Atividades e publicações tratam da pandemia de covid-19

28 de abril de 2020

A pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, tem impactado profundamente as relações sociais e econômicas, a política, a cultura, a infância e a educação, enfim, a vida das pessoas. Fazendo o devido isolamento social em suas casas, pesquisadores, docentes e estudantes do campo da Comunicação têm se organizado para registrar e pesar esta nova realidade sob os mais diferentes ângulos.

Uma dessas iniciativas é o ciclo de debates “Desafios da Comunicação frente à pandemia”, promovido pelo Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A próxima conferência será realizada nesta quinta-feira, dia 30 de abril, às 10h, com a professora Verônica Soares (Fapemig) falando sobre o tema "Fontes na cobertura da COVID-19". É preciso se inscrever em https://mla.bs/e3ce2c8d para receber o link da sala do Google Meet.

As conferências on-line do ciclo são sempre às quintas-feiras, às 10h. No dia 7 de maio, o tema será “Infografia e visualização de dados na cobertura da covid-19”, com Tattiana Teixeira (NUPEJOC/UFSC); no dia 14, Bia Guimarães e Sarah Azoubel, do 37 Graus Podcast, falarão sobre “Podcasts de ciência e pandemia”; os espanhóis Daniel Martín-Pena e Macarena Parejo, da Universidad de Extremadura, farão a conferência em 21 de maio sobre mídia universitária e divulgação científica; no dia 28, a palestra “Desafios da produção de podcasts narrativos universitários em isolamento social” será apresentada por Luãn Chagas (UFMT). Para junho, estão programados mais dois debates: no dia 4, Marcelo Kischinhevsky (UFRJ) falará sobre “Fazer jornalístico em emissoras de rádio universitárias” e, em 10 de junho, a cobertura da pandemia pelo jornalismo local será discutida por Gláucio Santos (Rádio UFOP) e João Felipe Lolli (Rádio Itatiaia).

Outra iniciativa é a série especial “Comunicação e Pandemia”, do PapoCom, nova produção semanal do grupo de pesquisa PráxisJor, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC). O primeiro episódio aborda a qualidade da cobertura dos meios de comunicação sobre a covid-19, em uma conversa com Rogério Christofoletti (UFSC), Fernanda da Escóssia (Revista Piauí) e Ricardo Jorge (UFC). A produção é de Edgard Patrício, professor, e Bruno Balacó, mestrando, vinculados ao PráxisJor e ao PPGCOM/UFC.

Conheça também o podcast “Papo de Quarentena”, do curso de Jornalismo da UFC, que o JORNAL INTERCOM noticiou na edição passada.

Os estudantes participantes do Projeto de Extensão em Rádio e Podcast da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) seguem produzindo, em casa, a série de podcasts “Vida em quarentena”, no programa “Comunicast”. O quinto episódio traz histórias de como as crianças estão vivendo a quarentena, abordando educação, cotidiano, rotina e consumo de mídia pelo público infantil no período de isolamento. O podcast pode ser ouvido em diversas plataformas: Spotify, Deezer, Google Podcasts, Radiotube, Youtube, Mixcloud, Anchor, Breaker, RadioPublic e Overcast.

Se você, sócio da Intercom, tem um projeto de pesquisa ou extensão relacionado à pandemia, ao isolamento social, ao trabalho remoto e a temas afins, compartilhe com os leitores do JORNAL INTERCOM. Envie informações para o e-mail jornal@intercom.org.br.

LEIA TAMBÉM:

PROJETOS ESPECIAIS DURANTE A PANDEMIA

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br