ISSN 1806-3500

APRESENTAÇÃO

O PENS@COM Brasil foi idealizado por José Marques de Melo, presidente do Conselho Curador da INTERCOM e titular da Cátedra UNESCO/UMESP, com o objetivo de refletir sobre a produção no campo comunicacional brasileiro.

Em 2016 o PENS@COM aconteceu nos dias 12 e 13 dezembro de 2016, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC – Serviço Social do Comércio, em São Paulo. O evento é uma parceria entre a INTERCOM – Sociedade Brasileira e Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo e o SESC, contando com o apoio da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, e CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Com o tema central “De volta ao futuro”, o foco dos debates foram o pensamento comunicacional brasileiro e o ensino da Comunicação, tendo em vista os 50 anos da Escola de Comunicação e Artes da USP, 20 anos do Doutorado em Comunicação da UMESP, 20 anos da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação e os 40 anos da INTERCOM.

Os debates ocorreram em sessões durante os dois dias, sendo que paralelamente houve a realização do XI Simpósio Nacional de Ciências da Comunicação (XI ENSICOM) e o XX Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação (XX CELACOM).

Os pesquisadores de diversas universidades brasileiras apresentaram cerca de 120 trabalhos, agora reunidos nos Anais Pens@com 2016, distribuídos em oito Grupos de Trabalho: Pensamento Comunicacional; Folkcomunicação; Comunicação e Saúde; Comunicação Eclesial; Comunicação e Política; Comunicação Digital e Tecnologias; Comunicação e Consumo; e Comunicação Popular e Alternativa.

Nos Anais do Pens@com 2016 estão reunidos os textos completos dos autores que apresentaram trabalhos nos GTs e que autorizaram sua publicação. Disponibilizar o acesso a essa produção é uma forma de disseminar o conhecimento científico, para gerar reflexões sobre os temas abordados nos oito GTs.

Marli dos Santos
Universidade Metodista de São Paulo
Coordenadora do Pens@com 2016



©2016 - Todos os direitos reservados a INTERCOM