ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01611</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Viver sem tocar é morrer sem sentir. Na vida, há momentos que tocam</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Maurício Aldoir Veiga (Universidade Comunitária da Região do Oeste); Cássio Felipe de Souza (Universidade Comunitária da Região do Oeste); Juliane Piske (Universidade Comunitária da Região do Oeste); lucas Kraus da Silveira (Universidade Comunitária da Região do Oeste)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Viver Sem Tocar é Morrer Sem Sentir. Na Vida, Há Momentos que Tocam. Professor: Alexsandro Stumpf Universidade Comunitária Regional de Chapecó, SC RESUMO O presente trabalho realizado na disciplina de Expressão Gráfica em Direção de Arte ministrada pelo professor Alexsandro Stumpf, tem como objetivo a realização de uma Campanha Institucional para veiculação dentro da Unochapecó e também na cidade de Chapecó-SC. Nesta campanha, o principal objetivo é apresentar qual é o toque marcante sobre a percepção de diferentes perfis de pessoas e diferentes momentos e fases que se encontram atualmente. Buscamos entender, qual é a razão determinante que direciona o sentido da vida para cada um. PALAVRAS-CHAVE: Campanha Institucional; Toque; Momentos; Fases; Sentido; Vida. INTRODUÇÃO Na vida, há momentos que marcam, há momentos que ensinam, momentos que libertam, momentos que nos constroem, há momentos que doem e até mesmo nos aproximam da morte, mas também há momentos que nos completam e principalmente, que completam nossa caminhada passageira neste caminho sem volta chamado de vida. Sabemos que, para todo o momento existe uma reação corporal que demanda uma carga de emoção para nosso corpo. Por exemplo, uma criança pode até chorar, gritar, sorrir e brincar, mas em todos estes momentos ela vai tocar as coisas e o mundo ao seu redor. Ela irá tocar principalmente o que à despertar o desejo de descobrir, experimentar e conhecer. Um adolescente, embora já tenha vivido uma breve amostra da vida, será muito mais curioso e inconsequente nesta fase de sua vida. Para ele, a vida é eterna, não tem medo de nada e nem de ninguém. O mesmo também se aplica para um casal que acaba de construir uma família. O toque do pai em seu filho, os primeiros toques do bebê no peito de sua mãe, nesta fase tudo que mais envolve o amor pode ser identificado, o ato de construir uma família, um laço, um vínculo e um lar estará atrelado nesta etapa. Mais como em qualquer história, sempre irá existir uma fase difícil, é nestes momentos difíceis que a vida nos surpreende. O toque da dor em nossa vida pode ser muito marcante, doloroso e por muitas vezes um marco que não nos deixa o mesmo dali para frente. Então, como depois de toda a tempestade vem sempre o acalmar das águas e em nossa vida não é diferente. Chegamos em uma fase em que, a correria do dia a dia vai se acalmando e os compromissos vão diminuindo, muitas vezes os frequentes apertos de mãos vão sendo substituídos pelos apertos nas cartelas de medicamentos. Não que esta seja uma fase ruim, muito pelo contrário, a famosa terceira idade para muitos é a melhor fase da vida, é onde refletimos sobre tudo que poderíamos ter feito diferente se tivéssemos a experiência que adquirimos somente com o passar dos anos. O toque da experiência nos completa e para muitos pode ser entendido como o completar de um ciclo muito curto para quem já está ao final e longo demais para quem se inicia. Então, diante destas cinco fases de um ser humano resolvemos representar de modo sútil, porém muito especial para cada fase da vida. O toque das mãos em cada momento da nossa vida pode dizer muito sobre quem somos e sobre o que passamos naquele momento específico. Mãos não falam, não enxergam, não escutam, mas elas sentem... e é através do sentir que conseguimos nos relacionar com o sentimento, o amor pela vida, o amor por viver! </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tipo de Campanha Nosso produto principal foi a realização de uma Campanha Institucional, com intuído de mobilizar as pessoas sobre o toque que dá sentido à vida nas diferentes fases do ser humano. Período O período desta campanha será veiculada no mês de Dezembro de 2018 até o final de Fevereiro de 2019, onde termina o Carnaval, pois entendemos que são em períodos de festas e feriados que muitas pessoas perdem suas vidas. Por isso a campanha busca ressaltar a importância de viver e valorizar a vida. Estratégias Neste sentido, utilizamos para veiculação das campanhas mídias impressas e eletrônicas. DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO O produto é uma Campanha Institucional com enfoque do que é a vida. A campanha foi dividida em três etapas sendo elas, as entrevistas, as fotos e a produção/edição das peças publicitárias. Os processos se ordenaram respectivamente por a definição do tema, definição do público, definição do perfil dos entrevistados e após isso partimos para a realização das entrevistas, sendo que ao final de cada entrevista foi realizada a fotografia das mãos do entrevistado. Após essas etapas concluídas, chegou a parte da edição e manipulação das imagens, transformando os grandes depoimentos em frases marcantes e que resumiram num todo qual era o toque da vida para o entrevistado em sua fase atual. MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS Como método principal da campanha, separamos a vida em cinco fases, depois disso nomeamos cada fase com um verbo que são eles: despertar (criança), descobrir (adolescente), construir (família), silenciar (sujeito doente) e completar (idoso). No nome da campanha, foi selecionado e destacado algumas palavras que fazem sentido tanto a imagem quanto a fase e ao momento da vida vivido pelo entrevistado. Para o desenvolvimento deste trabalho, optamos por realizar entrevistas de acordo com os perfis selecionados, desta forma ao entrevistar cada perfil de pessoa, além de conhecer a sua história buscamos entender e compreender suas lutas diárias, suas alegrias e tristezas, ou seja, os momentos que a tocam na fase em que vive atualmente em sua vida, os momentos que sente-se viva e que dão sentido para ela. Logo após cada entrevista realizamos uma fotografia de suas mãos, baseando-se em referências que buscamos antecipadamente em sites como Pinterest, Pixabay e Behance. Deste modo, foi utilizado como elemento principal da campanha, as mãos, não por um acaso, mas sim pelo fato de que uma mão pode contar sua própria história, como por exemplo a pele lisinha e perfeita de uma criança ou também como a pele enrugada, cheia de cicatrizes e calos que marcam a trajetória de um idoso pela vida. Após a parte de fotos e entrevistas, direcionamos para a pós-produção, desta forma utilizando softwares como Adobe Lightroom para o tratamento da imagem e Photoshop para criação dos efeitos em cada peça. Para tanto, foi utilizado o efeito de texto entrelaçado nas imagens, também foi utilizado uma tipologia específica de texto manuscrita (Fonte: &Matchmaker) devido ao fato de que, se trata de uma campanha baseada em mãos, então nada mais genuíno que o próprio do que de uma mão para escrever a palavra chave em cada fase da vida. A mesma tipologia de letra usada em todas as peças serve para identificar, dar sentido e sequencia para cada foto, no entanto criando um padrão de identidade visual que servirá como referência para quem for ver a campanha, neste sentido, fortalecendo o vínculo entre uma peça e outra, e gerando uma proximidade visual para todas, fazendo com que quem as veja em quais quer que sejam os locais, entendam que, através de seus elementos visuais todas as fotos fazem parte de uma mesma campanha.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho tem como objetivo realizar uma Campanha Publicitária Institucional para a Unochapecó e a prefeitura Municipal de Chapecó. Deste modo, para que a campanha fosse possível selecionamos cinco perfis de pessoas em diferentes fases, momentos e idades. - O primeiro perfil representa a fase do nascimento, na campanha esta fase foi representada pela palavra despertar, a qual remete esta primeira peça "ao início da vida". Por isto buscamos entender o que é a vida e qual é o toque que ela precisa ter para valer a pena diante do olhar inocente de uma criança. Para Valentina Pischnke Corrêa, olhar a vida com inocência é o toque que a torna especial, pois sob o olhar dela, ser criança é enxergar um castelo de fantasias ao invés de uma casa bagunçada. - O segundo perfil, representa a fase da curtição, curiosidade e as dúvidas da vida. Na campanha, esta fase foi representada pela palavra descobrir, a qual remete esta segunda peça ao ato de "descobrir a vida". Para esta segunda peça, optamos por selecionar um jovem chamado Eduardo José Veiga, atualmente tem 16 anos de idade, está cursando a primeira fase do ensino médio, adora jogar basquete e tocar violão. Para ele, o toque da vida que mais lhe chama atenção é o toque da curiosidade, pois é a partir dela que ele consegue descobrir a ambição e o desejo por viver. - O terceiro perfil, representa a fase da construção de uma família. Na campanha, esta fase foi representada pela palavra construir, a qual remete esta terceira peça "ao amor, de um casal que resolve construir uma família e então dando um novo sentido ao amor que está representado como o amor incondicional dos pais para com seus filhos". Infelizmente, esta fase da vida foi a única em que não conseguimos fotografar as mãos dos entrevistados. Realizamos uma entrevista específica com Thiago, o pai de Valentina, buscando entender como é o amor de um pai por sua filha e qual é o toque da vida que fez sentido após o nascimento de sua filha. Para ele, o toque da vida em que mais o marcou após o nascimento de sua filha foi o toque do amor. - O quarto perfil, representa a fase da dor, uma fase dura e marcante em nossa vida que muitas vezes pode ser compreendida também pela morte. Na campanha, esta fase foi representada pela palavra silenciar, a qual remete a quarta peça aonde buscamos demonstrar que, quando uma pessoa está enferma ou perde alguém que ama ela entra em um momento da vida me que a dor do silêncio é o toque que mais lhe consola. Nesta peça, optamos por selecionar uma pessoa em que estivesse debilitada ou que se encontrasse em tratamento de uma doença grave. Foi então que encontramos, Enio Luiz Tossatti que tem 60 anos de idade e foi diagnosticado com câncer na próstata. Para ele, o toque da morte pode até silenciar, mas a compaixão é o que reconstrói o amor pela vida. Em sua entrevista, ele ressalta a diferença entre ter dó e ter compaixão por um enfermo, a compaixão para ele é poder amar o próximo como a si mesmo. - O quinto e último perfil, representa a fase em que estamos completando o ciclo da vida, pode ser entendido também como a fase da experiência. Na campanha, esta fase foi representada pela palavra completar, a qual remete a quinta peça para um dos momentos mais especiais da vida, onde o ser humano está carregado de experiências geradas ao decorrer desta caminhada. Nesta peça, selecionamos uma idosa de 85 anos. Leonora Boroski, é uma idosa que já viveu muito e hoje encontra sentido na vida cuidado das pessoas que ama. Um de seus hobbies é passar o dia tricotando e é nesses momentos que ela reflete sobre todas as fases que já passou em sua vida. Para ela, o toque da experiência pode ser pesado, mas é nele que encontra o prazer de completar este ciclo chamado de vida. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>