viagem. Pois nota-se que 35% são indiferentes em relação à comunicação pós-venda. Cerca de 15% dos entrevistados não concordam que tudo o que lhes foi proposto realmente ocorreu; quase 20% afirmam não ter recebido o suporte necessário durante a viagem e mais 15% não contratariam os serviços da agência novamente, números estes a serem levados em consideração. Para questões como atendimento na recepção e comunicação presencial, as impressões são as melhores. Pesquisa de Clima Organizacional com os Colaboradores Perfil da amostra Todos os questionários respondidos são de colaboradores contratados por CLT. Foram obtidas respostas de 13 mulheres e 3 homens, tendo a maioria dos homens de 24 a 29 anos e as mulheres distribuídas de forma distribuída, porém com a maior parte (31%) com 43 anos ou mais. A maioria dos entrevistados possuem ensino superior completo (69%), dentre eles, 64% são graduados em cursos ligados ao segmento de atuação da CI, 56% falam outra língua e 67% considera que isso os ajuda no processo de venda. A maior parte dos colaboradores (44%) também conheceu a CI através de amigos, ressaltando que a empresa está na mente das pessoas e 38% procurou a CI para trabalhar pela relevância que a empresa tem no setor. Clima Organizacional A maior parte dos colaboradores (56%) possui 6 anos ou mais de empresa, observa-se, portanto, que a rotatividade de funcionários não é comum. Dentre os funcionários, 62% trabalham especificamente nas áreas de intercâmbio e turismo. Foram apresentadas frases que mediam aspectos relacionados ao conhecimento dos processos, engajamento, valorização no ambiente de trabalho, satisfação e trabalho em equipe. De modo geral, a avaliação foi mediana, indicando que todos os aspectos merecem atenção por parte da gestão. Os dados mostram que os funcionários gostam de trabalhar na CI, mas não se sentem completamente motivados (44%). Muito embora, as impressões quanto ao trabalho em equipe sejam razoáveis. Outro fator relevante é o de que uma parcela significativa dos colaboradores não sabem dizer se a empresa oferece oportunidade de crescimento profissional (31%), enquanto outra concorda parcialmente com essa afirmação (44%). A percepção é de acomodação, e esse fato pode estar relacionado com o tempo de casa dos colaboradores. Quando questionadas sobre a sua voz dentro da empresa, nenhum dos entrevistados concordou totalmente. Quando questionados sobre os pontos que precisam ser melhorados dentro da empresa, as respostas que aparecem com maior frequência são relacionadas principalmente com benefícios ao funcionário (51%) e com a integração das áreas (25%). Deste modo, entende-se que os funcionários, gostam de trabalhar na CI, mas ainda existem muitos pontos a serem melhorados para atingir o nível de excelência. Comunicação Todos os colaboradores que responderam à pesquisa consideram a comunicação de extrema importância para a empresa e os principais meios utilizados são: Intranet, e-mails e reuniões. Algumas pessoas consideram que, às vezes, esses meios não são totalmente efetivos, mas não houve nenhuma sugestão de melhoria. Portanto, há possibilidade de aperfeiçoamentos por parte da Kombie. Com relação aos objetivos da CI, 75% consideram que o mais marcante deles é a satisfação e segurança do cliente. Ao se tratar das vendas, alguns funcionários têm consciência de que nem sempre oferecerem todas as possibilidades de serviços da CI, o que é motivo de perda de venda. Este ponto, a partir do desafio traçado pelo cliente, é de extrema importância para ser trabalhado com os funcionários. É interessante pontuar que 63% dos colaboradores já adquiriram um serviço da empresa, ou seja, consomem o que vendem e, portanto, são públicos extremamente relevantes, pois suas experiências também devem ser levadas em consideração, podendo influenciá-los durante os processos de venda. A maior parte dos colaboradores tem uma percepção positiva acerca da CI e consideram que daqui alguns anos ela será a líder no mercado em que atua. Auditoria de Imagem de Mídia Depois da auditoria de imagem de mídia analisamos que em todos os meios estudados a CI é ponto de destaque e está sempre presente. A CI aparece de forma orgânica nas mídias analisadas com linearidade e de forma totalmente positiva. Como foi analisado desde 2012, as matérias são constantes e permeiam vários segmentos. Encontra-se desde matérias sobre economia e mercado até conteúdos sobre viagens, intercâmbio e turismo. A empresa também se destacou perante as demais analisadas pelo fato de ser sempre uma referência positiva e legítima, diferentemente da CVC que aparece em várias matérias negativas. Vale ressaltar que a presença da CI nas mídias acompanhou o desenvolvimento da comunicação e está presente também de forma espontânea nos conteúdos digitais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento da pesquisa e seus resultados proporcionaram à Kombie a oportunidade de executar as teorias aprendidas no decorrer do curso de Relações Públicas, e mostrou à assessoria quão importante é o papel exercido pelo RP no setor de intercâmbio e turismo: um profissional estratégico, criativo, qualificado, que zela pelo relacionamento harmônico entre a empresa e seus públicos e trabalha para proporcionar a melhor experiência de viagem. Durante a realização de todo o desenvolvimento do trabalho, a Kombie assumiu o compromisso de compreender a CI, o setor em que ela atua, seus públicos, e quais pontos deveriam ser trabalhados para que a marca CI fosse fortalecida e reconhecida como aquela que oferece uma experiência completa. Para chegar a um diagnóstico coerente e assertivo, a Kombie acredita, que a etapa de pesquisa de fonte primária foi de extrema importância para guiar o plano de comunicação. Os dados obtidos realmente mostraram o perfil dos clientes, que são polarizados e devem ser trabalhados de diferentes maneiras. O público de 24 a 37 anos é o público mais exigente, que busca as melhores experiências atrelado a um preço justo e é difícil de ser fidelizado. Já o público de 37+ está em busca de viagens turísticas principalmente em grupos independente do preço. Expôs também as principais tendências e a possibilidade de criar novos caminhos de comunicação. No âmbito interno, a pesquisa foi fundamental para descobrir ruídos que ficavam nas entrelinhas, que não eram trabalhados estrategicamente pela CI, possibilitando estratégias mais instrutivas e assertivas que melhorem o dia a dia da organização. Para finalizar, compilando todos os dados obtidos nas pesquisas entende-se que a CI é produtora de conteúdo no segmento e top of mind, tanto para clientes, como para os colaboradores, quanto para os veículos de comunicação. Porém existem ruídos que devem ser trabalhados para entregar um serviço ainda mais excelente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BISPO, Carlos Alberto Ferreira. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Revista Produção, v. 16, n. 2, Maio/Agosto, 2006. Disponível em: www.scielo.com.br>. <br><br>BUENO, W. C. Auditoria de Imagem de Mídia in Pesquisa e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo, ed. Atlas, 2009. <br><br>BUENO, W. C. Pesquisa e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo, ed. Atlas, 2009. <br><br>SELLTZ, C. WRIGHTSMAN, L e COOK, S. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Educ, 1987.<br><br>KUNSCH, Margarida M. Krohling. Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009.<br><br>GRUNIG, James E.; FRANÇA, Fábio; FERRARI, Maria Aparecida. Relações públicas: teoria, contexto e relacionamentos. Difusão Editora, 2011.<br><br>FRANÇA, Fabio. Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica. São Paulo: Difusão, 2004. <br><br>OBSERVATÓRIO Internacional Sebrae: OMT  Organização Mundial do Turismo. Disponível em: http://ois.sebrae.com.br/comunidades/omt-organizacao-mundial-do- turismo/>. Acesso em:14 abr. 2017.<br><br>BRASIL. Ministério do Turismo. Manual técnico de operações de estudos e intercâmbio: destino referência São João Del-Rei/ MG. Brasília: Ministério do Turismo; Brasília, 2009. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads _publicacoes/saojoaodelrei.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2017. <br><br>BRASIL. Ministério do Turismo. Segmentação do turismo: marcos conceituais. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.<br><br>BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo de estudos e intercâmbio: orientações básicas. 2.ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2010. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads _publicacoes/Turismo_de_Estudos_e_Intercxmbio_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf >. Acesso em: 28 mar. 2017. <br><br>WORLD TOURISM ORGANIZATION. Tourism estatistics: 2017. Disponível em: http://www.e-unwto.org/toc/unwtotfb/current.> Acesso em 14 abr. 2017. <br><br>OMT  Organização Mundial do Turismo. Observatório Internacional Sebrae. Disponível em: http://ois.sebrae.com.br/comunidades/omt-organizacao-mundial-do- turismo/>. Acesso em:14 abr. 2017. <br><br>ORGANIZAÇÃO Mundial do Turismo  OMT. Disponível em: http://www2.unwto.org/en>. Acesso em:14 abr. 2017.<br><br>ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO. Turismo internacional: uma perspectiva global. 2ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.<br><br> </td></tr></table></body></html>