CAMPO DA COMUNICAÇÃO DESPEDE-SE DE MARIA APARECIDA BACCEGA

14 de janeiro de 2020

Foi com extremo pesar que a comunidade da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) recebeu a notícia do falecimento de sua sócia Maria Aparecida Baccega, no último dia 3 de janeiro em São Paulo.

Nascida em 1943, a professora doutora Maria Aparecida Baccega atuava, nos últimos 15 anos, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na coordenação do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (Obitel). Na Intercom, coordenou o antigo Núcleo de Pesquisa Comunicação Educativa (2003-2004) e o II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação, realizado em 2009 em parceria com a ESPM. Era professora livre-docente aposentada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde ainda exercia funções no Fórum Permanente Interdisciplinar, na Comissão de Estudos para Mestrado Profissionalizante e na pós-graduação lato sensu de Gestão de Processos Comunicacionais, além de ser membro do Conselho Editorial da Revista da USP.

Graduada em Letras, Maria Aparecida Baccega iniciou sua carreira no início dos anos 1960 como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. Ao longo de mais de cinco décadas de carreira acadêmica, desenvolveu pesquisas nos campos de Comunicação, Educação, Letras e Sociologia, com especial foco nas relações entre comunicação e educação, além das áreas de teoria da comunicação, análise do discurso, comunicações sociais e literatura. Deixa como legado cerca de 140 artigos e capítulos de livros publicados, além de 29 obras como organizadora ou autora – a última, publicada em 2019, intitula-se Contar histórias, tecer culturas: as intersecções entre comunicação, educação e consumo na teleficção brasileira (Prelo).

Orientadora de dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de monografias e iniciações científicas, a professora marcou a trajetória de muitos pesquisadores da Comunicação. Sua pesquisa e seu trabalho docente lhe renderam o Prêmio Luiz Beltrão de Maturidade Acadêmica, concedido pela Intercom, em 2013.

A Intercom presta sua solidariedade à família e lamenta a perda de um dos mais importantes nomes do campo da Comunicação no Brasil, com a certeza de que o conhecimento construído pela professora Maria Aparecida Baccega impulsionará as atuais e próximas gerações de pesquisadores.

REPERCUSSÃO

“Os colegas que não conheceram a professora e a pesquisadora Maria Aparecida Baccega podem procurar pela sua vasta obra, pioneiramente interdisciplinar, nos estudos da linguagem, recepção e telenovela. Nestes últimos, simplesmente fez história. Coordenou na ECA-USP um alentado projeto multidisciplinar sobre telenovela, reunindo destacados pesquisadores e que obteve apoio da Fapesp, algo nunca visto até os inícios dos anos 1990. Seus resultados, muitas publicações que se tornaram referência nessa área e que contribuíram para tornar a telenovela legítimo objeto de estudo acadêmico. Com sua partida perco uma de minhas melhores amigas e uma companheira de jornadas e de utopias.” – Maria Immacolata Vassallo de Lopes (ECA-USP/Obitel/Intercom)

“[Maria Aparecida Baccega] foi uma personalidade inconfundível, que dedicou sua vida à formação de novas gerações, desde a alfabetização em escolas rurais até a Universidade de São Paulo, na Escola de Comunicações e Artes, onde se aposentou. Deixa-nos um legado de lutas pela democratização da sociedade brasileira, pela emancipação social, alegria e felicidade.” – Roseli Figaro (ECA-USP/Intercom)

“Lutadora e desbravadora do campo, enfrentou oposições acirradas com força e segurança raramente testemunhadas na ciência de nosso país, tão carente de exemplos de tal porte. Agradecemos profundamente o estímulo que nos trouxe e nos preparamos para seguir lutando com muita coragem, a partir do exemplo que ela nos deixou.” – Centro de Estudos de Telenovela (CETVN-ECA-USP) e Rede de Pesquisadores de Ficção Televisiva Brasileira (Obitel)

“Com ela aprendi muitas coisas importantes na ciência e na vida. Era uma mulher decidida e corajosa, uma pesquisadora entusiasmada e admirável. Foi um privilégio tê-la como professora.
Os docentes do PPGCOM da Cásper Líbero lamentam o falecimento da professora Baccega, que nos deixa um legado inspirador e de grande contribuição à área.” – Marli dos Santos (Facasper)

“Gostaria de externar toda a nossa gratidão pelos aprendizados e pela indicação de caminhos para pesquisa, docência e extensão e, sobretudo, para o campo de lutas em prol da Educação e da Comunicação em nosso país. Muito obrigada, querida professora.” – Cristina Mungioli (ECA-USP)

“Professora Baccega certamente transformou a visão de mundo e a prática pedagógica de muitos de nós. Meu eterno reconhecimento e agradecimento.” – Rita Argollo (ABEU)

“Grande professora, grande pesquisadora. Mulher criativa e entusiasta na área da Comunicação e Educação. Obrigada, professora Maria Aparecida Baccega. Descanse em paz.” Joana T. Puntel (SEPAC)

“Obrigado, querida amiga, por nos ensinar que a luta vale a pena e que a consciência sobre nosso lugar no mundo é um molde do viver. Siga na paz de quem cumpriu a jornada de modo exemplar.” – Francisco de Assis (ESPM)

“Nossa mestre maior, muito a agradecer. Suas palavras vão para sempre estar nas centenas de textos, mas sentiremos muito a falta de seu sorriso largo, de sua generosidade intelectual incomparável. Saudades eternas, querida Baccega.” – Marcia Perencin Tondato (ESPM)

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br