Atlas da Notícia 2023 convida pesquisadores e pesquisadoras para contribuir com coleta de dados

20 de abril de 2023

O Atlas da Notícia, o mais completo censo do jornalismo local no Brasil, ainda está recebendo adesões de pesquisadores(as) de todo o país para sua sexta edição,cuja coleta de dados deve ser concluída em junho. Realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (ProJor) e executado pelo Volt Data Lab, o Atlas da Notícia cobre os 5.570 municípios brasileiros para identificar veículos de imprensa, obter informações sobre a atividade jornalística no país, registrar a abertura e o fechamento de empresas de comunicação e identificar desertos de notícias.

O projeto adota o modelo de crowdsourcing, com a colaboração de professores(as) e estudantes de escolas de jornalismo das cinco regiões do país e de voluntários para a coleta de dados, e traz uma novidade interessante para pesquisadores(as) em 2023: uma ferramenta que permitirá o cruzamento de dados do censo com outras bases de dados, ampliando as possibilidades de produção de conhecimento sobre o tema.

Para aderir à pesquisa, preencha o formulário: https://www.atlas.jor.br/voluntarios-form/.

Para registrar interesse na ferramenta de pesquisa, preencha este formulário: https://www.atlas.jor.br/ferramenta-para-pesquisadores/.

Inspirado no projeto America's Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review, o Atlas da Notícia é uma iniciativa que tem o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e patrocínio da Meta. A Intercom, enquanto maior e mais abrangente associação do campo científico da Comunicação do Brasil, apoia a divulgação do projeto junto à comunidade acadêmica desde 2020.

Na última edição, o Atlas da Notícia teve a participação de 174 colaboradores(as) voluntários(as) e identificou 13.734 veículos jornalísticos em atividade no país. Os resultados podem ser conferidos no site do projeto.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br